Irmãos vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 11 e façamos a leitura do verso 33 ao verso 36 Romanos Capítulo 11 do verso 33 a 36 ouçamos o que escreveu o apóstolo Paulo ou profundidade da riqueza tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus com insondáveis são os seus juízos e com inescrutáveis os seus caminhos quem pois conheceu a mente do senhor ou quem foi o seu Conselheiro ou quem primeiro Deu a ele para que ele venha a ser restituído porque dele e por meio dele e para Ele são
todas as coisas aí ele pois a glória eternamente amém senhor como nós acabamos de cantar Pedimos que o teu santo espírito venha sobre nós com poder para iluminar a nossa mente o nosso coração para nos encher e nos transbordar do Evangelho de Cristo iremos que cada pessoa nessa noite ó Deus seja tocada por ti pela tua palavra pelos cânticos por todos esses momentos de exercícios espirituais que acabamos de te oferecer o Deus dê que nós saiamos renovados fortalecidos em ti com coração cheio de alegria e gozo por termos estar na tua presença em nome de
Jesus amém nós chegamos ao final da primeira grande parte da carta aos romanos a carta aos romanos geralmente é dividida em dois blocos no primeiro bloco que compreende o capítulo 1 até o Capítulo 11 o apóstolo Paulo faz uma exposição do evangelho que ele prega nós chamamos esse bloco de a parte doutrinária da carta aos romanos depois do capítulo 12 até o 16 final Paulo desenvolve as aplicações e as consequências práticas do evangelho que ele expôs nos 11 primeiros Capítulos essa segunda parte então nós chamamos da parte prática da carta aos romanos Paulo segue essa
mesma disposição em todas as outras cartas que ele escreveu Efésios Colossenses Filipenses e assim por diante é importante notar que quando a gente diz que do capítulo 1 até o 11 o que nós temos é doutrina não quer dizer que também não tem prática da mesma forma quando nós dizemos que do 12 até o 16 nós temos prática isso não quer dizer que também não tem doutrina porque a gente não pode separar as duas coisas não existe doutrina que não conduza a prática e toda a prática tem que ser organizada e governada pela boa doutrina
nós não podemos separar o Paulo mestre do Paulo pastor porque as duas coisas estão presentes ali então mesmo na parte doutrinária Paulo é prático e na parte prática Sem dúvida ele é extremamente doutrinário mas essa distinção é apenas didática o foco na primeira parte de Romanos e fato é nas grandes doutrinas do Evangelho a segunda parte como nós sabemos a partir do capítulo 12 é quando ele então faz a aplicação dessas doutrinas à Vida da igreja nós chegamos aqui então ao final da primeira grande parte da carta aos romanos depois que Paulo acabou de fazer
uma exposição do lugar de Israel na história da salvação que ocupou desde o Capítulo 9 até o Capítulo 11 e então ele compõe uma doxologia para encerrar essa parte a doxologia é isso que nós acabamos de ler agora toxologia é uma expressão de louvor e adoração e que geralmente é resultado do autor bíblico ter falado da grandeza de Deus ou da grandeza dos planos de Deus Nós temos muitas doxologias na Bíblia no antigo testamento há várias delas o próprio apóstolo Paulo nos deu várias outras doxologias nas suas cartas mas de todas a mais conhecida é
exatamente essa aqui ela conhecida pela sublimidade pelo enlevo pela expressão de espanto e admiração que o apóstolo Paulo expressa aqui ao chegar ao final da exposição do Evangelho de Cristo e assim ele coroa e encerra a sua exposição da sabedoria do conhecimento de Deus revelados na redenção e reflete aquele sentimento que ele tem diante da grandeza de Deus e da profundidade dos caminhos de Deus e da sabedoria de Deus essa doxologia que nós acabamos de ler ela tem três partes na primeira parte que é o verso 33 Paulo expressa sua admiração pelo conhecimento de Deus
