[Música] para falar sobre isso vou começar mexendo um pouquinho talvez num dos textos que acaba levantando a discussão que é o que aparece no começo da Bíblia em Gênesis Capítulo 1 afinal de contas talvez a discussão começa pela questão da criação e eu gostaria de começar mencionando bastante aquilo que a gente observa na própria escritura que Deus é fonte de toda verdade nesse sentido aquilo que se conhece sobre Deus e o que se conhece sobre a criação de Deus de alguma forma corresponde a isso que vamos chamar de verdade e nós temos portanto a realidade
de que Deus comunica sobre o universo e sobre si mesmo por meio de tudo que existe por meio daquilo que na Bíblia a gente vai reconhecer como criação muito celebrado especialmente no salmos e as nossas conclusões sobre isso estão aí em paralelo com aquilo que a palavra escrita a revelação aquilo que a bíblia chama Da lei do senhor que é perfeita fala sobre Deus e nos traz também verdade e portanto a questão para gente como é que a gente conversa aí põe em conexão e interação a esses dois discursos a respeito daquilo que a gente
vai encontrar aí a Bíblia vai dizer não só que a palavra de Deus é verdade mas dizer que Cristo Jesus Colossenses Capítulo 2 vai dizer nele estão Capítulo 3 né na edição escondidos os tesouros da sabedoria e do conhecimento então a Bíblia vai dizer algo muito interessante que No princípio Deus em hebraico é chamado de bará é um verbo aqui só Deus pode ser sujeito não existe né a gente disse que ele é o criador não há outro sujeito desse verbo na escritura sagrada ele cria os céus e a terra e a terra é descrita
sem forma e vazia trevas cobrir uma Face do Abismo Espírito de Deus se movia sobre a face das Águas no início da narrativa da criação é interessante que a gente vai ver com atenção como essa história da narrativa da criação é mais complexa do que a gente pode imaginar enquanto o texto bíblico diz isso que Deus é o criador podemos dizer de tudo que existe o final de Gênesis um começo do capítulo 2 diz que Deus Terminou a obra com todo o seu exército cada coisa no seu lugar é tudo devidamente ordenado e a ideia
fundamental é isso que a gente precisa entender a ideia é fundamental que aparece na Bíblia é uma ideia por exemplo que não pai concordar com o conceito de que a matéria e as coisas sempre existiram como se a matéria fosse eterna ela sugere explícitamente uma frase interessante sugerir explicitamente né uma ideia de um começo de uma vez só um começo que se define por uma ação que é um impulso criativo do Senhor do Universo E olha que durante muito tempo a ciência através do séculos tentou moldar aí uma espécie de teoria explicativa sobre a origem
do universo e hoje depois de tanto Progresso de tanto a tudo aquilo que foi estudado desde física mais antiga depois da física newtoniana depois da física após Einstein a gente vai até hoje uma referência que é aceita pela ciência de modo geral e que existe uma espécie de origem do universo que tem sintonia com esse paradigma de criação bíblico A Teoria mais aceita chamada do Big Bang né que é o universo é resultado de uma grande explosão e a sugestão dos estudiosos que foi algo em torno de 12 a 15 bilhões de anos atrás e
a partir desse início né o universo começa a sua expansão dando origem a tudo aquilo que nós temos ideia hoje mesmo que a gente possa discutir a gente vai tentar isso detalhamento dessa posse dessa teoria e do texto bíblico A gente vai ver que o ponto de partida de que tudo começou numa espécie de início grandioso é a ideia é paralela o Big Bang tem sintonia em ter e cosmovisão com a perspectiva Bíblica do início de tudo porque ou a gente admite que o universo sempre existiu ou admite que ele teve um começo se ele
teve um começo a pergunta ele tem vários começos ou começo paulatina não ele tem um começo numa grande momento isso bate exatamente com essa ideia semelhante ao que a Bíblia diz quando ela afirma e disse Deus então a sugestão é essa né Mais ou menos eu não sei até que ponto essas contas ela sempre aparecem modificadas de década em década e talvez venham aparecer mais para frente se sugere aí mais ou menos 15 milhões de anos para termos aí o que é chamado de é Universo em expansão a uma discussão aí depois os estudiosos cientistas
vão dizer se o Big Bang será acompanhado de um big alguma coisa assim mas essa questão é interessante por isso do ponto de vista da avaliação daquilo que é predominante na Ciência Hoje basicamente se diz é que além do Big Bang mais ou menos entre 4 e 5 bilhões de anos atrás nós temos a formação do planeta Terra imagina se aí mais ou menos depois de 3 bilhões origem de vida nos oceanos é isso aqui a modelo de avaliação científica que nós temos hoje nos diz os primeiros vertebrados teriam surgido aí a 500 milhões de
