[Música] em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém inspirai ao Senhor As Nossas ações e ajudai-nos a realizá-las para que em Vós comece e para vós termine tudo aquilo que fizermos por Cristo senhor nosso amé Santa Maria mãe de Deus rogai por nós em nome do pai e do filho e do Espírito Santo amém então boa noite a todos uma alegria estarmos juntos mais uma vez nesse programa ao vivo e vamos iniciar uma série A respeito da dignidade da mulher o o tema da série é tirado exatamente da Encíclica do bem-aventurado Papa
João Paulo I encía que foi publicada no dia 15 de agosto de 1988 era o ano Mariano ano dedicado à Virgem Maria a o modelo protótipo de todas as mulheres e foi eh assinada a Encíclica no dia da Assunção da Virgem Maria ou seja dignidade da mulher maior do que essa né não não podemos encontrar então vai ser esse o tema do nosso de uma série de programas a respeito da dignidade da mulher bom vamos direto ao assunto não é porque ele é bastante extenso nós vamos ocupar um pouco eh o nosso tempo várias eh
edições do nosso programa ao vivo a respeito da mulher desde já eu digo que aqui nós estamos eh quase que no centro não é de uma grande batalha por quê porque exatamente é na identidade da mulher que está sendo afetada a identidade da família e com isso toda a moralidade católica e com isso a estrutura da nossa sociedade está sendo transformada não somente também a igreja como tal está sendo afetada por essas questões então é evidente nós eh já fizemos já tratamos esse tema aqui uma vez programa ao vivo mas agora nós gostaríamos de tomar
a coisa de forma sistemática em primeiro lugar vamos ver onde é que está o problema porque é que precisamos colocar né precisamos eh de um programa e de uma série de programas a respeito da dignidade da Mulher em primeiro lugar por causa do grande inimigo da mulher qual é o nome do grande inimigo da mulher o nome do grande inimigo da mulher é o feminismo sim Exatamente isso parece estranho mas é exatamente o feminismo radical o feminismo como ele é praticado nos últimos tempos ele é o grande inimigo da mulher e o Papa João Paulo
I bem-aventurado João Paulo II coloca isso na sua carta Apostólica Vejam a mulieres deitem é uma carta Apostólica né Eh no número 10 os números dessa carta Apostólica são bastante extensos né então no número 10 ele trata da situação da Muler depois do pecado original vejam isso não é o mais importante da carta nem é o começo da carta mas eu gostaria de comear por aqui porque nos coloca já digamos assim no coração da Polêmica no coração daquilo que a gente vê que é a dificuldade e atual da mulher enquanto tal então o Papa descreve
a situação do pecado original e ao descrever a situação da mulher depois do pecado original não é ele lembra uma frase que eu não sei se você eh se recorda dessa frase mas eu pelo menos eh quando reli a Encíclica né eu que li a Bíblia várias vezes li o capítulo terceiro do do Gênesis várias vezes não tinha parado para refletir sobre esta frase Gênesis Capítulo 3 Versículo 16 ele diz assim é Deus falando a mulher depois do pecado original ele te dominará está falando do homem que irá dominar a mulher vou ler o versículo
inteiro nãoé que está lá no no início o Papa diz assim sentirte às atraída para o teu marido e ele te dominará ou seja existe algo no domínio do Homem Sobre a mulher como objeto que é consequência do pecado original nós precisamos ver o que é isso ao mesmo tempo nós não podemos considerar eh os postulados feministas né que eh querem igualar o homem e a mulher de uma forma tal que as diferenças entre os dois desaparecem e que digamos assim os papéis dentro da família também desaparecem onde todos se tornam absolutamente iguais então Eh
Aqui está a coisa vamos eh Então nesse número 10 da carta apostólica mules deitem o Papa diz diz assim veja só nos nossos dias a questão dos direitos da mulher tem adquirido um novo significado no amplo contexto dos direitos da pessoa humana então el tá só constatando um fato tá todo mundo agora falando dos direitos da mulher não é iluminado este programa constantemente declarado de várias maneiras recordado a mensagem iluminando esse programa perdão constantemente declarado e de várias maneiras recordado a mensagem bíblica evangélica guarda a verdade sobre a Unidade dos dois ou seja do homem
e da mulher sobre a dignidade e a vocação que resultam da diversidade específica e originalidade pessoal do homem e da mulher aqui que vem agora O importante o bem-aventurado João Paulo diz assim por isso também ajusta posição da mulher Face aquilo que exprime as palavras bíblicas com esse termo ele te dominará Gênesis 3:16 não pode diz o bem-aventurado não pode so pretexto algum Conduzir à masculinização da mulher a mulher em nome da libertação do domínio do homem não pode a apropriação de características masculinas contra a sua própria originalidade feminina aqui é que está o foco
