começa agora pela TV Novo Tempo mais um programa Evidências sempre na busca de fatos que comprovem a veracidade histórica da Bíblia Sagrada Daniel Capítulo 8 Versículo 14 traz aquela que é considerada a maior profecia de tempo de toda a história ali é dito que até 2300 tardes e manhãs o Santuário seria purificado Qual o significado dessa profecia Qual o seu emblema para a história do cristianismo você quer saber então não sai daí Porque evidências está só começando [Música] [Música] [Música] de volta com o programa Evidências mas eu não posso começar o assunto de hoje sem oferecer para você o nosso guia de estudos evidências que chegaram em sua casa em qualquer lugar do Brasil gratuitamente e para conseguir é simples você pode ligar pra gente aqui no horário comercial zero operadora 1221273121 ou mandar uma mensagem pelo nosso WhatsApp zero operadora 12982440077 ou ainda acionar o QR Code que está aí na sua tela ou entrar na página bíblia. com. br no nosso último programa nós vimos as ações do famigerado o chifre pequeno contra o Santuário Celestial e o ministério de Cristo em meio à revelação de tantos atos contrários a Deus Daniel então escuta Dois seres Celestiais que conversam e travam esse diálogo depois houve um santo que falava e outro Santo lhe perguntou até quando vai durar a visão do sacrifício diário suprimido e da transgressão desoladora até quando o Santuário o exército ficarão entregues Para que sejam pisados aos pés Daniel oito verso 13 como eu já expliquei no programa anterior o texto original de Daniel 8:13 não diz especificamente visão do sacrifício mas sim visão sacrifício e transgressão ou seja Este é o período em que estas três coisas durariam a visão o sacrifício e a transgressão agora a resposta do anjo foi mais intrigante ainda vamos ouvir o que ele falou ele me disse até 2300 tardes e manhãs depois do Santuário será purificado Daniel 8 verso 14 bom Qual é o sentido dessa profecia ou melhor desse período Profético estudiosos há muito sugerem que a expressão tardes e manhãs de Daniel 8:14 é simplesmente uma maneira única de expressar o número total de sacrifícios tá bom eles imaginam que a palavra time estaria omitido ali mas que ali estaria falando de uma consequência uma sequência de sacrifícios que equivaleriam ao tempo da profanação do templo por antigo Epifânio 4 eu já expliquei a exaustão que eu não concordo com esta tese eu vou explicar mais uma vez o motivo dela o argumento que os preteristas usam aqui para identificar esta profecia como sendo um ataque de antigo Epifânio seria o seguinte visto que o sacrifício era oferecido toda manhã e toda a tarde de cada dia então argumenta-se que a omissão de 2.
300 destes sacrifícios indicaria um período real de 1. 150 dias dois sacrifícios por dia esse argumento Contudo não se sustenta por várias razões e eu vou explicar elas para você em primeiro lugar aceptuaginta que é a mais antiga versão grega do Antigo Testamento feita por judeus e Alexandria traduz a frase em hebraico interpretando-a como noites e manhãs ou seja como Dias esta versão antiga do grego ela é importante porque ela me dá uma ideia de como os judeus daquela época que viveram antes do movimento Cristão entendiam a passagem no seu original eu vou colocar aqui na tela como aceptuaginta traduz portanto nós temos aqui o texto de Daniel 8:14 e você tem a frase em grego em cima conforme a tradução da septuaginta e embaixo uma frase interlinear em inglês traduzindo palavra por palavra os números que você está vendo em verde são apenas a categorias que jogam Como aquela palavra está nos dicionários nos lexicos isso não nos interessa agora aqui mas o que nós temos é o seguinte em grego cai em autor e disse a ele a ele ros até esteiras esteira seria noite aqui está como tarde né mas evening em inglês você sabe que pode ser noite também você fala good evening ou Boa noite então extras é noite cai troi e manhãs remerai ou seja até noites e manhãs dias portanto a septuaginta não fala nada de 1. 150 dias e sim de 2.
300 dias e ela coloca manhãs noite dia em segundo lugar o ritual do sacrifício tamide diário no santuário ali do Antigo Testamento emprega a expressão o holocausto contínuo como designação para aquele sacrifício duplo da manhã e da tarde e também dos demais serviços Diários do Santuário ela não designa uma oferta trazida pela manhã e outra trazida à tarde porque Tamires como eu já expliquei num programa anterior essa palavra Hebraica é referida como um ritual único de modo que a divisão de 2. 300 por 2 virando 1150 dias ela não se justifica no texto original da Bíblia em terceiro lugar para argumentar contra essa ideia a sequência noites manhãs com noites antes da manhã dificilmente se referiria em hebraico ao sacrifício contínuo o sacrifício contínuos são sempre designados pela sequência manhã e depois noite tá certo ou seja o local da manhã e da tarde da noite é assim que o sacrifício é sempre apresentado no texto hebraico e não como tarde e manhã que é a sequência que está ainda é oito 14 e como eu falei não há nenhuma exceção a esta sequência como ela está no antigo testamento portanto essa tese de antigo com Epifânio como sendo cumprimento de Daniel 8 14 não faz sentido mas eu gostaria de dar mais outra argumentação em quarto lugar eu posso dizer que não há suporte exegético ou seja interpretativo para as 2. 300 tardes amanhã ou noites e manhãs separadamente para chegar a 1150 dias inteiros a sequência de tarde e manhã como uma expressão para o dia inteiro aparece pela primeira vez sabe onde no relato da criação de Gênesis Capítulo 1 ouvir tarde de manhã o primeiro dia etc a linguagem da passagem de Gênesis é a mesma refletida aqui Daniel 8:14 também no verso 26 Além disso quando os hebreus os antigos Hebreus desejavam designar a noite e o dia o dia a noite separadamente eles mencionariam o número de ambos Seria algo mais ou menos assim você já viu isso na Bíblia 40 dias e 40 noites ou três dias e três noites nunca há 2300 manhãs e tarde não faz sentido isso e mesmo nesses casos que Eu mencionei a expressão 40 dias e 40 noites não significa 20 dias inteiros mas uma sequência de 40 dias corridos finalmente se os 2300 dias ou 2.
