Unknown

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bom então retomando né nosso estudo do Levítico eh a gente lembra que o o livro o livro Levítico ele é um código sacerdotal e como um código Ele é cheio de regras práticas de condutas de procedimento E se a gente faz uma leitura eh assim muito Rida do Liv a gente acaba se perdendo num conjunto dehes e dificilmente vai conseguir retirar a essência do Liv o fio condutor quer dizer qual é o sentido daquele conjunto de normas daquele conjunto de regras daquelas especificações todas Então a gente tem tentado aqui fazer um voo panorâmico um voo
concêntrico né a gente vai várias vezes Dando volta Dando volta Dando volta e aproximando cada vez mais nas voltas do do nosso alvo Até que a gente possa examinar alguns versiculos mais específicos do livro né Eh não precisa nem dizer que a temática central de qualquer livro bíblico é o criador e a relação do Criador com a criatura a temática bíblica é o aspecto religioso da vida aspecto religioso no sentido de relacionamento n da de um fluxo que se estabelece de Deus para com a criatura e da criatura para com o criador Então Deus está
sempre subentendido e na verdade o livro Levítico né ele tem um um nome muito muito interessante né porque o nome que os hebreus dão para os livros geralmente é a primeira palavra do livro então o primeiro livro que a gente chama de Gênesis é chamado de belti no princípio que é a primeira palavra que ocorre e aqui a primeira palavra de Levítico é e ele chamou ele Deus chamou Moisés então o livro chama vai Crá e chamou Deus a Moisés é curioso isso porque já deixa implícito a temática central do livro que o Abraão Joshua
foi um grande filósofo judeu ele tem um livro que fala Deus em busca do homem há uma ideia aqui é essa Deus buscando a criatura tá indo ao encontro da criatura da criatura que se afastou que entrou num processo sucessivo de afastamento nós já comentamos ISO aqui desde lá do Éden né os processos de afastamento foram se dando até chegar um extremo em que Deus precisa buscar com muita intensidade eh precisa buscar com muita força mesma a criatura tamanho o afastamento que ela se encontra do Criador então aqui essa primeira palavra e chamou o Deus
né vai crar é uma palavra forte né o livro eh diz de um chamado né de um chamamento divino de um pai clamando pelo filho essa que é a ideia isso é muito essa esse tema é muito importante que é um tema que Jesus vai utilizar demais né Ele conta muitas parábolas do pai de família a a própria parábola do do Filho Pródigo né o pai afetuoso amoroso buscando chamando eh tentando encontrar o filho quando ele ainda se tá longe ainda né o filho tava longe tava afastado e o pai sempre procurando se aproximar Então
essa ideia tá sempre perpassando o livro Deus procurando o homem Aí vem uma outra ideia Central do livro Levítico que é o templo que aqui não é templo de pedra é Tabernáculo é uma tenda o nome dessa tenda é curiosa muito curiosa A Tenda porque o nome dela é tenda do encontro olha como é que tá casadinho né Deus procurando o homem e pede a Moisés para que construa uma tenda que nós vamos chamar de Tabernáculo e nessa tenda se dará o encontro o encontro de Deus com o povo o encontro de Deus com a
criatura e o encontro do dos próprios membros da comunidade porque em torno daquela tenda eles se reuniam né e viviam uma experiência Comunitária que é muito forte isso é muito importante nós temos que imaginar nós estamos numa sociedade oriental de quase 3.000 anos atrás em que essas noções de indivíduo carteira de identidade CPF título de eleitor isso não existe né essa noção de indivíduo isso não faz parte dessa cultura oriental de 3000 anos atrás ela é uma cultura Comunitária você só só é alguém se você pertence a isso é muito forte Então nós não podemos
perder de vista também essa noção comunitária A Tenda do encontro mas nós já falamos muito aqui sobre a tenda O Tabernáculo as implicações finalizamos no último Levítico até com questões proféticas do Tabernáculo né etc hoje nós vamos falar do segundo grande tema do Levítico que é o sacerdócio e o terceiro grande tema são os dons mediados Quando eu digo dons mediados eu já falo da função do sacerdote qual é a função Se a gente pudesse resumir numa palavra né Qual o papel do sacerdote no Levítico e qual papel do sacerdote no velho testamento dos sacerdotes
né porque não é um sacerdote o os sacerdotes essa porque eles têm muitas atribuições eles têm muitas funções eles têm funções inclusive sanitárias né a pessoa que é leprosa se ela se curar ela tem que se apresentar ao sacerdote Somente depois que o sacerdote der o veredito de que aquela pessoa tá purificada de que ela tá livre da lepra ela pode ser reintegrada à vida social à Vida Comunitária Então embora eles t muitas atribuições eles têm um papel só o papel dos sacerdotes é mediação então eles estão entre o povo e Deus intermediando não é
então os sacerdotes são intermediários mas não no sentido de médium porque essa função median de médium cabe mais ao profeta não é a função do sacerdote é é mediadora num num sentido mais prático mais pragmático Deus quer se encontrar com a sua criatura com as suas criaturas Deus quer se encontrar com a comunidade por qu porque ele quer dispensar dons bens dádivas mas ele precisa de um canal de um de intermediários que possam canalizar esses bens até o povo Essa é a ideia Central Esse é o tripé né Tabernáculo sacerdote dádivas né ou os dons
os dons de Deus e quando o povo procura o tabernáculo quando o povo oferece sacrifício quando o povo ora quando ele se aproxima ele participa das festas sagradas quando ele faz tudo isso ele tá buscando dons tá buscando alguma coisa de Deus receber algo de Deus né É E e aqui eu incluo os dons Inclusive a presença Divina né é experimentar a presença Divina é uma dádiva é um dom também né que se está buscando e que Deus quer oferecer Então essa a temática Geral agora vamos entender de deu esses três semos Cis né que