anos atrás os dinossauros assim ditos cerca de 200 milhões de anos teriam se distintos a 60 milhões de anos e aí existe a sugestão aí do chamados hominídeos e humanos que estariam na terra os meninos pelo menos alguns assim dizem alguns milhões de anos e o ser humano como nós o conhecemos de fato nós temos uma realidade civilizatória que não passa de 20 mil anos nós não temos nada além disso que pode ser percebido quando a gente escuta isso e ouve isso é importante entender que além de tentar conversar entre o discurso que nós temos
sobre a nossa leitura da Bíblia aquilo que muitas vezes a gente chama de teologia e o discurso de Interpretação da realidade que a ciência tem um outro assunto interessante que não aparece a primeira vista que é a questão da filosofia filosofia como a sua definição mais básica o estudo das causas últimas de todas as coisas da Luz da razão e a gente Talvez não tenha ideia que quando a gente tem o transcurso histórico uma proposta às vezes científica uma proposta até mesmo dita teológica Às vezes você tem uma espécie de filosofia por trás daquele pensamento
explicando melhor por exemplo do século 19 no pensamento europeu houve um deslocamento na Idade Média as pessoas estavam preocupadas em achar a essência das coisas a buscar a verdade a partir de uma paradigma aristotélica que se definiu com mais clareza no pensamento de Tomás de Aquino no final da idade média e quando termina esse momento eles cansam de discutir metafísica e começam a discutir o conhecimento como é que as ideias que estão na nossa cabeça são confiáveis e elas realmente interpretam a realidade ou não a razão tem condição de entender o mundo então a preocupação
agora com o conhecimento é a validade dele toma conta do pensamento depois do século 16 aí quando o pessoal já cansou igual o Renato na sua no louvor eles mudam o foco e dizem não não a questão mais importante é o transcurso da história é como as coisas ocorrem no eixo do tempo e aí eles começam a dizer o seguinte não o tempo tem uma um transcurso Lógico que caminha numa sequência que tem sentido através de uma movimentação dialética e a coisa sempre tá indo de bem a melhor nós estamos num fluxo evolutivo nós estamos
indo para uma dimensão superior por isso que tem uma bandeira não sei se já vi em algum lugar escrito a ordem e progresso você já viram isso em algum lugar né Essa Ideia dominou o mundo e isso é uma ideologia que tem tá na cabeça da maior parte das pessoas você vai numa cidade lá pequena e fala lá não é tão evoluído ainda né A ideia é de que a evolução é um processo uma espécie de pa ou PG de razão não sei como é que a n = 1 x 5 n - 1 É
isso mesmo uma coisa a gente faz uma oração forte aí é essa proposta ela Então na verdade não tá verificada é um ponto de partida então é muita coisa que a gente chama de teologia e muita coisa que a gente chama de ciência na verdade tem uma espécie de motor dirigindo o pensamento enquanto a filosofia tenta usar só a razão para tentar descobrir princípios que explicam a realidade a teologia faz uma coisa PS parecida mas ela se volta para a revelação divina para a escritura e tenta a luz da Razão compreender a escritura para chegar
à conclusões válidas sobre a Deus o ser humano e a vida a nossa volta e aqui é interessante observar a filosofia é reflexão a partir da razão para entender o mundo a teologia é uma reflexão também com a razão levando em consideração a revelação escritura a ciência e outro departamento a coisa pode ser longa porque nós temos ciências muito variadas Né desde a ciência na área da literatura ciência na área do direito à Ciência na microbiologia a ciência como matemática mas de modo geral a ciência trabalha com essa ideia que a gente pode conferir aí
em que você pode de fato objetivamente especialmente a ciência no seu nível experimental né se dá para enxergar lá bem observação e pode ser experimento até chegar à conclusão de que nós temos uma lei né observa-se um fenômeno e se pode verificar que aquilo é constante dentro do que a gente costumava chamar de condições normais de temperatura e pressão muita gente vai precisar de uma oração no final da celebração e aqui uma coisa interessante quando a gente pensa em compreender a criação é necessário que a gente entenda o papel de cada um porque porque tem
