primeiro Timóteo 1 de 8 a 11 sabemos porém que a lei é boa se alguém dela se utiliza de modo legítimo tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo mas para transgressores e Rebeldes e reverentes e pecadores ímpios e Profanos parrecidas e matricidas homicidas impuros sodomitas raptores de homens mentirosos pé juros e para tudo que se opõe essa doutrina Segundo o Evangelho da Glória do Deus bendito do Qual foi encarregado até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez irmãos Senhor Diante da Tua Palavra autoritativa inerrante infalível inspirada
nós pedimos humildemente que o Senhor nos dê uma disposição mental apropriada para entender o seu significado e aplicar a nossa vida de forma também que nós possamos compreender a realidade que nos cerca a partir da Perspectiva da tua palavra nós pedimos ó Deus que teu espírito santo domine esse lugar Toda obra maligna toda ação inimiga Senhor seja impedida pelo teu espírito santo que o diabo não perturbe o nosso entendimento com tentações distrações de forma que nós percamos o sentido da tua palavra mas dá-nos foco atenção para aquilo que o senhor deseja nos falar em nome
de Jesus amém oi meus irmãos Na mensagem anterior nós vimos o apóstolo Paulo dando a Timóteo a missão pela qual o deixaram na cidade de Éfeso essa missão como nós lemos nos versos 3 e 4 é que Timóteo Ficasse na cidade para admoestar algumas pessoas que dentro da igreja estava ensinando uma doutrina diferente daquela que Paulo havia ensinado no início Paulo disse a Timóteo que o objetivo dele o propósito dele ao confrontar esses falsos mestres são três coisas ele fala de um coração puro verso 5 de uma consciência boa e de uma fé sem hipocrisia
era isso que Timóteo deveria procurar produzir no coração daqueles falsos Mestres dom de percebemos o coração Pastoral do apóstolo Paulo e a esperança que ele tinha de que talvez confrontados com a palavra de Deus aqueles Mestres pudessem perceber o seu erro o seu ensino e voltar a verdade que eles haviam aprendido pois evidentemente essas pessoas ao que tudo indica eles tinham sido membros da Igreja de Éfeso eles tinham talvez se convertido com o apóstolo Paulo mas agora seguiu outra doutrina Paulo tem a esperança de trazê-los de volta através do confronto que Timóteo Faria e depois
ainda escrevendo ou ainda dando essas orientações a Timóteo nos versos 6 e 7 Paulo expõe algumas características desses Mestres para que Timóteo vice claramente aquilo que ele tem que combater Paulo diz no verso 6 que essas pessoas se desviaram da Fé pura de uma consciência limpa e de uma fé não Fingida e se perderam em palavrões discursos inúteis discussões infrutíferas eles queriam se passar por Mestres da Lei pessoas que eram especialistas conhecedoras da lei Mas Paulo diz na verdade eles não entendem é nada do que eles estão dizendo a motivação não era a verdade ou
seja o que levava essas pessoas a ensinar o que elas estavam ensinando não era Busca da Verdade conhecer a Deus verdadeiramente mas como sempre infelizmente na história da igreja o interesse era poder o interesse era dinheiro o interesse era popularidade e em nome as pessoas são capazes de violar a própria consciência siga caminhos que o próprio coração adverte que não são corretos e assim por diante e agora na passagem que nós temos diante de nós o apóstolo Paulo uma vez que ele levantou o assunto ele explica Timóteo o que seria então o uso correto da
lei porque ele tinha dito no verso 7 que essas pessoas pretendiam passar por Mestres da Lei elas estavam envolvidas veja o verso 4 fábulas e genealogias ensinando estas coisas mas então existe um uso correto da lei porque esses Mestres aparentemente estavam usando a lei de Moisés no sentido errado era esse o ensino falso que Paulo quer que Timóteo combate mas se eles estavam se o erro deles é que eles estavam usando a lei de maneira errada existe uma maneira certa de usar a lei para que que a lei foi dada Então é isso que Paulo
explica que nesses Versículos ainda nas instruções que ela está dando a Timóteo Então nós vamos ver o que é que os mestres estavam ensinando em primeiro lugar depois a resposta de Paulo ele vai dizer que a lei é boa se for usar de forma legítima ele vai dizer que a lei não foi dada para enquadrar quem é justo e vai dizer que a lei foi dada para a condenação dos ímpios e finalmente ele vai dizer que todas estas coisas elas são condenadas pelo bom evangelho que ele prega pela Sã Doutrina então nosso objetivo nessa noite
