O que pode matar um casamento? O que pode fazer com que uma família se perca ou seja destruída? O que leva um casal crente, servo, cheio do Espírito Santo, na Igreja Primitiva, a morrer ofertando na frente do próprio pastor chamado Pedro?
E isso na dispensação da graça! Tem muitas coisas que podem prejudicar um relacionamento; muitas coisas podem matar um casamento: infidelidade, crises financeiras, crise na sexualidade. Alguns dizem que o amor acabou.
Já ouvi muito isso. Violência. .
. É interessante que eu fui aconselhar um casal que está casado há 8 anos e a moça disse para mim assim: "Pastor, eu quero o meu casamento. " Falei: "Não, não é terminar.
Você termina namoro. Casamento é rasgar na carne. Você não vai terminar; vocês vão gerar uma tragédia na família.
" E aí ela disse: "Não, mas eu não quero mais continuar junto. " Eu falei: "Mas por que vocês não querem ficar juntos? " Ela disse: "Pastor, porque eu não tenho mais química.
Não rola mais aquele sentimento pelo meu marido e agora eu encontrei um ex-namorado meu que eu já não via há muito tempo. E a química, nossa, tá muito forte! " Falei: "Eu tenho certeza que está.
" Falei para ela, eu tenho mais de 40 anos: se um dia eu surtar, pegar uma jovem de 30 e me apaixonar por ela, a química vai ser fortíssima, até porque meus hormônios nunca se converteram. Alguns estão desviados e outros estão endemoniados; é por isso que o hormônio parece demônio. [Risadas] Seu nome é testosterona.
[Risadas] Eu vou matar ele. [Música] Eu falei para ela que só que cristão não vive por química; vive por essência. Não vive por prazer; vive por princípios.
[Música] Aí eu disse: "Sabe qual é a frase que Satanás ensinou para minha geração? Faça tudo que te faz feliz. Assinado, Satanás.
" Até porque o propósito do casamento não é a felicidade; casamento tem muitos significados e propósitos em Deus. Então, quando você está com alguém, em uma relação duradoura, uma relação conjugal, Deus quer que vocês dois compartilhem um propósito. O propósito é o destino.
Agora, daqui até lá, tem felicidade; daqui até lá, tem tristeza. Enquanto estamos a caminho do propósito, tem crise financeira, tem sucesso financeiro. Diga comigo assim: "Vai passar!
" Seu casamento não tá bem? [Música] "Pastor, tá ótimo! " [Música] [Risadas] Deixa eu te explicar por que não vai ficar sempre do mesmo jeito.
Tem coisas que a gente vai amadurecendo. Tem coisa que você não briga mais, que não preocupa mais, você não estressa mais, que vira piada. A gente vai amadurecendo.
Mas a melhor definição que eu encontrei para casamento é: união de dois pecadores. Você pode repetir comigo? "Casamento é a união de dois pecadores.
" Traduzindo: vai dar ruim! Em alguma hora vai aparecer um bozaço. Agora, se casamento é a união de dois pecadores, o que é família?
União de vários pecadores. Então, se é um casal com um filho, são quantos pecadores? Três.
Você tem dois filhos? Quatro. E se tiver um cachorro, é mais um miserável de um pecadorzinho para encher a paciência.
[Música] Lá em casa eu não tenho cachorro; eu tenho um rato. Eles chamam de hamster. É uma bola de pelo desse tamanho, branca, com os olhos vermelhos desse tamanho.
Tem uma escala de quem vai colocar água para aquilo. E um dia eu cheguei e o bicho estava com as pernas para cima, com as mãos de sede, porque alguém da escala não pôs a água. Se você ver a confusão que nós arrumamos por causa do José, quando caiu a ficha que a gente estava naquela tensão, naquele clima ruim, que eu olhei com a bola de pelo e falei: "Miserável homem que sou!
" Quase que eu peguei ele, que a gente mora no apartamento. Aí, Believe! [Música] Muitas coisas podem destruir o casamento.
Tem gente que não conhece a linguagem do amor. Talvez a linguagem do amor do cônjuge. Lá na nossa igreja, todo o curso de casais a gente faz duas coisas: a gente estuda o perfil comportamental e também a gente estuda a linguagem do amor.
Ajuda! Tem gente que não sabe. Eu atendi um casal que a mulher disse: "Esse homem é maravilhoso!
Ele trabalha, ele trabalha de madrugada, ele me serve, pastor. Ele é incrível. Tudo que eu quero, pastor!
Ele carrega água no jaca. Esse homem faz tudo! " Ele, pastor, só que ele não me ama.
"Como que ele não te ama? " Porque ele nunca disse! Ela falou: "Disse o dia que eu casei.
Não mudou nada de lá para cá. Para quê que eu vou repetir? " Porque a linguagem do amor dela é palavras de afirmação e a dele é serviço.
Ele tá dizendo "Eu te amo" todo dia e ela passou 30 anos de fidelidade. Apesar de que. .
. Não é fiel, ele é feio. Deus não é fidelidade; é porque não teve oportunidade mesmo.
Porque tem homem que não é fiel; ela é feia, porque quando a senhora casou com ele, você lembra? Tinha bíceps, hoje tem pancetão. Daqui a pouco, eu tô vendo, olha lá, tem irmão que cresceu tanto que não é mais templo do Espírito, ele é Catedral de Deus.
Esses dias eu passei de cueca em frente ao espelho, eu falei: "Sai desse corpo, ele não te pertence! " Para tirar a roupa perto da minha mulher, tô quase dando estomazil para ela não passar mal do estômago, não dá vômito! Falei: "Tá horrível isso!
Precisa melhorar, precisa mudar! " [Música] A minha gordura tá tão localizada que eu achei no Waze. Tem gente se separando que não entende a linguagem do amor.