coisa que não tem nada a ver com a ciência e Tem coisa que não tem nada a ver com os estudos bíblicos e com a teologia é claro que uma parte da discussão vai ter aí uma sobreposição uma parte da discussão vai envolver a o mesmo assunto e eles acabam interferindo no outro mas veja bem por exemplo algumas pessoas me perguntam então arqueologia já provou a existência de Deus Deus não está enterrado em nenhum lugar da terra de Israel ou de algum lugar do mundo ninguém vai achar né a unha de Deus em algum lugar
ela falou tá que encontramos porque porque a ideia de Deus e certos conceitos teológicos estão fora da possibilidade do que a gente pode chamar de verificação científica isso é interessante porque quando você vai discutir e vai falar sobre argumentos em favor da existência de Deus o argumentos que tem a ver com a realidade de Deus esses argumentos são basicamente lógico filosóficos ou teológicos muitas questões científicas você não tem como botar Deus no laboratório quer ver como ele funciona olha aqui a lei não é passivo desse tipo de análise e a mesma coisa acontece quando a
gente pensa naquilo que a gente pode entender pela teologia a e pela por exemplo filosofia e que não tem sentido você incluir a ciência assim como coisas que a ciência faz não tem condições de nós entrarmos com elementos vamos dizer de natureza teológica Às vezes você tem uma descoberta arqueológica Você tem uma um experimento biológico isso pode provar alguma coisa até certo ponto mas de modo geral a ciência faz um experimento que prova algo dentro de um determinado ambiente numa verdade digamos limitada As Verdades experimentais da ciência não explicações completas a respeito da realidade do
sentido da vida então o cientista tem um papel o filósofo tem outro papel e o estudioso da Bíblia e o teólogo tem outro papel quando a gente não entende isso dá uma confusão danada as pessoas começam né a colocar certas responsabilidades nas costas do outro e a gente acaba tendo uma confusão muito grande nesse nessa tentativa de compra Então vamos lá para ver se a gente consegue entender razoavelmente a questão Então você tem conforme a própria escritura e a Boa filosofia e a de certa forma muitas indicações Gerais a partir de muito que a ciência
tem descoberto né Por exemplo a ciência tem percebido que existe uma teleologia na criação é uma coisa de louco tava vendo a história de um pássaro que nasce na Califórnia e depois ele vai para o Havaí aí retorna E se ele perde a viagem a sua espécie desaparece ele nunca foi para o Avaí antes mas ele não erra o caminho ele voa três mil quilômetros como é que isso funciona esses aspectos assim fascinantes da criação tão celebrados por exemplo no Salmo 104 São interessantes e apontam para certas referências que tem sintonia com a linguagem bíblica
e até filosófica a respeito de Deus então o que que acontece como nós temos a criação a nossa disposição e através dos Sentidos e da razão a gente pode avaliar a gente faz o que uma leitura da criação essa leitura pode ser de ordem filosófica com essa leitura pode ser científica e essa leitura sempre vai ser o que uma leitura só Deus tem o discurso perfeito e completo a respeito de qualquer coisa tudo que você falar foi você que falou Amém irmãos Quem foi abençoado toda a nossa compreensão ainda que a gente possa validar e
entender ela tem os seus limites todo mundo por exemplo sempre entendeu que a física do jeito que Newton elaborou ela era vamos dizer a última bolacha do pacote depois vem alguém espera aí não esse modelo faz sentido mas aqui se a gente amplia os horizontes esse modelo já não serve para uma outra referência porque nós temos outros fatores que não estavam incluídos na análise avaliação quando nós temos as escrituras de novo as escrituras dos revelam Deus elas nos revelam a sua vontade a sua palavra só que nós temos o quê a gente lendo a escritura
e quem é que nem escritura sou eu e você então toda leitura Nossa da escritura tá aberta para discussão uma coisa que eu brinco eu falo falo isso dos judeus né e falo isso dos Batistas onde tem dois judeus ou dois Batista reunidos a pelo menos sete opiniões diferentes então a gente abre porque a conversa é livre uma coisa interessante como o pensamento bíblico é um pensamento de liberdade porque ele coloca a realidade da Verdade na escritura então ele chama quem o intérprete toda pessoa que diz não Fulano vai interpretar para mim ele é uma