Diante do evangelho que ele acaba de expor a segunda parte são os versos 34 a 35 onde Paulo enfatiza A Supremacia de Deus a sua soberania na concepção e na aplicação desse plano de Redenção e no verso 36 ele conclui inevitavelmente que diante de tudo isso toda glória deve ser dada a Deus Meu Alvo nessa noite é que ao estudarmos essa expressão de adoração e de louvor do apóstolo Paulo nós sejamos Carregado Pelo mesmo sentimento que nós diante da grandeza de Deus nós possamos ter esses essas expressões íntimas e profundas e sinceras de louvor e
gratidão ao Nosso Deus Diante daquilo que Ele é primeira parte então o verso 33 onde Paulo mostra a sua admiração diante da sabedoria de Deus revelada na história da Redenção verso 33 São três declarações do apóstolo ou profundidade da riqueza tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus Como insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos vejamos cada uma dessas declarações antes é preciso que nós lemos o que está por detrás dessas declarações de admiração do apóstolo Paulo ele havia começado a sua carta no capítulo 1 expondo a condenação de toda a
raça humana começando pelos gentios e continuando pelos judeus Capítulo 2 e concluindo no capítulo 3 que todos pecaram e carecem da glória de Deus depois em seguida Paulo expõe a maneira pela qual Deus decidiu na eternidade justificar tanto os judeus Como gentios que mediante a propiciação que há no sangue de Cristo seu filho oferecido em lugar do pecador sangue derramado para purificar pecados de pessoas injustas não somente isso esse Deus ressuscita seu filho de entre os mortos lhe dá glória o exausto exalta a sua direita nos céus e o faz mediador intercessor socorrendo aqueles que
são seus em seguida Paulo explica a relação que há entre Cristo e Adão ambos como cabeças de uma raça e em cujo o destino em cuja história estão atreladas as histórias de todos os demais homens e mulheres da raça humana isso ele faz no Capítulo 5 depois no capítulo 6 ele fala como esse Deus maravilhoso pelo seu espírito nos liberta da condenação do pecado e do Poder do pecado e também da condenação e da força da Lei no Capítulo 8 ele descreve a vida no espírito e termina falando do mundo glorioso que Deus preparou para
nós no final da história enquanto nós aqui aguardamos em esperança e com fé pelo Espírito ainda que gemendo depois Paulo entra no capítulo 9 mostrando os planos de Deus para com a descendência de Abraão o que que Deus tem reservado para os Judeus Será que ele acabou já de lidar com os judeus ele fala então que ainda há uma salvação aguardando os filhos de Abraão mediante o evangelho os judeus eleitos serão chamados pelo evangelho e juntamente com os gentios eleitos formaram um só povo é o que ele acabou de explicar no Capítulo 11 que nós
vimos pela última vez então diante dessa da grandiosidade desse plano diante da profundidade da complexidade desse projeto de Deus elaborado na eternidade eternidade Paulo então pro rompe em declarações de admiração de adoração e louvor que são essas que nós vamos ver agora ele expressa sua admiração em primeiro lugar dizendo ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus o conhecimento de Deus é o saber de Deus é o saber dele em ter concebido um plano Tão Profundo e tão sábio consiste no conhecimento que Deus tem da Natureza Humana no conhecimento que ele tem
do mundo que ele criou do conhecimento que ele tem das coisas eternas e da própria história e a sabedoria de Deus consiste em ter usado esse conhecimento para fazer coisas nesse seu plano que aos olhos humanos ou a mente humana parecem impossíveis tornar-se plenamente homem sem deixar de ser Deus para morrer na cruz pelos homens a profundidade da sabedoria desse conhecimento tornar justos pecadores sem que isso faça com que ele se torne injusto que profundidade da sabedoria de Deus em conseguir fazer isso eleger e predestinar quem ele quis Para ser salvo sem com isso cometer
