vamos desvendar Ezequiel Capítulo 37 o famoso texto dos ossos secos Hoje a gente vai mergulhar em cada um dos Versículos dessa passagem que é um dos Capítulos mais fascinantes e Poderosos das sagradas escrituras está lá em Ezequiel Capítulo 37 Você já se perguntou o que realmente aconteceu lá nesse vale de ossos secos o O que significa essa visão extraordinária que pode impactar a sua vida a minha vida a nossa vida hoje então fica comigo aqui até o final desse vídeo para você descobrir em profundidade a respeito dessa profecia do seu verdadeiro significado porque eu vou
revelar aqui para você efetivamente O que é esse vale de ossos secos Beleza eu vou explorar cada detalhe dessa visão que é impressionante passando pela questão da Obediência de Ezequiel a ordem que Deus deu para ele falar sobre o sopro de vida que trouxe restauração enfim prepare-se para poder desvendar comigo esses mistérios maravilhosos e poderosos que eu vou trazer aqui para você agora e eu garanto que você não vai perder absolutamente nada nada dessa passagem vai ser algo maravilhoso Beleza então se ajeite aí ó curta esse vídeo se inscreve aqui no canal ative as notificações
para você não perder absolutamente nada e claro deixa aqui o seu comentário ele é muito importante coloca um Amém um glória a Deus põe uma pergunta que você qu quer que eu responda Beleza vou me apresentar eu sou João Cláudio Rufino Sou católico Doutor em Teologia bíblica professor na faculdade de teologia eu dou aula para seminaristas de várias dioceses e congregações para os futuros diáconos e padres da nossa igreja há pelo menos 10 anos e sou formador de pregadores há mais de 25 anos eu tenho ajudado pessoas em todo o Brasil e fora também a
aprimorarem as suas pregações e se tornarem verdadeiros instrumentos na mão de Deus mais uma vez se inscreve aqui no canal ativa o Sininho pras notificações Vamos então falar a respeito da estrutura literária deste conjunto nós temos um paralelismo criado ou seja um texto que tem aquilo que nós chamamos de texto sanduí que é isso Professor eu vou te explicar vários textos da Bíblia trazem uma informação no começo que tem o seu paralelo no final depois uma segunda informação que que tem na penúltima parte do texto um paralelo e no centro a mensagem mais importante esse
texto traz esse tipo de paralelismo em alguns casos como é esse aqui nós chamamos esse paralelismo de quiasmo é um nome esquisito não é mas não se preocupe com ele não esse texto traz isso então nós temos um elemento a dos versículos 1 A TR que é a introdução da Visão depois um elemento B dos Versículos 4 a seis que é a ordem para que ele profetize aos ossos depois o elemento Central no C que é o versículo 7 juntamente com o Versículo 8 é a reação desses ossos depois um B linha Exatamente esse apóstrofe
Zinho aí colocado nós chamamos na exegese bíblica assim B linha dos Versículos 9 e 10 a ordem para profetizar ao espírito e por fim no a linha dos Versículos 11 a 14 nós temos a Interpretação da Visão Vamos então para o comentário de cada um desses blocos que eu citei para vocês vamos ao comentário desse bloco A ial dos Versículos 1 A TR agora a introdução da Visão aqui pessoal a narrativa de Ezequiel ela é muito bem estruturada nos Versículos de 1 a TR nós temos aquilo que aparecerá e que será desenvolvido dentro dessa visão
tá e há uma progressão da narrativa o texto fala dessa visão dos ossos secos até à pergunta de Deus e a resposta de Ezequiel isso vai criar uma tensão narrativa que vai sublinhar essa improbabilidade da Ressurreição daqueles ossos e ao mesmo tempo vai destacar a Soberania Divina olha só que dado interessante vou ler aqui com vocês na minha Bíblia está assim a mão do senhor veio sobre mim e me conduziu para fora pelo Espírito do senhor e me pousou no meio de um vale que estava cheio de ossos e aí fez com que me movesse
em torno deles de todos os lados os ossos eram abundantes na superfície do Vale e estavam completamente secos Versículo 3 ele me disse filho do homem porventura tornarão a viver esses ossos ao que respondi Senhor Tu O Sabes então aqui é uma descrição vívida desses ossos secos tá e há uma interação de Ezequiel com Deus que vai enfatizar portanto a mensagem não é de uma renovação Divina beleza eu acabei de ler na Bíblia de Jerusalém mas dep Pois eu vou ler na Bíblia Ave Maria tá eu vou retomar as próximas leituras na Bíblia Ave Maria