espécie de preguiçoso de Cristo né que se afasta da sua responsabilidade ele não entendeu ainda esse Deus quisesse nos dar uma referência de alguém que dissesse a verdade para o que a gente deve fazer ou pensar não teria dado um livro teria dado um comandante na sua vida e ele nos deu a escritura por isso que o pensamento judaico e protestante é tão prolífico na produção de ciência da produção de reflexão e de uma série de coisas que mudaram a história da civilização é uma efervescência positiva que nos permite é caminhar na direção de uma
aperfeiçoamento de uma amplitude da nossa realidade então o que que acontece entre a criação e escritura não tem problema você nunca vê né a terra os bugios os elefantes as borboletas os Camarões brigando com a Bíblia ou tendo qualquer conflito o problema são o que as leituras quando presente pega e faz a nossa teologia o a nossa hermenêutica e ela conversa com um tipo de ciência de uma certa época um tipo de Filosofia de uma certa época aí a gente tem o que é chamado de conflito entre Bíblia e ciência O interessante é que aquilo
que se tinha entendido sobre a Bíblia Foi muitas vezes realinhado repensado e melhor compreendido e o que se entendia de ciência o pessoal também virou a pá ele falou espera aí não é bem assim e portanto a nossa responsabilidade de estudo permanece para a gente pensar sobre assunto Olha que coisa interessante você conhece bem o que a Bíblia diz No princípio Deus criou os céus e a terra essa frase eu não vou entrar em detalhes eu tenho a impressão que ela é uma frase que aparece como um título geral sobre todo o texto da criação
e a próxima frase começa dando início ao que vem na sequência como se ela dissesse assim bom acontece que a Terra era sem fome vazia o espírito de Deus na sua ação criativa estava pairando ali sobre a superfície fácil do abismo e aí disse Deus e pela palavra Divina começa o processo de criação e a gente sabe tem dia um dois três quatro cinco seis existe uma coisa interessante tarde de manhã não é manhã e tarde tá invertido e existe o último momento que é coroamento da criação que é o shabbat que é o sábado
que é o sétimo dia onde Deus cessa a sua ação criativa é Deus Descansou e falou nossa não aguentava mais na ideia não é essa né que Deus não aguentava mais um dia eu precisava de folga né então ele então se essa atividade criativa e nós temos a maneira como o texto apresenta como foi que as duas conversas entre quem leu a Bíblia e quem leu e quem tentou ler a criação que que eles tentaram fazer Olha que coisa interessante a primeira sugestão foi essa a teoria do dia era que até certo ponto hoje já
era mas ela diz basicamente o seguinte como a sugestão da geologia nos dá um período de tempo muito longo e a ideia de um mundo de 6 mil anos com dias de 24 horas na criação parece ter muita dificuldade de se encaixar com essa geologia mais longa o pessoal parece ter achado a solução eles disseram o seguinte olha Gênesis 1 traz os fatos na ordem certa só que o período de tempo é muito maior equivale uma ela de milhares ou quem sabe até milhões de anos e aí eles tentam utilizar o versículo segunda-feira 38 e
para o senhor um dia como mil anos então cada dia significa milhares ou quem sabe milhões de anos e aí a coisa estaria resolvida desse ponto de vista o grande problema é que essa teoria tem algumas dificuldades Apesar dela tentar sugerir que seis dias poderiam valer essa quantidade enorme há de tempo o universo teria começado como Big Bang seria a criação da Luz Quando Deus diz haja luz e com a expansão dos Passos outros fatos tiveram sequência e qual que é a dificuldade a dificuldade é você lembra bem da criação não lembrou Então vamos conversar
de novo no terceiro dia surgem as plantas no quarto dia pessoal Imagine as plantas esperando um milhão de anos para o sol aparecer seria interessante só tinha musgo na terra quando o sol chegou né então a tentativa de fazer essas conexões tem uma certa dificuldade Porque a luz sus no primeiro dia que luz é essa e a luz surge no quarto dia vindo do sol da lua e das estrelas que nos é essa primeira como é que funciona essa sugestão tem várias dificuldades aí o pessoal Continua Estudando e lendo o assunto assim como vocês devem
fazer depois de terminar a nossa reflexão hoje eles tiveram uma sugestão interessante chamado dias de Revelação A Bíblia fala de um dois três quatro mas que dia são esses não é dias da criação dizem que Moisés assistiu o trailer da criação foi dia 1 Moisés foi convidado né ao Grande cinema Celestial e são seis dias reais mas não se refere a criação mas o arquivo recebido né descompactado instalado no HD mosaico ele recebe e foram seis dias sucessivos de Visões dadas por Deus na Moisés Por isso tá contado não se refere a criação mas se
