bem vindos ao nosso falando nisso número 150 neste canal youtube agradeço a todos vocês mais de um milhão de views mais de 21 mil inscritos isso que começou como uma brincadeira promovida e produzida pela banda Buli, Helena, Mathias chegou a uma dimensão assim que está assim quase fora de controle, são muitas as perguntas são muitos as pessoas participando fator muito contente com com essa com essa experiência, pra assim marcar o número 150 eu queria fazer um um primeiro anúncio que é a inauguração vamos dizer assim de um falando naquilo e que vai ser uma espécie de complemento de parceiro do falando nisso destinado a assim nossões mais introdutórias questões mais seriadas sobre psicanálise sobre a obra do Freud, sobre obras do Lacan porque a gente tem recebido muitas questões em torno de como é que eu começo a ler o Freud como é que eu começo a ler Lacan, que percurso que poderia ser proposto então em vez da gente ir salpicando essas perguntas no falando nisso vamos abrir o falando naquilo que vai ser uma experiência vamos dizer um pouco mais coordenada nas perguntas e nos temas que vamos tentar assim desenvolver e dividir com vocês isso é o reconhecimento de que no fundo o nosso público aqui que é que é duplo se divide sendo um público mais especializado aos alunos de pós graduação que tem questões intrincadas e querem levar essas questões mais a fundo e é um público mais iniciante e ou às vezes que não é não é da área e que que gostaria de ter assim um algumas intituições iniciais para falar de psicologia, psicanálise e de psicopatologia. Parece assim mais razoável fazer uma uma Spaltung uma divisão pra trazer então outras pessoas para o debate né pra gente tornar assim o falando nisso mais inclusivo e vamos fazer essa experiência proposto pelo arquipensante Buli é que está imaginando então o que seria esse novo programa eu aqui só obedeço então vou seguir ordens e vamos em frente no falando daquilo mas o falando nisso então não acaba mas ele vai ter então uma edição única semanal e para comemorar os 150 volumes do falando nisso nós vamos iniciar uma promoção, uma promoção que é o seguinte, o senhor Vitor Hugo Cardoso acaba de receber um livro, um livro que eu tô lançei aí há 3/4 dias e "Reinvenção da intimidade: Políticas do sofrimento cotidiano" então Vitor se você entrar em contato com a nossa produção a gente vai enviar para você como um presente esse trabalho e vamos fazer isso então com os próximos seis falando nisso em cada falando nisso a gente vai vou considerar que isso é uma espécie de sorteio a gente vai doar um livro para quem acompanha a gente para quem segue o programa há mais tempo né, então ta aqui o livro Vitor por favor entre em contato como o Buli da produção e vou tentar responder a boa pergunta que você fez, a pergunta fundamental sobre o signo, significado e significante para a psicanálise lembrando que o Freud tinha um conceito básico de toda a sua metapsicologia que era o conceito de representação de Vorstellung né, então a representação objeto, representação coisa, representação palavra toda a economia psiquica pro Freud estava pensada com esse conceito que o conceito de representação. O Lacan olha pra isso e considera que esse conceito ele tem problemas ele vem da filosofia idealista, ele vem da filosofia mentalista, ele aponta para um certo entendimento do que que é a subjetividade né como uma instância assim capaz de representação das coisas, ele não gosta muito dessa dessa ideia que vem lá do associacionismo em inglês é combinada com as influências que o Freud recebeu do Kant.