é que essa instrução esclareça nossa mente Porque existe Muita confusão a respeito do Propósito da lei especialmente para os cristãos a pergunta é estamos debaixo dela para que que a lei serve ela ainda nos alcança Existe algum uso bom que o Cristão pode fazer da lei para que que ela foi dada Espero que nessa noite nós temos algumas dessas respostas então primeiro vamos nós temos que tentar entender o que é que aqueles mestres de Éfeso estavam ensinando ao que tudo indica pelo que Paulo tá escrevendo aqui eles estavam interpretando de maneira errada o propósito da
lei de Deus e o uso que os cristãos deveriam fazer dela quando Paulo fala que da Lei tá evidente que ele não tá falando só dos dez mandamentos mas ele tá falando de toda a legislação mosaica que incluía as leis cerimoniais que tinha a ver com templo com sacerdotes com os sacrifícios e a Lei civil que tinha a ver com Israel enquanto nação por exemplo leis de propriedade leis de prisioneiros de guerra leis com respeito a limites de cada tribo então esses Mestres estavam pegando toda essa legislação juntamente com fábulas e genealogias que nós já
vimos eram baseadas nos livros Apócrifos e faziam parte do Judaísmo do segundo templo ou do Judaísmo entre os dois testamentos E aparentemente estavam ensinando de que os cristãos deveriam observar os dez mandamentos toda legislação de Moisés e Crer nessas fábulas e nessa genealogias em outras palavras essa heresia lá de Éfeso ela era o que a gente chama judaizante judaizante porque esse nome porque as pessoas que ensinavam estas coisas no fim queriam que aqueles que não eram judeus se tornassem judeus Como condição para salvação para isso eles tinham que circuncidar guardar a dieta dos judeus seguir
o calendário religioso uma série de observâncias da lei cerimonial e ainda tem toda essa confusão a respeito de fábulas e genealogias mitos judaicos que nós já mencionamos isso era um uso ilegítimo da lei de Moisés no entendimento do apóstolo Paulo e de todo o Novo Testamento a resposta que Paulo daqui do verso 8 a 11 ela vai em duas direções primeiro como nós mencionamos ele vai dizer que a lei é boa o problema é o uso que as pessoas fazem dela depois ele diz para que que a lei foi dada e ele termina dizendo aquilo
que o Cristão na verdade deve seguir então vamos ver a resposta número 1 no verso 8 a lei é boa se usar de forma legítima verso 8 né sabemos porém em contraste nós sabemos Porém isso aqui estabelece o contraste com o que ele disse antes o que que ele disse antes os falsos Mestres pensam que sabem porém nós sabemos eles pensam que sabem alguma coisa porém nós sabemos a verdade e a verdade é essa verso 8 que a lei é boa se alguém dela se utiliza de modo legítimo a lei é boa se utilizada da
maneira para qual ela foi dada se ela é usada de acordo com o propósito dado por Deus se usada assim a lei é boa ela é correto e que tipo de uso legítimo é esse que a gente pode tirar olhando o Novo Testamento a lei é boa quando ela é usada primeiro para mostrar a santidade de Deus a lei moral os dez mandamentos refletem a santidade de Deus a lei cerimonial que Deus deu reflete o seu plano maravilhoso de salvação porque aponta para o Messias o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e
as leis civis para nação de Israel refletem o ideal de Deus para uma sociedade uma teocracia um mundo governado por um Deus justo Santo e bom através de leis verdadeiras e boas então a lei serve para mostrar quem é Deus o seu caráter é santo Então esse é um uso bom da lei que nós podemos fazer hoje também a lei também serve para mostrar o que é certo e errado no mundo onde tudo é relativo onde a verdade é relativizada a lei de Deus ela serve de farol ela serve de referência nós podemos saber que
aqui na China no Japão entre os índios entre os esquimós outro entre as tribos bérberes do deserto Sara Adultério sempre é errado porque a santa lei de Deus diz isso então nós temos um referencial do que é certo e errado no mundo pluralista e relativista Então esse é um uso bom da Lei saber o que é certo e o que é errado o que ela comanda isso está certo o que ela proíbe aquilo está errado a lei também é boa quando ela é usada para mostrar os nossos pecados ela serve de espelho da Alma quando
