a gente peduzzi é pastor presbiteriano é capelão do colégio ipê um colégio presbiteriano em goiânia e membro do movimento mosaico esteve com a gente nesse fim de semana ministrando sobre fé e política era nossa conferência e nós vamos orar por ele agora e eu tenho certeza que os irmãos vão ser abençoados com nosso irmão pai celeste os anos graças ao senhor pela vida do pedro pravda carol pelo bebê que está vindo pela porta do ministério que o senhor abril e as coisas que eu já realizou através da vida do pedro nesses últimos anos através de
palestras livros amizade os o pedro também nesta manhã em nome de jesus nós clamamos ao senhor amém tá bom bom dia meus irmãos gracie pais privilégio estar aqui com vocês é vamos abrir as nossas bíblias lá em gênesis no capítulo 3 de gênesis capítulo 3 nós vamos ler do verso 8 até o verso 24 gênesis 38 24 gênesis 38 e eu vou pedir pra que você não fecha sua bíblia porque a gente vai retornar a ela ao longo da manhã gênesis 38 diz o seguinte ao ouvirem a voz do senhor deus que andava pelo jardim
no final da tarde o homem sua mulher esconderam se da presença do senhor entre as árvores do jardim mas o senhor deus chamou o homem perguntando onde estás o homem respondeu ouvir a tua voz no jardim e tive medo porque estava no por isso me escondi deus me perguntou outra vez que te mostrou que estavas no começo da árvore da qual o teor de nei que não comesse respondeu então o homem a mulher que me deste deu-me da árvore e eu comi e o senhor deus perguntou à mulher que foi que fizeste e ela respondeu
a serpente me engano e eu comi então o senhor deus disse a serpente por que fizesse isso será a maldita entre todo o gado entre todos os animais do campo andará sobre o teu ventre comer à porta todos os dias da sua vida porém unidade entre tia mulher entre a tua descendência ea descendência dela esta te ferir a cabeça e tule ferirá o calcanhar e diz para a mulher multiplicar e grandemente a tua dor na gravidez com dores dar à luz a filhos o teu desejo será para com o teu marido e ele te dominar
a e disse para o homem porque 10 ouvido a voz da tua mulher e começa na árvore da qual ordenei não comer as dela maldita é a terra por tua causa com o sofrimento comer as dela todos os dias de sua vida ela te produzirá espinhos e ervas daninhas e terá de comer das plantas do campo do suor do teu rosto comerás o teu pão até que torna a terra pois dela fez este feito porque és pó e do pó tornarás adão chamou eva a sua mulher porque ela foi a mãe de todos vivente e
o senhor deus fez roupas de peles para adão e para sua mulher e os vestiu então diz o senhor deus agora o homem tornou-se comum de nós e conhece o bem o mal não suceda que entenda a mão e tom também da árvore da vida coma e vive eternamente por isso senhor deus o mandou pra fora do jardim do éden para cultivar o solo do qual for tirado e havendo expulsado o homem pôs a leste do jardim do éden os querubins e uma espada flamejante que se resolve por todos os lados para guardar o caminho
www até aqui vai morar mais uma vez nós estamos diante da tua palavra então fala conosco nos instruir nos conduz através dela para que a gente possa compreender qual é a sua vontade para nós hoje aqui eternamente a nossa oração em nome de jesus amém a gente tem testemunha no novo testamento que moisés foi quem escreveu e coordenou todo o livro de gênesis significa que foi uma obra que foi editada por volta de 1500 mil e 200 antes de cristo o contexto em que gênesis foi escrita o contexto do oriente próximo que existiam muitas muitos
relatos sobre a origem de todas as coisas provavelmente o povo da aliança estava ou saindo do egito uma cannon já estava no deserto e deus sabia de onde eles tinham vindo de todos os mitos e mitologias que davam explicações sobre a origem ali no egito e para onde eles e nunca né e eles então pra não seriam alvo fácil das de outras visões de mundo correspondentes ali deus aprove da sua vontade dar um relato sobre as origens nossos genes é muito interessante porque sem sombra de dúvida ele é um 60% de toda a teologia bíblica
