O chilique de Eduardo Bueno e a negação da ciência

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Jones Manoel
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Video Transcript:
salve camaradas tudo bem tema do vídeo de hoje é chilique Eduardo Bueno e a incapacidade para o debate [Música] crítico antes de começar priamente tema do vídeo do canal quero muito agradecer a você que ajuda a manter e melhorar nosso canal a partir do apoias seu apoio é fundamental pra gente manter continuar o nosso trabalho lembrando também que a gente tem como meio de apoiar o canal o né tá aparecendo aqui como q code na tela do vídeo e a gente também tem uma lista transmissão no Zap Zap com todo o conteúdo que a gente
produz e recomenda tá quase chegando a 9.000 Entra lá tá aparecendo qrcode aqui link tá na descrição do vídeo e não perde nada camaradas note eu tava em São Luís do Maranhão fazer atividade pelo sindicato dos bancários de São Luís do Maranhão uma atividade maravilhosa conheci a liberdade em São Luís fui no novo Quilombo né euv um rzinho foi muito bom enquanto eu estava lá em São Luís feliz da vida porque [ __ ] São Luís é maravilhosa né Tem uns problemas como toda a cidade no capitalismo independente brasileiro mas cidadezinha maravilhosa muito bonita galera
me manda um vídeo do Eduardo Bueno né dando um chilique delirando babando me atacando E por aí vai e aí eu tenho algumas considerações para fazer e e como sempre eu não vou xingar ele de volta não vou atacar ele de volta não vou falar sobre aparência eu vou fazer um debate teórico perfeito vamos ver primeiro Qual foi o chilic do Eduardo Bueno o que foi que ele falou e eu peço desculpas a vocês assim que é um conteúdo assim lamentável assim grotesco grotesco é um conteúdo aterrador Mas vamos ter que mostrar isso perfeito aí
depois que a gente ouvir as barbaridades a gente faz um debate teórico aqui de qualidade sobre o tema vamos lá vamos lá vamos lá vamos lá vamos lá sabe por que resolvi falar isso porque surgiu no Brasil um uma figura constrangedora patética da qual não deveria falar chamado Jones mané Jones mané que é como Já diz o próprio nome um mané né marxista leninista pra foi o ano que inventou ele Caetano é meu amigo eu sou amigo do Caetano Venero Caetano há anos convivo fui na casa Bá B Bá mas é impressionante com o Caetano
já disse de merra tipo eu né quer dizer eu já disse muito mais e eu nunca fiz tudo que o Caetano fez pelo Brasil e é impressionante o número de nulidades que o Caetano alçou ao ao Estrelato momentâneo inclusive várias músicas cantoras e músicos que eu acho horrorosos e que o Caetano nas suas idiossincrasias e ele pode e pode tudo porque ele é o Caetano né inventou ele inventou esse Jones mané que é o fordo é o fordo ele é um um gordo gordo forte tô falando de gordo Porque é o seguinte primeiro que eu
sou politicamente incorreto e comigo não tem gordofobia porque eu venero O João gordo eu era amigo do Jô Soares eu tenho um monte de amigo gordos maravilhosos mas daí tem o gordo que nem se assume como gordo e fica malhando na frente do espelho Vê as fotos dele quer Di não vê por né mas ele assim ele Poa assim isso aqui ó Isso aqui é que é músculo isso aqui é um tríceps po dizer que eu errei não é que o meu bíceps é tão grande que é um tríceps E aí eu vou cantar para
ele é assim ó on não tem nada entre nós e nem vai ter depois disso só tem entre tu e mim porque tu é um recalcado porque tu é limitado porque tu não é nada porque tu não é ninguém porque tu é um fordo um fordo e ainda tem aquela jos mané tem um canal no YouTube na qual el diz assim Eduardo Bueno deseducativas equivocado Eduardo Bueno errou várias vezes Agora Eduardo Bueno des educa você que me para na rua todo dia diz [ __ ] Passei no vestibular aliás lamento por tua causa tu mudou
a minha vida tu mudou o meu jeito minha história você que leu meus livros invada as redes de Jones Mané e destrua nem vai a ver tô brincando de verdade só queria te dizer que nesse momento nesse momento em que o Donald trump toma o poder nesse momento em que presta atenção nisso aqui em especial essa aqui é uma das partes mais importantes presta atenção nessa fala aqui e Eduardo foi lançado a presidência e não sou eu pelo Steve benon nesse momento que o me lei quer acabar com menção a feminicídio nesse momento em que
essa escumalha da direita fascista flertando com o nazismo se crei se crei tá em campo esse patético desse fordo esse patético fordo que pousa de si mesmo na frente do espelho marxista leninista o cara se diz marxista leninista Ele acha que o alvo sou eu ele é um otário né ele quer se consagrar em cima de um luminar que nem Eduardo guano mas não passarão nenhum deles passará porque é viva Zapata viva Zapata isso aqui é quase Buble porque é de um restaurante fui lá jantar achaque a camiseta dos caras e disse eu vou fazer
um programa sobre a esquerda porque ia ser um programa é claro tu sabe eu sou de extrema esquerda sempre fui chama tangá tem um nome lá tangá na rua plo Brasil Milan em Porto Alegre Olha que p melhor restaurante mexicano do planeta viva México viva eisenstein viva pantiovila viva Emiliano Zapata Viva la revolu mericana e é isso aí é isso aí tá então acorda desperta abre os teus olhos como seguindo sempre cegamente o canal banas ideias não estão esquecendo desse advérbio de modo siga-me cegamente porque você também não sabe PR onde tá indo Nem eu
