Didática - Aula 2

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IFRO Campus Porto Velho Zona Norte - EaD
📑 Curso: Licenciatura em Pedagogia IFRO ZN - Turma 2022/1 📚Disciplina: Didática 📝 Conteúdo: Press...
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[Música] [Aplausos] [Música] Educação a Distância mudando realidades [Música] Olá saudações alunos e alunas do curso de pedagogia do campus Porto Velho zona norte seja muito bem-vindo bem-vinda eu sou a professora Thelma fortes Medeiros e vamos iniciar Mais uma aula de didática nessa nossa aula de hoje nós vamos estudar alguns pressupostos históricos teóricos filosóficos da didática da educação e da escola Primeiramente vou fazer minha audiodescrição eu sou uma mulher parda de cabelos preto alongado olhos castanhos estou com batom vermelho estou com uma blusa colorida nas cores verde laranja uma cores bem legais bem bonito uma calça
jeans preta ao fundo eu tenho atrás eu tenho uma parede branca com alguns pontos marrons e algumas retas que se interligam ao meu lado eu tenho uma frase na cor verde escrito é AD mudando realidades alunos e alunas vamos entender um pouco hoje a nossa aula de pedagogia sobre esses principais pressupostos históricos teóricos e filosóficos da didática compreender esses aspectos são importantes porque nós vamos Sem dúvida dando sentido entendendo a este momento a qual a didática chegou porque passou por todo um período de evolução vamos conhecer um pouquinho esses pressupostos essa trajetória essa caminhada da
didática né Principalmente com a chegada dos Jesuítas aqui no Brasil dentro esses principais pressupostos teóricos nós podemos dizer que um documento fundamental importante que que houve né uma sistematização Por parte dos Jesuítas que é o rádio então nesses pressupostos didáticos eles eram totalmente diluídos e apresentavam enfocavam e alguns instrumentos e regras para o ensino Então essas regras metodológicas ela tinham como princípios o estudo privado né um estudo particular onde o mestre prescrevia seus métodos de estudo as matérias com as matérias e os horários previamente estabelecidos as aulas ministradas de forma expositiva ou seja aula né
oral expositivo onde somente o professor falava a repetição baseado na repetição memorização era os principais métodos dessas aulas ainda durante as aulas havia o Desafios que eram estimulando a competição entre os alunos e a disputas e os exames ou as avaliações eles eram exames orais e escritos visando avaliar o aproveitamento do aluno então vejam bem que nesse período né que foi um período que a aproximadamente três séculos né o Brasil e assim como várias teorias educacionais elas foram influenciados por essas contribuições dos Jesuítas né sobretudo no aspecto da educação Então como viemos de um longo
período de domínio da igreja é o período da idade média os Jesuítas Os Religiosos desenvolveram sistemas baseados na fé na na questão onde o ensino tradicional era o principal enfoque e nesses documentos no rádio estudioreo que ainda hoje estão disponíveis aí Alguns manuscritos claro que na internet a gente ainda tem acesso alguns preceitos E aí nós passamos por esse período que aproximadamente por 200 anos o Brasil teve né forte foi fortemente marcado com a presença do Jesuítas no Brasil quando eles chegaram em 1539 e foram expulsos né somente lá em 1759 e aí nós temos
que era um ensino voltado para Elite Ou seja a gente já vê aqui nessas imagens que os as crianças que estavam estudando com seu preletor né com o professor que estava trabalhando ali com os alunos você vê nas vestimentas Então são quadro de pintura em tela que mostrava realmente como ocorria esse ensino elitizado e o principal objetivo da Rádio se voltava para que para a formação de um homem Universal e uma formação humanista ou seja era um ensino enciclopédico voltado para a cultura geral mas tinha Esse aspecto que era alienado da realidade e do contexto