Por exemplo, a linguagem do amor para mim é toque; tem que passar a mão. A da minha mulher, a primeira linguagem de amor dela é tempo de qualidade. Só que ela odeia toque.
Ela gosta, mas tem hora que ela fala assim. . .
Aí eu fico pensando: "Como Deus? Ninguém deu aqui até agora! " Como deu.
. . Calma, até agora nada!
[Aplausos] Então, olha que absurdo: ela gosta. . .
De diga comigo: tempo de qualidade. Então, ela quer ver um filme comigo. Como?
Senta do lado, sem encostar, sem conversar, é só ficar lá. O meu cérebro fica assim: "Vou pegar, vou pegar, vou pegar, vou pegar ela. " Aí, eu gosto de palavras de afirmação.
Eu falo, eu faço, eu faço cafuné. Ela gosta, toda mulher gosta. Mas a linguagem modela.
Além de termos qualidade a serviço, quer ver ela ficar excitada. Ela pega, lavando uma vasilha. [Música] [Música] Esses dias, ela me viu lá fazendo um serviço em casa.
Ela olhou de longe e fez um poema: "Por você, eu bebo o mar de canudinho, delícia. " [Música] Linguagem do amor: tempo de qualidade. Eu sei como é que a gente consegue sobreviver junto.
Você já fez a pesquisa? Qual é o temperamento de vocês? Antigamente, os psicólogos estudavam, né?
É melancólico, fleumático, tem uns que são sanguíneos, outros hemorrágicos. Tem uns caras que são hemorragia, que ele vai, não, ele vai na agropecuária comprar. Não, vim comprar um veneno para matar rato.
Seu pai? Leva agora? Não, eu vou trazer os ratos para comer aqui.
Lógico que eu vou levar! [Risadas] [Música] Gente estressada não tem paciência com nada. [Música] Tem mulher que é igual ao provérbios: "É melhor você morar numa terra deserta e passar fome e sede do que morar com ela, porque ela é rixosa e iracunda.
" Iracunda, mistura de ira com corcunda. Rixosa, onde o pastor José diz que rixosa é quem rixa, é tipo uma porta que não tem óleo. [Música] [Risadas] [Aplausos] A porta não fecha.
O marido chega em casa, ela já. . .
O cara tá apavorado, ele tá angustiado, ele não sabe mais o que fazer. E aí ele vai lá para o carro, ela fica rodeando o carro. Eu já falei: "O cara tá apavorado, ele vai trocar o sapato.
" Ela já falei: "Você? Ah, Satanás, perturbação! " [Música] Perdeu a benção hoje, hein, querida?
Eu sinto que as portas. . .
[Música] Temperamento. Tem gente separando, casamento tá acabando por causa disso e compatibilidade de gênio. Dez anos de casado, cinco anos de namoro, quinze anos.
A gente não combina. Eu falei: "Oi, descobriu agora? " Nossas diferenças não nos tornam inimigos, elas nos completam.
Eu não sei se você já fez aquele teste de perfil comportamental que os coaches estão fazendo agora, que os psicólogos. . .
Sendo do jeito aí, os coaches agora trouxeram uns bichos. Já viu o nome dos bichos no temperamento? Por exemplo, tem o lobo, que é o calculista, que é o planejador.
Tem a águia, que é o criativo, que. . .
Vou ter o tubarão, né? Tubarão, sabe aquele que fica sozinho, ataca tudo e sai fazendo, fazendo na frente? Só sai fazendo.
Tem vários bichos. Um dia, eu fui com um cara, ele foi fazer comigo e falou: "Você é golfinho. " Falei: "Ah, aqui!
" [Música] [Risadas] Não, aqui tem testosterona! Golfinho? Falei: "Muda o bicho!
" Não tá bom? Vou mudar. Descobri que eu era lobo, planejador, e gato.
O gato é o que gosta de ninho, gosta de cafuné. É o gato. Eu descobri que minha mulher é tubarão.
Tubarão! Quando descobri, olhei para ela: "Tubarão, te amo! " [Música] Mas é o perfil.
Muitas coisas podem destruir um casamento, sabe? O tempo vai passando, a rotina, a ausência de sexo. Porque quando a gente namora, não, nem olhar o amado.
Acabou de fechar as portas, é hoje. E demora para abrir. [Música] Tu tem muita coisa que pode.
. . A rotina.
A gente vê o mundo de maneira diferente. Por exemplo, eu não sei se você sabe, mas a parte de trás do globo ocular se chama retina. É a onde identifica as cores.
Diga comigo: cores. Você sabe quais os cromossomos? O cromossomo que identifica a cor é o X.
Diga "X"! Agora, o homem é XY, e a mulher? Quem é que enxerga melhor as cores?
A mulher! É por isso que ela inventa as cores que não existem. Para mim, é marrom, não é bege, caqui.
[Música] A nude é quando os irmãos, aquelas irmãs, fica as ovelhas, ficam mandando foto sem lã. [Música] [Risadas] Por que que vocês gostam dessas coisas nude? Mas a minha esposa e eu fomos viajar.
E aí, eu tava planejando que a gente ia deixar os dois filhos. A gente só tinha, na época, e eles eram bem pequenininhos. Ia deixar com a sogra.
Sogra é para isso, né? Aí, [Música] para emprestar dinheiro para a gente também, essas coisas. Aí entramos no carro e deixamos os meninos um na casa da minha mãe, eu tô na casa da minha sogra, e ela disse: "Ai, querido, eu esqueci a bolsa do Nicolas, do Frederico!
" Eu falei: "Ah, o que que é isso? " Ela: "Ah, o negócio dela é serviço. " Eu falei: "Eu vou buscar!
