QUEM ERAM OS JEBUSEUS: A HISTÓRIA DOS MORADORES DE JERUSALÉM ANTES DE ISRAEL

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Você sabe quem eram os jebuseus? Conheça a história do povo que habitou a cidade de Jerusalém antes ...
Video Transcript:
Você já ouviu falar no povo que habitava a cidade de Jerusalém antes dos israelitas Muitas pessoas não sabem que antes de Davi ter conquistado Jerusalém transformando-a na capital do reino unificado de Israel a cidade era controlada pelos esquecidos jebuseus os jebuseus foram um dos povos mais antigos Associados à história de Jerusalém habitantes da região montanhosa onde hoje está localizada a Jerusalém eles são mencionados em registros bíblicos históricos e arqueológicos como parte iG grante das comunidades cananeias que floresceram no período da idade do bronze e início da idade do ferro inclusive Jerusalém eraa conhecida como jebus
durante o domínio jebuseu e destacava-se como uma cidade estrategicamente posicionada protegida por Vales naturais e reforçada por avanços arquitetônicos de seus habitantes o nome da cidade e a referência a seus governantes em textos antigos como as cartas de amarna testemunham sua proeminência nos contextos político e econômico da época a história dos jebuseus na Bíblia é marcada por Momentos de tensão frente à expansão Israelita culminando na derrota definitiva desse antigo povo pelas mãos do Rei Davi que transformou Jerusalém em sua capital mas o que de fato aconteceu com os jebuseus quem realmente eram os habitantes primitivos
da cidade que se tornou o centro religioso mais marcante da história da humanidade Será que existem remanescentes dos jebuseus na atualidade é exatamente sobre isto que falaremos Neste vídeo Os jebuseus são mencionados pela primeira vez na Bíblia como parte dos sete povos que habitavam Canaã listados ao lado dos etit amorreus girgaseus heveus cananeus e perise eles são apresentados como um clã cananeu em Gênesis Capítulo 10 e Versículo 16 os jebuseus são Associados à descendência de cam filho de Noé através de Canaã apesar de serem classificados como cananeus no sentido geográfico e genealógico há indícios que
apontam para uma composição étnica mais diversa textos como Ezequiel Capítulo 16 e Versículo 3 destacam que Jerusalém possuí raízes mistas sendo seus habitantes originais descritos como descendentes de amorreus e heteus de fato as características específicas dos jebuseus incluindo práticas culturais e linguísticas os distinguiam de outros grupos ne arqueologicamente os jebuseus podem ser vinculados mais aos amorreus um povo que desempenhou o papel Central na formação das cidades estados de Canaã por exemplo o nome do rei adonizedeque mencionado em Josué Capítulo 10 e Versículo 1 como governante de Jerusalém era um nome a morreu assim como o
nome do rei melquizedeque do tempo de Abraão aqui inclusive é importante entender que propor uma classificação estrita dos povos que habitavam o antigo Oriente próximo é algo muito complicado num vídeo anterior Por exemplo quando disse que os estudiosos consideram os filisteus como um povo de origem indo-europeia algumas pessoas nos comentários não entenderam Afinal os filisteus também são mencionados na Bíblia como descendentes de cam alguns até disseram que eu havia me equivocado nessa parte do vídeo ao supostamente ignorar a Tábua das Nações de Gênesis 10 no entanto na própria Bíblia há referências aos filisteus como originários
da região do egu Especialmente A Ilha de Creta obviamente não há um erro ou uma contradição nesse ponto o que ocorre é que quando falamos de um determinado povo como indo europeu semita ou cananeu estamos considerando Principalmente uma classificação linguística e cultural mais do que uma questão de lingagem genealógica direta ou geográfica os amorreus por exemplo na linhagem genealógica descendiam de C segundo a tabela das Nações de Gênesis 10 mas mas na prática linguística e cultural eram semitas falando uma língua semítica e se associando com outros povos semitas os jebuseus também eram descendentes de c
e habitavam em Canaã mas linguística e culturalmente estavam mais próximos do semitas do que de outros grupos cananeus Inclusive essa mistura está de acordo com a declaração do próprio Deus através do profeta Ezequiel ao dizer que os habitantes primitivos de Jerusalém eram amorreus e teus o nome jebus parece derivar de um termo que significa pisar ou esmagar uma possível referência ao terreno irregular ou a força militar dos jebuseus a Bíblia refere-se frequentemente aos jebuseus como habitantes da terra montanhosa o que também aponta para sua ligação com a Fortaleza de Jerusalém Como já explicamos os jebuseus
