A Poética de Aristóteles: mímese, verossimilhança e representação

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las hojas muertas y otras hojas
link para a imagem do quadro do Magritte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/b9/MagrittePip...
Video Transcript:
uma pessoa ser outro vídeo na internet bom no vídeo de hoje então ah eu vou falar um pouco mais um vídeo um pouquinho diferente dos outros vídeos aqui do canal mas enfim eu vou fazer ele mesmo assim a primeira coisa esse vídeo não é uma aula tá que isso fique claro a segunda coisa eu não vou falar do livro como um todo eu falar de algumas partes específicas para poder fundamentar aqui há a discussão que eu quero levantar e agora terceira coisa porque eu resolvi fazer esse vídeo já que vai ser diferente dos outros eu
resolvi fazer esse vídeo quando eu estava conversando com um amigo meu e ele me disse que não gostou da metamorfose do kaká porque ele não achou um livro ver o cicinho e daí lembrei que outra pessoa já tinham dito essa mesma coisa há muito tempo atrás assim por sua vida será que as pessoas sabem o que é verossímil na literatura e eu acho que muitas vezes não a gente vê essa palavra mas acaba ali sabe é desbaratinada no meio do texto inferno contexto mas então por conta disso resolvi fazer este vídeo para poder explicar um
pouquinho o que eu entendo como sendo eram semelhantes só que pra eu falar da verossimilhança eu vou ter que falar de um conceito chamado me meses e por falar nesses dois conceitos e vou ter que falar de um cara chamado aristóteles que escreveu este livro arte poética que é um livro que o ano passado eo ele agora poder fazer esse vídeo como eu disse pra você não vou falar desse livro como um todo eu falo algumas partes dele o livro inteiro mas o que interessa agora são alguns trechos específicos da primeira coisa que se deve
saber sobre o arte poética esse não é um livro teórico sobre poesia não livro teórico sobre a arte não é um livro teórico sobre literatura e porque não ao livro teórico sobre essas coisas em primeiro lugar porque ele não te oriza sobre nada ele não se organiza de uma maneira a teorizar a desenvolver argumento o raciocínio acerca do fazer artístico do fazer literário e o segundo motivo pelo qual ele não é considerado pelo museu não considero ele um terço teórico sobre esses assuntos é porque não foi feito para isso daqui é um texto prescritivo que
eu quero dizer com isso quer dizer que o estoque isso foi me falou bom quem quiser escrever uma roupa eu vou ter que fazer isso vai ter que usar esses elementos por causa disso disse que quiser fazer uma tragédia vai ter que fazer isso usar esses animais causa disso disse isso então que o ex top 10 não vai te organizar sobre as coisas e vai ensinar como fazer as coisas no caso aqui européias e tragédias pois é poder fazer isso vai ter um momento em que ele vai conceito a verossimilhança e meses só quero falar
dessas duas coisas tróia estoques e vou ter que voltar um pouquinho e falar sobre a minha tese é um cara chamado platão e um cara chamado total que você já deve ter ouvido falar é a minha sina é uma coisa boa porque a minha tese é nada mais nada menos do que a imitação da realidade pois quando você pegar um livrinho do platão chamado que publica em um determinado momento em que ele fala que a república que é esse lugar ideal onde as pessoas deveria morar não teria lugar para os poetas e quando disponível aqui
vou me referir a eles com artistas estou falando de uma maneira geral e por que que ele não daria lugar pra esse tipo específico de pessoas porque para ele essas pessoas afastariam cada vez mais os outros da realidade verdadeira pois bem pegar lá já deve ter ouvido falar de um de um conceito chamado né da alegoria da caverna caso você não tenha me falava que rapidamente o que o mundo é mais ou menos o seguinte a caverna onde de costas para a entrada de frente para a parede algumas pessoas estão passando lá fora da caverna