tchau Pois é gente foi esse episódio aí e a gente tem várias coisas para falar antes de entrar num debate mais teórico vamos fazer algumas considerações primeira consideração que eu sempre faço que é Algumas pessoas dizem que eu brigo muito que eu treto muito com as pessoas e tal para mim é claro e evidente ciência e concepção teórica que política se faz com disputa e que é parte da produção científica é parte da disputa de consciência a crítica pública o debate público o debate público ele precisa ter argumentos Eu nem sou do tipo que é
muito sensível e que fica triste Se alguém for mais duro mais irônico nem sou eu só acho que é obrigatório ter argumentos né É comum principalmente figuras acadêmicas coincidência ou não a maioria Branca a maioria do sudeste brasileiro e por aí vai é me atacarem sem argumento porque veja o problema em si não é necessariamente o ataque viu a pessoa pode fazer um ataque por exemplo se você considera que alguém é seu adversário eu acho muito tranquilo você tratar ela com toda a dureza que você acha que um adversário merece o problema é quando não
tem argumentos isso acontece com certa frequência o Eduardo Bueno neste Episódio ele não usou um argumento sequer veja ele gravou um vídeo de quase 30 minutos o vídeo é falando nada com nada com [ __ ] nenhuma o conteúdo inteiro quando chega aos 26 minutos ele começa a me atacar diretamente e ele não tem um argumento né ele não dá nenhum elemento para você dizer por exemplo que a crítica que eu fiz aos vídeos deles estão erradas ele faz ataque pessoal ele fala do meu corpo ele me xinga ele é elitista ele é mais um
dos que tem ciúme do Caetano Veloso porque aqui só um parentes inho rápido já falei isso várias vezes veja eu sou muito grato ao Caetano Veloso pela projeção que ele me deu tanto a entrevista que ele fez comigo no MIA Ninja Coloca aí na tela Maxwell Por favor quanto o episódio que ele me citou em plena Rede Globo né que deixou a galera Maluca em 2020 isso me ajudou sim a ter projeção eu não sou fã do Caetano quando eu conheci não era porque eu não cresci ouvindo Caetano Veloso né se eu fosse me emocionar
na hora de conhecer alguém me emocionaria sei lá conhecer no Dex até conhecendo o mano Brau [ __ ] foi muito [ __ ] quando eu conheci o Gog tomei café da manhã junto com Gog lá em São Paulo e fiquei ass [ __ ] todo mundo café da manhã com Gog enfim questão de referência de você que que você cresceu vindo O que que você cresceu tendo como um espelho inspiração e tal o Caetano nunca foi minha referência nunca teve no meu ambiente Cultural de crescimento sou muito grato ao Caetano eu não fiquei emocionado
de um dia que eu conheci o Caetano mas um bocado de gente que um Deus o Caetano até hoje não aceita o Caetano ter me citado de uma maneira positiva né Eduardo Bueno é um desses casos Então veja Eduardo Bueno não fez um argumento um um um argumento sequer que eu chamo atenção para vocês que é veja eu não sou permitido dar esses chiliques não viu gente se eu desse esses chiliques minha vida estaria acabada né então Cesar calon pode dar aquele chelique que ele deu querendo vender Corolla o Juca k Fure pode vir com
aquela grosseria de me mandar estudar dizer que eu preciso conhecer história o luí Felipe Miguel pode me chamar de bombadão estalinista e publicar foto minha sem camisa essa galera pode fazer tudo pode fazer tudo se fosse eu que tivesse essa postura de xingar os outros de falar do corpo se eu ficar xingando sei lá falando que o Eduardo Buena é velho que não sei o quê Eu nem faço isso viu gente de passagem mas se fosse eu fazendo isso minha vida pública acabava Esse é o primeiro ponto o segundo ponto é que muita gente usa
uma perspectiva de uma retórica né de Quinta Categoria que é assim a Extrema direita crescendo e seu foco é atacar o Eduardo buen atacar a esquerda veja primeiro crítica é diferente de ataque né isso que o Eduardo Bueno fez é um ataque Por que é um ataque daí não saiu nenhum argumento daí não tem nada que contribua para um debate teórico e político daí você não tira nada que não um ataque Então veja se você não gosta de mim concorda com isso Parabéns mas você concorda com uma forma de interação no debate público que não
tem argumento é meramente ataque você não pode discordar do bolsonarismo né você não pode cobrar que o bolsonarismo pare de ficar fazendo mentira fake News ataques difamações e tal Porque se você acha normal que o debate público seja preenchido por ofensa por xingamento por ataque pessoal por falar do corpo dos outros sabe você precisa ser coerente com a Sua percepção mas aí veja gente meu canal existe a mais de 5 anos já tem mais de 1000 vídeos publicados sabe quantos vídeos eu soltei fazendo uma crítica ao Eduardo Boeno dois dois agora presta atenção tem três
vídeos no meu canal critica no Eduardo Boeno só que um deles foi um vídeo no canal do Gustavo gaiofato aí depois eu subi para o meu canal porque era isso já tava gravado eu tava dando muito acesso Fi vou subir pro meu canal então assim em mais de 5 anos de canal com mais de 1000 vídeos gravados eu gravei duas críticas ao Eduardo Bueno Maxuel bota aí na tela os três vídeos por favor um é sobre o Cangaço um é sobre Prestes e um é a Live com Gustavo gaiofato beleza beleza nenhum desses vídeos é
