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Amém louvado seja Deus alegria ter a palavra de Deus diante de nós mais uma vez nessa manhã e eu quero ler com você o evangelho de João Capítulo 8 e lhes falar sobre o evangelho da Graça de Deus contra a religião sem graça o evangelho da Graça de Deus contra a religião sem graça um beijo para você que está longe nos acompanhando ao vivo ou em algum outro momento outro dia que a boa mão do Senhor te abençoe também eu eu estou estava comentando com o Cláudio a minha vontade de falar algumas coisas sobre Jesus
e tentando encontrar palavras para dizer de maneira elegante educada e respeitosa aquilo que eu realmente gostaria de dizer a respeito de Jesus e o melhor que eu consigo é dizer que Jesus é um amoroso incômodo sem tréguas quando você estiver diante de Jesus esteja pronto esteja pronta para ser remexido sacudido sacudida incomodada tirada para fora da sua zona de conforto arrancada da da obviedade da da realidade tirado e tirada da superfície da com as coisas e Jesus é alguém que a gente diante dele quando ele abre a boca e quando ele se aproxima de nós
a vontade que que eu tenho ele diz de novo Jesus É como se eu quisesse dizer a eu não tenho coragem Eu não falo às vezes eu falo mas peço perdão Depois falo dá um tempo Jesus de novo mas eu insisto em dizer que Jesus é um amoroso incômodo sem tréguas porque Jesus ele não vem nos nos incomodar nos desestabilizar de maneira ressentida de maneira agressiva de maneira hostil de maneira fria indiferente à nossa situação a nossa dor o nosso conflito Jesus amorosamente nos convida a a olhar a realidade a olhar a Deus o nosso
pai a olharmos a nós mesmos com outros olhos para além da obviedade para além do do Clichê e para além Inclusive das nossas certezas e é isso que ele faz hoje com esta narrativa de João que nos dá conta de que Jesus passou a noite no Monte das Oliveiras João Capítulo 8 Versículo 2 e ao amanhecer Jesus apareceu novamente no templo onde todo o povo se reuniu ao seu redor E ele se assentou para ensiná-lo os mestres da Lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher Surpreendida ou flagrada em Adultério fizeram-na ficar em pé diante de
todos e disseram a Jesus mestre esta mulher foi Surpreendida em ato de adultério na lei Moisés Nos ordena a apedrejar Tais mulheres e o senhor o que diz eles estavam usando essa pergunta como armadilha a fim de terem uma base para acusar Jesus mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo visto que continuavam a interrogá-lo ele se levantou e lhes disse se alguém de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar a pedra nela inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão os que o ouviram foram saindo um de cada vez
começando pelos mais velhos Jesus ficou só com uma mulher em pé diante dele então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe mulher Onde Estão eles ninguém a condenou ninguém senhor disse ela declarou Jesus eu também não a condeno agora vá e abandone sua vida de Pecado agora vá e não peque mais esse texto é bem embaraçoso e escandaloso talvez na sua tradução da Bíblia ele esteja entre colchetes Isto significa que é um texto que não consta dos manuscritos mais antigos você sabe que a Bíblia Sagrada Não não é eh preservada nos seus manuscritos originais os manuscritos
bíblicos são cópias dos originais e os os que detinham os manuscritos originais propagavam o seu conteúdo ditando para um grupo de escribas que reproduziam várias cópias e assim os os textos sagrados foram se espalhando então dos manuscritos mais antigos dessas cópias esse texto aqui de João 8 de 1 a 11 não consta até o século 4 não foi sequer citado na liturgia Cristã ele só foi incluído a partir do Século IV o que demonstra ser ele de fato um texto embaraçoso e escandaloso porque coloca Jesus Diante de uma forma de tratar o o pecado explicitamente
