é muito boa noite muito boa noite seja bem-vindo a mais uma aula do nosso curso gentilmente apelidado de isso não é um curso de história da filosofia e hoje nós vamos falar sobre estoicismo e epicurismo estoicismo e epicurismo e eu queria te dar aqui algumas algumas avisos tá eu prometo para você que você breve nesse início de aula e em seguida eu já introduzo sobre que a gente vai falar nesse e nesse zinho de aula eu vou transicionar aqui para o slide e para mim ver se iniciozinho aqui de aula de cá vou te dar
três recados ouça por favor primeiro recado delicado te dar é o seguinte se você enxerga volume aqui nós fazemos e esse curso aqui dá para estante trabalho e dá bastante prazer também mas é claro exigiu uma certa dose de trabalho e claro está dentro das suas possibilidades econômicas eu peço que você considere fortemente esse nosso apoiador no catarse o link já tá aqui no comentário aqui embaixo oi e a gente já tá ali com quinze por cento da nossa meta preenchida com 628 reais com 32 pessoas nos apoiando que são essas aqui e fique registrado
a cada vez mais pessoas estão nos acompanhando de cada vez mais difícil dizer o nome de todas elas ao mesmo tempo aproveita enquanto é tempo de eu dizer o seu nome eu vou aqui dizer em 30 segundos e se o desafio cada um dos homens as pessoas que nos apoiam porque eu sou muito grato a elas alberando fernandes alex sandro josé da silva astério moreira augusto lima bruna moreira bruno guedes carlos moraes diego veras eduardo lopes eduardo e fabiana lessa felipe de moraes gabriel menezes guilherme rocker guilherme pazzetti seabra de lima hugo souza john lennon
joana rita joseane bezerra dhiane ted marcelo costa matheus chiqueiros natasha reneman patrick de melo pedro menezes rodrigo ribeiro roselix células talita carla valneis rewers wagner link se washington luiz júnior muito obrigado a vocês nossos apoiadores muito obrigado vocês estão a nossa é possível mas o recado dois é para você que claro não pode me ajudar ainda assim a conteúdo bastante bastante em abundância mangá conteúdo gratuito em abundância não só aqui no youtube mas também é claro nosso canal do instagram ele também tá aqui no comentário eu fico sem um comentário com todos os endereços que
eu tô mexendo aqui agora tá lá no instagram você encontra amanhã comigo e com a professora natasha renavam uma discussão as cinco da tarde sobre aula de hoje sobre dúvidas que vão surgindo na hora de hoje eu vou te pedir uma coisa agora tá assistir à aula e sempre que você tiver uma dúvida e já coloca aqui no comentário porque eu vou tirar essas dúvidas eu vou reunir essas no brasil a professora natasha e vamos responder as todas da manhã todas todos todos outro mais dúvida é melhor tá quanto mais dúvida melhor amanhã no nosso
canal do instagram as 5 horas ao vivo ele professora natasha vamos tirar suas dúvidas mais conteúdo gratuito para você também tem o nosso telegram o telegram a gente tá com ciclo bem bacana de mitos greco-romanos e saber disso a gente está narrando os principais mitos greco-romanos e o primeiro foi o du prometeu já tá lá no ar é gratuito é só você entrar que você ganha esse conteúdo também e isso também tem uma terceira coisa que apareceu um recado sim você também pode nos ajudar me falando um pouco mais sobre você assim se faz nos
ajudar nos falando um pouco mais sobre você a gente tem um formulário no google forms para você dar algumas informações para que a gente melhor que nos conteúdo cada vez mais adaptado à você então se você puder também eu peço a você que coloca ali algumas informações seus gostos pessoais que que você quer que a gente faz que que você não gosta e tal ficar que a gente vai ganhando cada vez mais nosso conteúdo a você que gosta do que a gente faz certo eu falei que era rápido foi rápido agora sim a gente vai
pro seu marido da aula na hora de hoje nós falaremos sobre estoicismo e epicurismo e que tiver falar sobre estoicismo eu vou te em duas etapas primeiro vou falar sobre a concepção de ordem cósmica do estoicismo e em seguida eu vou falar-lhe sobre quatro exercícios de sabedoria e a inevitável falar sobre a terrorismo e não falar sobre esses exercícios de sabedoria essas práticas esses conselhos e aí em abundância nos históricos você vai sair daqui da aula de hoje com uma sabedoria de vida mais e não é picolista a gente vai falar isso sobre a doutrina
de epicuro para mente a concepção materialista de vida dele influenciou muita gente inclusive um cara barbudo e você conhece como carlinhos marques com esses caras então vamos falar sobre daqui a pouco vamos passando claro ele tem uma uma seu a massinha bem se a teórica filosófica no epicuro e você vai descobrir qual é e depois a gente vai falar sobre um livrinho específico chamado carta sobre a felicidade ou no original grego carta a meneceu quer um discípulo um dos mais famosos do epicuro e programas escritos que não chegou o percurso e mais fala sobre a
concepção ética no bico para a aula vai ser basicamente dividido em quatro partes de crescimento e cores de um cada uma dividida em dois e vamos nessa introdução introdução antes da gente ir para o show esse foi para curista como situar no curso o que que a aula de hoje representa a gente começou comprar socráticos passou por heráclito e parmênides depois foi para sócrates e sofistas platão tivemos duas aulas sobre aristóteles metafísica ética e política e agora a gente vai entrar numa fase que os historiadores localizam como sendo a última fase digamos assim a última
fase dos gregos a última fase do helenismo digamos assim porque digamos assim porque é um termo que designa não só os gregos você sabia disso helenismo que é uma fase que designa designa a a influência dos gregos e todo mundo antigo ou pelo menos a parte do mundo antigo para ser mais justo a parte do mundo antigo que ele exerceu influência que era ali mediterrâneo oriente próximo a livre helenismo é um período muito grande e vou te apresentar agora esse conceito só olha lá helenismo na história sem ser ainda na filosofia na história é aquela
influência da cultura grega em toda região do mediterrâneo oriental e no oriente próximo como eu te falei beija conquista ou as conquistas de alexandre o grande lembra do famoso aluno aristóteles o estabelecimento do seu império e dos gêneros criados após a sua morte por seus sucessores sobretudo ptolomeu do egito se leu pela se na mesopotâmia até a conquista romana do egito em 30 antes de cristo e passa marcada influência de roma nessa mesma região o helenismo então é o período que vai do alexandre até roma do alexandre até roma e designa essa influência grega essa
essa circunstância de influência grega desde então não existem mais as polis gregas tá você lembra disso mas pode ver que serão fundamentais para o estou acredite por exemplo para dizer a teoria ética e política dele eu te falei só aula passada aqui não existe mais pode aqui é outra coisa agora é um império é o império do tamanho do mundo do mundo conhecido para nós ocidentais mas ainda assim do tamanho do mundo curioso isso em filosofia a gente se refere ao termo filosofia helenista ou filosofia helenística olha que curioso tanto faz um termo outro tá
filosofia helenista filosofia helenística filosofia lenica não há tanta disputa teórica sobre isso não tá mas aqui em filosofia a gente se refere é o seguinte uma periodização tanto quem precisa e compreendi olha que curioso isso cerca de mil anos e mil anos e se você compreende bem eu não te dou muitas datas no curso porque porque eu eu acho que elas não são de verdade de verdade o principal quando a gente tá estudando filosofia mas como um curso de história da filosofia eu resolvi trazer essa data aqui eu já sou em precisa que compreende cerca
de mil anos cara é mais tempo que o tempo anterior inteiro dos pré-socráticos até o aristóteles só para você se ligar podendo ser estendida do início do império macedônico você sabe que alexandre era da macedônia não sabe disso alexandre da macedônia até o início da filosofia medieval como santo agostinho e boécio esses dois caras costumam ser considerados ou enquadrados como os iniciadores ali da filosofia medieval e a gente estende a influência grega até esse ponto dali em diante na a gente coloca a gente o pior há uma ruptura cultural a ponto de justificar então tipo
outro período histórico filosófico filosofia helenística tudo isso não é só grécia aqui a gente está numa etapa de transição entre gregos e medievais essa é transição e claro que a gente não vai fazer justiça a tudo isso mas vamos ter duas aulas de filosofia helenística deixo mais fazer justiça e não tem tempo suficiente quer fazer justiça ele tem duas aulas esta história cozinha ficou horistas e as seguintes nós vamos falar sobre os céticos e os cínicos até hoje o vídeo do diógenes é o vídeo mais famoso do canal e um falar sobre céticos e cínicos
aula que vem hoje estoicos e epicuristas tamos seguindo a gente quando fala de filósofos helenistas o tipo de filosofia aqui nos referimos é uma filosofia de vida uma filosofia de vida o parque que significa a tia que cada vez mais aquela concepção de que a filosofia é atrelada a noção de amante do saber ou seja o filósofo não seria nem ignorante nem o sábio ele seria um intermediário entre a total ignorância ea busca pela sabedoria essa concepção aqui aqui é um pouco arrefecido e a filosofia passa a ser encarada como como de fato de fato
a busca e e mais que isso o alcance da sabedoria agora o próximo se confunde muito com o sábio com sábio a concepção que a gente tem até hoje de filosofia de vida por exemplo filosofia de vida é um tanto quanto e ribeira desse período aqui os filósofos helenistas eram confundidos com sábios com verdadeiros sábios como se fossem santos laicos o que é aquilo que não pertence a religião a igreja filosofia de vida é a tônica aqui é a tônica aqui a filosofia é sinônimo de sabedoria aqui então assim você lembra que o aristóteles dividir