aí a gente pega essas linhas essas colunas mestras quando a gente for descend vai entendendo as coisas que é o que nós vamos fazer aqui agora aí alguém vai fazer a primeira pergunta por que mediadores precisa de mediadores Por que que esse contato não se faz direto né Essa é a grande pergunta e para responder essa pergunta eu já vou misturar aqui terceira Revelação segunda Revelação com primeira né se a gente pergunta isso para um Rabino ele vai dar uma resposta que tá dentro só da primeira Revelação né então aqui nós como nós estamos fazendo
um estudo conjunto utilizando doutrina espírita evangelho e Velho Testamento a gente consegue fazer essas sínteses mais mais largas n quando Emanuel se refere eh ao ao velho testamento ele ele diz assim ó é por isso que a par do Evangelho está o velho testamento tocado de clarões Imortais para a visão espiritual de todos os corações uma perfeita conexão reúne as duas leis que representam duas etapas diferentes do Progresso humano tá importante a gente gravar isso tá no no acaminho da Luz Capítulo 7 duas etapas do Progresso humano lá na frente ele vai especificar essas etapas
ao longo do acaminho da luz na época do velho testamento nós não podemos entender que velho testamento é só Moisés né Já falamos sobre isso velho testamento vai de Adão até o último profeta Zacarias então ter um período aí de mais de 1500 anos muito mais né quase quase 3000 anos 4000 anos né 4000 anos Moisés é um um centro uma central ade mas você tem todo um um período isso representa a infância espiritual da terra Então qual é a etapa infância quando chega Jesus maioridade então a humanidade já tá com se fosse o Brasil
ma que a maioridade Judaica é 13 anos a nossa é 18 então a humanidade teria com 18 anos responsável ela passa a responder quando chega a doutrina espírita maturidade não é mais um jovem né agora é um maduro se é uma etapa diferente do Progresso humano nós precisamos entender que as soluções que serão dadas pelo Levítico são soluções para fase de Infância espiritual da humanidade isso é importante soluções para Aquela fase é porque senão todo mundo vai fazer uma pergunta eu vou falar um tanto de coisa aqui no final você vai se perguntar assim mas
por que que a espiritualidade ensinou e deixou as pessoas praticarem e acreditarem nessas coisas para depois fazer um processo reverso de desconstrução para que que ela construiu para depois desconstruir é a mesma pergunta nós podemos fazer com uma pedagoga Por que que você cria todo uma espécie de jogos pedagógicos de atividades para criança e depois quando ele já tá na idade da abstração que ele não precisa de você desconstrói Exatamente porque a atividade concr que tá na fase infantil ela aponta ela evoca o que será feito no futuro Esse é o segredo então quando a
gente volta pro Levítico a gente vê que tá tudo ali tudo que o espiritismo já tá falando já tá lá tudo que Jesus falou já tá lá mas no estado de germ que não podia ser desenvolvido ainda né mas aquilo tinha um propósito o a palavra que me veio aqui agora tinha uma direção Aquilo tinha uma direção caminhava num sentido visava um alvo e é por isso que Paulo quando vai falar disso tudo aqui ele diz assim quando eu era menino eu falava como menino eu comi com um menino eu me vesti com um menino
agora que eu não sou mais menino eu tenho que deixar as coisas de menino para trás então nós imaginemos mesmo se você pegar só a sociedade Hebraica só o povo Judeu reconstruir o templo hoje e ficar lá levando bezerro hoje será que a Comunidade Internacional Será que Israel conseguiria manter isso hoje milhares de animais sendo sacrificado por dia não cabe mais eles mesmos têm essa consciência não é então foi dada uma solução pedagógica que apontava para uma realidade mas que era adequada a uma época do desenvolvimento da humanidade Então a primeira observação que a gente
faz né Ou seja a medida que a humanidade foi crescendo ela foi percebendo a razão de tudo aquilo o sentido oculto de tudo aquilo o sentido espiritual que estava por trás de uma prática material como nós vamos perceber né Vamos imaginar uma seguinte situação né Será que no mundo ditoso tem médium psicógrafo vamos imaginar numa Esfera do Cristo uma esfera de anjos tem psicógrafo eles não têm nem corpo vai ter Lápis e Papel não é não tem nem corpo como o nosso n é então daqui milhões de anos nós vamos olhar para essa história toda
de um lápis uma psicografia fal Meu Deus do céu el estavam atrasados né tá precisando a gente já não precisa mais desse tipo de comunicação é não é esse nível aí já não existe necessidade desse tipo de comunicação já é a comunicação se dá de maneira que a gente já nem imagina né Né o tipo de comunhão né então Aqui nós temos que pensar da mesma maneira da mesmíssima maneira n Então vamos falar das soluções Por que um medi Porque o povo era infantil o povo não estava preparado para um contato direto com a realidade
espiritual Essa é a questão então nós temos que fazer um trabalho de preparação do Povo através do mediador é o que nós vamos ver aqui n que a gente perceba a questão de sagrado santo não tem nessa época a conotação ética que tem hoje então se eu falo Santo hoje eu tô imaginando um padrão ético de moralidade de alto nível não é isso aqui isso tá implícito aqui tá implícito mas não não é a tônica santo é o oposto de profano Então a primeira coisa que vai ocorrer é uma delimitação de territórios eu terei o
território do Sagrado do sacro do Santo e o território do profano por porque no profano Eu tenho algo que é a vida material e não só a vida material não é um problema a vida extremamente materializada e esse é o problema esse é um problema a vida material não é problema nenhum né Depois nós vamos falar sobre isso aqui que toda a religiosidade bíblica ela é uma religiosidade do cotidiano e nenhum momento da escritura nem mesmo o Novo Testamento somos aconselhados a afastar-nos da vida cotidiana pelo contrário a iluminação vem da vida cotidiana não é
