🎥 Documentário - Escravidão no Brasil - Parte I

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Rádio e TV Justiça
A série “Abolição” conta a história dos povos africanos que foram escravizados e trazidos ao nosso p...
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[Música] E durante muito tempo o discurso é vigente sobre o negro escravizado era esse discurso da passividade da submissão daquele ser naturalmente a prestativo talhado para o trabalho antes da abolição e série de curso de gente isso carrega faz parte de um processo de apagamento da contribuição né do papel dos negros nas lutas pela libertação e os senhores de escravos dominam pela corrupção tem ao seu serviço ministros juízes legisladores encaram nos com soberba e reputam-se Invencíveis a luta promete ser reunida Mas eles vão de cair aonde cair sim e o dia da queda se aproxima
a corrupção é como pólvora se gasta mas não se reproduz o pão de cair porque a nação inteira vai se levantar e no dia em que estivermos todos de pé os ministros os juízes os legisladores estarão todos ao nosso lado os próprios senhores na granja na tenda no senado onde entre as venerandas tem Infelizmente entrado alguns prevaricadores os próprios senhores aonde apertar a mão ao Liberty nivelados pelo trabalho pela honra pela dignidade e pelo direito pela Liberdade eles viram como o imortal filósofo se fosse possível saber o dia em que se fez o primeiro escravo
Ele deveria ser de luto para humanidade e hoje à condição de escravos a gente pode transportá-la para outras situações não é que ainda tem aprisionado e tem impedido os cidadãos brasileiros e desfrutarem plenamente desta condição da sua cidadania é E aí eu gosto muito do Facebook a África continente Africano ele é o texto da humanidade Portanto ele é o espaço mais antigos né das organizações sociais da dos almoçar isso já diz muito né mas para Além disso eu acho que é importante ressaltar que a gente está falando de um continente hoje a extensão territorial é
de que cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados não é 30 milhões de 370 mil quilômetros quadrados e comparação com Brasil por exemplo Brasil tem oito milhões 1 Ah então você está então é toda essa extensão extensão territorial imensa a conta no primeiro primeiro empreendimento para uma diversidade geográfica prova diversidade do meio então Presidente aplicando nós temos das grandes florestas tropicais aos desertos e as montanhas de gelo eterno desde dessa extensão diversa do ponto de vista geográfico do ponto de vista do meio ambiente a portanto também uma grande diversidade social cultural política linguística é importante
que é só facto que o continente Africano e não avisou água antes do século 15 a um contato intenso do continente africano ou de várias sociedades a costa do Índico um vários sociedades na do mundo do índio da mesma forma ocorre como é a mesma forma ocorre com o mundo rara de muçulmano é o embaixador Historiador Alberto Silva gosta muito de Será que o Saara na verdade é um oceano essa os caminhos a área da liga sociedades é da Costa ocidental da África é da Costa Costa costa atlântica né ao mundo árabe-muçulmano os os portugueses
quando chegam no na costa oriental da África no Século 16 eles se espantam com as feitorias é muçulmana pegou a prova amarela chegou a manifestar não é a surpresa de que os infiéis chegaram primeiro era um centros urbanos então o comércio funcionava começa inclusive de longa distância com o comércio de diferentes produtos comércio de ouro ou seja a gente não tá prova de uma área de uma África está cheia desde o século 19 passando pelo século 11 o século 14 não é é o resultado de galo não é o grande império do Mali e songai
ao mesmo tempo você faz para a costa oriental né E aí não precisa os portugueses se deparam né quando ele chegou no século 16 na costa oriental naquilo que hoje atua Moçambique né com aquilo que era o final decadência do grande império do nome afa se você tem vários agrupamentos políticos muito complexo e vão ser esses agrupamentos conhecidos pelos europeus a partir do século 15 quando o a partir das navegações da expansão ultramarina portuguesa principalmente ele vai começar os portugueses começam a acontecer a a parte ocidental da Costa africana eles começam a ter acesso a
