Guimarães Rosa

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TV Cultura
A trajetória do autor através de entrevistas com parentes, amigos e estudiosos de sua obra. O progra...
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nasci em Cordisburgo Uma cidadezinha não muito interessante mas para mim sim de muita importância o meu Burgo é bem Minas Brasil de dentro Rido do osso na aguinha do Coco cbgo era pequenina Terra Sertaneja TR montanhas no meio de Minas Gerais só quase lugar mas tão de repente bonito o escritor João Guimarães Rosa nasceu em 1908 no sertão Mineiro Ceno que marcaria toda a sua obra foi o primeiro dos seis filhos de Dona chitinha e seu Fulô comerciante e Juiz de paz da região ele sempre foi um menino diferente aqui em cesb passava o O
Expresso trem que ligava o sertão a bela Horizonte a estrada de fer Central do Brasil ele tinha muito contato com os Viajantes que vendiam livros que traziam jornais porque aqui quase que não vinha jornais e revistas né então ele ia quando passava o a a hora do trem ele ia para lá para entrar em contato com o pessoal para consegui material para ele ler estudar e etc todo mundo que passava sabe que via que encontrava com esse menino fornecia muito material para ele sabe material de leitura jornais revistas e a família conta que ele ficava
lá na venda e pedia que os passageiros do trem trouxesse revistas para ele e as revistas geralmente naquela época tinha muita revista estrangeira ele pega uma revista por exemplo em francês e pede aos padres franciscanos aqui da Paróquia que ensinasse TR ele francês ele com 6 anos pedindo para aprender francês ele tinha uma gana pelas línguas né lembro muito disso sentadinho DAE cont ele contava adorava contar a história então ele cantava e ele tinha muito de passear ISO ele gostava bastante Pado de Botânico zoológico assim ele curtia bastante assim bicho amava bicho papai era comerciante
homem muito rigoroso quando eu era menina ele me levava para caar com ele eu avistava a cça e gritava papai ele vinha correndo e a caça fugia um dia papai desconfiou que eu gritava de propósito só para ele não matar os bichos e nunca mais me levou ele escreveu para essa obra ser contada e cantada e muito menos lida então quando esses meninos aqui do Sertão com essa fala do sertanejo com essa fala do interiorzinho de Minas Gerais onde começa o sertão quando eles começam a narrar as histórias do Guimarães Rosa a gente percebe uma
Musicalidade maravilhosa no ouvido da gente a gente começa a entender muito mais o que que o Guimarães zosa queria falar quando ele escreveu e ele me deu a mão daquela mão recebi a certezas dos olhos os olhos que ele punha em mim tão externos quase tristes de grandeza deu alma em cara adivinha o que nós dois queríamos logo eu disse dor outra coisa característica importante que ele embora fosse muito inteligente e tudo sabe ele tinha uma memória extraordinária a gente que conhece o ambiente que ele descreveu nos livros ele descreve igualzinho como é aqui em
Cordisburgo o senhor tolere Isto é o sertão uns querem que não seja que situado o sertão é por os Campos Gerais a fora a dentro eles dizem fim de rumo Terras Altas de mais dur cu cuia esses Gerais são sem tamanho enfim cada um o que quer a prova o senhor sabe pão ou pães é questão de opiniões o sertão está em toda parte quando ele chegou ele foi recebido pelos donos da fazenda o seu Juvenal e a dona toneta e ali ele ficou e à noite ele viu que tinha uma pessoa tossindo muito a
pessoa tava tossindo ele perguntou para ele se tinha alguém doente a dona tonir fala eu tenho um cunhado que tá doente aí ele falou eu posso ver o moço Aí ela falou pode perfeitamente ele entrou no quarto viu e falou para ela assim faz um chá de folha de laranja e dá para ele um comprimido que e deixa ele repousar embrulha ele deixa ele deitado e no outro dia eu vou dar uma olhada nele no outro dia ele foi lá olhar tinha saído era Sarampo estavam supondo que ele tava com a gripe Então aquela hora