" Quando eu desci do carro, ela disse: "É a bolsa azul bebê! " Eu nunca vi um menino azul, nunca vi. Eu fui imaginando.
Se ela fala verde-água, já imaginava um lodo, um negócio. Quando eu cheguei, tava tudo verde. Falei: "Agora peguei a bolsa.
" Só que homem não dá o braço a torcer; abri o porta-malas, guardei, entrei no carro e falei: "Tá pronto, tá feito! " Quando nós chegamos na viagem, estava errado. Mulher gosta de ser lida nas entrelinhas.
Por exemplo, uma mulher, ela não vai dizer para você: "Sim, hoje eu quero sexo. " Se a sua mulher já te falou isso, [Música] qual que é o segredo, querida? [Música] Assina aqui, me dá um autógrafo.
Deitou junto. Se ela não encostou, se ela fez só um cafuné, é só agora. Se ela te agarrou, [Música] mas ela não vai falar; vai dar sinais.
Ela não vai direto ao assunto. Quer ver uma coisa? Acontece só na minha casa.
[Música] Eu tranquei a casa toda para ir deitar. Eu fui na cozinha beber água, e ela já estava deitada ouvindo eu beber água. Tava tanto silêncio na casa que, do quarto, dava para ouvir certeza.
Aí, eu vim. Tudo bem, querido? Tudo bem.
Deitei. Sabe aquela ajeitada que você anda no travesseiro? Deitei, puxei um lençolzinho, me ajeitei.
Quando eu acomodei, pedi água. Aí eu tô numa sede. [Risadas] [Música] [Música] [Música] Eu fiquei com tanta raiva que o Satanás ficou endemoniado; eu certeza que ele ficou.
Outro dia eu tava viajando, e elas não falam. Não vai, não vai direto ao assunto, não ajuda a gente. Tô dirigindo, ela falou assim, do nada: "Ali na frente tem um pão de queijo tão gostoso.
" Eu respondi igual a um boi: "Deixa eu perguntar, só os homens querem? " Eu passei direto, e as irmãs ficam assim. [Música] Custa falar amor para que eu quero comer?
[Música] [Música] O texto que o lixo está em Atos dos Apóstolos, a melhor fase da Igreja, no capítulo 1, Jesus sobe aos céus; do capítulo 2, a Igreja cheia do Espírito Santo; no capítulo 3, começam os milagres do paralítico da porta formosa. No capítulo 4, tem coisas incríveis realizadas por Pedro e João. E aí vai para o primeiro capítulo 4, Lucas vai escrever falando a respeito de um cara chamado Barnabé.
Ele vai dizer assim: "Olha, Barnabé, natural de Chipre, era um homem maravilhoso, generoso, bondoso e cheio do Espírito. " Barnabé fez o que todo mundo na Igreja estava fazendo: vendeu tudo que tinha e entregou aos pés dos apóstolos. Ninguém mandou; não era regra, não era uma norma, não era nada.
Era simplesmente as pessoas inspiradas pelo Espírito Santo começaram a fazer isso. E aí a Bíblia vai falar de Barnabé de maneira positiva. Barnabé, aquele cara que inseriu Paulo no ministério, viajou com Paulo; viajou com Marcos, né, João Marcos, que era sobrinho dele.
Então, esse cara é um cara incrível, mas ele era generoso, maravilhoso. E Lucas 4 encerra falando da generosidade de Barnabé. Aí entra Atos 5, dizendo assim: "Entretanto", que quer dizer "dentro", "no meio de tudo isso", um cara tomou a decisão errada.
Ele vendeu em casa a propriedade e, ao invés de levar tudo como ele deveria ter feito, pensou: "Ah, ninguém vai saber mesmo, a gente guarda um pouco, leva um pouco e tanto faz. " Pedro disse: "Olha, vocês não estão mentindo para mim, estão mentindo ao Espírito Santo, e isso não ficou legal. " Então, eu olho para esse texto e vejo algumas coisas que levaram esse casamento à morte, algumas coisas que nós podemos observar aqui e que podem abrir os nossos olhos a respeito disso.
Primeiro erro deles, para tomar uma decisão tão séria, uma decisão tão importante de vender tudo: não pediram conselho para ninguém. Não pediram conselho para ninguém! Não, gente!
Se eles procurassem o Pastor Pedro e dissessem: "Pedro, pastor, o senhor é um homem cheio do Espírito Santo, nós queremos tomar a seguinte decisão. Qual é a sua opinião? ", isso seria uma mentoria, um conselheiro, alguém para ajudar.
A Bíblia diz em Provérbios 11:14 que "na multidão de conselheiros há segurança". Provérbios 15:22: "Onde não há conselho, os planos fracassam. " Provérbios 24:6: "Da multidão de conselheiros está a vitória.
" Deixa eu te fazer uma pergunta: com quem você compartilha os segredos do seu casamento? Porque tem dois grupos: gente que compartilha tudo com todo mundo ou, como Ananias, não fala nada com ninguém. [Música] Geralmente as mulheres gostam de compartilhar; elas precisam falar, elas têm necessidade de abrir o coração.
A pergunta que fica para as senhoritas é: com quem você está compartilhando os segredos do seu casamento? Quando eu olho para o Segundo Livro dos Reis, capítulo de número 4, tem duas portas fechadas. O Segundo Livro dos Reis, capítulo 4, tem duas portas fechadas.
A primeira porta fechada no Segundo Livro dos Reis, capítulo 4, é quando uma mulher viúva está quase perdendo os filhos para o credor. A Bíblia diz assim: "Uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: 'Meu marido, teu servo, morreu; tu sabes que o teu servo temia o Senhor. E o credor veio para levar os meus dois filhos para serem escravos.