condenado na lei de Moisés a ideia de que Jesus deixou de cumprir a lei de Moisés o que o Faria réu culpado de pecado e Portanto ele não poderia ser o Messias então talvez por esta compreensão os os escribas e os editores dos textos sagrados foram suprimindo a narrativa desse encontro de Jesus com mulher adúltera agora por que isso Por que essa dificuldade em incluir esse texto e dar a ele autoridade porque acredito eu em poucas ocasiões o novo testamento é tão explícito em condenar a religiosidade sem graça ou a religião sem graça e estabelecer
a distinção entre a religião sem graça e o evangelho da Graça de Deus aqui Jesus está diante de religiosos sem graça O que fazem os religiosos sem graça Os Religiosos sem graça expõem publicamente os pecadores Os Religiosos sem graça eles fazem gestão de Pecados alheios eles são ocupados em fazer gestão de Pecados alheios procurar pecadores dar flagrante Nos pecadores e Expor públicamente os pecadores eles os pecadores né no caso aqui a mulher pecadora flagrada em adultério E também o próprio eventual ou possível pecado de Jesus porque diz o texto sagrado no Versículo 6 que quando
eles perguntaram Olha a lei de Moisés manda apedrejar uma mulher flagrada em Adultério eles fizeram esta pergunta e você o que diz não porque estivessem preocupados com a fidelidade à lei e muito menos preocupados com essa mulher eles estavam usando a pergunta como armadilha para gerar em Jesus um tropeço de tal maneira que tivessem ocasião oportunidade e razão para acusá-lo eu li a nova versão internacional que diz no Versículo 6 que eles estavam usando como armadilha mas a tradução revista e atualizada diz que eles estavam ando Jesus induzindo Jesus ao erro induzindo Jesus ao pecado
porque os religiosos sem graça eles fazem gestão de Pecados alheios o pecado está do lado de fora o pecado está nessa mulher o pecado está nesse Jesus o pecado está nesse sistema o pecado está nessa ideia o pecado nunca está neles o pecado está do lado de fora Eles se ocupam em fazer gestão dos pecados alheios e não somente se ocupam em fazer gestão dos pecados alheios mas usam os pecados alheios e os pecadores como como forma de manutenção e sustentação de um sistema organizado segundo a sua própria conveniência veja que interessante eles dizem a
Jesus o seguinte a lei de Moisés manda apedrejar Tais mulheres Tais mulheres não a lei de Moisés mandava apedrejar isso é Deuteronômio 22:22 o homem e a mulher em Adultério o casal e não apenas a mulher e muito menos Tais mulheres Olha a categorização do feminino essa mentalidade inclusive da religião sem graça como trata a mulher a mulher ela é Eva é a primeira enganada pela serpente a mulher é culpada de ter feito o homem pecar a mulher é quem vira a cabeça do homem a mulher é Perigosa a mulher é tentadora também com essa
minissaia queria o quê Tais mulheres Tais mulheres o pecado não está em mim pecado está nela ela me induz ela me seduz ela é o instrumento de satanás Os Religiosos sem graça fazem a gestão delas fazem a gestão deles fazem a gestão dos sistemas o pecado tá sempre na estrutura o pecado tá na lei o pecado tá no governo o pecado tá na família o pecado tá no passado o pecado tá no meu meu pai tá na minha mãe o pecado está em alguém não está em mim religiosos sem graça fazem gão de Pecados alheios
por quê Porque não querem olhar para dentro de si não se dão conta daquilo que a psicanálise veio nos ensinar Que Nós odiamos no outro aquilo que odiamos em nós e que tentamos eliminar no outro aquilo que não conseguimos superar em nós quando alguém me incomoda muito Eu por exemplo tenho uma lista de gente que eu gostaria de apedrejar você deve ter Quando eu olho alguém que eu gostaria de apedrejar alguém que eu não suporto alguém que eu chego a odiar que eu quero ver banido alguém que eu quero apedrejar Jesus diz olhe para você
porque isso te incomoda tanto porque esse alguém te incomoda tanto por essa prática te incomoda tanto por que esse ímpeto de hostilidade de rejeição de de punição isso é Tara escondida em você Ed o que você não consegue encarar em você e o que você não consegue superar em você você Condena nos outros e sabe o que existe em você no fundo no fundo você morre de vontade de fazer o que eles estão fazendo mas você não faz Ou porque você é medroso e covarde você não faz Ou porque você não tem ocasião de fazer
