Princípios Básicos do Design Gráfico - Guia para iniciantes no design

59.51k views6300 WordsCopy TextShare
Leo Becker
Os princípios básicos de design que você precisa dominar para trabalhar com design e melhorar suas c...
Video Transcript:
nesse vídeo a gente vai falar sobre os princípios básicos do design gráfico que eu tenho certeza que se você estudar um pouco sobre eles seus projetos vão chegar a outro nível então agora bora pra tela que eu vou te mostrar um por um bom primeiro eu quero começar falando que existem e vários princípios e tem muitos autores que falam que são 12 15 7 6 enfim são você vai encontrar diversos realmente diversos e linhas de pensamento mas o que eu fiz aqui foi compilar os principais ao meu ponto de vista que são os fundamentos que
se você dominar vai melhorar muito o seu trabalho e vai deixar suas criações gráficas muito mais interessantes são 10 princípios o equilíbrio alinhamento contraste hierarquia ênfase repetição proximidade espaço negativo movimento e Ritmo outra coisa que você tem que ficar ligado é que esses princípios não agem separadamente e muitas peças que a gente vai ver aqui eles estão juntos eles estão operando da mesma forma na mesma peça basicamente eles se complementam então vocês vão ver que que tem muitos exemplos aqui que existem vários desses princípios atuando ao mesmo tempo bom agora vamos dar uma olhada em
algumas peças o primeiro princípio é o princípio do equilíbrio e o próprio nome já diz né a peça ela precisa ser equilibrada para que tenha harmonia e sendo bem simplista existem dois tipos de alinhamento o simétrico e o assimétrico o simétrico ambos os lados de uma imagem eles são iguais e o assimétrico um lado da imagem é diferente do outro isso não quer dizer que não se tenha equilíbrio você pode sim estar equilibrando uma criação mesmo que os lados não sejam iguais a gente vai ver alguns exemplos agora nessa imagem aqui por exemplo a gente
pode ver que nesta figura de baixo existe uma simetria né ou seja esses dois lados aqui são eh são iguais porém aqui em cima a gente pode ver que é diferente esse peso daqui tá diferente desse aqui e meso mesmo assim existe um equilíbrio na imagem porque que não necessariamente a gente precisa ter os dois lados iguais para que exista esse equilíbrio vamos ver uma outra imagem aqui mesma coisa aqui a gente tem um equilíbrio aqui nessa imagem porém Primeiro de tudo que os lados não são iguais vocês podem ver que existe esse pequeno ponto
aqui e essa grande caixa aqui e aqui atrás existe uma bola grande e uma bola pequena mas se eu olhar o conjunto do layout ele está equilibrado Esse é o ponto fundamental você não precisa fazer tudo igual dos dois lados porém manter esse cuidado de que se a gente tem um objeto grande aqui a gente tem que jogar com um obtin menor ali e a gente consegue fazer esse equilíbrio de várias formas pode ser com cor pode ser com medidas tamanhos pode ser com espaçamento a gente vai ver no longo desta aula aqui e outros
exemplos que vão aparecer aqui este aqui por exemplo é um mais simétrico ó porque ambos os lados são iguais ó se a gente dividir os dois lados são iguais dessa imagem e aqui a gente tem um centro bem distribuído faz com que o layout fique eh interessante e ao mesmo tempo simétrico então o equilíbrio da peça independe dos dois lados tá vamos mais um exemplo aqui a gente vê que essa palavra aqui ó para um lado esquerdo e esse pro lado direito faz com q a gente tem esse pequeno equilíbrio e aqui esse Y vocês
podem perceber que esse Y aqui que ficou um pouco desequilibrado ele equilibra com esse ponto aqui dá para perceber equilíbrio gente é fundamental na hora de tá criando a gente tem que jogar com os elementos podem ser um pequeno elementin às vezes só um pequeno elemento ó só essa essa pequeno coraçãozinho já faz com que o nosso olhar se distribua na peça A gente tem outros princípios lá adiante que vai mostrar mais isso mas o equilíbrio faz isso olha aqui ó aqui a gente tem dá para notar uma enorme de uma peça desse lado esquerdo
só que a gente tem um stom aqui em cima a gente tem um pequeno elemento aqui em cima que faz que gera esse equilíbrio na peça vocês podem perceber que a gente se não tivesse esse lado aqui a peça pender pro lado esquerdo e como a gente tem o stocom aqui ele I aqui a gente pode ver também que existe um equilíbrio assimétrico né a simetria perfeita entre perfeita não mas os dois lados tem tem iguais se a gente se a gente inverter essa imagem aqui a gente pode perceber que ela é igual né esse
