Imagine entrar em 2025 com uma visão clara do seu destino, sendo guiado por profecias e decretos que vão alinhar a sua vida ao propósito divino. Celebre o ano novo na Casa de Destino, uma noite de gratidão e transformação para receber um ano de colheitas extraordinárias, ao lado de Thiago Brunet e sua família, em um espaço que é resposta de oração: a Terra Prometida. Venha e receba acionamento espiritual que trará clareza e sabedoria para as suas decisões no próximo ano.
Não perca a oportunidade única de fazer do seu 2025 um ano extraordinário. A virada do destino será no dia 31 de dezembro de 2024, a partir das 22 horas, na Casa de Destino, Terra Prometida, Alameda Xingu, 926. Inscreva-se agora e garanta o seu lugar!
[Música] [Música] Coloque a mão no seu coração, vamos orar. Nós declaramos, na autoridade do nome que está sobre todo nome, que essa noite será uma noite de liberação espiritual; será uma noite de recebimentos proféticos. Tudo que os céus reservaram para nós, nós vamos receber.
Não existe nada que os céus tenham guardado para a gente que a gente vai sair daqui de mãos vazias. Nós vamos receber tudo que Deus tem para nós nessa noite. Nós declaramos isso, na autoridade do nome que está sobre todo nome: transforma a nossa mente em terra fértil para receber a Tua palavra.
Em nome de Jesus, amém e amém, amém, amém. Uma das maiores dificuldades do ser humano é obedecer instruções. A gente começa debaixo de instrução e logo desiste.
Você vai para a academia, contrata um personal trainer, e com o tempo ele começa a te dar exercícios que você já está achando muito difíceis. É por isso que muita gente tenta treinar sozinha, porque se autoengana. Vai para a academia, faz um 6-12, se autoenganando, mas roubando os próprios resultados.
A gente tem dificuldade, quando é adolescente, de obedecer instruções de pai e mãe. Eu estou aqui, tenho quatro filhos, e estou com meu filho num campeonato de futebol no sul. Daqui eu vou direto para Florianópolis, hoje à noite.
Preciso embarcar para assistir o jogo dele amanhã de manhã cedo. Minha outra filha está em São Paulo, tem 15 anos, foi para uma festa de 15 anos. Eu estava ali controlando todo mundo no WhatsApp: "Chega antes de meia-noite!
" Ah, meia-noite não, pai! Meia-noite meia! Eu falei: "Não, meia-noite.
" Quem tem filho aqui sabe do que estou falando. E, então, gente dando ordens daqui, ordens dali, e eu controlando os pequenininhos. .
. e tudo. E eu sempre lembro para eles: "Lembre-se do poder da instrução.
" Mas, na verdade, quando eu era adolescente, eu tinha muita dificuldade de obedecer instruções também. A gente tem muita dificuldade de seguir as regras que temos que seguir. Por exemplo, o rei Saul caiu quando desobedeceu uma instrução que era para esperar o profeta.
Era só esperar o profeta! Ele não pecou tão grave quanto Davi, que chegou a matar uma pessoa para poder esconder seu pecado. O de Saúl foi só que ele desobedeceu uma instrução.
Ou seja, para Deus, obedecer instruções é algo muito sério. E tudo na sua vida que dá errado é consequência de uma desobediência a instruções. Nós temos instruções divinas, nós temos instruções proféticas, nós temos instruções dos nossos líderes espirituais, nós temos instruções do nosso chefe no trabalho, nós temos instruções do nosso conselho.
Se você é um empresário de uma empresa grande, você tem um board, você tem um conselho, e tudo isso tem instruções. E quanto mais você desobedece instruções, mais você cava um buraco para se enterrar. E existe um homem na Bíblia que era um mestre em dar instruções: além de Jesus Cristo, o nosso principal exemplo, o apóstolo Paulo.
O apóstolo Paulo sabia da instrução. O apóstolo Paulo gostava tanto de instruir que algumas de suas pregações eram tão longas que as pessoas dormiam. Conta-se a história na Bíblia de um menino que caiu do terceiro andar escutando o apóstolo Paulo, de tão cansado que ele ficou.