Não tenho nada em casa. '" Ele disse: "Então, agora você vai pegar vasilhas emprestadas aos seus vizinhos, vasos vazios, não poucos. Entra, fecha a porta sobre você e seus filhos e vai deitando a parte os vasos que estiverem.
" [Música] O profeta disse que o que vai acontecer na sua casa é tão extraordinário que você precisa fechar a porta. Gente, o tempo do casulo é o segredo da borboleta. Pare de explicar processos; deixe que as pessoas vejam o resultado.
Pensa: essa mulher multiplica o azeite com a porta aberta. Alguém passa: "Oi, irmã, paz do Senhor, o que você tá fazendo? " Multiplicando o azeite.
"Vem cá, para você ver que beleza. Olha aqui! " Escute, nem tudo que é extraordinário que está acontecendo no seu casamento você precisa compartilhar.
Cuidado com rede social! Quem entra na sua casa? Com quem você tira férias?
Quem é que vê a sua mulher de biquíni? A gente precisa restringir algumas coisas, começar a selecionar relacionamentos. A Bíblia diz que o milagre era tão maravilhoso, o que aconteceu era tão incrível que o profeta deu uma ordem: "Feche a porta!
" Tem mulheres que expõem o próprio marido. [Música] É maravilhoso você elogiar o cônjuge; vai devagar! Não coloque na vitrine o que não está à venda.
Lembra aquele texto de Apocalipse: "Guarda o que tens para que ninguém roube a tua coroa. " [Música] Eu tenho uma amiga que parece psicóloga; parece, o nome dela é "fofoqueira". Cuidado para não dar munição e ferramenta ao inferno.
[Música] Com quem você compartilha o segredo do seu coração? Então, a primeira porta fechada é uma porta onde havia uma bênção. Nem tudo precisa ser falado ou compartilhado.
Tem gente que quer colocar na rede social como se fosse uma competição. A gente vive uma geração tão aficionada, tão presa à rede social, que a gente fica olhando e comparando a nossa essência com a aparência das pessoas. A comparação é a mãe da frustração.
Você não precisa ficar postando coisas para mostrar que é bom, que fez, que é bom. Cuidado com a exposição da sua família, do seu casamento. Vá devagar, não coloque na vitrine o que não está à venda.
Todo excesso esconde uma falta. Só que tem uma outra porta fechada no segundo livro dos Reis, capítulo 4. Eu estou falando de conselhos, estou falando de pedido de ajuda.
No segundo livro dos Reis, capítulo 4, tem uma outra porta fechada, também relacionada a Eliseu. Uma mulher da cidade de Sunem, nem por isso sunamita, não tinha filhos. Eliseu orou por ela e ela teve filhos.
O maior milagre foi ela ter filhos, já que o marido dela era muito velho, muito, muito velho. [Música] E ele compareceu. Tem irmã que está fazendo igual Ezequiel no Vale de Ossos Secos, orando para ver se o exército se levanta.
[Música] A Bíblia diz que ela engravidou e deu à luz. Quando o garoto estava com 12 anos, trabalhando com o pai, deu uma dor de cabeça e morreu. Ao invés de enterrar o menino, a Bíblia diz que ela pegou o garoto.
Está lá no segundo livro dos Reis, capítulo 4. Ela pegou o garoto e colocou na cama que tinha feito para Eliseu. Está escrito assim: e saindo, fechou a porta.
Pastor, por que? Porque nem tudo que está doente ou morto dentro da sua intimidade todos precisam saber. Fecha a porta, fecha a porta.
A Bíblia diz que ela vai atrás de Eliseu. Quando ele olhou de longe, ele disse: "Jeane, vai lá". As perguntas que já fez são as mesmas de Eliseu.
Não é coincidência. Geazi, servo de Eliseu, vai lá e diz: "Vai bem contigo? ".
Ela disse: "Vai, vai bem com teu marido, vai. E quando teu filho? Está tudo certo".
Vaza, que eu não quero falar com você. Quando ela chegou diante de Eliseu, ele disse: "Vai bem contigo? Vai, vai bem com teu marido".
E quando Eliseu disse: "E com teu filho? ", ela vomitou, ela pôs para fora: "Eu não pedi filho, foi você que orou. Eu não aceito, ele morreu".
E ela. . .
Por que, gente? Eliseu tem condições de ajudar a resolver o problema. Não conte pra Geazi o que ele não pode te ajudar.
Se ele não vai resolver, se ele não vai ajudar, não abra a boca. Está tudo bem, tudo certo, está tudo bem, porque uma hora você vai achar o Eliseu, uma hora você vai encontrar alguém. Aí eu tô precisando de um conselho, eu quero separar, não tô aguentando mais, acho que vou procurar Gretchen.
Sim, ela é experiente nessa arte. Procuro Fábio Júnior. Tá gravando isso?
Não ia começar a falar o nome de cantor gospel aqui também, que tá nessa. [Música] [Música] Deus não destrói uma família para construir outra. Fecha a porta, querida, fecha a matraca.
[Música] Porque em vez de você reclamar do seu marido, se você não está tendo uma pessoa? "Vai, pastor, eu tô pensando em divorciar". E por que você não procura um casal que está junto há 60 anos?
Aí sim, eu recebi um convite de bodas. Um amigo meu falou: "Vou fazer as bodas dos meus avós e me chamou". Eu pensei: "O que eu vou fazer?
Ela nem conhece esses velhos". Não, eu vou te dar o convite. Pensei de novo, falei nada aqui que eu quero com a foto dos velhos.
Tá bom, me deu um convite. Os velhinhos na capa do convite, com a mãozinha dada, parecendo maracujá de gaveta. [Música] Bonitinho, bonitinho.
Quantos anos de casado? Quantos filhos, netos? Tinha até bisneto, aquele tanto de coisa e tal.