mesmo desenho aqui vem para esse desenho de cá então é interessante ver isso aqui é uma coisa bem orgânica mas olha como o equilíbrio aqui tá presente também a gente a gente tem esse grande pedaço vocês podem perceber que existe um pedaço que chama bastante atenção aqui e ele é menor né Vocês podem perceber que ele é menor que essa parte porém como ele tem essa puxada maior aqui esse bloco essa massa visual aqui ela acaba se se equilibrando com essa massa aqui vocês podem olhar quando a gente olha ela tá equilibrada não necessariamente ser
simétrico tem significado de ser equilibrado uma peça pode ser equilibrada tendo coisas diferentes aqui mais um exemplo tudo jogado cada um para um lado isso aqui poderia ser simplesmente reto né a gente poderia ter isso eh retinho aqui seria perfeito mas não então a gente tem esse jogo para lado esse jogo para outro e aconteceu um equilíbrio é no desequilíbrio de uma peça né assim no no no jogo entre as formas a gente tem que buscar tá sempre equilibrando ela segundo eh princípio é o alinhamento alinhamento gente para mim na minha opinião é um dos
principais princípios que existem porque se a gente tem uma peça bem alinhada no mínimo alinhada ela já já vai ter um conforto visual maior e vai se tornar muito mais interessante a gente vai ver vários exemplos agora dos alinhamentos Primeiro de tudo eu quero contextualizar quais são os tipos de alinhamento que a gente tem a gente tem os AL elentos horizontais né que são eles todos os elementos alinhado a uma linha esquerda então aqui a gente tem todos esses elementos aqui alinhadinho à esquerda a gente tem todos os elementos alinhados ao centro a gente também
pode ter tudo alinhado à direita e a gente tem os alinhamentos verticais que a gente pode alinhar tudo por cima tudo pelo meio e tudo por baixo basicamente São esses os alinhamentos de objetos e a gente tem os alinhamentos de texto que também podem ser pela esquerda pelo meio pela pela direita e a diferença dele para os objetos é que a gente tem o justificado a gente também tem o justificado em elementos a gente também pode jogar elementos justificados numa numa eh numa composição Tá mas é que aqui no texto fica mais eh nítido porque
a gente tem aquela principalmente nas ferramentas de edição de texto e tudo mais a gente já tem aquele bloquinho ali né de de tornar eh o texto justificado vamos começar uns exemplos aqui olha só aqui a gente tem alinhamento à esquerda todos os alinhamentos à esquerda alinhamento à esquerda ó tá vendo e a gente pode perceber que existe um Grid aqui né que tudo tá ó aqui tem uma linha deixa eu apagar essa linha aqui a gente tem uma linha imaginária alinhadinha tudo aqui ó tudo tá alinhadinho por aqui tudo tá alinhadinho por aqui ah
Léo mas aqui tá alinhado diferente sim porque aqui na verdade é um menu né se você perceber isso aqui é um menu é uma área diferente aí tudo bem a gente vai ver lá lá adiante que tem uma um dos princípios é princípio da proximidade vocês vão perceber que isso faz é faz sentido tá aqui ó tudo alinhadinho à esquerda nesse aqui a gente tem vários tipos de alinhamento a gente tem um alinhamento à esquerda a gente tem um alinhamento à direita nessa peça Aqui de baixo aqui volta a ser à esquerda E aqui volta
a ser direita ou seja esses dois objetos aqui tão alinhados à direita e esses dois objetos aqui estão alinhado à esquerda Podemos sim Léo trabalhar com vários tipos de alinhamento na mesma peça Com certeza tá as regras gente são são feitas para serem quebradas desde que vocês conheçam as regras vocês entendam dessas regras para conseguir realmente quebrar elas e que fique um visual atrativo a gente tá falando de design gráfico né então o design gráfico tem por premissa tornar informações mais acessíveis e de uma forma Clara para decodificação ou seja para quem olhar para essa
peça conseguir ler entender o que tá escrito nessa peça então aqui a gente tem eh então é por isso que existem esses tipos de né princípios e essas ferramentas que nos ajudam a fazer isso aqui outro exemplo alinhadinho à esquerda aqui alinhada à esquerda tudo alinhada à esquerda e só isso aqui é alinhada no meio ó tá vendo que se existisse aqui uma Opa Se existisse aqui aí isso aqui tá alinhado ao meio ó ao centro da peça e aqui tá tudo alinhadinho a esquerda não vai ser nessa aula que a gente vai falar sobre
Grid deve aparecer aqui um algum czin algum canto se não apareceu ainda porque eu não gravei essa aula mas é Grid você pode trabalhar com você pode notar que existe aqui tem todo um alinhamento né ah Léo Mas por que que isso aqui não poderia ser de repente um pouquinho aqui pro lado por quê Porque se isso aqui não respeitar se não tiver nenhum outro elemento que também tenha esse mesmo alinhamento aqui visualmente vai ficar não vai ficar sólido né visualmente a gente vai perceber que existe algum erro então é por isso que grande maioria