você ler os dez mandamentos humildemente diante de Deus Orando Diante de Deus o espírito de Deus convence o seu coração a sua consciência dos erros que você tem cometido dos erros que você tem cometido eu estava escutando um podcast do R6 pro já falecido Mas ele tem um canal no de Podcast com todas as mensagens dele estudos é o que eu sempre ouço quando eu tô dirigindo e tudo eu gosto de ouvir e ele tava falando sobre oração e alguém tinha perguntado para ele né Como orar e ele disse para você ele disse para você
aprender a orar você pode usar três coisas você pode usar a oração do Pai Nosso que serve de base você pode usar o credo dos Apóstolos como base também Mas acima de tudo os dez mandamentos olha os dez mandamentos por exemplo não terás outros Deuses diante de mim então se aproveita para adorar a Deus porque Deus é o único Deus verdadeiro não há outro Deus além dele e aí você vai ter que admitir diante de Deus que você tem tido outros Deuses seu carro sua mulher seus filhos seu emprego tudo aquilo que cativo o seu
coração e tem o primeiro lugar na sua vida é um rival de Deus então já no primeiro mandamento a gente se quebra todinho né aí pronto quando chega a partir do quinto não é que fala das relações humanas não adulterarás não dirás falso testemunho você vai terminar de ler orar os dez mandamentos quebradinho quebrado de roxinho roxinho de tanta apanhado Então esse é o uso bom da lei de Deus é um uso legítimo da lei de Deus porque ela foi dada para caracterizar o pecado mostrar a nossa transgressão e aqui outro uso bom da Lei
ela foi dada para apontar a necessidade de que nós que temos de um salvador Jesus se referiu a lei nesse sentido como aio que é a tradução da palavra pedagogo no grego o pedagogo é uma palavra composta de pai dia quer dizer criança e o verbo a gol que significa guiar um pedagogo é alguém que guia uma criança daí veio a ideia de professor especialmente professor de criança daí a ideia de aio o aio era um tudo naquela época que era contratado para dar instruções as crianças Enquanto elas ainda estavam debaixo da autoridade do seu
pai Cristo usa Paulo usa essa palavra para dizer a Lei serve de aio de pedagogo para nos levar a Cristo a lei nos ensina que nós precisamos de Cristo porque ela mostra que nós não somos nada quebramos toda a lei que se a salvação for pela guarda da Lei ninguém vai se salvar e a Lei então nos faz gritar aquela pergunta que tá no final do capítulo 7 de Romanos Miserável homem que sou quem me livrará do corpo dessa morte qual é a resposta que o próprio Paulo dá graças a Deus por Jesus Cristo nosso
Senhor então a lei tem esse uso bom ela serve para mostrar também o que Deus aprova E desaprova então isso é o que Paulo tá dizendo aqui a lei é boa verso 8 se alguém dela se utiliza de modo legítimo então ele já começa dizendo isso ele não Tá negando ele não tá dizendo que a lei é ruim é importante dizer isso porque ele vai combater o judais antes o José estava usando a lei então poderia dar impressão de que Paulo tava dizendo que a lei era ruim e ele começa dizendo de jeito nenhum nós
sabemos que a lei é boa mas ela é boa se você usa de uma forma correta O pecado é tão desgraçado que a gente pega as coisas boas que Deus nos deu e a gente corrompe uma das coisas boas que Deus nos deu foi sua lei e então ela é corrompida é usada de forma errada como aquelas pessoas estavam usando segunda coisa que Paulo nos diz aqui está no verso 9 é que a lei não foi promulgada para enquadrar justos 9 tendo em vista sabemos que a lei é boa se alguém se utiliza de modo
legítimo tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo essa é uma verdade que não é só uma verdade bíblica essa é uma verdade Universal do senso comum a lei não é dada para cidadãos que andam corretamente se eles andam corretamente né então dentro da Lei quando ele usa que promulgado essa palavra significa passar uma lei e a gente deve entender que Paulo quer dizer passar uma lei com o objetivo de enquadrar e condenar Então nesse sentido ninguém promove a lei para quem é justo isso é uma verdade Universal não precisa ser
cristão para saber disso não se passam leis para cidadãos que são cumpridores nos seus deveres ou a lei não foi dada para enquadrar um cidadão que anda corretamente Não é esse o alvo da lei e trazendo Mais especificamente para o cristianismo a lei de Deus não foi dada para enquadrar e condenar quem já foi justificado pela fé e pela graça em Cristo Jesus que eu creio que é o ponto que Paulo tá dizendo aqui não se promulga lei para quem é justo Ele tá dizendo que o crente em Jesus ele já foi justificado diante de