ou seja o movimento feminista radical Com a desculpa de que ele está libertando a mulher do domínio opressor do homem está masculin da mulher e se manifestando como sendo o grande inimigo da mulher agora você que é homem e tá eh assistindo esse programa deve estar se perguntando Ah tudo bem mas e aí isso daí afeta eh essas mulheres malucas essas femin feministas malucas né mas não me afeta diretamente não afeta você também porque veja a igreja sabe que o pecado quando ele afeta as pessoas afeta na sua relacionalidade portanto a situação se as mulheres
não estão bem também a identidade do homem vacila né como nós já vimos em em dois eh programas aqui a respeito eh da masculinidade então o Papa diz claramente veja Aqui nós temos a questão nós temos o o o coração do conflito existe por um lado uma opressão do homem exercida sobre a mulher que deriva do pecado original e que portanto deve ser combatido mas existe por outro lado um excesso Por parte dos movent fem que estão se manifestando quando como os grandes inimigos do feminino estão lutando por uma masculinização da mulher então onde é
que está n o equilíbrio o justo meio ou melhor ainda onde é que está a visão que Deus tem da mulher e do homem e a riqueza da nossa da doutrina da igreja católica que pode iluminar as relações humanas pela Revelação divina mas não somente também por uma visão filosófica das coisas pois bem Olha só o bem-aventurado João Paulo II diz assim existe o temor fundado de que por este caminho a mulher não se realizará ele está dizendo se a mulher se masculinizar ela vai se frustrar enquanto mulher vai ser pior para ela mas poderia
ao invés deformar e perder aquilo que constitui a sua riqueza essencial Olha as palavras aqui são bem pensadas a riqueza essencial da mulher ou seja a riqueza da natureza da mulher no no final da da carta Apostólica eh o Papa João Paulo I usa o bem-aventurado usa uma expressão que algumas pessoas não entenderam bem não é lá na conclusão no número 31 e também no número 30 ele usa uma expressão falando assim existe um gênio da mulher para expressar essa essa noção de que existe uma riqueza essencial mulher uma riqueza da natureza da mulher usa
a palavra gênio mas essa tradução gênio em português está querendo expressar o quê está querendo expressar uma ideia no latim o que o papa usa no documento no texto oficial em Latim é ingenium o que que é o ingenium da mulher não é ingenium Vem eh do verbo gign em latim in mais gign queer quer dizer gerar genit né gign Geno gitm a mulher como ela foi concebida na sua natureza ing da mulher quer dizer a própria natureza da mulher qual é o gênio da mulher qual é a riqueza essencial da mulher que tá na
própria Constituição de criatura como é que Deus pensou a mulher nós não podemos jogar fora essa riqueza este gênio esse inum da mulher nós não podemos eh masculinizada porque seria um empobrecimento trágico Papa diz assim trata--se de uma riqueza imensa a mulher tem uma riqueza imensa para dar o Papa Pio 11 na sua Encíclica eh castic conu ele diz assim que o homem é a cabeça da família a mulher é o coração e nós não podemos separar a cabeça do coração e nem colocar a cabeça contra o coração mas as duas realidades devem agir de
forma harmônica então que pobreza seria para a humanidade se nós perdêssemos o coração né se nós perdêssemos esse essa grande riqueza da mulher mas eh aqui parece que as pessoas não enxergam e o que nós vemos hoje é todo um esforço de engenharia social para masculinizar as mulheres e feminizar os homens numa tentativa Insana de igualá-las e de igualar aquilo que Deus criou na sua diversidade bentor João Paulo II diz os recursos pessoais da feminilidade certamente não são menores que os recursos da masculinidade mas são divers [Música] então se nós vamos colocar o homem e
a mulher nós temos que dizer veja os dois t igual dignidade humana mas os dois t papéis diversos e tem riquezas diferentes portanto não podemos igual porque isso seria de um emp enorme além de ser uma revolta contra o próprio criador agora o que a gente vê por aí não é é uma eh constante insistência no fato de que a diferença entre o homem e a mulher são uma invenção desta sociedade patriarcal burguesa Mas isso é simplesmente um Delírio dizer isso eu um dia tive a oportunidade de eh trocar ideias com uma feminista acho que