da galera que tá começando a trabalhar com design gráfico erra é nesses alinhamentos não não cuida de alinhar coisas que são parecidas no mesmo lado aqui uma peça de rede social eu trouxe para muitas pessoas que estão vendo isso de repente trabalh com rede social a gente tá vendo aqui alinhamento à esquerda alinhamento à esquerda mesmo que esse dia aqui esteja andando um pouquinho pra frente mas a grande maioria da área dele ó A grande maioria da área dele tá mais pra esquerda mesma coisa alinhamento à esquerda E esse aqui tá alinhado à direita tá
bem distribuído a gente vai ver também outro princípio fala disso mas vocês podem olhar aqui tem uma ordem de leitura mesma coisa aqui linha da esquerda tá vendo que o ponto de baixo aqui tá alinhado com esses aqui tem uma linha imaginária aqui cuidem sempre isso tracem linhas imaginárias e alinhem as coisas isso fica organizado fica confortável de ler uma peça e aqui um alinhamento ao centro né todas as peças a peça alinhada ao centro com essa objeto que transpondo ele para dar uma um ritmo diferente na peça aí contraste também para mim elemento importantíssimo
muitas peças são mal feitas porque tem pouco contraste e a gente consegue fazer contraste de várias formas a gente pode ter um contraste entre medidas tamanhos Então pode ver que por exemplo entre esse copo e essa xícara existe um contraste de tamanho certo existe um contraste de cor essa aqui é Rosa esse aqui é verde então Existem várias formas de criar contraste vamos dar uma olhada aqui contraste existe tem dois tipos de contraste aqui muito óbvios primeiro deles é o tamanho de tipografia né Ó o tamanho desse tipo aqui e Ó o tamanho desse tipo
aqui vocês percebem que acontece uma leitura mais fácil né de primeira o nosso olhar já chama atenção aqui e depois para cá mesmo que a ordem de leitura seja da esquerda pra direita a gente tem uma melhor leitura primeiro disso aqui para isso aqui porque existe um bom contraste se essa tipografia fosse um pouco maior com menos contraste ou seja eh uma diferença menor entre essas duas já dificultaria a leitura porque quando a gente olhar pra peça a gente não sabe por onde começar a ler ela falta hierarquia Nós já vamos ver o que que
é hierarquia também mas basicamente é o contraste Então a gente tem um contraste grande de tipografia tanto daqui para cá também ó vocês podem ver que tem um tamanho bem pequenininho aqui embaixo e outro e outro contraste que a gente tem é a cor né então a gente tem um super um verde limão no fundo e um preto por cima só que como um verde limão mais claro uma uma cor bem clarinha a gente tem o preto que contrasta com ela então fica fácil ler né fica de fácil leitura aqui ao mesmo tempo que a
gente também tem o outro princípio que é aquele princípio do alinhamento vocês podem perceber que tá alinhado à esquerda aqui né então por isso que eu disse que lá no início do vídeo que os que os os princípios eles estão sempre se apoiando um no outro e a gente vê vários princípios na mesma peça contraste de tipografia e contraste de cor aqui também né então aqui podem ver que tem tem congratulations e tal e aqui tem uma tipografia bem diferente Podem perceber uma tipografia bem diferente é por isso que a gente consegue ver a gente
olha uma tipografia serifada e quando vê pum uma tipografia feita escrito à mão né mais fininha isso gera um contraste e a gente tem um belo de um contraste do amarelo com o preto um dos maiores contrastes contrastes que tem na cor né então a gente tem dois tipos de contraste aqui que ficam bem Claros a informação aqui eu trouxe porque eu acredito ã ser uma falta de contrato né vocês podem ver que o Size in the park aqui aqui no preto e no azul a gente tem pouco contraste Olha como fica difícil de ler
claro que como é grande né qu a gente tem um tamanho grande a gente consegue perceber mas o contraste de cor aqui ele é ruim pode ter sido proposital né a gente não sabe qual é a essência do projeto mas aqui a gente já tem uma dificuldade e aqui a gente tem já contrastes de texto também né então o tamanho disso aqui perto desse tamanho aqui e perto desse tamanho aqui e ainda perto desse aqui existem três três três blocos né três camadas de informação que a gente vai decodificando de forma diferente em tempos diferentes
a gente chama isso de hierarquia então o contraste gera hierarquia também e A Hierarquia gera contraste né uma coisa bebe da outra aqui a gente tem um contraste do fundo também né então esse esse estilo aqui que é o gradient map que a gente usa muito né que usa essa cor no fundo facilita demais escrever em cima Então a gente tem um contraste bom aqui do branco com fundo e também tem um contraste do título e o subtítulo se esse subtítulo fosse um pouco maior já ficaria bem mais difícil da gente tá e tendo esse