nunca traí minha mulher falou mas alguma mulher quis traí com você nunca me corrompi Mas Alguém já tentou te corromper Alguém já nunca peguei dinheiro mas alguém te ofereceu dinheiro para você pegar por um acaso no fundo no fundo você morre de vontade de fazer mas você não não faz porque tem medo porque é covarde porque não teve ocasião porque não teve oportunidade porque você tem medo do castigo de Deus e aí você vê alguém fazendo e vai ficar por isso mesmo não pode traz aqui a pedrea porque eu morro de vontade de fazer e
não faço e esse cara faz e vai ficar por isso mesmo não pode por isso é que Jesus nos tira da nossa zona de conforto e diz Ed Por que que essa raiva toda aí o que que tem dentro de você o que é que essa pessoa O que é que esse comportamento coloca diante de você e que é insuportável porque está dentro de você o que Jesus faz quando ele diz olha quem não tem pecado atire a primeira pedra nós não podemos dizer que não temos pecado nós podemos dizer que temos pecados diferentes mas
que não temos pecado não podemos religiosos sem graça fazem a gestão dos pecados alheios e usam os pecadores porque usaram essa mulher usaram essa mulher para perpetuar um sistema que lhes era conveniente a culpa está nelas a culpa é delas fazem gestão dos pecados alheios porque não encaram os seus próprios pecados as suas sombras e no fundo no fundo religiosos sem Graças são muito covardes porque não assumem a responsabilidade do apedrejamento o apedrejamento é uma ação coletiva e tem uma lógica no pelotão de fuzilamento diferente da lógica do carrasco O Carrasco é um só o
pelotão de fuzilamento é coletivo não se sabe qual foi o tiro que matou o conden todo mundo atirou Quem matou ninguém em particular e todo mundo ao mesmo tempo apedrejamento a lapidação é exatamente isso coloque ali a mulher todo mundo Taca a pedra na Geni e aí a Geni morre quem matou a Geni ninguém em particular e todo mundo ao mesmo tempo é assim que a gente vive no sistema religioso sem graça ningém assume a responsabilidade inclusive uma das coisas que eu ouço no meu gabinete Pastoral e olha faz tempo pastor não diga para ninguém
que fui eu que te contei não quer assumir a responsabilidade é a nossa igreja é o nosso conselho de anciãos nosso quem Pastor tem muita gente aqui reclamando muita gente quem muita gente quantos no fundo no fundo é você né que não consegue conviv com isso E aí você se esconde na multidão Olha o que acredito ser o maior tribunal de apedrejamento e de linchamento coletivo hoje é rede social e o que tem de covarde na rede social que cara a cara não fala mas posta não tem olho no olho não tem empatia não tem
solidariedade não tem afeto não se coloca no lugar da outra pessoa porque a outra pessoa está lá jogada no chão eu estou aqui no meio da multidão com a minha moral querendo apedrejar mas eu não vou lá talvez indo lá eu não acuse eu não conden e eu não tenha ímpeto de apedrejar eu me solidarize eu tenha compaixão eu calce os sapatos dos outros e vejo quão apertado é seu sapato quanto lhe dói estar na situação em que está mas apedrejamento coletivo é um ato de covardia aí Jesus e o que impressiona em Jesus é
a sua calma a Sua serenidade a sua tranquilidade trouxeram a mulher jogaram ali no meio e começaram a dizer Ai manda apedrejar o que que o senhor vai dizer e Jesus não diz nada nada você consegue imaginar isso Jesus não diz nada mas diz o texto sagrado que porque eles insistiram Jesus então levantou-se olhou bem na cara de cada um deles e disse quem não tem pecado Então pode começar a apedrejar tire a primeira pedra aí ele sentou e continuou fazendo o que ele tava fazendo sei lá o que que ele tava escrevendo fazendo carinha
de feliz não sei vai Jesus esteve aqui não sei o que que ele escreveu não se diz o que ele escreveu mas ele ficou escrevendo na areia a tradição diz que ele ficou escrevendo o pecado dos outros eu acho que não imagina senhora ali de blusa vermelha listrada eu acho que não Jesus simplesmente entregou a eles a responsabilidade e continua escrevendo e ele propõe uma outra maneira de tratarmos os pecados e os pecadores a primeira coisa que eu acho que Jesus faz é ele afirma o pecado Jesus ele não passa pano pra mulher ele não