recente o mais recente na tela Parece que foi gravado há um ano Mas foi quase 2 anos eu ainda morava no centro da cidade na Avenida Guararapes foi em 2023 2023 né então eu passei 2024 inteiro sem falar do Eduardo Bueno durante 2024 o Eduardo Boeno me citou me atacando cinco vezes nos vídeos dele todas as vezes a galera me mandou só que eu não quis responder deixei para lar ah [ __ ] [ __ ] tô brigando aqui contra a austeridade tô brigando contra a privatização de presídio tô brigando em defesa do BPC Tô
fazendo um debate divulgação aqui do Marxismo tô lançando o livro e tal vou est dando cartaz para Eduardo Bueno Enfim então o Eduardo Bueno me cita muito mais do que eu cito ele alguém pode dizer assim a Jones mas Eduardo Bueno nunca fez react beleza porque não a característica do canal dele ele me cita muito mais e aí veja esse negócio de dizer assim ah não mas a Extrema direita me lei trump e você ataca na esquerda veja não é ataque é debate isso por um lado por outro lado esse é um argumento covarde mobilizado
para negar o debate dado que o Eduardo Bueno durante o governo bolsonaro gravou vários vídeos atacando a esquerda atacando os marxistas atacando Os Comunistas o Edward Bueno há anos há anos no canal dele buenas ideias ataca as esquerdas então pera aí então ele pode atacar as esquerdas E aí não importa quando o trump era Presidente no passado o Eduardo Ban soltou vídeo atacando as esquerdas aí o trump é presidente aí o bolsonaro é presidente é o fascismo tá ascendendo na Europa ele pode atacar as esquerdas mas se alguém responder né Se alguém responder isso aí
é condenado em nome de uma unidade de esquerda pera aí pô sabe vocês percebem que isso não faz sentido aliado é isso esse argumento é perigoso porque Ah beleza a situação é muito preocupante no mundo com crescimento da Extrema direita do fascismo precisamos nos unir beleza nos unir para onde nos unir em que caminho nos unir com que tática com que estratégia a gente só vai clarificar isso a partir do debate de ideias a partir da crítica da autocrítica da contestação da reflexão não existe isso por algumas pessoas que se consideram de esquerda acha que
o caminho para enfrentar a Extrema direita é se unir para aplicar um programa neoliberal e privatizar presídio eu sou contra E aí nós do PC CBR somos contra E aí como é que a gente faz como é que a gente clarifica essas posições como é que a gente deixa Claro qual é o caminho que cada um acredita para enfrentar a Extrema direita é claro que isso não impede unidade de ação isso não impede ações comuns mas existem caminhos diferentes para enfrentar a Extrema direita e citar a existência da Extrema direita para negar o debate não
faz sentido Beleza então duas considerações e eu reforço gente só pense o seguinte só pense o seguinte Você que acha que eu brigo muito que no não sei o quê veja eu tenho vários defeitos muitos defeitos mesmo mas assim ninguém pode me acusar isso eu tenho certeza de falta de argumento não quer dizer que meus argumentos são sempre bons não quer dizer que meus argumentos estão certos presta atenção quer dizer que ninguém pode me acusar de falta de argumentos quando eu me proponho a debater alguma coisa eu apresento argumentos perfeito Imagine Imagine veja não importa
você gosta de mim ou não só peço por favor imagine se fosse eu que tivesse este tipo de comportamento que que aconteceria comigo eu só peço isso para você sabe nem precisa refletir muito só imagine se fosse eu que gravasse um vídeo e passasse 2 minutos xingando agredindo a pessoa inclusive falando do corpo dela o que é que aconteceria Beleza agora vamos aqui fazer um debate teórico Por que que deixou o Eduardo Bueno puto de verdade o Eduardo Bueno ele se caracteriza por uma produção histórica que trata a história como uma mera curiosidade a história
como um conjunto de anedotas é basicamente um tipo de ensino de história que faz muito sucesso em cursinho pré-vestibular que se contenta em decorar fatos decorar cronologias decorar consensos gerais sobre alguns processos históricos então assim você decora que hoje no ensino de história no livros didático por exemplo sobre governo Vargas a síntese é que o governo Vargas era um governo autoritário e que era um governo que promoveu a modernização a industrialização do Brasil reprimiu Os Comunistas acabou com a democracia e garantiu direitos trabalhistas Então você decora isso você decora datas você decora uma cronologia e
você adocica isso com eventos engraçadinhos com eventos curiosos então ah não a amante do Vargas a e meia como é que o Vargas fazia para se encontrar com amante Ah não O Vargas queria reprimir Os Comunistas foi fazer uma reunião com a fespa e com a burguesia de São Paulo e a burguesia de São Paulo não queria saber de comunista só queria acabar com direito de trabalhista Ah não porque o Vargas quando ia sair numa foto ele ficava num banquinho para parecer mais alto junto aos ministros e tinha que tirar foto não mostrando o pé
Então você coloca pitadinhas de curiosidade coisa Engraçadinha putariazinha coisa engraçada e tal e e circula e vende bastante porque você lê como se fosse algo leve porque na prática é leve leve por quê Porque isso não chama você a pensar o que que significa isso veja gente no estudo histórico existe uma coisa chamada historiografia então ficando no exemplo ainda da era Vargas existem correntes interpretativas diferentes sobre o que foi a Era Vargas no Brasil né essas correntes interpretativas diferentes elas partem do manejo de fontes diferentes do Marco teórico diferente de um Marco político ideológico de