Quando eu terminei, no final, estava assim: 75 anos de casado. Eu guardei, que meus netos precisam ver isso. Quando olhei para os dois, falei: "Gente, 75 anos, nunca teve crise, nunca teve problema, nunca teve bonança, nunca teve dificuldade".
É lógico que tá junto. Nunca passaram por um drama, nunca ficaram sem sexo, nunca ficaram sem dinheiro. É por isso?
Será que foi isso? Que eu pensei: "Gente, primeira coisa que eu pensei quando eu falei: Será que essa velha nunca pensou em matar esse velho? " Não, não vem nenhum do nada, assim, na água, um negócio.
[Música] Se seu cônjuge soubesse tudinho que você pensa dele, [Música] seu casamento tinha acabado. [Música] O que você já xingou ele? Aí, ó, o pai tá vendo, eu vou dar nomes.
Quer ver? Vou dar nome. Sabe qual é o problema dos homens?
É o mesmo de Ananias: a gente tem dificuldade de compartilhar. Você conhece um homem que diz: "Eu estou errado"? Eu não lembro na história da humanidade.
A gente não abre a mão do controle da televisão, pensa da vida, homem. Nunca é muito difícil para a gente, como homens: "Eu estou errado, eu errei". Você conhece um homem que tá no trânsito perdido e ele fala: "Eu me perdi"?
Eu nunca ouvi essa frase. Ele roda, roda, roda, roda, roda, roda, roda, roda. E aí a senhora, com aquele português maravilhoso: "A gente está perdido".
Ele fala: "Tá não aqui, ó, conheço, igual a palavra da minha mão lá, aquele prédio". Conheça aquele prédio, a senhora pensa: "Lógico, seis vezes nós já passamos na porta dele, tem três andares". [Música] Há muitos anos atrás, eu fui com um amigo lá em Brasília, quando não tinha GPS de celular.
O GPS era o que eles chamam de TomTom, né? Um aparelhinho assim que você põe no vidro do carro. Duas coisas que ele foi viver e experimentar: primeiro, nunca tinha ido em Brasília e nunca tinha visto no GPS.
Ele lá do interiorzão de Goiás, nunca tinha visto um GPS. Quando entrei em Brasília, eu já liguei o GPS e a mulher já começou a falar: "Pegue a primeira da época". Ela falou assim: "Tinha uma bifurcação entre a esquerda".
Eu falei: "Aqui para a senhora, eu sei que a direita, conheça aqui". E entrei. E ela ficou: "Pegue o próximo retorno".
Você está. . .
A 5 km do destino, daqui a pouco você está a oito quilômetros do destino. Eu tentando desligar, só que, mulher assim, nem no GPS, elas não param. Nem no GPS, ela continua falando e insistindo.
Quase que ela falou: "Seu jumento! " E eu tô dirigindo e, nada, aquele embaraço. Todo meu amigo, sentado, goiano, lá daquele jeito, lá do interior, ele estava impressionado com aquilo, a mulher falando e eu dirigindo.
Ele falou assim: "Acho melhor nós descer essa mulher aí, viu? Gente, custa parar para pegar uma informação? " Olha, Deus sabe tanto, Deus sabe tanto que nós, os homens, temos dificuldade.
Olha como é que Deus fez a biologia! Você sabe que a mulher fica fértil uma vez no mês e a gente fica doidinho para passar o dia que é, né? Para ver se ela tá animada.
Irmão, essa mulher não anima com você nem quando ela tá fértil! Imagina, também, irmão! Olhando daqui, não dá para animar mesmo!
Desculpa, querida, mas o cara falou para o outro assim: "Sua mulher tá com você por amor ou por interesse? " Acho que é por amor, porque ela não tem interesse nenhum. Deve ser amor, interesse zero.
Não dá mais! Tá todo mundo por amor aqui, ó! Vamos.
. . Não toca não, pessoal da internet!
É ironia, é uma brincadeira, tá? Estamos no hotel. [Música] Olha como é que a biologia!
A mulher fica fértil uma vez no mês e aí ela gera um óvulo. Quantos óvulos [Música]? [Música] De uma vez, não é por mês, é de uma vez!
Por que que Deus fez do cara ejacular? Quatro! [Música] Porque nenhum desses miseráveis para para perguntar onde é que fica.
Eles vão rodando, rodando. Cheguei. [Aplausos] [Música] Aí, depois, diz que o Senhor que nasceu mais esperto aqui.
Você chegou lá por um acaso? [Música] Preste atenção, porque a decisão era séria. E eles não falaram com ninguém.
Tem gente que muda de igreja, muda de cidade, muda de emprego, vem de compra e vai. . .
E, coisas grandes que envolvem a família, tipo Malon com seus pais, Noemi, e Meleque, que saíram de Belém e mudaram para Moabe sem orar, sem consultar. Foram atrás de pão lá em Moabe, porque não havia pão em Belém. Eu prefiro estar à mesa com Deus sem pão do que comer pão na mesa em que o diabo está.
[Música] Eu não me assento mais em mesas que Deus já se levantou. O pior fracasso é você fazer sucesso onde Deus não te colocou. Cuidado com as decisões!
Quem você procura? Segundo erro: eles fizeram um acordo com a proposta errada. Fizeram um acordo com o propósito errado.
Deixa eu te perguntar: acordo é importante, sim ou não? Nenhum casamento sobrevive sem acordo. É impossível andar de mãos dadas em direção contrária.
Acordo vende! Acorde faz só o dó para mim, não! O dó não!
O dó e meio! Só, de novo, são três notas: dó, mi e só. Quando você aperta as três, é um acorde!