300 tardes manhãs são entendidas corretamente como dias inteiros ou incorretamente como sendo 1150 dias inteiros ou se são tomadas Então como sendo seis anos quatro meses e 20 dias ou três anos dois meses e 10 dias respectivamente com base em um ano valendo 360 Dias permanece o fato de que não há nenhuma época histórica registrada no livro de macabeus ou inflável Josefo com relação antigo com Epifânio que corresponda a qualquer conjunto de profanação do Santuário que durasse algum desses períodos que eu acabei de mencionar a profanação do templo por antigo Epifânio durou apenas três anos e super faz um total de 1. 000 dias do calendário de 360 dias por ano portanto fica muito a quem do supostos 1150 Dias isso para não falar de 2. 300 dias é por estas e outras razões que a ideia de que 2.
300 dias sem significariam 1. 150 dias não possui suporte bíblico nem histórico aí você me pergunta Poxa Rodrigo então se você desmonta essa tese aí que período seria referido por 2300 dias de poluição do santuário eu já falei que seria o melhor entendermos como 2300 anos lembra disso ok se contarmos o contexto de Daniel Capítulo 7 e Capítulo 8 perceberemos que o profeta Daniel nega a noção de que este período de tempo seria de dias literais Eu já mostrei isso como muitos detalhes para você em programas anteriores quando eu expliquei por exemplo o chamado princípio dia ano de Interpretação da profecia e como ele se aplica Aos três anos e meio simbólicos de Daniel Capítulo 7 verso 25 Aliás se você perdeu esse programa que eu expliquei o princípio de ano eu sugiro com força que você o assista no nosso canal do YouTube evidências NT aí você vai poder entender melhor o desenrolar desta profecia e como nós aplicamos o princípio de ano aos detalhes dela tá bem assista lá agora recapitulando apenas algo daquela argumentação eu queria dizer o seguinte para você ou relembrar algo para você o chifre pequeno do Capítulo 7 de Daniel conforme nós já vimos emerge do quarto Império mundial no sexto século depois de Cristo e sobrevive até a época do juízo final ou do segundo Advento de Cristo o verso 25 mostra o período de um tempo dois tempos e metade de um tempo que deve se estender pela maioria desses séculos que eu acabei de mencionar portanto seria impossível Se nós estivéssemos falando ali de três anos e meio de ataque desse chifre pequeno isso não se sustenta na história aí passando para Daniel Capítulo 8 Nós também vemos que no Versículo 17 os 2300 dias que são mencionados no verso 14 também se estendem desde a restauração do Santuário que aconteceria no quarto século antes de Cristo até ao tempo do fim um período de cerca de 2. 300 anos não 2300 dias o seu cumprimento portanto está especificamente alinhado com os últimos dias o tempo que imediatamente antecede a proclamação final do Evangelho pelos sábios de acordo com o livro de Daniel veja Daniel Capítulo 12 Versículo 3 e 4 trazem uma informação preciosa nesse sentido e eu quero Leila para você presta atenção os que forem sábios resplandecerão como fulgordo firmamento e os que conduzirem muitos a justiça brilharão como as estrelas sempre e eternamente quanto a Você Daniel encerra as palavras e Célio o livro até o tempo do fim muitos correrão de um lado para o outro e o saber se multiplicará Daniel 12 Versículos 3 e 4 se Daniel tivesse uma mensagem Profética para os dias de antigo Epifânio ficaria sem sentido selar a sua profecia até o tempo do fim porque antigo não era evidentemente do tempo do fim isso fica ainda mais claro quando lemos detalhadamente Daniel Capítulo 8 Versículo 17 onde o profeta narra a sua interação com um intérprete Celestial da profecia olha aqui a passagem você vai entender Ele veio para perto de onde eu estava e quando chegou Fiquei com muito medo e cair com o rosto em terra mas ele me disse filho do homem você precisa entender que esta visão se refere ao tempo do fim da minha oito 17 percebeu agora mesmo que tudo isto tenha ficado claro eu tenho que admitir uma coisa que nem no Capítulo 7 nem no Capítulo 8 temos uma ideia de quando começaria este período de 2.
300 anos nós sabemos pela história que a restauração de Jerusalém e do templo começou no quinto século antes de Cristo mas isto nos dá uma ideia apenas aproximada da Contagem não uma ideia exata então a pergunta é onde estaria a chave hermenêutica para entender os 2.