Pra redescrever as coisas o Lacan dá um passo pra trás e diz olha a experiência psicanálise é uma experiência de linguagem, a gente trata os sintomas, a gente reverte os sintomas a partir da fala, portanto a gente precisaria trabalhar com conceitos que se fossem atinentes à fala e portanto o campo mais geral da linguagem, e assim que ele chega nessa ideia tão assim importante de que o inconsciente se estrutura como uma linguagem, que é uma hipótese que ele vai desenvolver principalmente entre 1953, seminário 1, em 1960, seminário 7, e com um período conhecido como retorno à Freud nesse período ele vai chegar na idéia de que o inconsciente e ele é uma forma social, ele não é um lugar, ele não é um depósito mas ele é um efeito das trocas sociais em um efeito de que essas trocas são simbólicos, de onde veio essa idéia vem do Lévi-Strauss vem de um livro chamado "Estruturas elementares de parentesco" que ele lê e aí ele intui que o inconsciente não precisa ser um fato assim mental individualizado obligado a ideia de representação mas ela pode ser pensado como um sistema de trocas ou como uma função simbólica. Mas qual seria então o suporte fundamental dessa função? A noção de signo que é emanente ou que aparece ligada à definição do campo da linguagem estabelecida por Ferdinand de Saussure nesse trabalho chamado "Curso de linguística geral" na verdade é um são aulas que lhe deu e que os alunos compilaram onde ele sintetiza um novo método para entender e estudar a linguagem, chamada então método estrutural, esse método começa pela divisão entre fala de um lado e lingua do outro, são as duas superfícies que formam a linguagem né fala e língua e ela diz também que a linguagem é um sistema des signos um sistema de signos e a gente poderia pensar assim como é que a gente define um signo, eu tenho uma definição que é um signo é aquilo que representa algo para alguém, um signo possui duas partes diz o saussure então imaginem um traço né uma barra que o Lacan vai dizer olha essa barra muito importante porque essa barra ela representa como se ela representasse o que o Freud chamou de recalcamento, o que o Freud chamou de negação, o que o Freud falou chamou de separação entre a consciência e o inconsciente, então olha como é esse esquema do signo ele se aproxima do que a psicanálise vinha falando sobre as instâncias psíquicas, mas para o Saussure a linguagem é um sistema de signos onde cada signo tem o seu valor dependente de todos os outros e que portanto se a gente muda a posição de um signo muda-se altera-se a posição de todo o sistema e onde um signo depende do seu valor diferencial para outros signos, portanto ele não tem valor em si, se a gente olhar para um determinado signo e perguntar olha só o que que esse signo significa a gente não vai conseguir encontrar, a gente tem que entender que o signo opera relações com outros signos assim como o Freud falava que a representação liga-se com outras representações formando cadeias Lacan vai pegar essa idéia e exatamente, a gente tem uma cadeia onde o ponto de ligação da cadeia não é o significado mas é o significante, essa bipartição vai estar la no Saussure né, a gente define um significante como a imagem acústica da palavra, será que é o som será que é que são os fonemas que constituem essa palavra pato dois fonemas individualmente pa e to não tem sentido algum mas ele são diferenciais para uma lingua específica no caso o português, quando a gente junta elementos dessa primeira articulação que é uma articulação não semântica né, não denotada de sentido entre si a gente forma palavras pato né um animal faz "qenqen" que engendram então relações entre o significante, a imagem acústica, e o seu conceito ou significado, essas são duas formulações que aparecem no curso linguística geral, o signo é definido como uma espécie de círculo com duas setas, uma em cada direção, que unem significante e o significado e nas relações de um signo com outro signo a gente vai ter duas articulações, a articulação de produção de significância ou de valor ,ou seja as ligações não dotadas de sentido e as relações que induzem a significação, então juntando vários signos eu chego na significação por exemplo de uma frase, de um parágrafo, de um livro, de um texto, de uma enciclopédia e de um discurso ao final, então todas essas noções elas são derivadas elas são mais simples de signo que compõem então compõe-se então de um significante e um significado, mas isso la no Saussure, o que vai acontecer é que o Lacan vai subiverter, ou vai ler, ou vai se apropriar da noção de significante que está na linguística, que ta