Paulo começava por volta das 8 da noite até alvorecer, até 4 horas da manhã, dando instruções. Era avivalista. A Bíblia deixa claro que ele tinha dificuldade de falar; se eu falar, era pesado, ou se ele não era um avivalista.
Não era um animador de plateia, ele era um instrutor, um professor. Por isso, ele é o doutrinador da cristandade, porque foi quem conseguiu passar as instruções mais importantes para a gente se estabelecer como igreja. E na sua carta à Igreja de Filipos, abra comigo em Filipenses, capítulo 4.
Na sua carta à Igreja de Filipos, ele deixa algumas instruções. Nós vamos ler a partir do versículo 4. Eu vou ler do 4 ao 9 e depois vou te explicando versículo por versículo.
Abra a sua Bíblia, deixe aberta. E diz assim: "Alegrem-se sempre no Senhor! Novamente direi: alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo que for correto, tudo que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver alguma coisa de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram de mim, e o Deus da paz estará com vocês.
" Vamos começar a entender as instruções do apóstolo Paulo à Igreja de Filipos, que são instruções para nosso ano de 2025. Aconselho-te a anotar, porque o que você não anota, você esquece. E eu vou te dar instruções poderosíssimas para o próximo ano.
2025 será o ano do extraordinário. Ano das portas abertas, o ano da grandeza, o ano onde nem olhos viram nem ouvidos ouviram, e nem jamais entrou no coração do ser humano o que Deus tem preparado para o próximo ano. Você só precisa estar debaixo das instruções.
O versículo 4 diz: "Alegrem-se sempre no Senhor". Aqui já começa uma dificuldade. Por quê?
Porque o ser humano espera motivos para se alegrar. "Comprei um carro novo, tô feliz. " "Não consegui financiar.
Ih, foi reprovada minha ficha no carro, tô triste. " O ser humano precisa de motivações para se alegrar. "Se alguém te trata bem, tô feliz.
" "Se alguém te trata mal, tô triste. " "Se uma porta se abre, tô muito feliz. " "Se a porta se fecha, Deus não é comigo, Deus não existe.
" O ser humano precisa de muitas provas, de muitas coisas palpáveis, para sentir. Miseráveis migalhas de alegria! Ou seja, você fica feliz quando anuncia um evento, fica triste quando cancela.
Você fica feliz quando recebe uma notícia, fica triste quando a notícia é ruim. Então, o apóstolo Paulo, conhecedor dos mistérios outrora ocultos e agora revelados pelo evangelho, diz o seguinte: "Alegrem-se no Senhor", porque aí você não precisará de um motivo físico, de um motivo natural, para estar feliz. Porque basta estar respirando e sabendo que Deus te permitiu mais um dia.
Você já deve estar feliz. Quem acordou hoje aqui? Pronto!
Já tô feliz no Senhor. Quem é que já teve um pecado perdoado? Ah, só isso, você já podia estar feliz para sempre no Senhor!
Quem aqui já foi curado de alguma enfermidade por Deus? Alegre-se no Senhor! Quem aqui foi salvo pelo sangue de Cristo Jesus?
Alegrem-se no Senhor! Quem aqui já recebeu algo que só os céus poderiam te dar? Alegrem-se no Senhor!
Quem aqui, antes, estava na bebida, nas drogas, e agora está na casa de Deus? Alegrem-se no Senhor! Quem aqui está com a esperança de 2025 ser um ano extraordinário?
Alegrem-se no Senhor! Eu não preciso que o meu financiamento seja aprovado para eu estar alegre. Eu não preciso receber uma boa notícia para estar alegre, porque Deus já é o motivo suficiente para eu estar alegre.
Alegrem-se no Senhor! Novamente repito: alegrem-se! A ordem é: se você é crente, não pode estar embaixo.
Crente só abaixa a cabeça para orar. Crente só baixa a cabeça para orar! Amém!
Porque, por mais que você não tenha motivo natural nenhum para dar um glória, se você parar para pensar no que Deus já fez, você fica a vida toda glorificando a Deus. Não precisa fazer mais nada na sua vida para te fazer feliz, porque o que Ele já fez é mais do que suficiente. Se pegar agora a tua vida e passar no telão.
. . Ai, ai, ai!
