[Música] Olá bom vamos continuar aprendendo a programar né Jana Com certeza ainda falta bastante coisa né falta não bastante não a gente já viu os conceitos principais de programação falta um concei principal Tá mas a gente tá chegando lá mas antes de tudo que que a gente tem que fazer sempre fazer o login fazer o login e abrir o projeto que a gente tá trabalhando então por favor você aí em casa também né vamos entrar na sua conta né e carregar o projetinho que você está criando pronto aqui é o de onde paramos eu comentei
lá nas aulas iniciais que o objetivo quando se criou Scratch é tá no mundo mais atual um mundo né com multimídia com coisas interessantes e o nosso jogo tem uma tela tem um cachorrinho super fofinho mas tá ainda dá para melhorar isso não dá ah sempre dá para melhorar né que que você se sentiu falta aí bom Eu senti falta dessa alternância na nos movimentos dele o movimento dele muito bem e não sei se faz algum som algum tem aqui nos comandos eu vi que tem é a opção do Som Mas a gente ainda não
testou Então acho que eu queria ver excelente muito bom então vamos fazer essas duas coisas tá eh O que é importante agora a gente tá indo para um conjunto de ferramentais específicos do scratch para criar multimídia para criar jogos para criar animações tá que não é exatamente umais que um programador tradicional mexe tá então a gente tá fazendo aquela coisa que vai ser muito interessante para quem tá brincando Em casa para quem trabalha mais na parte artística ou PR um professor que quer fazer uma aula diferente tá então vamos lá começar pelo som pode ser
Bora começar pelo som Então tá vamos fazer esse cachorrinho falar alguma coisa ali em cima ó tem o código fantasias e sons vamos clicar ali no sons eu cliquei errado eu cliquei aqui na parte esquerda sons aqui em cima aí da mesma forma lembra quando a gente buscou o cachorrinho e buscou o fundo Exatamente no mesmo lugar na lupinha o scrat já tem um milhão de coisas prontas e vários tipos ali vamos escolher animais né Qual que você acha que a gente faz mais sentido aí Ah com certeza o dog o Dog então vamos escolher
o dog tá col tá então agora a gente tem o som Dog um o som do cachorrinho né no nosso programa beleza vamos voltar lá pro código vamos aí na no som Vamos botar toque o som Dog um até o fim vamos tocar ele no começo do programa vamos então Ó a ele vira paraa direção anda e e late logo em seguida que você acha assim aí isso perfeito será que isso vai fazer ele latir vamos testar vamos latiu Tá mas achei uma vez só pouco para um cachorro tá bom a gente vai fazer mais
que tipo de comando que a gente tem que para ele fazer mais do que uma vez repetir repetir ah tô aprendendo só que eu vou falar uma coisa para vocês eu vou deixar pras próximas aulas tá bom sabe por quê Porque eu não queria que ele repetisse duas vezes eu queria que ele repetisse a quantidade de vezes que eles quiserem E aí a gente vai precisar aprender uma outro conceito super importante que é variável beleza mas a gente vai ver isso na próxima só que aqui a gente não tem um cuidado muito grande com inclusão
na Univesp Com certeza e quem tiver assistindo isso for surdo não vai ver o cachorrinho latindo verdade tá Será que a gente pode fazer alguma coisa sobre isso vamos lá em aparência de novo né Ó lá diga né põe aquele diga antes dele latir ou depois ele latir pode ser depois ele latir esse primeiro por dois tem isso pode para um tempinho tanto faz Pode ser aí também uhum acho que dois é muito vamos fazer um segundo e vamos testar o que acontece deixa o ol lá posso mudar para um mal cachorro fala au né
certo muito bem vamos lá vamos ver o que acontece agora o nosso programa está inclusivo né ele late e e aparece balãozinho dele latindo ali com al tá com com esse tipo de comando Jana eu é o que eu mais vejo as crianças adorar brincar tá porque eles fazem por exemplo põe a Jana e o Marcos aqui e eles começam a conversar com balãozinhos né então você consegue fazer joguinhos interessantes animações para ensinar conceitos né professores conseguem de repente fazer uma aula com animação onde que é muito simples é só isso que a gente tá
falando ele vai mostrar dois personagens aparece o balãozinho para um espera um tempo aparece balãozinho para outro faz um tempo é uma animação de uma conversa mas que você viu é muito simples de fazer sim serve muito como apoio pedagógico realmente Com certeza né como um reforço mostrando de um jeito diferente algo que ele tá colocando em aula que é muito motivador com personageminimigospersonagens a gente acabou conseguindo colocar ali também né com balãozinho aí você tinha pedido para repetir que a gente vai ver isso na próxima aula e você tinha pedido que a imagem podia
ser diferente uhum isso mesmo Ah vamos em fantasias e aqui em cima né ali na aba fantasias tá tá E aí você vai buscar uma nova fantasia ali embaixo vamos ver hum ah eu tenho uma outra versão V dog tem o a e o b ai o a ó o a é esse cachorrinho sem nada e o b é o cachorrinho suando né ali canad a lingua para fora tá o conceito de fantasia são versões diferentes do mesmo personagem para você usar em animação tá então em muitos personagens a fantasia tem ele com um passo
por exemplo pé na frente e depois com o outro pé na frente e se você vai trocando a fantasia dá a impressão de que ele está andando né então às vezes não é isso às vezes é uma roupa que você aqui é diferente às vezes tá o se eu não me engano o morcego ele tem o o azinha para cima azinha para baixo Então você consegue fazer animação usando esse conceito de fantasia o o Doguinho tem essas duas fantasias vamos ver como que a gente faz para brincar com elas vamos tá deixei aqui os dois
então na fantasia e volta código volta pro código O que que a gente vai fazer vai fazer com que ele a cada passo que ele dá ele troque de fantasia tá bom tá então em um ele vai est com a linguinha para fora e o outro não tá então vamos lá no aparência de novo tá vamos próxima fantasia tá vendo ali embaixo achei aqui próxima fantasia tá põe ali depois do Move um passo dentro do repita ou isso não lá fora do do condição aí aí então o que que ele vai fazer sempre ele que
vai mover um passo vai trocar de fantasia então um ele vai estar com a linguinha para fora o outro não será que funciona como é que a gente testa sempre Bora na bandeirinha verde e vamos ver o que acontece Ó lá tá vendo não dá para perceber que ele vai trocando né tá Ah mas Marcos Tá muito corrido porque o nosso tempo tá muito pequenininho mas se o tempo for maior a a gente vai demorar 200 horas para dar essa aula então vamos deixar assim por enquanto e a ideia do pensamento computacional é isso Que
tal você aí colocar num tempo que você acha que fica mais adequado para conseguir perceber quee tá botando linguinha para fora para dentro Experimenta né Não tenha medo Vamos experimentar e vamos ver o que que acontece bom fizemos quase tudo que a Jana queria aqui faltou uma coisa mas essa coisa vamos deixar pra próxima aula tá bom vamos tá bom e até aqui que que você gostou gostou dessa aula de hoje gostou da as coisas que a gente fez gostei bastante achei muito legal essa possibilidade de você trocar o movimento ali do personagem de colocar
um som acho que dá para fazer uma junção de códigos bem criativa Então é isso e como eu falei é muito usado por professores por crianças que querem ensinar conceito é essa ideia de falar com balãozinho você põe dois personagens ficam conversando tá então dá para fazer um milhão de possibilidades de criação com isso de um jeito bem simples Tá bom gostei bastante então é isso por hoje é isso Até a próxima aula [Música] [Música] h [Música]