A CONDIÇÃO HUMANA / HANNAH ARENDT

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Doxa e Episteme
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[Música] sejam muito bem-vindos ao doxa e episteme hoje temos mais um episódio do bloco mundo das ideias com o tema a condição humana Han arent com palavra e Ação nós nos inserimos no mundo humano e essa inserção é como um segundo Nascimento No qual confirmamos e Assumimos para nós mesmos o fato cru de nossa aparência física original essa inserção se in quando entramos no mundo ao nascermos e a qual reagimos ao iniciarmos algo novo por iniciativa própria a tarefa e a grandeza potencial dos mortais Residem em sua capacidade de produzir coisas obras ações e palavras
que mereceriam estar e ao menos em um certo grau estão confortáveis na eternidade em resumo é da natureza do ser humano fazer o inesperado eada ncio traz consigo a possibilidade de um mundo alterado han arent nascida na Alemanha foi uma das mais destacadas intelectuais do século XX conquistando reconhecimento com seu estudo sobre Hitler e Stalin as origens do totalitarismo e posteriormente alcançando notoriedade com eichman em Jerusalém uma análise do julgamento do nazista Adolf eichman que introduziu o conceito de banalidade do mal a condição humana representa a mais clara expressão da amplitude de sua filosofia embora
seja uma obra erudita arent era uma especialista em Roma e Grécia clássicas apesar de poder ser examinada como um trabalho de filosofia política também oferece uma teoria profundamente inspiradora sobre o potencial humano o milagre do nascimento e a ação arent afirma que a natureza é essencialmente cíclica um processo interminável e implacável de viver e morrer que apenas traz destruição aos seres Mortais entretanto aos seres humanos foi dada a capacidade de escapar desse ciclo através da ação a ação livre interrompe a lei inevitável da morte ao inaugurar algo novo os homens embora tenham de morrer não
nascem para morrer mas sim para começar algo novo Esse é o conceito de natalidade de arent inspirado na célebre afirmação de Santo Agostinho de que houve um princípio e o homem foi criado arent escreve é da natureza do início que algo novo seja iniciado algo que não pode ser previsto por qualquer coisa que tenha ocorrido antes o novo sempre surge diante dos enormes obstáculos das leis estatísticas e suas probabilidades que para todos os efeitos práticos da vida cotidiana se resumem a certeza assim o novo sempre aparece sob a aparência de um milagre o fato de
que o homem é capaz de agir significa que dele se pode esperar o inesperado que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável e isso novamente só é possível porque cada homem é único de modo que a cada Nascimento algo no entra no mundo nascer é um milagre em si Mas a verdadeira grandeza reside na maneira como afirmamos Nossa identidade através de nossas palavras e ações enquanto os animais se comportam apenas de acordo com seus instintos e impulsos de sobrevivência programados os seres humanos têm a capacidade de agir transcendendo nossas necessidades biológicas egoístas para criar
algo novoo pode ser reconhecido social e publicamente como Sócrates que tomou auta por escolha própria ou alguém que sacrifica sua vida por outra pessoa Podemos até mesmo agir contra nosso instinto de sobrevivência e devido a essa capacidade de tomar decisões verdadeiramente livres Nossas ações são sempre imprevisíveis arent afirma que a ação analisada do ponto de vista dos processos automáticos que parecem determinar o curso do mundo soa como um milagre nossa vida é a improbabilidade infinita que ocorre regularmente em outros escritos ela sugere que a essência dos regimes fascistas está em sua negação dessa natalidade ou
seja da possibilidade individual e isso é o que os torna tão abomináveis o perdão e a manutenção das promessas arent destaca a importância que Jesus de Nazaré deu à ação especialmente ao ato de perdoar como um Marco significativo na história pois essa descoberta conferiu a nós e não apenas a Deus o poder de anular ações passadas Jesus elevou esse poder quase ao nível dos Milagres físicos reconhecendo sua capacidade de transformar situações do cotidiano arent escreve somente por meio dessa constante libertação mútua do que fazem os homens poderão continuar sendo agentes Livres somente pela disposição contínua
de mudar de ideia e recomeçar é que poderão receber em confiança um poder tão grande para iniciar algo novo enquanto o desejo de vingança é uma resposta automática e portanto previsível o ato de perdoar por parecer Contrariar as reações naturais nunca poderá ser antecipado o perdão possui o caráter de uma verdadeira ação deliberada e nesse sentido é mais humano do que a reação instintiva da vingança pois liberta tanto quem perdoa quanto quem é perdoado esse tipo de ação é o único elemento que impede Que vidas humanas se debatam do Nascimento à morte sem um significado
real arent concorda com niet que a capacidade de e cumprir promessas também distingue os seres humanos dos outros animais Nossa falibilidade inerente é o preço que pagamos por nossa liberdade Mas desenvolvemos mecanismos para manter nossas promessas desde normas sociais até contratos jurídicos os atos de perdão e de cumprimento de promessas redimem a humanidade e nos elevam a um novo patamar eles também são ações criativas afirmam Nossa individualidade na maneira como essas ações se manifestam ninguém jamais é igual a qualquer outro que já tenha vivido vive ou viverá Labor trabalho e Ação arent define três atividades