Vamos começar dos pecados que Ele perdoou. No primeiro, você vai falar: "Tá bom, tá bom, tá bom, tá bom, vou ser feliz para sempre! " Dos livramentos que Ele te deu.
. . Muitos de vocês não eram nem para estar mais vivos hoje.
Estão aqui, respirando, inteiros, por causa da misericórdia do Senhor. Alegrem-se no Senhor! Novamente vos digo: alegrem-se!
Tem gente que fica triste. "Poxa, tá chovendo muito. " Outros ficam tristes.
"Tá muito calor! " Tem gente que inventa qualquer desculpa para estar triste, enquanto a Bíblia diz: "Alegre-se. " Não é apenas um conselho, é uma instrução apostólica.
Alegrem-se no Senhor! Não é alegrem-se na boa notícia, não é alegrem-se na novidade, não é alegrem-se na programação, não é alegrem-se se vai ter evento, não é alegrem-se se nascer um neto. Alegre-se no Senhor!
Ele é o motivo da nossa alegria. Logo, quem está no Senhor está cheio de alegria, e onde tem alegria não tem espaço para tristeza; e onde não entra tristeza, não entra depressão. Porque a depressão tem atingido tantos crentes?
Porque nós não nos alegramos no Senhor! Porque a alegria do Senhor é a nossa força. Por que temos crentes fracos?
Porque não se alegram no Senhor! A alegria do Senhor te fortalece. Senhor, hoje eu não tenho motivo nenhum para me alegrar.
Não recebi nenhuma boa notícia, não ganhei nenhum presente de Natal, mas Tu resgataste minha alma do inferno. Obrigado! Mas muitos morreram em 2024 e eu estou de pé.
Obrigado! Mas muitos foram chamados e eu fui escolhido. Obrigado!
Eu me alegro no Senhor. Eu estava aqui na poltrona antes de subir e estava falando assim: "Deus, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado! ", porque eu podia estar fazendo qualquer outra coisa, mas eu estou aqui trazendo a Tua palavra.
Obrigado por essa oportunidade. Sabe quantos eventos eu já fiz hoje? Quatro!
Já passei por três estados. Esse é o quarto evento que eu falo hoje, e eu estava ali agradecendo, porque eu não tô morto, não tô doente, meus filhos estão protegidos no Senhor, meu casamento tá de pé, minha unção tá guardada. Eu tenho mais o que me alegrar em vez de estar falando: "Tô cansado.
" Ah, alegre-se no Senhor! [Aplausos] [Música] Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Mas o apóstolo Paulo não para.
Não! Depois de mandar se alegrar no capítulo 4, no versículo 4, no versículo 5 ele diz: "Ah, aqui vai pegar muita gente. Meu Deus, Senhor, perdoa!
" Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Aqui eu já pequei, aqui eu tô errado. A Bíblia tá falando que a nossa amabilidade, a nossa cordialidade, tem que ser conhecida por todos.
Quantas vezes eu fui ignorante com os outros? Quantas vezes eu fechei a cara para alguém que falou algo que eu não gostei? Quantas vezes eu simplesmente não queria estar simpático naquele dia, porque estava preocupado com outra coisa?
Mas a Bíblia diz: a instrução paulina é que a amabilidade, a forma amável de vocês, seja conhecida por todos. Não é por quem você gosta, não é pelo teu vizinho preferido, não é pelos teus primos no Natal. É que por todo mundo!
Conhecer a amabilidade de vocês seja a amabilidade de vocês conhecidas por todos. Perto está o Senhor. Isso aqui me dá um temor.
Tá dizendo que Deus está sempre te olhando. Perto está o Senhor. Como você trata as pessoas?
Há um tempo atrás, talvez uns dois ou três anos, eu e minha esposa estávamos discutindo e ela falou assim para mim: “Engraçado, você é paciente com todo mundo, mas comigo, que sou a tua principal parceira, você não tem essa paciência toda. ” E o Espírito Santo, naquele dia, me pegou, porque a Bíblia diz que perto está o Senhor. Quando estou tratando a minha esposa sem paciência, Ele está perto.
Se a gente não trata os de dentro bem, como trataremos os de fora? Então, é claro que nisso aqui eu já pequei, já errei. Só que, como todo bom crente, a gente não vive no pecado e a gente não vive no erro.