essa visão né Fácil de da informação aqui mesma coisa amarelo no preto e tipografia grandona para uma tipografia menor e aqui menor ainda e aqui menor ainda tá vendo vai os contrastes entre as coisas vai tornando isso de fáil leitura e e mais interessante a peça mais um exemplo aqui aqui não é cor né a cor são as mesmas mas eu trouxe também questão de tamanho a medida aqui uma medida menor do que esse aqui dessas três aqui e também de tipografia né o grow aqui é uma tipografia completamente diferente dessa aqui ela é uma
tipografia super orgânica com formas orgânicas que contrasta com essa informação aqui que ela é super quadradinha uma tipografia quadradinha então gera bastante contraste te dá esse sensação gostosa de ler próximo é o repetição o que que é o repetição aqui repetição pode pode se desdobrar também em padrões tá é um dos lembra L atrás que eu falei que alguns autores falam de padrão e também falam de repetição é um pouco confuso nisso mas eu vou vou explicar aqui vai ficar bem claro para te entender o importante é você entender e usar isso tá não é
saber não é nada acadêmico aqui repetição que que acontece repetição quando a gente pega um elemento por exemplo olha só essa peça aqui esse elemento Branco ele se repete na peça tá vendo pode ser que de maneiras diferentes aqui tem tá de um lado aqui tá do outro mas ele se repete o que que acontece quando a gente repete um padrão ele cria uma unidade na peça é um artifício né é um uma maneira que a gente tem de tá criando uma ID entidade de tá criando uma expressão visual uma sintaxe visual quando a gente
faz isso então Eh aqui a gente tem vários e tem outros princípios também né a gente tem o princípio dos alinhamentos a gente tem o princípio de contraste lembra que que a gente tem aqui repetição também ó a gente repete aqui tá vendo que ele ele repete esse elemento e na repetição do elemento acaba transformando isso numa num visual né a gente olha para isso olha aqui a distribuição do elemento aqui ó isso por por se repetir várias vezes acaba tornando a peça uma peça que chama atenção por isso daí a questão do padrão tá
no momento da repetição se a gente repete um um um elemento várias vezes e de uma forma consistente a gente pode estar criando padrões então vocês podem perceber que esses tijolinhos por exemplo aqui é feito de um padrão que é a repetição de um elemento né várias vezes aqui mesma coisa Olha acontece uma repetição do objeto várias e várias formas e isso acrescenta na na identidade né do elemento mesma coisa aqui mesmo que sejam diferentes a gente tem uma repetição de elementos isso torna um gráfico isso faz com que a peça tenha uma alma né
ela tenha eh uma identidade baseada nesse princípio princípio importantíssimo também proximidade cara a proximidade ela tem a ver com hierarquia e ela também tem a ver com contraste olha essa peça aqui ó aqui ó tá vendo que aqui existe um bloco de texto aqui existe um bloco de informação aqui existe um bloco de informação aqui embaixo existe outro bloco de informação aqui existe outro e por que que a gente percebe Exatamente isso porque os objetos Estão próximos Ou seja a gente consegue gerar Essa ordem de leitura a gente consegue gerar essa organização visual porque a
gente vai aglomerando os tipos de conteúdo e a gente tem a tendência o nosso cérebro ele fica as formas e decodifica as formas quando elas estão ficando juntas umas das outras Então se a gente tivesse separado um pouco esse mass e mas festival por exemplo aqui para baixo já ficaria Opa será que eu leio isso aqui primeiro Será que eu leio isso será que entende então quando a gente vai unificando as formas que são parecidas vão vai ficando mais fácil da gente decodificar informação mesma coisa aqui ó a gente tem uma super de uma informação
aqui a gente tem essas informações aqui informação aqui informação aqui são pequeninhos blocos e esses blocos de informação essa proximidade entre os elementos faz com que a gente fique fácil de ler então Toda vez que você for fazer um layout Pense nisso ó vou eu vou juntar pequenos elementos e vou diagramar esses elementos de uma forma que não fiquem espalhados assim sem uma ordem e ao mesmo tempo aqui também nessa embalagem a gente tem alinhamento pode ver que aqui é um elemento justificado ó alinhamento alinhamento tá vendo que tudo isso tá alinhado E justificado ó
se tu pegar tudo esse objeto tá alinhado justificado ao mesmo Ponto que aqui tá alinhado tá alinhamento justificação proximidade aqui olha um elemento outro bloco de elemento outro bloco de elemento e se tu pegar menor ainda aqui tem um bloco de elemento aqui tem um bloco de elemento e aqui tem um bloco de elemento a proximidade se se esse ícone tivesse muito longe disso aqui a gente já não faz faria essa conexão já ficaria uma conexão diferente Opa esse ícone acho que não faz parte então por isso que é importante ter essa hierarquia a gente