do antigo testamento porque grande parte das grandes questões nós temos estão respondidas aqui e é muito interessante como gênesis vai contradizendo deliberadamente essas mitologias da época por exemplo um povo que estava saindo do egito em que há o sol era uma divindade personificada ali ele é criado ele não é divinizado ele não é nem chamado de sol ele vai mostrando como cada uma das coisas são diferentes do próprio deus que deus ia criando cada uma delas pelas suas palavras e quando nós isso ficava muito claro que o povo naquele contexto antigo mas quando você habitantes
do século 21 olhamos para a gênesis muitas pessoas têm a tendência equivocada de procurar respostas para as nossas curiosidades biológicas científicas sendo que seria muito esnobismo cronológico a gente pensar que moisés escreveu sobre isso pra nós é claro que genes não foi escrito pra satisfazer as curiosidades científicas do século 21 e não significa que ele não é verdade que ele não é histórico mas isso significa que não tem outro propósito enquanto a ciência é muito descritiva e se ocupem de escrever fenômenos ea experiência gênesis é prescritiva ele tem propósitos teológicos de nos fazer entender em
uma representação literária como que a criação toda ela foi destinada a ter uma compreensão muito clara da aliança que deus tem com o mundo o mundo todo depende da palavra de deus da vontade dos seus propósitos da sua presença e quando nós vamos entendendo isso gênesis se torna uma mensagem muito antes um relevante pra mim pra você mesmo você tem uma sensibilidade científica muito aguçada gênesis a estrutura dele como ele foi dividido ele foi dividido com o estudo chamado toledo dote que é uma palavra baixa significa esse é o relato da geração de o relato
da geração do fulano de adão de noé de abraão e esse texto que nós acabamos ele está dentro do primeiro toledo dote que não leva o nome de uma pessoa mas é o relato da criação da geração dos céus e da terra que começa no capítulo 2 no versículo 4 e vai até o capítulo 3 versículo 24 nós lemos aqui e tem uma coisa muito interessante que me fez inclusive escolher esse trecho específico e não outros para expulsar os irmãos hoje existe uma outra estrutura literária aqui que é chamado que asmo que que espera é
uma estrutura de espelhamento literário pega sua bíblia que eu vou te mostrar olha pra mim vira um pouco a página e vai no capítulo 2 você perceber o que que o autor está querendo nos comunicar e como essa passagem central no capítulo 2 o versículo 4 até o versículo 17 ele na a criação do homem aí você vai passar uma vai voltar o capítulo 3 você vai ver que o versículo 17 o versículo 24 fala da do castigo do homem então deus criou o ser humano e depois castiga ser humano agora volta lá no capítulo
2 você tem a criação da mulher no capítulo 2 versículo 18 até o 25 e você volta do capítulo 3 versículo 16 você tem um castigo da mulher vocês estão percebendo que é um caso a criação do homem o castigo do homem a criação da mulher o castigo da mulher é o capítulo 3 tem a conversa da serpente com a mulher à tentação capítulo 3 515 e depois tem a conversa ou castigo de deus para a serpente ea então a gente chega no centro essas estruturas que as não servia pra quê pra complicar a leitura
pedro não se vê para mostrar qualquer a a o centro do argumento do autor que é justamente o versículo 6 até o versículo 13 o pecado do ser humano e como que deus reagiu o ele cobriu esse pecado e é justamente sobre isso que eu gostaria de falar com vocês nessa manhã de maneira geral então essa grande toledo norte que vai do capítulo 2 até o final do capítulo 3 é a tentação do primeiro adão o ser humano havia sido posto no jardim que era o centro do governo e da operação de deus pra todo
mundo um templo sagrado centro das ordens e as ordenanças de deus a mulher foi criado e colocado de junto com esse é o primeiro casal da aliança com deus foi feita para ser administrada por um pacto por uma aliança de obras eles tinham obras deus funciona vocês vão crescer e se multiplicar vocês têm uma ordem de se relacionar comigo se relacionarem dos edis se relacionar com a terra são os mandatos culturais sociais espirituais só que de maneira muito específica gente o fracasso aqui no capítulo 3 de adão do primeiro adão aliança das obras foi quebrada