para vocês Tá bom então aqui no versículo um aparece a expressão a mão do senhor veio sobre mim e no hebraico esse veio sobre mim trata-se aqui de um verbo que está no perfeito e ele serve no hebraico para descrever uma ação completa ou seja ele indica aqui que houve sim uma intervenção divina que deu início à visão portanto essa expressão a mão do senhor em hebraico vai ser muito importante porque lembra o que eu acabei de falar não é Ezequiel por si que tem essa visão é o próprio Deus que a realiza e a
expressão mão do senhor iad Adonai em hebraico será frequentemente utilizada para indicar o poder e a autoridade de Deus agindo sobre o profeta em Ezequiel para você ter uma ideia essa frase estará associada a experiência de Visões ou comunicações divinas em todas essas passagens Ezequiel Capítulo 1 Versículo 3 Capítulo 3 Versículo 14 e o 22 Capítulo 8 Versículo 1 depois Capítulo Versículos 22 seguintes e o Capítulo 40 Versículo 1 sem citar o 37 aqui que acabamos de ler e aí o texto dá continuidade não é e o senhor me levou em espírito esse me levou
é um verbo aqui que está no imperfeito consecutivo na língua hebraica que é muito comum nas narrativas hebraicas Para quê Para ver ações que são sucessivas tá agora um outro detalhe me levou em espírito vai indicar um estado de Êxtase aqui Êxtase Profético visionário similar Inclusive a outras experiências proféticas que o próprio Ezequiel vivenciou como lá no Capítulo 3 Versículo 12 Versículo 14 Capítulo 8 Versículo 3 Capítulo 11 Versículo 1 e depois o Versículo 24 então aqui o espírito do Senhor será tanto um meio de transporte quanto também uma força que o capacita para receber
a visão Profética é muito interessante Então o texto tem esta Dupla Forma tá de apresentar essa essa significação significado dessa expressão E aí então ele foi levado no meio de um vale que estava cheio de ossos diz o texto e o termo vale é o termo hebraico Bic e ele se refere a uma planície Ampla Olha que interessante muito semelhante àquela que já fora mencionada no Capítulo 3 versículo 22 esse cenário portanto remete a um campo de batalha mas um campo de batalha que foi esquecido onde os ossos estão dispersos e isso simboliza portanto uma
catástrofe e um julgamento Divino sobre o povo Olha que dado interessante outro dado é que esse tipo de terreno é típico da região mesopotâmica onde fica a Mesopotâmia pessoal entre os rios Tigre e Eufrates é toda a região da atual não é Iraque Irã por aquela região ali e é justamente nessa região onde o profeta Ezequiel está exilado com outros judías no processo do exílio da Babilônia eu já já vou falar sobre isso é muito importante que você entenda esse contexto histórico Tá bom então vamos lá há aqui uma relação entre esse Vale de Ossos
Secos e um campo de batalha eu quero trabalhar isso com vocês a visão desses ossos que são ossos espalhados pode ser comparada com uma outra passagem que é mais ou menos da mesma época que é Jeremias Capítulo 8 Versículos de 1 a 2 onde os ossos dos Mortos são espalhados diante dos céus como um resultado de um julgamento Divino beleza Interessante não é então neste caso aqui parece uma derrota uma Desolação que está ocorrendo e aí entramos no Versículo 2 e o Versículo 2 começa dizendo não é e me fez andar ao redor deles esse
me fez andar na língua hebraica é outro verbo imperfeito consecutivo por ele está aqui indicando uma ação contínua de Deus que guia Ezequiel neste Vale Deus faz portanto Ezequiel andar ao redor desses ossos para que ele compreenda completamente a extensão e a gravidade da situação esse movimento vai simbolizar um exame minucioso detalhado da condição dos Ossos isso vai sublinhar portanto uma Desolação Total Cabal acabou gente olha que que que forte isso tá E aí a constatação nos é trazida quando é dito que eram muitos os ossos que estavam nessa superfície eles eram numerosos e aqui
então vai aparecer a quantidade extraordinária de ossos sugerindo portanto mais uma vez a grande catástrofe Possivelmente uma batalha onde muitos perderam a vida e este detalhe vai ressaltar portanto mais uma vez dentro do processo narrativo essa magnitude da calamidade que é enfrentada aqui por pelo povo não é judaísmo Divino ao mesmo tempo da desesperança desse povo lá na terra estrangeira da Babilônia durante o exílio E aí o texto continua dizendo que eles estavam sequíssimos completamente secos essa descrição dos Ossos como sequíssimos ou completamente secos vai enfatizar que eles estavam mortos há muito tempo não havia
