Os sinais dos tempos e o Apocalipse - prof. Everton Toresim

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Centro Dom Bosco
O prof. Everton Toresim ministra uma aula magna sobre o fim dos tempos com base no livro do Apocalip...
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[Música] essa história de colocar Esperança numa instituição externa quando na verdade vocês devem estar morrendo pela restauração da crise aqueles que dividem na igreja os verdadeiros divisores da Igreja São aqueles que semeiam a heresia dentro da igreja [Aplausos] o Brasil ou será católico ou Não será nada [Música] muito bem então uma boa noite a todos é uma grande alegria poder estar aqui com vocês nesta noite A fim de estudarmos então este tema tão importante o sinal dos tempos e o Apocalipse agradeço imensamente ao centro Dom Bosco a oportunidade de poder estar aqui com vocês e
estudarmos juntos então este tema né gostaria de começar me apresentando Então sou professor Everton por exemplo tenho 33 anos Sou natural de Jundiaí São Paulo onde nasci vivo até hoje sou diretor de escola também sou revisão geral de uma editora Editora treme tá e sou também fundador de Instituto veritáteis esplendor né Instituto pelo qual nós oferecemos aos nossos alunos diversos cursos na área de filosofia e teologia com qualidade teor acadêmico sou formado em filosofia e pedagogia que é mais sou casado minha esposa chama-se Nayara temos três filhos Matias mais velho tem seis anos o André
que é do Meio tem quatro anos e a Isabel a caçula tem dois anos de idade fica um pouco disso mais uma vez então uma grande alegria poder estar com vocês Para darmos início aos nossos estudos [Música] o ponto de partida deve ser sempre uma análise das nossas fontes de estudos né então para o tema de hoje nós iremos recorrer nós iremos citar textos de pelo menos três Fontes distintas e complementares né Então a primeira esfera de fontes são a sagradas escrituras a sagrada tradição Apostólica e o sagrado magistério da igreja não há Igreja Católica
sem este tripé sem estes três pilares né então sagradas escrituras Sagrada tradição Apostólica e sagrado magistério da igreja nós veremos obviamente fazer licitações do livro do apocalipse né então iremos recorrer a um texto desta primeira esfera de fontes iremos também citar os documentos da Igreja uma segunda esfera de fontes de estudos são santos os escritos dos Santos e principalmente os santos doutores da igreja então para os estudos desta noite iremos recorrer aos textos de Santo Agostinho um grande Doutor na igreja do século quinto que escreveu uma obra muito importante intitulada a Cidade de Deus e
uma terceira esfera de fontes são os escritos dos bons teólogos né Nós temos que colocar este adjetivo Porque infelizmente sobretudo dos nossos tempos temos também maus teólogos até muitas vezes mal intencionados então iremos recorrer para estes estudos os textos dos bons teólogos iremos citar então estudos do Padre Antônio roymarin veremos também citar estudos comentários do padre Sebastian bartina um Jesuíta em espanhol tá bem posto isto Vamos então na sequência fazer uma breve introdução ao livro do apocalipse Vamos colocar alguns pontos que são muito importantes o primeiro deles a natureza do Apocalipse e natureza nós estamos
usando esta palavra no seu significado filosófico teológico natureza aponta para a essência diz respeito ao que a coisa é então o que é o Apocalipse primeiro passo da introdução primeiro tópico da introdução a natureza do Apocalipse ora Esta palavra Apocalipse tem origem no termo grego Apocalipse que significa literalmente Revelação então no livro do apocalipse nós temos uma revelação uma revelação dada por Deus a São João Apóstolo e nessa perspectiva é uma revelação particular mas também o seu teor o seu conteúdo se estende a toda a igreja e portanto o que está no livro do apocalipse
é uma revelação pública ou seja verdades de fé dadas a toda a igreja necessárias para nossa eterna salvação obviamente o livro do apocalipse compõem o cano da Sagrada das escrituras a revelação Divina posta por escrito Amém então a palavra Apocalipse significa Revelação ora o Apocalipse fecha a coleção de livros da sagrada escritura e é o único dentro do novo testamento de caráter Profético Então isso é importante o livro do apocalipse contém uma profecia o livro do apocalipse tem um caráter Profético e o que é uma profecia é um Carisma não é a profecia é uma
gracia grátis é um Carisma dado por Deus ao profeta dado uma graça criada sobretudo na inteligência pela qual Deus revela futuros contingentes Mas pelo qual Deus revela o que vai acontecer coisas futuras esse seu carisma da profecia né E por que Deus revela tal Profecia por três finalidades primeiro para consolar os fiéis depois para exorta-los a conversão e por fim para prepará-los Mas então o Apocalipse é uma profecia é uma revelação uma revelação pública uma revelação que contém verdades de fé necessárias para nossa terra na salvação uma revelação do que vai acontecer sobretudo no final
dos tempos e vamos entender em breve o que significa essa expressão final dos tempos quem quiser estudar um pouco mais sobre o Carisma de profecia eu indico parágrafo 758 da grande obra do Padre Antônio Marin Teologia da aperfeições ali encontraremos um texto muito preciso sobre o Carisma da Profecia pois bem então o livro do apocalipse detém este caráter Profético Qual é a grande profecia do Apocalipse o Apocalipse é uma profecia acerca da parusia e o que entendemos por para o dia a segunda vinda de Cristo a vinda do Senhor em Glória como juiz e o
Apocalipse contém uma profecia sobre o estabelecimento definitivo do Reino de Deus tá bem essa é a grande profecia o centro da profecia Apocalíptica além disso a igreja sempre recorreu a livro do apocalipse sobretudo na liturgia para cantar o triunfo de Cristo ressuscitado e O esplendor da Jerusalém Celeste símbolo da igreja no seu estado glorioso então Apocalipse os seus textos estão muito presentes na liturgia da igreja Sem dúvidas Então o tema central do Apocalipse é a segunda vinda de Cristo para o Juízo Final A Profecia contido no Apocalipse é uma profecia portanto escatológica a ponta justamente
para isso Além disso podemos ver certo paralelismo entre o Apocalipse e o primeiro dos livros sagrados o gênesis neste último no Gênesis se nos apresentam o começo de quanto existe mediante a ação criadora de Deus no Apocalipse com o simbolismo semelhante ao Gênesis fala-se extensamente da nova criação Então os novos céus e a nova terra que corresponderá uma nova criação a consumação do séculos a consumação da história a consumação da criação tal nova criação foi inaugurada com a redenção de Cristo e culminará com a sua segunda vinda e o fim da história então um outro
pressuposto importante para entendermos o livro do apocalipse é o fato de que segunda visão católica segundo a visão Cristã a história tem um começo com a criação e terá um fim com a parusia com a vinda do Senhor em Glória Além disso nos últimos capítulos do Apocalipse o texto alude em concreto ao rio que regava o paraíso e a Árvore da Vida imagens que aparecem também no Gênesis então há um paralelismo entre os Gênesis e o Apocalipse estamos diante de um livro difícil e profundo de uma interpretação de um hermenêutica difícil mas ao mesmo tempo
as suas palavras iluminam intensamente a figura de Cristo glorioso e despertam a esperança da vida eterna desde o primeiro passo da introdução em Breves palavras a natureza do Apocalipse no segundo passo da introdução falemos agora a respeito da autenticidade e da canonicidade do Apocalipse ora autenticidade Quem escreveu o Apocalipse nós temos certeza do seu autor de quem é o seu autor sim São João Apóstolo e Evangelista Então por quatro vezes o autor do Apocalipse revela-se a si mesmo como João se está no próprio texto sagrado ele afirma viver na ilha de Patmos onde recebeu visões
divinas acompanhadas de instruções de como registra-las em um livro então vejam é importante termos em mente o seguinte o autor do livro do apocalipse é São João Apóstolo e Evangelista e todo o conteúdo do Apocalipse foi dado a João por Deus ao modo de Revelação em êxtases então São João Apóstolo na ilha de Patmos por diversas vezes caiu entrou em êxtases êxtases místicos estes Místico produz uma união profunda da Alma com Deus mas também êxtases proféticos experiências místicas extraordinárias extraordinárias por meio das quais Deus então revelou certos mistérios de Fé ao Apóstolo e por meio
dele é toda a igreja pois bem São João então estando na ilha de Patmos recebeu visões locuções dentro de êxtases místicos e proféticos quem quiser explorar um pouco mais o conceito de Êxtase Místico e Profético Eu também indico vocês o parágrafo 576 da grande obra para Antonio Marinho Teologia da perfeição Cristã por exemplo o Padre Marinho citará em dado momento Santo Agostinho que nos define o que é O êxtase dizendo a alienação da mente e dos Sentidos corporais para que o espírito do homem arrebatado pelo Espírito Divino passa captar e intuir o que Deus lhe
comunica então O êxtase seja ele Místico Profético tem em comum isto alienação Dos sentidos Então Deus por meio de sua graça absorve os sentidos da pessoa de tal maneira que ela está consciente de si está consciente do que Deus está lhe revelando Mas quem olha de forma a pessoa em Êxtase a ver imóvel paralisada então a pessoa perde consciência do que está acontecendo no seu meio externo mas está consciente de si e está consciente do que Deus está lhe revelando né mas se algum de nós vimos uma outra pessoa entrarem Êxtase o que veríamos que
seria uma estátua entre aspas uma pessoa paralisada literalmente paralisado de tal maneira que se achamássemos se a cutuccássemos se jogássemos água não volta até um momento em que Deus então a libera do êxtase pois bem São João Apóstolo teve as revelações apocalípticas na ilha de Patmos por meio de êxtases místicos de proféticos Nos quais televisões locuções recebeu de Deus instruções a tradição Cristã em geral identifica então o autor do Apocalipse com o apóstolo João filho de Zebedeu e o famoso autor do evangelho e das cartas de São João então este é o autor do Apocalipse
os testemunhos mais antigos que remontam ao século II São nanimes em reconhecer o apóstolo João como o autor do livro Por exemplo são Justino refere que um homem chamado João um dos Apóstolos de Cristo tinha recebido as revelações que estão contidas no Apocalipse isso está no diálogo com trifão Capítulo 81 parágrafo terceiro são Justino é um dado de grande valor se temos em conta que são Justino se converteu ao cristianismo em Éfeso no ano de 135 a mesma cidade onde provavelmente São João morreu e pouco tempo depois algumas décadas depois né então são Justino das
testemunho poucas décadas depois do momento em que são João teria escrito o livro As sete igrejas da Ásia entre as quais Éfeso ocupa então o primeiro lugar alguns historiadores nos dizem que são João teria vivido entre o ano 10 até o ano 103 depois de Cristo os historiadores não são nânimes muitos deles colocam outras datas Como por exemplo o ano 6 ao ano sem depois de Cristo não há como precisarmos essas datas o fato é que são João Apóstolo viveu no século primeiro disso nós temos certeza acerca da canonicidade sobre a canonicidade do Apocalipse já