injustiça e sem fazer acepção de pessoa que profundidade da sabedoria do conhecimento de Deus conquistar e vencer o pecado de tal forma que no Novo Céu e na Nova Terra não haja mais possibilidade de Pecado sendo o último Paraíso superior primeiro que profundidade da sabedoria e de conhecimento de Deus relacionar-se com os homens interagir com os homens dentro das escolhas e decisões humanas sem com isso deixar de no final fazer exatamente tudo que ele havia determinado que profundidade da sabedoria do conhecimento de Deus fazer com que a desobediência de um povo que foi o povo
Judeu se tornasse numa oportunidade para levar a salvação aos demais povos do mundo que profundidade da sabedoria do conhecimento de Deus a sabedoria do conhecimento de Deus é Por demais profunda e Paulo aqui se queda Maravilhado quando ele reflete sobre esse plano de Deus que ele acabou de descrever do capítulo 1 até o Capítulo 11 a segunda expressão de admiração dele ainda no verso 33 é com insondáveis o juízos de Deus com insondáveis os juízos de Deus juízos de Deus se referem às escolhas e as decisões que Deus fez lá na eternidade de como ele
haveria de levar a cabo esse plano quando nada ainda existia a palavra insondável que Paulo usa aqui significa aquilo que não pode ser entendido mesmo depois de uma cuidadosa análise e aquilo que é impossível de ser apreendido e compreendido pela razão humana é esse termo que Paulo usa para descrever o juízos de Deus as suas escolhas as suas decisões e no que Paulo estava pensando quando ele disse isso Que tipo de coisa ele tinha em mente quando ele disse que o juízos de Deus são insondáveis por exemplo como é que Deus pode dar entrada no
mundo entrada do pecado no mundo sem contudo se tornar o autor do pecado e do mal e sem sondável Nós não sabemos como Deus consegue não ser o autor do mal e ao mesmo tempo ter decretado a chegada do mal no mundo mas é o que a bíblia afirma mas nós não é insondável isso ultrapassa a nossa compreensão ultrapassa a nossa compreensão que ele resolveu salvar os homens e não salvar os anjos as duas raças caíram mas ele preferiu salvar os homens e não há salvação para os anjos porque ele fez isso em sondável isso
ele resolveu salvar pecadores em vez de simplesmente deixá-los ir para o inferno sofrer com justiça pelos delitos cometidos contra ele porque Deus preferiu salvar em vez de simplesmente com justiça entregar a raça humana a sua própria perdição isso é insondável porque ele resolveu fazer uma Aliança Eterna de salvação com Os descendentes de Abraão o povo pequeno isolado no Oriente Médio quando ele podia ter feito uma aliança com faraó rei do Egito [Música] com o Rei da Babilônia com Nações Poderosas como os assírios mas foi pegar um povinho pastoril tribos nômades com as quais ele fez
uma aliança quem pode entender isso que ele decidiu que no processo de salvação ele sacrificaria o seu próprio filho de uma Morte Lenta e Cruel numa cruz e que depois seria sepultado com insondável o juízo de Deus que decretou tudo o que deveria acontecer sem com isso tirar a responsabilidade das suas criaturas Morais Anjos e Homens quem pode Sondar os juízos de Deus quem pode compreender essas coisas com insondáveis são os seus juízos diz o apóstolo Paulo nós não podemos compreendê-los fogem a nossa capacidade de entender terceira frase dele ainda nessa expressão de admiração quão
inescrutáveis os caminhos de Deus os caminhos de Deus são os seus métodos é o processo pelo qual ele realiza na história o plano que ele concebeu na eternidade quando Paulo diz que os caminhos de Deus são inescrutáveis ele está dizendo que os caminhos de Deus escapam a detecção humana o homem incapaz de perceber a ação de Deus na história como Isaías já havia dito profeta Isaías no capítulo 55 da sua Profecia disse aquela frase tão bem conhecida Deus falando através de Isaías dizendo os meus pensamentos não são os vossos pensamentos nem os ossos caminhos são