Vem da vida cotidiana você se ilumina é na mesa de refeição é na casa é pescando é trabalhando é fazendo atividades Opa tá quente esquentou né a pessoa se ilumina nas atividades do cotidiano não é no sentido de profano contrária cotidian porque essa ideia de se isolar de sair do mundo isso é uma deturpação isso não cabia na vida Hebraica você não é iluminado porque tá distante da vida pelo contrário você só é iluminado se tiver totalmente conectado à Vida aos menores gestos da vida Olha que interessante isso mas o sentido aqui é que Deus
Deus e esse é a o contributo né a contribuição do povo hebreu para o mundo essa é a contribuição Deus é esse ponto dizer eu posso estar enganado não fiz uma uma pesquisa assim tão Ampla né posso estar equivocado mas desconheço divindades totalmente imateriais na antiguidade você pega Zeus por exemplo é o senhor do Panteão grego né Zeus tem necessidades sexuais ele vem à terra namora e a na borador demais né tá cheio de esposa na terra tem as esposas ficam grávidas dele tem filhos né esses filhos são semideuses né tá sempre passeando né os
deuses do Panteão grego TM necessidades materiais porque na verdade eles são homens amplificados eles são super homens eles não são seres espirituais são homens com H maiúsculo com superpoderes tem os defeitos humanos superlativos e as qualidades superlativas né são homens grandes Nada Além disso se você pega as outras divindades todas elas T essas necessidades o Deus de Israel O Deus do povo hebreu é um Deus imaterial imaterial isso é difícil porque nós estamos na fase da infância da humanidade vocês imaginam que dificuldade que era isso né num período de da evolução Espiritual do da terra
em que as pessoas eram 99% materializadas quer dizer as cogitações eram só materiais né a ideia de que Deus me abençoou quando se eu tive uma boa colheita se eu tô com saúde Se eu conseguir vender meus cabritos né que tudo tá na Esfera do material ainda hoje né temos espíritos hoje na terra que estão nessa fase ainda não é né espiritualmente falando são são crianças né só conseguem ver a vida de um prisma material né da das questões materiais então a pessoa não consegue ter um pensamento que não seja fora da esfera material isso
é importante a gente entender aí vem um Deus imaterial que Que negócio é esse né então esse Deus olha que interessante quando o quando o povo percebe esse Deus um Deus todopoderoso imaterial que não tem ele não tem necessidade esse Deus ele não precisa levar comida para ele ele não precisa ser alimentado Olha que que coisa é isso e quando você olha pro homem o homem é frágil precisa ser alimentado precisa ser cuidado é vulnerável é fraco então o primeiro sentimento que vem no homem temor ele se amedronta fica com medo porque esse Deus é
grandioso demais então a história Moisés chega para Tremendo o povo vê aquela luz treme vê o fogo no Sinai todo mundo com medo é sempre isso a primeiro é temor não é eles têm noção dessa dessa distância e e toda vez que Deus se manifesta é um algo a montanha toda começa a pegar fogo é uma coisa é uma Apoteose a gente vê isso por exemplo em Êxodo 20 Versículo 18 e vê isso em Isaías 5 Capítulo 5 Versículo 5 é a saça ardente a montanha flamejante o mar que se abre né Sempre manifestações apoteótica
acompanhando bom aí esse Deus procura o homem e diz para ele assim eu quero ter um relacionamento com você meu filho e agora como é como como é que vai se estabelecer um relacionamento dessa criatura tão materializada tão frágil tão sujeita a intempéries a de sabores tão frágil com esse ser a material todo poderoso olha e imagine Aqui nós temos uma coisa bonita né Deus é transcendente mas essa é uma característica dele porque ele poderia ser um transcendente e ficar lá no mundo Divino dele nem aí pros homens mas esse Deus aqui não ele é
transcendente mas ele se faz presente e isso é paradoxal é um absoluto que invade o relativo é a imanência de Deus e como é que faz o relacionamento com deus desse né como que que que eu tenho que fazer então veio a o primeiro impulso do povo e esse impulso ele é direcionado ele é disciplinado ele é orientado por Moisés porque ele já vinha antes desde Abraão mas ele é orientado por Moisés o primeiro impulso é é preciso que ocorra uma transformação no homem para que ele se aproxime de Deus não é então se eu
pudesse usar uma metáfora seria o seguinte Deus desceu ao Sinai a montanha mais alta né para a mentalidade bíblica a montanha mais alta não é o Evereste quem responder Evereste errou é o Sinai assim como o lugar mais alto do mundo é Jerusalém por quê Porque foi o máximo que Deus desceu ele fez um trabalho de aproximação então ele desce até a montanha a montanha você tá num deserto é uma montanha daquele tamanho alta é alta é alta então ele fez a parte dele e agora vai ter que subir então ao buscar o homem Deus
desceu então intuitiva o que que eles sentiram uma força que eles diziam é preciso subir e Aqui começa o que nós vamos chamar né Vamos dicar a bibliografia aqui para ficar existe um um bispo né que é o Alberto van noá ele escreveu esse livro aqui a mensagem da epístola aos hebreus né a gente já falou dele aqui que é um Nossa acho que acho que é o melhor comentário da carta aos hebreus não é já falamos e ele escreveu esse aqui sacerdotes antigos e sacerdote novo em que ele vai desenvolver a um do um
dos temas aqui da carta aos hebreus nesse livro aqui Alberto vanora né O que que que o Alberto vanoir vai dizer quando eu digo que o homem tem que subir eu tô falando uma metáfora né est falando de subir uma montanha fisicamente não é não basta isso né não não é não não é só isso que basta então o que que precisa ocorrer precisa ocorrer um processo de aí agora eu vou usar uma terminologia Espírita desmaterialização do homem mas não é desmaterialização não é desmaterialização perdeu o corpo não é isso ele tem que se tornar
menos materializado ele tem que descolar-se da matéria da vida material porque senão ele não vai vai aproveitar essa conexão espiritual porque Deus é Espírito Deus é espiritual não é material se ele fosse material ele não seria imutável qual coisa material que é imutável nenhum conexão espiritual então o sentido do Santo do codes é aquilo que foi reservado então o o copo que foi separado pro ritual é santo o cordeiro que foi separado para ser sacrificado é santo a faca que vai amolar o cordeiro ela foi separada é santa a veste do sacerdote é santa tudo