passa pano pro pecador ele não varre pecado para debaixo do tapete ele não defende a mulher dizendo não ela não estava em adultério é mentira essa acusação não ele parte do princípio que ali estava uma mulher flagrada em Adultério e ele diz bom se essa mulher está flagrada em Adultério e a Lei Manda apedrejar apedreja ele reafirma ele reafirma que o pecado merece ser trado exige resposta exige tratamento a religião sem graça trata pecado com com leniência com displicência a religião sem graça distorce a graça não só quando é legalista moralista acusadora condenatória a religião
sem graça distorce a graça quando Não afirma pecado porque tem um outro lado né Nós somos aqui nós não somos dos religiosos sem graça nós somos da turma de Jesus e a turma de Jesus vai passando pano para pecadores vai relativizando o pecado vai perdendo consciência de pecado e vai se degenerando vai se corrompendo a religião sem graça esse pessoal que passa pano para pecado também porque tem os religiosos que são legalistas moralistas apedrejados mas tem outro o pessoal também quer sem graça é que passa pano contemporiza alisa esse pessoal aqui não vou dizer que
é mas é meio parecido é sociopata é psicopata transtorno de personalidade antisocial não tem remorço não sente culpa manipulo os outros em benefício próprio eu não tenho remorço não sinto culpa não tenho pecado quem tem pecado é ela Inclusive das duas uma pessoal hoje de manhã a gente apedreja essa mulher ou a gente pega Jesus pelo pé vamos lá não mas e a mulher a mulher a gente usa a mulher a gente usa como artifício e armadilha para pegar Jesus mas você não se coloca no lugar dessa mulher que mulher não tem capacidade de identificação
com o próximo eu receio que estejamos construindo uma sociedade com ingredientes de psicopatia e sociopatia que normaliza pecado que diz assim ah Deus sabe que nós somos pó Deus sabe a nossa estrutura a car é fraca é a carne é fraca Mas isso não é licença para você viver do jeito que você quer porque isso também deturpa a graça de Deus Então a maneira como Jesus nos ensina a tratar o pecado e o pecador é não passar pano pro pecador e pro seu pecado mas a segunda maneira Jesus nos ensina a tratar tá o pecado
e o pecador É não apedrejando e não condenando e não apedrejando veja que interessante imagina essa mulher flagrada em Adultério em pé diante de Jesus minha tosse de novo Amém Desculpa essa mulher Diante de Jesus e Jesus Pergunta para ela onde estão os teus acusadores ninguém te condenou e Eu também não te condeno você pode ouvir Jesus dizendo isso para você Ed eu não estou passando pano para você e nem pro seu pecado mas eu não te condeno bom o único que poderia apedrejar essa mulher era Jesus concorda quando ele diz ó quem não tem
pecado atire a primeira pedra ele deveria ter pego uma pedra atirado na mulher o único justo aqui para praticar a justiça em nome da lei sou eu e Jesus se recusa a cumprir esse papel por quê Porque Jesus diz o filho do homem não veio para condenar o mundo mas para que o mundo fosse salvo por ele Jesus diz o filho do homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido o filho do homem não veio para apedrejar para condenar o O filho do homem veio para ele olha para aquela mulher e diz
assim eu não te condeno eu te perdoo eu te salvo eu te curo eu te transformo eu não te condeno vai e não peque mais vai e abandone a sua vida de Pecado Tá vendo como não tem passada de pano pro pecado vá e abandone a sua vida de pecado e aí eu penso que os religiosos sem graça eles até dizem vai abandone a sua vida de pecado mas se você voltar aqui segunda vez nós vamos te apedrejar o que você pensaria que Jesus falaria para uma mulher e uma multidão querendo apedrejar uma mulher se
