Olá dermeval saviani um dos grandes estudiosos que nós temos hoje na educação brasileira e que é o autor da pedagogia histórico-crítica pedagogia histórico-crítica pessoal tem duas bases muito importante eu vou até colocar aqui ó sabe né o saviani pedagogia histórico-crítica e vai dar para você pagar então nós temos como base o materialismo histórico-dialético vende Max engels materialismo o histórico a dialética e também a psicologia oxente a psicologia histórico e cultural Ouro abordagem histórico-cultural de vigotski tudo na mesma linha vigor bem Então são duas barras servem de fundamentos aqui dos dois grandes fundamentos da pedagogia histórico-crítica
em beleza agora a pedagogia histórico-crítica surge na verdade de uma síntese saviani faz uma análise sobre a educação tradicional e também sobre o escolanovismo educação renovada e ele vai encontrar ali nesse processo as deficiências da educação tradicional e as deficiências de escola novista escola novista na tentativa de superar a educação tradicional e promover mudanças positivas para o processo educacional também e acaba cometendo alguns problemas dentre eles o elitismo escola novista uma corrente que não ensina conteúdos e a classe Popular precisa dos conteúdos para viver dignamente a vida social no seu processo emancipatório partir do momento
que escola novista não propõe o ensino dos conteúdos ensino sistemático dos conteúdos nós temos aí uma falha nós temos aí um certo elitismo porque é um modelo de educação que não atende às classes populares a gente tem uma educação intelectualista de um lado tem que os conteúdos são ensinados mas eles não estão vinculados a prática social e de outro um excesso de preocupação com as experiências do aluno sem colocar o diante dos conteúdos sistematizados sem preocupação com esse ensino sistematizado os conteúdos EA síntese então para superar essa realidade é a pedagogia histórico-crítica bom então isso
é uma visão panorâmica aí um outro ponto importante é que o saviani vai estudar também uma corrente crítica né que vai denunciar o papel da escola que é corrente os teóricos na verdade é o as teorias crítico-reprodutivistas o colocar aqui ó são estudo uma das teorias o crítico-reprodutivistas que eu não sei se você já me viu falando sobre esse essas teorias em algum lugar dependendo do curso que você está fazendo Mas nós temos aí ele como principais autores dessas teorias Louis althusser Oi vó de lo é Christian baudelot na transa roja estabelecendo a França eu
ia na escola dualista o Louis altos é a teoria dos aparelhos ideológicos do Estado talvez a mais forte aí e o Pierre bourdier que não é um marxista mas também tem um olhar crítico sobre a educação e sobre o papel da escola e para esses teóricos preparam os membros dessa dessas teorias crítico-reprodutivistas A escola está determinada a simplesmente servir aos interesses do grupo hegemônico então escola seria uma reprodutora dos interesses no caso dos valores dos saberes da classe hegemônica e ao mesmo tempo uma reprodutora das desigualdades sociais em Alto serve tende a escola como aparelho
ideológico do estado que fica Limpo e esses valores reproduzir indo valores hegemônicos para as crianças durante o longo período e com isso a meio quilo cria ali sujeitos subalternos né sujeitos que vão simplesmente aceitar Aquele modelo de sociedade de educação como sendo o modelo adequado à escola estaria então determinada a cumprir esse papel em um a possibilidade de transformação a óbvio que essas teorias são importantes porque elas vão denunciar o que está acontecendo na realidade o papel que a escola está exercendo o entanto elas não oferecem uma solução você já escola é fica refém da
situação não acontece nada ela não tem condições de mudar essa realidade de lutar nada não não tem está determinado a cumprir esse papel o caso do Altos era ser um aparelho ideológico de Estado então o saviani tem a superação dessas teorias a essas teorias são chamadas de teorias críticas o sépticas com relação ao papel da escola a escola simplesmente reprodutora e vai ser assim a vida inteira vai ser uma reprodutora de desigualdades social eternamente o nosso precisamos mudar essa visão e com o saviani essa mudança acontece a então o saviani a ver e a possibilidade