em fins do século segundo o Canon de moratore o inclui na lista dos livros sagrados né o cano de moradora é um texto do século segundo que já coloca o Apocalipse como um texto revelado como um texto sagrado oficialmente o magistério da igreja proclama canonicidade do Apocalipse pela primeira vez ou seja declara que este texto é divinamente revelado e parte integral da sagrada escritura por meio do Decreto damas e contido então no tomos damas e este documento foi redigido no sítio de Roma realizado no ano de 382 é o parágrafo 179/10 né aqui a igreja
proclama oficialmente o Apocalipse como livro que pertence ao Canon bíblico pois bem então quem escreveu O Apocalipse São João Apóstolo Evangelista esse livro é canônico Ou seja a igreja reconhece a sua canonicidade reconhece que nele nós temos uma revelação pública fonte da Revelação divina segundo passo então da nossa introdução vamos ao terceiro passo da nossa introdução lugar e data de composição do Apocalipse nós estamos lidando com todas essas noções e linhas Gerais porque cada um desses pontos mereceriam aprofundamentos e aí seriam aulas e aulas então estamos passando rapidamente por aqui tá bem então terceiro passo
terceiro tópico da nossa introdução lugar e data de composição no princípio do Apocalipse referem-se as circunstâncias em que vadioógrafo isto é o autor sagrado recebe a revelação Divina então Vamos citar agora Apocalipse 1 Versículos 9 e 10 texto que diz eu João vosso irmão e companheiro na tribulação na Realeza e na paciência em Jesus Cristo encontrava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus num domingo caindo em Êxtase ouvi atrás de mim uma voz forte como de trombeta e o texto segue então o próprio autor São João Apóstolo
dá aqui características do princípio das Revelações né que teve então é certo que o lugar onde se deram os êxtases místicos e proféticos as revelações É certo que são João Apóstolo teve estes êxtases e estas revelações na ilha de Patmos tá bem ora a ilha de Patmos se tomarmos conosco nós veremos que esta Ilha ela está no mar Egeu e faz parte do grupo das esporads então Patmos está a Sudoeste de Éfeso quem quiser depois tomar o mapa poderá comparar aí as distâncias ver onde está Patmos Sudoeste de Éfeso está também ao sul da ilha
de sanos onde viveu Pitágoras dissemos Patmos está também a oeste de Mileto onde viveu Tales de Mileto dois grandes filósofos pré-socráticos Então as revelações e os êxtases místicos foram vivenciados por São João nesta Ilha do mar Egeu na ilha de Patmos agora há uma controvérsia entre os exegetas os historiadores e os teólogos se São João teria escrito o livro do apocalipse em Patmos ou não porque São João não morreu em Patmos São João morreu Muito provavelmente em Éfeso saiu portanto deste exílio da ilha de Patmos e quando nós olhamos o Versículo 9 do capítulo 1
do Apocalipse nós vemos que são João coloca o verbo no passado então ele diz eu João vosso irmão e companheiro na tribulação encontrava-me também desde a perspectiva do autor imagina em São João escrevendo o Apocalipse ou editando para que alguém escrevesse e ele então disse encontrava-me na ilha de Patmos nesse momento em que estou escrevendo as revelações são passado tão encontrava Mineira de Patmos lative as revelações e agora estou pondo por escrito mas há uma controvérsia a dúvidas se São João teria escrito o apocalipse no final de sua estadia em patimos ou se já teria
de lá saído e retornado a Éfeso como quer que seja É certo que as revelações apocalípticas os êxtases foram vivenciados nesta Ilha estando São João por tanto recluso e aqui nós podemos citar algumas Fontes então por exemplo uma antiga tradição testemunhada por Tertuliano refere que o discípulo Amado se encontrava desterrado nesta Ilha por causa de sua pregação e do ministério apostólico tão São João estava no Desterro estava na ilha de Patmos que era uma espécie de prisão para onde eram levados todos aqueles que se rebelavam contra o império então é Além disso nós temos o
testemunho de Santo Irineu que julga que o texto do Apocalipse foi escrito no final da época de Domiciano então o Imperador ditos flávios domicianos foi Imperador de Roma entre os anos 81 a 96 da era Cristã e de fato mandou muitos criminosos para o exílio para o exílio nesta ilha de Patmos então é muito provável que são João tenha tido as experiências místicas os extras as revelações dentre essa data entre o ano 81 até o ano 96 da era Cristã sob o império de Domiciano quando Domiciano morre no ano 96 quem assume o império romano
é o Imperador nerva fica como Imperador entre o ano de 96 a 98 e ele então emite um decreto de anistia geral e todos os desterrados todos os prisioneiros que estavam na ilha de Patmos Retornam então a sua terra podem sair de lá por isso que Santo Irineu então julga que o texto do Apocalipse foi escrito no final da época de Domiciano ou na ilha de Patmos ou então em Éfeso tendo São João sido libertado e podendo retornar a Éfeso Mário Vitorino no século terceiro ou fins do século segundo escrevia que o Imperador Domiciano enviou
São João para o Desterro tornando recluso na ilha de Patmos o mesmo é relatado por São Jerônimo e Eusébio então nós temos estas Fontes dentre outras que nos relatam além do próprio texto bíblico que são João Apóstolo teria estado recluso em Desterro como que Prisioneiro na ilha de Patmos lá teve Então os extras místicos proféticos e não sabemos se ele escreveu o texto ou se quando de lá saiu retornando a Éfeso como quer que seja os testemunhos históricos nos apontam que são João Apóstolo teria morrido no tempo de Trajano então o Imperador nerva morre em
98 quem assume o império romano é Trajano que fica de 98 a 117 São João Apóstolo morreu então dentre estes anos entre 98 a 117 É certo que são João Apóstolo morreu após o ano de 98 mas sem precisar mais do que isso tá bem muito bem então lugar e data de composição o lugar em que o texto foi escrito é uma controvérsia energética não sabemos se empatemos ou se em Éfeso sabemos que a experiência Mística foi vivenciada em Patmos e a data de sua composição é apontada pela tradição como sendo o ano 95 mas
o texto pode ter sido escrito entre 95 e 96 ou mesmo 97 tá bem posto isto avancemos para o quarto tópico da nossa introdução Quem são os destinatários e qual é a finalidade do Apocalipse então O livro é redigido e dirigido às sete igrejas da Ásia quais são elas Éfeso Esmirna pérgamo te atira sardes Filadélfia e Laudiceia o texto é dirigido a estas sete igrejas os comentadores estão de acordo em afirmar que se trata de um número simbólico que significa que simboliza toda a igreja uma vez que o número 7 na Sagrada das escrituras e
no próprio Apocalipse simboliza a Plenitude Mas então embora São João tenha dirigido se dirigindo e enviado o seu texto a estas sete igrejas o seu texto se destina a Igreja Católica como um todo assim o Apocalipse destina-se a Igreja Universal a Igreja Católica já o Canon de moradora afirmava no século II citação do cano de moratore João no Apocalipse ainda que escreva a sete igrejas todavia fala a todas elas é uma revelação pública o Apocalipse então é destinado a Igreja Católica como um todo nós somos portanto destinatários deste texto somos igrejas e para a finalidade
do Apocalipse o que queria o seu autor como o seu texto a finalidade do escrito Sagrado é colocar em prontidão os cristãos colocar-nos então em prontidão não é contra os sérios perigos que existiam para a fé já naquela época falamos então das primeiras heresias né então São João Apóstolo queria colocar em prontidão os cristãos sobretudo contra a gnose que já havia surgido no primeiro século de história da igreja colocá-los em prontidão quantas heresias e ao mesmo tempo consolar e animar a quantos sofriam peso da tribulação A Perseguição Desterro e o martírio São João quer consolar
Estas pessoas tá em Sofrimentos provinham de dentro da própria igreja como as heresias Mas também de fora da igreja as perseguições desencadeadas sobretudo pelos Romanos e pelos judeus então São João quer consolar colocar em prontidão os cristãos e quer também movê-los a esperança da vinda do Senhor em glória a esperança Da salvação eterna obviamente então este é o quarto tópico da nossa introdução passemos ao quinto brevemente e o quinto tópico da nossa introdução é o gênero literário Qual é o gênero literário deste texto da sagrada escritura ora o apocalíptico o Apocalipse enquanto o texto divinamente
revelado é uma literatura profética o que já afirmamos também ora essa literatura Profética é cheia de simbolismos é cheia de Visões e exortações de ordem moral né então no Apocalipse encontraremos esta literatura simbólica Profética de um hermenêutica de uma exegese difícil justamente por causa disso mas onde tudo aponta para a vinda do Senhor em Glória sendo então uma profecia pois bem posto isto olhemos agora para o apocalipse de uma maneira didática nós podemos dividir o texto do Apocalipse didaticamente em quatro grandes partes em quatro grandes blocos de texto então vejam o primeiro bloco de texto
é a introdução o que viste a primeira visão a visão de Cristo ressuscitado o que está no Capítulo 1 Versículos de 1 a 20 a introdução do Apocalipse o segundo bloco de textos ou segundo momento lógico do Apocalipse é intitulado como aquilo que está acontecendo são as cartas a sete igrejas tão ciclo das sete cartas então na introdução e nesta segunda parte das sete cartas São João não tem propriamente profecias dedicadas ao futuro está falando do que está acontecendo no seu tempo desde a perspectiva de um autor do século primeiro no terceiro momento lógico do
apocalipse no terceiro bloco de textos nós temos então a parte central do Apocalipse as visões escatológicas e o quarto bloco de textos o quarto momento lógico do Apocalipse é o epílogo o final o Lemos agora mais atentamente para o terceiro bloco de textos do Apocalipse as visões escatológicas e aqui nós Já começamos a entrar propriamente no nosso tema vejam no miolo do Apocalipse Na parte central do terceiro momento lógico deste livro nós temos quatro ciclos de sete etapas então vejam nós temos o ciclo dos sete selos no Capítulo 6 Versículo 1 até o Capítulo 8
Versículo 4 nós temos os segundo ciclo o ciclo das Sete Trombetas Capítulo 8 Versículo 5 ao Capítulo 11 Versículo 19 nós temos o terceiro ciclo das sete figuras espirituais Capítulo 12 versículo 1 capítulo até o Capítulo 14 Versículo 20 e nós temos o quarto ciclo das sete Taças do furor de deus Capítulo 15 versículo 1 até o Capítulo 16 Versículo 21 estes quatro ciclos de sete etapas revelam coisas que vão acontecer no futuro são visões escatológicas acerca do que vai acontecer no final dos tempos acerca do que vai acontecer na sexta idade do mundo Então
me explica e me explico recorrendo agora é um texto de Santo Agostinho Santo Agostinho que escreveu então sua obra Cidade de Deus lá no livro 22 da Cidade de Deus Capítulo 30 Santo Agostinho faz uma análise Acerca das idades do mundo e nos ensina que o mundo e a história tem como que 7 etapas ou 7 idades do mundo 7 idades da história então citando literalmente Santo Agostinho lá pelas tantas no capítulo 30 do livro 22 Santo Agostinho dirá o seguinte Além disso se o número de idades como de dias se computa segundo os períodos
