salve salve salve se tu Dantes Navegantes pessoas interessadas em Ciências Sociais Eu sou professor Bernardo cá para esse é o canal sociologia artesanal e o objetivo desse vídeo introdutório de hoje é apresentar o movimento epistemológico e a renovação da articulação crítica das Ciências Sociais na América Latina a partir do chamado giro decolonial para isso a gente tem como texto base o artigo da professora Luciana ballestrin chamado América Latina e o giro decolonial e a gente tem como ideia Geral do vídeo a ideia de que a modernidade é inseparável do colonialismo eo colonialismo ainda com forma
o poder o saber e o ser das relações geopolíticas sobretudo na geopolítica do conhecimento in Oi gente vamos começar então apresentando a ideia de pós-colonialismo a gente tem dois entendimentos sobre a ideia de pós-colonialismo o primeiro a ideia de um tempo histórico que ocorre depois dos processos de descolonização do chamado terceiro mundo perto da metade do século 20 o segundo entendimento é um conjunto de teorias que ganharam espaço desde os estudos literários e culturais nos Estados Unidos e na Inglaterra desde os anos 80 não é algo linear disciplinado o organizado e uma linha teórica homogênea
o argumento pós-colonial na verdade evidencia a diferença Colonial o colonizador perto do colonizado e intercede pelo colonizado é um argumento que se compromete com a superação das relações de colonização e do colonialismo e da colonialidade mesmo que a gente a funcionar Quem são os clássicos do pensamento Costa pós-colonial há pelo menos uma tendência a se considerar MS e zerar alber meme e Franz fanon como os autores mais importantes nessa perspectiva a gente ainda deve lembrar do Eduardo Side e o livro fundamental chamado o orientalismo nele o intelectual de origem Palestina demonstra como a noção de
Oriente é uma invenção do acidente que funciona como conhecimento produzido para embasar a dominação sobre o outro ser verme me falou inside trouxeram contribuições indispensáveis para uma mudança vagarosa e sem a intenção organizada nas bases epistemológicas das Ciências Sociais em paralelo esses autores outro grupo foi determinante para a disseminação do pós-colonialismo são chamados de estudos subalternos oriundos do sul da Ásia por volta da década de 70 propondo analisar de maneira crítica à historiografia Colonial da Índia escrita por intelectuais europeus mas também a historiografia eurocêntrica nacionalista da própria índia os principais representantes desses estudos subalternos são
parta chatterjee aqui peche chakrabarti e a gayatri chakravorty spivak a spivak em especial teve grande entrada no mundo ocidental a partir do texto pode o subalterno falar nesse texto escreva que deu sujeito subalterno como alguém que a voz não pode ser ouvida e critica intelectualidade que pretende falar em nome dos subalternos mesmo que se tente dar voz aos subalternos isso estaria aí o discurso hegemônico mantendo e silenciando o subalterno e caracterizando mais um outro dessa forma subalterno não conseguiria falar e o intelectual pós-colonial não teria como fazer isso por ele os estudos subalternos tiveram grande
repercussão na América Latina na década de 90 foi fundado então um grupo de pesquisadores Com intenção de trabalhar com as questões a subalternidade esse grupo mande uma forte influência do grupo asiático e por isso não tinha uma forte influência de autores pós-estruturalistas e pós-modernos como Sharpay da de beleza Michel ficou além do Marxismo Antônio grande o Walter mignolo foi um dos principais intelectuais latino-americanos que criticaram a formação do grupo de estudo subalternos porque o grupo parecia importar as perspectivas de outras localidades e não produzirá portanto um pensamento localizado para refletir sobre as questões próprias a
Latina a partir do final da década de 90 quase nos anos 2000 miolo Enrique dussel Artur Escobar e a Bíblia errando liberaram então a criação de novo grupo o grupo modernidade como realidade muitos autores se juntaram esse grupo e que já tinha as suas próprias reflexões desde a década de 70 um dos conceitos que emergiram mais fortes do grupo modernidade colonialidade foi elaborado por Aníbal quijano em 1989 a ideia de colonialidade do Poder essa ideia Expressa o fato de que as relações decolonialidad nas dimensões econômica e política Não terminaram com o fim dos regimes comunistas
o conceito mostra a permanência das formas Coloniais de dominação produzidas pelas culturas coloniais e atualiza os processos que em tese teriam acabado com Independência oficial dos países que eram colônias e o miolo trabalhou em cima desse conceito e propôs outras considerações importantes para o autor a matriz colonial do Poder consiste numa estrutura complexa de níveis Entrelaçados envolvendo diferentes dimensões a colonialidade se reproduziria nas dimensões do Poder do saber e do ser e é considerada ao lado necessário e obscuro da modernidade uma parte impossível de ser dissociada da experiência modela não existindo portanto modernidade sem colonialidade