vai falar já da hierarquia agora mesma coisa aqui ó pedacinho de bloco aqui outro pedacinho de bloco outra informação Vai juntando as informações e essas informações vão ficando fáceis de ler espaço negativo espaço negativo é muito pouco utilizado para quem tá iniciando por um lance de medo a pessoa fica com medo de ter que completar alguma coisa sendo que não sabe que o espaço negativo faz parte do Design não ter nada em algum local faz parte daquilo ali então por exemplo nesta embalagem tá vendo que existe um mega de espaço em branco aqui ó por
que que existe esse espaço esse espaço em branco ele tá de propósito aqui ele tá de propósito para criar esse esse clima de sofisticação esse clima assim de simplicidade né de minimalismo a gente tem uma pequena informação aqui em cima abre-se um um grande ato né um espaço gigante e um pequeno informação aqui embaixo n Então esse espaço em Branco faz parte do jogo mesma coisa a gente tem alinhamento a gente tem os agrupamentos n tá vendo que que a cada vez que você vai descobrindo novos novas regras né ele ele vai se tornando cada
vez mais claro para ti no design ó um mega do espaço em branco aqui ó Mega espaço em branco Olha a hierarquia aqui olha Olha o contraste que tem do nothing aqui é o tamaninho da tipografia aqui em cima ó aqui a gente tem um alinhamento justificado e ao mesmo tempo a gente tem um alinhamento no meio aqui né Centralizado Olha o espaço em branco aqui existe um espaço que não está completo mas ao mesmo tempo a gente pode completar o peixe aqui né ó isso a gente usa muito marca né em logotipos Inclusive a
gente vai ter uma aula de Gestalt se não tem marcado em algum canto aqui vai ter um um cardozinho de gestalte que fala bastante disso também né que nosso nosso olho primeiro ele ele o nosso cérebro decodifica a informação inteira para depois ver as partes é por isso que a gente vê um peixe aqui porque se a gente for ver as partes Na verdade é um s né E aqui é um I que tem um cvo para dentro com uma bolinha na verdade não é um peixe mas o nosso como a gente conhece nosso cérebro
conhece o forma de um peixe ele olha um peixe aqui também a gente vai ver isso detalhadamente nessa aula aí que é bem importante também espaço em branco Ó tamanhão do espaço poderia ter várias coisas aqui não nossa usou espaço em branco para gerar interesse né para gerar eh nosso olho vem para cá quando a gente olha para cá Olha nossa que legal P tu olha para isso te dá uma uma sensação de de importância mesmo né de levar o olhar do espectador né do do usuário da peça para ali aqui também olha ess praço
em branco e o espaço aqui ele diz alguma coisa né Ele fala ele tem uma voz dentro do da peça Mesmo não tendo nada então deixe espaços em brancos utilize do espaço em branco que vai te ajudar demais mesma coisa aqui deixa eu botar aqui que eu consigo ver mesma coisa aqui ó super espaço um Quadradão tá vendo podia ter podia mas não mas a peça ela é assim e ela fica bonita assim e aqui mais um exemplo também né da da figura fundo né da da hora de se completar a imagem tá vendo que
a gente vê um garfo e vê uma ao mesmo tempo uma garrafa apenas com a silueta porque o nosso cérebro reconhece o garfo e reconhece também a garrafa e também seguimos as linhas de a alinhado Apesar daqui tá desalinhado tá isso aqui eu eu não deixaria passar Se fosse eu que fizesse a peça eu alinhar outra coisa legal aqui ó tá vendo seguindo a deixar o espaço em branco formando ali a lâmpada um mega de um de uma peça hierarquia mega mega mega importante entre os top da importância odeio essa palavra top mas tá Olha
a hierarquia aqui por vários tem várias tipos de de hierarquia aqui primeiro a gente tem uma hierarquia de cor né então a gente tem o que que a gente primeiro vê aqui a gente vê esse amarelo esse laranja Amarelo Não né Esse laranja no fundo porque ele vibra ele tem um contraste grande né apesar do resto ter pouco contraste acho que esse foi a foi a ideia da da peça então uma peça ser um super contrastada aqui com esse laranja e menos contraste No resto mas hierarquia a gente vê isso e hierarquia serve pra gente
ter uma ordem de leitura da peça Qual é a segunda coisa que a gente vê aqui a tipografia grandona então a gente olha primeiro para isso ver o fundo brilhante ver a tipografia aqui e só depois a gente vai para cá mesmo que a gente saiba que existe uma informação aqui a gente não não nos força a ler né quando a gente olha para isso primeira coisa que a gente vê o fundo e o texto grande e essa hierarquia por ter o contraste ter um contraste grande entre Esta fonte e esta aqui se cria uma
boa hierarquia na peça aqui mesmo sendo uma confusão que que a gente consegue perceber aqui primeiro de tudo a gente lê o Break da frente por várias razões tamanho a medida dele ser grande e a cor contrastada com fundo gera essa hierarquia para depois a gente ler lá atrás também que tem o Break tem várias eh peças jogadas mesmo que com uma peça super poluída a gente ainda tem uma bela D hierarquia e aqui se mant tem o lance dos alinhamentos ó tá vendo ó tem ele tem tem uma ordem uma lógica alinhada né aqui