de tempo que parecem expressos nas sagradas escrituras este repouso sabático aparecerá mais claramente Pois é o sétimo que surge então vejam a partir daqui Santo Agostinho começa a descrever as idades do mundo ou as idades da história a primeira idade como um primeiro dia seria desde Adão até o dilúvio então vejam de Adão ao dilúvio de Adão a Noé nós temos a primeira idade da história a primeira idade do mundo desde então até Abraão é a segunda com igualdade não de tempo mas de gerações realmente verifica-se que cada uma tem 10 gerações então primeira idade
do mundo de Adão até o dilúvio de Adão até não é são 10 gerações segundo a idade do mundo ou segunda idade da história do dilúvio Isto é de Noé até Abraão são 10 gerações desde então como se refere o evangelista Mateus seguem-se três idades até o advento de Cristo desenvolvendo-se cada uma delas por 14 gerações uma de Abraão a Davi então a terceira idade do mundo ou a terceira idade etapa da história vai de Abraão até Davi e nós contamos 14 gerações outra desde então até a deportação para a Babilônia a quarta idade do
mundo a quarta idade da história vai de Davi até a deportação da Babilônia são 14 gerações a terceira desde então até o nascimento carnal de Cristo a terceira depois das duas primeiras contando 10 gerações o que seria então a quinta a quinta idade do mundo da história vai do exílio da Babilônia até o nascimento de Cristo são 14 gerações E então continua Santo Agostinho desta forma elas todas fazem cinco a sexta idade do Mundo processa-se agora sem se poder determinar o número de gerações porque foi dito Não vos é dado conhecer os tempos que o
pai guardou em seu poder atos 1:17 então a sexta idade do mundo a sexta idade da história vai de Cristo até a paralisia e o juízo final depois desta Deus repousará como no sétimo dia quando fizer descansar nele próprio como Deus o mesmo dia sétimo que seremos nós então a sétima idade da história ou a sétima idade do mundo será a consumação escatológica com novos céus e uma nova terra mas então Santo Agostinho divide a história em sete idades em sete etapas Então a primeira etapa de Adão ao dilúvio a segunda etapa do dilúvio até
Abraão terceira etapa de Abraão até Davi a quarta etapa ou idade do mundo de Davi até deportação da Babilônia a quinta idade do exílio da Babilônia até o nascimento de Cristo a sexta idade de Cristo até a parausia e o juízo final e a sétima idade da história será a consumação final para o dia então Nós já estamos no final dos tempos Nós já estamos na última etapa da história na última idade do mundo e a igreja sabe disso desde o século primeiro porque a última idade do mundo começa com Cristo seu nascimento sua paixão
morte de ressurreição e vai até para o dia e o Juízo Final Essa é a sexta idade da história e a última depois virá a sétima com a consumação do séculos por meio da paralisia a vinda do Senhor em Glória como juiz então nós estamos no final dos tempos e nós estamos no final dos tempos conscientes enquanto igreja desde o século primeiro o que temos então no Apocalipse no Apocalipse nós temos uma profecia uma revelação Acerca das etapas do que vai acontecer dentro desta sexta idade do mundo que compreende o tempo de Cristo até a
para osia sem sabermos ao certo a quantidade de gerações porque não nos foi revelado mas nos foi dado a conhecer então estes quatro ciclos de sete etapas contidos no miolo do Apocalipse Os Sete Selos As Sete Trombetas as sete figuras espirituais e as sete Taças do Futuro de Deus estes quatro ciclos de sete etapas descrevem o que vai acontecer dentro desta sexta idade do mundo de Cristo a parusia Só que não é uma descrição consecutiva a primeira o primeiro ciclo ciclo do sete selos escreve sete etapas quando nós temos o ciclo das Sete Trombetas a
primeira trombeta equivale ao primeiro selo por isso ciclos o primeiro ciclo descreve etapas desta sexta idade da história depois o segundo ciclo ciclo das Trombetas começa de novo desde de Cristo até para os dias a descrever as etapas novamente aí a etapa de ciclos seguintes as figuras espirituais começa de novo de Cristo A parusia então o Apocalipse começa e recomeça a nos dar profecias acerca do que vai acontecer dentro dessa cesta idade do mundo desde o começo quatro vezes e estas visões estas revelações tanto no ciclo dos sete selos quanto no ciclo das Sete Trombetas
quanto no ciclo da sete figuras espirituais quanto no ciclo das sete Taças do Futuro de Deus estas visões se coincidem e nós podemos com catená-las nós podemos relacioná-las o primeiro selo com a primeira trombeta com a primeira figura espiritual com a primeira taça e assim por diante porque elas vão somando detalhes do que vai acontecer no final dos tempos entenderam isso este é um dado importante a narração do Apocalipse ela não é contínua ela começa e recomeça sobretudo neste miolo sobretudo nestes quatro ciclos de sete etapas ela começa e recomeça sempre complementando visões com visões
e nos dá então a conhecer contingentes futuros no formato Profético para que para Nos preparar para nos consolar para nos exortar essa finalidade da profecia Nos preparar para que sejamos então Santos pois bem posto esta introdução o que eu quero agora fazer é ler com vocês um texto do Apocalipse que está no Capítulo 11 então quem tiver essa grandes escrituras e se quiser tomar conosco este texto para lermos juntos vou ler o texto que está no Capítulo 11 do apocalipse do versículo 1 ao Versículo 4 e se conseguimos entender como profundidade o que está contido
nesses quatro primeiros Versículos no Capítulo 11 já será um ganho espiritual tremendo não é diz o texto em seguida foi me dada uma cana semelhante a uma vara com estas palavras levanta-te e mede o templo de Deus o altar e os que é isso encontram em adoração mas o átrio exterior não meças porque foi dado aos gentios que pisarão a pés à cidade santa durante 42 meses e eu farei com que as minhas duas testemunhas vestidas de saco profetizem durante 1260 dias Estas são duas Oliveiras e dois candelabros que estão diante do Senhor da terra
Este é o texto que quero refletir com vocês que vamos estudar a partir de agora entrando propriamente no nosso tema os sinais dos tempos e o Apocalipse vamos situar Este texto dentro dos ciclos ora o Capítulo 11 corresponde a sexta trombeta Mas então o Capítulo 11 do Apocalipse está encaixado no segundo ciclo de sete etapas da sexta idade do mundo da sexta idade da história e o Capítulo 11 corresponde a sexta trombeta a sétima trombeta é a ressurreição escatológica o Juízo Final a sexta trombeta equivale imediatamente ao tempo da iminência da paralisia é o final
do final dos tempos entende isso é o final descreve uma profecia para o final da sexta idade da história o final do final dos tempos pois bem este tempo é o tempo do anticristo e do falso profeta a sexta trombeta o Capítulo 11 do Apocalipse Tá bem então a sexta trombeta ela equivale no ciclo seguinte no ciclo das figuras espirituais a sexta trombeta equivale a figura Espiritual do anticristo e a figura Espiritual do falso profeta que são respectivamente a terceira e a quarta figura espiritual temos outras figuras espirituais posteriores que vão nos narrar acontecimentos posteriores
no final do final dos tempos no final da sexta idade da história até a paralisia Então veja aqui Este texto que acabamos de Deus nos relata acontecimentos uma profecia do que vai acontecer no tempo do anticristo e do falso profeta o que devemos entender por anticristo e falso profeta ora o anticristo segundo a terceira figura espiritual vamos iluminar a sexta trombeta com dados do ciclo seguinte ora o anticristo segundo o livro do apocalipse é a primeira besta ou a primeira fera que surge impulsionada pelo demônio por Satanás a primeira besta ou a primeira Fera é
um poder político uma organização política que perseguirá a Igreja Esta é a primeira besta ou a primeira fera ou o anticristo expressões distintas para designar o mesmo evento Tá bem então uma organização um governo um estado um poder político que sobre grande influência de satanás combate e persegue a igreja isso é o anticristo o falso profeta é narrado pelo Apocalipse como sendo a segunda besta ou a segunda fera e a segunda besta segunda fera o anticristo perdão falso profeta é no Apocalipse na exegésima do Apocalipse que também os santos padres fazem do Apocalipse o falso
profeta é um poder religioso a segunda besta ou a segunda fera que chamamos também de falso profeta é um poder religioso que deseja destruir a igreja levando todos a idolatria abolindo o verdadeiro culto a Deus e colocando no lugar de Deus um ídolo levando a todos ao pecado mortal contra o primeiro mandamento a idolatria E é isso que chamamos de falso profeta E isso está no terceiro ciclo de sete etapas no ciclo das figuras espirituais é o equivalente ao que vai acontecer na sexta trombeta que aí este texto que acabamos de ler o que vem
antes a quarta trombeta nos narra que muitos perderam a fé e se tornaram mundanos e eu vou dizer é o que estamos vendo com grande intensidade dos nossos tempos muitos perdem a fé e se tornam mundanos esta quarta trombeta voltamos então para o segundo ciclo de sete etapas a quinta trombeta nos narra a apostasia da Verdade e o aumento da iniquidade porque as pessoas perderam a fé e se tornaram mundanas entregando o seu pecado mortal habitual as pessoas irão abandonar a fé irão apostatar a verdade e nós veremos um aumento da maldade um aumento da
iniquidade Essa quinta trombeta percebem que descreve fases o Apocalipse descreve etapas é uma profecia a respeito do que vai acontecer nesta sexta idade da história e quanto mais a frente nós avançamos nós mais perto chegamos dos relatos acerca da vida do Senhor em glória e chegamos então a sexta trombeta que é o que está dito aqui vamos analisar então Versículo Versículo fragmento a fragmento estes primeiros quatro Versículos do Capítulo 11 do Apocalipse em seguida diz o texto em seguida do que no texto anterior no Capítulo 10 foi dado por Deus a João um pequeno livrinho
para que o comesse para que o devorasse prescindindo dessas explicações passemos adiante em seguida disso foi me dada uma cana semelhante a uma vara uma vara de agrimensor uma vara que serve para medir o Capítulo 11 do apocalipse de São João ele é clássico no sentido em que o seu autor busca no antigo testamento imagens para dizer o que quer no Novo Testamento a imagem da Vara de agrimensor da cana de agrimensor é tirada do livro de Ezequiel capítulos 40 41 e 42 uma cana para medir uma vara de agrimensor foi me dada uma cana
semelhante a uma vara com estas palavras levanta-te e Médio templo de Deus o altar e os cães se encontram em adoração Então quem mede na sagradas escrituras mede para separar simboliza medir significa separar separar para proteger ou separar para destruir certo é isso O que significa medir então a ordem dada foi esta levanta-te e mede o templo de Deus São João lembremos São João está tendo aqui um Êxtase Místico e Profético São João está tendo uma visão e uma locução Deus está lhe mostrando coisas e lhe dizendo coisas e prescindindo das explicações teológicas de visão