ter estabelecer ações que precisemos então quantos portugueses que eles falam português que foram esses primeiros é que se lançaram nessa nesse expansão europeia em direção ao continente Africano mas poder isso é como um continente eles vão ter contato com sociedades complexas administrativamente politicamente começa aumente as relações eram relações entre reinos não eram relações entre o reino de Portugal e Aldeia ou a comunidade uma pequena comida ali não era um grande tem quando a gente fala sobre história da África ou mesmo sobre África as pessoas generalizam né e é muito difícil a gente ter um pesquisador
sobre história da África todo africanista o ensino toda a pessoa que pesquisa a África pesquisa especificamente alguma região dentro de algum contexto eu estudo a África Central no século 17 né É então o que que é a África Central A África Central seria o que hoje eu África centro-ocidental seria o que hoje são os países de Angola República do Congo e república democrática do Congo Essa região é que eu pesquiso E aí é a união no século 17 Ela é formada por diversos reinos né então nós temos aí o Reino do Congo reino do ndongo
reino de castanho Reino de macumba é o Reino de Benguela enfim nós temos diversos reinos e esses reinos eles eles estão encontravam em conflito o tempo todo essa região da África Central é a região que mais exportava africanos então de todos os navios Negreiros que embarcam da Costa africana para a costa americana de 1.600 a 1699 mais da metade deles são desta região da África Central mais da metade deles partem do porto de Luanda partem de Angola parte 1 desta região então falar dessa região há também falar sobre a origem da população negra do Brasil
né é falar sobre a origem da nossa diáspora a gente tem uma presença banco que é muito maior né porque eles vieram chegaram primeiro e conte tá chegando em ondas até o final do tráfico é desde 1530 São um dos primeiros registros eles chegam ondas levas e levas e levas de grupos bantu e bora de grupos bancos diferente como kibundo de áreas diferentes da África Então você tem essa presença bantu praticamente de norte a sul do país mas aí você tem já chegando do século 18 e 17 os iorubás e os sons GG nas chamadas
mais de Jesus no Brasil é Em menor número porque começa a chegar bem depois Mas você conhece bebe que existem invariáveis civilizatórias existem princípios civilizatórios comuns que são princípios comuns a todas as populações tradicionais do continente africano as presença e as diferenças você é encontra Principalmente nos idiomas há algumas diferenças na forma como se relaciona o consagrado alguma diferença em relação à forma como se denominam suas divindades né denominam-se ao sagrado mas muita coisa em comum na forma como se relaciona com o meio ambiente na forma como se relaciona com a comunidade na forma como
relaciona com os seus na forma como se relaciona com os mais velhos com as crianças né são aquele que a gente pode chamar de invariáveis civilizatórias ele todos esses povos agora a presença do idioma você encontra diferenças né você há uma predominância maior e orubá obviamente na Bahia vejo também está muito presente no interior da Bahia além do do Maranhão e de Pernambuco e quando você encontra de norte a sul do país mas com muita força no Rio de Janeiro essas diferenças são mais na e nas formas idiomáticas e na forma e na relação com
o sagrado mas na relação de Gama da forma como enxerga o mundo como se relacionam com o mundo com as pessoas como meio ambiente aí tem muita coisa em comum agora já que no Brasil especialmente curiosa e esses aplicar o Charles Gomes meu país é o Buzz vai hoje iaques Assange se transformar em Angola Benguela nos mostra virgens a vinda falar o número do seu Porto de Mar I Me desbloqueia no Brasil seja algo muito curioso houve também uma migração interna do Comércio de escravos e homens negros e Oi Jovens Titãs 1 a Malu escravizadas
