Você está estressado? Você pensa tanto no futuro que o presente é reduzido a um meio para chegar até lá? Você trata o momento atual como um obstáculo que precisa ser ultrapassado?
O estresse é causado por estarmos no presente enquanto desejamos estar no futuro. É como uma divisão que corta a pessoa por dentro. Criar e viver com essa divisão é insano.
O fato de que todas as pessoas estão agindo assim não torna ninguém menos insano. Como o futuro nunca chega, essa forma de viver é inútil. Ela causa uma constante sensação de desconforto, tensão e insatisfação.
Neste momento, volte-se para o Agora. A infelicidade é criada sempre que você está desalinhado com o momento presente. Toda negatividade é causada por um acúmulo de tempo psicológico e negação do presente.
Desconforto, ansiedade, tensão, estresse, preocupação – todas as formas de medo – são causadas por muito futuro e pouca presença. Culpa, arrependimento, ressentimento, mágoas, tristeza, amargura e todas as formas de não perdão são causadas por muito passado e pouca presença. Neste momento, concentre-se no Agora.
Concentrar sua atenção no Agora não é negar o que é necessário em sua vida. É reconhecer o que é prioritário. Concentrar-se no Agora não é dizer: “Não vou me preocupar mais com as coisas, pois só existe o Agora”.
Não é isso. Veja o que é prioritário e faça do Agora seu amigo, não seu inimigo. Reconheça este momento, respeite este momento.
Quando o Agora é a base e o foco principal de sua vida, ela flui com facilidade. Então, Não Resista ao Momento Presente! Eckhart Tolle.
Quebre o velho padrão de negação e de resistência em relação ao momento presente. Transforme numa prática deixar de concentrar a sua atenção no passado e no futuro sempre que estes não forem necessários. Na vida do dia-a-dia, saia da dimensão temporal tanto quanto possível.
Se você achar difícil entrar diretamente no Agora, comece por observar a tendência habitual da mente para querer fugir do Agora. Verá que o futuro é, em geral, imaginado como sendo melhor ou pior do que o presente. Se o futuro imaginado for melhor, isso lhe dá esperança.
Se for pior, gera-se ansiedade. Em ambas as circunstâncias, trata-se de ilusão. Volte-se para o Agora.
Se você não está vivendo este momento, você não está realmente vivendo. O Agora é o único lugar onde a vida pode ser encontrada. Sinta a vida em seu corpo.
Isso enraíza você no Agora. À primeira vista, o momento presente é apenas um entre os inúmeros momentos da sua vida. Cada dia parece se constituir de milhares de momentos em que ocorrem os mais diversos fatos.
Mas, se você olhar mais profundamente, irá descobrir que existe apenas um momento. A vida não é sempre “este momento”? Este exato momento – Agora – é a única coisa da qual você jamais conseguirá escapar, esse é o único fator constante em sua vida.
Aconteça o que acontecer, e por mais que sua vida mude, uma coisa é certa: é sempre Agora. Se não é possível fugir do Agora, por que não acolhê-lo e tratá-lo bem? Quando você se torna amigo do momento presente, quando estabelece uma boa relação com ele, você fica sempre à vontade em qualquer situação.
Mas, quando você não se sente à vontade no Agora, você leva o desconforto para qualquer lugar aonde for. Agora – observe este momento. Tente não se projetar ao futuro.
E não resista a esse momento presente. Não busque a paz. Não procure outro estado que não seja o atual; caso contrário, você criará um conflito interno e uma resistência inconsciente.
Perdoe-se por não estar em paz. No momento em que você aceita completamente a sua não-paz, ela se transforma em paz. Qualquer coisa que você aceitar plenamente o levará até lá, o levará à paz.
Esse é o milagre da rendição. Neste momento, renda-se ao Agora. Este momento presente é como ele é.
Sempre. O Agora é como ele é porque ele não pode ser de outro jeito. Você consegue deixar que este momento presente seja exatamente como ele é?
E se for uma situação sobre a qual eu possa fazer algo a respeito? Como posso permitir que ela exista e mudá-la ao mesmo tempo? Faça o que você tem de fazer.
Enquanto isso, aceite o que é. Você acha que estou lhe dizendo: “Aproveite o momento. Seja Feliz”?
Não. Estou dizendo para você aceitar esse momento tal como ele é. Isso já basta.
“Aceite o que quer que venha para você nas tramas do destino, pois o que se ajustaria mais adequadamente às suas necessidades? ”. Isso foi escrito há 2 mil anos, por Marco Aurélio, um homem extraordinário que, além de poderoso, tinha uma grande sabedoria.
Neste momento, você pode aceitar as coisas que estão acontecendo? Se você puder aceitar este momento tal como ele é, isso lhe dará um vislumbre do estado interior que é livre de condições externas, o estado de verdadeira paz profunda. Como mente e resistência significam a mesma coisa para nós, aceitar aquilo que acontece nos liberta na mesma hora do domínio da mente e restabelece a nossa conexão com o Ser.
Como resultado, as costumeiras motivações do ego para “agir”, como o medo, a cobiça, o controle, a defesa ou a alimentação do falso sentido do ego, não vão mais funcionar. Quando aceitamos completamente o momento, quando não contrariamos aquilo que é, a compulsão para pensar afrouxa, sendo substituída por uma serenidade desperta. Encontramo-nos plenamente conscientes, porém a mente não está rotulando o momento.
Este estado de não-resistência interior abre as portas à consciência não-condicionada, que é infinitamente maior do que a mente humana. Esta vasta inteligência pode então expressar-se através de nós e ajudar-nos, tanto interior como exteriormente. Por isso, ao abandonarmos a resistência interior, descobrimos frequentemente que as circunstâncias mudam para melhor.
Uma inteligência muito maior do que a mente passa a dominar tudo e, com isso, uma diferente qualidade de consciência influenciará as nossas ações. Quando você diz “sim” às coisas tal como elas são, você entra em harmonia com o poder e a inteligência da própria Vida. Só então você pode se tornar agente de uma mudança positiva no mundo.
Quando você passa a dar atenção ao Agora, cria-se um estado de alerta. É como se você acordasse de um sonho, o sonho do pensamento, o sonho do passado e do futuro. É tão claro e tão simples.
Não sobra lugar para criar problemas. Só há esse momento, tal como ele é. Não importa quão longa pareça a jornada, nunca haverá mais do que isto: um passo, um sopro, um momento.
. . Agora.