e já começa aqui com as ações de deus frente ao pecado do primeiro casal da aliança o que ele chama de pacto da redenção ou seja o tema da passagem aqui é duplo eu quero fazer dois movimentos com vocês eu quero que vocês entendam primeiras conseqüências do pecado do ser humano aquelas três ordens que deus deu e como que deus reagiu diante dessa situação porque às vezes nós temos um olhar essa passagem específica que dê muita dureza de deus para com o ser humano de muita dureza de como deus reagiu frente aquele pecado só que
eu quero mostrar pra vocês que é um texto cheio de graça de deus de redenção de deus que não só com adão e eva mas pra mim pra você portanto ainda que ele fale de pecado de desordem como o pecado trouxe desordem a essas ordenanças de deus ele também de certa forma fala da graça de deus o francês scheffer falando a respeito disto um livro chamado é genes no tempo no espaço ele fala que os evangélicos muitas vezes enfatizam a primeira separação aqui ou seja nossa separação com deus mas se esquecem de enfatizar adequadamente as
outras a nossa separação entre nós ea nossa separação com a realidade então primeira lição que a gente aprendesse texto aqui é que a gente percebe que o pecado colapso as relações espirituais porque adão e eva se esconderam de deus olhe que diz versículo 8 de novo vamos ler de novo pra mim a ouvirem a voz do senhor deus que andava pelo jardim no final da tarde o homem a mulher se esconderam na presença do senhor deus entre as árvores do jardim mas o senhor deus chamou o homem perguntando onde estás e o homem respondeu ouvi
sua voz no jardim tive medo o que estava nu e por isso não esconde a primeira pergunta que deus faz aqui de onde ele está não pergunta ingênua ele estava querendo saber onde é que você tá geograficamente claramente uma pergunta q qd sem propósito deus sabe onde eles estavam estavam no jardim ele estava fazendo a mesma coisa que eles faziam todos os dias na viração do dia deus estava ali só que adão naquele dia específico fugiu da relação com deus ea primeira coisa então que o pecado colapso que trouxe desordem foi da relação do ser
humano com deus a morte da relação que era perfeita com deus já não acontecia há mais o que a gente tem aqui é deus atrás do homem porque ele não iria deixar o homem onde ele estava já vejo o primeiro movimento do de deus em direção ao homem um homem que se escondeu e deus vai encontrar como ele tinha todos os dias e falou aonde que você está porque eu tô aqui apesar de você não está a ter medo da minha presença da minha relação eu estou aqui a gente vê a primeira reação relação inclusive
muito psicológica de medo a primeira noção que a gente tem sobre isso aqui como conseqüência do rompimento da nossa relação com deus que isso ensina pra mim pra você é que apesar de nós termos sido criados seres de relações espirituais relações com deus de termos o nosso coração senso da divindade a semente da religião como dizer joão calvino a nossa relação com deus foi desordenada por causa do pecado de tal forma que hoje as pessoas continuam nascendo com esse senso da divindade só que ele está tão apagado ele está tão distorcido e desordenado na vida
das pessoas que tem gente que nasce e não creio que deus existe ou tem gente que até acha que pode existir mas não se relaciona com ele isso mostra como é a nossa relação espiritual foi corrompida pelo pecado a primeira ordem primeiro mandato foi embora agora jesus não fala só sobre isso versículo 11 até o versículo 12 mostra com o pecado colapso as nossas relações sociais porque adão e eva se esconderam um do outro olha que diz ver se no onze o versículo 12 desde perguntou outra vez quente mostrou que estavas no começo da árvore
da qual o teor de nei que não comer respondeu então o homem a mulher que tu me deu deu-me da árvore e eu comi a segunda pergunta então que deus faz aqui depois de lhe perguntar onde ele faz uma pergunta quem e também não é algo ingênuo pois era a única auxiliadora que adão tinha junto com ele tinha sido criado inclusive para isso isso diz respeito às suas relações pessoais o pecado também colapso as relações do primeiro casal se você ler depois da sua casa pra você lembrar de ienes 2 24 ou 25 é uma