e locução nós podemos afirmar o seguinte na visão São João está em Jerusalém templo mas não em sentido real em sentido Místico porque é uma visão é uma experiência Mística extraordinária é um Êxtase O que são João está tendo este tempo não pode ser o templo celestial porque é impossível que os homens profanem o templo Celeste Então não é a Jerusalém do alto não é a igreja Triunfante mas este templo também não pode ser o Templo de Jerusalém enquanto tal porque na época em que o autor escreveu o Templo de Jerusalém já estava destruído então
que esse templo significa que esse templo simboliza a igreja militante que somos nós que peregrinamos nesta vida terrena levanta-te e mede quem mede e mede para separar aquilo que quer proteger ou aquilo que vai ser destruído médio templo de Deus a igreja mede o altar e os cães se encontram em adoração o altar simboliza significa o sacerdotes os que se encontram em adoração são os fiéis que se mantêm Unidos a este sacerdotes então São João Apóstolo mede o altar e os que estão em adoração Ele separa os que serão salvos Deus está dizendo o seguinte
a igreja perdurará até o fim pesa sobre nós a promessa de Cristo as portas do inferno jamais prevalecerão sobre a minha igreja não é essa promessa que nosso senhor faz no evangelho Então me diga que significa separar estão separados certos eleitos certos sacerdotes e cristãos que serão preservados da grande perseguição que virá sobre nós porque a igreja perdurará até o fim Então esse é o primeiro significado do versículo 1 mas aí então temos o Versículo 2 mas o ato exterior não começas porque foi dado aos gentios que pisarão a pés à cidade santa durante 42
meses não essas o átrio exterior por quê Porque uma parte da igreja militante será entregue aos gentios Quem são os gentios são os inimigos de Deus os gentios aqui significa simbolizam os que pertencem a besta e perseguem a igreja e Abrindo um parênteses no ciclo posterior ao ciclo das Trombetas no ciclo das figuras espirituais nós temos uma Trindade blasfema que aparece no Apocalipse não sei se conseguiram perceber nós temos o anticristo ou faço profeta e Satanás que está por de trás e que incita o anticristo e o falso profeta as duas bestas temos uma Trindade
blasfema de ametriamente oposta a Trindade Santa ao Deus unitrino então os que pertencem ao império da besta os que pertencem a o império das duas bestas seja do anticristo ou seja do falso profeta os que pertencem a Satanás estes perseguirão a igreja e calcarão fizeram a pés a cidade santa durante 42 meses o Versículo 2 do Capítulo 11 de apocalipse nos descreve a grande perseguição que a igreja sofrerá passará no final do final dos tempos no final da sexta idade da história e onde nós percebemos isso e agora a coisa começa a se tornar cada
vez mais interessante o texto diz que a Perseguição durará 42 meses o que isso significa 42 meses são três anos e meio 1.260 dias três anos e meio é a metade de 7 7 é o número que simboliza que significa a perfeição e a Plenitude no Apocalipse a metade disso três anos e meio 42 meses simboliza um tempo que não chegará a Plenitude que não irá amadurecer Então essa grande perseguição os grandes Perseguidores da igreja não conseguirão atingir aquilo que pretendem que é destruir a igreja definitivamente porque uma parte dela foi medida para ser salvaguardada
o altar e os que se encontram em adoração essa perseguição não chegará ao seu objetivo porque Deus não permitirá Deus irá intervir Então essa perseguição durará 42 meses onde aparece isso na sagradas escrituras São João Apóstolo está tirando detalhes de outros textos da Bíblia então por exemplo se formos a Daniel ao livro do profeta Daniel no Capítulo 7 Versículo 25 nós encontraremos o seguinte texto ele proferirá arrogâncias contra os céus e esmagará os santos do Altíssimo pretenderá modificar os tempos e a lei em suas mãos serão entregues os santos por um tempo dois tempos e
metade de um tempo três anos e meio essa expressão usada pelo Apóstolo João no Apocalipse 11 Versículo 2 foi tirada do livro do profeta Daniel Capítulo 7 Versículo 25 em suas mãos nas mãos do perseguidor serão entregues os santos por um tempo dois tempos e metade de um tempo três anos e meio certo mas não temos apenas esse texto vamos também ao livro do profeta Daniel Capítulo 12 Versículo 7 e este texto nos diz o seguinte Capítulo 12 versículo 7 de Daniel ouvir então o homem vestido de linho que estava por cima das águas do
rio ele ergueu a mão direita e a mão esquerda e jurou por aquele que vive eternamente será por um tempo dois tempos e metade de um tempo tem um profeta Daniel também usa essas expressões em outros capítulos e no próprio Apocalipse no Capítulo 13 Versículo 5 Nós também veremos a mesma expressão vamos ao Capítulo 13 Versículo 5 do próprio Apocalipse que diz o seguinte foi lidada a faculdade de proferir palavras arrogantes foi dada a quem a besta a faculdade de preferir palavras arrogantes e blasfêmeas recebeu igualmente o poder de agir durante 42 meses 3 anos
e meio nós não devemos entender esses três anos e meio ou 42 meses ou 1260 dias como um tempo matemático nós não devemos entender literalmente não é que a Perseguição derradeira irá durar três anos e meio essa descrição é simbólica significa que a grande perseguição que sofremos será abreviada pela providência divina deus não deixará que Satanás e o seu ser quase acabem com a igreja Deus irá proteger a sua igreja entende ora estas expressões são usadas pela primeira vez pelo profeta Daniel e isso é importante desde agora é importante entender o seguinte São João do
Capítulo 11 está usando de eventos do antigo testamento para descrever a grande perseguição que a igreja sofrerá no final desta sexta idade da história que estará na iminência da parausia São João está usando acontecimentos da antiga aliança que prefigura uma grande perseguição que a igreja passará no final dos tempos entendem isso de onde nós podemos tirar essa conclusão mais uma vez da exegese de Santo Agostinho Então vamos prestar atenção no seguinte O Profeta Daniel que está sendo citado pelo Apóstolo João aqui em Apocalipse 11 Versículo 2 O Profeta Daniel Ele viveu no exílio da Babilônia
Então olha só a quinta idade da história ela começa como afirmavamos a pouco no exílio da Babilônia e vai até o nascimento de Cristo a sua primeira vinda contamos 14 gerações O Profeta Daniel que está sendo citado pelo Apóstolo João O Profeta Daniel viveu no tempo do exílio da Babilônia aliás Este é o tempo de Jeremias Ezequiel e Daniel alguns historiadores nos afirmam que Daniel teria nascido algo em torno do ano 620 antes de Cristo e teria morrido algo em torno do ano 530 antes de Cristo o exílio da Babilônia ou o cativeiro da Babilônia
começa no ano 609 antes de Cristo mas nós temos três deportações do povo de Israel para a Babilônia A primeira deportação foi no ano 609 antes de Cristo a segunda deportação 11 anos depois foi no ano 598 antes de Cristo Jerusalém sitiada e Joaquim Rei de Judá rende-se voluntariamente o rei e a nobreza Os oficiais militares os artífices os intelectuais são todos levados para Babilônia na segunda reputação em 598 antes de Cristo a terceira deportação se dá no ano de 587 antes de Cristo A Rebelião do reino de Judá a destruição de Jerusalém do templo
e a última deportação 11 anos depois temos três deportações distantes 11 anos uma da outra então este cativeiro da Babilônia começa no ano 609 antes de Cristo termina no ano 538 antes de Cristo com Ciro quando Ciro toma o poder né então o cativeiro da Babilônia termina no Reinado de Ciro segundo após a conquista persa da cidade da Babilônia os judeus exilados são autorizados a voltar temos então 70 anos de cativeiro da Babilônia a quinta idade da história começa com o exílio da Babilônia O Profeta Daniel está no exílio da Babilônia provavelmente morreu não existe
mas o profeta Daniel está emitindo uma profecia para os judeus que viveriam algo em torno de 400 anos depois Então se formos ao profeta Daniel [Música] sobretudo nestes capítulos no capítulo 10 11 12 nós veremos aqui visões apocalípticas a respeito do fim da quinta idade da história as profecias de Daniel se referem a provações que o povo Judeu irá passar algo em torno de 400 anos depois o tempo dos macabeus Então veja isso é importante porque Vamos retomar a linha de raciocínio O Profeta Daniel que viveu então no século 6 antes de Cristo no tempo
do exílio da Babilônia emite profecias que são destinadas a leitores e acontecimentos que se dariam quatro séculos mais tarde as visões as profecias contidas no Capítulo 7 a 12 um pouco antes de um pouco depois também mas no Capítulo 7 a 12 principalmente caracterizam por menores a perseguição contra os judeus desencadeada pelo Rei antigo o quarto epifanis no tempo dos macabeus e também deixe as suas profecias para os judeus piedosos que viveriam cerca de quatro séculos mais tarde para que para encorajá-los diante da violência e da perseguição que cairá sobre eles de antigo quarto epifantes
quem foi antigo com o quarto epifanis ora [Música] este sujeito era da dinastia celeucida do império celeiro e governou a Síria entre 175 antes de Cristo A 164 antes de Cristo antigo era herdeiro da cultura helenística já que o seu império surgiu a partir das conquistas de outrora realizadas por Alexandre Magno Então temos que entender um pouco da história e dos fatos desta quinta idade do mundo por quê porque os eventos que aconteceram aqui serão usados pelo autor do Apocalipse para nos descrever a Perseguição que também nós passaremos enquanto igreja no final dos tempos tudo
que acontece na antiga aliança é configuração da nova o antigo testamento é prefiguração do novo testamento Então esse sujeito antigo quarto epífanes do império celeussida desencadeou uma perseguição feroz contra os judeus e essa perseguição se deu a mais ou menos 400 anos depois do Profeta Daniel e as profecias de Daniel são acerca destas perseguições e onde veremos estas profecias com maior riqueza de detalhes por exemplo em Daniel Capítulo 7 Versículo 23 a 25 Este texto diz o seguinte ele explicou a quarta feira é um quarto reino que vai surgir na Terra e que será diferente
dos outros reinos vai devorar a terra inteira pisando-a e esmagando-a os 10 chifres Deste Reino serão 10 reis esta quarta-feira Este Reino é o reino celeiro e este décimo primeiro rei que vai aparecer no texto é antigo quarto epífanes os 10 chifres Deste Reino serão 10 reis depois dele surgiram um outro mais forte que os primeiros e que vai derrubar três reis antigo quarto epífice ele proferirá a arrogâncias controversa e esmagará os santos do Altíssimo pretenderá modificar os tempos e as lei em suas mãos serão entregues os santos por um tempo dois tempos e metade