humanas essenciais Labor trabalho e Ação Labor é a atividade de viver crescer e eventualmente se deteriorar algo que todos os seres humanos experimentam é em Essência a manutenção da vida ela afirma que a condição humana do labor é a própria vida trabalho é a atividade não natural que os seres humanos realizam dentro de um mundo natural capaz de transcender ou sobreviver a esse mundo conferindo uma medida de permanência e durabilidade a futilidade da vida mortal e ao caráter passageiro do tempo humano é a única atividade que não requer coisas ou matéria sendo portanto a essência
da condição humana a ação também transcende o mundo natural pois os homens e não o homem vivem na terra e habitam o mundo com isso arent se refere ao fato de que os seres humanos são animais sociáveis e políticos que buscam realizar ações reconhecidas por outros redescobrindo a glória arent observa que na Grécia e em Roma antigas o que realmente importava era o que se fazia na esfera pública a vida e as perspectivas dos pobres e daqueles sem direitos políticos incluindo escravos e mulheres estavam essencialmente confinadas ao ambiente doméstico esse espaço privado apesar de seus
benefícios não oferecia nenhuma oportunidade de influência ou de ação efetiva em contraste os homens abastados livres da idade de trabalhar para sobreviver e das tarefas domésticas repetitivas e diárias podiam atuar no palco público agindo para melhorar ou avançar toda a sociedade ela aponta que em nossa época a casa se tornou o ponto focal e nos tornamos consumidores impacientes com a política buscamos a felicidade ao abrir mão do privilégio de realizar ações que podem transformar o mundo e beneficiar muitas pessoas a antiga busca pela glória nos parece estranha até mesmo desagradável mas ao nos limitarmos a
ser apenas chefes de família estamos renunciando ao nosso potencial para viver uma vida de verdadeira ação autônoma o que ela chama de Vita activa a distinção entre homem e animal permeia a própria espécie humana apenas os melhores aristoi que constantemente provam ser os melhores e que preferem a fama Imortal às coisas Mortais são verdadeiramente humanos os outros satisfeitos com os prazeres que a natureza lhes oferece vivem e morrem como animais por meio do amor nossa Glória é revelada os seres humanos podem compreender tudo sobre o mundo natural ou sobre o mundo dos objetos mas sempre
lhes faltará o conhecimento pleno de si mesmos saltando sobre nossas próprias sombras como diz arent ela observa que o que somos é o nosso corpo mas quem somos é revelado através de nossas palavras e ações conhecemos quem uma pessoa é não por estarmos a favor ou contra ela mas por conviver com ela com o tempo quem a pessoa é se revela inevitavelmente Por isso as pessoas vivem juntas não apenas para obter apoio emocional ou mas também pelo simples prazer de ver outras pessoas revelarem seu caráter o que mais nos interessa em um ato não é
o ato em si mas o agente que ele revela chamamos essa maior revelação de uma pessoa de glória ainda assim quem somos pode nunca ser conhecido por nós mesmos é algo que só pode ser visto integralmente pelos outros pois o amor ainda que seja uma dasci as mais raras na vida humana possui na verdade um inigualável poder de autor Revelação e uma inigualável clareza de visão para revelar quem somos precisamente porque é indiferente ao ponto da completa não mundanidade com aquilo que a pessoa amada Talvez seja com suas qualidades e defeitos e também com suas
realizações fracassos e transgressões amor em virtude de sua paixão destrói o entre que nos relaciona com os outros e nos separa deles nossa capacidade de agir dá a nossa vida Um Novo Começo trazendo esperança e fé plenamente justificadas Por que fé porque se tivermos o conhecimento fundamental de que as pessoas podem agir e podem mudar então consequentemente devemos ter fé não apenas nelas mas também n pessoas que amamos e na humanidade como um todo o belo paradoxo que arent nos apresenta é que somente através do amor que por sua natureza é não mundano privado e
apolítico somos energizados para causar um impacto real Na vida pública comentários finais a conclusão de biólogos e sociólogos nos últimos 30 anos de que as pessoas são moldadas por suas conexões cerebrais genes e ambiente de maneira mais determinante do que se pensava inicialmente Pode parecer um desafio às teorias de ação e decisão de arent no entanto do ponto de vista da história que é a soma de milhões de decisões individuais seria incorreto sugerir como Hegel e Marx fizeram que a história da humanidade segue um caminho inevitável e pré-determinado arent influenciada por Martin heidegger coloca ênfase
no papel dos indivíduos na história destacando que a história é na verdade a crônica de exceder as expectativas as pessoas realizam feitos incríveis que muitas vezes nem elas mesmas esperavam realizar arent admite que na sociedade contemporânea muitas pessoas se comportam como meras funções abandonando sua individualidade e permitindo-se ser moldadas passivamente por seu ambiente elas se tornam reflexos passivos mais parecidos com animais avançados do que com pessoas reais conscientes e decididas para arent ser verdadeiramente grande significa reconhecer que não se é apenas um animal guiado por impulsos de sobrevivência ou um simples consumidor com gostos e
preferências o nascimento de uma pessoa representa um novo começo uma oportunidade para que algo inteiramente novo e único venha ao mundo embora suas distinções entre Labor trabalho e Ação possam exigir uma leitura cuidadosa e repetida para serem plenamente compreendidas a crença de arent No Poder da ação humana e na imprevisibilidade faz de a condição humana uma obra verdadeiramente inspiradora que Desafia o determinismo e Celebra a capacidade humana de compreender e superar expectativas pois bem por hoje é só caso tenha gostado dê aquele like Maroto assine o canal E compartilhe com os amigos um forte abraço
e Vitória sempre no canal do pensamento debatendo a existência a busca do conhecimento é a nossa resistência [Aplausos] resistência a nossa resistência sim
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