Então, não é ser igual, mas é as nossas diferenças unidas para compor uma canção. É olhar na mesma direção. Não tem como ser igual, até porque mulher é um radar: ela vê tudo diferente, de forma diferente.
Mas tem que ter acordo! Acordo com relação aos filhos, acordo com relação ao ministério, acordo com relação à igreja. Eu não consigo conceber alguém que congrega numa igreja, o marido numa igreja e a mulher na outra.
Gente que tem conta de banco separada: "O dinheiro é nosso. A dívida é sua. " Eu conheci um irmão que emprestava dinheiro a juro para o marido.
[Música] O nível de envolvimento dela com o inferno é grande! E não paga para ver! Não acordar vem de cardiá: ou concordar com o coração, alinhar as coisas.
Então, eles tomaram uma decisão em acordo. Analise: sua filha tá melhor que você. Os dois estão em casa, sentados, discutindo tantas.
. . Tomar uma decisão juntos.
Se uma decisão com proposta errada matou, imagina quem não decide junto. Tem gente que não tem a senha do outro, não sabe nada do outro, não se esconde o que é verdadeiro. Não, pastor!
Eu quero privacidade! Essa mulher estiver sentada no vasto, em 10 anos, que privacidade você quer? Qual que é o problema dele?
O acordo deles está com o propósito errado. O que tem gente que fala assim: "Olha, pastor, dentro de quatro paredes tudo é permitido. " Porque se o casal entrar num acordo, não estiver dentro do princípio.
. . [Música] Não é porque vocês dois concordaram.
O acordo é importantíssimo, mas tem um crivo, existem princípios. [Música] Se eu falar que 11 de setembro, o que você fala? O que você lembra?
Eu fui numa igreja, é aniversário da minha mãe. Só Deus gosta de crente. 11 de setembro, as torres caíram.
Foram entrevistar o Pastor Billy Graham, porque todo mundo ficou encabulado com aquilo e aí os repórteres queriam saber. E tem que ter uma resposta: "Que o nosso país é um país evangélico, é um país cristão. Cadê Deus?
" Ele tava internado com pneumonia. A filha dele esteve no saguão do hospital e perguntaram para ela onde Deus estava quando as torres caíram. Ela disse: "Deus estava no mesmo lugar em que ele estava quando nós retiramos o ensino religioso das escolas!
Deus estava no mesmo lugar em que ele estava quando nós autorizamos o casamento homofetivo! Deus estava no mesmo lugar em que ele estava quando nós autorizamos as drogas no Estado? " Tal e tal.
Deus está no mesmo lugar em que ele estava! E aí ela foi falando. Quando ela terminou, ela disse: "Nós expulsamos Deus do país e agora queremos saber cadê ele?
" Deus é gente, só entra onde é convidado. [Música] Pastor, como é que eu vou saber a vontade de Deus? Qual é o acordo certo?
Conselhos e princípios. [Música] Fizeram acordo errado. Terceiro, retiraram.
. . Parte do preço.
Não sei se você já notou que não tem o valor aqui. Pastor, por que que eu não tenho valor? Porque não tem a ver com dinheiro.
O valor que não é financeiro é moral. A palavra "reter" aqui no texto é seríssima: é guardar com você aquilo que não deve estar em casa. Não é seu, mas é muito profundo isso.
Porque a palavra "reter" aqui é utilizada com o mesmo significado na história de Acã, quando Josué invadiu Jericó. Josué invade Jericó e Deus diz: "Ninguém pega nada de Jericó, ninguém toca em Jericó. Jericó é maldito, não peguem.
" E um cara chamado Acã pegou três itens, e a Bíblia diz que ele guardou debaixo da tenda. E o texto diz assim: "E Acã. .
. " Tem coisa que você não pode guardar. Tem coisa que eu não deveria estar, e não são só coisas físicas; pode ser emocionais, amargura, rancor, a ausência de perdão.
Existem contatos que estão no seu celular que você já deveria ter bloqueado. Você não pode reter isso. Aí tem coisa que você tem que jogar fora.
Não dá! Não pode reter; é guardar o que não deveria estar. E o problema de câncer retido é que a Bíblia diz que morreu ele e sua família.
Quer dizer, Acã pecou. Mas como ele é o sacerdote, uma família inteira. Adão e Eva pecaram; quem morreu foi Abel.
Corá, Datã e Abirão pecaram; a terra abriu e engoliu ele e seus filhos. Eli pecou por omissão; morreu ele e seus filhos. Saul pecou; quem morreu foi Jônatas.
Davi pecou; quem morreu foi seu filho. A mãe fez uma forca para Nóis, do que morreu a mãe e seus filhos. Porque quando os pais pecam, os filhos morrem.
Tô falando de morte física? Não! Tô falando que aquilo que você faz no seu quarto reflete na vida dos seus filhos.
As decisões financeiras que você toma, gente, as decisões de pai e mãe são decretos para os filhos; estão sob nossa responsabilidade. Há uma autoridade espiritual sobre nós. Nossas decisões definem os destinos deles.
[Música] Satanás tem acesso ao coração de Ananias. Não parece estranho? Não é?
Porque todo mundo era cheio do Espírito Santo; tem um cara com coração cheio de Satanás. Mas ele tá tentando ter acesso ao nosso coração desde o Éden. Se tem uma coisa que o diabo quer é acessar o nosso coração.
Ele conseguiu através de Eva. Quando ele conseguiu acesso aqui, ele conseguiu acessar o coração do sacerdote, lá no Éden. Ele conseguiu acessar o coração de Eva.
Deus desceu e disse: "Eva, o que você fez? " Ela disse: "Não fui eu, não. " Deus desceu e perguntou para Adão primeiro: "O que você fez?