a dona Antonieta falou assim olha esse homem é médico médico de formação e Diplomata de carreira Guimarães Rosa publicou seu primeiro livro aos 38 anos em Sagarana o leitor conhece o texto roseano onde prosa e poesia se unem dando origem a uma linguagem única cada um tem su H sua vez minha Ava de chegar onde os pastos carecem de fechos quer dizer amplitude amplidão dos pastos né não tem Fronteira não tem cerca que delimite os pastos a falta de de gente de moradia acho que é bem um relato de um sertão seco árido sem muita
prosperidade esse tipo de coisa onde um pode torar 10 15 Léguas sem topar com casa de morador uma coisa longínqua que vai vai você pde a noção do espaço parece que é a linguagem de pessoas simples que tem uma filosofia profunda mesmo sendo pessoas simples e onde criminoso vive o seu Cristo Jesus arredado do arroxo de autoridade ou seja pela minha interpretação ali é uma terra sem lei inclusive onde não tem autoridade delegado juiz ele tá colocando como Sertão mas pode ser até a sua própria alma o seu próprio pensamento quando você desvenda esses versos
essas versos não esses parágrafos Ah é uma maravilha quando você parece que a gente viaja Vai fundo no que ele quis dizer Como dizia o grande crítico uruguaio Angel rama o regionalismo é uma força que puxa para o passado é o arcaísmo é o que foi e no entanto um homem como Guimarães Rosa não fez regionalismo porque ele tratou esse passado como futuro ele tratou em termos de Vanguarda isso é um feito extraordinário a vago dava a mesma ideia de uma vez em que muito pequeno tinha dormido de dia fora de seu costume quando acordou
sentiu existir do mundo em hora estranha e perguntou assustado Uai mãe hoje é amanhã ele criou uma linguagem extremamente original na obra dele que não é nem a reprodução da fala do homem rústico do Sertão nem apenas puramente um uma fala de neologismos ou inventada morreu fez de conta não há dúvida que a linguagem é é extraordinária porque não é inventada é é trabalhada [Música] né o Guimarães Rosa escreveu uma carta a um a um escritor João Condé onde ele falava do estado gasoso da palavra como sendo algo um estado de de indefinição e de
vamos dizer de multiplicação em que os elementos se rebatem química e fisicamente né portanto a a palavra em estado sólido seria a palavra da norma dos da palavra estabelecida consolidada mas a palavra poética ela ela cria outros estados costumo dizer que o Guimarães escrevia em Guimar ou em Guimarães rosê ou em qualquer coisa assim mas que aquilo era como diz o Saramago Saramago genial diz que não há propriamente uma língua portuguesa a línguas em português e uma dessas línguas em português é esse Guimarães rosê com todo aquele processo genial dessa aparente desconstrução desse novo arranjo
desse rearranjo da língua que ele fez com com sabedoria única gênio brasileiro em mentira se a entrada em igreja no casó como é que foi esse trabalho de tentar traduzir em imagens a linguagem do Guimarães roasa bom a a busca da Beleza o tempo todo a busca da beleza a busca de um cenário aonde qualquer coisa pudesse acontecer quando a gente chegou no vilarejo final que serviu pro filme Era Um Vilarejo miserável mas um espaço físico e metafísico aonde realmente qualquer coisa podia acontecer a gente também quer trabalhar muito com a grandiosidade Barroca da obra
da paisagem que deu origem à aquela obra e o detalhe o [Música] pequeno a terceira margem do rio é um dos Contos mais Luminosos Encantados né indis e portanto difícil de tratar e difícil de se dizer algo sobre ele o nosso Consolo é o seguinte que terceira margem do rio é um texto que a gente pode passar a vida inteira lendo né melhor método é esse deixa passar uns anos e ler de novo depois mais uns anos e ler de novo né e é na verdade conversando com a vida é que o conto eh se