qualquer vestígio de vida e esse detalhe sublinha portanto a impossibilidade de qualquer tipo de recuperação natural destacando portanto uma completa desesperança da situação então a visão de Ezequiel é contextualizada historicamente no per do exílio babilônico um tempo de grande Desolação de grande desesperança para o povo de Judá então o cenário aqui desse vale cheio de ossos vai refletir as consequências que são devastadoras para esse povo por tiveram invasões guerras isso aconteceu Jerusalém foi destruída o templo foi destruído e como já falei parte da população foi levada para viver em terra estrangeira Então nesse caso a
imagem dos ossos secos é essa imagem onde que uma guerra aconteceu tá E esses corpos não foram enterrados adequadamente ou seja Foram deixados espalhados nesse campo de batalha e aí então o texto continua há uma pergunta aqui essa pergunta é feita Deus pergunta agora a Ezequiel o o filho do homem esses ossos podem voltar à vida Deus questiona Ezequiel sobre a possibilidade da vida para esses ossos É claro é uma pergunta aqui que vai destacar novamente a improbabilidade da Ressurreição desses ossos eles estavam completamente secos o narrador disse anteriormente e a narrativa é feita pela
própria voz do profeta é muito interessante e essa questão essa pergunta serve para provocar uma reflexão tanto em nós ouvinte ouvintes leitores dessa narrativa quanto também no próprio Ezequiel E essa reflexão é feita para sublinhar a soberania de Deus sobre a vida e sobre a morte e aí essa pergunta de Deus a Ezequiel sobre essa probabilidade de vida para esses ossos secos vai ecoar também as histórias de ressurreição que foram realizadas por grandes profetas anteriores A Ezequiel como no caso Elias lá em primeiro Reis Capítulo 17 do Versículo 17 seguintes e Eliseu em segundo reis
ali no capítulo 4 a partir do Versículo 32 então é interessante Ezequiel está agindo como um grande profeta que agora é interpelado sobre a Soberania Divina e ele vai responder ele responde Senhor Deus Tu O Sabes essa resposta vai demonstrar que sim ele tem fé na onipotência de Deus olha que dado interessante nesse caso já vai demonstrar que Ezequiel é alguém que é Submisso à própria Vontade Divina ele reconhece que embora a ressurreição pareça impossível do ponto de vista humano Deus tem o poder de realizar esse impossível E aí a gente faz uma análise teológica
desses primeiros e três Versículos aqui essa visão portanto Vai representar a condição espiritual emocional do Povo de Judá no exílio Ou seja já não havia mais vida dentro deles Eles já não tinham mais esperança e essa pergunta de Deus a Ezequiel vai destacar essa questão do Poder de Deus em trazer a vida a partir de uma situação de morte Portanto trata-se aqui já te dou isso de cara tá de uma mensagem de esperança de renovação para o povo Judeu Olha que dado interessante essa visão olhando para um todo das sagradas escrituras vai prefigurar a promessa
de Deus da Restauração e a renovação espiritual através do derramamento do espírito santo que é mencionado no Capítulo 36 de Ezequiel nos Versículos 26 e 27 mas que vão se cumprir de forma plena lá no Novo Testamento no dia de Pentecostes então a guisada de conclusão desses primeiros Versículos esses três Versículos apresentam portanto uma visão poderosa simbólica da desse povo Ok Esse é o ponto e aí entramos no bloco B dos Versículos 4 a 6 Onde existe uma ordem para profetizar aos ossos e o texto na Bíblia V Maria diz assim ele disse-me então profere
um oráculo sobre esses ossos ossos dessecados lhes dirás escutai a palavra do senhor eis o que vos declara o Senhor Deus vou fazer reentrar em Vós O sopro da vida para vos fazer reviver porei em Vós músculos farei vir carne sobre vós vos cobrirei de pele depois farei entrar em Vós O sopro da vida a fim de que reviva e sabereis assim que eu sou o senhor então o Versículo 4 traz uma ordem profetiza a estes ossos secos Deus responde portanto a aquilo que Ezequiel havia dito ordenando a ele que profetizasse demonstrando a fé implícita
na resposta no Versículo 3 agora de forma explícita o comando direto de Deus profetiza portanto sobre esses ossos vai empregar aqui aqui um imperativo ou seja uma forma verbal que vai intensificar A Urgência e a seriedade da própria missão Profética a linguagem é dramática no texto ao mesmo tempo ela é vívida Ela é utilizada aqui num estilo muito característico Ao estilo Profético de Ezequiel a ordem para profetizar aos ossos parece um esforço inútil a princípio só que Ezequiel já havia tido a experiência dentro do texto de profetizar sobre objetos inanimados Olha que coisa interessante e