compreensão da realidade diferente a partir do momento que você se debruça sobre uma análise histórica você pega um livro por exemplo se esse livro for honesto e ele se propor a apresentar as principais correntes historiográficas e dizer claramente Qual é a corrente dele e porque ela está certa isso vai demandar necessariamente com que você pense perfeito com que você forme seu próprio juízo com que você questione se o argumento ou melhor dizendo no plural os argumentos usados são bons ou não se estão corretos ou não se a análise das fontes foi boa ou não se
a posição do autor autora em determinadas polêmicas é correta ou não Eu por exemplo gravei recentemente um vídeo né sobre é a coluna Prestes e tal bota aí na tela Maxuel por favor em que eu recomendo o livro da Anita Prestes sobre a coluna Prestes o livro publicado pela bo tempo editorial eu comento Neste vídeo que Anita faz uma coisa que eu acho maravilhosa ela B bota nos anexos do dos livros uma parte dos documentos que ela analisou então ela bota lá vários manifestos feitos pelo movimento tenentista e pela coluna Prestes então é o tipo
de livro que a autora não só ela apresenta todo o debate teórico as polêmicas o caminho que ela segue o Marco teórico metodológico e tal como ela coloca os documentos que com aqueles documentos você pode inclusive trabalhar os mesmos documentos que a autora e discordar da análise dela um argumento n dizendo assim ó a leitura que Anita Prestes faz os documentos não tá correta por causa disso daquilo outro e tal perfeito este tipo de análise histórica que que que aliás isso que é a ciência da história veja demanda reflexão demanda pensar demanda trabalho demanda chamar
o leitor a leitora para ter uma posição ativa e não só passiva para você se inserir naquela construção histórica você se inserir naquele debate e você formar o seu próprio juízo a partir do momento que você se acostuma com isto que é a ciência da história né nos seus aspectos fundamentais você começa a achar publicações como as do Eduardo Buena né vulo peninha ou o canal no YouTube dele como algo vulgar como algo banal como algo simplesinho que sim é útil para você passar no vestibular por qu embora o Enem tenha mudado um pouquinho isso
O vestibular grosso modo tradicionalmente ele não pede capacidade analítica o vestibular para disciplina de História ele pede basicamente a decoração o decoreba ele pede que você saiba o que se considera os grandes Marcos por exemplo da história do Brasil que episódios você consiga resumir do ponto de vista cronológico e dos principais acontecimentos dos principais fatos da história do Brasil e que você domine mais ou menos os consensos que estão ali colocados sobre esses acontecimentos né então por exemplo o golpe Empresarial militar de 64 né O que foi que aconteceu como é que chegou o golpe
porque teve o golpe L lá é isso que um vestibular grosso modo pede e isso é parte até do processo de aprendizado porque assim na escola é normal que o ensino de história tome alguma dimensão não em sua totalidade alguma dimensão de decorar de aprender a fazer uma cronologia aprender a resumir o que se entende como fato histórico e por aí vai mas o processo de aprendizagem exige que você não só consiga decorar fatos históricos como você aprenda ou entenda no essencial como se constrói a leitura do que que é um fato histórico como se
consolida na memória de um determinado povo uma determinada época O que é um fato histórico porque algumas coisas são consideradas fatos históricos ou não porque a leitura dos fatos históricos muda como é que muda Qual é a dinâmica de pesquisa sabe coisas desse tipo o Eduardo Boeno ele é um típico manualzinho manualzinho que faz graça que faz graça que adocica isto com anedotas com historinha que veja tem o seu valor eu acho que para quem não tem contato nenhum por exemplo com leitura com literatura com debate sobre história brasileira pode ser uma introdução interessante qual
é o problema o Eduardo Bueno ele faz isso mas ele se acha intelectual e aí ele não aguenta questionamentos os dois vídeos que eu gravei que deixaram ele puto da vida lembrando viu todos os vídeos mais de de ano mais de dois anos já é um vídeo É sobre o Cangaço e outro vídeo é sobre Prestes eu não vou resumir tudo aqui não eu só quero levantar duas questões para vocês veja no vídeo sobre o Cangaço o Eduardo Bueno ele parte de uma análise moralista e a histórica e anacrônica quer dizer assim a esquerda adora
lampeão e o Cangaço e eles eram assassinos veja que lampeão e o Cangaço matavam gente isso é um fato então você pode fazer um debate é quem mata gente é assassino beleza só que isso não explica presta atenção porque historicamente tanto na cultura popular das regiões do Nordeste e aí Pense por exemplo na expressão da literatura de cordel Pense nas cantigas populares nas festas no folclore enfim eh na própria tradição oral isto não explica porque Lampião e o Cangaço foram apropriados como elemento de valentia de coragem de admiração de rebeldia perfeito então assim você fazer
um um debate moralista ah Lampião era assassino e a esquerda gosta de lampeão a esquerda gosta de assassino não responde porque na memória popular do nordeste brasileiro a imagem do Cangaço e de Lampião em particular pensado como o maior símbolo da história do Cangaço brasileiro é majoritariamente positiva majoritariamente positiva isto não explica como também em diferentes setores da sociedade brasileira e mundial a visão dos cangaceiros sempre foi muito Lida por uma perspectiva de esquerda de justiça social de rebeldia de contestação então se você vai pros debates da Internacional comunista lá em Moscou na União Soviética