O erro não é nosso estilo de vida; é um acidente de percurso. Então, eu decidi ser amável com todos. Ou seja, eu trabalhei o dia todo, acordei cedo, já peguei um monte de avião, já fiz um monte de coisas.
Cheguei no carro, saí do carro cumprimentando todo mundo: “Paz do Senhor! Como é que tá? Bom dia, boa tarde, boa noite.
” Detalhe: eu não sou assim. Eu não sou naturalmente simpático. Eu só cumpro a palavra.
A palavra diz que nós temos que ser amáveis com todos. Nós precisamos aprender a cumprir o que tá escrito para que o nosso próximo ano seja um ano de paz, de prosperidade, de saúde, inclusive emocional. Deixa eu profetizar: Deus vai curar qualquer enfermidade emocional em você ou na tua casa.
A depressão vai sair fora, a ansiedade vai sair fora, a insônia, seja o que for que está atormentando tua vida emocional, vai embora hoje, na autoridade do nome que está sobre todo nome. Deus já tá aqui, já tirando isso agora. Ser amável com todos não é fácil, porque as pessoas não são amáveis conosco.
Esse é o difícil. Porque eu tenho que ser amável num trânsito em que estão me cortando e xingando minha mãe. Eu tenho que sorrir para alguém que não sorriu para mim.
A diferença é que eu sou filho de Deus e discípulo de Cristo, e o outro não. Então, sou eu que serei amável, mesmo sabendo que eu conheço a palavra e o outro não. Então, eu que obedecerei as instruções.
Versículo 6: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração, súplicas e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. ” Sabe o que a Bíblia tá dizendo no versículo 6? Que quem se preocupa é porque não ora.
Esse é o resumo do versículo 6. Vou te explicar: Paulo falou assim: “Não ande ansioso. ” O que é ansioso?
Muito preocupado com alguma coisa a ponto de ficar nervoso. Não ande ansioso com coisa alguma. Antes, em tudo, sejam conhecidas suas orações, com súplicas e ações de graças.
Súplicas é implorar a Deus e ações de graças é agradecer a Deus. Sejam conhecidas diante de Deus. Apresentem seus pedidos a Deus.
Ou seja, quem tá orando, apresentando seus pedidos a Deus, não tá se preocupando com o que apresentou. Logo, ansiedade não é para quem ora. E tem mais: vou dar uma dica aqui: terapia é muito bom, eu já fiz, vale a pena.
Mas a melhor terapia que existe é a oração. É de graça! Você fala o quanto quiser, não tem hora para acabar, pode chorar, e tudo que você contar para Ele ninguém fica sabendo.
É bom demais orar! Terapia gratuita! Então, a Bíblia tá dizendo, através das instruções do apóstolo Paulo, que você não pode estar ansioso por coisa alguma.
“Mas meu filho vai fazer a prova amanhã. ” “Mas eu não sei se o crédito vai ser aprovado. ” Ah, mas eu não sei se tal coisa… você precisa decidir se confia na sua preocupação, se a sua preocupação vai mudar alguma coisa, ou se você confia no Deus das orações.
Hoje, o mal do século, a psicologia já bateu o martelo: é ansiedade. E o apóstolo Paulo, há 2000 anos, estava dizendo: “Não andeis ansiosos. ” E nem tinha internet naquela época, nem tinha comparação de rede social naquela época, que é o que mais nos deixa ansiosos e preocupados.
Naquela época, nem boleto tinha! Quem tem um boletinho para pagar essa semana? Ô Jesus!
Vamos fazer oração dos boletos! [Risadas] É brincadeira, não vou não. Ou seja, a gente fica ansioso porque não apresenta tudo diante de Deus primeiro.
Então, qual é a vida do crente? Acordar, colocar o joelho no chão e começar a apresentar todas as suas preocupações pro único que realmente pode resolver. Teu gerente do banco não vai resolver, o médico às vezes não vai resolver, o advogado não vai resolver, mas tudo que se apresenta diante de Deus já começou a ser resolvido.