que foi separado para o processo de estabelecimento de conexão com Deus é santo Então não é santo nesse sentido ético de o o Supremo da Bondade não é isso O sacerdote Ele é cheio de defeito Ele é um homem mas ele é santo Em que sentido no sentido de que ele passou por um processo de purificação da vida material que nós vamos chamar de o que o Alberto vanoir vai vai chamar né da série ascensional de separações então eu vou é como se fosse um processo de depuração eu vou coando né Passa uma primeira vez
na Peneira dá uma coada passa de novo numa peneira mais fina vai passando num peneira mais fina Até fica bem purificado tá pronto para o processo de conexão n então é uma série ascensional por porque ela essa e ela vai ficando cada vez mais intensa e cada vez mais difícil por exemplo o sacerdote não pode tocar em ninguém morto nem se for parente dele ele não pode tocar na esposa dele se a esposa dele morreu na cama do lado dele se ele acordar a esposa tá morta tocou nela não pode participar do trabalho Olha aqui
co porque ele tá impuro está uro então Digamos que ele está no deserto aí tá com fome chega num lugar você tá com muita fome vem cá preparei aqui uma salada né uma salada árabe né aí pux Que bom que eu tô com muita fome ele come você gostou e que que não gostei muito gostei demais né que que tem nessa salada não misturei um Cordeiro zinho com umas pedacinho de carne de porco carne de porco tem carne de porco nessa salada tem então eu não vou poder participar o sujeito tinha viajado lá da cidade
dele para ir para Jerusalém chegou lá comeu uma lasquinha de carne de porco não pode trabalhar porque ele tá impuro né então o sentido de impureza eh tem tem esse sentido de separações uma série de separações a você perguntar mas meu Deus mas são coisas muito materiais Claro são são coisas muito práticas mesmo nós não estamos na infância da humanidade espiritual você esperava o quê equação de segundo grau vocês não aprenderam nem soma nem subtração ainda você já tá querendo trabalhar com trigonometria não com trigonometria não com logaritmo você não aprendeu nem somar ainda você
querendo ensinar logaritmo não vai aprender não sei se tem um se vale a pena mas assim olhando para pra História eu Conheço pouco mas assim quando José foi pro Egito e e teve toda a história lá a raiz do povo hebreu migrou pro Egito migrou toda né e por conta do tempo que eles passaram lá que foram algumas centenas de anos Eu imagino que a cultura original meio que deu uma esfacelada porque Ah eles no primeiro momento Eles não eram escravos porque José tinha poder tal mas com o passar do tempo eles foram sendo escravizados
a sociedade egípcia tomou conta daquilo então uma cultura mais forte do que a outra ISO tenta influenciar nessa E aí a impressão que eu tenho que muito superficial é que quando Moisés consegue fazer com que esse povo saia de lá há uma necessidade de resgatar os valores originais originais da cultura Hebraica e de certa forma ele teria que que ter ele sozinho não ia dar conta disso e ele teria que ter alguns reverencia e como era uma sociedade onde a função política e religiosa se confundiu é o líder político é era o líder religioso não
tinha separação era uma hierarquia uma sociedade religiosa então esses líderes que seriam sacerdotes teriam que ser exemplos teriam que ser referenciais teriam que ter todo um um processo E aí tem a escolha da Tribo de Levi para serem esses né Os Levitas isid para ser Os Guardiões do Tabernáculo e exato fal assim ó é esse pessoal aqui vai ser a turma que vai vamos dizer assim ter a tradição Religiosa e tal e aí tinha que Moisés tinha que estabelecer O Código de Conduta para que esses essas pessoas ou eu não sei qual critério que foi
por que foram escurid os Levitas Mas enfim algum critério houve que seriam para aquela sociedade os referenciais E aí tem todo esse código que tem que fazer aí quando você coloca quee seriam os os os mediadores perante Deus isso eles seriam vamos dizer assim os referenciais eí guardadas as devidas proporções eu vejo que os Os Levitas da atualidade são os espíritos os bons espíritos que são os mediadores nos mediadores e a dividade maior agora vai vai mudar você avanou mas nós vamos nós vamos que tem um mediador nós vamos chegar aqui nós vamos chegar nisso
mas aí você entrou sgio numa coisa bacana que é já o processo de da do ciclo ascendente de separações então ele começa antes olha ele começa quando o processo de separação se inicia dentre todos os povos uma é escolhido Olha que interessante Então a eleição do povo hebreu S tema é muito importante um povo é eleito para receber centenas de missionários né porque tem um investimento espiritual nesse povo não nasce um Isaías um Jeremias né Você pode até nascer um ali um ali nascer todo mundo né Tá parecendo um país que a gente conhece né
aí começa a nascer Elias Jeremias Isaías Natã Eliseu um tanto no mesmo lugar né Então teve um processo de separação e aí importante isso agora pra gente quando o povo é separado uma série de regras do velho testamento são regras de delimitação Então tem que deixar a barba tem que usar roupa não sei qu tem que fazer isso tem para quê para diferenciar dos outros olha aqui são regras de delimitação étnica Por que que é importante a gente pensar nisso quando chega Paulo sabe qual que é a ordem que ele recebe de Jesus Paulo Paulo
joga tudo no chão joga todas as barreiras os muros de separação étnica dá para imaginar isso não é fácil por quê abrir mão dos Alice porque a gente vai abrir mão dos Alice então que fala que é o que vai acontecer com a gente daqui um tempo né Nós vamos ter que abrir mão de uma série de coisas e nem os espíritos vão estar preparados para isso Porque vão estar apegados né gente que apega ao copo da água a jarrinha a toalha branca né ele apega a elementos né que ele se sente seguro então o