quando essas pessoas passam na frente da caverna a luz do sol bate sobre elas e projeta sombra dela na parede pra que essas pessoas estão olhando as pessoas de dentro da caverna olha só que as pessoas de dentro da caverna vem essa sombra refletida e acreditam que aquilo é um do real que o mundo consiste naquela sombras que na verdade não são a realidade são a sombra daquilo que é real que está fora da caverna e qual é o objetivo do ser humano de uma maneira geral o objetivo de ser o ano de uma maneira
geral é conseguiu deixar de encarar a parede pra poder olhar para a realidade que está atrás dela a idéia é que acontece que ele quer dizer com tudo isso ele quer dizer que o mundo é um simulacro que o mundo é um decalque que o mundo é uma imitação de uma realidade maior e qual é o problema com tudo isso o problema com tudo isso aqui se o mundo a limitação a arte é a imitação de uma imitação portanto se quanto mais limitações tiverem entre uma pessoa ea realidade verdadeira digamos maior vai ser disse não
sei que essa pessoa vai ter essa realidade portanto os artistas não são bem vistos pelo platão porquê porque esses artistas colocam empecilhos eles fazem coisas que impedem que essas pessoas enxergam em aquilo que é o real verdadeiro é porque quando você faz arte você na verdade está copiando uma cópia é negócio atribuídas três camas também o marceneiro vai fazer uma cama então ele imagina cama que é real pra fazer uma imitação dessa cama no mundo físico no mundo da realidade objetiva que é o mundo em que nós vivemos há uma questão aí pinta essa cama
acontece ele vai estar imitando a imitação da cama real portanto ele vai estar mais distante da realidade como um todo e isso era mal visto pelo plantão pois bem dito isso daí vem um carinha chamada stop eles e fala olha eu não concordo muito bem com isso e porque ele não concorda muito bem com isso porque vejo esse é o mundo e se daquilo que eu estou aqui você está é o mundo nesse mundo existem pessoas chamadas artistas que resolvem fazer retratos de ensino estão fazendo imitações de cimento só que tem um problema é segmentação
nova habitação fidedigna porquê porque essa imitação resulta justamente do contato do artista com o mundo o que eu estou querendo dizer com isso que eu estou querendo dizer é o seguinte o próprio estoques mínimos e não é imitação mímese é representação arte não imita a realidade a arte representa o que a realidade é para o artista então o artista entrou em contato com o mundo julga esse mundo através de uma coisa que a gente chama subjetividade ea partir daí ele faz a gente perceba que já muda um pouco a pois bem que decorre dessa mudança
que aparentemente a mudança simples mas não é tão simples assim que decorre disso decorre que se a arte não é uma imitação da realidade mas sim uma representação que o artista faz da realidade a arte grosso modo não precisa da realidade isso quer dizer que a arte é uma coisa autônoma né não estou falando que a arte pode ser feito assim do nada não o artista entrou em contato com a realidade mas a água só surge depois que esse contato já foi estabelecido essa realidade já foi treinada é que esse artista vai produzir arte e
arte na verdade seria uma alteração da realidade através do olhar do artista né e essa alteração daria pra art esse status mais mais livre da realidade daria para a arte a esse status mais mas de de liberdade mesmo com relação à já há a relação à realidade ai que não precisa exatamente da realidade para poder existir lá precisa do artista e da subjetividade do artista pois bem de si nesse sentido então a representação artística ela seria justamente um movimento ela seria vista como um movimento que se que expõe a distância que existe entre o objeto
artístico e a realidade te à qual ele se refere então o livro seria o resultado da distância que existe entre a realidade e que o livro pronto pois bem e é justamente por conta desse conta dessa nova conceituação de muse que o aristóteles vai definir o que é dele da autonomia desse objeto artístico que ora estoques então vai definir o que é verossimilhança ea verossimilhança seria justamente essa capacidade de julgar esse objeto artístico outono de acordo com a sua estrutura interna né com a estrutura artística com os elementos internos que é constituem essa obra artística
