o Olá meus amigos tudo bem sejam bem-vindos a mais uma aula do nosso curso de introdução geral a filosofia dessa vez aula sobre introdução à ética ou filosofia moral meu nome é Vitor Lima Se o professor de hoje de sempre deixa de apresentar aqui o nosso itinerário eu quero que hoje nós escutamos sobre alguns conceitos centrais eu vou dividir aulas só em duas etapas podem as duas etapas não seja subir divididas primeiros conceitos e ética ou filosofia moral nos primeiros conceitos eu quero falar sobre senso moral juízo de fato e juízo de valor violência consciência
moral e liberdade autonomia e responsabilidade esse conceito se encadeiam tá eles estão aqui só enumerados por uma questão de organização e no final da aula eu vou falar para você qual a diferença entre ética e moral na etimologia não uso comum e propriamente como elas são abordadas em filosofia Ok bom e esse curso gratuito para você só é possível porque nós temos um clube nef que é financiada pelos nossos apoiadores você pode se tornar um apoiador também porque lá além de dizer para nós que você gosta do nosso trabalho que você apoia nosso trabalho você
tem acesso a todos os vídeos numa plataforma exclusiva você tem acesso ao material escrito destas aulas e esses slides inclusos sem acesso ao clube do livro com acesso aos encontros passados do clube do livro você tem acesso a grupos exclusivos do telegram para tirar dúvidas diretamente comigo E desconto os nossos cursos pagos atualmente nós estamos lendo o livro a sabedoria dos mitos gregos do Luc ferry que é um livro que sistematiza as principais direções da mitologia grega é essencial para quem quer entender filosofia grega posteriormente e ocidental e também para quem quer entendeu as referências
básicas e literatura clássica então se você o nosso trabalho e se você de algum modo quer fazer parte disso considera ser nosso apoio do o link está aqui na descrição do vídeo e também no primeiro comentário fixado bom basta que você apague r$ 29 mensagens e na oralidade também a uma economia de cima tem um por cento certo os primeiros conceitos primeiros conceitos eu quero começar com o sentido de senso moral mas antes assim o seguinte eu quero que você escute essa história eu quero que você fique você história na cabeça durante toda a aula
toda aula lá e imagina que você casou com alguém tá pode ser um homem pode ser uma mulher tanto faz não imagina você casou com essa pessoa com a intenção justa legítima de ir com ela mantém um relacionamento usual que tem troca de carinho que tem prova de confiança que tem sexo tudo isso e aqui em Belo dia essa pessoa sofre um acidente e esse acidente faz com que é essa pessoa fique paralítica e muda ela não pode nem se expressar verbalmente ela não sente mais o seu corpo mas ela ainda está viva e ainda
está consciente ela não pode mais te fazer carinho ela não pode mais conversar com você e ela não pode mais fazer sexo com você é diante desse cenário O que você faria você permaneceria com a pessoa ou você se separaria da pessoa fica com essa história na cabeça assistir às aulas aprende os conceitos que no final da aula eu quero voltar esse caso eu te fazer uma pergunta final Ok então vamos lá o que que é um senso moral senso moral Por exemplo quando você sente remorso culpa vergonha diante de uma situação quando você senti
indignado quando você se sente encolerizado quando você sente furioso Furiosa sabe aquelas situações que você se depara com ela se você não sabe explicar porque é impossível é programado é automático você se sente assim é uma noção de certo e errado ali que você não sabe qual parabenizar colocar no papel colocar no discurso mas ela estarei presente Isso é o que eu tô chamando de na moral geralmente eles vêm pelos afetos ficção afetos afetos são emoções e sentimentos são pensamentos e ações e refletidos eu tô chamando aqui de emoção aquilo que é programado eu tô
chamando de sentimento uma elaboração daquele que é programado e eu tô chamando de pensamento de ações refletidos aquilo que é de vem de emoções e sentimentos geralmente esses pensamentos ações e Emoções sentimentos eles não são deliberadas refletidos discursivos na passo a passo não não são ele só vem de algum modo isso caracteriza nós que somos seres humanos concordo Todos nós temos em algum sentido um senso moral ou seja uma noção primitiva do que é certo e errado o que é justo injusto Mas não sabemos explicar muito bem porque É eu sei que hipóteses vem na
sua cabeça agora Cultura em valores que são inscritos na natureza humana suspendido agora eu quero constatar que isso existe isso não existe um acidente somente isso não existe no Oriente somente isso não existe em culturas de limitadas isso existe em humanos senso moral noção primitiva do que certo errado que se manifesta por meio de remorso e vergonha culpa Cólera existe ok É o primeiro conceito que a gente tem que trabalhar para que a gente trabalha o que é filosofia moral ou ética o segundo é juízo de fato e o terceiro ao juízo de valor ficam