foi uma das poucas oportunidades que eu tive na minha vida de eh encontrar uma feminista mesmo eh legítima militante foi em Roma tratava-se de uma funcionária do governo brasileiro numa das embaixadas lá eu não vou dizer quem é a pessoa mas Evidente uma funcionário do governo brasileiro do governo do governo Lula do PT então era uma feminista militante tava ela lá e e o marido dela e era aquela época do Código da 20 e aquela ideia de que Maria Madalena que o discípulo Amado era Maria Madalena e que eh era uma mulher que deitou no
Peito de Jesus na Última Ceia etc toda essa invenção maluca do do Dan Brown Que nós conhecemos e eu falava com muita tranquilidade foi durante um um coquetel nós estávamos lá né conversando e falava claramente eh da diferença que existe natural entre homem e mulher naqueles eh dias tinha dias não aqueles meses né minha família tinha se enriquecido com a presença de uma mulher a minha sobrinha Gabriela que nasceu ela já tinha já acho que uns 2 anos de idade e eu falava gente nós tivemos Eu tive três sobrinhos homens e quando nasceu a Gabriela
foi uma coisa assim é como se nós tivéssemos entrado num outro planeta nós estamos acostumados a educar meninos de repente vi uma menina como é diferente né que sensibilidade diferente que forma de ser diferente pois eu ao falar isso a feminista subiu nas tamancas mas ficou indignada Como que você sabe que ela é diferente dos meninos porque vocês desde cedo colocaram nela né Essa condição eh de mulher subservientes não não tem nada de subservient a gente vê a diferença dela fazer entrega um uma boneca para um para menino ele despreza aquilo lá ou então pega
uma tesoura corta o cabelo fura o olho pinta trata o bonequinho como se fosse um um objeto simplesmente você entrega a boneca pra menina ela diz olha ela tá com fome deixa eu dar de comer e a feminista ficou irada dizendo que nós tínhamos colocado isso na cabeça da Criança e que aquilo tinha sido incutido nela programado por nós Mas pelo amor de Deus se nós fomos os primeiros a nos maravilhar nós fomos os primeiros a nos surpre com aquela diferença com aquela riqueza com aquela inteligência eu me lembro a minha a inteligência emocional da
minha sobrinha ela tava tinha estava aprendendo a falar já falava frases inteiras etc dizia asis e um dia a minha mãe a avó dela portanto né ela segurou a Gabriela e a Gabriela estava de costas pra avó e de frente pro pro nada né digamos assim um abismo tava segurando ela assim e ela então a Gabriela chegou e disse calma Gabi vovó não vai derrubar você ou seja Olha que que Inteligência Emocional dessa menina ela está falando consigo mesma incutindo sentimentos de coragem e de eh calma vovó não vai derrubar você uma menina com 2
anos de idade fazendo algo que homens adultos com 50 anos não sabem fazer então vejam essa este ingenium feminino esta riqueza nós precisamos conhecê-la precisamos e eh investigá-la nós precisamos aqui e entrar na riqueza da mulher para compreendermos a riqueza essencial dela e Que grandeza que nós podemos eh encontrar nela para o enriquecimento da humanidade a humanidade está ficando empobrecida porque as mulheres estão se masculinizado uma pobreza imensa Então como ajudar as mulheres a se reencontrarem a primeira coisa é nós compreendermos que existe né algo de legítimo nas aspirações feministas mas é exatamente assim que
faz o diabo ele pega uma aspiração legítima e aí enlouquece né enlouquece a aspiração legítima de que não haja Um Domínio do Homem Sobre a mulher que a transforme num objeto né o Papa bem-aventurado João Paulo I diz assim a superação desta má herança é de geração em geração dever de todo ser humano seja homem seja mulher então não são só as mulheres que tê que lutar os homens também por quê Porque quando um homem diz o Papa eh em outra parte da sua carta Apostólica quando um homem trata uma mulher como objeto ele o
homem também está ferindo sua própria dignidade não está somente ferindo a dignidade da mulher que evidente né está sendo ferida mas também o próprio homem está ferindo a sua dignidade o Papa João Paulo I alerta para as consequências do pecado original que ameaçam a dignidade do ser humano e ele diz assim no número 10 no início do número 10 tal ameaça resulta mais grave para a mulher embora seja mais grave para a mulher acrescenta ele mais embaixo tal violação diminui diminui também a verdadeira dignidade do varão do homem do sexo masculino então Eh infelizmente nós