a alma em três sensitiva intelectiva e tinha vegetativa que era a mais baixa porque ela era partilhar com todos os animais na verdade todos os seres vivos melhor dizendo na inclusive veja atrás eu te falei que a parte intelectiva é a que mais distingue o homem porque a parte da razão o homem é um animal racional afinal de contas eu te falei com essa parte intelectiva por auditório ligado dividido em duas você se lembra de que eu te falei que era existe uma razão teórica uma razão prática e que para cada parte dessa a uma
área até a uma virtude aquilo que ela faz de melhor eu te falei que a razão teórica conhece o imutável e o necessário o conhecimento pelo conhecimento tem que ir com ele eu atingir a nada depois e arrase eu falei é conhece o mutável e o contingente ela conhece as paixões as ações e as modernas eu te falei que a área até a área até a virtude da parte da razão teórica e a sofia essa é a virtude por excelência do homem porque ela é cultivada por ela mesma por ela mesma e não por outra
coisa além dela aqui reside a felicidade para histórias e a parte da razão prática é a phrónesis essa é até da partida lectivo a prática do homem a phrónesis se dirige a frear as paixões humanas as virtudes éticas você lembra essas seriam as virtudes dianoética tipo e se referindo a dia que em grego é a parte intelectiva da alma e a frozen se conectaria totalmente a virtude ética porque seria a parte da dianóia que está indissociavelmente ligada a parte sensitiva não existe aqui então uma o futuro muito grande como nós nós fazemos entre razão e
emoção razão e emoção na razão e emoção sacou a uma ruptura um tanto quanto brusca mas não tanto dá uma aristotélica porque eu vou chamar aqui de alma do homem helenista ou do filósofo iluminista bru helenista ou por helenístico a uma helenística não se trata de de um lado pensar sobre a realidade né cultivar a sofia e de outro moderada de paixões cultivar a phrónesis não se trata disso não há essa separação mágica uma aristóteles agora o que a agora é um pensar correto sobre a realidade a finder com intuito de para moderar as paixões
agindo de acordo com a natureza nota aqui as duas coisas se conectam se conectam é uma subordinada a outra então aqui a gente fala de uma sofia indissociável da frônesis aristóteles olá você poderia cultivar uma espécie de sofia sofia mesmo que apartado da frônesis ações e serviços para a maior parte da sua vida mas você deveria almejar enquanto o ser humano que aspira à felicidade total dedicar-se o máximo possível só a sofia ao conhecimento pelo conhecimento ao conhecimento pelo conhecimento na alma helenística digamos assim sofia é phronesis sofia é phronesis você conhece a realidade para
conhecendo a realidade se comportar melhor se comportar melhor nota que tem um para o aristóteles tira essa finalidade outra para ele basta conhecer a realidade para os helenistas não se eu conheço a realidade eu tenho que só faz sentido conhecer a realidade melhor dizendo só faz sentido conhecer a realidade se ela me servir de alguma coisa para vida olha a diferença de concepção de filosofia aqui meus amigos filosofia para história de quando a gente fala comumente falamos sobre isso oi natacha renner lá sábado passado no instagram a concepção de filosofia por aristóteles fundamenta quando os
professores de filosofia dizer né a filosofia não serve para nada a filosofia não serve para nada aqui um helenista e jamais diria filosofia não serve para nada e jamais diria filosofia só faz sentido se ela serve para orientar a vida boa do homem olha mudança de concepção é uma mudança bem bem acentuada assim a gente tá muito mais próximo de nós modernos com os helenistas do que dos gregos com essa concepção parte concepção os gregos tinham muito a sua concepção de conhecimento pelo conhecimento os elementos estão transformando isso então vendo nada de errado em colocar
o conhecimento subordinado à prática subordinado à prática indissociável da prática não tô vendo nada de indigno nisso sabe é uma característica da filosofia helenista por exemplo que ela é feita não só pelos aristocratas não só pelos cidadãos o que tem ali como eu te falei aula passada posses ócio a experiência não só você vai ver ainda na hora de hoje que os filósofos iluministas vão de escravos como é o caso do epíteto ou epíteto a imperadores meu caso do marco aurélio a filosofia que é outra é outra concepção preste bem atenção nisso então tá a
gente vai agora para em fazer teórico a ênfase da filosofia helenista é uma ênfase teórico-prática indissociavelmente assim a cruza feminista discutir ética sobretudo ela discutia outras coisas também também ela discutir lógica ela discutir física mas todas elas subordinadas a ética todas elas subordinadas a éticas então isso aqui é a chave para você entender filosofia helenística se há uma contradição entre física de um lado e ética de outro a ética ganha nos alienígenas sempre sempre ele sempre partem do bem viver a compreensão da realidade por mais que eles o digam ou mais feliz o digam contrário
nos seus escritos por mais que lhe digam o contrário eles são muito criticados por restaurador da filosofia pelas incongruências teóricas entre o que eles dizem de um lado que a física se comporta e o que eles prefeito onde outro que a dica deveria se comportar mais mas não é o caso de identificar de componentes do que pensa que não estudo rigoroso isso aqui é um estudo introdutório outra coisa interessante você falar e você lembrar de você saber é o seguinte o seguinte o conceito fundamental aqui de todas de todas as filosofias helenísticas e não há
só uma o que é ataraxia é um termo ataraxia que designa aqui ó tranquilidade da alma e imperturbabilidade do espírito santo que eles estão tirando eles tão tirando o foco o foco da felicidade da felicidade do bem-estar do bem-estar da pólis da coletividade como era o caso do aristóteles não é claro que o aristóteles dizia assim a felicidade plena é quando o homem consegue cultivar a sofia pela sofia a sofia pela sofia agora agora até lá ele precisa ter assegurada a segurada uma pólis que funciona bem daí os estudos em políticas estarem completamente ligados aos
estudos sobre ética aqui meus amigos o que será mais importante em todas em todas em todas as filosofias helenísticas todas qual é o conceito de imperturbabilidade do espírito da alma no limite é anacrônico dizer isso ainda mais um limite tá nascendo o que a concepção de indivíduo tal qual a gente conhece ela vai nascer plenamente no cristianismo como veneno mas aqui e já está nascendo já está em semente já está em semente o que importa aqui sobretudo sobretudo é a imperturbabilidade do espírito individual dá tranquilidade da alma individual e todos eles todos os helenistas vão
buscar esse estado aqui esse estado que outro conceito fundamental é o da harmonia também o aristotelismo levantou a bola digamos assim e o selene estas todos estão cortando aqui então cortando sabe que eu da harmonia é felicidade e os helenistas todos todos mesmo todos mesmo contra lá eu da harmonia a essa ataxia essa imperturbabilidade essa tranquilidade do espírito e da alma todos eles vão nós temos um tanto quanto diferente mas mais similares do que você pode supor a primeira vista ele tem muito mais similaridade do que disseste muito mais todos eles eu lembrei continua sendo
o foco né o foco é ética o foco eudaimonia e o sol é ataxia todos eles vão buscar isso isso na cabeça você tem que ter para poder entender todos eles e só que reúne todos eles esse é o que dá sentido ao que eles vão fazer como é que eu proponho uma teoria e só faz sentido se ela me dá respostas práticas para alcançar eudaimonia ataraxia tranquilidade do espírito e imperturbabilidade da alma como é que eu faço isso como é que eu faço isso é e assim até umas premissas aqui todas as permissões seguinte
o homem continua sendo um animal racional tal qual era o cara de histórias continuar sendo agora ele não é necessariamente político mais eu já te falei isso porque que ele não necessariamente político mais o que é concepção de homem aqui não é mais aquela indissociável da sua coletividade não é tem explicações históricas para isso os historiadores dizem que tem a ver talvez com fato o alexandre tem conquistado as cidades-estado e não haver mais fortes e eles se sentirão perdidos em referência pode ser essa pode ser uma razão e histórica pode ser uma razão histórica pode
ser mas eu acho que que ela é irrelevante para a gente entender o sistema deles é em si entende é uma curiosidade histórica certo a gente aumentar nossa compreensão sobre o contexto em que eles estavam filosofando mas mas eu eu quero deixar um pouco de lado isso porque deixa um pouco de lado tá é o racional ou seja que pode compreender a estrutura da realidade pode compreender qual é o melhor caminho para se postar mas ele não é necessariamente político ele não depende necessariamente da política ainda que o marco aurélio aqui ali fale nos seus
escritos é importante homem se não tiver com cidade a maioria dos helenistas não faz essa importância não faz mesmo assim eles eles tentam buscar um conhecimento e pode ser vira um homem mesmo que mesmo que a cidade esteja devastada por que o que importa é o que passa dentro do homem e essa metáfora do dentro e do fora vai ficar cada vez mais presente hoje ela é banal na todo mundo usa aqui dentro tem uma coisa que eu sinto não sei o que começa aqui começa aqui e o homem faz parte do cosmos e da
phisis e aí eles deve se adequar aqui é uma retomada em certo sentido da filosofia pré-socrática o conceito de cosmos edifícios que você já conhece que você já conhece e uma tentativa de subordinar o ethos socrático e sofístico na o ethos ao kosmos e às vezes e aqui você vai ver uma pá de similitudes com filosofias orientais muito e similitudes porque a própria concepção de helenismo é justamente essa ampliação da influência grega para o oriente próximo e certamente uma absorção de influências orientais da filosofia grega isso mas isso assim não é nem polêmico isso é