Deus ele é considerado como um cumpridor da Lei com base na justiça de Cristo não resta ou não pesa sobre o Cristão nenhuma condenação falta o culpa da parte de Deus uma vez que o seu representante de Jesus Cristo cumpriu a lei perfeitamente e sofreu em si mesmo castigo que os nossos pecados merecem que a lei demanda então a lei de Deus ela não nos enquadra ela não nos Condena mais é por isso que em outras partes do novo testamento Paulo diz que o crente ele não está mais debaixo da lei ele não tá mais
debaixo da lei no sentido de que ele não está mais debaixo da condenação da Lei Deus jamais vai usar a lei para enqua-lo e condená-lo eternamente ao castigo nós estamos livres dessa condenação e da obrigação de guardar essa lei para a salvação Esse é o ponto aqui estamos livres de guardar essa lei para salvação Livres porque Cristo Já cumpriu por nós livres porque nós jamais poderíamos se a salvação fosse pela lei nenhum de vocês nem eu se salvaria portanto não se promulga lei para quem já é salvo a lei não foi dada para como condição
para que os cristãos sejam salvos Esse era o uso errado que estava sendo feito pelos Mestres lá em Éfeso era outra doutrina que eles estavam ensinando E com isso eles queriam parecer por conhecedores da lei é levar a lei a lei foi dada por Deus nós temos que guardar a lei Paulo disse mas ninguém passa a lei para quem é justo Passa não então nós já somos justos em Cristo nós já fomos justificados a lei não nos alcança mais ela não é condição para nossa salvação e a terceira coisa que Paulo disse é que a
lei na verdade ela foi dada para condenar os ímpios veja o verso 9 tendo em vista que não se promulga a lei para quem é justo Mas se promulga a lei para quem é aí vem uma lista aqui ou renda né uma lista terrível de infrações de Pecados de transgressões de conduções erradas Olha a lista transgressor Rebelde reverente e pecador ímpio profano parrecida matricida homicida impuro sodomita raptou de homens mentiroso perjuro e tudo que você opõe essa doutrina além foi dada para condenar estes que praticam estas coisas a lei de Deus enquadra essas pessoas e
as expõe a condenação eterna por conta da sua quebra da sua rebelião contra Deus essa lista aqui quando a gente estuda com detalhes essa lista você vai ver que ela é bem conhecida Na verdade o que você tem aqui são os dez mandamentos são os dez mandamentos Paulo enquadra todo mundo aqui nos Dez Mandamentos vamos ver os primeiros quatro mandamentos eles falam a respeito de Deus eles falam que nós não devemos ter outro Deus a não ser esse Deus fala que nós não devemos adorar imagens de escultura nem prestar-lhe escuto fala que nós devemos zelar
pelo nome de Deus e não tomar o nome de Deus em vão não somente o nome de Deus mas as coisas de Deus um dois três quatro cinco seis as seis primeiras categorias que Paulo coloca aqui são de pessoas que quebram esses mandamentos referente a Deus transgressores porque quebram as leis de Deus Rebeldes tô lendo aqui a lista porque são insubordinados contra Deus irreverentes porque não respeitam a Deus pecadores porque rejeitam a Deus e fazem o que Deus odeia ímpios a palavra ímpio quer dizer alguém que é não piu piu quer dizer piedoso então ímpio
alguém que não tem piedade não tem religião é um ateu tanto é que algumas traduções aí traduzir como ateu o ímpio né nesse sentido aqui Não no sentido moral mas no sentido espiritual alguém é que não tem religião por assim dizer não tem amor ou temor a Deus e algumas traduções traduzir como ateu eu não traduziria mas foi traduzido porque no final é esse o sentido mesmo também é uma quebra dos três primeiros mandamentos profano O que é um profano não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão percebe Então essas seis primeiros primeira
categoria é uma quebra daqueles mandamentos referente a Deus que são os primeiros dos dez mandamentos aí ele continua parricidas e matricidas se parece nome de remédio contra barata não é mas não é não parecida é quem mata o pai e matricida Quem mata a mãe que mandamentos é quebrado aqui por esses honra teu pai e tua mãe que é O Quinto Mandamento está lá em êxodo Capítulo 20 verso 12 o próximo da lista é homicida homicida é uma pessoa assassina é uma pessoa que mata outras que mandamento ele tá quebrando não matarás êxodo Capítulo 20