refere a maneira como o registro a respeito da criação Foi recebido olha a ideia é criativa né o homem continua criando a outra ideia parecida para tentar lidar com isso foram chamados dias de Proclamação é até uma ideia interessante essa porque a Bíblia insiste muito no fato de que Deus criou tudo mediante a sua palavra Deus não pode ser dominado pelo ser humano Deus não é alguém que pode ser restrito a uma imagem Deus só pode ser acessado mediante o seu nome e tudo que ele faz é mediante a sua palavra Hebreus vai confirmar isso
então quando se diz seis dias são seis dias dá palavra Divina disse Deus agora quando Deus falou começou acontecer Quanto tempo demorou para acabar aí outro departamento disse Deus haja luz pronto a luz Começou a funcionar e até a Eletropaulo Celestial aí Sideral fazer todas as conexões ligações a coisa caminhou e a discussão é que você tá caminhando até hoje os seis dias seriam aí referencia dias de Proclamação Divina até uma coisa para a gente pensar né a criação Acabou ou tem coisa sendo criada você não tem coisa sendo criada as pessoas que existiram agora
foram criadas agora como é que foram a criação estática ou prossegue né Então as ordens divinas foram executadas em longos períodos de tempo a outra ideia Talvez um pouco mais estranha esquisita e de uma vez que você nunca ouviu falar é que é uma questão geográfica sem houve seis dias de criação mas foi local a coisa aconteceu ali só o Éden foi criado em seis dias Deus fez um trabalho localizado algumas espécies teriam sido criadas antes do Éden fora do Éden havia morte dentro do Éden não e Gênesis 2 vai falar de uma época anterior
ao cultivo do solo pelo homem uma ideia que tenta fazer o seguinte Olha o registro daquilo que a gente vê no que é chamado discurso da ciência tá lá fora o registro que fala de como Deus fez tá aqui dentro então a gente faz uma distinção e coloca em dois departamentos o que não sei se seria uma ideia tão interessante uma outra sugestão bastante atraente e que teve muita gente interessada nela nos últimos anos foi chamado teoria do intervalo o que que é período intervalo disso o seguinte ela chama atenção que a Terra era sem
forma e vazia e que havia trevas sobre a Face do Abismo e que o texto bíblico não diz explicitamente que Deus criou a água parece que já tá lá né o espírito de Deus parava sobre a face das águas não se menciona só mais adiante que fala da Separação das águas Então por causa disso o pessoal fez a seguinte sugestão na verdade Deus criou tudo no começo do princípio Deus criou os céus e a terra criação completa Mas em vez de a terra ser sem forma e vazia eles fizeram uma releitura do texto original hebraico
disseram a terra porém tornou seu ficou sem forma e vazia e se ela tornou se ficou sem fome vazia A ideia é que ela ficou caótica então associar isso alguns mitos da Babilônia antiga e aí ele diz nesse período aconteceu a queda de satanás nesse período aconteceu um monte de coisa e foi um período longo que permite a gente ter essa longevidade geológica dispon dos registros pesquisados e que quando Gênesis 1 2 vai falar de como é o a criação em seis dias na verdade em vez de ser a criação é uma recreação é um
reordenamento de uma criação original que foi bagunçada pela entrada do mal no universo aí eles dizem que nesse período a terra teriam existido lá atrás os chamados dinossauros que às vezes quando a gente vê alguns andando na rua por aí os diversos organismos fósseis encontrados animais perecem Deus faz essa recriação e a queda de satanás se encaixa aí isso é uma tentativa a de fazer com que o discurso da Leitura literal do texto converse de uma maneira com o que é chamado o discurso da geologia predominante no nosso contexto hoje né Há uma dificuldade a
teoria muito interessante muito atraente só que ela não aparece nenhum outro lugar da Bíblia Êxodo vai falar em seis dias o Senhor Deus fez os céus e a terra não existe esse conceito não aparece isso é tão claro predominante era razoável imaginar que em algum outro lugar da Bíblia esse tipo de ideia fosse aventada apesar de ser tão interessante ela tem as suas dificuldades Outra ideia ela acaba dizendo olha de fato a gente precisa dar o braço a torcer ela vai entender e a evolução que a princípio é um conceito filosófico pertinente a filosofia do