juízo juízo é um enunciado que conecta uma coisa com a outra essa caneca é preta e este indivíduo é um ser humano ter entendeu que eu quero falar o juiz anunciado que coloca uma coisa com a outra fica um juízo de fato que estão juízo de valor vem comigo aqui para eu te mostrar exemplo minha sogra foi furtada exemplo 2 O que aconteceu com a minha sogra foi uma barbaridade minha sogra foi furtada o que aconteceu com a minha sogra foi uma barbaridade e o primeiro eu atesto um tipo de juízo no segundo atrás do
outro tipo de juízo no primeiro eu atesto algo que aconteceu na realidade eu constato no segundo eu avalio o que aconteceu na realidade que minha sogra foi roubada é uma constatação que isso é uma barbaridade é uma avaliação que leva em conta outro tipo de conceito outro tipo de alimento juízo de fato é uma constatação é o que e como são as coisas é o ser das coisas juízo de valor é uma avaliação é um como devem ser as coisas aí a ver ser das coisas juiz e fatos a gente poderia colocar aqui ciência metafísica
epistemologia juízo de valor gente poderia colocar que estética ética entendi esses dois conceitos são fundamentais para que a gente trabalha porque a base da ética da filosofia moral é o juízo de valor que são juízos normativos que são é isso que que é isso é aquele que anuncia regra é aquele que não se a princípios de como a realidade deve ser comportar Note que é diferente do juiz de fatos juízo de fato não é não se a regra ou princípio ele anuncia o que é e como é a realidade no juízo de valor não é
o juizo que eu não se a regra e princípio de como deve ser a realidade portanto tá atrás dos parâmetros para que o que deve Eo que não deve ser feito o que é Belo e o que é feio porque é certo e por que errado no sentido moral e no sentido moral que tenha sentido jurídico tem um sentido da etiqueta a no sentido moral qualquer especificidades da moralidade entende juízo de valor juízo de valor se vai ser uma palavra chamada valor valor Talvez seja a base de toda reflexão ética de toda reflexão moral que
vem depois e eu quero te dar um conceito primitivo não conceito basilar aqui de valor valor é importância atribuída a algo esse algo pode ser material ou imaterial valor é importância atribuída a algo importância atribuída ao se tem valor extrema importância se eu tenho valor para você eu tenho uma importância para você e por aí vai eu quero que você perceba que na noção de valor existe uma noção de hierarquia se as coisas valem elas valem mais ou menos se todas estiverem o mesmo valor isso equivale aqui nenhum O valor é atribuir senso de hierarquia
mais e menos mais e menos tão valor e importância que se atribui a algum material e material material ou imaterial valor permite com Que nós conhecemos O que é bem bem é aquilo material e imaterial aqui se atribui valor fundamental também é aquilo a que se atribui valor fundamental importância tão bem pode ser tanto material uma caneca um bem Como pode ser a noção de tolerância a noção de Justiça bem aquilo a que se atribui valor fundamental são os bens se a discussão a discussão se existe um bem Supremo se não existe é outra discussão
mas eu quero que você fique com essas ideias na cabeça bem aquilo que você atribui um valor fundamental que que valor importância atribuída a alguma coisa essas Nações Você concorda comigo então o e aos seus opostos ou seja não origem aquele que as contraria valor da orelha bem e bem da origem aquele que é mau vício crime entendi eu quero inserir esses termos porque agora a gente tá na etapa da aula e que você está se familiarizando com vocabulário mas você tá enxergando os móveis da casa vem comigo mal nesse sentido e raciocínio que eu
tô te inserindo é um dano é um prejuízo a um bem é um dano é um prejuízo aumento que for danoso prejudicial é mau Tá certo nota que eu tô dizendo só o aspecto formal do conceito Não tô dizendo o que é conteúdos ticamente o mal é só aquilo que danifique prejudica o que nós já consideramos bem se é um conceito formal que que é um vício um vício é uma conduta é uma conduta danosa é uma conduta prejudicial Ou seja é uma conduta que vai encontrar um bem são vício são vício conceito formal de
vício que é um crime o game é uma transgressão a uma regra ou princípio fundamental é uma transgressão a uma regra ou Princípio Fundamental e são creme eu não tô indo para o conceito jurídico ainda crime na nossa sociedade contemporânea atual na República Federativa brasileira é aquilo que está no código penal Tá mas eu não quero nesse sentido quero um sentido mais primitivo mas originário creme é uma transgressão a uma regra um princípio fundamental O que que a responsabilidade bom responsabilidade a possibilidade de responder por um mau um vício ou um creme praticado fica a