mais recentemente a a luz né Desse texto aqui ele fez isso no seu Oráculo de restauração para os montes de Israel no Capítulo 36 versículo 1 Olha que interessante Então Ezequiel já tinha profetizado a objetos inanimados é claro que agora a situação é mais grave então a ação de profetizar para esses ossos secos vai sublinhar uma certa natureza paradoxal aparentemente fútil da missão Profética de Ezequiel que é um tema recorrente dentro do seu Ministério Profético a palavra Hebraica usada aqui ossos e depois secos vai sugerir não apenas ausência de carne pessoal é secura completa de
novo eu enfatizo aqui é a morte que já havia sido realizada então aqui há um tempo que se decorreu e nesse sentido é a falta de esperança Total A Escolha das palavras que foram utilizadas aqui vão reforçar essa gravidade da condição emocional destruída desse povo mas ao mesmo tempo também a magnitude do Milagre necessário Olha que coisa interessante outro detalhe que eu vou começar a enfatizar a partir de agora no texto é que essa cena vai evocar a criação de Deus lá em Gênesis Capítulo 2 Versículo 7 quando o próprio Deus formou lembra o ser
humano do pó da terra soprando nas narinas dele o fôlego da vida aqui Ezequiel é chamado a participar de um processo de reanimação destacando Portanto o poder contínuo e criativo do próprio Deus a ordem de Deus aqui para Ezequiel profetizar vai destacar a Soberania Divina mais uma vez como eu já havia dito da da soberania de Deus sobre a morte e sobre a vida então a ação de Ezequiel a ação dele é como que um canal através do qual o próprio Deus vai demonstrar o seu poder que restaura vai sublinhar portanto a mensagem de que
mesmo em situações sem esperança situações de catástrofe a palavra de Deus tem poder de gerar restauração recriar a realidade isso é algo muito bonito e nesse sentido olhando para o contexto do exílio da Babilônia esses ossos vão representar portanto esse povo em desesperança total e a ordem de profetizar aqui vai sugerir que a possibilidade dessa restauração e renovação Nacional podem acontecer mediante a palavra de Deus e aí o Versículo 5 Eis que farei entrar em Vós o espírito aqui a palavra espírito é o termo ruar e é uma palavra de diversos significados pode significar vento
espírito de uma forma mais geral e também fôlego em alguns casos isso vai depender do contexto e o uso aqui em Ezequiel 37 no Versículo 5 vai demonstrar essa complexidade toda é uma palavra portanto que vai carregar múltiplos significados outro detalhe é a repetição da palavra ruá ao longo de todo o texto vai criar tá uma ligação temática entre entre diferentes aspectos da própria obra divina o vento o espírito o fôlego isso vai reforçar a ideia de que a vida e a própria revitalização vem do próprio Deus eu quero destacar também que em Gêneses 6:17
Esta palavra vai ser usada para se referir ao Fôlego de vida tá e frequentemente Ela carrega o sentido de uma força animadora de um ser vivo essa mesma ideia está presente em Eclesiastes Capítulo 3 no Versículo 21 Então Deus aqui promete portanto infundir vida nos ossos secos através do seu espírito e aqui há uma reiteração do papel do Espírito Santo ele é agente dessa renovação e dessa essa vida e a palavra ruá vai portanto estar ligada a esse processo aqui de uma recriação a essa noção de que o espírito é fonte da vida como nós
temos em outras passagens do antigo testamento ou seja é através do Rá que Deus Restaura a vida evoca portanto um processo da criação de renovação esp esp de renovação da realidade isso é algo maravilhoso pessoal maravilhoso Deus fará uma intervenção recriando a realidade para aquele povo que estava absolutamente sem fé sem esperança no exílio tá esse conceito de ru é muito importante pessoal por quê Porque esse conceito de um espírito que dá vida era também bem comum em outros povos do antigo Oriente próximo isso é interessante tá um paralelo aqui Extra bíblico que eu quero
trazer por exemplo nos em textos egípcios aparece também essa figura uma figura de um espírito de um ar de um vento que está na realidade gerando vida aqui não é diferente aparece essa mesma realidade só que é interessante observar aqui como esses espírito é realizador da Vontade Divina aqui no caso da teologia bíblica Ok bom o que vai acontecer aqui o texto vai continuar e no Versículo 6 nos é dito eu porei nervos sobre vós farei crescer carne sobre vós e sobre vós estenderei pele então Observe não apenas ossos serão reanimados tá não são caveirinhas