verso 13 depois vem impuros impuro aqui é impuro sexualmente significa alguém que pratica imoralidade sexual e só domita palavras sodomita no Grego arceno é uma palavra dupla arsen de Andros homem contes de coito relação sexual aquele que tem relação sexual com homem traduzido sodomita porque sodomita porque foi lá em Sodoma e pela primeira vez na Bíblia aparece homens querendo ter coito com outros homens os homens da cidade queriam pegar os amigos de ló e ter relação com por isso o arseno Coité é chamado de sodomita é o que pratica homossexualidade a tradução homossexual que é
feita em algumas traduções está absolutamente correta só domita não faz muito sentido né hoje Especialmente para quem não conhece a história bíblica então a tradução homossexual praticante seria a tradução correta O que é que mandamento os impuros sexualmente e os sodomitas não adulterarás porque aquele mandamento não só tá proibindo Adultério ele tá proibindo todo tipo de impureza sexual então eles estão quebrando o Sétimo Mandamento Olha o próximo da lista raptores de homens são pessoas que sequestram que roubam pessoas para vendê-las no mercado de escravos que mandamento tão quebrando não roubarás e por fim mentirosos hiper
juros perjura uma pessoa que Jura falsamente que mandamento tá quebrando não dirás falso testemunho tá vendo tá todos os dez mandamentos aqui e você pergunta Cadê o décimo não cobiçarás ele é o resumo de tudo mais né tudo mais começa com a cobiça o desejo de ter o que não é seu por isso você mata mente adultera diz respeito faz o diabo para ter o que você deseja cobiça no seu coração então o que Paulo tá fazendo aqui é dizendo a lei não foi dada para quem já foi justificado dos seus pecados um crente pode
ter sido tudo isso aqui mas quando ele se arrependeu ele Creu em Jesus ele foi justificado ele foi Perdoado de tudo isso a lei não enquadra mais mas quem não está em Cristo Ele está enquadrado debaixo da lei Esse é o uso legítimo da Lei ela foi dada não para quem é justo mas para esse tipo de transgressor para gente que vive longe de Deus na prática de todos esses pecados que estão aqui nomeados devidamente caracterizados e relacionados com os dez mandamentos e Paulo termina dizendo né fazendo um resumo no 10 ela no final do
verso 10 ele diz assim depois de falar de mentirosos e pé juros e ele diz a lei foi dada para condenar tudo que se opõe a Sã Doutrina aqui com essa palavra para condenar tudo que se opõe essa doutrina Paulo tá dizendo que o falso ensino daqueles Mestres se equipara as transgressões acima por uma razão simples porque no final permite tudo isso ou leva tudo isso traz o crente para de volta para debaixo da lei traz o Cristão para debaixo da tentativa de se salvar diante de Deus a lei é assim na hora que você
diz eu quero ser salvo pela lei e você se mete debaixo dela você vai ver que você é tudo isso aqui então A melhor coisa para você fazer é não ficar debaixo dela e só tem uma maneira de você não estar debaixo da lei é você está em Cristo que cumpriu a lei por você e levou a sua culpa na cruz do Calvário então o ensino daqueles Mestres reiterando e reafirmando a necessidade de guardar lei como salvação tinha um efeito de trazer os crentes de volta para debaixo da lei e como resultado eles veriam que
eles são matricidas homicidas é sodomitas pé juros e tudo mais por isso que Paulo diz que os que se opõem a sua doutrina tudo que se opõe a sua doutrina acaba caindo nesse outro lado trazendo condenação por isso que ele é que para o ensino daqueles falsos Mestres ao efeito negativo e condenatório da lei a lei foi dada para todos esses aqui e para tudo que se opõe essa doutrina a Sã Doutrina no contexto é o ensino do apóstolo Paulo é chamada de sandoutrina quer dizer ensinamentos saudável porque produz porque é certo porque é correto
verdadeiro e produz vida e produz comunhão com Deus produz salvação nesse sentido é assando doutrina boa ela não tem defeito é doutrina ensinada pelos Apóstolos baseados em Jesus Cristo e que nós temos aqui no na Bíblia Então essa é essa doutrina o que se eu puser a isso vai cair debaixo da lei da condenação exatamente como aquelas atitudes Paulo diz aqui no final do verso 11 de que essa Sã Doutrina é Segundo o Evangelho da Glória do Deus bendito do qual ele foi encarregado Paulo tinha sido encarregado de anunciar esse evangelho ele já Mas adiante
aqui ele vai contar a história disso ele vai dizer como Deus o encarregou de anunciar ele ser evangélico foi encargo que ele recebeu ele se refere a esse evangelho como sendo da parte do Deus bendito não foi alguma coisa que Paulo criou mas o evangelho que ele prega veio de Deus tem origem em Deus prossegue de Deus e tem como alvo a glória de Deus verso 11 o evangelho da Glória do Deus bendito no final esse evangelho procura a glória de Deus percebe o contraste com o ensino da lei porque se a salvação é pela