século XIX que ela de fato se tornou uma realidade aí você discute em que medida os organismos mudam não mudam em que proporção se existe salto se não existe uma série de discussão mas se admite a evolução e aí existe uma série de pensadores que se denominam a cristãos e confiantes na Bíblia que são chamados evolucionistas dizendo a evolução da Viviana até isso da secular não tem mínimo sentido porque ela tenta dizer que o processo é automático e Deus não está presente mas alguns como um homem chamado teia de chardan ele vai dizer o seguinte
a evolução foi a maneira como Deus fez porque a realidade da criação se estabelecesse Deus estaria então na direção desse processo contínuo de evolução e claro diante disso Gênesis teológicas verdades Morais verdades importantes mas é apenas um relato simbólico Ok Claro causa uma série de dificuldades né quando a gente ler sobre queda entrada do pecado isso com a mesma ideia de evolução a gente Lê o texto de Romanos Capítulo 5 sobre a entrada do pecado do mundo a ligação com a teoria evolutiva tem uma série de desafios e ela enfatiza Esse aspecto teleológico da natureza
e finalmente Tá vendo só você tá é desafiado a criar mais uma leitura no final da nossa reflexão é chamado de leitura literária e vai dizer o seguinte Gênesis 1 não é um discurso científico em aí uma coisa importante presta atenção você nasceu no mundo Ocidental no século 20 ou 21 vamos entrar em detalhes aqui sobre isso agora né E você acabou estudando né e lendo o mundo a partir da referência que você recebeu só que uma pessoa no Israel antigo nos tempos bíblicos pensava de maneira completamente diferente o discurso não foi escrito nem no
ocidente nem numa cultura greco-romana e nem com perspectivas que a gente tem qual que é o problema de ler o texto bíblico você perguntar para ele o que ele não quer responder e não escutar o que ele tá tentando te ensinar Então nesse sentido primeira coisa Gênesis 1 não é um discurso científico do princípio era o átomo do hidrogênio um partícula né explodiu houve uma aflição nuclear não ele não vai ele vai falar sobre Deus de uma maneira que qualquer pastor de rebanhos no antigo Israel conseguia entender e receber seu ensino apesar de não ser
um discurso científico a gente vê que o texto é bem organizadinho é muito arrumado ele é literalmente organizado e não dá para gente tentar forçar incluir no texto que é o que geralmente muita gente faz né tentar dar um jeito de botar a última interpretação científica sobre um assunto outro dentro do texto para ver se encaixa lá às vezes o texto não tá nem preocupado com isso e a nossa sugestão é que a possibilidade mais razoável aí cada um depois pode pensar discutir fazer grupos ler livros sobre o assunto é que aí pode ser literária
talvez tem muita coisa nos dizer porque Gênesis aparecem nessa narrativa fazendo afirmação teológica sobre Deus e sobre o Deus Criador e diz que a terra essa informe vazia se essa informe vazio que precisa ser feito da forma e preencher por isso a organização dessas frases criativas de se Deus disse Deus assim por diante vão se definir de uma maneira com alguns ajustes aí em relação a nossa expectativa talvez de um de uma similaridade perfeita entre a terra sem forma que precisa receber forma e a terra vazia que precisa ser preenchida portanto que que nós vamos
ter Deixa eu ver se eu e isso gostar primeiro depois eu volto lá nós temos uma coisa interessante no início do primeiro dia a ênfase é luz separando de trevas a luz surge interessante que no quarto dia aparece o quê sol lua e estrelas Ou seja no primeiro dia você tem luz no quarto dia você tem o preenchimento a forma aparece no primeiro e no paralelo do primeiro quarto você tem o preenchimento Ou seja a narrativa ela é literadamente organizada e atenção ela não tem interesse de dar detalhes que nós temos como questionamento do cientificismo
dos nossos dias a nossa visão matemática e por isso que a pessoa vai estranhar porque que Deus fala primeiro sobre a tarde depois da manhã se for para seguir uma ordem conforme a nossa lógica não seria assim no segundo dia os céus aparecem aí é dividir águas que estão em cima e águas que estão embaixo aparece o firmamento que é chamado de hierarquia as águas que tem embaixo costumam ter os bichos bichos da água que são os peixes e tudo que habita lá e as águas que estão lá em cima né E de vez em
quando você ver as descer aqui em São Paulo e casal uma série de problemas você tem todo bicho que voa que são as aves e todos os animais alados no dia 3 surge a separação de mares da terra e abaixar a terra seca e que que surge animais e homem então você percebe que apesar da gente poder discutir o assunto o que nós temos é um quadro literário montado direitinho mostrando para gente algumas coisas importantes que Deus criou tudo criou tudo de forma ordenada que nada tem origem fora da criação de Deus e portanto Gênesis