no começo dos anos 30 tinha presta atenção tinha debates de comunistas brasileiros e comunistas Russos colocando o Cangaço como uma força que poderia ser trazido para uma revolução brasileira para enfrentar o latifúndio os cangaceiros estavam se radicalizando para pegar em armas contra o lat fundio né contra os grandes fazendeiros numa perspectiva de reforma agrária isso era verdade não agora isso foi na internacional comunista nos anos 30 século XX beleza aí mais de 50 anos depois hois Tá Chico sa nação zubi lançando o genial álbum da Lama o caos em que a imagem dos cangaceiros também
é lido como aspecto de contestação social de crítica de rebeldia de radicalidade meu irmão em Cristo o que é que existe aí que explica que desde a internacional comunista nos anos 30 até jovens do subúrbio né da Periferia e de bairro de classe média da região metropolitana de Recife nos anos 880 e 90 há uma imagem do Cangaço que é uma imagem como um movimento contra os poderosos contra as oligarquias contra a dominação veja fazer um debate meramente moralista ah Lampião matava a gente Lampião os cangaceiros praticavam estupros matavam crianças Veja tudo isso é verdade
mas isso não explica a construção da memória histórica isso não explica o debate historiográfico em torno do Cangaço Vocês entenderam foi basicamente esta uma das críticas que eu fiz ao vídeo do Eduardo Bueno eu disse assim ó bicho seu vídeo é ruim é ruim porque você faz uma análise meramente moralista e você não dá as ferramentas teóricas pras pessoas pensarem ó bicho por existe historicamente uma tendência a ler o Cangaço como um movimento de rebeldia de contestação de crítica social e tal que que tem um longo debate se era ou não eu acho inclusive que
fazer a pergunta se o Cangaço era um movimento de justiça social é anacrônico porque desconhece o que era a realidade do nordeste brasileiro no final do século XIX e começo do século XX Mas tudo bem então fiz essa crítica por exemplo citando nomes como da Ribeiro no povo brasileiro tem um comentário da C Ribeiro sobre o Cangaço que é fantástico maravilhoso né o Eduardo Bueno Ele simplesmente ele não consegue responder a um questionamento sobre esse sabe por quê Porque se ele tentasse responder a esse questionamento ele teria que mostrar algo muito simples que é mostrar
para o seu público que nos vídeos dele inclusive nos livros ele não apresenta a história como a ciência e veja apresentar a história como ciência não significa dizer que a escrita tem que ser chata tem que ser entregável tem que ser indigesta tem que ser difícil de entender não eu acho Por exemplo que no meu livro Batalha pela memória reflexões sobre socialismo e a revolução a escrita não ficou indigesta não ficou ins não ficou chata Ficou muito tranquila e gostosinha de ler eu acho quem julga evidentemente são vocês né mas o Eduardo Bueno se ele
entrasse num debate sobre historiografia sobre construção de memória e sobre como se constrói uma memória sobre um fenômeno histórico inclusive de baixo para cima uma memória a revelia do poder político oficial ele teria que mostrar pro público dele que só temp debate que ele não faz porque ele vê a história como um conjunto de fatos de decoreba de de anedota e de piada Engraçadinha mesma coisa no vídeo sobre Prestes Eduardo Bueno ele reflete uma tendência que é dominante na historiografia brasileira principalmente a partir dos anos 80 quer tratar Prestes como um imbecil né como um
burro como um tosco como um animal e aí veja eu fiz um questionamento fiz vários né mas um deles é dizer o seguinte bicho E aí reparem comigo como é uma pergunta bem simples de se fazer vem cá esta narrativa de que Prestes era um imbecil era um burro era um tosco e não sei o qu ela tem um problema por qu Prestes vira uma das maiores figuras políticas do Brasil nos anos 20 com a coluna Prestes em que sobre a liderança de luí Carlos Prestes são derrotados mais 18 Generais brasileiros então assim o cara
vira uma figura Nacional liderando o movimento guerrilheiro até então o maior da história brasileira derrotando 18 Generais perfeito Então já começa aí então o cara é burro é ignorante é um imbecil não sei o que não sei o qu e o cara foi basicamente na história da República Velha o maior Líder militar e insurgente né ninguém ninguém conseguiu liderar uma rebelião que foi no fundamental militar como foi a coluna Prestes tão exitosa como luí Carlos Prestes então assim né aí beleza aí Prestes vira uma figura política nacional aí Prestes passa anos 20 Anos 30 anos
40 anos 50 e anos 60 como uma das mais importantes figuras políticas do país e e me parece isso inquestionável nos anos 30 e nos anos 40 a maior figura política do país ao lado do Getúlio Vargas E aí por Campos políticos Diferentes né a partir dos anos 50 Você tem o surgimento de novas lideranças né E aí com destaque para o Jão G lá e o leonelo de Moura Brizola então tem ali um campo político mais tumultuado depois Miguel arraz JK se consolida como não uma liderança Popular mas muito mais uma liderança institucional Mas