os meus caminhos Diz o Senhor porque assim como os céus são mais altos do que a terra assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos são mais altos do que os vossos pensamentos com inescrutáveis os caminhos de Deus já dizia o profeta Isaías a humanidade não pode compreender a humanidade não compreendeu não detectou Quando Deus fez um pacto com Abraão como aquele impactaria a história da Redenção a história da humanidade não detectaram o significado da lei que foi dada no Monte Sinai muito menos os sacrifícios de animais
que foram determinados não entenderam Quando Deus mandou os profetas tanto é que usa apedrejar também não entenderam e não perceberam a chegada de João Batista O que é que aquilo significava não receberam ao próprio Deus encarne Jesus Cristo não compreender o porquê da necessidade dele morrer humilhado numa cruz muito menos o Túmulo Vazio e a vinda do espírito santo o mundo não percebeu o surgimento da igreja e a sua instituição os caminhos dEle estão fora do nosso alcance Esse é o Deus com quem nos relacionamos Esse é o Deus a quem servimos e longe desse
mistério nos afastar dele ao contrário nos fascina e nos aproxima dele e nos atrai a ele o que me atrai a Deus não é porque eu posso compreendê-lo mas é exatamente a profundidade da riqueza do seu conhecimento que ele é insondável que ele é infinito por isso eu me sinto atraído a ele eu não me curvaria diante de uma de um outro ser que eu posso compreender mas somente diante do intangível do impossível do eterno é que nossa alma se curva e o nosso ser se dobra e o nosso espírito se submete por isso essas
declarações de Paulo de admiração diante do ser de Deus da sua sabedoria do seu juízo dos seus planos como ele concebeu esse plano maravilhoso que é o plano da Redenção a segunda parte da doxologia que está nos versos 34 e 35 trata do reconhecimento que Paulo faz da supremacia de Deus na elaboração desse plano esse plano sábio majestoso inesperado profundo aponta para plena completa e Total Soberania de Deus nada disso foi feito com a participação do homem não o homem nada participou quer na sua concepção quer na sua implementação e diante disso então o Paulo
faz três perguntas que estão nos versos 34 e 35 duas delas baseadas no profeta Isaías e a terceira baseada no Livro de Jó as duas primeiras perguntas estão baseadas em Isaías Capítulo 40 versos 12 em diante quando o Deus falando através de Isaías pergunta Quem guiou o espírito do senhor ou como seu Conselheiro ensinou com quem tomou ele conselho para que ele desse compreensão quem o instruiu na Vereda do juízo ele ensinou sabedoria e lhe mostrou o caminho do entendimento Deus falando através do profeta Isaías pergunta ao povo de Israel quem é que me guiou
quem é que me deu conselho quem é que me orientou a fazer todas estas coisas não foi a minha própria mão que fez tudo isso Deus está se comparando e mostrando a sua superioridade aos falsos Deuses que o seu povo adorava naquela época Paulo usa a expressão de Isaías e pergunta aos seus leitores Ele pergunta aos seus leitores porque primeiro quem conheceu a mente do senhor que é a mesma expressão de Isaías quem que conheceu a mente do seu a mente do senhor é a maneira do Senhor pensar é como Deus pensa é como ele
raciocina quem que conheceu isso quem que conhece o coração de Deus os desígnios e os intentos de Deus pergunta Paulo seguindo a pergunta de Isaías quem conheceu ou como diz a NVI quem conhece a mente do senhor quem é que pode entender os pensamentos de Deus seus propósitos e os seus desígnios a resposta é ninguém nenhuma criatura pode compreender os pensamentos de Deus porque ele é insondável ele é incompreensível é totalmente outro nós além de finitos como criaturas ainda somos pecadores o que limita ainda mais a nossa capacidade de compreender segunda pergunta de Paulo ainda