é de a escola o exerc o papel e transformadora e transformadora se você já escola Pode sim na verdade sabe ele vai dizer o que tem escola ela pode ser tanto reprodutora de valores hegemônicos e saberes hegemônicos e cultura hegemônica como ela também pode ser uma instituição que defenda as classes populares e seus interesses vai depender da forma como ele está organizada e de qual é o papel que as pessoas que estão dentro da escola sumo então se eu tenho ali professores engajados com a realidade concreta que tem uma formação política e se interessam pela
emancipação da classe Popular Então essa escola ela começa a se organizar para promover a luta porque a escola é um espaço de contradições nós temos ali e interesses burgueses mas nós também temos as pessoas que estão dentro delas estão inconformados com esses interesses e vão lutar para oferecer uma educação emancipatória e a postura das pessoas que estão dentro da escola formação do O que é triste muito importante a escola estar organizada democraticamente com base numa gestão democrática valorizando O Popular tudo isso é contribuir para que a escola é se Organize para lutar contra esse determinismo
a Contra esse papel reprodutivista outra essa tentativa de manipulação da escola então a pedagogia histórico-crítica é uma pedagogia que oferece ação busca por transformação através da criticidade continuando base da formulação da pedagogia histórico-crítica tentativa de superar tanto os limites das pedagogias não críticas em casa pedagogias tradicionais pedagogia Renovada como também das teorias crítico-reprodutivistas como nós vivemos Não ela quer superar os limites de todas essas pedagogias postulando o empenho em analisar e compreender o racional a partir do desenvolvimento histórico objetivo a escola se torna um espaço de luta a pedagogia histórico-crítica procura reter o caráter crítico
de articulação com as condicionantes sociais que a visão reprodutivista possui vinculado porém a dimensão histórica que o reprodutivismo perde de vista como assim o caso dizer que a escola está determinada para ela é simplesmente servir a classe burguesa ou aos grupos hegemônicos é um pouco ingênua também porque se nós analisarmos a história a gente vai perceber que grupos que estão com menos poder em determinados momentos eles iniciam um processo de organização de luta aconteceu por exemplo com o burguês tão historicamente a gente vai perceber que grupos mais fraco se organizam para promover a sua revolução
isso vai continuar acontecendo faz parte do processo dialético a escola ela não vai ser eternamente refém ela também vai se organizar para lutar pelos interesses populares A então existe sim essa possibilidade continuando aqui importância da escola por quê que a escola é importante é a criança da classe Popular não contar com a escola como caminho e perspectiva para superar sua condição social originária ela não terá forças de sozinha buscar meio sem dialogar com a realidade social de dialogar com a realidade social na qual está inserida e essa criança da classe Popular precisa do que de
conteúdos como a gente vai ver que o olíbano defende também conteúdo ela precisa de ensino sistematizado ela precisa de um professor que realmente saiba ensinar com qualidade ela precisa de um currículo significativo ela precisa de um metro discussão nos séculos anteriores a ênfase das proposições educacionais centraram-se nos métodos científicos pautado em fundamentos filosóficos é só no século 20 em diante a infância desloca-se para o primado dos fundamentos psicológicos da educação que acarreta uma cultura escolar mais simplificada pautada nos processos de aprendizagem no caso Aqui nós temos como eu já comentei métodos científicos educação mais tradicional
ou seja muito preocupada com um método porque a ênfase está no conteúdo então a questão é como que eu ensino esse conteúdo vamos em busca do melhor método depois você aquilo 20 Pode ficar só Renovada preocupação se desloca para questão psicológica da educação como meu aluno aprende Como que é o estímulo que gere interesse nele mas é um desapego com a questão dos conteúdos e do mestre eu vejo aqui os dois lados são vulneráveis a síntese está Justamente na pedagogia histórico-crítica pedagogia histórico-crítica uma síntese aqui na superação desses dois blocos Bull o Tom A escola