deixa ler um dia a canoa ficou pronta sem a nem cuidado nosso pai encalcou o chapé e decidiu um adeus para a gente nem falou outras palavras não pegou matula e Trouxa não fez alguma recomendação Nossa mãe a gente achou que ela ia esbravejar mas persistiu somente Alva de pálida mascou o beiço e bramou você vai você fique você nunca volte esta frase né é tão vamos dizer construída na na ironia do significante ela qu tem uma gradação como vocês veem né no modo como o pronome ali se se mostra se vai ou você fiica
você nunca volte né ela faz aquilo que nós fazemos muitas vezes quando não podemos fazer nada di damos a ordem daquilo que não queremos né nosso pai suspendeu a resposta espiou Manso para mim cenando de vir também por uns Passos temi A Ira da nossa mãe mas obedeci de vez de jeito o rumo daquilo me animava chega que um propósito perguntei Pai o senhor me leva junto nessa sua Canoa ele só retornou o olhar em mim e me botou a bênção com gesto me mandando para trás nosso pai entrou na Canoa e desamarrou pelo Remar
e a canoa saiu indo a sombra dela por igual feito um jacaré comprida longa a canção chamada a Justamente a terceira margem do rio que o Milton Nascimento fez né a música E pediu ao Caetano Veloso que pusesse letra Então tem essa parceria do Milton com o Caetano é uma canção sobre este ponto o silêncio mora a brasa da palavra a hora Clara nosso pai [Música] hora da palavra quando não se diz nada fora da palavra quando mais dentro a fora T da palavra Rio pau enorme nosso pai é importante dizer que essa última imagem
o rio pau enorme nosso pai o Caetano Veloso tirou da última página de Grande Sertão Veredas né né quando a gente lê lá na última página feita a travessia ele diz o seguinte o rio de São Francisco que de tão grande se comparece parece é um pau grosso em pé enorme Hum então portanto é o rio o rio mais brasileiro de todos e que corta o sertão roseano é que se levanta como um obelisco Da travessia feita né um Marco mas feito disso que passa que flui Isso é uma percepção isso é um Insight crítico
além de ser poético né então nós estamos portanto diante dessa singularidade de uma cultura me aponem outra onde um compositor da canção popular e da cultura de massas apresenta uma leitura e uma interpretação vertical do maior escritor eu não gosto muito do ti não será que isso é errado eu também não gosto M não ser que a gente devia fazer uma promessa para ficar gostando os parentes Místico supersticioso e grande observador Guimarães Rosa transformava tudo o que vivia em inspiração foi assim que criou um dos seus personagens mais conhecidos o vaqueiro manuelzão Manuel manelão e
manão aliás por qualquer dos três eu entendo se me chamar e conheci nesse Brasil todo de ponta a pon dentro do Estado de min com TRS nomes e sair da Zona da Mata em 32 aquiar vida out vez n g vida de Maros num veio serão fazer noos que fizemos da para Fazenda São Francisco de Francisco Guimarães [Música] era uma uma uma cadern Zinha daquelas de Arame ali agora andando MMO ele escrevia não parava para escrever não tudo que falava chegava tinha um moço chamado João Francisco gostava muito de cantar um Chico Barbosa tocando Rebeca
sabe que rebea não sabe e eleas cando os versos ele escrevendo no pescoço com cordão el vi uma coisa perguntava o que que é isso essas Veredas como sen já viu aqui né Eu não conhecia VII conhecer nessa foi nessa viagem Vereda é uma um um lugar mole com um capinzinho fino e esses pés de Buriti Zito fala o seguinte viu o Guimarães zosa com a caderneta de pendurada no pescoço anotando tudo e falou é João hora que essa bobajada que você tá escrevendo aí se você inventar passar isia vai dar umas histórias tão bonitas