baseada em Isaías Quem foi o seu Conselheiro quem que foi o conselheiro de Deus quando Deus Pai Filho e Espírito Santo se debruçaram sobre a mesa de trabalho lá na eternidade e traçaram juntos o plano da Redenção que homens teve lá para dizer adeus isso aqui ó não se eu devia fazer dessa forma não assim não dá muito bem né assim vai ser rejeitado seu dever Quem foi o conselheiro de Deus quem te deu a ele alguma dica alguma ideia do que ele deveria fazer aqui no mundo a resposta é a mesma da pergunta anterior
ninguém ninguém foi Conselheiro de Deus nem anjos e nem homens estavam na eternidade com ele quando ele concebeu todas estas coisas em outras palavras o cristão não deveria julgar condenar e rejeitar a Deus porque não participou dos planos de Deus ele não entende a Deus ele não sabe a terceira pergunta é baseada em Jó Capítulo 41 verso 11 Quando Deus então confronta Jó e pergunta a Jó o seguinte quem primeiro me deu a mim para que eu possa para que o haja de retribuir retribuir quem primeiro deu a mim para que o haja de retribuir
ele pois o que está debaixo de todos os céus é meu é como se Paulo usando Jó perguntasse aos seus leitores a quem Deus está devendo quem é que deu alguma coisa a Deus de forma que Deus se tornou devedor ou quem é que fez alguma coisa que merecesse de Deus uma Retribuição algum favor ou algum reconhecimento que criatura consegue dar a Deus alguma coisa que coloca Deus em seu débito a quem Deus deve Deus não deve nada a ninguém quem é que primeiro Deu a ele para que ele fique na obrigação de dar alguma
coisa a alguém a resposta é a mesma das perguntas anteriores ninguém Deus não é devedor de ninguém ele faz o que ele quer porque ele quer e não porque ele está em dívida com você ou com qualquer outro componente da ração humana foi ele que colocou tudo em movimento exclusivamente pela sua sabedoria e pelo seu poder criador tudo pertence a ele isso leva inevitavelmente a terceira parte da doxologia parte final quando Paulo então conclui que se é assim a glória tem que ser de Deus não pode ser humana Deus não vai dividir a sua glória
com ninguém diante de tudo isso verso 36 porque dele e por meio dele e para Ele são todas as coisas a ele pois a glória eternamente amém a conclusão inevitável do apóstolo Paulo é que toda glória deve ser dada a Deus dar glória a alguém significa reconhecer o valor um mérito elogiar aquela pessoa e dar-lhe todo crédito por aquilo é isso significa da Glória a Deus é reconhecer Deus tudo é teu não é ninguém semelhante ao Senhor aqui pertence tudo que existe aqui somente seja o louvor e a gratidão a Nenhum de Nós não é
nós não é nós senhor mas ao teu nome da Glória já cantava o salmista é isso que significa glória a Deus a conclusão de Paulo é que a história termina exatamente com isso com toda glória sendo eternamente dada a Ele o porquê do verso 36 o início do verso 36 introduz essa a razão pela qual toda a glória tem que ser de Deus eternamente o porquê Porque que Deus deve receber a glória primeiro porque dele são todas as coisas ou seja tudo que existe pertence a Ele o mundo o mar os céus o Cosmos as
estrelas a diversidade a variedade da vida as almas humanas os anjos os Homens todos tudo pertence a ele dele são todas as coisas segundo por meio deles são todas as coisas ou seja tudo que existe por meio dele ele não somente criou como ele também sustenta pela sua Providência pelo seu cuidado e pelo seu poder ele que mantém o mundo em existência e não somente dele e nem somente por meio deles são todas as coisas mas diz Paulo para Ele são todas as coisas ou seja tudo existe para ele ele é o fim de todas