um fato há muitas semelhanças entre por exemplo o budismo tibetano eu não estou dizendo que o filósofo foi lá no budismo tibetano e roubou o ensinamento budista tibetano eu estou dizendo que é uma consonância de ideias isso a inegável isso todo historiador da filosofia vai te dizer a uma consonância de ideias entre as doutrinas orientais e os filósofos helenistas mais mu é a é a mesma coisa se não é a mesma coisa para que a gente entenda-se a mesma coisa senão a mesma coisa a gente tem que ir no detalhe então vamos no detalhe na
medida do possível é claro numa aula de uma hora e meia claro tudo bem vamos lá estoicismo cortes já aprendeu todos os conceitos principais para abarcar as teorias e que é o historicismo eu vou te começar dizendo sobre essa ordem cósmica aqui mas primeiro tem que comigo ok estoicismo é curioso a origem do tema curiosa a origem do termo só que eu tenho vende estourar estoa estoa significa em linguagem arquitetônica portico pórtico para quem não manja de arquitetura como eu é difícil você imagina o que que é um pote mas imagina naqueles tempos gregos aqueles
pênis pilares imenso estar no templo grego em todo o prédio público grego na verdade não são os tempos tem uma entrada e tem a porta do ambiente mas tem uma entrada e essa entrada ela tem um teto que é sustentado por pilares essa entrada que não é nem rua nem o prédio propriamente é se esse vão digamos assim esse é o pórtico esse é o pote então por quê por quê que os históricos ficaram conhecidos como como aqueles que frequentam o pórtico a estou a da históricos porque era ali que ele se concentravam era de
que ele se concentrava eles filosofavam ali você sabe que na grécia na grécia os prédios públicos todos tinham essa esse essa esse esporte cujo na frente né você sabe que o ambiente grego é eminentemente público as pessoas vão para as ruas para fazer a maioria de suas atividades aos poucos ficam em casa um pouco ficou em casa e os prédios públicos são todos abertos diariamente tem salas fechadas como os nossos estão todos abertos eles perguntavam e já conhecidos como os do pórtico tá aí estoicismo curioso lá curioso mas o que importa aqui mesmo é o
seguinte todos eles partem de uma concepção de ordem cósmica que é curiosíssima curiosismo eu quero te dizer qual é a primeira coisa você tem que saber é em termos metodológicos é o seguinte existe um estoicismo antigo onde estão esses médio e um estoicismo tardio digamos assim o estoicismo antigo é composto por figuras como o princípio de solas cleantes de aços e zenão de cítio todos eles ali vivendo um pouco depois do aristóteles e todos eles são conhecidos como os fundadores da enfim nos por sismo o fundador mesmo é o zenão de cítio não confundir com
z não discípulo do parmendes pré-socráticos que eu zenão de cítio zenão de cítio esse cara funda e tem com ele ali o clientes de aços e o crisipo de solos como fundadores também como discípulos principais esses caras desses caras pouco sobreviveu o que sobreviveu assim a gente não tem quase nada e tu que a gente tem é do que diziam os outros sobre eles é uma situação parecida o socráticos bem parecida de modo que a gente vai falar sobre estoicismo a gente fala de outras figuras essas aqui essas aqui a do estoicismo romano romano a
gente fala de marco aurélio que foi o imperador olha só nós tivemos na história da filosofia um imperador filósofo o imperador filósofo marco aurélio a gente fala de epíteto o epíteto e pediu que foi um olha só que curioso escravo sim nós temos de um lado no historicismo o imperador e de outro lado com esse escravo que curioso isso e por fim ali nós temos outro famoso eo seneca ii seneca oceânica não foi nem uma coisa nem outra inclusive foi tá nobreza romana era aconselhado era conselheiro de outro imperador nero esses são os três principais
nomes tem um quarto que é o cícero mas o cícero não é propriamente uma e o cícero é um intermediário ele é um eclético é o que a gente chama história das suas redes e atlético ele mistura as doutrinas os humanos em geral são ecléticos minecraft os mais vezes aqui que eu te apontei estão mais associados a um estoicismo que o cícero embora o senhor tenha muitos escritos sobre achou esse vídeo eu vou te mostrar alguns deles aqui ele é fonte sobre os esportes falaram mas ele ensina é considerado um histórico a contar vamos voltar
aqui assim primeira coisa do estoicismo é uma concepção que costuma ser ensinada como a metáfora da árvore como é que eles enxergavam a filosofia como um todo lembra que o aristóteles enxergava a filosofia comum a uma tripartição em filosofia teórica filosofia prática e filosofia produtiva se lembra disso teórica prática e produtiva eu mostrei pra vocês aula passada até a hora que você lê a metafísica a prática seria a ética ea política ea produtiva seria a retórica ea retórica ea a poética entre outras tá eu tô simplificando aqui aqui a concepção de filosofia é simples cada
ainda mais de acordo com essa metáfora a filosofia é composta de física ou seja o estudo da phisis da realidade seria raiz a base da filosofia o tronco seria a lógica o estudo do pensamento do logos do modo como nós aprendemos corretamente a realidade para pôr fim da os frutos da ética seria ali a reflexão sobre a ação humana sobre o comportamento humano sobre o caráter humano já te ensinei isso essa metáfora da árvore designa o os três ramos principais dos históricos eu diria de todos os helenistas propriamente todos esses todos eles aqui ali remontam
a esses termos física lógica e ética e fiscal de crédito tem toda uma lógica associada aos gremistas que não é aristocrat tocar dica não aristotélica que também é bem interessante a lógica proposicional que nós nem entraremos no curso mais tá essa metáfora maior seguindo aqui tem outra concepção que você precisa compreender que é o seguinte pois históricos para os históricos nós nós fazemos parte do cosmos eu já te falei isso do cosmos porque tem uma diferença entre mar os mesmos e microcosmos nós somos um micro são mas o detalhe do cosmos mas este detalhe só
faz sentido se ele está atrelado ao makro é indissociável o micro do makro assim como um dedo não faz sentido fora do corpo humano parte do corpo humano não é mais um dele faz o comando um pedaço de carne com osso e jogado ele só adquire função quando ele até lá dá um corpo humano a mesma coisa uma unha um pedaço de unha jogado no chão não é nada ele só adquire sentido quando ele tá dentro do corpo humano atrelado ao corpo humano do mesmo modo não é exagero do mesmo modo e encaram os históricos
o cosmos eles encaram como se fosse uma relação entre macro e microcosmos eo macrocosmos é a física e o microcosmos é o ser humano o campo da ação humana e nós tentamos atingir uma propósitos para nele nos inspirar é através do pensamento correto através da lógica mas nós fazemos parte desse cosmo nós somos parte nosso papel é entender entender qual é a parte que devemos devemos exercer devemos atuar o ser humano é um microcosmo dentro do macrocosmo e porque o cosmos como você já deve se lembrar é ordenado estruturado e belo por isso mesmo belo
temos cosmética lembra a gente precisa precisa encontrar o nosso modo correto de agir correto nosso módulo adequado sim todo mundo tem o modo adequado de agir dentro dessa estrutura cósmica e tanto mais ágil bem tanto mais age bem quanto mais está ciente daquilo que deve fazer de acordo com essa estrutura cósmica olha aqui concepção diferente da de hoje né muito diferente que hoje a gente bate no peito pra dizer e eu faço o que eu quiser da minha vida isso por um histórico não faz o menor sentido se você quiser o que você quiser da
sua vida você vai animal nem que fazer o que é o seu lugar nesse código mas tem essa história dizer o que eu quiser da vida tem que entender primeiro qual que é o seu lugar corresponder a ele o máximo que você puder querendo você ou não querendo você ou não dá uma questão de voluntarismo político do histórico a gente está sempre inserida nessa estrutura de macrocosmos e microcosmos tentando entender nosso lugar dessa estrutura que funciona e dá forma somos apenas uma parte é só assim a gente tem passando aqui ops o conceito fundamental dos
históricos é a phisis x atualidade tudo que há como um ser animado e como é que é isso deixa-me está aqui um trecho um trecho olha o trecho do cícero te falei que você ia ser uma história que mas ele é fonte e o que os estoques falavam lá numa obra sobre a natureza dos deuses vocês ser o fala que epicuro cassol e tanto quanto quiser não deixa de ser verdade que nada é mais perfeito que o mundo o mundo é perfeito o mundo é perfeito onde organizado mundo estruturado o mundo é perfeito esse é
um ser animado um aqui é isso mundo tem alma isso mundo tem alma dotado de consciência inteligência e razão você passando agora como faz sentido essa concepção dos históricos não me senti vai sentir para você né isso não como ela mais as estrutura nesse sentido para os históricos o universo é um cosmos estruturado organizado belo e não só ele tem uma razão de ser a razão pode até ser desconhecida para nós mas tem mas tem essa razão de ser e a independente de nós independente nós e ela é inteligente nossa ela tem alma ela tem
consciência ela inteligente ou seja é como se fosse um grande ser um grande ser que não está fora da realidade você vai saber se ele é a realidade é a realidade é um ser animado consciente inteligente que age por necessidade nada que ele faz é à toa não tem como sair dele né não é voluntário que ele faz nota não ser no sentido de um ser que eu quero fazer isso aqui agora não tudo que acontece na realidade é necessário não tem uma consciência no sentido de voluntariedade e a gente faz parte desse todo a
gente não tem consciência disso mas faz mais faz e olha como está desenhada concepção aqui então então assim tem uma diferença que é bem útil de fazer entre o que é transcendente e o que é imanente em filosofia não se assusta com isso não tá é mais fácil do que você pensa mais fácil que você pensa o transcendente transcendente dos peixes dizer que eu tô eu tô eu vou te dar essa distinção primeiro essa distinção é útil para que você não confunda a palavra de deus dos históricos com a palavra de deus nos cristãos eram