que vão levantar Mas eles serão completamente restaurados tendões músculos pele e os termos hebraicos que são utilizados aqui para nervos carne pele são termos bem específicos são termos técnicos trata--se portanto de termos que demonstram uma compreensão anatômica Olha que dado interessante a precisão então da linguagem aqui vai reforçar a seriedade e a clareza dessa visão Profética isso é muito interessante essa descrição portanto é a descrição detalhada de um processo de restauração corporal tá vai ser uma uma compreensão aqui de uma totalidade que que vai ser restaurada Essa é é uma uma coisa maravilhosa e a
sequência em que aparece nós temos ossos depois tendões depois carne depois pele e isso mostra um processo que reflete uma inversão do processo de decomposição Olha que interessante isso então a decomposição começa na perne na na pele vai até os ossos agora eu contrário tá então é uma renovação Total espiritual moral do próprio povo de Israel e Deus portanto aqui está cumprindo a sua promessa a promessa que ele já havia dado no Capítulo 36 tá é uma linguagem detalhada é uma linguagem vívida é maravilhosa a linguagem utilizada bem meticulosa aqui ressaltando portanto também a magnitude
desse milagre maravilhoso Vamos aos Versículos 7 e 8 é o o centro nós estamos diante aqui da reação dos Ossos vamos fazer a leitura na Bíblia vi Maria profetizei pois assim como tinha recebido ordem no momento em que comecei um barulho se fez ouvir em seguido um ruído ensurdecedor enquanto os ossos vinham se unir aos outros prestando atenção vi que se formavam sobre eles músculos que nascia neles carne e que uma pele os recobria todavia não tinham espírito Olha que interessante tá no versículo 7 aparece aqui eu profetizei como me fora ordenado e essa construção
Hebraica da frase vai utilizar uma estrutura narrativa que vai enfatizar a obediência imediata é a fé de Ezequiel é uma forma imperativa usada por Deus aqui e a resposta imediata de Ezequiel portanto isso sublinha A Urgência a seriedade do comando e a obediência dele aqui é maravilhoso isso esse texto nos ensina muito hein a repetição aqui do verbo profetizar vai conectar o comando Divino dado diretamente a ação do profeta criando uma relação causal Ou seja a palavra de Deus que dá ordem para ele e agora o evento subsequente então Ezequiel age diretamente como um agente
da renovação de Deus e é interessante porque se a gente para para analisar do ponto de vista teológico Deus não precisava da participação do profeta para alcançar o resultado desejado porém Deus o envolveu mesmo assim testou a sua fé testou a sua obediência e usou para cumprir a sua vontade e isso é um dado teológico muito importante Deus quer agir no mundo na mediação do ser humano Deus não precisa de nós mas ele quer assim ele quer dessa forma isso é uma lição maravilhosa portanto a participação de Ezequiel nesse ato da profecia aqui é mais
uma vez o eco daquela narrativa de em Gênesis no Capítulo 2 Versículo 7 ele Ezequiel está agora cooperando com o propósito Divino da recriação isso é fantástico E isso também é um dado teológico paraa nossa vida nós somos cooperadores no ato da criação ser humano gerando Outra Vida no ato não é sexual isso é maravilhoso daí a grandeza a beleza do ato sexual humano é um dado interessante e é desdobramento dessa teologia tá então esse ato de profetizar de Ezequiel mais uma vez vai sublinhar isso tá Deus usa o ser humano ele Deus continua soberano
e agora a obediência humana a esse plano Divino para o seu povo isso é maravilhoso portanto através da participação de Ezequiel Deus vai Demon mostrar que a palavra profética tem um poder transformador é um canal da ação Divina E aí o texto nos fala sobre um ruído um som estrondoso como um chocalho é exatamente a linguagem aqui é uma linguagem vívida é uma linguagem que apela para o sensorial é uma linguagem portanto que cria uma experiência imersiva no ouvinte leitor nó somos chamados a a de alguma maneira por esse autor aqui a a visualizar a
situação isso é maravilhoso e nesse caso aqui portanto tá há uma conexão direta uma conexão direta entre a ação de profetizar e a realização logo quando ele profere vem esse fenômeno e esse uso do som é importante é um dispositivo narrativo que vai aumentar a intensidade dessa visão é bonito demais e aí no texto hebraico a gente tem aqui a combinação de duas palavras a palavra col que significa ruído mas também significa voz então há um duplo sentido aqui interessantíssimo e a palavra ra que significa chocalho ou terremoto então a união dessas duas palavras enfatiza