primeiro ponto foi esse delimitação você tem que ser diferente seus costumes sexuais alimentares sociais religiosos tem que ser completamente diferente de todos os outros povos da terra primeira separação bom separou Ok E aí tem 12 tribos né porque nós temos que imaginar que as sociedades naquela época elas são sociedades que se organizam em famílias famílias se reúne em torno de um Patriarca eleito forma uma tribo e as tribos se reúnem e formam uma nação Aqui nós temos 12 Cada uma com uma função Então você tem tribo com função militar tem outro com função Econômica pastores
né você tem a divisão de tarefas como nós temos você pega o Brasil né Minas Gerais São Paulo Rio de Janeiro Aí você pega os estados né eles acabam se especializando em funções até econômicas sociais políticas nada até aí na demais né talentos individuais de cada os talentos individuais de cada estado né fala eu sou mineiro eu sou paranaense eu sou gaúcho eu sou isso aqui é tribo uma é escolhida uma é separada Quando eu digo separado a tribo de Levi é separada é separada mesmo que os sacerdotes só podem sair da Tribo de Levi
não pode ter essa sacerdote que não seja da Tribo de Levi E aí é uma tradição de pai para filho então são famílias que vivem e que vão gerando sacerdotes e que tem uma série de restrições porque os sacerdotes T muitas restrições né muitas restrições eles acabam tendo uma afasta um descolamento que por exemplo a tribo que tinha função militar não tinha né mas tá preocupado Mas tocar em morto não tem isso O sacerdote o levita el estavam cheio de restrição não pode tocar tem o banho ritual tem que lavar a mão tem que est
puro tem que est a veste tem cuidado um tanto de coisa coitado separou ali a tribo de Levi mas dentro da tribo uma família é uma família Eleita para gerar o chefe dos sacerdotes que é o sumo sacerdote Então você tem uma família que é a família sacerdotal então numa tribo de sacerdotes uma família vai gerar sumos sacerdotes que é que aí é um ainda mais complexo ainda porque o sumo sacerdote ainda tem responsabilidades ainda mais severas mais severas Olha aí olha interessante né Por quê Porque o sacerdote ele ele ele é o mediador o
sumo sacerdote é o mediador dos mediadores ele conecta o povo a Deus e Deus só manda bênçãos pro povo através do Sumo Sacerdote não é e o povo se contacta a Deus através do sumo sacerdote né aí o que que acontece você tem que fazer um processo de purificação da oferenda que são os animais e aí chega o momento máximo máximo não o um o penúltimo o penúltimo momento que é o do sacrifício quando eu levo o Animalzinho para ser sacrificado o que que tá acontecendo ali eu separei um povo separei uma tribo separei uma
família no processo de separação separei um animal ele é macho não pode ter defeito e vou oferecê-lo para basicamente expiar o pecado que é impureza a isso nós temos que gente isso é assim eu eu vou falar um pouquinho disso né vamos ver se vai dar né Vamos a percepção é que afastei-me de Deus entrei em estado de risco cometi o erro um pecado tornei-me impuro preciso me purificar e me reaproximar de Deus e tudo de mal que pode acontecer a um indivíduo só vem só vem do fato dele ter se afastado de Deus e
dele ter errado tudo de mal vem daí mas fala não é possível negócio esse negócio é muito primitivo né Aí você pega um sujeito que participou da codificação o missionário reencarnou chama haneman o haneman começou a fazer lá Os experimentos dele experiment inclusive nele né inclusive nele depois ele escreveu um livro chamava o organo tá lá organ que que o haneman vai dizer lá no organo ele vai estabelecer dentre a multiplicidade de doenças porque ele tá focando em doença doç né e vai trabalhar doença o que que ele vai perceber você tem infinitas doenças né
mas todas todas vem de uma doença que ele vai chamar de Sora o haneman em Vida de encarnado não teve como desenvolver muito isso mas ele deixou no organo seguinte a doença primordial a que gera todas as outras han diz surge de um ato o afastamento de Deus depois você tem um logo depois de haneman um homeopata norte-americano o Tyler que vai d trabalhar isso eh e isso melhor vai estabelecer psora primária PSA secundária póa terciária e aí ele vai entrar mesmo a fundo chamado filósofo da homeopatia né que pega o pensamento de hanem e
depois temos do argentino aqui masal de Eliseu que vai trabalhar ainda mais aí esse vai trabalhar os núcleos decimento e todos vão dizer o seguinte afastou de Deus você depois que você afasta você corre o risco de cometer cinco erros o afastamento que são a psora secundária são os os núcleos de adoecimento mas depois não vamos falar nso aqui porque não é o tema né psod primária os núcleos de adoecimento depois que você se afasta você pode tem umas atitudes limitadas por exemplo rebeldia é um núcleo você se afasta de Deus fica Rebelde é um
núcleo E aí você vai desenvolver da rebeldia ela Gere n doenças mas são n estão ligadas ao núcleo rebeldia E aí ele vai tratar com remédio homeopático a doença secundária que é a rebeldia para tratar em você a doença primária que é o afastamento então parece que nós estamos voltando para Levítico né quando você tá tomando remédio homeopático lá você tá Levítico tá fazendo oferenda porque o que que era a ideia da oferenda eu levo o animal e que que o animal tem que fazer leva lá o cordeiro Zinho quem tá impuro o cordeiro eu
só que tem que o sangue tem que ser derramado no propiciatório que é a porta de entrada pro reino imaterial espirit onde tá Deus então sangue é vida então toda vez que a gente lê sangue no Leví no Levítico sangue derramado troca coloca aparên assim substitui por vida oferecida vida dedicada agora muita calma nessa hora e nós temos que entender isso aqui bem todo um processo de separação de purificação foi feito desde a separação do Povo da tribo da família da Tribo do Sumo Sacerdote da oferenda da veste de tudo do ritual da limpeza tá