culpa a culpa é aquele sentimento de desconforto se objetivo que você tem por ter transgredido um valor seu um valor subjetivo esse valor seu ele pode ser ao mesmo tempo um valor social no valor jurídico pode mas não necessariamente Às vezes você sente culpa com base não falou que é só seu a vergonha vergonha sentimento de desconforto também subjetivo mas ele é derivado de uma translação de um valor social e não mais falso objetivo às vezes eu tenho vergonha de algo que é socialmente aceito que eu fiz de transgredir mas que para mim lá no
valor de fato tipo andar de roupa certo não valor para mim subjetivo andar de roupa eu poderia andar pelado porque se uma das peladas na rua você tiver vergonha que é o sentimento subjetivo de desconforto mas por quê Porque o transgride valor fundamental subjetivo o meu não que eu tenho que eu tinha um valor fundamental socialmente aceito eu sei que as pessoas vão melhorar e portanto isso me causa desconforto subjetivo então culpa onde conflitos subjetivos por um valor subjetivo quebrado e vergonha é um desconforto subjetivo por um valor social quebrado e por fim tem a
punição que ação de castigar alguém que responsável por um mau um vício um crime até que todos esses conceitos aqui eles passam entre o que nós chamamos hoje de a ética inclusive direito inclusive sistema prisional e Cruzeiro sistema educacional porque sistema educacional sistema prisional execução e jurídicas as discussões em ética e moral todas usam essas noções fundamentais de mal bem visse o clima responsabilidade culpa vergonha punição denota a importância conceitual de você se envolver com os assuntos da ética da filosofia moral é bom agora é só o início né isso tudo nos leva a noção
de violência que é muito cara ao nosso tempo porque o nosso tempo se constitui em grande medida por um combate às violências constitutivas da civilização nos últimos séculos e milênios principalmente no último século século das duas grandes guerras combater a violência para nós é primordial portanto um conceito de violência cabe aqui violência nota o meu intuito aqui no início da hora só transmitir para vocês como conceitos os mais basilares e menos complexos estão violência aqui para os meus propósitos é uma violação em relação ao rompimento é um rompimento da integridade física e psicológica de um
sujeito isso é violência Pode ser né uma falta pode ser um crime e pode ser um vício né quando a gente conceitualiza o que é falta crime vício automaticamente a gente o formando a ideia do que é violento na nossa sociedade é claro que a violência varia de tempos em tempos na antiguidade o que era violência certamente não é o mesmo que é hoje nem na medievalidade nem na modernidade e possivelmente isso vai mudar daqui algum tempo porém a noção que nós temos hoje é que violência o rompimento da integridade física e psicológica de um
sujeito só que você nada que relação de violência chama outra que a noção de sujeito a noção de sujeito é mais lá e a noção de sujeito é uma das mais basilares da filosofia você que me acompanha sabe disso essa noção ela remonta a investigações e Estudos do Agostinho o Santo Agostinho para quem a interioridade era um aspecto basilar da condição humana da Essência Humana porque ela só vai ser desenvolvida plenamente na modernidade vai começar com o de kart uma filosofia do cogito ergo sum do penso logo existo vai ser desenvolvido plenamente mesmo e a
partir do cante que vai postular o modo como nós entendemos sujeito hoje e vai ser profundamente confrontado na modernidade e pós-modernidade na a pós-modernidade é exatamente essa época que se caracteriza por com P criticar essa noção de sujeito Mas qual é essa noção de sujeito Trocando em Miúdos um sujeito é uma Instância intelectual e moral ao mesmo tempo tem essas duas dimensões e ela é consciente ela é Comandante e ela responsável Como assim como para os traços intelectuais um sujeito é aquele que tem consciência da realidade objetiva do mundo e intersubjetiva ou seja das suas
relações E é aquele também que tem consciência da realidade subjetiva ou seja nos seus próprios pensamentos afetos e extintos isso é muito importante que não é todo mundo que sujeito uma criança de três anos é sujeito não é um animal e sujeito não nota sujeito aquele que tem consciência de que do mundo e das relações que tem e dos seus próprios pensamentos e afetos de instintos Esse é o próximo intelectual do sujeito que se centraliza no conceito de consciência tem o traço moral que é ter comando sobre as próprias ações de comandos sobre as próprias