relação perfeita ele olha pra ela as palavras não dá tempo de tratar aqui mas auxiliadora idônea não tem a ver com submissão no sentido que lhe auxiliar mas quem faz a coisa importante era il está falando sobre como ela tinha dignidade igual ele olhava pra ela disse ela é o sus nos ossos e carne da minha carne ou seja ela é igual a mim e pude olhar no olho ea primeira coisa que adão fez um poeminha para eva as únicas coisas que não têm registado de adam é um poema versículo 24 ou 25 isso mostra
que eles tinham plenitude o seu relacionamento mas agora é adam vira pra deus e fala assim foi a mulher que o senhor me deu e acabou a relação entre eles agora o que caracterizava a relação entre os dois é omissão ausência e culpabilização ou seja a culpa inclusive de deus por ter trazido essa mulher pra mim a responsabilidade era dela dele mas não era minha a ausência de adão agora caracterizava a relação que antes era uma relação harmônica poética romântica que se ensina pra mim pra você meus irmãos que apesar de nós termos sido criados
serviços relacionados com as outras pessoas com muita como muitas dimensões da trindade que só seriam possíveis serem vivenciadas em casal em relações humanas o pecado colapso isso também e agora as nossas relações são marcadas por disputas inclusive deus está dentro dessas disputas ou ele é usado para essas disputas entre nós foi a mulher que o senhor me deu foi ela a culpada responsabilidade é dela a gente percebe como pecado desordenou também as nossas relações sociais e por fim a terceira e última parte dessa primeira parte que eu querendo mostrar pra vocês a gente sabe que
o cada colar pessoas relações culturais que adão e eva se esconderam entre as árvores olha que interessante que diz versículo 8 e o versículo 13 versículo 8 ao ouvirem a voz do senhor deus que andava pelo jardim no final da tarde o homem e sua mulher se esconderam da presença do senhor entre as árvores do jardim versículo 13 e os senhores de pergunta à mulher que foi que fizesse e ela respondeu a serpente me enganou e eu comi vejam que eles se esconderam de deus se esconderam um dos outros e se esconderam entre as árvores
o que essa terceira pergunta é uma pergunta pelo porque ou seja com a motivação o que aconteceu para você chegar a isso ela respondeu a serpente um animal da criação ela me enganou a criação que era pra ser subjugado por adão e eva criação que existe uma ordem de dominar ela havia dominado enganado a eles as árvores que eram feitas por seu desfrute que deus te falar dona de todas as áreas vocês podem comer agora são meios de se esconderem claramente a gente percebe como é que o pecado colapso as nossas relações com a criação
com a cultura o primeiro casal foi escolhido para ser colocado ali como sacerdote da ordem natural para serem co regentes de deus foram enganados por eles não obedecerem a deus e isso trouxe apenas mais desordem entre eles e com a criação e o que significa pra mim pra você hoje apesar também da gente ter sido criado seres com relação à cultura de domínio de subjugar desenvolver nós somos dominados enganados o tempo inteiro pela criação a criação assumir no nosso coração às vezes status que só o criador tem não é isso que fala o apóstolo paulo
em romanos no capítulo à parte de versículo 18 trocaram o criador pela criatura ea então deus os entregou a todo tipo de corrupção nós que deveríamos dominá-la subjuga lá elas o jogo nosso coração e é o domínio nosso coração aquilo que deveria ser meio de desfrute pra gente acaba se tornando o local para nos escondermos de deus nós nos escondemos do trabalho nos temos entretenimentos de condenados em todos os lugares que era pra gente estar desfrutando de um trabalho diante de deus então à conclusão que eu chegaria a essa primeira parte que o pecado é
muito sério ele tem dimensões totais o pecado não diz respeito só minha relação com deus ele diz respeito à relação entre as pessoas 1 a minha relação com a terra uma das duas linhas principais de teologia reformada a chamada depravação total ela não significa apenas que todas as pessoas foram depravadas pelo pecado de zero significam também uma depravação de cunho total as raízes do pecado são muito profundas e como disse o francês cheick e se a gente não enfatizar as corretamente não só minha relação com deus eu não salvou jesus não salvou pra que a