judeus e nos islâmicos em você toda vez que a palavra de deus aparecer a ti nem esta aula nesta aula ela significar a não o deus que você já tem na sua cabeça não tem nada a ver com deus você tem na sua cabeça neste momento porque eu deixo você na sua cabeça neste momento é transcendente e não imanente que isso bita agora vou explicar vem para cá e que é um deus transcendente deus é teus em grego né um deus transcendente é um deus que está fora da realidade ele tá fora da realidade ele
cria a realidade e cria a realidade trans o que significa allende allende além de transcendente é um ser que entendido fora o deus judaico-cristão e islâmico é transcendente ele criou a realidade ele deu origem a realidade ele deu origem a realidade o deus dos históricos e de todos os helenistas é um deus imanente e que significa imanente é um deus que se confunde com a realidade ele não está fora da realidade a realidade é entendida como a animada tem alma consciente tem consciência e também como inteligente tem inteligência mas essa inteligência não tá fora criando
realidade ela é a realidade a realidade é inteligente a realidade é consciente na realidade é animada a diferença transcendente fora criando eu posso fazer o que eu quero dentro da realidade dentro do relógio tem é a realidade se comporta só da maneira que ela precisa se comportar não tem escolha na realidade ah tá entendi essa diferença os históricos toda hora como fazer referência adeus adeus adeus mas o deus deles é a realidade ele tem alguns termos já que você já deve ter ouvido que designa essa desgraça essa estrutura de coisas por exemplo panteísmo e panenteísmo
nasci aqui uma concepção panteísta pan significa totalidade em grego teísta vende peles né deus como a totalidade isso é um panteísmo e nada a ver com as concepções de deus pandeirista nota essa concepção dos históricos a realidade essa totalidade é ordenada é bela é estruturada é inteligente e consciente tem alma e ela é divina ela é divina era divina entenda isso então é isso porque daqui a pouco você fala assim mas hoje histórico falam que a gente tem que corresponder a natureza né mas quem inventa natureza ninguém venda natureza inventa a natureza evento assim mesmo
esse negócio de inventar natureza de dar origem a natureza é coisa de cristão é coisa de judeu a natureza não teve origem a natureza sempre existiu sempre existiu nem para aristóteles que você lembrar nem para ver história dos judeus ele era criador não era criador o deus era eterno ele nasceu ele nasceu ali junto com a natureza a natureza eterna também lembra que ele falou que o tempo é plano e é por isso que eu preciso de uma causa eterna também e naquele criou outro eles deles nascem eles nascem ao mesmo tempo um é a
causa do movimento do outro mas não aquele criou a ideia de deus criador ela só vem ela só vem daqui então como referência aula daqui a 1000 anos daqui a 1000 anos não tem deus criador ainda aqui não tem nenhum aristóteles nem aqui tá certo vamos lá ó o conceito fundamental outro aqui é que o cosmos é uma ordenação não só inteligente mas moral moral e estética como assim como assim como assim como assim moral e estética moral porque dela deriva todo um código de conduta estética o que dela deriva toda uma beleza se comportar
de acordo com a natureza é não só ser divino como é a seguir o certo e seguir o bonito porque o cosmos cosmética lembre cosmética beleza o cosmos da todos os parâmetros possíveis para que nós nos a compor temos hábito vemos em harmonia em consonância com ele consonância harmonia com esse cosmos é o certo no sentido moral ético e é o bonito no sentido estético olha só é toda uma concepção de que a gente precisa se adequar a tudo que já existe de todo mal deriva de uma inadequação e tudo bem deriva de uma adequação
olha que curioso ah tá é porque é muito diferente né do que a gente já consegue hoje porque a gente hoje nós modernos somos muito voluntarismo está nós acreditamos que a vida boa é aquela de eu faço eu quiser eu faço eu quiser eu que me der na telha eu faço hoje foi correria para você diz assim e lembra cara então falar e você tá feliz fazendo o quê tu que te dá na telha e eu aposto que você tem uma vida miserável fazendo o que dá na telha sem saber o caminho que segue né
eu aposto jejum dele é um histórico de um histórico a vida boa é a vida que se adéqua essa harmonia outra concepção e aí beleza então seguinte justiça e beleza em tudo que a olha que o marco aurélio falando olá tudo que acontece acontece justamente é o que descobrir as se observares se observares as coisas com exatidão é como se alguém vos conceder esse vossa parte segundo que mereceis segundo primeiros seis ou seja tudo o que acontece com você é merecido não vitor é injusto injusto isso acontece em injustiças acontecem só para quem enxerga o
fragmento para quem enxerga a totalidade do cosmos injustiças não acontecem não acontece olha só que curioso deixe mas aqui outro tema que eu fiz para você existe duas visões da realidade ou você enxerga a realidade via fragmentos eu tenho dívida aqui tem um gif do outro ali temos esse aqui tem morte aqui tem alegria ali tem dor aqui tem nascimento aqui ou você enxerga a totalidade enxerga aqui tudo que existe na realidade é necessário nada acontece por acaso e como você enxerga fragmentos como você enxerga a realidade tal como ela é na sua totalidade tem
uma metáfora que é boa para isso ou você enxergará árvores ou você enxerga floresta e se você tiver a floresta você vai ver o com bela a floresta é se você não enxergar floresta fossem enxergam animal matando outro você enxerga um predador matando outro você enxerga um animal morrendo de fome ali você enxerga o incêndio aqui um vulcão o gêiser ali o maremoto aqui se você ficar no fragmento você enxerga o que para você é imperfeição mas se você enxergará totalidade da realidade nada se destrói saber lavoisier modernamente na verdade nada se perde nada se
cria tudo se transforma e nada se perde nada se perde na totalidade a perfeição acontece nada se perde as coisas se transformam umas nas outras mas o todo permanece o todo permanece então se você escolher viver uma vida fragmentada você só vai enfatizar na imperfeição obviamente mas essa não é a vida segundo o histórico ajude a totalidade totalidade inteligente consciente não os fragmentos o que o histórico tá dizendo ou está te convidando é enxergue a realidade como ela é na totalidade atualidade a bela totalidade harmônica a totalidade estruturada quanto mais se você perceber isso menos
sua vida se ela miserável diria um histórico então deixa eu voltar para cá é com base nessa concepção inteira né de realidade de cosmologia de fisiologia e físicos como é que eles concebiam ali os exercícios de sabedoria que eu falei para você que eles derivavam uma ética de uma coisa homologia e + fisiologia médica ética vem vem comigo é sim e vamos aqui com cícero novamente é possível emitir juízos verdadeiros sobre os bens e sobre os mares sem conhecer a todo o sistema da natureza e da vida dos deuses nem saber se a natureza humana
está ou não de acordo com a natureza universal e não se pode viver sem a física que importância e ela imensa tem mais antigas de máximas dos sábios obedecem circunstâncias segue deus conhece-te a ti mesmo nada em excesso etc se você não entende nada segundo se você não é nada e você antes não tem uma correta compreensão de como a natureza o cosmos se comportam encontro ordenados belos harmônicos justos justos na totalidade e não no fragmento na totalidade nunca no fragmento concepção de morte nesse sentido a concepção de morte nesse sentido não é uma uma
ausência no sentido histórico você não morre porque porque não importa quem você é você é um fragmento se você vai pegar o fragmento que é você você não entendeu nada da realidade da qual área e quando você se desapega esse é um conceito budista mas que cabe perfeitamente gostou desse vídeo você se desapega desapega do fragmentário que é você e compreende que o que importa é a totalidade você parou de ser minha morte e vamos aqui então o outro filósofo chave aqui é o marco aurélio né ele fala assim ó cara assim como os cirurgiões
tem sempre à mão as lancetas e bisturis para as subidas urgências de sua arte capão dos médicos lá também tu deves ter os teus princípios sempre prontos para a compreensão das coisas tanto as humanas quanto as divinas nunca esquecendo mesmo na mais trivial das ações como as duas estão tão intimamente ligadas o que nada de humano pode ser feito com acerto sem referência ao divino e reciprocamente ele fazendo aqui fazendo sim cara a seguir todo médico tem os seus instrumentos a mão para operar caso necessário porque não você não guarda para si as máximas de
sabedoria para utilizar sempre que você precisar olá seja de quem tá dizendo o que que ele tá dizendo ali fazendo assim seja um ser humano não seja um ser humano amador pedir que vai vivendo aí vai deixando para viver no improviso seja um ser humano profissional se você é inteligente você é inteligente você tem todas as condições do mundo para ser um ser humano profissional que câncer humano profissional já que ele tá comprando com o ofício não ser humano que já já guarda em si aguardem-se esses preceitos para se lembrar quando alguma coisa de ruim
acontecer e de fato marco aurélio fez essas meditações da onde eu tirei isso aqui é um livrinho cheio de preceitos e dicas práticas para o dia a dia o epíteto o epíteto e também fez um manualzinho ele não ele fez foi um discípulo dele que fez mas é um discípulo que tem até um nome de um punhal romano porque tem o nome de um punhal porque se põe ao também metaforicamente falando quer dizer não acompanhar o realmente quando ele era aquele ponhar o que os soldados romanos tinham assim perto desse para sacar em sempre que
o perigo vinha e o manual do epíteto tem o nome desse pinhal porque a metáfora que os antigos usavam sempre que alguma coisa de ruim pintar na sua vida tem que ter esses preceitos guardado consigo para poder pensar sobre eles e não se deixar abalar curiosos bom então para você ver o quão importante é os preceitos as máximas por um histórico é a teoria se faz sentido na prática na essa coisa então primeira perfeito aqui primeiro preceito aqui é o seguinte a abandonar o passado e o futuro como é que é isso diante dessa concepção