2025, esse ano que tá entrando, vai ser um ano de solução de problemas impossíveis. Tudo que era muito difícil para Deus vai ser um estalo de dedo na tua vida. Versículo 7: “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, vai guardar o teu coração e a tua mente.
” Em outra versão diz: “E os teus sentimentos em Cristo Jesus. ” Ou seja, qual é a recompensa de, ao invés de você andar ansioso, você orar? É que a paz de Deus, que excede todo entendimento, blinda os teus sentimentos.
Você tem paz, você dorme, você não se preocupa, você não se remoí, você não fica vendo um batendo no pezinho, sempre preocupado. Psicossoma, um monte de problema, porque você descansa no Senhor, porque você confia no Senhor, e você não confia que Ele vai fazer somente o bem, não. Você confia independentemente da resposta d’Ele, porque.
. . Não é a resposta "sim" ou "não" de Deus que vai me dar minha bênção; é a resposta "por quê".
O sim é para avançar, e o não é para te proteger. Então, não importa o que Deus vai me dizer, portanto que ele me diga. Pois a gente quer pedir a Deus, mas já dando a sugestão da resposta.
Né, Senhor? Amanhã vou fazer tal coisa, mas que eu passe, né, Senhor, naquela prova? E às vezes Deus falou: "mas eu não te quero lá".
Então, nós aprendemos com Jesus no Getsêmani: a oração do "se possível, afasta de mim este cálice". Ou seja, o que eu quero é que esse cálice vá para lá; contudo, não seja como eu quero, seja conforme a tua vontade. Essa foi a oração que Jesus nos ensinou.
A última oração que ele fez. Quer dizer que eu quero uma coisa, mas Deus quer outra. Quem vai ganhar nessa briga?
O mais forte, o eterno, o infinito, o poderoso, o Pai das Luzes, o Príncipe da Paz, a brilhante Estrela da Manhã, a raiz de Davi, aquele que tem os olhos como chamas de fogo. Quem vai ganhar é aquele que desenhou os céus, planejou as nuvens, colocou limite no mar. Ele vai ganhar.
Então, para que discutir com quem sabe tudo? Para que sugerir resposta para quem sabe o que é melhor para você? Quem aqui já teve uma decepção amorosa?
Pode levantar a mão. Está no passado. Eu, como pessoa amorosa, eu tive uma.
Eu tive uma decepção amorosa; estava apaixonado na adolescência antes de me casar com a Janine e, na minha cabeça, eu tinha que casar com essa menina. E aí, muito apaixonado, escrevi uma carta para ela, levei para jantar e falei: "Olha, eu tenho tanta certeza que você é a mulher da minha vida que não precisa nem namorar; é só botar a data do casamento". Eu escrevi na carta.
Ela dobrou a carta e falou assim: "Você tá maluco, você não tem nem trabalho". Não sei o que, devolveu a carta. Tive que pagar o jantar ainda, quase sem dinheiro na época, e fiquei naquela desilusão amorosa duas ou três semanas, chorando: "Meu Deus!
Mas eu achei que era de Deus, eu tinha certeza". Hoje, 20 anos de casado com a Janine, quatro filhos abençoados, eu paro para pensar nos não. Vou falar das bênçãos, não vou falar das tragédias que eu já passei.
A Janine ficou do meu lado, suportando as aflições, me levantando dos piores dias. Aquela outra lá tinha saído no primeiro problema. Ou seja, eu seria um divorciado hoje.
Aí eu penso: que livramento! Por acaso, eu encontrei esses dias com a pessoa, e aí eu olhei e falei assim: "Deus foi livramento; graças a Deus! Agora eu entendi".
[ Música ] Fala pra pessoa que tá do seu lado: "Deus sabe o futuro". Então, quando você tira a ansiedade do seu coração, aqui, "Ah, eu quero muito casar com ele! " Calma!
Deus quer. "Eu quero muito esse emprego! " Deus quer.
"Eu quero muito abrir essa empresa! " É a hora! Pergunta para Deus antes.
Vou reler para vocês: "Antes, pela oração e súplicas, e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus". Aqui, o apóstolo Paulo tá ensinando a técnica da oração. Oração é falar; súplica é implorar; ação de graça é agradecer.