social vigente Então somente preparava esse aluno para exercer uma ação ou algo que já vinha da família era algo que ele não se envolvia com a sociedade o contexto social como um todo então isso fez com que a educação tradicional né prevalecesse por um bom tempo nessa perspectiva o Jesuítas os Jesuítas em suas atividades pedagógicas privilegiavam o exercício da memória o desenvolvimento do raciocínio promovido que a formação dogmática do pensamento era um pensamento já meio que voltado para uma uma algo que eles iam induzindo esse aluno ao seu a formação do seu pensamento porque o
aluno ele tinha que memorizar então ele não tinha um desenvolvimento de um pensamento crítico e a metodologia estava no caráter meramente formal Ou seja a gente percebe que não se poderia pensar em uma prática pedagógica né que buscasse uma Perspectiva transformadora da Educação então ao passo que eles tinham uma educação voltada para uma elite eles também tinha um processo de catequização de evangelização aos indígenas que era que era uma outra realidade ao ar livre na busca e captura desse indígena baseados nos postulados da fé né nos dogmas da repetição e eles tentavam ensinar os indígenas
mas Para quê Para domesticá-los né como os indígenas altamente né pessoas guerreiras né de toda a o espaço de da floresta então assim eles não tiveram muito sucesso né Alguns ainda conseguiram dominar os indígenas né como com conquistas e tudo mais mas a gente sabe que com o tempo eles foram né perdendo essa força agora é quando em 1759 Marquês de Pombal né A partir aí você estudaram lá na estando na história da educação como na história da Educação Básica Marquês de Pombal expulsa os Jesuítas esse Jesuíta que estavam aí né já com esse tempo
teve esses controvérsias com o sistema político né da monarquia então Marquês de Pombal expulsa esse Jesuítas e aí se tem uma nova metodologia de ensino porém não era uma tão nova metodologia né a gente sabe que ainda continuou que uma pedagogia tradicional alicerçada porque porque era o berço era dentro da Europa que toda essa pedagogia tradicional e assim ramificando então não poderia mudar muito e somente em 1870 né quando a gente passa pela transição de um sistema Agrário exportador Urbano comercial exportador a gente tem o quê A gente tem algumas influências do das novas metodologias
de ensino e isso já se dá aí no final do século 18 século 19 a gente começa a entender que há uma grande influência das metodologias sendo desenvolvidas na Europa Ou seja já era uma contraposição ao modelo do Jesuítas ao modelo proposto por condomínios na didática Magna E aí a algumas poucas transformações No sistema né e na metodologia de ensino no Brasil vejamos que nesse período o Brasil passa a sofrer influências De onde do Iluminismo o Iluminismo ele vem contribuir cada vez mais para essa Independência dessa influência religiosa tão fortemente marcada no Brasil e também
no mundo e aí passa a adotar uma postura laica essa postura like bem sucinta bem bem tendo e não é nada assim muito profundo mas uma postura laica no campo da educação e com isso sofre por algumas mudanças né poucas mais significativas mudanças vemos que nessa imagem nós temos a uma escola né de 1924 uma escola que já nos mostra uma escola já com seu prédio qual a sua estrutura arquitetônica bem definida e era os modelos em que a escola ela já foi se organizando né No começo do século passado Então as escolas começaram a
ter estrutura e também nós tivemos a grande migração a imigração que o governo precisava organizar nós estávamos num período Urbano é uma Urbana uma construção de grandes aceleros para o café para os plantios para a agricultura e com a vinda dos Imigrantes né de que houvem né no final do século 18 século 19 a gente começou a receber os imigrantes no Brasil e isso fez com que começasse a pensar nesse sistema de escolarização para esses filhos dos Imigrantes porque os negros né os negros vividos no Brasil eles não até 1940 eles não tinham não eram
não tinha obrigação do Estado oferecer escolarização Vejam só né onde a gente começa a entender esse contexto do Brasil esse contexto de formação do Brasil né o contexto de racismo né e isso faz com que a gente ainda tenha essas fortes consequências até hoje então até a década de 40 passado não era permitido os negros estudar na verdade eles não podiam entrar nas igrejas nas vendas nos locais de tão forte que era né o racismo dentro do Brasil que era e que ainda tem raízes muito fortes E aí essa pedagogia tradicional ela tinha e tem