temos então esses essas consequências duradouras do pecado original sobre nós essa tendência de ferir a ordem moral que está e que Deus tem para nos dar nós vamos eh nesse nosso nessa série de programas tratar disso tudo tô colocando essas eh premissas que na verdade são mais uma eh um convite à reflexão para que nós vejamos Como de fato a igreja tem consciência de que existe uma libertação para ser eh realizado da mulher por causa desse domínio do pecado original mas não é essa que as feministas estão propondo porque as feministas e o feminismo Na
verdade tem se revelado como grande inimigo do feminino nós vamos fazer um pequeno intervalo deixar vocês aí conversarem um pouco no chat Se tiverem alguma pergunta para apresentar e voltamos daqui a uns 5 minutinhos para continuarmos a nossa aula sobre a dignidade da mulher retornamos então para nosso programa A Vivo e Eh gostaríamos agora de continuar a nossa reflexão a respeito da dignidade da mulher eh uma das acusações básicas nãoé que aparecem é que a Igreja Católica sobretudo ela é e contra a mulher ela é misógina né ou seja ela tem uma eh inimizade para
com a mulher e que seria portanto que o o cristianismo né Eh a a religião mais anti feminina que existe porque eh cultua um Deus masculino Jesus né Deus se faz homem varão e que eh teria nessa na figura da Virgem Maria não é a figura ideal de mulher mas é uma mulher submissa ou seja ela que que ela foi ela foi mãe virgem né ou seja esse ideal de mulher sim muito Sublime Porém uma mulher escrava escrava do Lar etc que não existe lugar para a mulher eh na hierarquia da Igreja Católica e é
intolerável esta forma de igreja católica lidar com a mulher e estou descrevendo isso daqui e com isso daqui eu estou um pouco Resumindo algumas das perguntas eh que estão que foram apresentadas por vocês bom Como responder a isso vejam eu aconselho para aqueles que leem inglês né Eh que deem uma olhada na amazon.com os livros de um sociólogo americano chamado Rodney Stark ele é um sociólogo americano eh luterano de família mas ele é especializado em sociologia da religião ele tem vários livros né que podem ser acessados inclusive e livros que podem ser comprados já através
do Kindle né ou seja livros em e arquivos Você pode baixar aí já na sua casa você compra e já l o livro inteiro Entre esses vários livros dele the Triumph of christianity Jesus Movement World larg Religion de 2012 recente o triunfo do cristianismo como o movimento de Jesus se tornou a maior religião eh do mundo o crescimento do cristianismo como é que o movimento de um de Jesus Marginal e obscuro se tornou a religião dominante etc um livro mais antigo 97 e assim por diante ele fez esses estudos e é interessante uma das conclusões
é um sociólogo tá E ele não é católico luterano mas é um homem homem honesto e uma das conclusões que o Rodney Stark chega é a seguinte que um dos fatores que levaram ao sucesso do cristianismo foi a o reconhecimento da dignidade da mulher na sociedade romana antiga pagã a mulher ela era objeto no sentido literal da palavra ou seja o Pater famílias o pai de família Romano ele tinha poder de vida e de morte sobre a mulher sobre os escravos sobre os filhos então um pai de família podia a qualquer momento decidir a morte
da sua mulher do seus filhos né pois bem quando eh o cristianismo veio o cristianismo reconheceu a dignidade da mulher com o seu papel feminino Claro com a sua especificidade feminina sem e transformá-la num objeto e essa dignidade da mulher foi um dos fatores diz o Rodney Stark do Sucesso do cristianismo as mulheres ficaram empolgadas elas ficaram muito e eh voltadas para o cristianismo Claro pela verdade da religião Sem dúvida alguma mas havia um fator pesso psicológico também nas mulheres no fato de que elas tinham um interesse imenso que os maridos se convertessem porque uma
vez que o marido se convertia pro cristianismo a situação da mulher se transformava então vejam aqui nós estamos diante de um sociólogo um homem não é eh que honestamente estuda estudou o o cristianismo e vê um um dos não é o único mas é um dos maiores fatores que levaram o cristianismo a se tornar essa religião conhecida né no mundo inteiro e converter a Europa né na libertação da mulher desse julgo desse domínio que tratava a mulher como um objeto então vejam que aqui nós encontramos a a uma resposta muito clara muito Evidente às acusações
feitas contra a Igreja Católica eh aquela famosa historiadora eh Regine pernu ela é famosa eh pelo seu estudo sobre a idade média e ela como mulher também ao estudar a idade média ela vê ao comparar como historiadora a situação da mulher na idade de média e a situação da mulher na antiguidade ela vê a qualidade imensa né de diferença entre o tratamento da mulher no mundo Pagão pré-cristão e no mundo onde o cristianismo eh digamos assim constituía o tecido social toda a a a a estrutura da sociedade era pensada de forma Cristã claro que os