mantinham laços políticos e culturais com outros povos cananeus como os eitas e amorreus escavações arqueológicas indicam que Jerusalém sob domínio jebuseu compartilhava influências arquitetônicas e práticas religiosas comuns entre as cidades estado da região Jerusalém sob o domínio jebuseu aparece na história como uma cidade estratégica e bem protegida localizada em um contraforte montanhoso cercado pelos vales de cedron e hinon sua posição natural proporcionava defesa contra ataques enquanto a fonte de geion sua principal fonte de água sustentava a vida urbana registros bíblicos e arqueológicos colocam a ocupação jebusa de Jerusalém na transição entre a idade do Bronze
médio e a idade do Bronze final a primeira menção significativa de Jerusalém está nas cartas de amarna no século 14 antes de crist onde o governante da cidade estado relata ao faraó do Egito as ameaças dos abrus grupos nômades da região que alguns associam com os antigos Hebreus os jebuseus aparecem na narrativa bíblica como um dos povos cananeus que deveriam ser expulsos da terra prometida a Israel durante as campanhas de conquista lideradas por Josué os jebuseus se uniram a outras cidades estado cananeias em tentativas de resistência adonizedeque então rei de Jerusalém liderou uma coalizão de
cinco Reis amorreus contra os israelitas mas foi derrotado em uma batalha decisiva em Beth horon após a morte de Josué a Bíblia registra que a tribo de Judá conseguiu capturar temporariamente Jerusalém incendiando parte da cidade no entanto os jebuseus rapidamente retomaram o controle e reconstruíram sua fortaleza durante o período dos juízes Jerusalém continuou como uma cidade jebusa sendo frequentemente descrita como cidade estranha e separada das Tribos israelitas os jebuseus também são mencionados nos registros sobre os conflitos tribais de Israel por exemplo a menção ao Vale dos jebuseus nos limites do território de Judá em Josué
Capítulo 15 versículo 8 destaca a proximidade e a tensão constante entre os jebuseus e os israelitas mesmo assim a cidade Manteve sua independência por séculos reforçada por suas defesas naturais e pela coesão Cultural de seus habitantes embora os jebuseus não sejam amplamente citados por práticas religiosas específicas sua religião estava inserida no contexto politeísta cananeu com divindades locais que refletiam a interação com outras cidades estado a liderança dos jebuseus era organizada em torno de Reis locais que exerciam autoridade política e militar sobre Jerusalém o próprio adonizedeque já mencionado aqui e apresentado Como Rei de Jerusalém no
livro de Josué exemplifica essa estrutura a sociedade jebusa era provavelmente hierárquica com uma elite política e religiosa que governava a cidade e suas defesas a capacidade de anizar Grandes projetos arquitetônicos como o túnel Deon e de manter uma cidade fortemente defendida provavelmente refletia uma comunidade altamente estruturada e com recursos significativos jebuseus est integrados a sistema de cidades estado de Canaã interagindo diplomaticamente e militarmente com outros grupos o relaciono entre os jebuzeus e os israelitas foi marcado por conflitos iniciais resistência prolongada e por fim assimilação cultural a resistência feroz dos jebuseus terminou com a ascensão de
Davi ao trono E sua determinação em estabelecer Jerusalém como a capital de Israel após se consolidar como rei de Israel Davi reconheceu a importância estratégica de Jerusalém situada na fronteira entre as tribos de Judá e Benjamim a cidade era ideal para se tornar a capital política e religiosa do reino unificado de Israel então por volta de 13 Anes de crist Davi lanou um ataque estratégico contra Jerusalém reconhecendo sua importância política e militar na verdade a conquista da cidade dos jebuseus sob o comando do Rei Davi é um evento emblemático da história bíblica pela importância que
Jerusalém passou a ter na sequência dos relatos bíblicos os jebuseus acreditavam que Jerusalém era impenetrável eles se orgulhavam de suas defesas naturais reforçadas por fortificações construídas estrategicamente que dificilmente podiam ser superadas acreditando que nem mesmo um exército experiente poderia invadir sua fortaleza os jebuseus zombaram de Davi declarando que os cegos e coxos seriam suficientes para defendê-la conforme o registro do segundo livro de Samuel Capítulo 5 ciente das dificuldades de um ataque direto às muralhas fortificadas Davi planejou uma abordagem surpresa o texto bíblico menciona o uso de um canal ou túnel que permitiu que os soldados