enfim mas fato concreto é que Prestes fica dos anos 20 até os anos 70 uma das maiores figuras políticas do país aí Vem cá como é que o cara é um imbecil é um tosco é um burro é um irracional é não sei o quê e é isso mesmo o cara passa mais de 40 anos com protagonismo na vida política brasileira protagonismo Central enquanto Líder político e Líder militar pera aí pô veja vocês P que essa narrativa não cabe tem um tem um problema aqui tem um problema aqui como é que supostamente o cara é
um tosco é um burro é um imbecil é um escroto é um ignorante é só a só só coisa negativa não é isso só coisa negativa mas como é que essa figura que supostamente só tem aspectos negativos passa mais de 40 anos como uma figura Central da cena política brasileira inclusive com uma liderança de massas Espetacular Vamos lá gente você entende que a coisa não ordna a coisa não bate e aí é claro que o Eduardo Boeno também não consegue responder isso que o Eduardo Boeno ele é incapaz pelo que mostrou até agora de fazer
um debate que chame uma reflexão real sobre as construções históricas que a gente tem consolidado então ele é incapaz de pegar um consenso dominante como Conciência de que Prestes era um péssimo Líder político era um ignorante era um péssimo formulador teórico E por aí vai e se perguntar mas vem cá este este consenso Tá certo porque como alguém consegue ser supostamente um completo incompetente e ser uma das maiores lideranças políticas do país por mais de 40 anos num Orna E aí isso faz com que o o Edward buen ele entre em choque por que ele
entra em choque aqui eu entro nas considerações que eu julgo mais importante veja o Brasil ele foi um país Como diria o Cloves Moura no rebelião de S Dallas que fez a independência sem abolir a escravidão e aboliu a escravidão sem fazer reforma agrária essa brilhante síntese do Clovis Moura né tá no Rebelião das szalas Coloca aí na tela Maxuel por favor chama a gente a pensar a construção da transição do Brasil da situação Colonial para o capitalismo independente uma construção que foi feita sem uma reforma Nacional Popular ou sem uma revolução Nacional Popular então
aqui a construção da nacionalidade brasileira se fez no fundamental de cima para baixo não é que não teve lutas de baixo para cima tivemos várias infelizmente boa parte delas foi derrotada dentre outros aspectos foram derrotadas porque foram lutas que tiveram um caráter muito mais local do que Nacional a repressão era Nacional mas o caráter da luta era muito mais local perfeito isso cria uma sociedade profundamente autoritária nas suas relações sociais isso não é por causa de herança cultural portuguesa Não é nada disso não é porque no processo histórico político de transição sociedade Colonial para sociedade
capitalista dependente a gente não conseguiu impor ainda de baixo para cima uma remodelação democrática ou Como diria o florestão Fernandes uma revolução democrática da sociedade brasileira há vários exemplos na história em que mesmo mantendo o capitalismo Acontece uma revolução democrática de baixo para C que muda em vários aspectos as relações entre as classes sociais no capitalismo como tá posto então o caso do México por exemplo a revolução mexicana foi em muitos aspectos uma revolução democrática que fez com que também muitos aspectos a sociedade mexicana fosse mais democrática do que a brasileira não tô falando aqui
democrática do ponto de vista de de questão eleitoral não tô falando do ponto de vista das relações sociais mesmo né assim como a sociedade venezuelana com o processo liderado pelo Hugo Chaves e aqui que não fique dando chilique falando do maduro não viu eu tô falando nos últimos 20 anos do processo que foi iniciado com o Hugo Chaves ela passasse por uma revolução democrá que vários aspectos Como por exemplo o acesso à cultura sejam mais Democráticos na Venezuela do que no Brasil perfeitamente uma das características dessa transição histórica da sociedade e Colonial para dependente mantida
no fundamental até hoje é um caráter muito aristocrático muito hierárquico muito incapaz de relações entre iguais relações entre iguais na empresa na universidade na igreja na família na associação de moradores e tal é muito difícil no Brasil das características históricas do nosso desenvolvimento capitalista brasileiro e o próprio resultado concreto da luta de classes nos momentos decisivos da história você estabelecer relações democráticas relações igualitárias mesmo entre pessoas com posições hierárquicas diferentes então é quase impossível na sociedade brasileira você tá por exemplo tá cursando a universidade tá fazendo uma graduação um mestrado um doutorado você discordado do
seu professor você discordar do seu orientador quem aqui frequenta a universidade sabe que é o fim do mundo que é melhor não né assim Tem certas figuras que se você fazer uma crítica a ela você nunca mais publica em Editora x ou Y você nunca mais publica numa determinada revista você nunca mais é chamado para determinado seminário para determinado congresso sabe então aqui no Brasil há uma dificuldade muito grande de fazer um debate 10as Franco aberto seja alguns países da Europa Ocidental há um costume que é muito saudável inclusive que é o orientando criticar na
sua tese doutorado a obra do seu orientador vi que legal porque a ideia da ciência não é acúmulo não é avanço do conhecimento não é avançar a fronteira do conhecimento nada mais natural do que o orientando se propor a superar a obra do seu orientado no Brasil isso é impensável é impensável né E aí o orientador ele já vai dizer assim ei matar o pai primitivo é um [ __ ] ele vai querer matar o filho com tijolada né então há uma dificuldade isso se reflete na universidade iso se reflete nos partidos políticos isso se