Ele está te dando toda a reza: começa conversando com Deus, depois implora o que você quer, e depois agradece pelo que ele vai fazer. Isso está na mão dele. O apóstolo Paulo escreveu tudo com detalhe aqui para você, é só fazer.
Aí, o que vai acontecer? A paz de Deus, que excede todo o entendimento, vai guardar o teu coração e os teus sentimentos em Cristo Jesus. Quer dizer que teus sentimentos estarão blindados.
Ninguém vai conseguir ferir tuas emoções. Ninguém vai conseguir te reduzir. Ninguém mais vai ferir aquilo que Deus guardou em você.
Teu coração está protegido; teus sentimentos estão guardados. Vão até tentar te humilhar, só não vão mais conseguir te atingir, porque você está blindado pela paz que excede todo entendimento. Vamos tentar te colocar para baixo, porque no mundo teremos aflições, mas não vão conseguir nos reduzir, porque estaremos blindados pela paz que excede todo o entendimento.
Versículo 8: "Finalmente, irmãos. . .
" Vamos para o finalmente. "Tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo que for correto, tudo que for puro. .
. " Meu Deus, está ficando difícil! "Tudo que for amável, tudo que for de boa fama, e se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai".
Ah, que o apóstolo Paulo exagerou! Ele está falando que a gente só pode pensar em coisas verdadeiras, nobres, corretas, amáveis, de boa fama, excelentes e dignas de louvor. Aí desculpa, ficou difícil!
A instrução é clara: quer vencer em 2025? Vai ter que controlar seus pensamentos; vai ter que dominar o que entra aqui, ó! Quer que o próximo ano seja o melhor da sua vida?
Além de todas as promessas proféticas, além de tudo que você tem, comece a pensar no que é bom, porque aquilo que você pensa, você atrai. Está na Bíblia: só pensa coisa ruim, só pensa negativo, tudo vai acabar mal. É crente há 30 anos e ainda faz a pergunta: "Será que Deus existe?
" Como pode ser abençoada uma pessoa que não dedica seus pensamentos à nobreza, à verdade, ao que é correto, ao que é puro, ao que é amável? Ou seja, esse versículo nos desafia a pedir perdão todos os dias a Deus, porque todo dia entra um pensamento que a gente tem que pedir perdão; um pensamento que não é amável. Graças a Deus, aqui nunca ninguém desejou mal a ninguém, mas tem gente por aí que deseja, né?
Tudo que é puro, graças a Deus, aqui ninguém tem pensamentos impuros, mas dizem que em outros lugares, lá para Águas Claras, tem gente que pensa. . .
Guatinga tá uma beleza! E aí, o apóstolo Paulo chama a gente para um desafio de controle mental: você só consegue controlar sua mente com uma técnica que também foi dada pelo apóstolo Paulo: "orai e cessar". Só dá esse jeito, só tem esse jeito.
Eu estudo a mente humana, eu estudo psicologia, eu estudo PNL, eu estudo coaching, eu estudo desenvolvimento pessoal, eu estudo tudo que você imaginar de ser humano. Eu estudo tudo. Não tem como controlar pensamento; não tem técnica humana para controlar o pensamento.
A única coisa que faz a tua mente ficar cativa, ou seja, presa a outra coisa, é a oração. Por isso que o apóstolo Paulo fala: "orai sem cessar". Tô num ônibus aqui, tá?
Não precisa ficar lá provando que eu sou crente. É Jesus nesse ônibus. Eu entrego a vida desses; não precisa ser alto, não.
Respeita as pessoas, mas vai na mente: "Senhor Jesus, toma conta, tira esse pensamento que tá vindo, tentando me atacar. Não deixa vir, não! Essa raiva que tá dando, Senhor, do meu cunhado que não me pady.
Leva, Senhor, pode levar, mas tira esse pensamento ruim". Se Tu queres, lê gente. Tava encomendando a alma dos outros.
Aproveita que é Natal e leva de presente, né? Leva de presente! Ou seja, a única forma da gente obedecer essa instrução, que é pensar o que é nobre, o que é verdadeiro, o que é correto, o que é puro, é orar o tempo todo.