medievais pecavam como nós famos também mas os os medievais tentaram formar uma sociedade eh em sintonia com o evangelho e Exatamente porque o período da idade média foi um período em que a sociedade sofreu um impacto enorme do cristianismo é por isso que a idade média é objeto de preconceito né E ela é rejeitada como sendo a idade das trevas são 1000 anos de trevas então aí a gente fica se perguntando como é que pode ser 1 anos de trevas e produzirem catedrais daquele daquele tipo que construíram eh 1000 anos de trevas e construírem essas
catedrais de pensamento como era a Suma Teológica eh de Sant Tomás de Aquino e assim por diante conhecimento da da ciência e tudo mais bom se as bases da civilização ocidental foram construídas na Idade Média Então o que é que nós eh podemos dizer né Com relação à mulher na Idade Média diz regim pernu Vejam Só um fator lembremo-nos que durante a idade média a rainha era coroada junto com o rei e a rainha governava nos sobretudo Nos períodos de ausência do Rei mas ela era igualmente consagrada junto com o rei foi quando veio o
renascimento e Quando você ouvir a palavra renascimento você lembre uma coisa renascimento significa renascimento do paganismo portanto não tem nada de nada ser exagero mas não é algo positivo nós não devemos saudar o renascimento como se fosse ah finalmente saímos das Trevas né estávamos mortos e renascemos não renascimento foi foi a retomada de muita coisa pagã infelizmente e no renascimento a mulher volta a ser objeto por causa dessa mentalidade de renascimento do paganismo é que voltou à escravidão não é e nós tivemos o escravagismo por causa dessa mentalidade greco-romana pagã e por causa disso as
mulheres voltaram a uma situação eh bastante eh deficiente então muita coisa que nós vivemos hoje não vivemos hoje mas digo que nós eh temos ideia de que no rec passado da civilização ocidental a mulher sofreu como E domínio discriminação etc etc e que nós colocamos na conta do cristianismo dizendo que somos nós cristãos que criamos essa situação não é verdade as mulheres tinham sido eh em grande parte libertadas né durante a a a idade média quantas abadas eram eh verdadeiras governantes dos seus feudos quantas rainhas governaram etc e no renascimento nada disso ou seja as
mulheres foram perdendo então a possibilidade de governar de fazer as coisas as rainhas começaram a não serem mais coroadas elas não mandavam mais nada etc etc não é então uma grande diferença quando nós vemos aão Cristã dasis então o Igor Alexandre Pergunta assim Padre Paulo Ricardo Como podemos comparar a dignidade da mulher com a dignidade de Santa Maria de Nossa Senhora B Igor veja aqui está todo o fundamento da mesit de João Paulo I João Paulo I depois da introdução que ele faz o primeir a primeira parte da sua Muler exatamente a mulher mãe de
deusos é que el toda esta essa realidade da dignidade da mulher veja que o bem-aventurado João Paulo I pra gente entender aqui porque nós vamos eh vários programas continuar com esse assunto então eu peço a vocês encarecidamente que vocês Leiam a mulas imitat tá lá no site do Vaticano baixem façam como eu imprimam subli risquem estudem não é é importante a gente estudar as coisas e da igreja magistério pontifício é interessante nós notarmos que quando o Papa João Paulo I fala da mãe de Deus ele como bom filósofo Personalista ele diz o seguinte eh João
Paulo I ele era tomista basicamente tomista mas enriqueceu o seu tomismo com contribuições bels do personalismo e alguma coisa também da fenomenologia então ele diz assim Vejam a pessoa a dignidade da pessoa é constituída no seu relacionamento com Deus né esse conceito de pessoa pros filósofos personalistas é muito importante porque pessoa é relacionalidade é interessante que o personalismo é uma filosofia que surgiu tirando os frutos e do pensamento Cristão porque o conselho de pessoas surgiu exatamente dentro da teologia não é eh no Dogma da Santíssima Trindade e no Dogma da Encarnação pois bem ele diz
assim como na Trindade pessoa é é relação substancial etc etc nós pegamos esse conceito de pessoa e E começamos a pensar filosoficamente o ser humano e então eh a partir desse pensamento Puxa vida relacionalidade ser pessoa a dignidade da pessoa humana está na relacionalidade então João Paulo I diz a dignidade da pessoa humana está na sua relação com Deus ora a relação da Virgem Maria com Deus ela é especialíssima porque ela é teoto ela é deí paraa é a geradora de Deus a mãe de Deus né escandaloso para os protestantes que a gente diga isso