também hierarquia que que a gente primeiro vê nessa história aqui po nosso ponto focal vai ter ponto focal lá adiante mas o yakut gigantesco né é essa é o lance da peça e depois a gente cara a gente dá uma olhada aqui também né tem a segundo yakut aqui também aí depois por segundo momento a gente vem para essas informações secundárias aqui eu diria mais ainda que a gente Lê isso aqui eu acho e Lei isso aqui também né ficou bem bem interessante mas a peça principal é o yakti aqui um grande contraste e poder
da hierarquia também Novembro Azul é a primeira coisa que a gente Lê para depois ler eu deixo preconceito para depois ler isso aqui Podem perceber e ainda faltou eu faria um pouquinho diferente de adicionar um pouquinho mais de contraste aqui né de repente um bold para que aqui não parecesse tanto né porque vocês perceberem essas duas aqui estão bem parecidas em em medida e tamanho então isso fica um pouco diferente e aqui também eu acho que pecou um pouco no alinhamento tá poderia ter sido um pouquinho mais alinhado não faz sentido não ser alinhado aqui
não tem nada na peça aqui se isso aqui fosse tá tudo bem Léo vamos jogar um pouquinho mais para cá porque se se eu jogar só um pouquinho tem pouco contraste isso vai vai parecer um erro em vez de um uma jogadinha e esse negócio aqui começasse aqui aí tudo bem Ó Porque daí eu criei criei uma unidade aqui né criei criei uma relação entre as peças mas não então aqui parece um erro mesmo movimento aqui começa a ficar algo fica um pouco mais complexo de entender e tu vai ter que treinar né a gente
vai ter que treinar um pouco mais o olhar mas o movimento nada mais é do que através de um através de um de um desenho estático a gente conseguir gerar a sensação que existe movimento mesma coisa que esse selo aqui em cima tá vendo é uma coisa estática mas vocês podem perceber que como com o andar das Barras parece que tá caindo né Então essa é a ideia aqui por exemplo a gente tem essas ranhuras na tipografia isso nos dá a sensação de que o pegou largou está andando né então é um recurso visual e
e gera essa essa esse dinamismo na peça aqui essa super linha aqui essa essa flâmula né que anda na peça olha como ela gera gera movimento na peça né gera fluidez ela ela tá andando a peça não tá estática e aqui também lembrando temos alinhamentos e temos hierarquia de informação primeiro a gente vê isso aqui depois a gente vê isso aqui e depois a gente vê isso aqui olha o movimento disso no fundo essa coisa toda tracejados na peça ó tudo alinhadinho à esquerda lindão e aqui alinhadinho também Olha como a gente divide os agrupamentos
uma informação outra informação outra informação outra informação ó como fica fácil e aqui outra informação ó fica fácil de ler fica bem distribuída ó também te dá essa sensação de expansão de som de vibração e não tem movimento nenhum né É É uma imagem Só através desse recurso de fazer com que a gente tenha essa sensação né olha só essa imagem Mega jogada Mega colorida com os elementos soltos Olha o dinamismo que isso dá olha parece que isso tudo tá andando tá se mexendo né esse é o movimento no design e aqui é mesma coisa
muito pouco parecido com com o ícone que eu fiz ali a gente tem esse movimento de entrada das peças através do desse dessa etapa que acontece aqui no meio aqui também feito ó um pequeno Gradiente o gradiente o gradiente já já dá essa sensação pra gente né de de um lugar a outro então aqui nessa peça olha olha a dinâmica né parece que as peças elas estão parece um frame de um vídeo com os que essas bolinhas estavam andando ênfase ênfase tem a ver com hierarquia tem a ver com contraste tem a ver com a
gente a gente pode dar ênfase de várias formas viu como as coisas elas se conectam elas tão tudo a ver uma coisa com a outra é difícil de separar é que a gente tem essa esse modelo de ensinar ter que dividir as coisas né separar elas mas na verdade todos os os princípios eles andam junto eles estão misturados né então isso é que nem jogar futebol né jogar futebol tu corre tu dribla tu domina tu chuta tudo ao mesmo tempo né tudo mas tu treina eles separados ó a ênfase diz o seguinte a gente vai
dar ênfase a alguma coisa no teu design o olhar do teu da pessoa que tá vendo o teu design tem que ser chamado primeiramente para algum canto então a gente pode perceber que através da cor aqui se deu ênfase nessa parte né nesse peso aqui tá vendo a gente olha primeiro para cá L mas isso tem a ver com hierarquia tem a ver com a hierarquia a ênfase gera hierarquia olha aqui aqui é bem explícito né ele deu ênfase através do desse recurso de Blur né de de fosco né deixou Esqueci a palavra em português