" E ele disse: "Não fui eu, não. Foi a mulher que o Senhor me deu. " Aliás, eu não pedi mulher; eu tava dormindo.
Quando eu acordei, o Senhor trouxe ela pelada. Não tem como falar "não". Eu nunca vi.
De repente, vem aquele troço lindo, maravilhoso, misédem, gostosa, aquele trenzão, assim, toda bonita. Falei: "Não, não dei conta! Agora já tô com ela.
" E a culpa foi o Senhor que me deu ela. Deus vai a Eva e disse: "O que você fez? " E ela: "Fui eu, não.
" E o que Deus perguntou para a serpente? [Música] Nada. Não seria estranho?
Porque que você enganou? O que Deus não aceitou foi Adão e Eva tomarem uma atitude inerente ao caráter da serpente. Porque uma atitude inerente ao caráter da serpente abre a porta para a serpente.
Daí a diferença entre obras da carne e fruto do espírito. O fruto do Espírito são atributos comunicáveis de Deus para nós, é gerado em nós através do Espírito. Quando o fruto do Espírito é gerado em mim, eu me pareço com o Pai, com a essência dele.
Mas todas as vezes que eu tenho uma atitude inerente ao caráter da serpente, Deus olha para Adão e diz: "Você vai comer do suor do teu rosto. Mulher, vou te multiplicar as tuas dores. " Mas aí Deus fala algo que para mim é muito forte: "Adão, tu és pó.
" Tu és o quê? Adão, tu és. .
. Adão, tu és serpente! A partir de hoje, você vai comer.
O diabo se alimenta da nossa carnalidade. Isso é sério, gente! Eu não posso abrir no meu casamento uma brecha para o inferno.
Quando eu abro uma janela pornográfica lá no meu quarto ou na minha casa, aquela lambança, aquela animalização do sexo, gente, grave isso: não há neutralidade no sexo! Não há neutralidade na pornografia. Quando eu abro essa janela, primeiro que é uma utopia; tem uma mulher lá gemendo 15 minutos e a sua, no máximo, no máximo, só para te agradar.
E isso se não tiver filho adolescente em casa, porque se tiver, eles não dormem. Os pequenininhos acordam na hora que não devem, e os grandes não dormem uma hora da manhã, estão andando parecendo zumbis na casa, e a gente tá. .
. [Música] Explodindo a veia da cabeça, e às vezes só tem um banheiro. Depois sai igual bandido de madrugada.
[Música] [Música] Satanás tem acesso ao coração de Ananias. Olha para cá, para eu terminar, gente. Eu vou terminar agora.
É muita falsidade no lugar certo. [Música] Mais uma coisa: qual o erro deles? Mentiram para o Espírito Santo!
Diga comigo: mentira! Barnabé entendeu, entregou tudo. A Bíblia chama ele, todo mundo que vem te entregar, era considerado generoso e cheio do.
. . O que que os dois pensaram?
Tanto faz o que a gente entregar. O importante é que os casais da igreja olhem para nós e vejam e percebam que nós somos generosos e cheios do. .
. Eles querem comprar reputação. Só que quem compra reputação vende o caráter.
Para que fingir ser o que você não é? Quem compra reputação vende o caráter. Gente, um dia eu fui jantar na casa de um casal, o banheiro tava tão limpo que eu falei: "Traz o prato, eu vou comer aqui!
" Gente. . .
Que o banheiro! Nossa, que banheiro ali! E o homem educado!
Pensa num homem educado! Eu não conhecia ele ainda; eu tava na sala, e daqui eu tô vendo ele lá na cozinha servindo a esposa, educado assim, e aquela atenção e tal. E não era só educado; ele era lindo, gente!
Daqui, todo Nicolas Cagezinho! Que eu falei: “Meu Deus do céu, o que é um gostoso, lindo, maravilhoso! ” Quase que eu fui lá dar um abraço nele!
Um maravilhoso homem lindo, e ele educado! E eu falei: “Vai dar problema, não pode ter um homem bonito, educado e inteligente; alguma coisa tá errada! ” Eu falei: “Deve ter uma vozinha assim.
” Aí vem desfilando aquele negócio todo lindo. Chegou na sala e disse: “A paz do Senhor. ” Me deu uma raiva; eu não falei, mas pensei: “Você não deveria existir!
Você é uma referência horrível! O cara é bonito, inteligente, educado. ” Falei: “Gente, você vai dar ruim!
” Entrei no carro, minha mulher entrou, fechou a porta e falou: “Tá vendo? ” [Música] Eu queria ver agora que eu não tô lá, né? Que eu saí.
Um mês depois, esse casal estava no meu gabinete, processo de separação. [Música] Porque isto é uma coisa fácil: a guardar reputação. FGC, quem a gente não é?
Só que a gente não tá mentindo para as pessoas. Pedro disse: “Vocês estão tentando mentir para Deus. ” Casais que dormem debaixo do mesmo teto em quarteto não é de verdade; é de mentira, mentira.
[Música] E, por último, Safira perdeu a maior oportunidade da vida dela. Olha isso! Ananias deixou Satanás ter acesso ao coração, e Safira perdeu uma grande oportunidade, a maior oportunidade, porque o marido dela já tinha morrido.
A Bíblia diz que ela chegou na igreja três horas depois. É uma escova depressiva, demorada. Três horas depois, devia estar passando maquiagem!
Três horas depois, ela chegou na igreja. Demorou demais! Quando ela chegou, Pedro disse: “Filha, conte-me a verdade.
” Era a hora de dizer: “Meu casamento não tá bem! A gente vive de aparências; pastor, não tá legal! Pastor Pedro, ora por nós!
” A coisa. . .
Não! Ela mentiu também, gente! É o tempo da Graça; era a oportunidade!