gente vai morar no céu e se esqueça das nossas relações agora se esqueça da terra no meio ambiente de todos os outros relações que nós temos não foi pra isso o evangelho também a resposta de deus para isso tem que ser nas mesmas dimensões e aqui o texto agora fala que deus fez e parece ser uma parte muito como eu falei uma postura diante de deus muito dura mas se você se lembra daquela estrutura que asmática aqui é o centro do versículo seja talvez ciclo 3 é o centro que deus fez com serpente com o
homem com a mulher e apesar da palavra maldição a primeira vez que deus amaldiçoe alguma coisa da realidade aparecer aqui eu quero mostrar pra vocês como que deus foi bondoso ao invés de castigo maldição deus virado magoadinho com a surpresa da desordem no seu jardim que a gente vê que eu tinha que ela chama de um deus pródigo disposto a gastar tudo de ir em direção de novo aos seus humanos em aliança com ele junto ao pecador para cuidar do pecador em todas as dimensões que ele havia falhado percebemos esse cuidado de deus também por
causa de três coisas e aí eu termino primeira delas que apesar do engano que a criação fez com o ser humano a serpente e depois se esconder com a árvore deus amaldiçoem a serpente ea sua geração olha que dizer-se 14 15 então senhor deus disse a serpente por que fizesse isso tem que todo gado é de todos os animais do campo andará sobre o teu ventre comerás o pó todos os dias da sua vida por inimizade entre tia mulher entre a tua descendência descendência dela essa deferir a cabeça e tule federal calcanhar a primeira vez
que uma maldição é proferida por deus aqui depois ele tem abençoado a criação tem abençoado seres humanos que eles crescerem se multiplicarem ele agora também amaldiçoa mas ele não é mau disse adão e eva que ele mandou uma serpente trata-se do antônio da benção de deus no sentido de que da mesma forma como ele abençoou porque a natureza e os seres humanos crescer sem frutificação aqui o que ele fez com ele amaldiçoou serpente foi pra controlar o poder dela tem muita gente faz uma leitura literal aqui e aquele tipo de leitura que eu falei que
a gente não deve fazer com os olhos do século 21 quando ele fala que ela vai se arrastar ela vai rastejar sobre o vento e faróis significa andava é isso gente o dragão de komodo isso lembrem-se o que o pessoal de israel do século 15 14 antes de cristo quando falamos de uma serpente um pouco do deserto que estava no deserto que a serpente é um animal que eles mais temiam que ele ouviu que a serpente tinha um conversado com eva pensam que eles entenderam daquilo e lembre se que eles vinham de uma cultura egípcia
em que o fará ótimas serpente em posição de ataque na sua cabeça e que deus fosse você vai a rastejar é fácil você não vai ficar mais imposição de ataque contra a humanidade de um álbum desenvolve essa idéia no livro o mundo perdido de adão e eva mostrando que ali é deus contendo a maldade quando deus amaldiçoou a serpente ele falou se você vai a rastejar sobre o seu vento e tá falando você vai ter o seu poder com tido esse é um tema que aparece por todo o livro de apocalipse a onde a serpente
aparece de novo em que ela é presa por mil anos em que é colocado subiu julgada e que deus está fazendo isso ele tá agindo com a graça comum dele pra todos os seres humanos para que a serpente não mais engane para que a criação não mais seja só lugar de engano mas que ela ainda continue que ela preserva de certa forma os meios desfrute que deus tinha criado ou seja contendo poder do diário de enganar humanidade ele evitava que os elementos criados o tempo inteiro subjugar-se o meu eo seu coração mas não é só
isso que ele faz com a serpente não além dele subjugá lo e colocá la de uma posição de refém e também fala assim eu vou por inimizade entre a sua descendência ea descendência da mulher aqui deus criou duas cidades ele criou a serpente da mulher da qual todos aqueles que nasceram de novo de cristo eu e você fazemos parte e ele também criou somente da serpente aqueles que viam se mantém rebeldia e rebelião ao senhor e falou assim eu vou colocar a inimizade entre essas duas gerações serão duas cidades que não vão conversar aqui que