ações estão veja alguém que não tem comando seu perfil atualizações não é plenamente sujeito Além disso o sujeito aquele tem possibilidade de responder pelas consequências das próprias ações responde ou seja sujeita que ele pode ser chamado quando as consequências das suas acções Foram boas ou ruins é uma criança pode ser chamada se as consequências das suas acções foram boas ou ruins Só se você não sabe como uma criança se comporta de três anos por exemplo você não pode dizer ó você foi responsável por ter colocado o cachorro pra fora de casa pela nem sabe o
que que é isso então sujeito é uma Instância intelectual moral e tem consciência tem comando sobre si e que responde sobre se percebe estão sujeitos é por isso que a violência é tão grave porque a violência por definição é aquele ato que diminui o sujeito e você já percebeu nesse momento que sujeito é aquele que é de mais valioso para que nós caracterizamos a nossa humanidade sujeito é um conceito basilar para que você entenda o que é ser humano e o que não é a ser humano é por isso que nós vai avaliamos tão mal
a violência porque ela é diminui a humanidade porque diminui as condições em que o sujeito pode existir percebe isso é típico da nossa época moderna e contemporânea a violência é aquela que diminui o sujeito fazendo com que ele se torne um objetos que tem um objetos um objeto brincar comigo é aquele que pode ser conhecido e que está à disposição de ser usado ou seja tem um traço intelectual e tem um traço moral no objeto ou pelo menos um traço a moral ou imoral né objeto que pode ser conhecido lembra é que está no campo
da epistemologia a natureza pode ser um objetos na medida em que ela pode ser conhecida pelo sujeito tem um traço intelectual acho que não der essa aqui é o traço moral o que tem a ver com moralidade objeto tudo aquilo que a instrumentos objeto tudo aquilo que é usável certo um sujeito não pode ser instrumento um sujeito não pode ser usável Por que não pode ser instrumento porque não pai um instrumento aquilo que serve de meio para outra coisa é um sujeito não pode servir de meio para outra coisa porque ele tem interesses próprios que
tem que ser respeitados se o sujeito é utilizado por outro como meio para outra coisa então esse sujeito está sendo utilizado como um objeto e ser utilizado como objeto a negar a sua subjetividade negócio que a subjetividade negação humanidade negação humanidade A violência é serve violência em termos filosóficos então a diminuir a humanidade de alguém diminuindo lhe os atributos de sujeitos tornando esse ser humano um objeto isso A violência é fundamental e pois mais espertos e mais atentos ao curso e já sabem que eu tô fazendo referência aqui mesmo sem citar alcanti e se enfrentaram
kantiano que permanece muito presente em todo o nosso sistema avaliativo moderno e inclusive legal é muito que nós entremos por violência é exatamente isso é diminuir a humanidade diminuir a humanidade a diminuir a subjetividade e diminuir a subjetividade a transformar em objetos é usar como se fosse um instrumento um sujeito não é um instrumento não pode ser considerado como tal é sério isso é a noção de violência a noção de integridade portanto ou seja lembra de violência era romper violar integridade de um sujeito ela pode ser desdobrada em vários critérios por exemplo integridade são esses
traços que permitem sujeito serem sujeitos e não objetos tudo aquilo que põe em xeque a integridade é violência essa integridade está na garantia intelectual Ou seja é aquele que garante que o sujeito tenha consciência essa integridade de uma garantia moral ou seja é aquele que garante que o sujeito tem a responsabilidade é centralidade tá na garantia psicológica ou seja aquilo que garante que o sujeito tem uma estabilidade afetiva Oi e a sua integridade tem uma característica de garantia física é aquele que garante estabilidade corporal para que você seja sujeito note quanta coisa é necessária estabilidade
corporal estabilidade afetiva responsabilidade e consciência violência em graus diferentes é aquilo que põe em xeque algumas dessas garantias E aí como isso vai se manifestar na legislação começou a se manifestar nas regras sociais é outra história a gente vai estudar direito a sociologia é que eu tô te dando a base para você pensar essas coisas caso você queira tô te dando conselho de principais aqui E agora você tá preparado para entender o que nós professores de Filosofia e filósofo chamamos de Campo moral essa essa Instância em que nós entendemos esse fenômeno nós chamamos de moralidade
o campo moral tem três conceitos fundamentais Então vamos a eles o primeiro ou de consciência moral e consciência moral é uma Instância de deliberação diante de situações possíveis ou seja lembra do senso moral o senso moral é aquele impulso afecto sentimento emoção ou pensamento ação que vem sem você refletir sem você pedir a consciência não a consciência moral é aquela que você escolhe de libera porque porque tem situações possíveis que você pode escolher e aqui quando você tem consciência moral do que está diante de você você leva em conta os seus interesses Você vai vir