de haver banho Janeiro chegando em São Luís com vier meses depois o ano depois e marcar para barriga vou embarcar para Minas Gerais e a gente sério a pé o mundo assim drogado e e Esses povos foram misturados esses provas sofreram atos de violência né então Esses povos então misturaram elementos culturais sempre de elementos que para eles são inegociáveis né então é um exemplo clássico sim África os povos e ouro Buzz entravam em guerra em conflito com os povos fons e seus povos fons tinham né a uma lógica religiosa que era distinta dos povos iorubás
na enquanto pessoal Afonso né Tem um determinado arquétipo religioso os yorubás tem os orixás mas aqui eles se encontram aqui ele assim formam um complexo né põe orubá ou um complexo que a gente chama aqui no Brasil de Gegê nagô E aí aqui no Brasil acontece um outro processo que é quando essa e esse outro bairro Fonte encontra também a essa influência é kimbundu umbundu eu exemplo que eu sempre dou é a ideia do candomblé de Angola que dizendo que eu não tô não velho euruba e Angola é essa herança que bundão candomblé de Angola
é justamente essa encontro entre as culturas e ouro baixo e esculturas quimbundo e umbundo né que vão se juntar ali com uma palavra que existem para combo que é o candombe que dia de onde vem o Candomblé e quando os europeus chegaram nos encontrar então serviços urbanos né e o reino do kongo era um dos principais centros urbanos da do sul do continente africano né então a gente tem que ter um pouco dessa dimensão que os europeus dialogaram de reino para reino disco estado para estado né e o reino do kongo era tão importante se
tornou tão importante né que é o pombo tinha um embaixadas em todo o continente em todo mundo a viu embaixadores do Congo em Portugal a viu embaixadores do Congo também a no Vaticano inclusive o Reino do Congo mandou embaixadas aqui para o Brasil com presentes né esses presentes inclusive estavam no Museu Nacional que foi queimado e grande parte desse acervo se perdeu então então o reino do kongo era extremamente poderoso extremamente rico né e os europeus dialogaram interagiram com ele é com esses espaços urbanos porque ela ele justamente lá que são construídas as redes de
comércio então assim os europeus construíram pouquíssimas rotas de Comércio e e os europeus chegam no continente com estado esportes estados centralizados e esse processo de domínio que a Europa vai ter sobre o continente africano é é um processo que vai se vai aos poucos durante quatrocentos quase 500 anos né naquilo que um historiador é africano chamado Joseph ki-zerbo chama de ros dura vai roendo como se fosse um rato né roendo ali ele vai conseguindo destruir essas estruturas e houve uma Hecatombe demográfica no continente africano ocasionado pela escravização né se você qual é o perfil do
africano que passa a ser escravizado pelos europeus né são homens em idade Econômica né e com o força física né então quando você tira do continente africano um grande contingente menor ou de gente do da força de trabalho de homens em situação económica Ativa é claro que isso vai promover além de uma Hecatombe demográfica de forma rápida imediata você vai trazer em Patos Para o Futuro e você vai trazer impactos em diferentes dimensões a um toque bem africanos até do interior da é a história de Africanos nós temos as histórias inclusive no final comércio passam
meses a minha amiguinha até chegar ao litoral onde ser embarcado nos Nadinho e esta fragrância sobre a África a África não segue o seu jeito também que a gente se perdeu a caminho da América e não somos na vida da igreja mas também muito tempo não caminhar no deslocar-se e no continente africano antes de chegar aos posso ligar o que é Europa pesquisa é pensar o que Europa precisa em imaginar é só umas políticas de reparação né que devem ser feitas em relação ao continente Africano né a diante dessa catombe a e que ela promoveu
em África um caso que foi é muito importante recente foi a Namíbia ter ido à corte de Nova York ou Washington e pedir em Nova York e pedir reparação da escravidão da Alemanha pelos danos causados pela escravidão e que ocorreu naqueles foram caso disse ao conglomerado de universidades e pesquisadores é chamado voids anteriormente se chamava a Slave Boy add ouvir Esse é um trabalho que vem acontecendo já há quase 20 anos de recolha de informações sobre as viagens então pensando em toda a dinâmica desse desse comércio e com fundos documentais de uma série de lugares