que é Blur que é desfoque ficou desfocado para dar esse direcionamento no olhar nosso aqui para pro meio aqui a gente tem também tá vendo ó que tem ele fez só um peixe diferente só uma cor diferente tudo Tá bonitinho quando vê tem esse aqui que muda de posição inclusive então ele dá uma ênfase tu olha olha para isso aqui tu vai olhar para isso aqui Claro tu vê primeiro o laranja né mas tem uma ênfase na ideia né existe uma ideia aqui que e vocês podem perceber que essa ideia aqui é azul azul azul
azul azul azul tem um card aqui que fala de cor tá e a gente vai falar de cor numa aula e usaram cores aqui complementares ou laranja ou azul por isso que girou essa que também tem a ver com contraste a aqui a ênfase Olha como o contraste que gerou uma ênfase grande aqui no no desse lado de cá quando a gente olha para essa peça a primeira coisa que a gente olha é isso aqui né uma ênfase grande nisso através da desse contraste do azul e o e o vermelho aqui ó tudo muito minimalista
e nosso olhar vem primeiro para essa peça grandona aqui né depois para cá então gera uma hierarquia ênfase e VM o ritmo Léo Qual é a diferença do Ritmo pro movimento é bem difícil de perceber e é bem isso não é matemático Tá mas é que o movimento ele é um movimento que que a imagem traz já o ritmo é qual é o exatamente uma a palavra né qual o ritmo que tá esse movimento como se repete esse movimento qual é o qual é o ritmo que tem esse movimento mostrar que vai ficar fácil ó
e tá vendo que que tem um a gente percebe que o ritmo dessa dessa peça ela é Ela tem aqui o laranja aqui tem laranja aqui tem laranja aqui tem laranja a gente percebe se existisse mais peça para cá a gente conseguiria replicar ela sabendo por quê Porque a gente sabe que tem um ritmo eu sei que vai ter um verde da daqui a pouco vai ter o verde de novo eu sei que tem um roxo que daqui a pouco vai ter um roxo novo então eu sei que o roxo estaria aqui também é sei
que o roxo estaria aqui existe um ritmo tanto tanto nas cores quant quanto na jogada das imagens ó tá vendo que que a gente sabe a gente sabe qual o o Tom que essa história vai ter no decorrer né mesma coisa aqui então a gente tem aqui um quadradinho aqui ficou bem fácil de ver né então a gente gente sabe que existe uma coisa um pouco caótica aqui mas mas tem o ritmo se a gente seguisse essa peça para cá a gente poderia dizer que aqui seria vermelho passava um pouco também aqui também seria vermelho
né aqui teria uma outra imagem roa Então esse é o ritmo se a gente tem uma imagem que tem bastante ritmo ela torna a imagem interessante de se olhar dinâmica diferente olha essa aqui bem complexa bem difícil de fazer né de de de perceber como foi feita né E ela também percebe ela nos dá esse Tom né de um fininho o mais grosso aí o mais grosso um fininho um gigante um fininho cores e vai dando para nós esse esse tom de como é que é a imagem e por último exemplo é esse aqui né
fica fácil também de ver que é uma peça que tem a gente percebe que tem essas ondas aqui ó E essas ondas elas geram para nós esse esse visual né que a gente poderia estar replicando ela também depois sabendo facilmente tocar o ritmo desta música né se isso aqui fosse uma música inclusive isso aqui realmente é uma música e arte visual é um é um cartaz de de música bom eu espero que essa aula tenha plantado uma semente para ti esclarecido algumas dúvidas ter expandido um pouco o seu repertório e eu quero que você também
pesquise alguns livros eu deixei aqui embaixo uma descrição de livros legais que falam sobre esse assunto para você se aprofundar Lembrando que não é simples realmente de Ah entendi tudo o lance é praticar Então comece a praticar nos seus projetos começa a olhar para esses para esses significados aqui para esses vieses para essa essas regras e começa a perceber isso no trabalho de outros profissionais se você não é um designer se você é um professor se você é um é qualquer outra área que tá usando o design né para tá ali diagramando suas apresentações fazendo
seus próprios materiais aí da do seu negócio cuide isso cuide material alinhado cuide essa questão das cores questão de hierarquia que aos pouquinhos você vai perceber que é como tocar um instrumento né então Existem algumas regras se seguir dessas regras você vai ter bom resultado legal se você gostou desse conteúdo diz aqui embaixo para mim o que que você achou comenta para me ajudar chegar mais pessoas deixa um joinha se inscreve no canal que tem muito conteúdo de qualidade gratuito aí para est ensinando design e criatividade para mais pessoas fechou tamo junto beijo no coração
Related Videos
Illustrator Tutorial Completo - Aula de Adobe Illustrator para Iniciantes
1:40:14
Illustrator Tutorial Completo - Aula de Ad...