o impacto auditivo e sinestésico no processo narrativo trata-se portanto de um evento dramático um evento fabuloso um tremor e um barulho acontecendo muito interessante agora a separação dos componentes da combinação em Ezequiel Capítulo 3 Versículo 13 vai aumentar ainda mais o efeito como se fosse uma câmera lenta criando uma impressão paralelística é quando a gente pega Ezequiel 3 Versículo 13 tá existe um algo maravilhoso lá deixa eu pegar aqui ó Capítulo 3 Versículo 13 com vocês olha que interessante era o ruído das asas dos seres vivos que se tocavam umas nas outras e o ruído
das rodas que ficavam ao lado deles o ruído de um ribombar tremendo o texto aqui está falando de uma visão que Ezequiel tem do próprio Deus do seu trono e tudo mais é uma visão muito bonita e a mesma palavra é utilizada tá então aqui Ezequiel Capítulo 37 parece retomar essa palavra mostrando a presença de Deus ali naquele momento a partir do ato da profecia de Ezequiel E aí a descrição do ruído desse chocalho desse terremoto vai sublinhar portanto essa natureza súbita impactante da reanimação dos Ossos imagina o barulho tudo aquilo se reunindo é o
evento auditivo que marca portanto uma transformação física uma transformação física visível e que prepara o caminho pra visão de Ezequiel dos ossos se vendo e se juntando que é o que vem a seguir os ossos se juntaram osso ao osso se a gente traduz do hebraico para o português de forma mais direta é assim então a expressão Hebraica usada aqui vai sugerir uma reorganização uma reorganização ordenada uma reorganização precisa desses ossos o narrador é fantástico E aí an que cada osso vai encontrar o seu par correspondente vai reconstituir a estrutura esquelética de forma portanto meticulosa
a palavra Hebraica juntar no hebraico é carav e esta palavra implica não é proximidade e o movimento em direção a um ponto de reunião específico Olha que que dado interessante os os ossos foram se aox mando a imagem criada é maravilhosa a forma verbal inclusive utilizada aqui era uma forma verbal rara rara vai sublinhar portanto a natureza poética elevada desse texto que é maravilhoso e enfatiza também a singularidade do evento essa reconstituição ordenada dos Ossos vai destacar essa natureza intencional e detalhada do plano de Deus há uma precisão aqui da vontade de Deus olha que
teologia fantástica a precisão com que os ossos se juntam vai refletir essa Soberania de Deus e do seu plano a perfeição do plano de Deus na restauração do seu povo e de cada um de nós também na atualidade ou seja Deus tem o total controle o controle detalhado de todas as coisas e aí o versículo oo eu olhei e havia neles nervos cresceram carnes pele os cobriu por cima mais uma vez linguagem detalhada linguagem sequencial que é utilizada aqui descrevendo portanto essa transformação dos Ossos em corpos vivos criando uma imagem vívida uma imagem poderosa há
uma progressão meticulosa nesse processo gente é maravilhoso Deus cuida de absolutamente todos os detalhes o seu plano vai acontecer e esses ossos portanto são cobertos por tendões carne pele Esse é um processo de reconstrução corporal descrito em termos anatômicos precisos como eu já havia falado para vocês invocando novamente Gênesis Capítulo 2 Versículo 7 de um Deus que toca o pó da terra e faz o ser cria o ser humano é maravilhoso é maravilhoso pessoal trata--se portanto de uma restauração completa que Deus vai realizar é bonito demais é lindo demais e é fantástico como o texto
vai operando porque o texto traz agora uma interrupção não havia espírito neles nossa amor o ruído tudo aconteceu mas não havia espírito neles é uma interrupção há uma interrupção desse processo de reanimação isso vai criar uma tensão na narrativa destacando a importância de um próximo estágio de um próximo estágio da visão que Ezequiel teve a falta de espírito nesses corpos vai enfatizar a necessidade contínua de uma uma intervenção divina para completar essa restauração a linguagem negativa usada para descrever a falta de espírito vai sublinhar uma tal incompletude dessa restauração até esse ponto e essa pausa
no processo vai intensificar a expectativa e vai nos preparar enquanto ouvintes leitores pro próximo ato milagroso Olha que dado fantástico porque apesar da reconstituição física os corpos ainda cresciam ou ou melhor eh eles careciam do elemento Vital da vida que é o espírito rar essa ausência portanto vai preparar um caminho para uma próxima fase dessa atividade Divina que é operada A partir do sopro de vida que é infundido nesses corpos é muito interessante pessoal o texto é é é é é apaixonante E aí e a ausência do Espírito Santo ou do espírito do fôlego do