né que vocês estão estudando as tendências pedagógicas os textos percebem que há uma ênfase no ensino enciclopédico ela não leva em consideração os contextos que o aluno está inserido ou seja o contexto social o professor ele sempre é o centro do processo de aprendizagem nunca o aluno a relação pedagógica se dá de maneira hierarquizada e verticalizada então o aluno é educado para seguir só seguir o roteiro né atentamente o que o professor expõe porque a aula Ela é expositiva e assim esse aluno ele é concebido como um receptor passivo percebam que essa característica dessa escola
tradicional ela está muito marcada no texto que nós estamos lendo né o texto José Carlos libâneo então lá o livro que vocês estão lentam fazendo as leituras bem atenta bem atenciosa observem essas características como é o professor Qual o papel da escola como que o aluno deve se comportar nessa aula Quais são as principais características de educação e de metodologias que é desenvolvido nessa escola e percebam que nessa nossa aula a gente está trazendo justamente isso essa grande influência nessa grande trajetória dessa educação tradicional dessa escola tradicional para a tendência pedagógica Liberal tradicional isso é
bacana porque Vocês conseguem fazer essa relação dentro dessa leitura que vocês estão fazendo então faça uma boa leitura reflitam bastante sobre o seu processo de enquanto aluno enquanto a pessoa que esteve estudando que está estudando e observe como é que se caracteriza essa essa tendência na sua vida enquanto aluno somente em 1934 é que ocorre a inclusão da didática a didática entra aqui como que uma disciplina do curso de formação de professores para o ensino secundário ou seja lá no antigo colégio Escola Normal né E aí a didática passa a entrar agora nós vamos saltar
para o período de 1930 até 1945 Então foi uma década né na década de 30 a gente viveu aí a crise mundial ocorrido com a quebra da bolsa de valor em 1929 Ou seja a economia capitalista passa a ter uma foi uma recessão né que o mundo viveu e aí a gente por consequência disso a gente teve a crise que a feira do Brasil e a sociedade brasileira passa por Profundas transformações No seu contexto socioeconômico e político e como nós somos reflexos dessa influência que ocorrem no sistema econômico político social a educação também sofreu sérias
influências com essa depressão né com essa depressão com a queda da bolsa de valores de 1929 que acarretou uma crise Financeira no mundo inteiro então a gente percebe que com essa crise houve uma necessidade de reorganização dos métodos do sistema de ensino e tudo mais durante esse período né a gente sabe que o Brasil ainda passou por um período de guerra o Brasil e o mundo né a Primeira Guerra Mundial que teve todo um período entre foi a transição de Primeira e Segunda Guerra Mundial e todo esse decurso aí a gente sofreu grandes influências na
educação também agora vamos ver aqui uma pessoa personalidade muito muito conhecida e vai ser mais conhecida ainda de vocês que é o Anisio Teixeira Anísio Teixeira esse cidadão aí que em 1932 ele se organizou mais alguns outros educadores brasileiros né Lourenço Filho a florestan Fernandes Darcy Ribeiro dentre outros e aí eles organizaram O Manifesto dos Pioneiros esse Manifesto dos Pioneiros foi um documento um documento que buscava o quê buscava uma escola pública gratuita Universal laica e de qualidade Então essa escola é a escola que a gente quer até hoje né então Anísio Teixeira assim como
os outros educadores eles tiveram influência eles tiveram a oportunidade de estudar em escolas na europeias na escola francesa E aí eles tiveram essa influência E trouxeram para o Brasil essa percepção de que a escola deveria ser pública de qualidade laica Universal e trazer essa oportunidade de ser obrigatória para todos então com isso a gente observa que havia já essa discussão que é de encontro com o movimento político que o Brasil sofria por isso que a gente tem que fazer esse contexto essa análise desses pressupostos históricos filosóficos econômicos que influenciam diretamente na educação mas o Brasil