de um tempo então quem persegue Israel por um tempo dois tempos e metade de um tempo quem persegue os judeus durante 42 meses 3 anos e meio é antigo quarto epifanes e o profeta Daniel já previu isso 400 anos antes de acontecer estando no exílio da Babilônia a sua profecia se dirigia aos judeus que passariam por essa perseguição derradeira até o advento de Cristo da primeira vinda de Cristo entendem o que nós estamos colocando tudo isso é perfuração do que vai acontecer no advento da segunda vinda de Cristo e isso está sendo usado pelo Apóstolo
João para explicar que a aprovação que a igreja passará no final dos tempos da sexta idade da história é análoga a aprovação que os judeus passaram no final da quinta idade da história São João está descrevendo a perseguição com base na de outra hora A Perseguição que vai acontecer desde a nossa perspectiva é análoga a Perseguição que já aconteceu contra os judeus no final da quinta idade da história então Cristo veio na sua primeira vinda em Belém entende mas esse não é o único texto onde aparece a profecia de Daniel lemos o Capítulo 7 Versículo
23 e 25 Mas vamos ao Capítulo 8 e vamos ler no Capítulo 8 Versículos de 15 a 26 e aqui o texto dirá eu Daniel estava olhando essa visão e procurando entender quando de repente estava de pé a minha frente a figura de um ser humano ouvia então vinda do UAI uma voz de homem que gritava Gabriel fase que ele entenda a visão ele veio e parou no lugar onde eu estava quando se aproximou eu me assustei e prostrei me com o rosto por terra ele me disse filho do homem entende que a visão se
cumprirá no tempo do fim tempo do fim da profecia de Daniel no fim da quinta idade da história mas análogo também ao final dos tempos da sexta idade da história Quando Deus então consumara a toda a criação ele falava comigo e eu assustado cai de bruços no chão ele tocou em mim e fez-me ficar de pé onde eu estava depois continuou vou te mostrar o que vai acontecer no fim da maldição pois será no tempo do fim o carneiro que viste com dois chifres são os reis dos medos e dos persas o bode é o
rei dos gregos e o chifre enorme que ele tinha entre os olhos é o seu primeiro rei chefe dos gregos o primeiro rei Alexandre Magno Profeta Daniel está descrevendo o grande império de Alexandre Magno E deste Império surgiu os celeucitas e da dinastia celeucida veio então antíloco quarto epifanes é a profecia de Daniel acerca do que vai acontecer do que vai acontecer cerca de 400 anos depois do exílio da Babilônia no advento da primeira vinda do Senhor o bode é o rei dos gregos Alexandre Magno e o chifre enorme que ele tinha entre os olhos
é o primeiro rei quebrado este os quatro chifres que cresceram em seu lugar são quatro reinos da mesma nação que vão substituir este primeiro mas não com o mesmo poder de fato Alexandre Magno que viveu provavelmente entre os anos 356 antes de Cristo até 323 antes de Cristo teria então 33 anos conquistou em sua marcha para o Oriente um vasto território e morreu muito jovem sem deixar herdeiros e o seu grande império foi dividido entre os Generais dando origem a quatro reinos e um deles é o império celeucida é isso que o profeta Daniel está
descrevendo 400 anos antes de acontecer no exílio da Babilônia depois do reinado deles destes quatro generais de Alexandre tendo crescido em iniquidade há de surgir um rei atrevido e entendedor de enigmas uns Reis sábio entendedor de enigma significa sábio este Rei atrevido e sábio é antigo que o quarto epífenis na profecia de Daniel possante será a sua força com energia que não vem dele e acima do que pode crer devastará tudo de maneira incrível prosperando no que no que fizer ele matará os vigorosos e o povo do Santos ele perseguiu de fato os judeus no
século 2 antes de Cristo segundo a sua sabedoria e falsidade vai prosperar a sua mão ele se engrandecerá no seu coração e com tranquilidade matará muitos ele se levantará contra o príncipe dos Príncipes mas sem intervir mão nenhuma será aniquilado e aquela visão das tardes e manhãs que te foi apresentada é verdadeira Tu porém mantenha a visão em segredo porque se realizará depois de muitos dias essa é trechos Estes são trechos da profecia de Daniel acerca da perseguição desencadeada então durante o quarto epífunis contra os judeus olhamos mais detalhadamente para essa perseguição veja entre o
ano 171 antes de Cristo e 168 antes de Cristo antigo quarto epífanes esteve envolvido na guerra da Síria contra o Egito derrotou os faraós Ptolomeu sexto Ptolomeu sétimo seu objetivo era atacar Alexandria mas civil forçado a recuar por Roma neste interim regressando de uma campanha contra o Egito Antigo centrou sua atenção na Judeia e antigo conquistou a Judeia conquistou Jerusalém provavelmente no ano 168 antes de Cristo e procurou helenizar os judeus a força os seus atos perversos estão relatados nos livros dos macabeus dentro das coisas antigo que invadiu o Templo de Jerusalém a poderoso dos
objetos de ouro do Santuário o altar de ouro Candelabro os vasos sagrados os acessórios antigo além disso saqueou a cidade levou as mulheres e as crianças como prisioneiros em todas as judeus altos impostos Procurou anelizar a força fazendo os profanar o sábado renunciar além dos Profetas proibiu os holocaustos do sacrifícios as expiações a circuncisão mandou queimar os livros sagrados perseguição contra os judeus Além disso como se não bastasse estabeleceu no templo de Jerusalém em uma estátua do Deus grego Zeus a quem deveriam sacrificar porcos e tudo isso pode ser relatado no livro dos macabeus Então
os macabeus viveram as vésperas as portas da primeira vinda do Senhor em Belém e sofreram uma grande perseguição e se formos ao livro dos macabeus nós veremos exatamente estes relatos e vale muito a pena essa citação porque voltemos a lembrar porque estamos explicando todas estas coisas porque o apóstolo João no capítulo 11 do apocalipse no Versículo 2 está dizendo que a igreja no final da sexta idade da história será perseguida por 42 meses ao modo da profecia de Daniel A Profecia de Daniel se refere a Perseguição que os judeus sofreram um pouco antes da primeira
vinda do Senhor portanto que o apóstolo João quer significar no Apocalipse é que esta perseguição derradeira dos judeus no final da quinta idade da história é uma perfuração do que acontecerá conosco com a igreja no final da sexta idade da história e que vai anteceder imediatamente a vinda do Senhor em Glória e o segredo da interpretação dos estudos que Olha estamos fazendo está de fato no livro dos macabeus Então se voltarmos nossos olhos para o capítulo 1 do primeiro livro dos macabeus Nós encontraremos o seguinte texto Vejam Só esclarecedor o texto Alexandre o macedônio filho
de Felipe já reinava na Grécia quando saiu da terra dos ceteus e derrotou a Dario rei dos persas e dos medos travou numerosas batalhas conquistou muitas fortalezas e matou os reis da terra chegou até os confins do mundo e a poderoso e dos despojos de uma multidão de nações o primeiro livro de macabeus Capítulo não está narrando aqui as aventuras de Alexandre Magno a terra emagreceu diante dele seu coração se exaltou e ele sem soberbeceu mobilizou um exército poderosíssimo e subjugou Os territórios e o soberanos das Nações obrigando-os a lhe pagar em tributo certo dia
ficou doente e percebeu que ia morrer chamou seus atos oficiais que tinham sido seus companheiros desde a juventude e ainda em vida repartiu entre eles o reino Alexandre reinou durante 12 anos e morreu seus oficiais assumiram o poder cada um no seu lugar após a morte dele todos fingiram o Diadema e depois deles os seus filhos por muitos anos e os males se multiplicaram na terra o aumento da iniquidade deles saiu aquela raiz perversa antípones filho do Rei antigo que estiverem em Roma como refém e que tornou-se rei no ano 137 do Reino dos gregos
por aqueles dias saíram de Israel homens iníquos que persuadiram a muitos dizendo Vamos fazer aliança com as nações que estão ao nosso redor porque desde que nos isolamos muitos males nos aconteceram o que pretenderam os judeus fazer aliança com o mundo com muitas vezes nós vemos uma certa tentativa entre membros da igreja de fazer alianças com o mundo como que para prosperar essa proposta parecia boa alguns do Povo Resolveram ir ter com o rei e este Deus permissão para adotarem os costumes dos gentios Então os judeus começaram a adotar os costumes dos gentios não soa
como muitos que no final da sexta idade da história perder uma fé e se tornarão é a prefiguração disso construíram em Jerusalém no ginásio ao modo dos gentios disfarçaram a circuncisão a circuncisão e prefiguração do batismo na antiga aliança disfarçaram a circuncisão renegaram a aliança Sagrada ajuntando os seus gentios e vendendo-se para praticarem o mal quando a seus olhos O Reinado estava consolidado Antia o que se propôs reinar também na terra do Egito pretendendo dominar nos dois reinos invadiu o Egito com o exército imponente com carros de elefantes cavalaria e muitos navios travou o combate
contratou meu rei do Egito o Qual ficou com medo de enfrentá-lo e fingiu deixando pelo chão muitos feridos e fugiu perdão deixando muitos no chão feridos tomou a cidades fortificadas e saqueou as riquezas da terra do Egito Versículo 20 voltou então depois de ter submetido o Egito no ano 143 e subiu contra Israel e Jerusalém como possante exército entrou no santuário com arrogância e a poderoso do altar de ouro e do Candelabro com seus acessórios também levou a mesa da apresentação dos pães as vasilhas para as libações os corpos e das os corpos e taças
de Ouro o véu e as coroas toda a decoração de ouro que estava que estava na fachada do templo tudo saqueou levou a prata e o ouro os objetos de valor e mesmo os tesouros escondidos que pode encontrar roubando tudo voltou para sua terra depois de uma grande carnificina e tendo proferido palavras de extrema arrogância houve grande luta em Israel em todo o seu território e esta perseguição desencadeada por antigo quartepífanes contra Israel contra Jerusalém durou de junho de 168 até dezembro de 165 3 anos e meio um tempo dois tempos e metade de um
tempo 42 meses exatamente como Profeta Daniel havia proferido em sua Profecia no exílio da Babilônia 42 meses exatamente o tempo que durará a perseguição contra a Igreja no final da sexta idade da história como o apóstolo São João descreve em Apocalipse 11 Versículo 2 então Se quisermos entender só o Versículo 2 do Capítulo 11 do Apocalipse precisamos entender toda essa história aqui porque não descreve apenas o tempo simbolicamente descreve também como acontecerá a perseguição contra a Igreja no final da sexta idade da história e o texto mais importante é este para o qual nós vamos
agora primeiro macabeus Capítulo 1 Versículos de 41 a 64 aqui está descrita A Perseguição desencadeada por antigo quarto epífanes contra os judeus usada como símbolo e prefiguração pelo Apóstolo João e Apocalipse 11 Versículo 2 O que o texto nos narra o seguinte e aqui estão os sinais dos tempos o rei Antico mandou por escrito a todo o seu reino que todos formassem um só povo antigo quarto epífanes é o tipo e o símbolo do anticristo e do falso profeta é a prefiguração antigo é a prefiguração no Antigo Testamento do anticristo do falso profeta que também