então todos os lugares que é receberam me Venderam pessoas esses pesquisadores que são capitaneados por um grupo da Universidade de emory nos Estados Unidos é começaram a levantar Todas as viagens Então até o momento eles foram atualizando na verdade ao longo desses últimos anos o número total de pessoas que foram praticadas e era um número bem menor a princípio e com as pesquisas foi se chegando a essência total que é de mais quatro 13 milhões de pessoas desse contingente todo de pessoas a maior parte indubitavelmente vem para o Brasil mais de 9 milhões de tu
vem para o Brasil e quase 9 milhões de indivíduos chegam porque a essa comparação esse trabalho consegue localizar números de pessoas que foram embarcados e números de pessoas que foram desembarcados então há uma perda e de quase treze por cento de pessoas no trajeto então sistema que mais de 700 mil indivíduos tenham morrido e aqui eu tô falando só no Brasil mais de 700 mil indivíduos tenham falecido no trânsito então no Atlântico nesse período de 1501 até 1879 salvo erro e esse espaço sobrou o pé em direção ao continente Africano em busca primeiro de ouro
E é porque a gente sempre fala assim nesse contato dessa presença Europeia no continente africano eu temos da mão de obra mas primeiramente Eles foram até essas regiões tentando estabelecer relações comerciais curou a partir de um determinado momento sobretudo quando os europeus começa estabeleceram o sistema da plantation da produção açucareira aí o principal produto de interesse europeu na região muda Deixa de ser o ouro e passa assim os seres humanos que essa mão de obra sem trabalho Africana e é trazida a força Acorrentada nos planos de dados Negreiros para as Américas para para trabalhar nas
plantações de cana-de-açúcar não pode ser vista na moral primeiro a gente tem que lembrar das bulas católicas que permitiram a scalização tanto dos bos não dos não-cristãos E aí com esse os muçulmanos mas também me chamaram bom então são só essas coisas assim séries de bulas sendo a mais importante talvez arrumamos pontifex que permite com que os portugueses são bulas direcionadas aos portugueses principalmente eles estavam esse processo de expansão permite com que eles cative o capturem escravizem As populações com as quais eles tiveram contato aí e a deserção pelo nosso clero do posto que o
evangelho ele marcou foi a mais vergonhosa possível ninguém usa toma parte dos escravos fazer o uso da religião para suavizar em seu cativeiro e para dizer a verdade moral os senhores nem um padre tentou nunca impedir o leilão de escravos nem condenou o regime religioso das senzalas a Igreja Católica apesar de seu imenso eu poderia um país ainda em grande parte foi analisada por ela nunca sublinhado e levou no Brasil a voz em favor da emancipação eu tenho uma relação de interdependência quase nem entre direito e religião sobretudo nesse momento do Brasil uma das justificativas
para que a escravidão se manter nesse sistema de dominação de alguns homens sobre outros homens é justamente enxergava escravizar como alguém necessariamente inferior muitas vezes como alguém sem alma e parte-se do pressuposto de que escravo não tinha alma isso legitimava esse espécie de dominação sobre os escravizados pelos pelos senhores de escravos naturalmente superiores aí na Perspectiva do período não era assim que se Lia basicamente a igreja acaba por legitimar essa peça que eu tive a reconhecendo a escravidão como uma possibilidade é e a escravidão no Brasil ela foi bastante regulada pelas Ordenações do reino né
aplicava-se aquelas determinações previstas na previsão a legislação Portuguesa ao Brasil o legitimavam sistema escravista não tratavam como um problema jurídico a época embora a gente já vai ter certas críticas a esse sistema de próprio de próprio juristas do período curso pontos mais significativos desse processo de escravidão é justamente a desumanização de negros né Essa negação da dignidade deles enquanto seres humanos por todos tema legal E aí o sistema legal legítima uma série de operações né não a regime de opressão se legitime sem o apoio do direito do Judiciário e são um ponto muito importante para