cósmica que eu tenho como é que eu daí deriva o que eu devo abandonar o passado e o futuro como é que é isso olá pessoal marco aurélio olá tudo que desejas alcançar por um longo desvio e por longas viu o poder ter desde já se não recusar a ti mesmo basta abandonar todo passado confiar o futuro a providência e dirigir a ação presente para a piedade ea justiça e para piedade para amar e para amar a parte que a natureza se atribui é um tiro aí pois ela o produziu para ti e tu para
ela para justiça para dizer a verdade livremente e sem desvio para agir segundo a lei e segundo o valor vôlei de novo aquele trecho baixo tá abandonar todo o passado puxar o futuro a providência e diração presente para a piedade ea justiça tudo o que desejas alcançar por um longo desvio poder tendo desde já se não recusar a ti mesmo e quem tá dizendo sabe o que que te impede de alcançar as coisas agora o primeiro é que você está apegado demais ao que já aconteceu segundo é que você tá esperando acontecer uma coisa enquanto
você esperar acontecer e quando você tiver apegado demais ao que já aconteceu você não age agora e se você quer agir agora esqueça ou passado e o futuro e haja agora essa é um esse é um site de sabedoria tem tudo a ver com o budismo também para quem conhece outro insight que a imagem de tua vida inteira não te perturbes jamais não sonhos com todas as coisas dolorosas que provavelmente aconteceram aconteceram perdão mas a cada momento presente pergunta pergunta o que é de insuportável e de reversível neste acontecimento neste acontecimento lembra-te então e que
não é nem o passado nem o futuro mas o presente que pesa sobre ti presente que pesa sobre ti e quando você ficar e nessa de achar que o seu passado te determina o seu futuro é incerto você deixa de agir agora você deixa de fazer o que você pode fazer agora quando você tiver oprimido oprimida pela pela sua vida como um todo te a vida humana não natureza nota não nota a qualidade da natureza atualizar da sua vida não sentiu de passado e presente passado e futuro você tende a agir - se no passado
se apega ele tende a sentir nostalgia nossa como era bom e no futuro tem de ficar naquela esperança no sentido de caraca será que vai acontecer será que não vai aquela ansiedade futuro causam ansiedade passado causando está o dia presente presente dica prática fica prancha a segunda dica esperar menos amar mais esperar menos amar mais que quer dizer com isso aqui se lembra da fábula sei que você já ouviu falar no original a fábula da leiteira e do balde de leite uma fábula do larson tener la fontaine que é um favorita é um favorita francês
em resumo a fábula jesus seguinte uma moça chamada ferret voltava do campo com um balde de leite cheio enquanto caminhava imaginava o futuro e não só ansiava por ele tudo o que produziria com leite as riquezas que a partir dele seriam produzidas ela poderia comprar ovos dos ovos na seriam pintinhos os pintinhos seriam vendidos para compra de um vestido novo esse pensamento distraída deixou o balde cair e perdeu todo leite e derramou no chão o que que aconteceu com frete que só conseguia pensar no futuro o que acontecer em que ela é aproveitar e mamãe
tem que encher ela é ser feliz ela deixou no presente todo leite aí gostou do leite aí é neste estado que a gente costuma originar aquele outro não chore pelo leite derramado porque essa é a extensão do estado se a adição da história da fábula é não se preocupe demais com o futuro por um lado por outro se o leite já caiu também não se preocupe com passado porque ele já caiu ele já caiu ali só que você tem que tirar o por todo não tiver mente nada e o passado também não te ajuda que
você tem que fazer vai pegar o balde e dessa vez tomar mais cuidado acabou presente presente não chore pelo leite derramado e não se apegue demais o futuro presente presente curioso isso bom então volta aqui botando aqui ó e o evidentes fala uma obra que ele tem é preciso olha só acontecer se parece com que unity vai defender lá na modernidade com o amor fati é preciso conciliar nossa vontade com os acontecimentos de tal maneira que nenhum acontecimento ocorra contra nossa conveniência e que também não haja nenhum tem um acontecimento que ocorra quando não desejamos
é a vantagem para aqueles que estão assim prevenidos é de não falhar em seus desejos de não se deparar com o que detestam de viver interior mente uma vida sem dificuldade sem temor e sem perturbação vôlei de novo é preciso conciliar nossa vontade com os acontecimentos de tal maneira que nenhum acontecimento ocorra a controlar sua conveniência e que também não haja nenhum acontecimento que ocorra quando não o desejamos e que o unite fala do amor fati onde mim tomar uma só admite esse um demônio viesse para você e falasse tudo o que você viveu acontecerá
exatamente como você viveu o que você faria com você mano você o amaldiçoarei ou você diria essa é isso o espírito mais bem-fazejo que eu já vi na vida se você deseja que os acontecimentos aconteçam as atlântico nos aconteçam e ai as pessoas dizem assim isso aí isso aí vitor isso é um fatalismo isso aí é um pietista quietistas fatalismo saiu um comodismo o estou esses mais usado dessas coisas mas pega pega pega a essência do crescendo um destaque a essência a seguinte o quanto mais você mais você compreender que o que acontece com você
tem que acontecer é mas você vai alinhar suas expectativas ao que de fato acontece e não não o que você quer aconteça e quando você a linha as suas expectativas a sua vontade é o que acontece quando uma consonância entre essas duas coisas você alcançou a sabedoria e por que você não quer nada além daquilo que é possível e tem um conselho que vou adaptar para o nosso dia está e do marco aurélio durante que você acordar todas que você acordar você tem que falar para você assim amo hoje eu vou encontrar um hater na
internet hoje eu vou encontrar alguém que vai ser ingrato comigo hoje eu vou encontrar alguém que vai tentar me roubar hoje eu vou encontrar alguém que vai olhar torto hoje eu vou encontrar alguém que vai escrever hoje eu vou encontrar alguém que vai tentar me passar a perna tudo isso hoje vai acontecer comigo e porque eu já sei não vai acontecer comigo quando aconteceu não vou sofrer e aí quando acontecer eu não vou sofrer por quê porque eu já sei que aconteceria e eu já sei que aconteceria eu não vou sofrer eu tenho consciência que
acontece eu tô alinhado com essa realidade já eu já previ que isso aconteceria pode acontecer não vai ser nenhuma novidade isso é conciliar a nossa vontade com os acontecimentos quero ir à praia domingo quero ver a praia domingo em copacabana um toque incongruente olha que não sabe ué eu ia à praia domingo em copacabana o que reclamar que a praia está lotada olha o com ignorante da minha parte seria querer e da praia e reclamar que a praia está lotada se eu quero ir à praia eu tenho que no mesmo momento em que eu decido
ir à praia no domingo saber que haverá vendedores que me perturbaram porque eles vão falar alto agora um sol cruel dando chibatadas na minha costa haverá muitas pessoas ao meu redor a ver a uber vai ser mais caro se eu quiser ir de uber o metrô vai tá mais votado o ônibus vai tá mais votado a vera tudo isso tudo isso e ainda assim eu escolho ir à praia e eu escolhi da praia consciente de tudo isso que vai acontecer eu escolho na praia consciente de tudo isso vai acontecer isso é reconciliar realidade com vontade
bem como é que eu tô conformado com a realidade é que se eu quero alguma coisa eu tenho que estar reconciliado com tudo aquilo que pode acontecer com aquela coisa é coisa não acontecem no éter né para utilizar um termo antigo essas coisas acontecem no vácuo para te dar um tempo mais moderno as coisas acontecem na realidade a realidade tem dessas coisas se eu quero viver e todo mundo quer eu tenho que me reconciliar com a vida como ela é tenho que desejar a vida eu que desejar a vida como ela é e isso é
reconciliar vida vida acontecimentos com vontade e sabes difícil pra caramba mais saga em e três cultivaram não apego cultivaram a pegar essa é difícil e já o epíteto primeira principal exercício o que conduz de imediato as portas do bem consiste quando uma coisa nos prende em considerar que ela não é daquelas que não nos podem ser tiradas que ela é como uma panela ou uma taça de cristal que quando se quebra não nos perturba o que lembramos que ela é uma panela como a taça de cristal o mesmo acontece aqui se abraço e olha só
que delicado aqui se abraço e um filho se abraços um filho um irmão ou um amigo não te abandones sem reservas à imaginação lembrete e a mais fun mortal a não ser que não é absolutamente tu mesmo ele te foi concedido para o momento mas não para sempre nem sente possa ser tomado este mal existe que mal existe em morar em tridente um olhar para você enquanto se abraça o filho e amanhã ele morrerá e será que ele vai morrer amanhã e olha a profundidade quem tá dizendo ele fazendo pra você ser impassível para vocês
em diferente fazendo assim entenda entenda com as coisas e entenda que tipo de coisa seu com que tipo de coisa de você se relaciona você se relaciona com coisas efêmeras e essa caneca vai quebrar ela vai quebrar por quê porque ela é feita de material quebrável esperar que ela vai durar para sempre é ser tolo é ser ignorante essa caneca vai quebrar esse livro vai acabar este corpo vai fenecer e por que esperar o contrário de alguma coisa que é feita e agora fenecer e esse é um exercício de lembrar com que tipo de coisas
nos relacionamos nós nos relacionamos quanto mais nós estivermos cientes de que essas coisas são feitas para não durar mas não sofremos quando ela se forem porque elas se vão essa é a natureza delas elas se vão elas vão sábios o fatos preparar-se para a catástrofe preparasse para catastro aqui para as placas tem tudo a ver com que a gente que eu vou te falar né que dá uma olhada aqui para não ter memento mori memento mori memento mori não tem romano para designar algumas referências artísticas que aparecem alguns quadros e filmes também geralmente já viu