hálito da vida nesses corpos vai destacar essa essa dependência completa da vida na ação de Deus Ou seja a vida Depende do próprio Deus a restauração física apenas é uma parte do processo o próprio Espírito de Deus é essencial para planificação dessa vida isso é algo maravilhoso isso reflete uma teologia bíblica fantástica fantástica uma teologia Bíblica da vida como sendo um dom completo de Deus que vai incluir corpo mas também espírito isso é maravilhoso isso nos lembra a criação novamente há uma necessidade assim como Adão necessitava do espírito aqui também esses corpos necessitam do espírito
e portanto aqui é uma é uma passagem repleta de significados teológicos literários culturais chama demais a nossa atenção agora vamos vamos adiante vamos para os versículos 9 e 10 o elemento B linha que é a ordem para profetizar ao Espírito Vamos ler profetiza o espírito disse senhor profetiza filho do homem e dirige-te ao Espírito eis o que diz o senhor Deus Vem Espírito dos quatro cantos do céu sopra sobre esses mortos para que revivam proferi o oráculo que ele me havia ditado e daí a pouco o espírito penetrou neles retornando à Vida eles se levantaram
sobre seus pés um grande um imenso exército gente isso é maravilhoso profetiza o espírito Essa é a expressão a repetição da ordem de profetizar vai criar uma tensão narrativa de novo vai enfatizar ao mesmo tempo também A Urgência a importância do ato e aqui é o segundo comando esse segundo comando vai enfatizar que a vida ainda não havia sido totalmente restaurada que coisa maravilhosa O Profeta agora precisa se dirigir ao próprio rar ele precisa dar um comando que vai transcender uma simples comunicação com os ossos porque ele tinha se comunicado com os ossos agora ele
se comunica ao próprio espírito isso é fantástico essa é uma nuance da narrativa maravilhosa e aí A Profecia anterior prometeu fôlego antes dos tendões da carne e da pele Então isso é bonito é um um detalhe da narrativa que muitas vezes a gente perde os dois níveis portanto de profecia aqui e cumprimento nos Versículos de 1 a 10 vão fornecer para nós um elemento de suspense um elemento dramático e vai destacar a importância do fôlego da vida ou seja mais uma vez Deus dá uma ordem para ele profetizar ele precisa cumprir E aí de novo
o termo rá que aparece em toda a sua complexidade semântica aqui é utilizada de forma muito hábil pelo escritor vai sugerir com esse com essa utilização a presença Divina vivificante tá isso é interessante demais e aí então a profecia o espírito vai sublinhar essa crença teológica essa verdade de que a vida humana depende essencialmente do Espírito de Deus de novo Eco de Gênesis 2 Versículo 7 e aí aparece a expressão dos Quatro Ventos em algumas bíblias dos quatro cantos tá arb Rot é no hebraico então dos quatro cantos não é a melhor tradução Rot é
dos dos Quatro Ventos é aqui no caso tá o termo ruar colocado no plural feminino Rot no hebraico Vai representar não é os quatro pontos da Terra as quatro direções da terra tá antigamente eles tinham essa compreensão até hoje a gente tem leste oeste norte e sul não é assim pois é isso vai simbolizar algo o que que é o simbolismo disso a universalidade do Poder vivificante de Deus olha que interessante esse conceito vai ser também encontrado em outros textos da mesma época como Jeremias 4936 mas também textos um pouco posteriores como o texto de
Zacarias 65 e essa compreensão dos quatro pontos da realidade vai ter a sua raiz n é em em cultura mesopotâmica é interessante porque Ezequiel está lá realmente nessa região da Mesopotâmia no exílio na Babilônia tá outra coisa interessante é que os quatro ventos vão sugerir portanto essa abrangência do poder divino que esse tende por toda a terra Olha que dado interessante isso indica que o espírito Divino não está limitado por fronteiras geográficas ele pode atingir qualquer parte do mundo então Deus é soberano do mundo é soberano do universo ele tem o seu poder espalhado por
toda a realidade não que as coisas são divinas tá isso é ismo Mas Deus está presente no mundo Deus é onipresente Olha que coisa maravilhosa e aí o texto fala não é sobra sobre esses mortos essa visão de Ezequiel aqui ela é interessante porque ela pode ter sido influenciada por uma prática comum no antigo Oriente próximo de deixar os corpos sem enterrar depois das batalhas e isso é testado em textos antigos existem tratados antigos onde isso se mostra por quê Porque deixar o corpo abandonado num campo de batalha era um tratamento abominável aos cadáveres era