tem mais intenção de explicar porque o universo e o ser humano foi criado do que nos explicar como ele foi criado isso com certeza é departamento da ciência a ciência pode estudar para saber como é que foram os processos exatos o que eu quero dizer com isso que a leitura mais sobra do texto vai mostrar para gente que grande parte da briga e da discussão entre os dois no fundo não faz muito sentido portanto é importante observar algumas coisas que a linguagem de Gênesis é fenomenológica ela discute mostra as coisas como elas aparecem perante os
nossos olhos ela não é uma linguagem filosófica ou científica ela é complexa existe uma realidade histórica existe mas por exemplo você lê a história de Adão e Eva como é que a gente consegue detalhar em que medida tudo que a Bíblia fala sobre Adão e Eva é mais literal ou mais simbólico a gente não sabe o que que o texto diz consor do teu rosto poderás o teu pão você põe o pão aqui deixa cair o suor e come é isso que o texto está dizendo seguramente não o texto tem o núcleo histórico o texto
tem poesia eu tava lendo um artigo recente sobre a questão literária Gênesis 1 a 3 e sempre o pessoal tentava dizer olha o que tem Israel parece que tem no Egito que tem Israel parece que tem na Babilônia e alguns estudos recentes corretamente Estão dizendo para a gente seguinte o que tem Israel é único não tem nada exatamente desse jeito de alguma maneira tem uma sintonia com a realidade da sua volta mas é um gênero particular próprio é interessante tentar escutar o que o texto quer dizer a leitura contextual por que é que o texto
está sendo escrito para dizer para o mundo antigo que os deuses Pagão são falsos que os muitos deuses não são verdades Versículo 14 vai dizer que chamar o Deus só da Babilônia que o sol e a lua que eram adorado são chamados de luminárias como quem diz assim aquilo que você chama de Deus não passa de uma luz muito grande ou um pouco menor existe um desencantamento uma espécie de mitologiaização do paganismo porque esse é o objetivo do texto não responde a questões que não são seu foco uma pergunta para a gente quando é que
foi criado Professor Saião o universo tem a mínima ideia quando é que exatamente surgiu a terra também não sei acho que Gênesis não quer responder isso mostra porque Deus criou e não como ele fez no detalhe que não é o objetivo né você tá fazendo a pergunta errada por texto errado e o texto portanto não deve ser literalmente portanto os dias não podem ter 24 horas na nossa opinião até porque o sol surge no quarto dia quantas horas tem os dias anteriores os seis dias são um dia só Engenheiros dois quatro quando o texto diz
literalmente no dia em que foram criados se a gente for excessivamente de ter algo um em dois quatro fala que foi num dia também à tarde começa antes da manhã e tem foco literário e também de ordem rútica em gênes a cronologia tem papel secundário aparece duas criações do homem aparece repetições aparecem inversões porque o propósito de gênes É principalmente didático e não cronológico como a gente imagina a pessoa começa a ler né Eu me lembro que eu tava tentando falar de Jesus com uma pessoa ela ficou muito chateada falou você me deu o evangelho
aqui tá escrito Segundo Mateus eu quero o primeiro porque porque segundo eu falei não Deixa explicar segundo ele de acordo é porque eu já li um agora eu tô lendo o outro é tudo bem tudo parecido falei então uma coisa importante para a gente não esquecer quando conta uma história é e realinha-la no nosso pensamento então na Bíblia você vai encontrar por exemplo várias narrativas parecidas não porque houve um erro mas porque é importante relembrar você tem um livro chamado Êxodo você tem um outro chamado Deuteronômio não põe o nome de ninguém com esse livro
hein Deuteronômio chama-se na nossa tradição segundo a lei porque repetir tudo de novo porque isso tem um valor muito especial porque faz sentido na comunidade dos que adoram a Deus então nós temos a separação interessante que a criação é sempre mostrada como separação Olha lá separou luz das Trevas primeiro dia separou água de água foi o segundo dia aí depois você tem o terceiro dia com as águas que aparecem lá Deus vê que ficou bom olha porque a gente não pode ser liter a hora que diz o verso 12 a terra fez o quê brotar