mas trata--se da grande contribuição do Concílio eh de Éfeso nãoé em 431 pois bem dizer que ela é mãe de Deus aí João Paulo II com uma eh Lucidez uma perspicácia de verdadeiro eh filósofo e teólogo de homem que que pensa ele diz a graça supõe a natureza quando o Anjo anuncia a Virgem Maria e diz ave cheia de graça o que é que há o que é que existe na natureza feminina da virgem santíssima que permite que ela seja receptáculo que permite que ela seja esta agraciada plenamente então a que ele vai um pouco
puxar aquilo que ele chama de gênio feminino ou seja esse ingenium essa natureza própria essa riqueza tirada da Essência tirada da natureza da própria mulher onde é que está não é o que é que há ali então Maria é uma revelação sim porque Maria revela à mulher a sua identidade Vamos ser objetivos depois do pecado original nós nunca Vimos um homem nós só vemos pedaço de homem por assim dizer né eh deixa eu esclarecer não tô sendo luteran eu não tô dizendo que a nossa natureza foi corrompida pelo pecado original Mas a nossa natureza foi
embaçada pelo pecado original né ela foi ela está de caída não está totalmente quebrada mas está decaída tá deformada então digamos assim depois do pecado original como é que você vai saber o que como é um um varão como é um homem como é um um homem masculino P nós temos que olhar para nosso Senhor e como é que depois do pecado original nós vamos saber como é uma mulher se todo mundo que a gente vê são mulheres pecadoras portanto mulheres que tiveram a sua natureza decaída decaída não só enquanto natureza humana mas decaída também
n na especificidade feminina então se nós quisermos descobrir o que é uma mulher nós precisamos partir exatamente disso que o Igor está aqui perguntando ou seja qual é a especificidade da mulher olhando para a Virgem Maria Portanto o papa faz isso de forma extraordinária nãoé o Papa diz assim no centro da história da humanidade se se o homem se a dignidade do homem está no relacionamento dele com Deus no centro da história do relacionamento do homem com Deus está o quê a Encarnação do verbo ele diz assim e o envio desse filho consubstancial ao pai
como homem nascido de mulher é a expressão do São Paulo aos Gálatas constitui o ponto cum definitivo da aut revelação de Deus à humanidade portanto nós estamos aqui no centro então quando ele fala da teos da mãe de Deus ele diz assim desse modo o nome teos Mãe de Deus tornou-se o nome próprio da união com Deus concedida à Virgem Maria seja como é a forma como a Virgem Maria está unida com Deus é essa maternidade e então o Papa começa a analisar o diálogo entre a virgem e o Anjo e diz na saudação ave
cheia de graça todo o diálogo da Anunciação revela a dimensão essencial do evento e a dimensão Sobrenatural mas a graça nunca dispensa nem anula a natureza antes a aperfeiçoa e enobrece portanto a plenitude da Graça concedida à Virgem Maria em vista do seu tornar-se teoto significa ao mesmo tempo a plenitude da perfeição que é característico da mulher daquilo que é feminino e encontramo-nos aqui em certo sentido no ponto culminante no arquétipo da dignidade pessoal da mulher então nós precisamos refletir sobre isso precisamos refletir eh nesta grande dignidade da Maternidade nós iremos falar sobre isso né
nos próximos programas mas eh não é curioso que exista uma engenharia social que está infantilizando as mulheres se vocês forem assistir o programa que nós falamos de masculinidade vocês vão se lembrar que eu disse que todo homem maduro é de alguma forma pai aqui é a grande verdade que nós vemos também através da Encíclica da da carta Apostólica do bem-aventurado Jão Paulo I a mulher que floresce na sua dignidade na sua grandeza ele é mãe portanto uma mulher que não é mãe é uma mulher imatura é uma mulher que não chegou a desabrochar na sua
feminilidade portanto todas as mulheres inclusive as virgens consagradas toda mulher deve ter um coração de mãe e se ela não tem o coração de mãe ela é imatura ela não chegou a sua plenitude de mulher agora o que que nós vemos nas nossas eh mulheres hoje em dia por conta dessa engenharia social maluca que nós estamos sofrendo as meninas não querem mais ser mãe né Eu achava que a gente não ia viver para ver esse dia triste em que nós vemos as mulheres serem transformadas em más mães Eu quando era adolescente jovem eu senti não
paternidade responsável e isso era um discurso que se fazia geralmente com relação aos homens porque os homens geravam os filhos e depois dava no pé agora nós temos que fazer esse discurso a respeito das mulheres porque a mulher tem o filho quando não aborta quando não passa a vida tomando anticoncepcional quando não se mutila fazendo a ligação de trompas a mulher quando tem um filho larga o filho com a avó e vai cair na noite vai ser feliz não eu quero me divertir filho atrapalha vejam que coisa vejam no que essa mentalidade de anticoncepcionais de