em conta os interesses de outros sujeitos e você leva em conta as condições na até circunstância da sua decisão consciência moral portanto nunca é egoísta entendo uma coisa existe uma peça chamada egoísmo no campo da ética mas essa tese no fundo não é egoísta do modo como você entende egoísta e o egoísmo vende ego eu seria a uma doutrina e só tem que faz com que as pessoas só pensa em si mesmo mas mesmo que seja em detrimento das outras É assim que você entende eu gosto aquele que não pensa em ninguém só em você
põe o egoísmo no campo da ética é aquele que diz o seguinte se cada um cuidar do seu então toda a sociedade se beneficia esse é o egoísmo ético você percebe então tio egoísmo ético é aquele que se preocupa sim com interesse coletivo só que o que ele advoga é que o interesse coletivo é melhor atendido ser cada um cuidar do seu percebe Então veja a consciência moral seja qual for a tese que está em jogo ela pressupõe que os seus interesses e o de outros sujeitos estão em jogo se você cuida só dos seus
você não está no campo moral você está em outro você está fazendo outra coisa que não ética e moral à coletividade o básica é premissa básica senão você só está sendo um animal ou seja você já está agindo com o seu Senso com seu instinto com seu afeto você emoção com o seu sabe seu fígado primeira coisa consciência moral a segunda coisa Liberdade autonomia são dois conceitos correlatos à liberdade liberdade para os nossos propósitos L é a possibilidade de fazer escolhas certo sim meu amigo minha amiga você não tem a possibilidade de fazer escolhas esqueça
você não é um sujeito moral entende-se a realidade for pré-determinadas se não houver livre arbítrio o algo que o Valha essa é uma questão filosófica inclusive Será que a sujeito moral Campo moral a princípio não são a matéria mais controversas mas confirme a princípio não liberdade é a possibilidade de fazer escolhas uma ação livre e portanto é aquela que não tem outra causa a não ser a consciência moral a não ser a consciência moral que não está sujeito a constrangimentos seja constantemente de outros sujeitos alguém te forçando a fazer alguma coisa nem das circunstâncias você
fez que tava com fome você fez porque tava uma o sendo exercido em você ali se a massa um livre você já é uma ação que escolhe entre diversas possibilidades hora se você não tinha possibilidades você só tinha aquele para fazer então não é uma ação livre só que isso leva à reflexão seguinte e você pode fazer qualquer coisa que a sua consciência diga não porque porque liberdade na ética não é fazer qualquer coisa a liberdade na ética é seguir normas vamos Como assim evita Zig normas né achei que Liberdade era não seguir normas e
não liberdade é seguir as normas que a consciência moral coloca e tem um conceito para isso autonomia alto significa próprio nome significa normas quando você mesmo mesma coloca as regras para sua ação não você é uma pessoa autônoma anota esse você mesmo você mesma não é você indivíduo psicológico subjetivo no sentido Bananal da coisa eu tô falando você mesmo enquanto sujeito moral que tem consciência de si dos outros da realidade e tem responsabilidade e portanto é você enquanto alguém que reconhece que existem outros sujeitos o recebe ser autônomo é colocar as normas para si enquanto
sujeitos e sujeito reconhece outros sujeitos Ah entendi portanto você não pode colocar normas e princípios né regras e princípios normas para si que excluam do campo da realidade outros sujeitos porque senão você não está sendo um sujeito sujeito aquele que reconhece os outros os cães são a ação autônoma autor de sendo o ato de colocar para se adequar às normas regras e princípios a ação autônoma é aquela que acontece a partir de normas postas pela consciência moral que a consciência do sujeito que reconhece outro sujeito percebe acompanha raciocínio porque aqui a gente leva caminha já
para o conceito de responsabilidade responsabilidade tem como premissa eu quero colocar em tela cheia aqui para você tem como premissa E aí E aí E aí O que as ações de um sujeito precisam se adequar as ações dos demais sujeitos justamente para não haver a violência Ou seja a redução de um deles a objetos para isso é preciso consolidar a expectativa de que todos agiram conforme os preceitos Ou seja é preciso que um sujeito tem a expectativa de que os outros agiram assim e que ele portanto não vai agir de modo irracional ao ele sozinho
assim você percebe então que uma consequência necessária dessa raciocínio é que a confiança é intensificar a ação moral se não houver confiança não a ação moral a responsabilidade é esse elemento de confiança que é preciso haver no campo moral vocês responsabilidade é apresentar-se como fiança como criança pelos próprios atos estão se fiador das consequências das próprias ações ou seja você tem responsabilidade quando as pessoas aceitam o que você pode responder pelos piores consequências dos seus atos isso é responsabilidade é a possibilidade de responder pela consequência dos próprios atos quem sabe apresentar-se a si mesmo como