a vegetação quem criou a vegetação foi a terra não a descrição é fenomenológica por que que o texto diz isso porque o cara olha no deserto na terra de Israel não tem nada começou a chover e ver que a terra fez brotar um monte de coisa mas a terra não cria sozinha porque Deus é criador haja luminares do firmamento para separar o dia da noite são separados foi o quarto dia encham as águas de seres vivos envolvem E aí se define o quinto dia e finalmente Olha que coisa Olha lá preste atenção confira comigo no
replay Produza a terra seres vivos vai ser literal então a terra que cria os bichos Lógico que é a linguagem não é ontológica no sentido de definir que a terra reprodutora de animais de acordo com as suas espécies rebanhos domésticas animais selvagem e demais seres vivos da terra e finalmente a Bíblia vai mostrar o coroamento da criação colocando aí o homem como imagem e semelhança de Deus e vai dizer que tudo que Deus fez ficou muito bom foi o sexto dia e a transformação do tempo em tempo de lembrança do Deus que age na história
como criador e Redentor estabelece o ciclo de sete que é o famoso Shabat que entra como sábado e que entra o conceito na tradição Cristã depois e no sétimo dia Deus havia concluído a obra que realizaram fecha a criação com o foco do ser humano que é ser ligado a mundo que tá a sua volta que tem a responsabilidade de ser corrigente com Deus e dominar a criação e ele é feito a imagem e semelhança de Deus por isso ele tem dignidade diferenciada e ele tem uma responsabilidade perante a criação que que a gente conclui
da nossa reflexão a Bíblia Olha que coisa interessante não tenta provar a existência de Deus ela não parte do pressuposto que é necessário fazer isso o pressuposto bíblico No fundo todo mundo sabe que ele existe a pessoa tem que lutar contra esse conceito porque de alguma maneira ele está na própria realidade do ser humano Deus existe como Deus único Um Novo Testamento ele vai ser descrito como um Deus e de alguma forma entre Uno Esse é do rim que não tem princípio nem fim Deus não precisava criar o mundo sofria de solidão Celestial não tem
o que fazer a pessoa achar alguém para conversar ele fez por sua Soberana vontade por sua decisão Deus cria tudo por meio da sua palavra ele Creia e isso é muito valioso esse Deus e cria tudo a Bíblia vai mostrar que tudo foi criado por Deus e é interessante isso nada teve origem independente isso estabelece uma relação de unidade da criação quando a gente imagina como acontece no mundo politeísta que cada coisa tem uma origem diferente a vida é uma loucura a ideia de uma realidade integral sob o mesmo Deus Deus que domina o tempo
e espaço é muito valiosa e nada foi criado pelo mal porque eu me lembro né quando eu estudei uns uns contos folclóricos aí da nossa tradição Popular alguns diziam esse bicho foi criado pelo Deus por Deus esse aqui foi criado pelo capeta Esse aqui é do bem Esse aqui é do mal imagina se fosse um negócio desse jeito a Bíblia diz que mal não tem razão de criação em nada tudo teve princípio a matéria não é autoexistente ela não corresponde ao que é o divino a obra de Deus possui ordem harmonia Deus cria tudo a
partir do nada não existe uma referência anterior o universo criado mostra glória e o poder de Deus e o homem criado a imagem de Deus e a coroa da criação a criação é distinta de Deus porém sempre dependente de Deus na Bíblia Deus criou o universo para revelar sua glória se a gente entender direito a Bíblia compreendendo o contexto compreendendo os limites daquela da declaração compreendendo a aplicação dela não acredito que venhamos de qualquer conflito definitivo entre a leitura saudável E adequada da escritura e a ciência a uma convivência completamente razoável entre os dois discursos
as teorias seculares as teorias que tem pontos de partida que são pontos de partida às vezes ideológicos até teológicos Ou filosóficos aquele parque do ponto de partida contra a ideia bíblica ele vai bater lá na frente já saiu batendo aqui embaixo já é uma outra referência não existe na verdade é conflito ideológico o que existe é um conflito de pressupostos essas teorias que por exemplo que incluem seguramente o evolucionismo ateu são incompatíveis com a fé na Bíblia a gente não dá uma ideia também de que a pessoa pode acreditar em qualquer negócio que no fim
ele dá um jeito de juntar com Salmo 23 e todos viverão felizes para sempre a coisa não funciona assim e Deus abençoe não só nosso coração mas o nosso cérebro também é nossa mente e que a gente celebre essa criação Deus viu tudo que tinha feito e tudo havia ficado muito bom Amém [Música]