aqueles quadros que tem a caveiras sim no canto do quarto você não entende por que que é aquela caveira em algum algum algum algum alguma simbologia mórbida é uma simbologia morta no quadro caveira para lembrar da morte memento mori é memória da morte memória da morte uma ideia da memória da morte aqui a perda da memória da morte aqui sentir o cheiro de queimado ficar aqui a ideia da memória da morte a ideia de que você tem que se lembrar que você vai morrer meu amigo e tem que lembrar que você vai morrer sendo que
eu lembrei agora do que tava escrito ali no cemitério de manaus school são joão batista está escrito na porta do cemitério bem assim laborum meta laborum meta sabe o que significa isso traduzido do latim o fim do trabalho quando você terminar de trabalhar na sua vida você tem que vai acontecer entrar nesse campo sagrado aqui que é o cemitério é o fim do trabalho ao cemitério que trabalha a morte tem que se lembrar disso tem que lembrar de isso não tem que ser ansioso nota porque porque tá certo já a gente tem que ter ansiedade
com aquilo que não vai qualquer que a gente não sabe que vai acontecer a gente não sabe para que você fica ansioso para a cena que vai acontecer isso é para não ser aquilo isso ansiedade onde eu sei que vai acontecer porque ter ansiedade porque o sentido de ter ansiedade sobre algo que você sabe que vai acontecer o prefeito histórico histórico é difícil não estou esses mais difícil do que as autoridades tentam dizer pra gente olha lá que esteja um diante dos teus olhos jesus o epíteto a cada dia a morte o exílio e todas
as coisas que se afiguram terríveis sobretudo a morte assim jamais ponderar as coisas abjetas nem aspirais a coisa alguma excessivamente e você vai evitar o que não interessa o que é abjeto e o que é excessivo por quê porque você sabe que vai morrer se você não toma cuidado e você só faz coisas insanas e não sabes porquê vocês se esquece que é mortal se você se lembrar sequer mortal você não faria coisas insanas abjetas não faria não faria isso ah entendi você não faria lembre-se que você vai morrer memento mori se lembra que você
vai morrer lembre-se de que você vai morrer os cabos cabos ficar boas vamos falar sobre terrorismo agora cortar bruscamente assim o edson aqui querendo comer o especismo é difícil o epicurismo é tão diferente não a gente associa epicurismo toda hora a doutrina dos prazeres exacerbadas foi pico é o cara que eu levaria para o bar porque eu epicuro bebe você acha que ficou essa essa pessoa você não entendeu nada de epicuro absolutamente nada há entre epicuro e os históricos chamam todo há uma semelhança assim incrível incrível entre picuí e os estoques como todos incrível nenhum
deles eu já te falei isso no início da aula nenhum helenista vai pagar em moderação nem um nenhum nenhum eles vão fazer e moderações como é o caso do diógenes mas para chocar as pessoas não que eles pregam aí moderação pela e moderação a gente vamos lá vamos transpor aqui aula então agora por epicuro ou pelo epicurismo essa filosofia helenística que se aproxima muito dos teus filhos e olha lá é muito egoísmo tem dois principais nomes acordar do historicismo tem muitos nomes um estoicismo e epicurismo tem que se menos tenho leite cru e o lucrécio
a figura fundador é fundador do jardim na escola de filosofia que ficava lá na grécia eu não conheço já é ali romano já é romano e deles veio uma obra chamada de rerum natura ou sobre as coisas da natureza tá o ipe curto olha o com a gente pode utilizar o epicuro para fundamentar a filosofia para crianças na esse esse esse triste que é muito excitado o que ninguém hesite 18 e cura que ninguém hesite em se dedicar a filosofia enquanto jovem nem se canse de fazê-lo depois de velho porque porque ninguém jamais é demasiado
jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito eu tinha afirma que a hora de se dedicar a filosofia ainda não chegou ou que ela já passou é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora que ser feliz e olha olha olha que outra concepção de filosofia aqui que não tem a ver com a concepção de sofia do aristóteles porque a sofia produto atriz era a intelecção pela intelecção lembra disso e a filosofia por epicuro não é infecção pela infecção é a o intelecto a serviço da vida feliz e
a vida feliz não tem nada a ver com sair desse mundo né o aristóteles no limite aponta para um mundo outro que não é o nosso aponta para um mundo outro que não é o nosso e agora agora o mundo é este é da moderação aqui e agora e essa concepção do aqui do agora tem tudo a ver com a cosmovisão com a visão de mundo do epicuro que é muito precursora nossa moderna onda que visão é essa e a gente vai para a doutrina materialista do epicuro lembra que eu te falei que a falar
sobre o marcos o marcos se você não sabia saiba tem a tese de doutorado dele com em fazendo epicuro e no demócrito o neymar que tu não foi um cara que a gente estudou aqui ele é um para socrático curioso isso né porque o conceito de para trocar tipo geralmente a ponta porque vieram antes de sócrates um contemporâneo de sócrates e ele não falou só sobre o cosmos ea fiz o heráclito também fala sobre ética curioso isso lá a gente de nota de que o sol que tiver o divisor de águas entre cozzi ética quando
na verdade do mal que sujar juntar as duas coisas porque que ele não for então o divisor de águas do amigo contingências históricas contingências históricas você sabia que nem sempre o patrão foi considerado um clássico na filosofia você sabe disso né lanche um período de quase 1.500 anos na idade média inteira se quer se quer atribuir mais valor ao platão platão é é resgatado no renascimento mas quando ele resgatado o sócrates também e o sócrates em sincera cada vez mais como um marco na história da filosofia mas demócrito já tinha mesmas preocupações assim que o
sócrates o patrão demonstravam contingências históricas continuem as histórias o mundo não é justo você sabe né que sejamos história pois aqui o mundo não é justo mas o marcos eu diria o tema a tese de doutorado sobre o epicuro e o demócrito que é um atomista é o cara que deu origem à teoria do átomo átomo indivisível né segundo o demócrito tudo na realidade é composto de átomos partículas indivisíveis materiais e vazio tu na realidade um átomo e vazio os átomos se deslocam por aí vão compondo as coisas tal qual a gente está as quais
a gente as enxerga as conservas e é uma visão de mundo materialista materialista o epicuro é materialista nesse sentido ele aceita a teoria atomista do demócrito do demócrito e epicuro tudo que a é matéria tudo que a matéria o mundo tá determinado o mundo é necessário assim como posicionar costumam necessário a realidade é uma só tem nada fora da realidade essa idade aconteça o que acontecer tem ninguém mandando de fora acontecer ela é um todo fechado ela mesmo a mais e aí tem uma crítica que os estudiosos dirigem o epicuro ainda que sejam materialista determinista
admite a liberdade humana admitir a liberdade humana é isso fiquem com durante a gente se admite a gente só admite ele não explica ele não explica e atrás do marcos era para tentar diferenciar um materialismo epicurista propriamente que não repete que não repete o materialismo o materialismo do demócrito porque o emprego justamente justamente admitia ele era uma teria nascido admitir a liberdade humana a escolha humana ea capacidade de e o google acabou de entender que eu tava querendo falar com ele e eu tá falando max o google aqui preciso marcar um eu me perdi tá
o max gosta do epicuro porque eu procuro é materialista e admite que há mudanças a mudanças tem tudo a ver com a teoria do marcos tá beijinho então vamos ver aqui vamos ver que que eu epicuro ele mesmo fala e o lucrécio também e olha lá curte curvos e aqueles que afirmam que a alma é incorpórea falam para não dizer nada olha ela tava no de nada pois se eu fosse seria incapaz de parecer ou de atuar sobre qualquer outra coisa tá alma é incorpora meu amigo é então como é que ela se relacionam com
o corpóreo por mágica por mágica ser incorpóreo como é que a senhora não concordo é porque é divino isso pô mas deus não é exatamente esse deus que você consegue né eu te falei isso já não é o deus justo lados fizer completamente outro o deus da mitologia e eles utilizam a palavra deuses e deus mas não é um deus voluntária estudar mitologia não é é um deus que se confunde com a natureza tempo inteiro se continuar trazendo é um dos material né é um deles corpóreo o que é um deus que se confunde com
a natureza como um todo é um panteísmo lembra disso e lá o lucrécio fala assim a terra da obra aqui não tá escrito aqui cura mas a fazer era para tá escrito lucrécio aqui embaixo lucrécio de rerum natura alma está contido na totalidade do corpo dizendo lucrécio ela é seu guardião pois assegura sua salvação raízes comuns uso nem mutuamente e não pode separá-los sem destruídos concepção de que ele não existe a separação entre alma e corpo uma coisa é só uma coisa só a alma é material o que nós chamamos de alma é material existe
alma e cor uma coisa é só uma coisa só concepção materialista ge realidade se o epicuro é materialista se os epicuristas são materialistas a ética deles o ceará também materialista eles não concedem nada transcendente como os históricos também não conseguiam e eles vão derivar o dever ser o como devemos nos comportar dessa concepção materialista do mundo afora se nós antes de tudo somos matéria somos corpo o modo de nos comportarmos haverá de pressupor o respeitar essa condicionante e como é que o respeito a condicionante de nós sermos antes de tudo curto curto como como ele