tudo puro tá tudo pronto aí O sacerdote tem que oferecer o bichinho Por quê a pergunta é ele vai ele vai onde tá Deus qual o sacerdote que quer ir aí você ia precisar de um sacerdote para cada sacrifício Ô Tiago você tá oferecendo aí até mais viu a gente se vê aí Tiago não manda o cordeiro Zinho no lugar então Derrama o sangue do bichinho e o cordeiro vai no lugar de quem tá impuro no sentido de que atingiu o clímax o processo de separações rituais E aí você conseguiu depois de tantas separações transpor
o nível material foi subiu da mesma forma o cereal você pega lá e queima a fumacinha sobe subiu transpôs ela abandonou a esfera material e entrou na esfera que é a esfera Divina que é a esfera espiritual e aí é que tem o gancho Jesus o cordeiro isso aí nós vamos vamos chegar é aí que tá o bonito do negócio então o que que nós entender aqui por que que alguém tem que ir lá na Esfera Divina porque não é contato Alguém tem que ir lá alguém tem que ir lá Deus tá com as mãos
Chei de bênção quem que vai lá buscar quem vai lá n é mais ou menos se aparecesse um parente seu desencarnado faló tô cheio de coisa para te entregar mas você tem que vir aqui buscar só depois eu pego né Guarda aí depois eu pego depois eu pego Essa é a ideia então agora isso que eu eu o Alberto vanar Não fala isso tudo tudo hein O Alberto vanoir Não fala isso tudo a gente só tem condição de falar isso tudo por causa do conhecimento da doutrina espírita aí dá pra gente ir ir mais fundo
todo o processo de purificação todos os rituais todas as festas observação do sábado tudo tudo tudo tudo sacerdote existência do sacerdócio ritual incenso tudo isso é um processo ascensional cujo alvo é máxima desmaterialização porque só é possível Comunhão plena com Deus se eu estiver desmaterializado comunhão PL Comunhão plena é interessante isso né por isso que Deus ele chegou ass eu sou santo três vezes santo é ele é o separado do separado do separado então só imaginar o seguinte o universo é finito ou Infinito infinito finito depois do fim é o quê né ele é infinito
Pois é Deus Deus tá depois do infinito né mas no centro do Levítico há uma promessa de quê de santificação do homem isso é muito importante a gente ter isso em vista né terminou a série ascencional então a gente percebe que qual foi a solução dada pelo Levítico para a necessidade de desmaterialização de espiritualização da criatura para que ela entrasse em comunhão com Deus qual que foi a solução ritual A solução do Levítico é uma solução ritual é um conjunto de rituais uma miríade de rituais sendo que o ponto alto o ponto mais alto de
toda a atividade sacerdotal Qual é vamos lá vamos com calma agora Como que é o tabernáculo O Tabernáculo é dividido em três Deus não é santo santo santo Então a primeira parte do Tabernáculo é aberto é onde o sacrifício é oferecido ali o povo vem ali o pobre mortal chega para entregar pro sacerdote e Ele oferece o sacrifício é o primeiro nível de santidade á dos gentios é é não chama de ári dos gentios porque ári dos gentis é depois que construiu o templo aqui nós estamos falando da Tenda então é o lugar do sacrifício
então é é é onde tá a bacia é onde o sangue é esperido é onde o sacerdote recebe a oferenda de quem vem espiar seu pecado vem se purificar entrega pro sacerdote oferenda e ele faz o sacrifício só que o segundo nível já é na tenda é o lugar santo então é segundo nível de santidade o que que tem lá tem a mesa com os pães o Candelabro o Sens lá só entra sacerdote e tem que entrar toda hora então o que que eles faziam dividiam em 24 turnos er voando dividia Então você tinha um
sacerdote ele ficava um perío ficava é um plantão né fazia um plantão ficavam lá x dias de plantão que é o sacerdote pai do João Batista por exemplo o Zacarias tava lá no plantão aa Inclusive fala qual que era o plantão dele né porque era um plantão fixo não é igual o meu que é variável né da hora o plantão cai num num feriado l não um plantão fixo é o da ordem 12 então eu sei que naquele período do ano eu tô de plantão sacerdote saía lá da sua cidade viajava ia para Jerusalém cumpri
o plantão dele agora imagina se no caminho ele encontra alguém caído que foi espancado que foi assaltado e ele toca nesse sujeito que ele não sabe se está morto depois que ele viajou 500 km quem que vai ser bom samaritano e ele toca lá e põe tudo a perder por isso sacerdote ó passou longe o levita falou quê eu andei 500 km Tô preparando para esse negócio aí e eu tocar nem deixa lada deixa esse pobre aí ô Deus recebe a alma desse coitado eu que não vou perder minha pureza ritual senão não posso trabalhar
n é agora tem uma coisa curiosa Deus na simbologia ele não tá no propiciatório ele não tá lá onde tá oferecendo sacrifício ele não tá no lugar santo ele tá onde no santo dos santos Então ele tá no santo santo santo no terceiro nível de santidade que era separado por um véu uma cortina linda quando você abria a cortina lá estava a arca da aliança é lá que estava a nuvem da presença de Deus em cima da arca e subindo pro acampamento Mas qualquer sacerdote entrava não só o só o su e Detalhe ele não
entrava qualquer hora entrava uma vez por ano em qual dia no principal dia que é o ion kipur que aí ion kipur é o dia da Purificação é é o dia do Perdão é é o dia do juízo é dia do julgamento dia do Perdão dia da Purificação só que Comunitária o sumo sacerdote entrava lá para pedir que purificasse todo o povo ou seja o momento máximo do Levítico o momento máximo de purificação de aproximação de Deus máximo máximo máximo máximo é o yon kipu quando o sumo sacerdote entra oferece o sacrifício por ele e
pelo povo não é inclusive os bodes né um bode é sacrificado o outro bode Coloca a mão nele todos os pecados do povo vai pro bodezinho E aí solta o bode num abismo que é o bode expiatório né esse leva tudo de ruim com ele as energia toda ruim e você solta ele num lugar assim de preferência que ele vai morrer rápido né não abisa é o bode expiatório deixa ele levar as impurezas do Povo era um de principal então o máximo só que aí gente Paulo vai fazer a seguinte pergunta olha que coisa né