a probabilidade emergiu de três fenômenos dirá com os nossos autores a guerra o genocídio EA Conquista das Américas nesse cenário se fortalecer um tipo de classificação social bem adequada ao empreendimento Colonial a ideia de raça porque Ramos a raça o gênero e o trabalho foram as Três Fontes elementares de classificação social que Oi para o desenvolvimento do capitalismo Mundial Colonial moderno do século 16 é dessas Três Fontes que estão organizadas as relações modernas de exploração Dominação e conflito um dos principais problemas trabalhados pelo grupo modernidade como a realidade é o que foi chamado de geopolítica
do conhecimento a principal característica da geopolítica do conhecimento EA violência epistémica marcada pelo eurocentrismo o eurocentrismo é portanto considerado configurado como uma perspectiva de conhecimento proveniente da Europa Ocidental em meados do século 17 é uma perspectiva de conhecimento que se pretende Universal mesmo partido de um lugar e de um tempo histórico específico a Europa dos últimos séculos o europeísmo Gera nas colônias uma violência e sistêmica que impõe a sua visão de saber pretensamente eu acho que é sexista e racista perante os diferentes povos e os seus saberes tradicionais o filósofo colombiano Santiago castro-gomez vai falar
o que a gente pode caracterizar como o ponto zero o ponto zero seremos oposto ponto de partida de observação que se pretende neutro Absoluto em que a linguagem científica associada ao iluminismo europeu se autor classifica como a mais perfeita de todas as linguagens humanas e que seria resultado da mais pura estrutura Universal da nação a essa constatação da geopolítica do conhecimento e da violência epistêmica realizada pela modernidade colonialidade já havia sido trabalhada por outros autores isso tem feito surgir uma nova valorização do que tem esse chamado epistemologias do Sul o Walter miolo Deixa claro que
não se trata de substituir o paradigma moderno europeu colonial de conhecimento por um outro paradigma tradicional ou de qualquer outra Matriz trata-se isso sim do surgimento de paradigmas outros e que Portanto o termo giro decolonial é definido a partir da caracterização de Nelson maldonado-torres em 2005 e representa o movimento de resistência na teoria da prática da política e da epistemologia contra a lógica da modernidade colonialidade ainda que reconheça a importância das ideologias modernas que denunciaram o sofrimento eu abrir colonialidade resistir às cinco ideologias da modernidade o cristianismo o liberalismo o Marxismo o conservadorismo eo colonialismo
foi a Catherine walsh que propôs o termo decolonialidad sem Oeste né não não termos destes colonialidade assim decolonialidad a retirada desse S serve para demarcar a diferença do projeto de colonial do grupo modalidade colonialidade e a noção Histórica de descolonização desde as libertações nacionais dos países que eram colônias europeias além disso a decolonialidad também se afasta do pós-colonialismo mesmo que Assuma que foi influenciada por ele mas busca Um Olhar específico para as questões latino-americanas até colonialidade não deve portanto como considerações finais desse vídeo a fita combater gens ama tudo que foi pensado ou elaborado a
partir do Norte Global em especial a Europa a decolonialidad é um contraponto e uma resistência a tendência de divisão do trabalho intelectual do minante na Ciências Sociais na qual no sul Global oferece as experiências e o norte realiza e aplica as teorizações é um movimento de questionamento do universalismo etnocêntricos do eurocentrismo teórico do positivismo epistemológico e da tecnocracia científica que dominam as Ciências Sociais na atualidade na modalidade a teoria a filosofia política a Ciência Sociais foram elaboradas em geral do Norte global e com foco para o norte Global isso foi fundamental para o desenvolvimento da
exploração da Dominação e da colonização dos povos não ocidentais dentro do próprio ocidente ouvirá acções e criações as críticas e contra-hegemônicas que acabaram dialogando com as teorias oriundas da Periferia do sistema mundo produzidas no seu Global assim de colonizar a teoria pode ajudar no processo de de colonização do Poder do saber e do Cedro e se vocês estão acompanhando nosso trabalho aqui no canal sociologia artesanal e acham que nosso trabalho pode ser útil em alguma medida propostas estudos nos acompanhe também no Instagram nos acompanhe também no blog sociologia artesanal.com se inscrevam aqui no canal do
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