vai tentar por capital inicial é uma cartinha de cinco partes mais ou menos e que ele resume a concepção ética dele sobre bem-estar sobre felicidade e bem-estar sobre felicidade e nessa caixinha carta a meneceu eu queria liberar essa um discípulo alguns prefeitos que resumem a concepção epicurista materialista e como nós não devemos nos inquietar como nós devemos alcançar a ataraxia lembra desse conceito não deixa eu te falar aqui com 4 estantes o epicuro fala assim né e quem aconselha nessa carta tinha conselho o jovem a viver bem eo velho a morrer bem não passa de
um tolo não só pelo que a vida tem de agradável para ambos mas também porque se deve ter exatamente o mesmo cuidado em honestamente viver em honestamente morrer e como é que o velho serve para morrer os jovens aí para te ver os dois servem para viver aí para morrer é mas pior ainda é aquele que diz bom seria não tem nascido mais uma vez nascido transpor o mais depressa possível as portas do hades se é um ver se vier um verso de poesia grega atribuiu ao pintar você não me engana se não me engano
seu amigo só brincando né o bom seria não ter nascido mais uma vez que a gente nasceu o melhor morrer o mais perto possível em resumo é isso eu falei assim cara mais tolo é quem fala isso olha que ele vai dizer se essa pessoa diz isso com plena convicção é porque não se vai nesta vida e não se mata a coisa livre para fazê-lo se fosse realmente eu desejo mas se eu disse por brincadeira foi um frívolo em falar de coisas que brincadeira não admitem entendi sim aquele que aconselha aquele que aconselha que a
vida que a vida é sofrimento é vida sofrimento se você faz isso esse épico dizendo tá no seu não estou encarando aqui um grego contigo se você conseguir cabelo sofrimento meu amigo você faz isso sério então que que te impede de não se de vez já que a vida sofrimento você faz isso brincando você não precisa você é tolo de fazer isso brincando sabe as consequências que isso tem na vida prática das pessoas e achar que a vida sofrimento que você faz isso sério eu não entendo porque você não se vai se você faz isso
brincando você é um tolo não se brinca com coisa séria a vida meu amigo e ele outra cor estou em casa não vai ter um grego antigo agita meu amigo a vida é feita para ser feliz a vida é feita para ser feliz a vida não é feita para os sofrimentos a vida não é feita para o sofrimento aqui também todos os clichês né esse aumento eleitorais hoje de que nossa ser filósofo é sofrer a inteligência leva ao sofrimento ai meu deus como eu sou inteligente começou sozinho na vida ó como eu não tenho ninguém
para conversar e o clichê da modernidade né o cristiano e crescimento curtido as redes sociais tá ai meu deus não tenho ninguém para conversar e eu sou sozinho logo sou deprimido ah faça-me o favor faça-me o favor deixa essa essa característica adolescente de lado por um momento e vai estudar mais a série outras doutrinas não fique no shopping hauer de não fica no piso do shopping ao de outubro pelo amor de deus tem outros filósofos além de schopenhauer que eu perguntar cheio de buracos na teoria se você toma schopenhauer como sendo como sendo a verdade
é porque você não entendeu nada do que ele tá falando que tá cheio de buraco na teoria do cara pô deixa eu pegava na bíblia para você ler um verso ou assistir um vídeo e dizer nossa como a vida sua vida neolítico neolítico e o itinerário pessimista você só acho que você ver vídeo que eu estou na internet e e desabafe aqui um pouco já baixei aqui um pouco porque esse assunto ele toca especificamente pelo seguinte o tema que vai concepção cara de que a gente inteligente a gente triste não é não é o epicuro
na antiguidade é um dos caras que mais se contrapõe a essa ideia válida para ser feliz pessoas só e infeliz que é inteligente tolo as duas coisas são aconselháveis tá muita gente pode ser tolo muita gente tem que buscar sabedoria seja alcance sabedoria ele alcança a felicidade vamos ver como é que eu te curo propõe essa felicidade é o conceito fundamental na figura prazer prazer é do né em grego redondo né ele é um materialista né pessoas ele diz que antes de tudo nós somos corpóreos não tem como adotar uma ética um modo de vida
ignorando que nós somos corpo nós somos corpóreos corpo sente prazer quatro e procurou a oito puro consegues porque nós somos antes de tudo corpo porque nós somos antes de tudo corpo que nós nós decidimos em vistas ao prazer e a evitar a dor a proporcionar prazer e a evitar a dor é assim que a gente se comporta por quê porque nós somos corpo é uma visão materialista de mundo não tem como partir de uma ética ignorando o corpo isso é uma novidade daqui cura semana verdade de couro então conceito fundamental então então assim entendo o
seguinte prazer aqui não é o que você tá pensando que é não é que você tá pensando que é depois que você ler prazer em epicuro por favor leia o seguinte tem uma dupla concepção aqui dupla prazer epicuro é igual a saúde do corpo nota que não é não é excitação do corpo é saúde do corpo e te falei que eram duas coisas e tranquilidade da alma prazer proíbe curo é saúde do corpo e tranquilidade da alma vamos episódios saúde do corpo em grego é apóia as pessoas que traduzem a harmonia para a ausência de
dor não não a polia oi bê saúde harmonia harmonia é saúde apoio à saúde física tá outro conceito relevante aqui tranquilidade do espírito ataraxia ataraxia nota que o prazer é os dois não tem como você ter tranquilidade no espírito se você não tem saúde no corpo porque porque eu tô partindo uma concepção materialista não a alma de um lado não a alma de um lado e corpo de outro não a alma de um lado de corpo de outro não a vou repetir mais uma vez que você não esquecer não há a divisão moderna que a
gente faz é alma de um lado e compre outro é a mesma coisa mesma coisa isso vai completamente em consonância com que o gente sabe de neurociência você quer ser mais inteligente e faça exercícios faça exercícios como é bem durma bem comer bem dormi bem e fazer exercício já tá mais do que consensualmente provado por inúmeras pesquisas e aumenta a performance intelectual a saúde do corpo tranquilidade do espírito tá lá uma concepção materialista e de comportamento humano o prazer então é saúde do corpo tranquilidade da alma e tudo isso tudo isso na medida exata da
satisfação portanto fazer aqui não tem nada a ver com sim breagar não tem nada a ver com o banquetear não tem nada a ver com o ter vários parceiros na vida nada absolutamente nada saúde do corpo tranquilidade do espírito medida exata da satisfação medida exata nem mais nem menos medida exata trazer a calma hierarquia dos prazeres oito escuro não diz que o prazer vale em si o prazer vale na medida em que ele proporciona a saúde do corpo tranquilidade da alma portanto não é qualquer prazer que deve ser buscados não é qualquer coisa que deve
ser buscado tem maior ar kia towner kia extra o e procuro dividir prazeres em necessários e naturais e não necessários naturais e vai cruzando assistir possibilidade hora de fazer isso naturais e necessários esses são os prazeres mais mais em os que mais que nós temos que buscar né até porque não é escolha eles são eles são naturais necessários não aqui não há como abrir mão deles comida bebida abrigo todos eles causam sensação boa comida bebida abrigo condutar rio por exemplo bom e necessário não tem como não tenho uma escolha e não quero comer não quero
beber não quero me abrigar não você tem que é necessário ser um corpo é um corpo assim na outra coisa que não corpo é necessário natural agora o que é não necessário a partir do momento que você quer refinar não quero só comer para me satisfazer na exata medida quero comer pizza quero comer quero comer ravioli ela comer ostra quero comer camarão frito na beira da praia isso apesar de ser comida é não é necessário baixo momento que você se apega a esses prazeres que são naturais mas não são necessários você se afasta cada vez
mais da ataraxia e os prazeres do corpo também dos da saúde do corpo porque e quando você come demais você tende a prejudicar o seu corpo fique um prazer não natural e necessário não existe por definição se ele não é natural como é que ele vai ser necessário eles fazem eles não existem mas existem os naturais e os não necessários que são aqueles frutos da má interpretação da realidade quando você não se você não saca realidade primeiro é ser feliz consiste em buscar a felicidade segundo que nós somos materiais e portanto temos que levar em
consideração prazer e que percebo esse prazeres não são todos equivalentes o que aqui vem uma coisa que você tem que entender o prazer não faz nele mesmo preto escuro às vezes a dor ele menciona expressamente a dor é preferível prazer se a dor momentânea proporcionar um prazer futuro porque ele consegue que prazeres momentâneos produzem dores futuras é prazeroso bebê é prazeroso se embriagar porque senão fazer que eu tenho cultivar porque ele me deixa de ressaca simples assim e me causador a passo que é desde prazeroso fazer exercício no momento em que os passos mas é
prazeroso longo prazo porque ele me traz saúde corporal e saúde corporal me permitisse uma mente sã às vezes a dor momentânea proporcionam prazer duradouro e um prazer momentâneo o jogador eu tô trazendo vale nele mesmo dorme como você buscam prazer não natural e não necessariamente que você tá confundindo fama honra um prazer que vai te trazer vida sabe não vai tá confundido grana né e que essa material com prazer quer aqui que elas estragam a vida sabem mas não vai que ela vai acabar ela vai ela vai te querer fazer ansiar por mais para você
acha que o prazer estar no sexo desenfreado você tá se enganando porque o sexo inspirado só só te deixa uma coisa com vontade de mais vontade de mais estou encarando e figura aqui tá tomada todos os exatos às vezes acerba ções os exageros vai sair das de medida elas podem até causar sensação boa mas não é esse o prazer do epicuro prazer figura repito é aquele que mantém a saúde do corpo ea tranquilidade da alma porque cura então película então o prazer e o prazer verdadeiro é aquele estado em que você não quer sentir prazer