estava se preparando num período onde é um período Urbano industrial ou seja o Brasil iniciava um processo de industrialização né a gente havia tinha o os governantes que queriam propor um Brasil que fosse que trouxeram indústrias automobilísticas E aí a população precisava o quê de escolarização então ia de encontro com essa escola que eles tinham como ideia uma escola né voltados para o senso crítico e aqui voltando a nossa slide a gente sabe que nessa parte pedagógica né que influenciou fortemente essas metodologias propostas Manifesto dos Pioneiros E aí eu convido vocês para buscarem esse Manifesto
do Pioneiro lá na internet tá disponível eu vou colocar no ava a gente vai ler um pouquinho sobre ele e aí Ouve essa influência sobre tudo nas disciplinas de metodologia de ensino lá no curso de licenciatura e em 1941 foram introduzidas alterações que fizeram didática um curso independente realizado após o término do bacharelado ou seja aqui o aluno ele ia ter tipo fazer um período secundário e ele ia ter mais um período de aperfeiçoamento que seriam a aplicação da didática em suas metodologias então percebem que nesse período a gente tem uma lei uma lei de
diretrizes e bases da educação de 1941 que vem buscar justamente essa inserção da desse curso complementar para os professores normalistas né que era chamado professores normalista eles terminavam o ensino médio no formato normal magistério e tinha um aperfeiçoamento houve um tempo que o magistério não era primeiro segundo terceiro ano do ensino médio ainda tinha o 4º ano então houve um período que ficou até a década de 70 né quando saiu a LDB ela ouve essa mudança né Então somente É nesse processo que foram aperfeiçoando buscando melhorias né adaptações E aí sofremos muitas influências externas nesse
processo de conquista de aprimoramento nas metodologias de ensino no Brasil voltando aqui a gente sabe que a didática né ela ela tem sua origem né nas disciplinas do curso de formação de nível superior Então somente lá quando ela busca né dentro dessa organização na faculdade Sim essas letras né da USP ela faz essa vinculação o quê uma vinculação de um saber teórico Mais sistematizado era como se não magistério no normal mas sério normal que falavas normalista os alunos eles iriam aperfeiçoar o senso mais prático do dia a dia e quando fazia o curso superior eles
entrava mais no campo principais teorias então mas é algo que foi progressivamente se aperfeiçoando né não é algo que nasceu como nós temos hoje a didática reflexiva sobre a práxis sobre a teoria e a teoria sobre a prática mas sobretudo algo que foi se remodelando se reorganizando com o passar do tempo perceba que a gente tá aí em quase um século né de 1870 esse século quando sofreu essas influências do Iluminismo é até aí em 1941 então a gente acaba passando aí por um longo período né de mudanças de buscas por mudanças e que ainda
não tivemos sucesso e aí a gente percebe que ainda questões como por exemplo uma escola pública gratuita laica uma escola que que faça com que o aluno receba o ensino de qualidade ainda é ainda é um desejo de toda a sociedade brasileira em ter em ofertar para as crianças para os nossos alunos essa escola pública no período de 1945 a 1960 a gente passa por outro período então esse período ele esse esquema de três mais um ele começa a se questionado e a didática perde os seus qualificativos que seria didática geral e didática especial e
se introduz como prática de ensino começa a prática de ensino que ele vai principalmente aonde lá no estágio supervisionado Então essa didática ela passa a ser fortemente marcada no estágio supervisionado que o aluno vai receber durante o seu processo de formação nesse momento o ensino da didática né que é inspirado lá no liberalismo com as influências do positivismo o que que ocorre ela tem uma predominância dos processos metodológicos em da própria aquisição de ensino ou seja era mais importante eu pensar no método do que no método prático para o aluno aprender e aí o meu