Então eu procuro, apesar de ser um homem falho, apesar de ser ser humano, eu procuro estar em oração o tempo todo. Tô no carro; em vez de estar reclamando do trânsito, falo: "Senhor Jesus, abre as portas, controla minha vida, meus sentimentos, cuida dos meus filhos enquanto eu tô viajando". O tempo todo, porque se você tá orando, coisa ruim você não tá pensando.
Vou repetir: se você tá orando, coisa ruim você não tá pensando. E o Versículo 9 encerra o sermão, calma, o sermão do apóstolo Paulo aqui: "Ponham em prática". Repete comigo: "Prática".
Isso aqui que é a dificuldade. Esse é o versículo mais difícil de tudo que a gente leu! A gente só leu o versículo difícil, sim ou não?
É só coisa difícil. Ó, pediu pra gente não ficar ansioso. Brincadeira!
Vou fazer um teste aqui de ansiedade. Aí, tá dentro da igreja, você não vai mentir; senão, é fulminado. Você sabe como é que funciona?
Quem acorda aqui e a primeira coisa que faz é pegar o celular, levanta a mão. Vou beber água, vou ter que me acalmar, botar umas gotinhas de ribotril nessa água só para dar aquele relax. Ou seja, 80% das pessoas levantaram a mão!
Você sabia que isso é um dos maiores graus de ansiedade? Acordar e pegar o celular. Tem um problema pior ainda, que é a microansiedade.
O que é microansiedade? Levanta a mão só quem faz isso: você tá esperando o elevador, você pega o celular e abre rapidinho pra ver que não tem—não existe nada, mas você pega e faz assim, já que o elevador ainda não chegou. Quem faz isso?
Não! Você tá pior; você realmente já é uma condenação nível diferente. O apóstolo Paulo, o apóstolo Paulo tá de brincadeira!
Ele tá pedindo pra gente não ficar ansioso na geração mais ansiosa do mundo, da história! Aí você tem que decidir se você quer fazer parte da estatística dessa história ou da história de Deus. Porque na história de Deus, a ansiedade não vai pegar você, a depressão não vai pegar você, a insônia não vai pegar você, o ataque de pânico, medo, não vai pegar você.
Ponham em prática, Versículo 9: "Tudo o que vocês agora—presta atenção—tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram de mim". São quatro coisas que eles pegaram com o apóstolo Paulo. Tudo o que vocês aprenderam, então Paulo ensinou.
Tudo o que vocês receberam, então Paulo deu. Tudo o que vocês ouviram, então Paulo falou. E tudo o que vocês viram, então Paulo demonstrou.
E aqui, pra quem trabalha com pedagogia, sabe que isso aqui é o pilar de qualquer processo pedagógico: aprendizado, audição, visão e demonstração. O apóstolo Paulo, antes da pedagogia ser inventada ou organizada como ciência, como matéria, ensina pra igreja de Filipos todas as coisas que nós estamos estudando hoje e tendo a oportunidade de colocar nossa vida em ordem pra que o próximo ano seja realmente o melhor ano da nossa história. Eu estou confiante!
Eu sou crente desde criancinha, eu tenho 43 anos na presença do Senhor, e eu estou confiante; não é jargão de crente, eu estou confiante que 2025 vai ser o melhor ano da minha vida até hoje. Não vai ter ano que não vai ter mais poderoso até hoje do que 2025. Tá chegando o ano da tua história, da tua virada, mas não vai ser do jeito que você quer; vai ser do jeito de Deus.
Não vai ser do jeito que você imagina, vai ser do jeito que Ele quer. Não vai ser à la Von, vai ser debaixo de instrução. Repete comigo: vai ser debaixo de instrução, vai ser debaixo de instrução.
E eu agora quero te dar uma instrução pessoal. Quero que 2025 seja um ano que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais entrou no teu coração: um ano de surpresas divinas. Dedique-se, tempo, nesses próximos dias que faltam em 2024, à leitura da Bíblia, oração e jejum.
Jejum de alimento: pega um jejum de um alimento, de uma refeição, e faça. Pegue 20 minutos, 30 minutos, o quanto você aguenta, 40 minutos. Se tranque no quarto e ore.
Pare de assistir à série que você tá assistindo, Netflix, só agora, só em dezembro. Pare de assistir o que você tá assistindo e leia a Bíblia nesse tempo. Quanto dura a série?