Talvez ela ressuscitasse a família, não! E uma frase triste no texto que diz assim: “Safira não sabia o que havia acontecido com seu marido. ” Essa é a pior fase na vida de um casamento: quando a gente não sabe nada do outro.
O marido dela tava morto e ela não sabia! Quando vocês terminaram de namorar, a sua mulher se sente amada ou usada? [Música] Você não sabe porque nunca teve coragem de perguntar.
[Música] Tem um marido sendo cercado, tem marido sendo completamente tentado. O cara tá quase caindo; ele tenta dar um toque na esposa, mas ela não percebe. Casamento não acaba do dia para a noite.
Casamento é uma construção; divórcio também é uma construção. Casamento é construir pontes; divórcio é construir um muro. [Música] Não é da noite para o dia um casamento que chega de voz.
Ele não acabou hoje; ele acabou há um ano. [Música] Tem que ter cumplicidade. Precisa sentar os dois olho no olho e saber como é que tá a alma do outro.
Os dois estavam luz e não se envergonhando. O que que você vai fazer hoje, ao sair daqui? Vai para o quarto?
Vai conversar? O que que vocês vão fazer para esse casamento não acabar, não morrer? O que muda a sua vida não é o que você sabe, é o que você coloca em prática.
Não é difícil pregar; eu posso ser um poeta aqui e um coveiro em casa. Não é difícil ser um pastor, ser um líder, ler Bíblia. Não é difícil guardar a reputação.
O difícil é conviver dia a dia, provando a minha fé cristã no trato diário, todos os dias. [Música] Uma menina de mais ou menos 11 anos, um dia, ela chegou na porta de uma farmácia de maneira desesperada. Era meia-noite e a farmácia estava fechada.
Ela bateu na porta da farmácia com muito desespero e gritava: “Socorro! ” Era a única farmácia naquele vilarejo. O farmacêutico morava em cima; o farmacêutico foi até a sacada, viu o desespero da garota, desceu a escada e disse: “O que foi?
” “A minha mãe tá passando mal! A minha mãe tá quase morrendo! Ela tá no chão, dando convulsão!
Ela tomou esse remédio, o remédio acabou, meu pai tá viajando, a gente não tem dinheiro! Pelo amor de Deus, não socorre! ” Ele abriu a porta da farmácia pela metade; nem a luz ele acendeu, porque sabia onde estava tudo.
Pegou o remédio, entregou para ela. Ela desceu a rua desesperadamente. Quando ela fez uma curva, ele fechou a farmácia, voltou e deitou.
Disse para a esposa: “Eu não aguento mais isso! Se a única farmácia aqui, essa perturbação uma hora dessas quase mata a gente do coração! Compra, não paga!
Eu tô cansado dessa comunidade! ” A mulher disse: “Calma! A nota o que cessa.
Saiu foi para cá! A gente depende deles, eles de nós! ” Aí os dois estão conversando, de repente, o marido se cala, porque ele levanta brutalmente.
Levanta de uma vez na cama. A mulher segura no braço dele e diz: “Que foi? ” Ele se entrega: “Um remédio errado!
Eu repus hoje, aí troquei de lugar! Eu tô tão acostumado que ela não pode tomar esse remédio! Se ela tomar mais remédio, ela morre!
Se ela morrer, acabou! Vou perder a concessão da farmácia, eu perco meu. .
. Eu vou ter que sair daqui! ” E aí ele desesperou.
Ele levantou e ajoelhou e disse: “Deus, a única certeza que eu tenho é que o senhor não existe! Passei a minha vida como um ateu! Eu nunca orei, nem sei se é assim que ora, mas eu tô orando porque vai que o senhor existe!
Se o senhor existe, me dá uma segunda oportunidade! ” Ele estava orando, a porta de aço bateu lá. Ele deve ter.
. . Sido desesperado, será que aconteceu?
Será que aconteceu? Quando ele chegou, a menina estava tremendo e chorando, dizendo: "Moço, me perdoa! Moço, me perdoa!
" "Tá, filho, eu me perdoa, mas me conta o que aconteceu. " "Moço, eu estava tão desesperado por causa da minha mãe, que eu corri tanto! Eu corri tanto que, ao chegar na porta de casa, eu tropecei e caí.
Quebrou o vidro do remédio. O senhor pode me dar outro? " Ele ajoelhou no meio da rua e disse: "Deus existe, e ele é o Deus da segunda oportunidade, da terceira oportunidade, da quarta oportunidade, da quinta oportunidade!
Essa noite é uma noite de oportunidade. Deus está dizendo: 'O seu casamento não vai morrer. Seus filhos não nasceram para o inferno, nasceram para ter um nome escrito no livro da vida.
Você não gerou escravos, você gerou promessas. Essas finanças não vão te matar. Esse casamento não vai acabar.
Deus está mudando a sua história essa noite, em nome de Jesus! ' Se você acredita, eu quero orar por você. " [Música] "Abrace seu cônjuge!
Ah, passou! A gente tá brigado, finge! Já tá aqui mesmo, diminui as luzes um pouquinho para mim, por favor, só.
" [Música] "Vocês estão olhando para um homem que, em 2018, ficou 10 meses lutando contra uma depressão. " [Música] "Quem me sustentou foi Deus e a minha esposa, mas no início do nosso casamento, ela pediu a divorciar-se. E eu, por dois anos, lutei por ela, sem sexo, sem acordo, sem carinho, sem reciprocidade.
São batalhas que todos nós já temos. Mas a gente não pode desistir! Se Deus nos dá outra oportunidade, que a gente também dê essa oportunidade à pessoa que nós amamos.
Eu queria que agora você orasse pelo seu cônjuge; só Deus pode fortalecer vocês. Esse final de semana, comece a orar pelo seu cônjuge agora!