alguns chamam de cidade de deus é a cidade dos homens quem que a cidade de deus é governada por um amor a deus produzido por deus ea cidade dos homens é governado pelo amor dos homens a todas as coisas criadas é a semente da serpente a semente da mulher a semente da serpente é o que a gente chama de antítese de certa forma deus deu graça comum contendo poder de satanás porque as pessoas mesmo a semente da serpente pudessem desfrutar de todas as coisas da criação mas em última instância havia uma diferença fundamental que é
a antítese última entre um cristão não cristão é que a promessa pra semente da mulher é que apesar de já ter o seu calcanhar ferida pizaria cabeça da serpente aquilo que o teólogo chamado próprio evangelho gênesis 3 15 a primeira menção clara de que da descendência da mulher ou seja deus estava gerando um povo em que essa situação que eles experimentaram éden seria de uma vez por todas que definida apesar então da condição desordenada e enganosa da criação deus com teve o seu poder é a primeira coisa que a gente vê da graça de deus
sobre nós mesmo diante do pecado da rebeldia do primeiro casal mas não só isso nós percebemos o cuidado de deus também que apesar das dores e das disputas entre os seres humanos deus abençoou seres humanos 6 ele disse para a mulher multiplicar grandemente a tua donna gravidez com dores dar à luz a filhos e o teu de exercer a para o teu marido e ele te dominar a o pecado atingiu a mulher na sua feminilidade obviamente ea onde algumas pessoas só vêem maldição aqui de dores na gestação de relações de domínio com o seu cônjuge
hoje então pode pensar só no casamento mas as relações entre as pessoas que você continua além do gênesis os filhos de khaing que claramente são os filhos da serpente lameck alguém que mata por que pisam o seu pé e ou seja maldade as disputas assume dimensões horrorosas por causa do pecado mas apesar disso apesar do mandato social ter colapsado deus ainda age com muita graça que às vezes a gente não consegue perceber que a gente só vê dor e disputa mas o que deus tá fazendo aqui é o é cuidadoso porque mesmo com a desordem
instalada nas relações humanas e fala assim apesar de dor e de disputas e vai gerar filhos apesar de dor e disputa vocês vão permanecer casados apesar de todos os conflitos vocês vão permanecer tendo relações sociais porque eu estou preservando essas ordens as dores da gestação e as disputas do casamento deveriam ser encarados por mim pra você e as disputas entre as relações sociais também como provas do cuidado de deus porque em meio a essas dores em meio a essas disputas ainda existe frutificação ainda existe relacionamento a graça de deus ainda mantém as relações sociais mais
do que isso o versículo 20 fala que adão chamou eva dead chamou de eva sua mulher porque ela foi mãe de todo ser vivente aquela questão é literal foi a mãe de todos os seres viventes genes faz isso muitas vezes não é genético ele no capítulo 4 é falar que julgava o pai de todos que habitaram em tendas e não foi o pai genético daquilo que está falando que ela foi para dig matka ela foi exemplar para todas as mulheres porque porque a maternidade foi possível para as outras como foi possível para eva pela graça
de deus e às vezes a maternidade não vai ser possível biologicamente mas quando a gente passa pelo crivo do novo testamento pelo prisma da obra de crise a gente percebe que gerar filhos na fé é o grande cumprimento das dimensões desse mandado o apóstolo paulo escreveu ele falou sinta as dores do parto em gálatas um capítulo 4 por gerar cristo em vocês é uma imagem maternal do processo espiritual o que a gente percebe que a graça de deus o cuidado de deus mesmo em meio à dor mesmo em meio à disputa em terceiro e último
lugar a gente vai cuidar de deus aqui porque apesar do suor e do sofrimento deus ainda abençoou a terra aqui dizer se que 17 até o 19 e dispara o homem porque deste ouvido a voz da tua mulher e começo da tarde da qual o teor de ney não comer as dela maldita é a terra da por sua causa com o sofrimento comer a tela todos os dias da tua vida era de produzir há espinhos e ervas daninhas e terá de comer das plantas do campo do suor do teu rosto comerás o teu pão até