reflete nos grandes meios de comunicação e tal de lidar com críticas de tratar a crítica como uma disputa de argumentos uma disputa de ideias é claro que o debate teórico não é só uma mera disputa pura ideias e argumentos tem performance tem jeito de falar tem vários aspectos também que compõe isto né mas no fundamental a disputa teórica deveria ser isso uma competição para ver quem tem os melhores argumentos as melhores posições quem consegue defender melhor suas posições mas isso é muito difícil de se fazer é por isso que é tão comum ver acadêmico dando
chilique Quando recebe uma crítica é por isso que o Eduardo Bueno Não achou algo bizarro Não achou algo bizarro lançar esse vídeo porque isso é algo que coaduna muito com o que é a tendência antidemocrática típica do processo histórico no Brasil de você encarar um debate teórico Então veja Ele acha que é um absurdo Provavelmente porque ele é mais famoso porque ele vendeu mais livro que eu imagino eu fazer uma crítica a ele percebe E aí ele não vê constrangimento nenhum e ao invés de responder um debate teórico ele sair me xingando isso é normal
E aí não tenha dúvida se ele fosse um professor universitário eu fosse aluno dele ele me reprovaria disciplina tentaria cortar minha bolsa entende é isto é isto há uma tendência aqui e as pessoas estarem desacostumados com o debate teórico desacostumados com a ideia de que é possível inclusive você concordar com a crítica e você não achar a pessoa imbecil uma burra Você pode por exemplo achar que um autor x um autor muito bom muito qualificado mas você vê uma crítica A Ele acha que aquela crítica tá correta mas isso não desabona toda a obra do
autor da autora percebe recentemente ainda quando eu tava em São Luís eu divulguei uma entrevista do Nelson vernex Sodré sobre o tenentismo inclusive divulguei na minha lista de transmissão no zapzap viu então quem tá nessa lista de transmissão por exemplo recebeu esse conteúdo bota aí Maxwell mais uma vez o q code na tela do vídeo da lista transmissão no Zap E aí eu coloquei na descrição deste vídeo né eu dizendo que é Sodré é um o maior Historiador brasileiro do século XX eu tô convencido disso aí alguém falou assim mas junes como é que tu
diz que o cara é o maior Historiador brasileiro do século XX tu discorda da tese dele sobre feudalismo no campo brasileiro no século XXX veja gente Vocês conseguem entender a partir desse exemplo anedótico veja o fato de eu achar o cara o maior Historiador brasileiro do século XXX né Historiador que viveu no século XX não me impede de discordar dele e o fato de discordar dele não faz com que necessariamente eu ache ele um merda vocês entendem como é difícil na cultura brasileira a gente compatibilizar isso veja eu acho Nelson FNC Sodré brilhante genial para
mim o melhor Historiador brasileiro que produziu durante o século XX isto não faz com que eu Concorde com tudo da obra do Sodré e também não é nenhuma contradição eu afirmar que o cara é o maior Historiador brasileiro do Século XX e eu discordar de Caba rabo da tese dele sobre o feudalismo no campo brasileiro percebe não deveria ser um negócio simples entender então o chilique do Eduardo Bueno além de ser uma expressão claríssima de elitismo de de racismo de dificuldade de lidar com a crítica de alguém que veio do Nordeste porque esse é um
fator muito importante também né Parece que cala fundo no coração de algumas pessoas o fato de eu ser de Pernambuco né ser nordestino ter esse sotaque Zinho maravilhoso lindo gostoso aí parece quando escuta no ouvido a crítica parece que dói mais no coração né impressionante né mas enfim além de tudo isso tem um elemento que é um problema crônico aqui do Brasil que a gente precisa resolver ainda que é fazer uma revolução cultural para criar um verdadeiro ambiente científico no país a gente no Brasil não tem um verdadeiro ambiente científico dado que não existe ciência
sem crítica é claro que isso passa também por políticas de governo e tal mas isso passa fundamentalmente de uma reorganização da Sociedade Brasileira de baixo para cima para que passe a ser normal um debate saudável com discord ord ancias com críticas com questionamentos e que isso não faça você malquisto perfeito e aí é curioso né porque eu lembro quando como se fosse hoje eu lembro a primeira vez que eu vi o José Genuíno falando sobre mim acho que foi 2021 2022 eu já tinha feito várias críticas públicas ao José Genuíno pelo passado dele né o
papel que ele teve transformar o PT no que virou E aí o Genuíno me elogiou falou que gosta muito de mim que eu estudo bastante que ele valoriza isso que é importante estudar que é importante se formar e não sei o quê e aí eu lembro que eu fiquei espantado veja como é a coisa Até eu que advogo um debate crítico uma confrontação de ideias aberta eu fiquei espantado com uma pessoa que eu já critiquei e me elogiar vocês entendem como isso tá entranhado na nossa cultura Então veja eu não quero xingar o Eduardo Bueno