Leo Becker
15,065 views
COMO VIVER DE DESIGN - O GUIA DO SUCESSO NA CARREIRA
15:45
COMO VIVER DE DESIGN - O GUIA DO SUCESSO N...
Leo Becker
4,311 views
Color Psychology - Complete and updated class on the Meaning of Colors
54:17
Color Psychology - Complete and updated cl...
Chief of Design
107,100 views
Criando Design Gráfico NÍVEL DE AGÊNCIA
17:42
Criando Design Gráfico NÍVEL DE AGÊNCIA
Q28a™ // Graphic Design
97,680 views
Etapas para criação de um projeto de marca
1:12:27
Etapas para criação de um projeto de marca
Mattheus Moura
2,195 views
Graphic Design Basics | FREE COURSE
1:03:05
Graphic Design Basics | FREE COURSE
Envato Tuts+
1,763,766 views
Gestalt no Design Gráfico
59:57
Gestalt no Design Gráfico
Leo Becker
15,231 views
Curso Grátis de Design Gráfico 2024 Completo do Zero ao Avançado
27:59
Curso Grátis de Design Gráfico 2024 Comple...
COISAS DE DESIGNER
16,776 views
10 COISAS que deixam seu DESIGN com cara de AMADOR
13:38
10 COISAS que deixam seu DESIGN com cara d...
Nadine Fronza
20,896 views
PRINCÍPIOS de um criativo para MÍDIAS SOCIAIS
13:34
PRINCÍPIOS de um criativo para MÍDIAS SOCIAIS
Nadine Fronza
11,960 views
⚠️ 10 FATAL MISTAKES in Logo Design / Marco Creativo
28:02
⚠️ 10 FATAL MISTAKES in Logo Design / Marc...
Marco Creativo
119,509 views
Designer gráfico autodidata: o que aprender?
10:31
Designer gráfico autodidata: o que aprender?
Nadine Fronza
48,979 views
Como COMEÇAR no DESIGN GRÁFICO em 2024? TUDO que eu faria!
9:45
Como COMEÇAR no DESIGN GRÁFICO em 2024? TU...
Nadine Fronza
60,030 views
Processo criativo IDENTIDADE VISUAL de um estúdio criativo
24:53
Processo criativo IDENTIDADE VISUAL de um ...
Nadine Fronza
64,167 views
Figma Slides: A Nova Era das Apresentações - O Fim do PowerPoint?
10:15
Figma Slides: A Nova Era das Apresentações...
Leo Becker
71,345 views
Grid: Parte I – Layout, composição e padronização.
13:06
Grid: Parte I – Layout, composição e padro...
Marcelo Kimura
64,774 views
Aula #01 - Como utilizar a Sequência de Fibonacci no design gráfico
1:04:58
Aula #01 - Como utilizar a Sequência de Fi...
Leo Becker
31,777 views
NÃO FAÇA ESSES CURSOS DE DESIGN GRÁFICO ANTES DE ASSISTIR ESSE VÍDEO (Analisando cursos famosos)
28:42
NÃO FAÇA ESSES CURSOS DE DESIGN GRÁFICO AN...
Tavrs
12,386 views
30 ÁREAS QUE DESIGNERS PODEM TRABALHAR! (gráfico e digital)
17:46
30 ÁREAS QUE DESIGNERS PODEM TRABALHAR! (g...
Mika Serur
152,729 views
FUNDAMENTOS DO DESIGN | DESIGNER INICIANTE
12:27
FUNDAMENTOS DO DESIGN | DESIGNER INICIANTE
Hericky Alencar
54,974 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com