que torna a terra pois dela fosse tirado porque és pó e ao pó voltarás mandato cultural falava de desfrute falava para o homem trabalhar mas ele podia cuidado com o meio de todas as árvores e aqui ele foi afetado a terra foi feita maldita a terra que deus tem abençoado e agora era maldita por causa da atitude do homem mas apesar disso apesar do trabalho de negócio é feito com o suor não significa o pecado começou depois da queda não gente pecado ele o trabalho é antes da queda só que agora é feito com suor
é feito com dor mas apesar disso o que acontece aqui é que deus fala que a terra vai continuar frutificando ele vai colher e e vai pra lá e vai plantar ele vai poder trabalhar e apesar de ser roubado apesar de às vezes ele plantar e não colher tudo e vai colher alguma coisa por causa da graça de deus por causa da preservação de deus a gente deveria ver o nosso trabalho alho possibilitado por deus como uma graça muito grande depois do éden porque apesar de o homem ser desobediente as ordens de deus apesar de
o homem ter virado para o próprio deus passeando com a mulher tome dash esse jardim tudo que está errado a minha relação com o senhor tem um medo agora apesar de tudo isso e deus poderia ter desistido porque o pacto entre eles foi quebrado ele falou assim vai continuar casado vai continuar trabalhando vai continuar se relacionando comigo pela graça de deus ea relação com deus a gente percebe porque não persigo 2124 narra como que deus apesar de tudo cobriu o pecado de adão e eva a palavra cobriu a nudez quando deus costurou uma vez pra
eles é lá bash que a mesma palavra pra perdoar pecados que o salmista usam muito quando deus cobriu o meu pecado com deus perdoou o meu pecado e claramente que o animal foi sacrificado país teve um derramamento de sangue é que deus cobriu a nossa vergonha impediu que nós começamos da árvore da vida quando ele nos colocou para fora do éden e a gente pensa nós perdemos o paraíso foi graça foi cuidado de deus porque a gente não começar da vida e viver é eternamente naquela condição de rebeldia e de pecado porque ele queria restaurar
todas as coisas e ele sabia como ele fazer isso os irmãos pra gente concluir percebam que a história de gênesis 3 do 18 ao 24 uma história triste é uma história do paraíso perdido uma história do pecado é uma história da quebra da aliança mas acima de tudo a história da graça de deus a história do cuidado de deus que ele teve de proporcionar um novo vivo caminho até a redenção e dando sinais de como queria fazer isso a igreja chamou esse 3d próprio evangelho porque é a boa nova de que o mal não dominaria
para sempre que a semente da mulher feriu a cabeça da semente da serpente génese segue essa semente da mulher depois vai continuar lendo na sua casa adão 7 noé abraão jacó ajudar o restante da bíblia toda vai seguir a trilha de darwin até jesus essa história é sobre cristo essa história como o cumprimento dessa profecia de que ele apesar da morte como nós cantamos aqui hoje a escuridão ser tragado e momentaneamente deferido seu calcanhar não foi um ferimento fatal ele pisou a cabeça da serpente que já estava dominado a história de gênesis 3 versículo não
é uma história do paraíso perdido mas a história do começo do paraíso restaurado do cuidar de deus com seu povo eu já expliquei isso várias vezes o que significava pra gente mas eu quero só de lembrar uma coisa com que só deus e com que ele lidou com o pecado e meio à desordem de dimensões cósmicas a graça comum ea graça salvífica o favor de conter a serpente contra todos em favor de sal vai de formar um povo a semente da mulher com que isso nos ensina a lidar com a dor com o sofrimento gênesis
explica com que a gente lida com o mal nesse aspecto porque às vezes eu e você temos uma noção tão magrinha tão pífia do mal ea gente não consegue entender inclusive a graça de deus o favor dele porque a gente não entende as dimensões do mal só porque você como a gente vai vivendo ea gente vai pensando assim olha eu assim tantas vezes tá tudo bem como alessandro falou que na minha casa a gente tem os conflitos meu casamento é legal eu tive dores do parto eu fiquei muito enjoada na gravidez não é assim ou