40 minutos? Fica 40 minutos. Lendo a Bíblia, faz esse desafio: é uma instrução pessoal para você ver o que Deus vai fazer em 2025 na tua casa.
Porque não existe nada mais poderoso do que jejum, oração e leitura da palavra combinados. Até porque jejum sem oração é dieta. Ele está orando; uma técnica para quem está começando é assim: quanto tempo você demora para comer?
Coloca no relógio. No almoço, servido pronto, começa; vai dar 8 minutos. Algumas pessoas comem em 4 minutos, outras demoram 18 minutos, mas vamos botar uma média de 10 minutos que você demora para dar as garfadas e acabar com o prato.
Aí, o que você faz? Você vai jejuar essa refeição e orar esses 10 minutos que você estaria comendo. É muito difícil!
Então, por que a gente não começa? Isso é uma instrução pessoal; não é a Bíblia que está pedindo para você fazer, mas é o que eu faço na minha vida e está dando muito certo. Eu quero te instruir só com esse simples fato: gente, você não vai morrer se ficar uma refeição!
E ainda vai emagrecer! Olha como Deus é bom; vai perder uns quilinhos. Tem gente que está precisando, tô vendo daqui, né?
Às vezes jejua duas refeições, vai ajudar mais, né? Ou seja, consagre seus planos, consagre sua vida ao Senhor, e Ele vai conceder os desejos do teu coração. Deleita-te no Senhor, e Ele concederá os desejos do teu coração.
E quem aqui tem um desejo muito poderoso, muito forte para 2025, fica de pé agora! Eu quero profetizar sobre a tua vida, eu quero profetizar sobre a tua casa, eu quero profetizar sobre os teus negócios! Deus vai levantar muitos negócios poderosos em 2025.
Deus vai dar ideias fora do comum para muitos que estão aqui. Deus vai abrir caminhos onde não havia e vai te dar oportunidades que não existiam. O que Deus vai fazer nos próximos dias, antes de 2024 acabar, é muito poderoso!
Você que está me assistindo na internet, antes desse ano acabar, Deus vai fazer algo muito poderoso na tua vida. E, para quem está assistindo depois que o ano virou, nos próximos 15 dias, se você seguir as instruções que nós acabamos de ensinar, Deus fará algo inimaginável na tua vida, porque a palavra de Deus diz: a própria Bíblia não volta vazia. Ela vai no coração e faz a obra.
Deus vai fazer a obra na tua casa, Deus vai fazer a obra na tua vida. Levanta as suas mãos, em sinal de receber! Pai, eu profetizo na autoridade do nome que está sobre todo nome: chegou um tempo de vitória, chegou um tempo de colheita, chegou um tempo de transbordo, chegou um tempo de nada faltando na vida deles.
Chegou um tempo, Senhor, da generosidade divina se manifestar. Ó Pai, aqueles que estão precisando de um milagre, envia agora. Aqueles que estão precisando apenas cumprir a tua palavra para as coisas acontecerem, fortalece teus filhos.
Pai, nós declaramos um tempo novo, um tempo de paz, um tempo de saúde, um tempo de segurança, proteção, um tempo de prosperidade. Restaura o que precisa ser restaurado, cura o que precisa ser curado, traz de volta o que precisa voltar, afasta o que precisa ser afastado. E nós declaramos que 2025 será o ano da nossa vida até hoje!
Declaramos a paz e a prosperidade de Deus sobre a igreja e aqueles que creem dizem: Amém! Deus te abençoe, paz e prosperidade. Essa ideia entrou na minha mente em 2017.
Demorou 7 anos para amadurecer. Entre a ideia e a concretização de um projeto pode levar tempo. O tempo melhora o projeto; ele não acaba o projeto.
Vocês acham que pode acabar o projeto? Está demorando tempo, mas está melhorando o projeto. E a gente decidiu construir um lugar onde pudéssemos mostrar para todo mundo.
Se eu não tivesse visto um lugar como esse na minha vida, eu nunca teria tido a ideia de fazê-lo. Como é que Deus faz as coisas? Em 7 anos, Deus pode mudar tudo.
Uma obra desse tamanho só é possível e só foi possível porque muita gente ajudou.