e aí ou você prefere ser feliz ou ter razão provavelmente você respondeu ser feliz mas viveu a vida inteira tentando ter razão e vai continuar assim não então me convenço o contrário g1 ah e ainda que muitos filósofos tem se aventurado na busca pela felicidade a gente tá falando de filósofos a necessidade de ter razão é mais forte do que eles respeitemos mas por volta do século 4 antes de cristo existe um filósofo bastante excêntrico um perdão do pleonasmo que fugir à regra epicuro o fundador do epicurismo provavelmente a escola mais difamado em mal compreendida
da filosofia abre aspas quem afirma que a hora de dedicar-se a filosofia ainda não chegou ou que ela já passou é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz fecha aspas para epicuro nós procuramos a felicidade no lugar errado nos luxos no poder na riqueza no status carinho para felicidade é muito mais simples a face da política tenha muitos amigos e valorize as suas amizades tem bastante tempo para dedicar a filosofia e a si mesmo e pare de discutir o twitter mas ele não estava discussões por falta
do que dizer muito pelo contrário é aquele teria escrito mais de 300 livros que infelizmente não sobreviveram até os dias de hoje porque ele não queria era ficar discutindo com gente chata e o tempo todo tentando consertar uma sociedade hipócrita em troca da sua passa isso pode parecer egoísta mas não é em vez de sair por aí tentando ensinar pessoas que não querem aprender e dialogar com pessoas que não querem dialogar ele decidiu aplicar sua filosofia a própria vida olha só que idéia mais louca essa filosofia na vida e assim fazer da sua experiência um
verdadeiro exemplo para as próximas gerações então ele se mudou para uma grande casa logo na saída de atenas com vários amigos esse lugar ficou conhecido como o jardim de epicuro ninguém trabalhava além do necessário para a manutenção da própria comunidade cada um tinha seu espaço particular eles passavam bons tempos juntos filosofando nas áreas de convívio epicuro lecionava no jardim de acordo com o epicurismo o bem maior e a busca fundamental do ser humano é o prazer ea sociedade da época ah beleza então basicamente orgia mas não não era disso que ele tava falando mesmo que
até os dias de hoje a maioria das pessoas ainda pense que era o prazer epicurista e antes de qualquer coisa ausência de dor mas tendo isso resolvido muito pouco eu focado em maximizar as experiências sensoriais pela sua natureza a passageira e bastante breve o foco mesmo são os prazeres da alma a filosofia a amizade ea diversão os bons ou menos tudo que dura dentro de nós indeterminadamente e é claro que fundar a primeira comunidade hip do mundo no meio da grécia antiga e ainda aceitar escravos e mulheres como membro sem distinção hierárquica não ajudou muito
na forma de epicuro perante a sociedade ateniense mas não o cerne do prazer epicurista não provém de orgias é um prazer moderado se encontra nas coisas simples e deve trazer um mínimo possível de consequências negativas ele dizia nenhum prazer é em si mesmo um mau mas aquilo que produz certos prazeres acarreta sofrimentos bem maiores do que se prazeres por exemplo ao conheça a drogas e dependências sexo sem camisinha s3 ou filhos comer em excesso e obesidade etc o objetivo final é alcançar ataraxia ausência de perturbações ea atonia ausência de medos é daí que surge o
tetrapharmakon os quatro remédios da alma um não tenha medo de deus dois não se preocupe com a morte três o que é bom é fácil de ser alcançado e o que é terrível é fácil de ser suportado talvez você não tem essa referência usada em mente mas os deuses gregos eram meio que completamente loucos e viviam se metendo na vida dos mortais causando desastres ambientais interferir nos resultados das guerras e procuro disse velho eles são deuses porque ele se preocupariam com que a gente está fazendo ou deixando de fazer é como se a gente se
preocupasse com a vida matrimonial das formigas beleza ele nunca disse exatamente isso mas algo do tipo daí surge o paradoxo de epicuro estivesse teólogos tentaram refutar o decorrer dos séculos com resultados que a gente pode considerar mais ou menos mais ou menos enfim o paradoxo eu tipo isso deus está disposto a prevenir o mal mas não é capaz então ele não é onipotente e ele é capaz mas não está disposto então ele é malevolo ele é capaz está disposto então de onde vem o mal e ele não é capaz nem está disposto então por que