em 1956 é lançada a obra prima de Guimarães Rosa uma narrativa épica com 600 páginas que levou 2 anos para ser escrita nonada tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não Deus esteja com essa frase se abre uma das obras capitais da literatura brasileira e um dos maiores romances da história Universal Grande Sertão Veredas de ros o texto surge da invenção de novas palavras e neologismos criados a partir da combinação dos vários idiomas que o autor dominava a história une o real e o fantástico e transforma o sertão em um espaço mítico
para contar o amor proibido entre Raldo e diadorim a amizade dele ele me dava e amizade dada é amor que está pensando não sei não sei é coisa que teme Rio Baldo o medo pior que tem é o que tonteia primeiro depois esvazia medo que já principia com grande cansaço R tenho particular que eu qu ISO contado a você esconder mais não posso desde aquela madrugada na Fazenda desde aquele dia que somos amigos concordo guarde este meu segredo sempre que sozinhos a gente estiver não me chame de Reinaldo é de dia do que você deve
gcia Veredas eu acho que é das obras mais importantes da literatura Universal do século XX Eu não reconheço em Literatura nenhuma do que eu conheço que é pouca coisa eu não conheço nada superior a Grande Sertão Veredas eu acho que com Grande Sertão Veredas a literatura brasileira encontrou a sua expressão máxima O Grande Sertão de Guimarães Rosa meso tempo um romance regionalista e um olhar sobre questões universais um registro histórico das contradições brasileiras da violência dos coronéis e uma indagação metafísica acerca do bem e do Mal uma reflexão sobre o sentido da existência e sobre
a história de nosso país ao mirar o sertão Guimarães ros atingiu o que há de mais profundo no ser humano com sua inquietude essencial é o mergulho no que há de mais obscuro na alma de todos nós o demônio existe riobaldo Vende sua alma para se tornar um Guerreiro Invencível e Realizar sua vingança nada parece escapar a refinada construção de Guimarães Rosa seu olhar abrangente é capaz de atentar para a barbárie da jagun e da ausência da Lei mas sem esquecer que a história humana não se realiza apenas pelas armas mas também pelo amor pela
dúvida pela dor e pela beleza não é casual que o romance com a representação gráfica do símbolo matemático do [Música] [Música] infinito nada é um dos termos presentes na na grande obra de Guimar Rosa grandão ver E aí várias especulações do que seria no nada não é nada seria uma das das possibilidades é universal né a linguagem dele então coloca a gente no mundo todo né coloca o sertão no mundo inteiro Sertão está em toda parte o mais interessante eu achei foi as páginas penduradas o jogo do espelho achei uma coisa interessante Achei super bonito
aí você pega o espelho e põe assim aí reflete o que tá escrito que vontade era de meus dedos de leve o leve nos meigos olhos dele abracei diadorim como as asas de todos os pássaros com manuscrito de Guimarães Rosa né isso sem dúvida me chamou muita atenção e chega até emocionar quando a gente vê a obra realmente presente [Música] aqui eu acredito que o leitor do Guimarães Rosa ele para usufruir o trabalho ele tem que ser tão criativo quanto o Guimarães Rosa é como se Grande Sertão é eh abrisse caminhos mesmo de uma de
uma leitura a princípio tão tão difícil tão complexa mas eu acho que é um que é um é um mundo que se abre e quando aquele universo se abre os olhos do leitor o leitor adentra a obra ele passa a fazer parte daquele universo tempo bom de verdade só começou com a conquista de algum isolamento com a segurança de poder fechar no quarto trancar a porta deitar no chão imaginar histórias poemas romances botando todo mundo conhecido como personagem eleito para a Academia Brasileira de Letras Guimarães Rosa morreu do coração três dias depois de tomar posse
em 1967 tinha 59 anos mais eu murmure e diga ante macios morros e fortes Gerais de estrelas verde o muibo Buriti Buriti o mundo é mágico as pessoas não morrem ficam [Música] Encantada e
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