que coisa então num dia no ano o sumo sacerdote entrou diante da presença Divina ofereceu o sacrifício para purificar o povo não ofereceu ofereceu purificou purificou purificou é tá fala que purificou né fala que purificou fala depois que purificou o que que ele volta ele volta com as bênçãos divinas primeira bênção que ele volta a benção da vida se você foi purificado você vai viver mais um ano então seu nome foi inscrito no livro da vida se você morrer durante o ano é porque você não foi purificado vai avisam depois não te avisa na hora
não te avisa você vai saber no próximo né Mas é sério mesmo é o tá aquela história de meu nome foi escrito no livro da vida é isso não kipu pede perdão e a resposta vem vem no decorrer do ano vem a resposta aguarda né aguarda Você viveu é porque foi aceito e e outras bênçãos como colheita as dádivas Por que são as dádivas Olha gente as dádivas que acompanham a pureza as dádivas que acompanham a pureza estar puro e próximo de Deus é só dádiva Olha é ou não é pedagogas que estão aqui presentes
é ou não é um joguinho pedagógico feito por pedagogo Celeste é ou não é eram crianças mas esse joguinho que eles fizeram é ou não é um negócio genial não é fizeram um jogo pedagógico genial a atividade pedagógica que se criou aqui é genial é um mestre vós me chamais mestre e dizeis bem pois eu sou Jesus falou isso Olha que que coisa fantástica só que aí Paulo faz uma perguntinha ei eh posso perguntar se purificou por que que tem que ter outro ion que P lá vai fazer pergunta difícil assim para que que faz
essas perguntas Ah não purificou não aproximou de Deus por que que tem que fazer outro todo ano um bode respiratório mais um bezerro Entra de novo mas ele não tá tirando isso do nada ele não tá tirando a ideia é a seguinte e aqui que nasce a Apocalíptica aqui que nasce o pensamento Profético e apocalíptico foi feito yon kipur foi mas purificou o mundo não tá cheio de maldade tá cheio de injustiça tá cheio de violência então que que os profetas começaram a dizer haverá um dia em que a Terra terá um ion kipur a
terra inteira vai ser purificada não é é o dia do juízo final é o dia para eles é o grande dia do juízo né o dia que eles não chamavam de Juízo Final os hebreus chamam de o dia do Senhor o dia do Senhor da terra Celeste né que vai iniciar o quê o mundo vindor um novo mundo porque depois que a terra passar por esse onip é um novo mundo é um mundo em que os leões passam junto com a com os Cordeiros as as espadas são convertidas em in chardas né rapaz mas esa
aí qual Sumo Sacerdote vai fazer isso Jesus não e aí aí você já deu a resposta Cristã né Tem um sumo sacerdote e isso foi difícil essa ideia de né E isso era difícil de associar na carta aos hebreus que que Paulo vai dizer ele vai dizer assim olha Jesus é o sumo sacerdote que fez isso da hora quiser a ordem de meré porque não é da ordem de Levita porque não é da Tribo de Levi ele é da tribo de Judá já é da tribo de Judá aí V perg mas ela da tribo de
Judá então não pode ser Sumo Sacerdote Ah não pode por quê tem um que não é da Tribo de Levi nem existia tribo ainda e ele era s e era já era sacerdote do Altíssimo ele fazia a função de mediador Quem é esse sujeito melc zedec aparece lá rapidinho Você quase não vê ele só vê Abraão chegando Abraão Pede bênção para ele mas o Abraão não é o patriarca e ele abençoa o patriarca n o texto bíblico tem essas histórias né tá lá tudo assim é como se fosse assim O Tiago tá filmando Adão Eva
Caim aí Caim mata a Bel tá filmando daqui a pouco Caim é expulso o Thiago esquece de mudar a câmera quando ele vira Caim tá casando quem criou a sogra quem criou a sogra do Caim meu Deus De onde surgiu essa família né então tem essas coisas assim você tá lá a história do Abraão Deus fala Abraão vou formar através de você uma nação e você vai ser o pai das multidões daqui a pouco alguém esquece de mudar a câmera ó filma o melquizedec quem quem que é esse homem é o sacerdote do Altíssimo ninguém
contou a história desse homem não tem história o homem surge abençoa Abraão Abraão paga dízimo para ele e ele é o rei de Salem o rei da justio o rei da paz então Paulo vai brincar com isso dizendo o seguinte o primeiro sacerdote daí o título da obra do alber vanoir sacerdotes antigos sacerdote novo o primeiro sacerdote eram sacerdotes Levíticos o agora último e único sacerdote único mediador é Jesus mas ele não é Levita ele é da ordem de melquizedec que é que ordem é essa espiritual sujeito não tem pai nem mãe nem genealogia não
é material não tá referenciado ao mundo material ele tá referenciado a outra esfera e um detalhe todo Sumo Sacerdote leva um bode e um novilho chegou um sumo sacerdote não levou ninguém hora que chegava na hora S sacerdote Deus tá certo o bode vai no meu lugar não era assim olha cumprir tudo viu tô mandando um Cordeiro aí no meu lugar só que esse Sumo Sacerdote não mandou ninguém não ele transpôs ele ele transpôs do da esfera material para espiritual ele fez a transposição pessoalmente e aí naturalmente isso implica que ele saiu da esfera material
É incrível né Por quê Porque dedicou A vida num nível tão supremo que não tenho mais ritual por isso que ele é senhor do sábado por isso que ele perdoa pecado ele não precisa de templo ele não precisa nada todo o sistema de solução ritual de separações terminou ele agora é mediador Essa é a ideia a ideia que nós vamos trabalhar a gente alguém quer só fazer alguma perguntinha pra gente encerrar pergunta ass nada a ver não toda a pergunta porque quando você falou do do B expiratório no no caso de de Jesus o Barrabás
saiu lá da Cruz né não chegou aí não não fo chegou aí né então que poderia ter sido o Bat que não foi né Poderia ter sido foi foi tudo no inverso né Aham ou seja eh naquela hora que foi escolher na hora que foi escolher né quem ia pro sacrifício não foi permitido que fosse alguém porque ele mesmo ia é e fiz s é mas é isso mesmo é isso mesmoo eh os grandes estudiosos da época eles tinham alguma noção eh desse processo todo por exemplo malel que era o estudioso hum ele tinha noções