ela estivesse sendo trazida pela terceira vez apedreja ou ele diria quem não tem pecado atire a primeira pedra aí todo mundo ia embora a mulher ficar em pé ele ia falar assim de novo filha Vai em paz e abandone sua vida de Pecado Eu também não te condeno essa ideia de Jesus eu não te condeno ela é tão incômoda que o Pedro diz assim Jesus mas quantas vezes a gente vai falar eu também não te condeno sete vezes Jesus diz quanto não 70 x 7 nós não estamos aqui para condenar ninguém Nós não somos tribunal
de nada nós não passamos pano pro pecado e nem pro pecador Porque dizemos ó esse jeito de viver esse modelo de viver esse tipo de Conduta essa essa maneira de se relacionar ela é destrutiva destrutiva de quem assim se relaciona destrutiva de quem assim pratica destrutiva das rela destrutiva da comunidade destrutiva da sociedade por isso a gente não não aceita isso então pelo amor de Deus abandona esse jeito de viver mas a gente não condena a gente não apedreja e quando Jesus diz vá em paz e não peque mais eu não penso que Jesus está
dando uma condição e um critério para o perdão eu penso que Jesus está fazendo um encorajamento para transformação Aproveite essa oportunidade você escapou de ser morta filha aproveita agora quem sabe da próxima vez que você for flagrada eu não estarei aqui se eu não estivesse aqui hoje talvez você tivesse sido apedrejado mas eu tô então abandona sua vida isso é uma oportunidade porque a graça de Deus não apenas nos confronta com o nosso pecado não nos Condena mas exige nos chama a nossa transformação uma experiência com deus da Graça que não gera naquele que experimentou
essa atitude de Deus não condenar chamada graça alguém que experimentou a graça de Deus e fica num num estado de amortecimento de consciência sem o desejo de mudança e transformação não experimentou ainda a graça experimentou um apaziguamento de consciência experimentou um uma desculpa para continuar a vida que tem mas quando a gente experimenta a graça de Deus a gente quer mudar a gente quer ser diferente não porque os religiosos vão nos apedrejar não porque a lei manda mas porque a gente deu de cara com Jesus e quando a gente dá de cara com Jesus a
gente fala uau eu quero isso aí quando a gente se enxerga de verdade a gente quer mudança sabe que eu quero ler para você esse texto da carta aos hebreus Capítulo 12 que eu acho bastante importante para nós como podemos e devemos lidar com o nosso pecado e os nossos pecados Hebreus Capítulo 12 o autor da carta aos hebreus diz na luta contra o pecado vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue que você entende disso eu entendo como se Jesus tivesse dizendo para mim Ed você diz que não consegue superar
isso aí mas você não tá tentando Ed você diz que não consegue vencer isso aí mas você não tá lutando você lutou mas lutou pouco você disse que foi fazer terapia foi três vezes e abandonou você tá enganando quem você não foi até onde dói na verdade quando começou a doer você abandonou o processo começou o grupo de Passos aí quando começou a ser confrontado não foi mais não resistiram até o próprio sangue o apóstolo Paulo diz que por ocasião inclusive homenagem aos Jogos Olímpicos o apóstolo Paulo diz que o atleta na Olimpíada ele se
submete a um rigoroso treinamento para ganhar uma coroa perecível eu estou citando primeira aos Coríntios nove nós estamos lutando combatendo contra nós mesmos contra o nosso pecado para ganharmos uma coroa imperecível e aí o apóstolo Paulo diz assim e eu esmurro meu corpo e Eu submeto à escravidão e à Servidão Ele não é meu dono eu sou dono dele para que tendo pregado o evangelho da da Graça de Deus a muitos Eu mesmo não venha a ser desclassificado desqualificado e reprovado se existe uma religião sem graça que faz gestão de Pecados alheios que se recusa
a olhar para o seu próprio pecado que quer perpetuar um sistema pecaminoso de conveniência de quem lucra com esse sistema e que é covarde no enfrentamento do pecado e no apedrejamento do pecador essa religião sem graça esses religiosos sem Graças legalistas moralistas hipócritas violentos existe também uma religião sem graça que passa pano pro pecado passa pano para pecador descansa no perdão de Deus vezes s e perpetua na sua própria experiência a quem da Beleza do caráter de Cristo da Graça de Jesus Cristo uma vida desumanizada uma vida de Pecado em nome da Graça e uma