é boa quando ela ensina quando ela ensina de forma sistemática em tal aqui a gente está superando a educação tradicional e também a educação renovar existe um método Existe existe o método óbvio que parte da prática social e chega até a prática social basicamente e o leva em consideração o que o aluno ver o que o aluno vive o que ele sabe seus conhecimentos prévios a visão que ele tem de mundo e a forma como ele interage com o mundo e a partir de todo o processo educacional eu dou uma outra condição esse aluno que
vai passar a ver essa mesma realidade de uma forma diferente dois se aluno que tem uma visão muito fragmentada da realidade ao final do processo ele tem uma visão elaborada ele adquiriu o conhecimento ele adquiriu felicidade e ele adquiriu a capacidade de interpretar a realidade é a ler escrever e interpretar de decodificar ele aprende as matérias escolares para entender melhor essa realidade e poder atuar nela de forma autônoma e com criticidade então parte da prática social e filhas também na prática social e da prática social para a prática social essa primeira prática social você pode
colocar é o ponto de partida e essa última que é o ponto de chegada aqui o sujeito apresenta uma consciência ingênua o palhaço Paulo Freire também nos ensina isso né então aqui sujeito ele tem uma visão da realidade dele mas é uma consciência ingênua aqui ele já alcançou uma consciência crítica é aquele alcançar uma consciência crítica à mas para que isso aconteça nós precisamos de processo educacional sistematizado apenas diálogos nos círculos de Cultura discussões sobre temas de temas geradores Não isso não é suficiente de acordo com o saviani de acordo com o Libânio também não
é então por exemplo na prática o ponto de partida ali né qual que seria o ponto de partida da educação Renovada é justamente a atividade ofereço atividade para o aluno para que ele realize atividade pontos partir daquele na educação tradicional prepara o aluno para ele ter acesso aos conteúdos e na pedagogia histórico-crítica ponto de partida própria prática social aquilo que eu ensino só tem validade se estiver vinculado à realidade social se o aluno puder utilizar para ter uma vida melhor para entender melhor aquilo que acontece fora da escola então as os pontos de partida são
diferentes dependendo da pedagogia e que estamos falando então o método passa eu não vou discutir ele já tá aqui com os principais pontos da ele parte da prática social Inicial ele passa pela problematização os tratar de uma educação crítica é um tratando-se de educação crítica e eu não quero simplesmente oferecer conteúdos prontos e acabados não eu quero que o aluno reflita eu vou valorizar o criatividade EA problematização faz parte desse processo passamos pela instrumentalização depois que ela katase que é o momento de efetiva incorporação dos instrumentos culturais trabalhados na vida dos alunos transformados agora em
elementos ativos da transformação social tudo que o aluno aprendeu e conteúdo dentro da ciência esses será útil para ele ele sabe utilizar isso agora no seu dia a dia na sua prática social e ele vai então para prática social final agora tendo desenvolvido uma consciência crítica o Gaspar impessoal Grande estudioso da pedagogia histórico-crítica os 5 passos que formam a didática da pedagogia histórico-crítica exigem educador uma nova forma de pensar os conteúdos estes devem ser enfocados sempre de maneira contextualizada em todas as áreas do conhecimento humano ele tem esse ano que este advém da história produzida
pelos homens das relações sociais de trabalho essa didática objetivo o equilíbrio entre teoria e prática a gente teoria e prática se relacionam na educação tradicional muita teoria nada de prática a educação Renovada muita prática nada de teoria nós precisamos de um equilíbrio entre teoria e prática envolvendo os educandos em uma aprendizagem significativa dos conhecimentos científicos e políticos Então essa dimensão política do saber a envolvida para que estes sejam agentes participativos de uma sociedade democrática e de uma educação política não existe sociedade a prática se não houver preocupação com a conscientização do sujeito caso contrário essa
democracia se torna seu do democracia e o que nós temos é uma elite que se sobrepõe à pessoas alienaram bem um discurso marxista mas sempre vale a pena gente esclarecer um E aí E aí [Música]