não gerar filhos no que que isso o que que isso foi gerando em nós nós estamos diante de mulheres com 30 40 anos de idade que se comportam como adolescentes que são verdadeiras Play Girl o feminino de playboy o playboy que se diverte né Nós temos a playgirl que se diverte ela vai se divertir agora Vejam a contradição das coisas como exatamente esta mentalidade da mulher que quer se liar do homem fez com que as mulheres se tornassem cada vez mais escravas por quê Porque elas que agora com a revolução da camisinha e do anticoncepcional
podem ter relações sexuais com quantos homens quiserem e assim elas não precisam engravidar estão libertadas né é aí que elas se tornam cada vez mais objeto cada vez mais coisa não é é interessante isso então a dignidade da mulher nasce exatamente dessa sua vocação materna uma mulher que madura deu fruto porque o amor é fecundo então para aqueles que eh gostariam de tem muita gente no site que tem pedido isso um curso a respeito da teologia do corpo de João Paulo I para aqueles que querem um curso de teologia do corpo vamos começar então aqui
no programa ao vivo né estudando essa carta Apostólica de João Paulo I que é exatamente uma contribuição extraordinária desse Pice se existe alguma coisa do pensamento de João Paulo I que nós podemos dizer realmente que é genial que é o seu própri aquilo que podemos dizer pua vida o que é que João Paulo I trouxe de novo não é de contribuição pessoal para enriquecer a reflexão teológica da igreja e também iluminar o seu magistério está nessa realidade da teologia do corpo como grande Pensador e filósofo Personalista tomista Personalista João Paulo I faz essa reflexão a
respeito e do relacionamento do homem e da mulher e nós vemos claramente quem conhece a teologia do corpo pega essa essa carta apostólica expreme o que você vê né exatamente e o quanto o magistério de João Paulo I se se expressa usando o veículo da sua filosofia tomista e Personalista então Aqui nós temos eh Essa realidade o Luan Ferraz Faz uma pergunta a respeito da submissão da mulher veja eu aqui hoje eu vou tratar desse tema de forma mais eh digamos assim elaborada não é Porque de fato São Paulo se expressa em termos de submissão
mas os papéis não é entre o homem e a mulher dentro da família são bastante complexos de se explicar e não é possível se falar de submissão da mulher se nós não falarmos da vocação do homem então isso é também uma coisa interessante da teologia do corpo de João Paulo I ele enfatiza o quê João Paulo II bem-aventurado João Paulo II enfatiza o fato que quando São Paulo aos Efésios diz que a mulher deve ser submissa ao seu marido ele antes diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja Então como
é que Cristo amou a igreja dando a vida derramando sangue por ela então até hoje eu não encontrei nenhuma mulher que ficasse ofendida quando a gente explica isso minha filha se o seu marido é um marido como o Cristo que derrama o seu sangue por você você se sente ofendida de se submeter a esse amor você se sente ofendida de ser obediente a um homem que está disposto a derramar até a última gota de sangue por você então vocês compreendem que então Eh é um todo né é um todo então existe uma uma uma realidade
de papéis diferentes que nós iremos ver com calma mas já para responder essa sua pergunta para você eh entender que de fato se fala na tradição da igreja de uma certa submissão da mulher mas esta submissão deve ser compreendida num projeto Total não é que é o fato de que o homem eh dá vida então por por exemplo a própria eh doutrina eh da igreja e a teologia fala com toda clareza né quando Pio 11 fala dessa questão da submissão da mulher ele diz que esta forma de submissão e o grau de submissão e as
modalidades de submissão elas são variáveis conforme os tempos e as culturas portanto não existe uma fórmula única não é e também conforme as situações por exemplo uma mulher não deve ser submissa ao seu marido alcatra o marido bêbado tá lá mandando ela fazer alguma coisa maluca né é evidente que não qualquer um enxerga isso então trata-se Eh de uma realidade da doação do homem o homem deve em primeiro lugar o marido deve amar sua esposa como Cristo amou a Igreja Esta é a esse é o contexto e a premissa daquela afirmação mulheres sede obedientes então