essa obra literária que isso quer dizer vamos pensando agora no caso da literatura um texto é e deve ser julgado como verossímel ou não a partir da construção interna de si próprio texto nessa construção interna e temática do próprio texto é que define ou não a verossimilhança dele no caso foto aqui para dar um exemplo mais claro porque quer ver o símio o grego santa acordar como um certo monstruoso porque o livro diz que isso é meio assim você não pode falar que ele está mentindo porque dentro daquela realidade que o livro constrói que o
capital usou dentro dos elementos do kaká usou para construir a realidade da metamorfose uma pessoa acordar com um inseto nosso uso é uma coisa impossível de acontecer tanto que aconteceu com ela vamos pensar que ninguém pode dizer que aquilo não tinha assim como ninguém pode dizer que aquilo é verdade no nosso mundo porque o carta constrói uma realidade diferente mas ao mesmo tempo ao mesmo tempo tem pouco pautada na nossa para poder desenvolver ali a história que dentro desses elementos que ele teria é ver o senhor né então a representação que o kaká dá pra
esse ato pra esse fato que pra nós é insólito ali dentro é muito possível tanto que já aconteceu com é só com o congresso e eu vou dizer um pouco mais sobre isso quando fazia o edital metamorfose ou seja é importante para a obra literária agora falando aqui em termos literais apenas é importante que ela seja coerente com relação a si troca é por lei um item importante para uma obra é criar uma realidade possível dentro da nossa realidade objetiva por que é tão fascinante você lê uma história de amor que aconteceu no século 18
por que justamente por não ter acontecido no nosso mundo ela pode acontecer repetidas vezes ao longo de toda a história né nesse sentido então essa minha essa representação ela não seria circunscrita dentro do plano da verdade mais dentro do plano da possibilidade criada através dessa construção literária dessa construção artística que existe dentro do próprio texto e da ocepar e um trecho em que o ar estoques diz o seguinte é preferível o possível persuasivo ao possível não persuasivo ou seja o artista tem que pegar o impossível para nós ele tem que pegar aquilo que não é
possível que aconteça no nosso mundo mas ele deve trabalhar e se impossível de modo amplo que utilizando artifícios que fazem com que esse impossível para nós seja possível dentro de si o bis desse objeto artístico que no caso é um livro para ficar um pouquinho para eu vou aqui pegar um trecho do capítulo 9 da poética capítulo nossa intitula história poesia e ele diz o seguinte pelo que fica dito atrás é evidente que não compete ao poeta narrar exatamente o que aconteceu mas sim o que poderia ter acontecido o possível segundo a verossimilhança ou a
necessidade ou seja não adianta nada o cara escrever um texto x pautado apenas nossos moldes aqui cotidiano semanais porque isso às vezes atrapalharia o desenvolvimento do texto pois bem o historiador e poeta não se investiu é não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo inverso diferem entre si porque um escreveu o que aconteceu no caso o historiador e outro escreve o que poderia ter acontecido por tal motivo a poesia mais filosófico é de caráter mais elevado que a história porque a poesia permanece no universal ea história
estudo apenas o particular universal é o que tal categoria de homens diz ou faz em tais circunstâncias segundo o verossímil o ou seja há um livro servir o símio ele não precisa contar aquilo que aconteceu mas ele precisa conhecer você que aquilo que não aconteceu poderia acontecer é isso o que a definir essa questão da verossimilhança em literatura e é isso que você deve ter em mente quando alguém pega um livro fantástico e acho aquele livro bom por exemplo metamorfose se você vai pegar é uma história que pra gente é meio sem sentido um cara