aluno ia aprender especificamente aquele assunto mas eu tinha que olhar e observar mais claramente os processos metodológicos a qual aos quais eu iria como docente desenvolver com a minha turma ou seja era Como assim a prática era mais importante do que a teoria ou seja nesse enfoque que aí o Brasil se caracterizava como renovador tecnicista da didática ele vem com as grandes contribuições do movimento escolanovista e aí vocês estão estudando sobre a escola nova da contribuição de John Deere que traz essas contribuições que privilegia a experiência do aluno que o aluno que não mais o
professor é o centro do processo de ensino aprendizagem e sim o aluno a partir do aluno centro de interesse do aluno que ele vai estudar é importante é necessário então a organização do conteúdo cidade forma diferenciada e isso faz com que você perceba Que houveram-se mudanças né mudanças mas a gente sabe que nessas mudanças que vieram de forma positiva como também não tão positiva e aí a gente sempre fica aquela perguntinha Será que o Brasil na sua estrutura estava ou está ainda preparado para receber essa escola né que é chamada escola nova proposta pela americana
John Deere Será que essa escola ela foi bem recebida no Brasil pela sociedade no Brasil e aí trouxeram suas inúmeras críticas né suas inúmeras questionamentos sobre a validade desse ensino porque estava colocando em cheque colocando em esse ensino tradicional onde todo mundo tinha mais segurança E aí qual é a diferença de uma escola para outro como é que ela se caracteriza em seus métodos em sua forma de conceber o aluno na relação professor aluno na relação do conteúdo né com esse saber sistematizado então tudo isso são reflexões que devem ser colocados Quando você vai implementar
uma teoria quando você vai implementar essa teoria em sua nova prática E aí né no período de 1964 esse período nós temos né o período pós 64 nós temos né uma desvinculação entre a teoria e prática na didática ou seja essa didática tecnicista né o professor torna-se mero Executor dos processos instrucionais e isso é uma característica da escola tecnicista nessa escola tecnicista que foi nesse período de 1964 até 1980 e quatro praticamente a gente né que foi a partir de 1985 que houveram os processos de redemocratização do Brasil do ensino do Brasil sobretudo né o
Brasil passou por todo esse processo de redemocratização e o ensino também foi necessário Então a gente tem quase 20 anos no período em que a gente sofreu influências De uma educação tecnicista e como que é essa educação tecnicista gente é uma educação que ela fica nos equipamentos instrucionais de estratégias de ensino de avaliação meramente onde o aluno possa ser uma alta instrução que que é uma auto instrução Auto instrução é quando o aluno vai lá ele mesmo abre sua apostila ele mesmo estuda e aí vamos pensar a mediação o processo de intervenção pedagógica como que
acontecia a gente tem né algumas experiências por exemplo quando eles encaminhavam apostilas cursos instrucionais e enviavam apostilas para as fábricas para os espaços onde os alunos iam estudar mas esse aluno jovem e adulto ele mesmo tinha que ler e ele depois ia fazer uma prova um modelo tecnicista muito claro que a gente percebe é essas escolas de provão de EJA como é que acontece o aluno se escreve lá no provão do EJA né assim nas suas comunidades no seu na sua cidade e aí ele pega os conteúdos que ele tem que estudar ele vai lá
estuda de forma autônoma aquelas conteúdos instrucionais e vai no dia somente resolver o exame avaliação isso é um modelo tecnicista e com isso o aluno recebe a sua certificação um curso que a gente faz por exemplo um curso a distância onde eu abro o equipamento não tem ninguém para conversar eu leio o texto Assista o vídeo sozinho não conversa com ninguém vou lá e faço aquela prova isso é um modelo tecnicista de ensino porque ele é auto instrutivo eu somente eu tenho que ir lá e resolver a minha instrução diferente de uma proposta EAD que
é mediada pelo um docente que é mediada pelo pelo um professor mediador por alguém que acompanha esse processo de ensino então isso não é uma proposta tecnicista então o tecnicista ele tem a característica é auto instrucional aluno sozinho Ele lê e aprende somente se dá conta Então nesse momento aqui a didática ela passa a ser questionada e os movimentos em torno da sua revisão torna-se necessário torna-se urgente Então se a gente vinha de uma discussão lá da década de 30 que falava para nós assim é preciso a gente brigar por uma escola de qualidade e