um fiador dos baptizados isso é responsabilidade fiador fiança tem a ver como confiança tem a ver com confiança eu preciso ter expectativa de que você vai ser se comportar como um sujeito porque é assim que as relações sociais estão na expectativa de que cada um vai cumprir o seu papel certo tá bom as consequências do conceito de responsabilidade é uma consequência benéfica que o reconhecimento se as consequências das suas acções forem boas uma atribuição de uma consequência positiva da situação EA por exemplo não reconhecimento público tudo bem as pessoas passam a confiar mais em você
você passa a ser reconhecido como alguém que pode ser tratado de modo benéfico EA as consequências ruins caso as consequências da situação sejam também ruins que é a exigência de reparação Ou seja você ser chamado chamada a restaurar o dano que você causou olha se não houvesse essa essa essa exigência de reparação então sejam carros né se ninguém fosse chamado a reparar um eventual dano que causa então não haveria confiança alguma na sociedade e uma última consequência é a punição com a punição nada mais é do que um sofrimento simbólico pelo dono que você causou
outro sujeito que veja punir você não adianta nada né o dano vai continuar lá porém enquanto sociedade nós entendemos que você deve sofrer simbolicamente pelo sofrimento que você causou isso pode vir em formato de castigo em formato de muda em formato de prisão em formato de suplício o modo como a punição se dá na história é variável inclusive na nossa história inclusive na história de outros povos e civilizações mas é um sofrimento simbólico a posição É um sofrimento simbólico se ela é necessário se ela necessária também uma discussão entre o Sofia política e ética atual
o sistema punitivo tal qual ele existe faz algum sentido racional ou ele é meramente fruto de uma tendência primitiva a nossa de se vingar só interessantíssimo de pesquisar Inclusive a nota de seu campo moral o campo moral é aquele que tem liberdade autonomia responsabilidade e consciência moral é aquele que você não aja por impulso tem consciência moral de libera é aquele que você não faz aquilo aquilo que você quer somente aquele aquele campo em que você põe normas e regras e princípios para se respeitando a existência de outro jeito autonomia e o campo que você
responde pela aquilo que você faz e que os outros também respondem sendo chamados tanto para ser reconhecidos publicamente quanto para reparar o dano que causaram quanto para serem punidos de novo Perceba o quanto ética filosofia política e direito estão relacionados percebe todos esses termos vão ser usados para fazer leite para discutir políticas públicas daí a relevância prática dessa parte da Filosofia mas até agora eu não fiz a diferença entre ética e moral nós vamos fazer essa diferença para segunda parte da aula eu vou apresentar para você a ética como filosofia moral e a primeira etapa
é que apresentar uma etimologia Ou seja no início quando as palavras foram inventados o que elas significavam em ambas vende Ethos e Morris ó etimologicamente o significado é o mesmo tá de ética e moral ou seja ambas significam costumes em grego costumes é Ethos em latim customizar Morris pronto etimologicamente falando é a mesma coisa ética e moral remete a costumes estudo sobre os costumes agora há uma peculiaridade etimológica na palavra querida e aqui eu vou te apresentar um pouquinho de grego tá Para que você entenda essa essa peculiaridade a duas maneiras de escrever o vocábulo
em caracteres gregos vocábulo Ethos tá dessas duas maneiras aqui ó essa Oi e essa o Fábio ó transliteradas para os caracteres latinos essas duas palavras aqui você percebe que essa essas três letras são iguais né essas três letras são iguais Só que essa letra primeira é diferente qual que é é aquela é o Epson e esta é o Eta mas ambas têm um som de é na nossa caracterização Latina aqui é por isso que nós produzimos as duas palavras por Ethos se a gente foi se pronunciar de modo na metido a besta seria é falso
esse th e tem um som de TH do inglês nativo Avenida sabe bom Ethos cada uma dessas tem um significado diferente assim cada uma dessas aqui tem um significado diferente Ethos com Y é costume e retos com eta é índole é temperamento então boca diferença de costume índole temperamento costume coletivo deve índole e temperamento é individual o Ethos portanto pode ser tanto aquilo que se refere a uma coletividade como é que você coletividade se comporta como pode ser aquilo que se refere uma individualidade como é que essa pessoa se comporta Qual que é o temperamento