chamá-lo de deus e não é que epicuro não acreditasse em uma figura divina ele só dizia que eles são deuses eles não sentem inveja raiva ódio ou qualquer tipo de emoção que nós meros mortais sentimos eles não se metem nas nossas vidas e não alteram os resultados das partidas de futebol não adianta continuar rezando nós temos livre arbítrio aqui se faz aqui se paga a felicidade as conquistas as desgraças dependem exclusivamente de nós mesmos abre aspas é tolice um homem horário os deuses por aquilo que ele tem o poder de obter por si mesmo fecha
aspas e não se preocupe com a morte sabe todo aquele tempo que existiu antes de você nascer um pouquinho mais do que 10 milhões de anos né ah então ninguém perde uma notícia sono pensando nisso mas muito sentem um enorme angústia com medo da morte e uma provável não existência no futuro mas se você deixar desistir não sobraram sentidos se não existirem sentidos como exatamente você vai sofrer sobre isso é procure disso a morte não é nada para nós porque encontra existimos não existe a morte e quando existe a morte e geram existimos mais e
o que é bom é fácil de ser alcançado se o prazer é alcançado pela ausência de dor então em vez de se fartar em um enorme banquete epicuro acreditava que era simples ausência de fome que constitui o real prazer ele se alimentava a quase exclusivamente de pão e água podendo beber uma taça de vinho e comer um pedaço de queijo no auge do esbanjamento como ele disse nada é suficiente para o homem cujo suficiente é muito pouco quanto mais desejaremos mais perturbações teremos parece contraditório mas o seu desejo é moderado você poderá aproveitar os prazeres
em abundância entretanto se o seu desejo é abundante ele nunca será ser feito por completo aí que exigida pela natureza é limitada e fácil de obter mas a riqueza exigida por vamos ideais se estende ao infinito o que é terrível é fácil de ser suportado ao decorrer da sua vida epicuro teve uma saúde muito frágil de repente porque ele só comia pão quem sabe ah mas nem ninguém entendia muito sobre nutrição naquela época nem hoje em dia enfim essa condição fez com que ele entendesse como exportar momentos de muito sofrimento e concluir que é dor
na maioria dos casos quando é aguda não é duradoura e quando a crônica se torna suportável isso é cada vez mais verdade graças aos avanços consideráveis na medicina em último caso sempre teremos a liberdade de optar por uma saída que é digamos menos convencional mas mesmo sob extrema dor as lembranças dos prazeres da alma podem garantir a felicidade os seus últimos dias de vida ele escreveu uma carta ao seu amigo mereceu que ficou conhecida como carta sobre a felicidade na qual ele contava que sofria de uma dor extenuante nos rins e no estômago e que
mesmo assim se sentir feliz por lembrar de todas as conversas filosóficas que partilhou com um amigo e ao decorrer dos anos o epicurismo foi construído e desconstruído difamado e reerguido na segue até os dias de hoje mal compreendido por muita gente às vezes pela simples associação o prazer o epicurismo leva uma forma enviesada de um hedonismo sem ponderação que é algo totalmente contrário a sua filosofia mas vale pensar no quanto podemos aprender com seus reais ensinamentos que redirecionam a nossa atenção ao que importa de fato e falam diretamente com os dias de hoje que curam
os males da alma nos livram dos medos irracionais e nos botam no caminho certo em direção a felicidade tirando a parte do dieta né pelo amor de deus pão e água pelo menos um multivitamínico fruta proteína sei lá tentamos a todo o custo apertar os parafusos esta máquina gigante potente desenfreada e necessária é chamada a sociedade quando notamos que somos muito pequenos para fazer isso sozinhos pensamos em fugir deixar essa máquina cruel para trás oscilamos constantemente entre esses dois extremos mas o final não importa o nosso maior erro é acreditar que temos que fazer qualquer
uma dessas coisas sozinhos e envoltos por tanto as perturbações mentais é impossível não imaginar o que epicuro pensaria sobre tudo o que se desdobrou dos seus ensinamentos de um simples jardim na periferia de atenas para ficar marcado eternamente na história da filosofia influenciado a vida de inúmeras pessoas os pensamentos de grandes filósofos e o funcionamento da própria sociedade por fim a isto imaginar o que ele pensaria se o seu jardim alcançasse um milhão de inscritos no youtube e eu nunca quis agradar as multidões pois aquilo que eu sei elas não aprovam e aquilo que elas
aprovam eu não sei e você pode baixar essa tela final na descrição e no primeiro comentário se você gostou do vídeo deixa o like compartilhe e se inscreve no canal e ative o sininho para receber notificação a cada vídeo novo ainda vem muito pela frente e e aí e aí