não nem conseguir casal eu desistir no casamento mas sim tá tá mais ou menos sabe a gente ter uma noção tão minúscula do pecado porque a gente nem percebe como que deus age na nossa vida era pra eu e você meus irmãos quando a gente pecou com o senhor quando adam virou pra deus você consegue imaginar isso ele virá pra deus vezes e foi a mulher que o senhor me deu a culpa foi sua santidade de deus não permitiria que aquilo acontecesse é porque como diz na época lips 3 a cruz de cristo cristo já
tinha sido crucificado antes da fundação do mundo ea gente só conseguiu ter vida após o éden a gente só conseguiu casar gerar filhos têm relações sociais a gente mesmo em meio à dor o sofrimento por causa da graça de deus a gente pega um avião saiu de goiânia e belo horizonte têm tecnologia em ciência a gente tem amigos mesmo que a gente esteja mal não tem remédio isso tudo é paliativo se tudo acontecer a maldade mas esse não dá graça de deus o pecado simplesmente corrompeu tudo nenhum ser humano poderia nascer junto não tá tá
ok não um toque você não tá nem percebendo a graça de deus nasceu no pecado quando diz que todos nasceram a iniqüidade renascer na desordem cósmica com deus com os seres humanos e com a terra é nossa inimizade com deus é na segunda errado só que quando as coisas começam a dar certo a nossa vida algumas delas dão outras não mas não significa que deus está agindo significa a graça de deus o tempo inteiro sustentando a criação intervindo porque tudo foi feito por ele para ele e através dele foram feitas todas as coisas ele quem
preserva tudo isso é por causa do senhor jesus então em meio ao caos total um deus ainda têm expressões muitas vezes imperfeitas momentânea sim completas mas que apontam para as suas promessas de que um dia nós mostraríamos uma cidade onde toda lágrima dos nossos olhos vai sim em que a dor o sofrimento não vão acontecer mais as dores do parto as disputas humanas o engano da criação as dúvidas que a gente tem na nossa relação com deus vai ser dissipado e até lá a gente não viver uma desordem absoluta deus provê os meios principalmente através
de cristo pra que você tivéssemos vida então não desconsidera e nunca que deus amaldiçoou você vai sentindo tanta dor você tá sentindo tanta disputa você está sendo tão enganados e maldição deus esqueceu de mim deus está vendo a minha dor eu não estava entendendo a minha dificuldade de trabalhar de fechar os negócios não conseguir se prosperar o suor do meu trabalho não encaro que deus esqueceu de você que deus te abandonar noé o contrário só de você trabalhar só você insiste ainda o seu casamento às suas relações na sua maternidade ou paternidade seja espiritual biológica
já é a graça de deus já é sinal que deus não nos entregou nós mesmos de que ele não nos abandonou vamos orar a deus nosso pai nós louvamos 1 por que o senhor é um deus santo não precisa de nada o senhor não é servido por mãos humanas nenhum templo que a gente constrói o senhor habita e mesmo assim o senhor se revela nós teve o cuidado pai de registrar essa revelação para que hoje meus irmãos pudéssemos adianta tua palavra pai nós louvamos por isso nós louvamos projeto é santo e mesmo assim o senhor
se envolve se compromete faz parte do pai com um povo que não tinha nada para te oferecer para nós pecamos com adão e eva qualquer um de nós colocados ali no lugar de adriano faria o mesmo mas mesmo assim o senhor separou uma linhagem uma semente pai da mulher que formasse um povo para que chamasse o senhor de nosso deus nós louvamos por isso é pra isso que nós nos reunimos aqui pra te louvarei para cantar ao senhor dizer que só o senhor é deus que apesar do suor apesar das dores das disputas e do
engano o senhor ainda preservou nós muita coisa boa ea graça do senhor pai nosso estilo vamos por isso não deixar graças é só uma palavra distantes do nosso vocabulário religioso mas que a gente perceber isso nas mínimas coisas pai que a gente perceba com o que o senhor está continuamente por causa do teu amor à fidelidade ao seu nome sustentando todas as coisas perdoa para os nossos pecados quando nós vivemos uma forma que simplesmente ignora isso que esquece disso e ajudando os a ter cada vez mais essa consciência é a nossa oração no nome de
jesus para a sua glória amém