a gente conseguir e o desenvolvimento da escravidão EA calça Flex de disso até hoje O Reino do Congo e mandou carta para o Rei de Portugal explica agora os Comerciantes portugueses estão ampliando o seu raio de atuação estão escravizando outros grupos que são grupos que são grupos Aliados ao Reino do Congo inclusive estão capturando borboletas e isso é correto ou seja também da diplomacia que é um outro aspecto importante é que as coisas não acontecem continente Africano só na guerra e diplomacia funcionava entra Rios africanos mas também entre reinos africanos reinos europeus desde 1570 na
rua os portugueses que se instalam na região de Luanda eles estão em conflito acordo de paz conflito acordo de Páscoa como os diferentes soberanos do Redondo né que tão que está bem E aí e em dezembro de 1.671 o as tropas leg em português em Angola ela Conseguiram tomar capital do reino de Nilópolis não é elas colocar na capital e o rei foi morto não é o rei foi morto e os portugueses eles aprisionaram parentes mais próximos do bem dinheiro dessas pessoas elas foram deportados para o Brasil e para Portugal 14 parentes do Redondo São
aprisionados e o que a Silvia Lara mostra é que você tem uma discussão grande do Conselho Tamarindo que era para saber para onde é que essas pessoas vão ser levado então uma das possibilidades de faz isso aconteceu foi trazer essas pessoas no Brasil aqui da colônia na América portuguesa é não querem que as pessoas permaneçam aqui e eles é justificam ao conselho Tamarindo da seguinte forma né não sejam é o horário que esses parentes dos soberanos une dongo sair sem aqui por causa da perturbação que eles poderiam causar seria importante evitar não é que essas
pessoas a permaneçam aqui né porque elas poderiam querer fugir para os mocambos não é de onde conhecidos dos negros deles eles poderiam causar muitos prejuízos não é então é acho que esse esse evento é um evento importante porque ele é esta não é que as conexões centro-africanas Léo Você já tem palmax né ela se dava pela presença de pessoas que tinham vindo dessa região de Angola né intenso conflito e batalhas não é entre Portugueses e O dom não é desde o final do século 16 não é mas que essas pessoas traziam consigo não é a
sua língua né os seus referentes culturais nós traziam consigo uma cultura política né e traziam consigo é informações né sobre as coisas que estavam acontecendo dos dois lados né E que e as autoridades coloniais né a na América portuguesa que muitas vezes eram as mesmas autoridades coloniais alguns bola porque essa esse administradores coloniais ele circulação seja estavam agora hora da América portuguesa a hora né na conquista de Angola hora na Índia seja eles sabiam exatamente o que essas conexões centro-africanas estavam da água então África a história ficando o contexto africano da política africana não estava
afastada da vida colonial e os os palmarinos é não só sabiam disso mas como na verdade vivenciavam isso não é é uma outro elemento importante a gente dá conta né de que o esforço é de negociação de tratados de paz com Palmares é muito semelhante com os esforços de negociação de tratados de Páscoa lydon por exemplo Então acho que acho que estão jeito você me chamar atenção né já para essa pro lugar que a África ocupa então nós uma história dos escravizados na experiência dos escravizados não era uma coisa assim sabe uma cultura genérica não
era na verdade diferenciais políticos muito vivo né e reconhecidos pelos contemporâneos II me chama mais atenção esses grandes fenômenos esses grandes eventos como por exemplo os quilombos de Palmares Paulista e nos casos leves talvez não é o nosso caso mais exemplar for mais alguém o problema que vai atravessar os momentos primeiro Palmares se localizava na sua localizado na Serra da Barriga né atualmente Alagoas mas a gente começa a fazer a parte de Pernambuco e foi o problema respondesse cpos Portugueses e
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