você não sente necessidade de sentir esse prazer enquanto sensação boa ausência de sofrimento é prazer para o pro e por isso vai ser retomado na modernidade pelo shopping abre por exemplo a ausência de sofrimento verdadeiro prazer e o prazer não é beber uma cerveja não é cerveja que a água é água acaba fazer não é cerveja o brasileiro não sentir necessidade e mesmo cerveja g1 bom então assim ele fala o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda a escolha e toda recusa e agora saúde do corpo e para a serenidade da vida feliz em
razão desse fim o fim saúde do corpo serenidade da vida feliz mas não desse fim praticamos todas as nossas ações para nos afastarmos da dor e do medo veja se você sabe que esse é o seu sentido você quer um corpo que a matéria por que diabos você se embriaga por que diabos você persegue prazeres não necessários não naturais se esse é o seu fim não sentir dor e não sentir medo ânsia por que diabos você é desregrado diria webguru e por que diabos sabendo para onde você tem que ir evitar a dor eo medo
você não segue o que eu estou te falando porque porque porque você é um tolo você não sabe diretor e vai ter cor não sou eu que estou dizendo épico 60 bom então premissas fundamentais do que a gente falou até agora do e cura concepção materialista do mundo concepção materialista do mundo dois aceitação da busca do prazer como guia três hierarquiza são dos prazeres os prazeres não equivalem seres equivaler eles levam a dor olá tudo isso leva aqui na atividade ficou conhecido e aqui eu termino aula como tetrapharmakon tetrafarmaco você sabe que tetra se lembra
da sua me lembro da seleção brasileira tetra tetra significa quatro farma com de origem a farmácia pharmakon é remédio em grego então tetrapharmakon são quatro remédios é uma simbologia do número 4 número quatro é simbólico em torno antiguidade nos gregos e nos orientais também é o designava designava alguns remédios desvira algumas receitas de modo que esse tem maior comum na época quem usa pela primeira vez que a gente tem registro é um cara chamado de jorginho de laércio o diógenes laércio não é um filósofo ele é um repórter de fofoca da grécia antiga utilizando um
termo claro não rigoroso mas ele escreveu uma obra chamada a vida dos a vida e a doutrina dos filósofos ilustres em que relata a vida doutrinas dos filósofos ilustres é a vida na menos assim na linguiça vai estudar na fofoca ele que menciona quando vai falar de epicuro o tetrapharmakon que esse termo e fica famoso a ponto de os romanos todos utilizarem esse termo para se referir aos ensinamentos do epicuro em resumo e todas as ensinamentos de fato estão na carta a meneceu espalhados eles não tão assim como aparecem mas estão lá e o tetrapharmakon
é o remédio não para no sentido de tomar um xarope tomar um comprimido mas o remédio no sentido de fazer com que você alcance a saúde do corpo oi e a quietude da alma o prazer no sente dor epicurista mais mais puro sentido e vamos tetrapharmakon composto de quatro prefeitos que se você entender e aprender e não só entenderem telectualmente aprender e praticar você foge da ansiedade da intranquilidade da perturbação primeiro beliche e não tema os deuses não temos os deuses se você tem medo nos deuses aqui o quê que é note deuses aqui nós
no sentido já te falei isso tá no sentido do voluntarismo de deus lá no sentido de jó sabe jó da bíblia faz tudo certo pastor certo mas é provado por deus né por uma porta lá com satanás né sentidos temi deus é no sentido de temer o acaso tem mil infortúnio temer aquilo que pode acontecer que você não controla não tema não tema porque nada vai acontecer de modo voluntarioso o deus de jó não é esse deus aqui e se você entendeu o que que é deus propriamente e aí você entende que deus é tudo
que deus é harmonioso que deus é perfeito que deus é é completo nele mesmo portanto um ser que aqui é na verdade a realidade inteira você já viu isso que é completamente bastante assim mesmo não vai se importar com você ele não faz se importar com você não vai se importar com você seria absurdo por um clipe cure você disse não mas deus quis que na minha vida quando vocês não deus não quis nada sem você aí relevante para deus você é um fragmento na totalidade deus não vai se preocupar com você isso é uma
boa notícia é uma boa notícia ele não vai nem te castigar nem te premiar por quê porque você não interessa a deus não é de novo e pescoço vai ser entendido mal não é alguém sai de fora do mundo ele é um para o mundo ele é o próprio mundo na concepção epicurista a segunda não tem uma deus as coisas acontece ela chega acontecer e não se preocupa morte mas preocupa morte porque o que sim se tudo bem todo mal uma concepção materialista do mundo deriva dos sentidos certo não consegui são materiais todo mundo não
faz sentido você dizer que o bem o mal é sobrenatural não dele aqui desse campo material que você entendeu o que que significa morte você não tem morte porque a morte é justamente tirar você da possibilidade de sentir dor essa é a morte essa é a morte a morte é ausência de dor a ausência de dor não mas eu temo como eu vou morrer ah então você é um tolo por que você não tá nessa situação ainda é porque você ansiar por isso e você pode morrer dolorosamente mas não importa agora importa você vai ficar
pensando momento você vai morrer mas você morrendo entubado e e aí esse o que e o que que vai acontecer você vai morrendo do lado pronto faz sofrer naquele momento mas o que que é aquele momento na sua vida inteira é o último momento da sua vida e o que que ele importa nada geriu igor elétrico quando a morte está você já saiu quando você vem a morte já foi embora o erro mental porque o edi curuzu e quando você está presente a morte um veio por definição né se você está vivo você não está
morto e quando a morte vem você também já saiu né se você está gostando da vivo é um jogo de palavras que é usado por epicuro mas pode sentir você tem minha morte porque se você nunca vai encontrar com ela foi quando ela vem você já não tá e quando você tá lá não veio segundo o prefeito de cada fármaco terceiro para sair disso o bem é fácil de obter bem fácil obter mas o que que passa na minha vida cara se você entendeu tudo que eu te cor falou sobre prazeres necessários necessários naturais eles
são os mais fáceis de se obter ele já querem a vida mais simples de se obter e ele já querem circunstâncias menos difíceis de você conseguir é difícil por causa de você ser bilionário e viver lá sei lá de frente para o mar em ipanema tá mas quem disse que isso é necessário na troca que você quer essa vida o que que você quer saber o que você quer essa vida para que para que se objetivo da sua vida não sente medo e não sente dor isso vai te proporcionar o sentimento de ausência de dor
e epicuro hora que você quer o bem fácil de obter se você entende o que que é o verdadeiro prazer saúde do corpo tranquilidade do espírito e por último como é fácil suportar meu amigo o mal é fácil de suportar entrou mal existe claro que existe mas ele fácil suportar por quê porque ele é transitório que é uma coisa que você pode ter certeza é que a dor atual vai passar o victor se eu morrer se você morrer ela vai passar mesmo jeito acabei de falar antes junto que ficou que a morte ausência de vida
aí a vida e só tem prazer existe o frente na vida na concepção materialista do mundo o que você vai ter meu sofrimento atual você vem atual ou é passageiro ou ele vai te matar vou te matar' acabando esse acabou do que você vai sofrer ah entendi não estou com perigosos não é você vai com uma doença terminal o que que eu pegar eu te falaria o que você vai sofrer se você vai morrer tá tudo certo você vai morrer você não vai mais sofrer depois morrer e e não mas e as pessoas vão ficar
então você tá se apegando demais ao passado e aí o epicuro com quadrilha completamente construir sismo você pegar o passado não passa o contato do seu controle você controle nenhum que eu tô nenhuma passagem com seu controle você tem que ir esse é um prefeito como uma todos eles todos eles me atende se aquilo que está no seu controle se você sofre por aquilo que não está no seu controle você é um tolo e não sábio você é um tolo e não sabe você sofre por aquilo que você não controla isso é coisa de tolo
de que não entendeu como as coisas funcionam a parte mais que você entende o que está no seu controle pois estou no sábado porque você passa se preocupar só com que interessa e com quem não interessa mal que se preocupar o que não tem remédio e com completa aí para mim um ditado o que não tem remédio e esse é um detalhe completamente helenístico completamente helenístico o que não tem remédio remediado está remediado está se as pessoas certo tentei passar para vocês o máximo que eu consegui juntar numa sua aula e filosofia helenística de epicurismo
e estoicismo esses são aqui os dois grandes panoramas dessa primeira fase da filosofia helenística como vocês veem eles se aproximam muito mais do que você supunha primeira vista imagino eu se você já não tinham nada lido sobre ele seu livro só coisas espaços e é isso eu quero muito agradecer deixa eu ver aqui como é que vocês estão é muito agradecer vocês a poderia ficar até aqui a gente vai ter colocado muitas dúvidas porque eu quero todas elas aqui para que eu acho collet e as responda amanhã com professora com professora natasha reneman só lembrando
só lembrando o seguinte amanhã nós estaremos no instagram eu vou só compartilhar aqui com vocês de novo parte sabemos no instagram e o professor uma baixa renda mas 5:00 da tarde tirando dúvidas de vocês ao vivo ao vivo então se vocês colocaram as perguntas elas vão ser respondidas amanhã tudo bem tudo bem tudo bem muito obrigado por todos vocês que assistiram e já tô vendo aqui que tem a joana o elvis tá aqui a natacha tá aí também muito obrigado a lisa tá aí também tem parou de assistir que tá assistindo o eduardo tá aí
roseli tá aqui também é adriana a se ortiza essa nova bem-vinda se ortiz fala galera muito obrigado por ter assistido muito obrigado mesmo espero que ela tenha sido proveitosa e oi jorge isso aí também e boa noite para vocês viu nós nos vemos amanhã as 5 horas tá certo muito obrigado boa noite boa sexta e tchauzinho