assim não porque el estava na infância né não da humanidade não tinha xilia porque faltava uma chave para para você juntar esse quebra cabeça e a peça que faltava para tudo fazer sentido é Jesus né então o o por isso que Paulo começa a carta aos hebreus assim eh fragmentariamente antigamente né Deus falou aos pais fragmentariamente em muitas partes e de muitos modos mas estava tudo fragmentado essa é a dificuldade do entendimento do velho testamento porque o velho testamento é uma coletânea de fragmentos a coletânia de fragmentos Então você tem um tanto de pecinha Azul
um tanto de pecinha Verde um tanto de pecinha cor de areia você não sabe o que que faz com aquilo n algumas coisas você consegue aí quando vem a figura do Cristo né tudo fica Claro porque ele unifica a fragmentação né então tudo agora começa a alinar é como se houvesse um alinhamento né tudo agora entendi é o cara que consegue contar issso desse jeito foi Paulo de foi Paul porque ele dominava profundamente as tradição Judaica e o velho testamento isso ele é tocado por Jesus e ele tem essa visão que você fez tudo fez
sentido consue aí ele consegue e ele era intelectualizado o suficiente para transformar isso em algo porque pode ser que Pedro ter mas talz se não tivesse a cultura para colocar is isso é a a didática né do dor da lei né ele foi terência escrever isso fo foi foi e a gente tem que imaginar também né que os os primeiros escritos são deles né a gente tinha ali anotações de Levi mas a primeira coisa que é escrita é são carta de Paulo né então você imagina antes de eu ter o Evangelho de Lucas eu já
tinha carta de Paulo circulando antes de ter Evangelho de João né eu tenho a carta de Paulo carta de Paulo é primá é é Gênese é E aí você vai entender dele que era assim não podia parar de trabalhar porque você imagina você tendo essa compreensão né tendo essa compreensão inteira fal assim Caraca eu tenho levar isso pro mundo tem que explicar isso agora vai ficar só comigo tem que explicar tem que levar isso para e e o maior desafio também Sérgio porque é o seguinte explicar isso na linguagem Judaica não dá não era mais
fácil porque é a carta aos hebreus todo mundo já entende o símbolo é só ele pegar conversar com judeu era fácil pega a pecinha 350 junta com a 415 O difícil é falar com gente ó Jesus é o sumo sacerdote o cara quem eh não Deixa eu te explicar Ele entrou no dia de onk puu quando não sabia nada mas o principal motivo de Jesus não ter sido aceito é porque não vinha de Os Levitas né não vi não não não é é mais tem mais motivo aind tem mais motivo tem mais motivo [Música] eh
olha acho que era quase impossível aceitar Jesus né porque você chega num templo você chega num templo ele diz assim eu sou o templo pode derubar isso aí e eles estavam construindo estavam construindo eu sou o templo precisa de templo eu sou ele pode tirar o sumo AAS caifas pode tirar a roupa eu sou o sum Sacerdote eu que falo você quiser falar com ele e ele fala isso e ele diz isso o g faz rasga a roupa quando ele fala assim quando vires o filho do homem vindo na nuvem el fala você tá mal
você tá você tá dizendo para mim que você é o filho do homem que vai fazer o julgamento Eon que pud do mundo que é você que tá preso aqui não rasgou a roupa que veio da Galileia de Nazaré é né mas mas a gente pensa lá ô assim mas que é isso um menino de 21 anos de idade em Pedro Leopoldo tá recebendo poeta tudo quanto é poeta brasileiro e lusitano ah poeta morto que é isso Conta outra cidade com Aé negóci comunicando tela Ah isso é ficção né Essa foi a reação de Espírita
né espí e o e e e e tem mais porque tem gente aí divulgando na internet Ah porque a obra do Chic fantasiosa não leu um capítulo do livro dos Mestres chama laboratório do mundo invisível porque começava a chegar espírito lá na sociedade parisiense fala ah o espírito tá com cachimbo cachimbo espírito com cachimbo espírito contou Mas que que negócio é esse tem fábrica de cachimbo lá em cima então Kardec tem que escrever um capítulo chamado laboratório do mundo invisível e mesmo depois de ter escrito tem Espírita que abre a obra de mas espírita com
túnica Ah não isso para mim não dá que ele acha que é uma fumaça porque no mundo espiritual é uma fumacinha é isso né porque é o o o como é que fala é o choque que o espiritual causa em quem tá no material né a ponte de André luí dizer assim olha eu não agora não consigo mais explicar para vocês porque falta para mim elemento de comparação eu não tenho nada aí que eu possa citar como exemplo para explicar o que tá aqui eu não tenho termo de comparação essa realidade vocês não TM nada
aí que eu possa dar de exemplo vocês poderem imaginar é apavorante é apavorante e e no fundo você pensa assim né Tava vendo um vídeo sujeito até exagerado só pra gente terminar né mas ele falou uma coisa muito interessante é o sujeito que tá substituindo C agora no programa aquele programa Cosmo Neil né aquele cientista ele diz assim olha se você pegar um chimpanzé e um homem arredondando nós somos geneticamente falando 99% iguais a um chimpanzé então a diferença genética está em 1% bom e ele diz assim pensa 1% causam a diferença da gente pro
chimpanzé porque a gente faz Sinfonia nós temos partido político temos mensalão né temos temos coisas ruins mas temos satélites temos avião temos tant de coisa que o chimpanzé não tem pintamos quadros escrevemos livros 1% Ok se chegar hoje um ser um ser que seja 1% diferente da gente geneticamente falando para mais quem serão os chimpanzés nós 1% [Risadas] diferente nós vamos parecer chimpanzés perante eles né na verdade já veio esse homem veio só que não era só 1% não era mais de 50% diferente que é o Cristo el não tinha jeito não dava para entender
ele não tava muito além tava muito além não é então quando ele fala pra mulher samaritana mulher espírito você não vai adorar nem nesse monte nem no outro não vai ter Monte é como você fala você não tá entendendo falaram para vocês que vai adorar no monte aqui no outro mas não vai ter Monte não vai ter tempo não vai ter nada Deus é espírito e verdade N E Agora Nós estamos aqui tentando entender isso estudando Levítico Vamos ser quem quer fazer a prece final
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