aí eu venho num período de pós 64 uma escola que diz assim olha você pode aprender sozinho no processo de auto instrução você vai lá e aprende sozinho e aí não há uma contradição ou seja era para caminharmos é uma evolução e a gente acaba tendo um retrocesso né com esse com essa questão E aí faz-se necessário as discussões em torno dessa didática Precisamos de uma didática é que renove um Novos Rumos para essa didática porque é uma didática que não é válida para nosso contexto né a qual a gente está inserido Então a partir
da década de 1980 onde o Brasil passa o Brasil e o mundo passa por profundo as transformações e há esse processo de redemocratização né em torno do mundo como todo as grandes discussões das grandes potências os aspectos econômicos a década de 80 ela passa por enfraquecimento né dessa questão das próprias ditaduras militares que América do Sul nas décadas de 60 e 70 então o Brasil nesse nessa nesse ritmo passa busca por um processo de redemocratização um deles foi aquele movimento direta já onde a população já buscava né melhorias a própria escolha do seu presidente então
isso fez com que houveram né houvesse significativas mudanças em vários setores em vários aspectos né do Brasil né E aí sobretudo a educação passa sofrer essas fortes influências nesse processo de redemocratização E aí observamos que na década de 80 as dimensões políticas a política técnica e humana da prática pedagógica Elas começam a pensar em um processo chamado ou seja há uma conexão entre esses vários aspectos Entre esses vários momentos onde a gente busca né busca ser uma didática que tivesse né uma didática voltada para o ensino-aprendizagem dos alunos voltado para a cidadania voltada para o
aspecto principalmente de devolver a população brasileira o seu enfoque principal que seja o que uma didática multidimensional essa didática multidimensional ela acaba assumindo né dentro do processo ensino-aprendizagem ou seja nessa articulação técnica humana e política né E aí a gente fala política Não no sentido da politicagem dentro da didática mas a política no seu sentido da água e são do Diálogo da dinâmica porque a educação em si é um ato político é um ato de discussão e esse processo de discussão onde envolve a democracia onde todos têm o direito a falar é o exercício pleno
da política né E aí a gente lembra lá das aulas de filosofia a política da polis né não aquela política politiqueira né mas a política de desenvolver a cidadania desse né da população brasileira Então essa articulação fazia Se necessário pensar numa didática voltada para os seus aspecto técnico humano e político no sentido de ter a educação como ato político e assim passa a se configurar uma educação dentro da década de 80 de transição né E aí as mudanças elas vêm como enfoque trazendo a sua transição para algo que virá algo que estará a Vi e
aí a gente começa a pensar que essa educação e essa didática ela assume o compromisso com a transformação social buscar né uma prática pedagógica que torne um ensino de fato eficiente e aí não se tem medo da palavra que que essa palavra né a palavra era o que a maioria da população tem a dizer ou seja buscar as formas de aumentar a permanência das crianças na escola um currículo em sua interação com uma população concreta dentro das suas exigências ou seja lembra lá dos princípios uma escola pública gratuita Universal laica e de qualidade Esse é
o princípio né de essa transformação social porque tudo isso vai proporcionar o pleno exercício da Cidadania o pleno exercício das crianças dos jovens e dos adolescentes das nossas escolas públicas e isso é ainda um Anseio muito grande que nós temos enquanto educadores assim a gente conclui a nossa aula né Essa nossa aula está na referência do livro didática que está disponível na minha biblioteca Desejo a todos e todas boas reflexões ótimas leituras e não deixe de participar do nosso encontro sincrono lá a gente discute debate a profunda muito mais essas temáticas a qual a gente
vem apresentando na nossa web aula até mais [Música] [Música] [Aplausos] [Música] Educação a Distância mudando realidades
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