aparecerá no final dos tempos dos nossos tempos da sexta idade da história antigo quarto e pífanes está no final da quinta idade do mundo assim como o anticristo e falso profeta perseguir uma igreja no final da sexta idade do mundo a ser cidade da história entendem essa analogia é isso que o apóstolo João quer mostrar E é isso que está bem explicado detalhadamente nos comentários do Padre Sebastião bartina deste grande teólogo espanhol que comenta o Apocalipse Versículo A Versículo então o Rei antigo mandou por escrito a todo seu reino que todos formassem um só povo
então as nações os governos os estados se uniram contra a Igreja como outrora antigo comandou que todos se unissem debaixo de um só reino Um Só Império contra os judeus é o tipo e a figura do Anticristo e do que ele pretenderá a fazer antigo quarto epífanes recebe este nome epífanes que é um termo grego que significa Deus Manifesto antigo considerava-se como Deus e exigia adoração a si de todos os seus súditos o tipo e a figura do falso profeta que irá querer levar a todos a idolatria abandonando o culto do verdadeiro Deus mas sigamos
o texto porque dele extrairemos outros detalhes retomando o versículo 41 o Rei antigo mandou por escrito a todo o seu reino que todos formassem o seu povo e cada um renunciasse a sua própria lei todas as nações se acomodaram a palavra do Rei Antico todos concordaram todos se uniram em um só governo em um só estado para ir contra Jerusalém para ir contra o povo de Deus e muitos de Israel consentiram na religião dele começando a sacrificar aos ídoros e aprofanar o sábado e se a prefiguração de que os estados os reinos os povos as
nações os governos As instituições as organizações se uniram contra a Igreja no final da sexta idade da história como outrora as nações se uniram no tempo do antigo Quarter pífanes contra o povo de Deus e mesmo Israel com sentiu na religião de antigo e começou a sacrificar aos Ídolos e a profanar o sábado isso não soa como uma perfuração muitos membros da própria igreja abandonam a sua fé e caem em um Neo paganismo em um sincretismo religioso nos nossos dias e abandonam o verdadeiro culto a Deus para entregar em ser a idolatria Versículo 44 do
Capítulo 1 de primeiro macabeus Além disso O rei mandou o decretos por meio de mensageiros a Jerusalém e as cidades de Judá para que adotassem as leis das Nações da terra ficavam proibidos os holocaustos e sacrifícios e expiações no templo de Deus e deviam profanar o sábado e as festas entende o que está acontecendo aqui antigo proibiu os holocaustos o sacrifícios e as expiações no templo de Deus proibiu o culto e o sacrifício Perpétuo no templo de Jerusalém a figura e a prefiguração do anticristo na antiga aliança proibiu sacrifício Perpétuo tal como o anticristo falso
profeta no final dos tempos da sexta idade da história irá proibir o sacrifício Perpétuo Qual é o sacrifício Perpétuo da nova e Eterna Aliança a Santa Missa a celebração eucarística então nesta perseguição final derradeira contra a Igreja um dos sinais dos tempos o primeiro sinal dos tempos serão as nações dos Estados os governos as organizações se unindo contra a Igreja o segundo sinal dos tempos de que estamos na iminência da paralisia da vida do Senhor em Glória será a abolição do sacrifício Perpétuo a proibição da celebração eucarística a proibição da missa como outrora antigo com
o quarto epífunis também proibiu os holocaustos o sacrifícios e expiações no templo de Deus e deviam profanar o sábado e as festas e deverão profanar os domingos e a solenidades Imaculada o Santuário e as pessoas consagradas isso é um sinal dos tempos um sinal dos tempos da sexta trombeta um final dos um sinal dos tempos para aquele final da sexta idade da história que estará na iminência da paralisia entende isso E se o tempo da pandemia não foi um bom sinal de que isso é possível e aqui sou eu ou usando interpretar convenceram a todos
a não irem a Ana buscarem o sacramentos a não se reunirem para rezar se isso não foi um bom ensaio não sei o que foi entendem Versículo 47 de primeira macabeus capítulo 1 por outro lado deviam levantar Altar esse templos e ídolos e imolar porcos e outros animais impuros a idolatria as falsas doutrinas o paganismo E hoje nós vemos levantarem-se as falsas doutrinas o neopaganismo e mesmo infiltrarem-se na igreja deviam também deixar seus filhos em circuncisos circuncisão na antiga aliança é prefiguração do batismo na Nova Aliança então no final do final dos tempos no final
da sexta a idade da história também se combaterá ao batismo deveriam também deixar os seus filhos em circuncisos e profanálos com todo tipo de impureza e contaminação impureza e contaminação nossas crianças nossos filhos conseguem enxergar isso nas nossas vidas de modo que viessem a se esquecer da lei e a mudar todas as observâncias Então olha isso o que o Troy antigo quarto epífice impôs aos judeus é a prefiguração do que no final da sexta idade da história na iminência da parausia o anticristo falso profeta também irão impor para nós e este é um dos sinais
dos tempos deveriam também deixar seus filhos e circuncisos profanálos com todo tipo de impureza e contaminação de tal modo que viessem a se esquecer da Lei se esquecer de Deus e mudar todas as suas observâncias e aqui todo combate toda luta contra a família católica contra a educação católica contra os valores cristãos nas escolas nas instituições nos lares a deturpação do conceito de família que é um dos Sinais dos Tempos Versículo 50 e todo aquele que não agisse de acordo com a palavra do Rei antigo seria morto o martírio foi nesses termos que ele escreveu
a todo o seu reino nomeou inspetores para todo o povo E ordenou as cidades de Judá que uma após a outra oferecer sem sacrifícios muitos do povo se uniram a eles todos os que haviam abandonado a lei do senhor e praticaram mal na terra muitos judeus que estavam no pecado praticando o mal se uniram ao que o rei havia ordenado como muitos membros da igreja se unirão ao mundo e farão e Estas são as estrelas que caem do céu nas figuras espirituais do Apocalipse muitos homens de igreja caíram no pecado mortal habitual de dentro de
fora do clero grandes e pequenos caíram porque estarão Unidos ao mundo assim obrigaram Israel a se esconder e permanecer nos lugares de refúgio e vem o versículo 54 de primeira macabeus capítulo 1 no dia 15 do mês de casa leu do ano 145 antigo levantou sobre o altar dos holocaustos a abominação desoladora e aqui vem um outro sinal dos tempos e que nós precisamos fazer um esforço de entender o que isso significa o texto está dizendo que antigo levantou sobre o altar dos holocaustos a abominação desoladora ora o que significa abominação desoladora vamos entender isso
abominação desoladora que o texto de uma cabeça está descrevendo que foi instalada foi instalada cerca de 400 anos depois da profecia de Daniel e em Daniel nós encontraremos essa expressão em que lugar no Capítulo 11 Versículo 31 Vamos até lá Portanto o texto da profecia de Daniel diz o seguinte forças deles saídas Dele quem do perseguidor que o profeta viu em sua profecia e anunciou forças deles saídas profanarão Santuário da Fortaleza abolirão o sacrifício Perpétuo e instalarão a abominação desoladora então Profeta Daniel já havia predito em sua profecia cerca de 400 anos antes de acontecer
o que em macabeus estava sendo relatado e estava acontecendo abominação da Desolação o que que é abominação da Desolação é a instalação no tempo de Jerusalém de uma estátua de Zeus para os gregos ou de Júpiter para os romanos no lugar da Arca da Aliança e além de instalar um ídolo um Deus Pagão era ordem era decreto Era a Lei do Rei Antico que todos absolutamente todos oferecessem a Zeus sacrifícios de porcos no culto e do látrico entendendo isso O Profeta Daniel já havia aprendido isso eu sou profecia e isso aconteceu no tempo dos macabeus
agora Vamos a um outro texto vamos ao texto do Evangelho Mateus 24:15 em Mateus 24:15 começa o sermão escatológico de Nosso Senhor acerca do final dos tempos da sexta idade da história e como é que começa o sermão escatológico de Mateus 24 Versículo 15 quando virdes pois abominação desoladora de que falou O Profeta Daniel instalada no lugar santo o leitor entenda abominação da Desolação foi a instalação no templo de Jerusalém de uma estátua de Zeus para os gregos de Júpiter para os romanos e a ordem o decreto a imposição de se oferecer em sacrifícios de
porcos e se cometerem idolatria e este é um dos sinal dos tempos para o final da sexta idade da história na iminência da Luzia no lugar sagrado além de se deixar de celebrar a missa no lugar da missa colocarão outro culto para que todos sejam levados a idolatria Essa é a profecia Esse é o sinal dos tempos Isto é o que Satanás quer que não adoremos o verdadeiro Deus e sim que caiamos em Pecado Mortal contra o primeiro mandamento o sacrifício Perpétuo da antiga aliança foi substituído por um sacrifício a Zeus o sacrifício Perpétuo da
nave Eterna Aliança que é o sacrifício Eucarístico será substituído por outro de tal maneira que o anticristo levará muitos a idolatria para trabalhar contra a própria salvação entenda isso isso é um sinal dos tempos para a sexta trombeta na iminência da paralisia mas não termina por aqui não termina por aqui continua o texto de macabeus também pela cidade de Judá ao derredor ergueram-se Altares e queimavam incenso diante das portas das casas e das ruas os livros da lei que fossem descobertos eles os rasgavam e lançavam ao fogo então era proibido viver a lei e proibido
ter livros da Lei onde quer que fosse encontrado um Livro da Aliança numa casa ou se alguém estivesse seguindo a lei o decreto do rei condenava o a morte o martírio E aí nós vemos o martírio dos macabeus E aí nós veremos o martírio dos cristãos como tivessem o poder infligiam isto a Israel a todos os que fossem descobertos mesmo por mês nas várias cidades no dia 25 de cada mês oferecia um sacrifícios no Altar que forem lido sobre o altar dos holocaustos as mulheres que haviam circuncidado os seus filhos eram punidas de morte segundo
o decreto de quem antigo quarto epifanys sendo seus filhos estrangulados as casas destruídas e mortos também os que haviam praticado a circuncisão configuração do batismo todavia muitos em Israel permaneceram firmes todavia muitos na igreja permanecerão firmes serão Santos do final do final dos tempos serão Santos da sexta trombeta serão Santos entendem da última etapa da sexta idade da história os o Santos muitos em Israel permaneceram firmes decididos intimamente a não comerem nada em puro preferiam morrer a se contaminar com esses alimentos profanando a aliança Sagrada e de fato muitos morreram assim Ira terrível desencadeou-se sobre
Israel começa a ir a terrível de antigo quarto epífanes se desencadeou sobre Israel o Maíra terrível se desencadeará contra a Igreja no final dos tempos e esse é o sermão escatológico de Nosso Senhor porque vamos a Mateus 24 novamente Versículo 15 e o seguinte quando virdes pois a abominação de isoladora de que falou O Profeta Daniel instalada no lugar santo já explicamos o que é abominação desoladora o lugar santo é a igreja O que diz nosso senhor e esse parece ser o último sinal o sinal iminente os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas
quem estiver no terraço não desça para apanhar coisa alguma em casa e quem estiver no campo não volte atrás para pegar o manto ai das mulheres grávidas e das que estiverem amamentando naqueles dias orai para que vossa fuga não aconteça no inverno ou em dia de sábado Versículo 21 de Mateus 24 haverá então grande tribulação como nunca houve desde o início do mundo até agora e nunca mais haverá nosso senhor está descrevendo a grande tribulação que também a sexta trombeta que nessa etapa São João descreve e Vejam a palavra haverá então grande tribulação como nunca
houve desde o início do mundo até agora então nosso senhor deixa entrever que a Perseguição final derradeira da igreja será ainda pior será ainda mais intensa do que a Perseguição desencadeada por antigo quarto epífenis contra Israel e a igreja sofrerá e nós passaremos pela cruz e pelo martírio porque se Cristo é a cabeça da igreja nós somos seus membros se Cristo passou pelo Calvário e pela cruz a igreja passará pelo Calvário e pela cruz Mas por que nós estamos então dizendo estas coisas e elencando aqui descrevendo os sinais dos tempos para nos desesperarmos Mas é
claro que não para quem então para que nós sejamos santos para que nós tenhamos fibra tempera coragem intrepidez como os santos tiveram é por isso que diante destas coisas e diante da consciência destas coisas nós precisamos pensar conosco Precisamos ser Santos já não dá mais para brincar de sermos católicos já não é mais tempo disso é tempo de efetivamente lutarmos contra o pecado mortal é tempo de efetivamente cultivarmos a vida de oração a Penitência mortificação a vida de austeridade é tipo de olharmos para os santos e para imitá-los é tempo de cultivarmos a vida de
oração e Virtudes cada vez mais heroicas é tempo de deixar de brincar de fingir é tempo de levar a vida cristã a sério como padre nos dizia a pouco é tempo de levar a sério a santidade como um negócio como uma empresa com fidelidade [Música] e nosso senhor continua haverá então grande tribulação como nunca houve desde o início no mundo até agora e nunca mais haverá se aqueles dias não fossem encurtados ninguém escaparia e serão encurtados porque a Perseguição será por 42 meses 3 anos e meio e não 7 será um tempo que não alcançará
o que pretendia alcançar os tempos serão encurtados aqueles dias não fossem cortados entendem o que isso significa em analogia ao apocalipse se aqueles dias não fossem encurtados ninguém escaparia mas por causa dos eleitos serão encurtados porque Deus na visão do apóstolo mediu a igreja mediu o templo de Deus o altar e os que se encontram em adoração e irá preservar até o fim alguns membros e a igreja então perdurará até a para osia e as portas do inferno não prevalecerão contra ela ao passo que se esses darão testemunho de fidelidade de perseverança até o fim
Outros tantos eram testemunho por meio do mar de porque se por hora sofremos perseguições veladas cada vez mais declaradas mas ainda veladas sofreremos perseguições cada vez mais intensas a ponto de perseguições físicas a ponto de prisões a ponto de martírio e mais adiante no sermões catológico de Mateus 24 no Versículo 29 nosso senhor dirá depois da tribulação daqueles dias o Sol escurecerá e a Lua perderá a sua claridade as estrelas cairão do céu e as potências celestes serão abaladas aparecerá então no céu o sinal do filho do homem que muitos desejetas dizem ser a cruz
então todas as tribos da terra bateram no peito e verão O filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com grande poder e Glória ele enviará seus anjos com forte som de trombeta para reunir seus eleitos desde os quatro ventos de uma extremidade a outra dos céus é para o dia então é certo que a igreja passará pelo Calvário como outrora Cristo passou pelo Calvário E isso está mesmo no catecismo mas porque se tomarmos conosco catecismo da Igreja Católica promulgada no pontificado de João Paulo II nós leremos no parágrafo 675 nos seguintes Este texto
antes do Advento de Cristo a igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes A Perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra desvendará o mistério de iniquidade sobre a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente aos seus problemas a custa da apostasia da Verdade essa palavra do magistério uma solução aparente aos seus problemas e hoje em dia existe um esforço de colocar a cultura como salvação já perceberam isso dentro e fora da igreja na nossa sociedade nessa cultura fosse o principal E aí
Nós entramos no problema do conceito de cultura e aí Nós entramos no problema da teologia Amazônica e os seus desdobramentos entendem a impostura religiosa suprema é do anticristo catecismo parágrafo 675 a postura religiosa suprema é do anticristo Isto é a de um pseudo messianismo em que o homem glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de Seu Messias que veio na carne e mais adiante a igreja só entrará na glória do reino por meio desta derradeira Páscoa em que seguirá se o senhor em sua morte e ressurreição portanto parágrafo 677 o reino não se
realizará por um triunfo histórico da Igreja Segundo um progresso ascendente mas por uma vitória de Deus sobre o desencadeamento último do mal que fará sua esposa descer do céu como Cristo passou pelo Calvário nós enquanto igreja passaremos pelo Calvário como Cristo passou pelo martírio de Cruz a igreja passará pelo martírio de cruz para então ressuscitar para então vir o senhor em glória e o que acontece na sequência retornando nosso contexto do Antigo Testamento veja quando terminou a perseguição contra os macabeus e antigo carterpifanis morreu todo aquele território foi tomado por Roma E então nós temos
a Pax Romana após o martírio dos macabeus a morte de antigo quartepíferos nós temos a Pax Romana ora a Pax Romana foi um período de aproxima de aproximadamente 200 anos chamada a era de ouro do imperialismo romano onde nós temos uma estabilidade do império Então cessam as guerras externas e cessam as guerras civis internas a Pax Romana começa no ano 27 antes de Cristo aproximadamente com Imperador César César Augusto E então depois desse breve período de paz e segurança de relativa paz e segurança o que aconteceu no final da quinta idade da história nosso senhor
nasceu a primeira vinda de Cristo como em analogia nos ensina os santos padres os teólogos e as etas que após esta grande perseguição que a igreja sofrerá teremos um breve momento de paz e segurança e então quando ninguém tiver esperando nosso senhor virá em glória e onde é que nós encontramos estas coisas esses detalhes na primeira carta aos Tessalonicenses Capítulo 5 Versículos de 1 a 4 vejam que diz o apóstolo quanto aos tempos e momentos irmãos Não tem desnecessidade de que vos escrevamos vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor vem como um ladrão
durante a noite quando disserem paz e segurança então de repente virá sobre eles a ruína como as dores sobre a mulher grávida e não conseguiram escapar vós porém irmãos não estás nas trevas para que esse dia vos Surpreenda como um ladrão porque nosso senhor virá como um ladrão como outra hora veio na primeira vinda ele virá na segunda se as profecias acerca do Messias se cumpriram e ele veio as profecias acerca da segunda vinda do Senhor se cumprirão E ele virá E ele virá com poder e glória para realizar então o juízo definitivo entendem estas
coisas toda essa volta que nós fizemos histórica e teológica foi para explicar apenas um versículo Apocalipse 11 Versículo 2 porque São João está neste capítulo neste miolo do Apocalipse usando detalhes do antigo testamento para descrever os sinais dos tempos no Novo Testamento usando características acontecimentos da quinta idade da história para serem prefiguração escreverem coisas fatos que vão acontecer na sexta idade da história e no final da sociedade da história como aconteceu no final da quinta idade da história eu prefiguração isso está também na exegese agostiniana na Cidade de Deus percebe Então é isso que significa
A Perseguição que sofremos na sexta trombeta perseguição que durará 42 meses então um tempo encurtado e uma perseguição semelhante análoga a perseguição de outrora contra o povo de Deus no tempo dos macabeus mas colocamos as coisas em ordem agora nós estamos com Capítulo 11 do Apocalipse descrevendo eventos em forma de profecia que aconteceram na sexta trombeta o que os teólogos e mesmos padres da igreja e mesmo a tradição tomista nos ensinam Acerca das etapas do final da sexta idade da história o que toca sobretudo na quarta quinta e sexta trombeta Vamos colocar estas etapas estes
eventos escatológicos em sequência e o que nós conseguimos conhecer acerca disso sem ter Merida né Sem cairmos na termenidade nós conhecemos o seguinte Quais são os sinais que antecedem a vinda do Senhor em Glória já sabemos que estamos no final dos tempos desde que isso até a paralisia final dos tempos sexta idade da história após a qual nós teremos a sétima idade da história consumação da criação e novos céus e Nova Terra mas as etapas escatológicas que antecederam a sétima idade da história são o seguinte vamos colocá-las numa sequência lógica primeiro sinal dos tempos a
pregação do evangelho em todo mundo e isso já vimos acontecer não que todos se converteram mas o evangelho foi Pregado em todo mundo segundo sinal o segundo etapa escatológica a apostasia Universal da Verdade o abandono da fé e o aumento da iniquidade e esta segunda etapa escatológica colocando as coisas Agora Numa ordem lógica é equivalente a quarta e a quinta trombeta E é isto que vemos os nossos tempos mas aí alguém levantar-se-á e Dirá mas ao longo da história da igreja nós Não vimos perseguições apostasia abandona da Fé vimos Qual é o critério então para
sabermos que este é um Sinal do final dos tempos do final da sexta idade da história Santo Agostinho nos explicará Santo Agostinho dirá o seguinte a diferença é esta no final da sexta idade da história nos tempos que antecedem a paralisia esta apostasia da Verdade será Universal acontecerá em todo mundo este abandono da Fé será em todo mundo no Urbe e no orbe explica Santo Agostinho Esse aumento da iniquidade será visto não em uma região não em um país isolado mas em todo o mundo e eu usaria dizer é isso que vemos em nossos dias
então se for para ousarmos fazer uma interpretação dos sinais dos tempos coisa que é muito difícil E cabe aos santos místicos sem ter merenidade o que podemos afirmar é o seguinte nos nossos dias nós vemos traços rasos características da quarta e da quinta trombeta nos nossos dias nós vemos uma apostasia Universal da verdade nós vemos um abandono da fé no mundo inteiro nós vemos um aumento da iniquidade um aumento da maldade nos homens porque abandonaram a Deus porque estão abandonando a Deus terceira etapa escatológica a conversão dos judeus que deixa entrever também os textos paulinos
quarta etapa escatológica a Perseguição Universal da igreja por parte da impia cidade e esta é a sexta trombeta A Perseguição Universal da igreja por parte da intensidade perseguição tal como nós vimos ser descrita no livro dos macabeus e Lemos e analisamos o texto essa perseguição Universal da igreja perseguição Universal perseguição que se dará em todo o mundo em todos os países em todos os territórios ao mesmo tempo perseguição por parte da impiedade Então como nos ensina Santo Agostinho a Cidade de Deus a cívitas pertencem a ela os Santos mas a Cidade de Deus que se