as coisas ele é razão de toda a existência ela é a resposta a todas as perguntas que as pessoas fazem porque que Deus deixou que o pecado entrasse no mundo por que que ele deixou Adão e Eva pecaram e por que que ele deixou isso e aquilo e a Bíblia só tem uma resposta porque dele por meio dele e para Ele são todas todas as coisas inclusive essas coisas sobre as quais você indaga tudo existe para Glória dele Essa é a razão pela qual existe alguma coisa em vez de nada é porque se Deus todo-poderoso
e sabe um dia resolveu fazer o mundo e elaborar esse plano onde no final ele receberá toda a glória conclusão de Paulo a consequência disso é que nós devemos então glorificar a Deus final do verso 36 a ele pois aí introduz a consequência do que foi dito antes se por meio Dele por Ele para Ele são todas as coisas então Glória pois a ele eternamente Ou seja glorifiquemos a esse Deus reconheçamos quem ele é a sua grandeza Sua Majestade a sua sabedoria que todo crédito seja dele que nós nos curvemos diante dele em humildade em
adoração Não somente aqui Enquanto estamos nesse mundo mas eternamente no século vindouro no mundo que se aproxima na eternidade que se achega eternidade afora é isso que nós vamos fazer as pessoas perguntam o que a gente vai fazer no céu tricô nós vamos fazer isso que Paulo está dizendo aqui nós vamos diante do Deus insondável alguém pergunta Será que nós vamos na eternidade saber todas as coisas você acabou de ouvir o que disse uma das pessoas que conhece mais a respeito de Deus porque ele é insondável que ele é inescrutável a eternidade toda não vai
ser suficiente para a gente conhecê-lo conhecê-lo esgotar o conhecimento dele E é isso que está a eternidade da eternidade É nisso que está a razão de ser da eternidade essa comunhão infindavel com esse Deus inesgotável é isso que faz o céu ser o que é que nós podemos aprender aqui queridos eu quero destacar três ou quatro pontos aqui o primeiro deles é sim desde a eternidade esse Deus pai e filho espírito santo resolveu criar o mundo e elaborar esse plano onde ele tivesse um povo para si que lhe desse Glória para todo sempre o mundo
onde o Pecado Fosse conquistado de vez e resolvido a questão do arbítrio moral de suas criaturas ele fez isso na eternidade segundo se ele não nos tivesse revelado isso Nenhum de nós conceberia um plano como esse Nenhum de Nós reconheceria a sua ação na história nenhum homem seria capaz de imaginar partes desse plano e a maneira como ele foi implementado o que é uma das evidências claras da origem Divina do Evangelho homem em algum poderia ter concebido isso terceira coisa se Deus bondosamente nos revelou esse plano e essa revelação não foi dada pelos profetas e
pelos Apóstolos que foram levantados por Deus para escrever a escritura e nesse livro inspirado por Deus Ele registrou esse plano ele revelou o seu propósito ele manifestou o seu Beneplácito de fazer convergir em Cristo todas as coisas na Plenitude dos tempos como Paulo diz lá em Efésios Capítulo primeiro é na Bíblia que nós conhecemos O Mistério da sua vontade é nas escrituras Que nós conhecemos as partes desse plano é no escrito santo que nós percebemos os seus métodos seus caminhos dos seus desígnios mas ainda assim ainda que esse Deus nos tenha revelado na escritura esse
plano tão grandioso muita coisa permanece misteriosa insondável muita coisa permanece inescrutável lembremos que quem Como eu disse que quem escreveu estas palavras foi exatamente um dos homens que mais conheceu a respeito de Deus da nossa raça que foi o apóstolo Paulo que Subiu até o terceiro céu o viu palavras inefáveis que viu Cristo ressurreto não são uma vez mas muitas que recebeu revelações diretas de Deus é esse homem que depois diz por o plano da Redenção como Deus lhe mostrou ele se curva admirado e pro rompem louvor e adoração dizendo o profundidade da riqueza da