na antropologia estrutural, que defini o método estrutural de uma maneira muito peculiar, ele vai introduzir por exemplo a idéia de que ele vai tirar esse esse círculo que envolve e defini a unidade do signo, ele vai tirar as flechas e elevar introduzir a hipótese de que o significante tem primazia sobre o significado, é a concatenação dos significantes que determina os efeitos de significado e de significação, com isso ele vai avançar a ideia de o inconsciente se estrutura como uma línguagem e dentro da linguagem é a dimensão do significante que representa o desejo inconsciente no seu movimento metonímico ou os sintomas provocados como condensações como formações defensivas e realização de desejo é que tenho uma estrutura metafórica, então metonímia e metáforas são dois modos do significante se articular com o outro significantes, então aquilo que era uma lógica de signos no Saussure passa a se tornar uma lógica de significantes no Lacan lembrando então que o significante pode ser decomposto, ele pode ele pode ser reduzido ao fonema, que são essas esses elementos não dotados de de significação e que se combinam para a produção e definição de um significante, um exemplo interessante da autonomia do significante, na condução e no suporte para o desejo, a gente vai encontrar nas formações do inconsciente como por exemplo o esquecimento de nomes próprios, o Freud vai a uma cidade na itália ser chamado Orvieto vê um os afrescos dessa igreja e ta viajando pelos Bálcãs e vai contar então isso pra um companheiro e eles a não deixe de ver os tais afrescos que foram pintados por e daí ele esquece o nome do pintor, a gente vai dizer olha isso é uma formação do inconciente, é um esquecimento, há um motivo para esse nome ter sido esquecido e é muito interessante porque ele está esquecido mas ao mesmo tempo a gente sabe que sabe, ele está em algum lugar, ela sabe que ele passou naquele lugar, daí o Freud se impõem então um método da associação livre para recuperar o que?
A lembrança, o Lacan vai dizer para recuperar uma articulação significante que está interrompida, mostrando então como recalcamento é no fundo a ao descompasso desligamento a perda da ligação entre os significante, então ela associa em qual é o pintor na catedral não será que Botticelli não será que é Boltraffio, eles não, interessante isso né como que a gente sabe que não é aquele se a gente não está sabendo qual que é não ta conseguindo lembrar o nome efetivo, aí o Freud diz olha só Boltraffio e Botticelli me fazem pensar na cidade da Bósnia Herzegóvina chamada Trafoi, nessa cidade Trafoi, Boltraffio Trafoi, olha significante aí passando de um para o outro Trafoi é o lugar onde eu recebi uma notícia ruim de que uma paciente veio a falecer e que e que eu talvez tenha negligenciado, fatores orgânicos que estava em jogo aí ele se culpa por isso e daí ele segue a associação e diz puxa Bósnia Herzegóvina é um país muçulmano, os muçulmanos são um povo que prezam muito a sexualidade e ele se lembra então de um de uma paciente que diz olha doutor eu estou impotente, sem isso a vida não vale a pena ser vivida e então ele associa que os muçulmanos dão muito valor para a sexualidade e os muçulmanos dão muito valor para um médico, e chama o médico de Herr, chama o médico de senhor em alemão né, e daí o Freud nota que esse Herr já tinha aparecido nas associações dele, Bósnia 'Herr'zegóvina e ele diz Herr lá, Herr aqui, puxa agora que eu estou aproximando essas associações eu vejo que várias delas me conduzem a dois temas a sexualidade a paciente que morreu porque ele talvez não deu muita muita importância para as causas orgânicas ou o muçulmano que é que faz uma declaração nesse sentido e do outro lado a morte, quando ela faz essa ligação ele lembra do pintor da catedral de Orvieto que se chama Signorelli, signore em italiano Herr em alemão, então havia uma relação entre esses termos que explica as associações livras que ocorrem em torno dessa lacuna, desse espaço em branco causado pela ação do inconsciente tudo isso então, argumenta o Lacan, podia ser obra de uma maquinária de representações, de ideias mas ao mesmo tempo pode ser demonstrado como uma determinação materialista da linguagem e o funcionamento significante que vai enlaçando todos esses pontos levando então herr, signore, doutor para a cadeia associativa em termos de significantes por parte do Freud. Espero ter dado um exemplo que junta então a noção de signo, de significado e de significante. Quem quiser a quem quizer receber os livros aqui que a gente tem inscrito basta também escrever no Acheronta Movebo, um abraço.