rompe que aparece na igreja militante será perseguida pela cidade terrena também chamada por Santo Agostinho de ímpio a cidade ou cidade de Satanás Então esta Santa cidade a cidade de Deus será perseguida pela impia cidade em todo mundo ao mesmo tempo e estes são os tempos do anticristo enquanto estrutura política que perseguir a igreja e do falso profeta enquanto poder religioso que levará todos a idolatria a Trindade sacriliga Satanás o anticristo e o falso profeta e Isso corresponde então a sexta trombeta e novamente eu usar ainda não vemos isso declaradamente as claras mas veremos não
sabemos quanto tempo resta para que comecemos a ver essas coisas as claras mas como o cartismo nos ensina e também nosso senhor no evangelho nos ensina a igreja passará por isso E esses são alguns dos sinais dos tempos e esta então é a quarta etapa escatológica depois nós temos uma Quinta Etapa escatológica um breve momento de paz e segurança E então na sexta etapa escatológica nós teremos a parusia e o que é a parusia como nós também descrevíamos na entrevista né que que fizemos alguns eventos aconteceram na paralisia o primeiro cessar o movimento do Céus
uma bala cósmico sinais físicos nos céus depois disto a vinda do Senhor em Glória literalmente nosso senhor rasgará os céus e descerá e virá com todo o poder e glória como juiz e por ocasião da vinda do Senhor em Glória teremos a ressurreição dos Mortos todos irão ressuscitar os santos e os répros os santos irão ressuscitar para entrarem nos novos céus e na Nova Terra um corpo e alma incorruptíveis e gloriosos mas também os répteros condenados ao inferno ressuscitarão para serem condenados ao inferno com o corpo e alma incorruptíveis não gloriosos para sofrerem as penas
do inferno Então esse é o conjunto da parusia sexta etapa escatológica o abalo cósmico a vinda do Senhor em glória a ressurreição dos Mortos depois da paralisia Sétima Etapa escatológica o juízo final então justo Juiz e dividirá os santos dos retros os bons dos maus com justiça e Equidade né Depois do Juízo Final a oitava etapa escatológica nós teremos a consagração deste mundo material mutável então este é o que chamamos de fim do mundo porque na concepção Católica de história a história tem um começo com a criação e terá um fim aqui por causa da
paralisia a consagração deste mundo material imutável que isso significa isso significa que este mundo como nós o conhecemos essas categorias de tempo e espaço de mundo material de matéria essas categorias como nós as conhecemos serão transformadas de tal maneira que isso vai ser equivalente a uma nova criação a consagração deste mundo material e mutável e a nona etapa escatológica é justamente nosso senhor que fará então novos céus e uma nova terra em que serão estabelecidos de maneira definitiva será estabelecida de maneira definitiva o Reino de Deus e então os Santos Anjos com Santos homens ingressaram
nestes novos céus nesta Nova Terra neste Reino de Deus estabelecido de maneira definitiva E é isso que chamamos de Cidade de Deus a Jerusalém do alto o reino dos céus a beatitude a comunhão dos Santos e Deus habitará com o seu povo e esta é a última etapa escatológica então nós colocamos agora as coisas de uma maneira ordenada e lógica no livro do apocalipse no livro do profeta Ezequiel no livro do profeta Daniel no livro de macabeus essas coisas não aparecem numa ordem lógica como nós já expusemos agora partindo dos manuais de escatologia e mesmo
dos textos dos Santos nós temos que reunir a coxa de retalhos Nós Temos que montar o quebra-cabeça nós temos que construir o mosaico entendem a hermenêutica do Apocalipse é difícil por causa disso porque nós temos que entender o que o autor quis dizer com estas palavras de onde ele tirou aquilo que está dizendo e entender o que ele quer prefigurar a partir daqui e todos os furos que fizemos até agora foi de interpretar os dois primeiros Versículos do Capítulo 11 do Apocalipse e aqui nós Já percebemos que se queremos estudar o texto do Apocalipse como
profundidade com coerência com Rigor teológico isso leva tempo isso leva muito tempo e já nos encaminhando para o final desta conferência voltando agora para o capítulo 11 de Apocalipse vamos ver os versículos que restam retomando desde o primeiro em seguida foi me dada uma cana semelhante a uma vara com estas palavras levanta-te e mede o templo de Deus o altar e os cães se encontram em adoração já explicamos estas coisas estes fragmentos mas o ato exterior não meças porque foi dado aos gentios que pisarão a pesa cidade santa durante 42 meses Versículo 3 e eu
farei com que as minhas duas testemunhas vestidas de saco profetizem durante 1.260 dias e Aqui nós temos de novo Versículo que precisa ser fragmentado para ser compreendido eu farei eu quem Deus porque Deus quem está dizendo ao Apóstolo João em meio ao seu Êxtase Místico e Profético em meio a sua Revelação eu Deus eu farei com que as minhas duas testemunhas Quem são as duas testemunhas e aqui os teólogos os exegetas e mesmo os padres da igreja se dividem nesta interpretação O que podemos entender a respeito dessas duas testemunhas alguns autores viram nas duas testemunhas
o martírio e a profecia como carismas a serem vivenciados por toda a igreja outros autores viram nas duas testemunhas o apóstolo São Pedro e o apóstolo São Paulo martirizados no início da história da igreja e como eles foram martirizados e pelo mesmo motivo pelo qual foram martirizados Muitos serão martirizados no fim dos tempos pelo seu testemunho de fé pela sua vida de santidade uma terceira hermenêutica possível segundo alguns autores no caso Santo Agostinho na sua oitava homilia sobre o Apocalipse Parágrafo 4º Santo Agostinho Vê nas duas testemunhas o antigo e o novo testamento o antigo
e o novo testamento a antiga e a Nova Aliança São duas testemunhas acerca da Verdade e acerca do que vai acontecer nessa sexta idade do mundo nessa sexta idade da história não é isso que estamos fazendo aqui partindo do novo testamento fomos ao antigo para interpretar o novo são as duas testemunhas na opinião de Santo Agostinho essas duas testemunhas também na opinião de alguns autores simbolizam Elias e Enoque assim pensam São Jerônimo e São Gregório Magno como as duas testemunhas que com sua profecia levaram muitos a Deus como quer que seja essas duas testemunhas simbolizam
toda a igreja que no final dos tempos dará um testemunho de fé eloquente audacioso com a santa ousadia como nos ensina a Santa Terezinha com intrepidez com coragem essas duas testemunhas vestem saco vestidas de saco o que isso simboliza o que isso significa O arrependimento a Penitência a conversão austeridade Penitência Penitência como também pediu Nossa Senhora em Fátima neste mundo em que vivemos nestes tempos em que se exalta o prazer se exalta a fama se exalta a riqueza se exalta o poder que na opinião de São João da Cruz são as grandes feras que combatem
contra a nossa eterna salvação neste mundo que exatas estas coisas nós somos chamados a viver o que somos chamados a vestir saco o que isso significa o que isso simboliza somos chamados é uma vida de Penitência de mortificação uma vida de austeridade na vida de oração de combate espiritual Ou seja que queremos dizer com isso de luta contra o mundo o demônio e a carne de luta contra o pecado mortal de luta contra as obras de Satanás eu farei com que as minhas duas testemunhas vestidas de saco profetizem durante 1260 Dias 1260 dias são 42
meses se partirmos do pressuposto que cada mês tem 30 dias 1260 dias são 42 meses são três anos e meio as testemunhas irão profetizar durante 1.260 dias então durante todo o tempo que durar a perseguição derradeira contra a igreja a igreja os verdadeiros cristãos os santos irão testemunhar irão profetizar a sua fé pela vida pelas obras pela voz pelo Martinho entendem e será um tempo em meio ao qual a divina providência produzirá muitos Santos Versículo 4 do Capítulo 11 de Apocalipse e com ele nós terminamos Estas são duas Oliveiras e dois candelabros estas duas testemunhas
são duas Oliveiras o que isso significa são ungidos são Ungidos pelo Espírito Santo ungidos para iluminar candelabros iluminar as trevas deste mundo e é óbvio que não estamos falando aqui da Luz material e física nem das Trevas material e física estamos falando aqui das trevas do pecado das trevas do erro Em meio às quais as duas testemunhas irão lançar a luz da Verdade a luz do Evangelho a luz da santidades essas duas testemunhas são duas Oliveiras e dois candelabros questão diante do Senhor da terra questão diante de Deus e Testemunha e segue o texto e
o nosso tempo se esgota né E como digo muitas vezes sempre fica muito mais a explicar do que aquilo que foi dito nós apresentamos aqui então Uma Breve interpretação Uma Breve hermenêutica destes Versículos iniciais do Capítulo 11 do Apocalipse mas não temos a pretensão de esgotar o assunto porque há muito mais a dizer do que aqui do que aquilo que nós expusemos aqui e isso é um incentivo para que nós continuemos a estudar porque é muito mais a descobrir nos textos sagrados nos relatos dos teólogos nos manuais de escatologia nos escritos dos Santos é muito
mais a descobrir do que o que nós apresentamos aqui né e Os Sinais dos Tempos servem para nós como um alerta pessoal para que nós recobremos a nossa Luta Pela santidade Mas serve para nós também com uma esperança ao olharmos os sinais dos tempos e Ao vermos estas coisas acontecerem temos a certeza o senhor virá e não falhará e há um céu e é para lá que estamos caminhando Porque como diz o apóstolo São Paulo somos cidadãos do céu e é necessário portanto que vivemos como tal aquilo temos Pela santidade que seja nos Santos é
para trilharmos então o caminho da eterna salvação pois bem E com isso então concluímos a nossa aula a nossa exposição a nossa conferência acerca dos sinais dos tempos e o Apocalipse mais uma vez eu gostaria de agradecer imensamente a oportunidade de estar aqui a presença de todos vocês é um assunto denso é um assunto por vezes cansativo é um assunto que precisa ser bem trabalhado mas é um assunto muito interessante o livro do apocalipse é um texto é um livro apaixonante né cada detalhe tem um sentido e os teólogos vão atrás dele os santos vão
os santos doutores principalmente vão atrás dele assim nós também podemos investigar e descobrir ali as verdades de fé reveladas por Deus necessárias a nossa eterna salvação terminamos Então esta conferência se me permitem rezando Ave Maria consagrando a nossa vida a Imaculada do coração de Nossa Senhora que por fim a de triunfar Ave Maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres bendito o fruto do vosso ventre Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém Glória ao pai ao filho e o
Espírito Santo era no princípio agora e sempre todos os séculos do séculos Em Nome do Pai Filho e do Espírito Santo amém [Aplausos]
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