sabedoria e do conhecimento de Deus e aqui então eu termino dizendo é exatamente a meditação nesse evangelho que deve levar o crente a sentir alguma coisa é meditar nesse plano na grandeza de Deus na sua sabedoria nos seus mistérios que faz com que as paixões mais profundas despertem do nosso coração é aqui que você pode gritar aleluia [Música] não tem nada na igreja presbiteriana contra crente gritar aleluia a gente só quer que se grita na hora certa como é que o crente se emociona Quais são as verdades Qual a verdadeira origem das genuínas emoções religiosas
não é a indução psicológica feitas por animadores de culto induzindo o povo a um Êxtase emocional através da música ou de qualquer outras coisas não é fácil fazer isso em qualquer lugar mas as verdadeiras emoções religiosas são aquelas despertadas pela contemplação desse mistério da profundidade do conhecimento de Deus da sua grandeza e da Sua Majestade se isso não colocar você de joelhos se isso não humilhar você nos encher os seus olhos de lágrimas e fazer com que alegria em Bandeira o seu coração alguma coisa tá errada você talvez nunca compreendeu o evangelho se ele não
produz isso em você essa admiração que Paulo tá sentindo aqui porque isso que tem que mover o nosso coração é isso que nos anima no meio do sofrimento é isso que faz com que nós consigamos passar pela tribulação pela dor pela doença pela oposição porque isso que alegra e enche de gozo o nosso coração porque nós podemos dizer que conhecemos esse Deus é esse evangelho que nos motiva a mudar de vida é impossível alguém compreender o evangelho como Paulo explicou aqui e não ter a sua vida mudada e continuar como era se sentir diferente para
com essas coisas como se fosse apenas uma coisa de final de semana [Música] nós estamos falando de coisa aqui que mexe com o mais íntimo do ser humano é impossível ficar indiferente diante desse evangelho ou você vai o diálogo profundamente ou você vai amá-lo com todas as velas da sua alma e vai dedicar-se inteiramente a viver para Cristo Jesus que é o centro desse plano E é isso que deveria levar o Cristão a calar a boca porque tem muito Cristão que fala do que não sabe critica Deus é esse negócio para destinação esse negócio de
eleição Deus é injusto O que que você sabe você foi Conselheiro de Deus Você conhece a mente do senhor por que que você fala de coisa que você não sabe Você devia dizer no máximo era curvado diante de Deus de Deus eu não entendo a coisas que eu não entendo coisas que eu não percebo em vez de levantar-se com arrogância e prepotência para julgar os caminhos de Deus e o plano da salvação de Deus de joelho diante dele dizendo Deus tenha misericórdia de mim porque os teus caminhos são insondáveis a tua Providência ela é inescrutável
eu não conheço os teus caminhos os teus planos são mais altos do que os meus Quem Sou Eu para criticar ou para questionar a tua justiça e a tua verdade me ensina dar-me um coração humilde para que eu possa entender Como eu disse para vocês o que me atrai em Deus não é porque eu compreendo os caminhos de Deus não é porque eu posso dimensioná-lo né porque eu posso colocar dentro das minhas caixinhas da teologia sistemática não mas é exatamente pelo contrário o ser dele me fascina sua profundidade a sua imensidão a Sua Majestade eu
adoro e louvo e o sirvo mesmo não compreendendo plenamente embora ele tenha me dado a graça de compreender o que é revelado nas escrituras e a você também e a você também eu pergunto qual sua reação nessa noite diante do grandioso plano de Deus como é que você se sente com relação ao evangelho Qual o impacto que o evangelho produz na sua vida você conhece alguma coisa disso que Paulo está dizendo aqui essa admiração esse espanto quase que essa esse êxtase diante da Maravilha que é o plano de Deus que Deus lhe dê nessa noite
um coração aberto que Deus nessa noite possa inundar o seu coração com a glória dele que você possa perceber a majestade desse plano maravilhoso a graça de Deus na salvação que ele nos oferece em Jesus Cristo amém