associado à maldição inclusive o livro do Deuteronômio trabalha isso em Deuteronômio 2825 a 26 Jeremias 3417 a 20 ou seja deixar o cadáver assim ao Léo era uma maldição completa Então nesse caso era como se o o o povo estivesse numa maldição completa e Deus e Deus vem para atuar e o espírito sopra sobre eles de acordo com a narrativa isso é maravilhoso aqui a narrativa vai ser dividida em duas partes vai criar um suspense vai ressaltar a força dessa figura primeiro então os ossos vão ser reconstituídos do corpo estavam sem vida em seguida num
segundo momento a profecia ao Espírito a vida vai ser restaurada e vai haver aqui portanto um destaque desse poder divino um destaque do próprio agir de Deus isso é algo realmente maravilhoso e aí vem o Versículo e o Espírito entrou neles ou seja depois de profetizar se dirigindo ao Espírito o próprio espírito entra nesses corpos permite portanto a vida e eles se levantam como um exército extremamente numeroso Olha esse ato é culminante aqui mostrando portanto uma transformação desses ossos por se antes era um vale de batalha onde corpos foram abandonados e já estavam no estado
extremamente avançado de decomposição agora é um exército vivo isso simboliza portanto a renovação do povo a renovação realizada por Deus a estrutura gramatical ela destaca a sequência das ações [Música] soprar o espírito e levantar-se é muito interessante outro termo importante aqui é o termo exército rail em hebraico e vai sugerir não apenas uma restauração portanto física mas uma revitalização da força da identidade nacional desse povo que estava destruída por ocasião do exílio da Babilônia de novo aqui há uma a repetição do verbo profetizar nesse caso no it pael no hebraico tá E vai variar entre
os versículos a forma do verbo e isso vai demonstrar uma dinâmica dentro do processo Profético em português a gente não consegue captar isso isso é muito interessante nesse caso então a transformação dos Ossos em um exército vivo vai ser descrita com superlativos para demonstrar a magnitude do Poder de Deus a realização desse milagre é é portanto extraordinária e aí a infusão do espírito santo que vai ser essencial para o processo da vida isso já foi destacado anteriormente é muito bonito lembra de novo Gênesis 2:7 é fantástico é fantástico realmente o que está posto aqui trata--se
portanto de uma visão de esperança de uma restauração que vai acontecer pós exílio da Babilônia e a gente sabe que ao longo da história do povo de Israel isso aconteceu mesmo não é os babilônios foram vencidos pelos persas e aparece um grande mandatário persa chamado Ciro que é citado nas escrituras várias vezes e ele escreve um edito para para que os povos exilados voltem às suas terras isso é muito interessante isso é muito bonito tá bom então aqui a restauração completa Deus se comprometeu Deus realizou essa restauração é uma imagem realmente fantástica uma imagem vivida
E aí o texto vai terminar nos Versículos 11 a 14 trazendo a Interpretação da visão muitas vezes esses Versículos são negligenciados as pessoas não leem vamos lê-los aqui então nesse momento Então o senhor me disse filho do homem esses ossos são toda a raça dos israelitas eles dizem nossos ossos estão secos nossa esperança está morta estamos perdidos por isso dirige o seguinte oráculo eis o que diz o senhor Deus ó meu povo vou abrir os vossos túmulos E eu vos farei sair deles para vos transportar a terra de Israel sabereis então que eu sou o
senhor Ó meu povo quando eu abrir os vossos túmulos e vos fizer sair deles quando eu colocar em Vós o meu espírito para vos fazer voltar à Vida e quando vos hei de restabelecer em vossa Terra sabereis então que eu sou o senhor que o disse e o executei gente olha que oráculo maravilhoso Olha que palavra maravilhosa termina aqui a passagem então há uma explicação da visão de Ezequiel Deus vai cumprir e a linguagem de aliança que aparece é maravilhosa ou seja mesmo com a infidelidade do povo que levou à consequência do exílio da Babilônia
Deus tem a sua parte dentro dessa aliança E aí vão saber que o Senhor é Deus que Ele disse e executou Isso é realmente maravilhoso e aí você chegou até o final desse vídeo comenta estamos juntos tá bom para eu saber que você chegou ao final desse vídeo aqui deixa aqui também o seu comentário falando o que que você aprendeu Coloque aqui também a sua dúv e eu espero do fundo do meu coração que esse estudo profundo tenha te ajudado a refletir em cada um dos Versículos dessa imagem maravilhosa dos ossos secos Beleza se inscreve
no canal se você ainda não se inscreveu deixa o like Aqui estamos juntos até o próximo vídeo valeu [Música]