e ainda dessa pessoa específico O que é Polis em grego tem essa dupla semântica que se perde na tradução e qual que é o uso comum é que hoje nós usamos sem ser na filosofia presta atenção não é o uso filosófico ainda é é bem essa frase aqui que é um exemplo dentre tantas no mesmo uso ele saiu com a moral rebaixada depois que seus crimes foram descobertos e sair para moral rebaixar que que significa moral aqui moral aqui é uma derivação de sentido lembra que moral quer dizer costumes costumes são um conjunto de hábitos
e valores agir conforme os valores é agir conforme costume que agir conforme o costume é ser bem aceito é ter a moral elevada moral aqui é ser bem aceito ser bem aceito por quê Porque você agiu conforme os os hábitos os valores e portanto você tem a moral elevada certo moral no sentido é ter em alta conta né é ser bem visto isso é moral pode ser nesse sentido também tem um outro sentido de ética no sentido como que é cara a ética que eu sigo é diferente da tua tá é relativo e pode ser
esse esse esse uso explicado se nós levarmos em consideração a palavra Ethos com o reta que significa índole que significa temperamento da de uma pessoa só com a minha ética meu temperamento A minha índole é diferente da sua certo pode ser pode ser agora ressalto isso é um uso cotidiano não é filosófico a ética na filosofia não é individual subjetiva tá não é não é é que eu quero te apresentar que que significa ética e moral em filosofia vamos lá tem dois usos em filosofia tem uns dos filósofos individuais pega o Cante se pega o
Harry Potter isso você pega fulaninho fulaninho e ali tem uma confusão mental absoluta meu amigo né Cada filósofo vai entender ética e moral de uma maneira diversa por quê Porque nada proíbe que eles façam isso quer saber de podem fazer é conhecido justamente por esse fato de inventarem conceitos certo é comum que isso acontece nenhum problema aí não faça Portanto o seguinte raciocínio a má seu like no livro do Kant ética e moral é assim logo é assim não não calma calma não o que que você tem que trabalhar se você quiser gerar entendimento obviamente
essa minha para mim só você tem que trabalhar contigo que é mais comum aquilo que é mais comum é aquele que os manuais atuais adotam certo os manuais atuais adotam uma uma distinção uma definição que é amplamente aceita em vários lugares do mundo em várias instituições acadêmicas superiores do mundo de referência é aceita cada vez mais nas escolas em filosofia e essa que eu adoro assim que é uma orientação é de cunho analítico e da filosofia analítica sobre a qual mais falou na aula de introdução à filosofia moderna do curso de história da filosofia a
primeira coisa aqui os manuais né como esse aqui por exemplo da Deixa eu te mostrar aqui uma nova como esse I Love Is The Basics do Nigel warburton 7 esse manual adota seis sim bom Não Existe diferença alguma relevante entre moral e ética assim então é utilizado intercambiavelmente a ética moral moral ética não tem esse esse essa divisão agora se você quiser fazer uma divisão faça o seguinte a ética é igual a filosofia moral ou seja a ética é a parte da filosofia que estuda os costumes entende que investiga o que está envolvido no modo
como nós nos comportamos no modo como nós avaliamos O que é bem mal então ética é a filosofia moral é a parte da filosofia que estuda a moral a moralidade os costumes o bem eo mal o certo é nesse sentido que eu tô anotando aqui ética como sinônimo de filosofia moral investigação problematização significação da moralidade e nesse sentido a três subdivisões da ética ou filosofia moral o que nós chamamos de ética normativa meta a ética e ética aplicada que que é a ética normativa é o estudo sobre critérios devem ser respeitados na ação que nós
julgamos e moralmente correta é aquela parte da ética que diz assim nós devemos agir assim e não assado portanto estabelece normas de como a realidade deve se comportar porque não ativa outro homem que utilizam para designar a ética prescritiva certo outro outra subdivisão é a meta ética médica ética EA ética que se volta sobre si meta é aquilo que se volta sobre si mesmo nesse sentido aqui específico é tática é o estudo sobre o que é a moralidade e o que é a moralidade ou seja Quais são os elementos da moralidade Quais são os pressupostos
da moralidade veja que a primeira aula inteira foi sobre meta a ética mas tentando mas mais aqui tentando investigar em conjunto Quais são os conceitos elementos que são precisos são necessários para pensar moralidade Liberdade consciência responsabilidade e sua meta ética você não tá ainda naquela naquela parte da aula preocupada em saber o que é o bem eo mal como você deve ou não deve agir se preparem saber o que que é preciso saber para pensar a moralidade essa meta a ética é claro que o que convença as pessoas a estudar ética na maioria das vezes