eu não quero atacar ele de volta eu só quero usar esse episódio para chamar atenção para mais um desafio que a gente tem no âmbito da luta de classes no Brasil e das transformações que a gente precisa está fazer no nosso país na Perspectiva da revolução brasileira da Conquista do socialismo né Porque sim Eduardo Boeno eu sou marxista leninista a gente tem uma tarefa de fazer uma democratização de alto a abaixo desta sociedade para quebrar esses padrões hierárquicos autoritários que estão tão entranhados e criar a possibilidade de um verdadeiro ambiente científico no país O Alberto
Guerreiro Ramos num livro clássico a redução sociológica recentemente publicado pela aora ubo ele tá lá nos anos 50 fazendo esse debate E aí Claro ele dá um foco muito maior na questão do colonialismo cultural ele não usava esse termo na época né mas é disso que ele tá falando na questão do colonialismo cultural e na questão do academicismo academicismo anos 50 mas assim ele também roça com isso né Essa incapacidade de sobreviver bem com a crítica sabe florestão Fernandes né que teve um debate muito interessante com o guerreiro Ramos nos anos 50 nos anos 60
vai tá lá nos anos 80 fazendo uma reflexão são parecida um desses aspectos ó democratizar a universidade não significa só mudar a forma de ingresso acabar com o vestibular ampliar o número de vagas de bolsa contratar mais Professor passa também por uma transformação radical né no âmbito das relações sociais na universidade e eu amplio no mercado editorial no mundo da cultura a gente precisa fazer com que deixe de ser normal a pessoa que se acha uma sumidade deixa a pessoa que se acha uma sumidade tratar como uma ofensa moral um crime de honra receber uma
crítica teórica perfeito Veja isso é uma tarefa muito importante e que a gente pode na medida do possível exercitar desde já tratar como normal o debate teórico tratar como normal a crítica tratar como normal a contestação já tá como normal a contestação dizer que sim a ciência avança com crítica com enfrentamento e não só as ciências humanas não a ciência como um todo ela avança com crítica com contestação o objetivo de toda pessoa que vai ser um bom cientista na sua área é se apropriar do estado da arte no essencial do conhecimento acumulado até agora
e buscar superar esse conhecimento para fazer isso é com crítica é com contestação perfeito por fim é também uma tarefa Nossa e eu tô dedicado a isto cada vez mais superar essa coisa de pensar a história brasileira como um decoreba acrítico normalmente devia conservador o Eduardo Boeno tem uma historiografia de viés conservador né como um decoreba crítico que é adocicado com historieta com com causo com Pitadinha engraçada com sacanagenzinha né como se a história brasileira fosse uma diversão fosse um livro de Harry Potter veja gente história brasileira é algo muito sério é objeto da luta
de classes é aspecto de processo de dominação política é parte da construção da identidade nacional brasileira da nossa visão enquanto povo brasileiro o que particulariza o Brasil no mundo é para contar isso para construir isso parte-se de uma perspectiva de disputa do que que é história brasileira a história brasileira pode ser gostosa de estudar pode ser interessante mas isso não nega a seriedade Eduardo Bueno não é um cara sério ele não é um cara com capacidade de contribuir mesmo para um pensamento crítico sobre a história brasileira ele não é um cara que vai lhe ajudar
a refletir sobre Os destinos do país no passado no presente e as perspectivas de futuro quando alguém revela isso ele vai dar chilique então ô Eduardo Você pode me chamar de gordo pode me chamar de mané eu não vou fazer isso de volta eu quero só dizer para vocês que pensem a história brasileira de maneira crítica que não achem que a história brasileira é esse decoreba que a gente aprende no pré-vestibular ó decora isso aí para passar no vestibular depois esqueça viu vamos trabalhar a história de maneira séria de maneira crítica né pensar as correntes
historiográficas pensar o debate sobre as fontes os diversos Marcos teórico metodológicos os diversos interesses de classe que jogam ali na disputa pela história brasileira porque como eu já disse em vários livros meus existe uma luta de classes pela história e pela memória então Eduardo boen Eu lamento que você se comporte como um adolescente tardio e um adolescente imbecil né porque nem todo adolescente faz esse tipo de presepada então adolescente tardio imbecil Pode me xingar é isto quando Quando eu achar que seus livros seus livros não né porque enfim seus vídeos merece uma crítica eu vou
fazer de novo garanto a você que eu não vou est ali xingando não vou estar falando do seu cabelo do seu corpo do seu nariz da sua boca de que [ __ ] F vou fazer o debate de ideias fazer a crítica teórica se você quiser responder dando outro chilique veja no fundo embora eu ache triste embora eu ache triste tem uma coisa que eu vou confessar para vocês que me deixa um pouco envaidecido que é é muito raro acontece presta atenção não tô dizendo que nunca aconteceu não mas é muito raro eu receber um
questionamento que seja uma resposta teórica né normalmente as minhas críticas teóricas e políticas são respondidas com o chilique Eu acho que isso mostra que tendencialmente a qualidade dos meus argumentos tá saindo boa que não tem capacidade de responder né então talvez acho que isso seja um sinal positivo é isso galera espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje do canal não se esqueça de se inscrever no canal ativar o Sininho curtir esse vídeo compartilhar e tudo isso que vocês já sabem um beijo e até a próxima
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