lei de quem é a glória no final é do homem porque ele guardou a lei e foi salvo pela lei então a glória dele mas se a salvação é pela graça mediante a obra completa de Jesus Cristo de quem a glória do Deus que planejou isso e enviou seu filho para realizar essa salvação por isso o verdadeiro evangelho ele não dá espaço para Glória humana não tem mas as Seitas e os falsos ensinos acabam glorificando o homem exaltando o homem e dando ao homem uma posição que ele na verdade não tem nós sabemos eles parece
que sabem diz o apóstolo Paulo mas nós sabemos a verdade que a lei quebra mas o evangelho da Glória do Deus bendito salvo deixa-me fazer três aplicações para terminar irmãos na verdade é mais um resumo do que nós já vimos aqui primeiro a lei de Deus ela é boa se usada legitimamente a discussão sobre o papel da lei foi muito grande no período da reforma mas há três usos da Lei foram discernidos pelos reformadores e que estão presentes nas confissões nos catecismos na parte que eles tratam de lei eles perguntam no catecismo na comissão Qual
o uso correto da Lei sempre começa a assistir o Cristão ainda tá debaixo da lei a resposta é nós não estamos mais debaixo da lei para salvação e muito para condenação Mas então existe algum uso da lei para o Cristão sim três usos primeiro a lei serve como limite freio para o pecado da humanidade e para discernimento do certo e do errado então sempre nós vamos estar voltando para os dez mandamentos porque querendo querendo ou não os dez mandamentos Eles estão refletidos no coração e na consciência da humanidade e serve de freio na sociedade tem
pessoas que mesmo não conhecendo o evangelho Elas têm um certo temor de cometer determinadas transgressões e de onde vem esse temor por isso que você encontra pessoas que não são crentes até ateu mas que tem uma conduta moral aparentemente boa praticam atos bons de onde vem essa consciência é exatamente a lei de Deus gravada no coração e na consciência de todos que serve de freio para que as pessoas não sejam tão ruins quanto elas possam ser Então esse é o primeiro uso da Lei segundo ela serve como Lutero chama de A marreta de Deus para
quebrar o nosso orgulho a nossa Justiça própria expor o nosso pecado e apontar para Cristo apontar para Cristo como sendo o nosso salvador Esse é o segundo uso da lei o terceiro uso da Lei aqui foi João Calvino que falou mais sobre isso é que a lei na verdade não Calvino depois de Calvino os puritanos especialmente a turma de dort né do Conselho de dort a lei ela serve de Norma de gratidão uma vez que você foi salvo pela graça salvo pela graça enxotado pela lei a lei lhe condena a lei diz que você não
merece nada a não ser culpa e condenação você corre para Cristo para ser justificado pela fé você é justificado pela fé em Cristo e cheio de gratidão você diz a Jesus senhor de que maneira eu posso te agradar aqui nesse mundo o que é que eu faço para te servir resposta de Jesus não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão lembro de descanso para santificar honra teu pai e tua mãe e tudo com no dizer de Lutero a lei nos
leva Cristo para justificação e Cristo nos manda de volta a lei para santificação então não estamos sem lei só que a lei não funciona como caminho de justiça para nós mas como caminho de gratidão porque eu sou grato a Deus eu vou amar a minha esposa você fiel a minha esposa você é honesto nos meus negócios não vou dar falso testemunho não vou querer nada de ninguém vou obedecer vou honrar as autoridades o Temer a Deus como único Deus verdadeiro porque eu sou grato Não Para ser salvo mas porque eu já fui pela misericórdia de
Deus amém a última coisa para dizer aqui é que o evangelho e somente ele conforme ensinado pelos apóstolos de Jesus Cristo é a Sã Doutrina existe uma Sã Doutrina nem toda doutrina é boa nós queremos a santa doutrina vocês viram aqui o prejuízo que uma doutrina errada pode causar é por isso que Paulo disse a Timóteo fica em Éfeso repreende essas pessoas não deixa que elas continuem ensinando essas Fábulas de genealogias esses usos errados da Lei se passando por Mestres Porque eles estão ensinando alguma coisa que se opõe a verdadeira doutrina Amém irmãos que sejamos
zelosos cuidadosos aquilo que Nós cremos porque aquilo que Nós cremos tem E terá consequências eternas