e a normativa elas querem saber a resposta para a vida delas para como elas devem agir para como elas não devem Agir é isso que faz a cabeça digamos assim a meta a ética seria a parte da ética mais teórica mas que ainda assim tá preocupado com a ação Ah e por fim da ética aplicada que são questões controversas sendo discutidas aborto eutanásia e legalização das drogas então só para só para a gente pegar aqui exemplos ética normativa três perguntas da escola normativa Como reconhecer uma pessoa moralmente correto é moralmente correto mentir e tem um
dever de ajudar pessoas mais pobres que eu são Tais perguntas de ética normativa todas ela tinha usar o critério que utilizo para agir meta a ética três perguntas O que é um valor moral algo que existe no mesmo sentido que existem entidades como pedras que são objetos ou frio que é uma qualidade que é um atributo valor é um objeto ou é um atributo de onde tiramos os valores morais que adotamos é tudo cultural ou está inscrito na Essência a natureza humana ou é transcendente E aí cultura natureza ou transcendência valores morais são subjetivos são
intersubjetivos ou são objetivos perguntas metálicas e pergunta aí é da ética aplicada de verdade sobre ética aplicado devemos comer carne de animais não humanos devemos cerveja Leandro e pegamos E aí de drogas devem ser legalizadas ou devem ser só não proibidos Qual que é o negócio aqui devemos permitir a eutanásia legalmente eutanásia para quem não sabe é a boa morte é de uma hora para a gente falando é aquela morte que acontece quando alguém está em profundo sofrimento polenta paralisado alguém tá em coma de permitamos permitimos isso e abortos podem ser permitidos também e com
essas são as três dimensões aqui da ética normativa meta a ética e ética aplicado percebe tão bom agora meu amigo eu volto aquele que eu falei antes no início da aula para você você pensou no caso que eu te falei você é casado com uma pessoa você tem mil intenções em relação a ela que ela te faça carinho que ela te que ela enfim faça sexo com você que ela tenha filhos com você que ela conversa com você e de repente ela fica paralítica não pode falar e não pode sentir se você se divorcia dela
ou você continua com ela a pergunta que dá para te fazer e eu quero que você coloca aqui embaixo nos comentários tá e o que você faria nessa situação e o que você faria nessa situação e com base em que critério você faria isso Vitor e o me divorciar ia porque esse critério para mim aqui é importante Vitor e o permaneceria no casamento porque escritório aqui para mim é importante eu quero saber que critério você utilizar ia antes da aula que vem que ainda vai ser sobre ética em que nós trataremos sobre como os filósofos
nos decorrer da história que trataram questões de ética normativa Ah tá e coloca aqui embaixo eu quero saber o que você vai falar tudo bem agora vamos nosso resumo os dois atributos da arte Opa arte não kyart dois atributos 2 os primeiros conceitos nós falamos aqui quais são os conceitos sobre os quais nós falamos o primeiro a gente falou sobre senso moral depois juiz de fato e de valor violência e depois nós fomos para três conceitos do campo moral e consciência moral Liberdade autonomia e responsabilidade nota aqui você percebeu o quanto ética moral filosofia política
e direito estão inter-relacionadas os mesmos elementos fazem parte de diversos câmpus e em seguida você entender o qual a diferença entre ética e filosofia moral na etimologia uma vem da Grécia ou também uma vem dos gregos outra vendo os latinos viu às vezes especificidades da etimologia grega e viu que uso comum de ética e moral é muito diferente do uso da filosofia e na filosofia é claro tem os filósofos individuais tema confusão mental cada um utiliza do mundo como que é porém ou uso do manual hoje na do manual especificamente da tradição analítica que organiza
mais este conceito e aí ética é mesma coisa que moral e quando tem diferenciar ética é a filosofia moral a cruz O que que você que se importa com os costumes com os valores com a noção de bem e mal que se divide em três normativa nessa ética e aplicada normativa qual critério foi o que eu devo fazer a meta ética Quais são os elementos considerados na moral Liberdade consciência responsabilidade E aí ficar brigada são questões controversas sendo discutidas a partir das descobertas meta éticos e normativos devemos legalizar drogas devemos comer carne humana e por
aí vai Tá certo bom se você chegou até aqui é porque você gosta muito do que a gente faz e se você gosta muito porque a gente faz e considere-se a nossa aparador a gostar esse nossa perdoo não só porque você acredita nesse projeto que é gratuito para todo mundo mas porque você vai ter benefícios tremendos como o material escrito dessas aulas de todas as outras que nós já fizemos até aqui e acesso ao Nosso Clube do livro O link está aqui em baixo tá no primeiro comentário fixado eu espero te ver em breve Não
esquece de comentar tchau