Aristóteles | O Primeiro Motor Imóvel

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Paradoxa
Aristóteles tem um pensamento vasto e complexo, porém, não menos belo. No livro "A Metafísica" ele ...
Video Transcript:
é o primeiro motor imóvel comovente móvel é esse o nome que aristóteles deu a substância supra-sensível que encontrou ao deduzir logicamente sua investigação um pouco confuso né calma vamos devagarinho ao percorrer um caminho lógico o aristóteles concluiu a existência de uma substância supra-sensível ou sei que tá além dos nossos sentidos com algumas características ela é eterna possui vontade própria é perfeita move todas as coisas pela atração é inteligível é única é indivisível e é inalterável mas como ele conseguiu chegar nessa conclusão como é que ele chegou em todas as características tá bom é esse o
intuito desse vídeo eu vou passar por cada passo que o tio aí percorreu até chegar nessas conclusões bom vamos lá primeiro tudo é movimento ele viu que todas as coisas se movem e ela se movem por dois motivos ou elas são movimentadas por outras coisas ou porque possuem o motor próprio e se movimentou sozinhas como nós os humanos para ele nós nos movimentamos por vontade própria pois a gente possui anima alma uma espécie de motor que nos morre mas isso é assunto para outro vídeo o tio ari percebeu também que as coisas movimentadas por outra
coisa ficam em repouso quando acaba o de serem movidas por exemplo uma bola de beisebol no ar ela tá em movimento porque foi rebatida pelo taco o taco por sua vez que foi movido pela mão do jogador e o jogador morreu otaku por vontade própria lembra da anima o toque a bola nunca se moverem sozinhos o tio ali também pensou o seguinte é a realidade está em constante mudança e engendramento e corrupção isso também é movimento deixa eu explicar um pouquinho melhor é tudo muda tudo se transforma pensa numa cadeira por exemplo ela está se
deteriorando com o tempo a gente não consegue perceber essa deterioração a olho nu mas a cada momento que passa ela vai se deteriorando mas ela nunca vai desaparecer por completo mesmo que passe mil anos milhares de anos a cadeira vai ter virado um pó e todo esse pó que foi um dia cadeira é outra coisa certo e essa coisa vira outra coisa que vira outra coisa e assim sucessivamente está sacando isso que é o movimento de engendramento e corrupção a corrupção é a cadeira virando pó se desfazendo em pó deixando de ser cadeira mas por
outro lado o pó tá sendo um socorro então com isso o tio ari enxerga uma cadeia causal de causa e efeito em tudo que existe só que ao invés de olhar para frente dessa cadeia causal para onde vai desenvocar toda essa causalidade o tio aí olha para trás ele pensa bom tudo se move logo algo deve mover tudo isso que existe então ele percebe que no início dessa cadeia de causalidade deve ter alguma coisa que tem vontade própria que move tudo só que se alguma coisa não pode ter sido criada do nada não pode ter
sido criada por nada porque senão esse algo vai ter sido criado por outra coisa anterior esse algo vai ser uma consequência da primeira calça logo esse algo deve ter sempre existido deve ser terno está sacando tá mas porque imóvel bom vou e essa substância supra-sensível ela é o referencial de tudo por exemplo se você tá andando de carro você tá a 50 km por hora e tem um carro do seu lado a 50 quilômetros por hora ele parece parado certo o que está se movendo é o cenário e volto é a estrada são os postes
assim acontece com essa substância ela é referência do movimento porque para que tudo se mova existe algo que tem que estar imóvel tá mas como que ele movimenta as coisas como ele movimenta tudo toda a realidade sendo imóvel pela atração como um imã um imã atrai as coisas para si se a gente coloca um clipe ao lado de cima ele vai atrair esse clipe ah tá mas quer dizer que essa primeira causa ela é magnética não espera não é por aí a gente já vai chegar lá uma coisa imóvel só pode mover as outras coisas
pela atração você lembra que ela não se morre certo mas como funciona então essa atração aí que tá o pulo do gato pelo desejo e pela inteligência olá tudo se move em direção essa substância porque ela é perfeita porque deseja essa substância sempre esse desejo que é perfeito além disso ela inteligível inteligível aquilo que é claro que é fácil de apreender de entender o inteligível atraiu inteligência nós humanos somos atraídos pelo que é inteligível para aristóteles todo humano aspira o conhecimento essa é uma das premissas que ele toma como base o ser humano aspira o
conhecimento pensa no seguinte uma substância que é uma representação da sabedoria ela sabe de tudo e nenhum conhecimento falta ela se nenhum conhecimento falta o que que essa substância iria pensar em si próprio não tem porque ela pensar em outra coisa ela já é a própria sabedoria ela contempla a si mesma e nossa seres inteligentes nos movemos em direção ao conhecimento à sabedoria ao que é inteligível então nos movemos em direção a ela e agora a gente vai chegar à perfeição dele se nada falta esse motor ele é perfeito foi feito o sentido de acabado
não falta nada é única hora se essa substância não fosse única ela tivesse mais de uma parte alguma coisa ali faltaria certo essa outra parte se ela faltasse ela seria incompleta seria imperfeita inacabada então ela deve ser única e por fim ela é imutável é porque se ela mudasse ela se tornaria algo que não é perfeito socorro a perfeição não pode ser mais perfeita não não pode mudar se ela é perfeita e qualquer coisa mudar nela ela muda para o diferente da perfeição se tornando imperfeito assim eu espero que a gente tenha conseguido conquistar um
pouco do pensamento do tio ari sobre como ele deduziu a existência de uma substância que está para além dos nossos sentidos poderíamos chamar de deus ou uma energia ou a própria natureza bom essas perguntas e deixo para você eu deixei muita coisa de fora o tio ari tem que pensar muito muito maior interessante e complexo que não se resume somente a isso é mas eu espero ter plantado uma sementinha de curiosidade sobre pensamento dele em você dúvidas comente gostou já sabe né dá like se inscreve e ativa o sininho fui
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