eh mas nós iremos ver isso com com calma eh mais tarde tá bom última Eh pergunta o Leonardo Magnus diz assim que direito as mulheres podem buscar direito ao o trabalho veja Leonardo a questão do trabalho das mulheres é algo que nós vamos também ter que refletir com calma por quê Uma mulher pode trabalhar Pode sim ela pode trabalhar mas cuidado cuidado por o trabalho das mulheres tem sido utilizado como um instrumento destruidor da família por quê Porque já que as mulheres não têm mais tempo para dedicar aos filhos Então quem é que vai educá-los
então Primeiro eles estão criando esse caos social e criando a impossibilidade dos Pais de educarem os filhos então larga as crianças nas creches etc e tal As crianças estão lá sendo educadas pelo videogame sendo educadas pela televisão sendo educadas pelos vizinhos pela bagunça etc quando eles tiverem o caos aí eles vão apresentar a solução o estado bondoso irá ajudar as famílias Vamos aumentar cada vez mais a carga horária das escolas Como de fato o nosso governo já está aumentando Vamos colocar as crianças na escola desde cedo como esta semana nãoé uma lei apresentada no Congresso
agora obriga as nossas crianças a irem à escola a partir dos 4 anos de idade então o Estado nosso benfeitor irá educar as crianças por nós Olha que beleza não isso aí é é loucura não é competência do Estado educar os nossos filhos não é e portanto aqui então as mães são chamadas a serem verdadeiramente mães e os pais são educados a são chamados a serem verdadeiramente pai de família portanto cada um com seu papel nós teremos uma oportunidade para refletir sobre isso não estou dizendo que as mulheres não podem trabalhar mas certamente elas eh
não devem fazer isto com o custo e o preço de não educar os seus filhos não é de não ter tempo para sua família portanto aí você já começa a ver as limitações do trabalho feminino tá bom eh nós concluímos então por aqui eh eu sei que foi bastante rápida a nossa eh reflexão hoje mas faz parte da dos limites do nosso programa só gostaria de eh Recordar uma coisa na semana que vem a editora Eclésia vai lançar um livro do Papa Francisco nãoé anunciar o evangelho ISS é uma mensagem aos catequistas é evidentemente um
livro da época do cardeal bergolo n é então vai ser lançado pela Editora Eclésia vocês fiquem atentos eu gostaria de Recordar mais uma vez na semana passada nós eh fizemos o lançamento aqui de dois DVDs um DVD sobre a Eucaristia né que tá também na Editora Eclésia e o CDs em MP3 daquele famoso curso de terapia das doenças espirituais gostaria que vocês divulgassem bastante essa questão do curso da terapia das doenças espirituais por qu ah Padre mas já tá no site sim mas o que acontece é o seguinte você dá pras pessoas um presente com
esses você tá abrindo pra pessoa um mundo né para quem não sabe do que o que que significa esse curso de terapia dasas espirituais é um curso em que eu apresento os pecados capitais né e a partir dos pecados capitais também é iluminado pelos Santos padres né pelos teólogos medievais colocar também aqui as soluções como é que eu faço para lidar com esse Pecado Capital né porque tudo bem a gente vai lá e confessa o pecado mas o pecado capital fica ou seja a raiz do Pecado Fica em nós a tendência a doença eu chamo
de doença espiritual para as pessoas entenderem eu sou Perdoado do pecado mas fica lá uma doença uma tendência pro pecado que está dentro de mim enraizada que precisa ser trabalhada então é também uma coisa bastante importante gostaria de agradecer a vocês que nos ajudam no nosso site né que tem correspondido ao nosso apelo pediria a você né que eh faz uma faça um apostolado Zinho aí no Twitter no Facebook de eh incentivar as pessoas a se inscreverem no site e não somente se inscreverem as pessoas se tornarem alunos né ou seja Faça o seu pagamento
mensal para que nós possamos então melhorar cada vez mais e oferecer para vocês a aí um um serviço melhor de evangelização tá bom Deus abençoe né até a semana que vem onde continuaremos com esse tema da mulheres imitat a dignidade da mulher então a tarefa de casa fica aí para vocês lerem este documento que nós iremos eh tentar explicar e expor para vocês a a riqueza é um importante documento para as mulheres mas também para os homens para os homens que muitas vezes não sabem lidar com as mulheres e por isso às vezes eh se
tornam escravos da sexualidade eh desregrada tá bom Deus abençoe até a semana que vem vamos pedir a bênção da virgem santíssima debaixo de vossa proteção nos refugiamos Santa Mãe de Deus não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades mas livrai-nos sempre de todos os perigos a Virgem gloriosa e Bendita abençoe-vos o Deus Todo Poderoso pai filho espírito santo amém até a semana que vem se Deus quiser