acordar transformar num externo incerto nosso uso mas o kaká constrói o texto a partir do qual aquilo essa essa metamorfose que o grêmio sofre se torne possível né se a gente for faltar no nosso julgamento proteção literário com base só no nosso mundo a gente vai falar que a metamorfose não presta a gente vai falar com o texto do borges não presta que o texto do cortado não presta a gente vai falar que as intermitências da morte de josé saramago não presta a gente vai falar que foi lá a jangada de pedra também chamado não
presta esse tipo de coisa mas porquê porque a gente está focado na nossa realidade quando na verdade quando a gente leu um texto literário a gente tem que esquecer um pouquinho da nossa realidade e se focar na realidade que o texto constroem o texto faz com que exista e é isso o que conceitua a realidade só para encerrar assim agora me veio uma coisa na cabeça sobre essa questão a autora da representação e da habitação e tal já ter ouvido falar do quadro do remador chamado oito regiões em baixo que em português ficaria a atração
dessa imagem mais que todo mundo conhece como é esse não é um cachimbo ou isto não é um cachimbo a imagem de um cachimbo inscritos em paripe embaixo de uma maneira realista aquilo é um cachimbo é um cachimbo que está desenhado aí mas o que o rene magritte nos diz como é essa pintura que olha isso que vocês estão vendo não é um cachimbo isso é uma representação de um cachimbo né então eu vou deixar o link dessa imagem lá embaixo para você poder visualizar melhor ela entender mais ou menos quanto falando que veja uma
foto não é a habilidade ea representação da realidade um quadro não é a realidade é representação da realidade por mais realista que seja esse quadro e vai ser o real ele vai ser aquilo que o real representa o artista tanto que se você for pedir pra 15 artistas diferentes retratarem a mesma coisa esses 15 artistas vão retratar a mesma coisa de maneiras diferentes porque a subjetividade é uma coisa particular de cada um portanto há a criação artística de cada um mas diferente da dos outros né então assim o quadro vai deixar de ser mais estapafúrdio
o - estava tudo enfim por conta disso não porque ele vai a gente tem que olhar para esse quadro inserido dentro de uma verossimilhança própria do artista do mesmo modo olhar pra metamorfose com nossos olhos de quem olha o mundo objetivo é uma história estapafúrdia sim mas a gente tem que olhar a história estapafúrdia dentro do contexto em que ela acontece esse fato insólito tem que estar trabalhando dentro do contexto em que ele acontece como é o caso da metamorfose porquê porque o kaká vai constante toda uma uma matéria literária que permite que uma pessoa
acorde metamorfoseada em um certo gigantesco pois bem eu não vou falar mais nada porque esse vídeo deve ter um enorme e assim novamente não estou ensinando sobre a verossimilhança e sobre onde estão só falando algumas alguns pontos que o aristóteles é um livro que recomendo sim mas assim não vá pensando que o melhor lino seu que não tem muitos pontos a que é um livro choque porque sabe aquela coisa que vai ficar falando só olha faça isso não faça aquilo que faça isso não faça aquilo em um outro momento é que ele vai acabar diz
correndo com uma profundidade um pouquinho maior sobre esses conceitos de verossimilhança e denise enfim eu espero ter um efeito claro nesse vídeo porque assim eu fiquei realmente preocupado quando as pessoas quando comecei a pensar que algumas pessoas podem não saber o significado dessas duas palavras em literatura tá então enfim se não ficou claro pelo amor de deus me diga nos comentários que eu vou tentar explicar de uma outra maneira mas enfim penha sempre isso em mente o texto deve ser considerado ver o sine ou não a partir da construção de texto nos oferece bom é
punir é com isso que a gente tem que jogar um texto com o próprio texto se o texto tivesse uma coerência interna uma coisa interna então é grossinho senão aí já não têm como alvo uma defesa ali pra ele enfim eu acho que vocês se você gostou do vídeo não esqueça de curtir e compartilhar caso você não tenha gostado não esqueça de dizer lá embaixo que não gostou se você está aqui do meu canal muito obrigado pela sugestão caso você não esteja escrito não se inscrever também lá embaixo é esse tal braço gestor até o
próximo vídeo tchau
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