vida de Pecado em nome da Graça é também uma religião sem graça o evangelho da Graça de Deus é um convite de Jesus e nós nos quedamos diante dele ele olha nos nossos olhos ele olha nos nossos olhos e nós tomamos consciência do nosso pecado da nossa vergonha e da nossa culpa aliás Nelson Rodrigues disse que nós só não estamos de quatro urrando na floresta porque a culpa nos salva quem não experimenta culpa vergonha de si não chega no lugar onde a transformação é possível então nós nos quedamos diante de Jesus Ele nos olha e
nos contempla nos coloca de pé e diz eu não te condeno vá viva uma transformação seja diferente deixe-me fazer de você alguém diferente porque o evangelho da Graça de Deus não apenas nos livra da condenação mas o evangelho da Graça de Deus nos transforma nos transforma de tal maneira que dizemos pela graça de Deus eu sou o que sou Então eu não sei quem é você aqui hoje de manhã você se identificou com quem talvez você seja a mulher e que você diz assim graças a Deus ninguém ainda me pegou Graças a Deus eu ainda
não fui flagrado graças a Deus o meu Pecado não é evidente não é público Graças a Deus eu ainda tô no armário Graças a Deus eu ainda estou na [Música] sombra Jesus tá dizendo para você hoje eu não te condeno vem pra luz aí você diz assim não dá Jesus não dá porque se eu for pra luz eu vou ser apedrejado e aqui entre nós é bem provável é bem provável Mas aí você vai ter que fazer escolhas entre duas dores a gente escolhe sempre a menor a dor de conviver com Pecado secreto porque isso
dói e a dor de se expor na luz para transformação também dói mas uma dor a dor da vida oculta de Pecado ela é destrutiva Ela vai acabar matando Não só você mas provavelmente quem tá em volta de você e é afetado afetada pelo seu pecado isso mata destrói come você aos poucos tira alegria de viver faz você se tornar um mentiroso e uma mentirosa faz você adquirir o hábito da falsidade da vida de fachada isso vai te comendo aos poucos vir pra luz dói então eu eu encorajo você a ir pra luz mas numa
sala reservada não vai pra luz assim público você vai ser apedrejado e vai ser apedrejada porque se você tem que lutar com aquilo que está te destruindo e que você mantém na sombra essa já é uma luta dura demais para você ter que lutar com multidão querendo te apedrejar faz uma coisa de cada vez uma coisa de cada vez eu lamento muito ter que te dizer isso não se exponha ao ambiente religioso você vai ser apedrejado e apedrejada certifique-se de que ao expor-se ao ambiente religioso da religião Sem graça você tem a estabilidade você tem
a estatura emocional espiritual você já tenha sido tratado curado curada pela graça de Jesus na sua vida mas vai pra luz irmão irmã vai tratar disso aí que tá te matando e não tenha medo Jesus vai dizer eu não te condeno eu não te cono agora quem sabe você é alguém que tá se remoendo de vontade de apedrejar um pessoal aí eu tenho as duas eu sou as duas coisas eu tenho umas coisas que eu tenho que resolver dentro de mim e eu acho que exatamente são essas duas coisas né ou são essas coisas que
eu não são só duas n é que eu tenho que resolver dentro de mim que fazem eu ter vontade de apedrejar um pessoal então eu tô pedindo a Deus e e que o Espírito Santo me ajude a olhar esse pessoal que eu quero apedrejar como um espelho através do qual Deus revela para mim o que ele quer fazer na minha vida para que o meu foco não seja fazer a gestão do pecado alheio seja eu me colocar sob a graça de [Música] Deus eu pergunto a você assim Vem rápido na sua cabeça Quem você gostaria
de apedrejar ah Jesus Tem Misericórdia desse meu irmão é para mim vem mas hoje nós estamos diante de Jesus Ele está olhando para nós e dizendo querido querida olhe para você vem pra luz eu não te condeno abandona sua vida de pecado e vem vi ver a vida abundante que a graça de Deus transforme você e faça você viver em paz amém [Música]
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