de dav invadissem a cidade através do sistema de abastecimento de água esse Túnel é amplamente identificado pelos estudiosos com a estrutura arqueológica conhecida por ser uma passagem subterrânea conectada à fonte de geion a fonte era a principal fonte de água de Jerusalém situada fora das muralhas e os jebuseus haviam construído um sistema subterrâneo para garantir o abastecimento durante cercos Davi e seus homens utilizaram essa passagem para penetrar nas defesas dos jebuseus de maneira Inesperada também é verdade que alguns estudiosos sugerem que a conquista de Jerusalém pelos israelitas sob o comando de Davi pode ter ocorrido
por meio de um ataque direto às muralhas em vez de exclusivamente pelo túnel de água associado à fonte de Geon essa interpretação é baseada em nuances linguísticas do texto bíblico e na análise das possibilidades estratégicas da época quem pensa assim argumenta que o termo hebraico geralmente traduzido como canal ou túnel também poderia ser interpretado como gancho de escalar segundo Essa visão Davi e seus homens podem ter utilizado Ganchos ou equipamentos similares para escalar as muralhas da cidade dos jebuseus e realizar um ataque direto de fato o uso de Ganchos ou cordas para escalar muralhas era
uma prática documentada em outras partes do antigo Oriente próximo especialmente em cercos de cidades bem fortificadas no entanto apesar da plausibilidade da teoria da escalada a interpretação tradicional é aquela que associa o ataque ao uso do túnel de água ligado à fonte de Geon alguns comentaristas argumentam que é possível que Davi tenha combinado ambas as estratégias um grupo poderia ter entrado pela passagem subterrânea enquanto outro realizava uma escalada coordenada nas muralhas distraindo os Defensores seja como for Davi prometeu uma recompensa ao primeiro homem que liderasse o ataque pelo túnel declarando o comandante de seu exército
Joabe filho de zeruia aceitou o desafio e liderou o ataque Inicial garantindo a entrada dos Soldados israelitas na cidade com isso as defesas dos jebuseus foram rapidamente superadas e a cidade foi conquistada após tomar Jerusalém Davi a estabeleceu como a capital de Israel transformando-a na cidade de Davi Ele iniciou uma série de obras de construção e fortificação consolidando a cidade como centro político e espiritual do reino Unificado Inclusive essa posição estratégica de Jerusalém situada em uma fronteira tribal e com defesas naturais excepcionais foi essencial para unific as tribos de Israel depois da Conquista David demonstrou
uma política pragmática em relação aos jebuseus remanescentes em vez de expulsá-los completamente ele permitiu que alguns continuassem a viver na cidade o texto bíblico também registra que Davi comprou de Araúna o jebuseu a eira onde o futuro templo seria construído mas apesar de Davi ter sido Clemente para com os jebuzeus mais tarde Sob O Reinado de Salomão os jebuzeus foram incluídos na força de trabalho forçado recrutada para projetos de construção incluindo o Templo de Jerusalém conforme Lemos no primeiro livro de Reis Capítulo 9 de qualquer forma o que ocorreu foi um processo de assimilação gradual
que levou à absorção dos jebuseus na população Israelita como não há registros de resistência significativa após a conquista de Davi provavelmente muitos jebuseus aceitaram ou se adaptaram pacificamente ao novo regime os jebuseus são raramente mencionados após O Reinado de Davi referências tardias aos jebuseus aparecem em passagens que os incluem em listas de povos cananeus subjugados ou em contextos simbólicos um exemplo disso é o texto do livro de Zacarias Capítulo 9 e Versículo 7 onde o destino dos remanescentes jebuseus incorporados em Judá foi usado como exemplo do julgamento e da salvação divina também no período pós-exílio
os jebuseus são mencionados em listas genealógicas nos livros de Esdras e Neemias mas essas referências sugerem mais um registro histórico do que uma presença ativa esse fenômeno de assimilação não foi exclusivo dos jebuseus outros povos cananeus como os hititas heveus e até os filisteus seguiram trajetórias semelhantes desaparecendo como entidades reconhecíveis no período do Reino Unido e das monarquias divididas portanto a curiosidade de algumas pessoas sobre a existência de possíveis Sobreviventes do povo jebuseu não encontra uma resposta favorável Realmente esse povo foi misturado tão profundamente com os habitantes de Judá que não restou qualquer linhagem exclusiva
mas embora os jebuseus tenham sido totalmente assimilados e não tenham deixado registros literários próprios a arqueologia oferece indícios de sua existência e legado estruturas como o citado túnel de geion e as plataformas de pedra na encosta oriental que expandiam o espaço habitável da cidade indicam a habilidade técnica e a organização social dos jebuzeus no entanto após a conquista Israelita a maioria dessas construções foi adaptada ou reconstruída incorporando-se ao desenvolvimento contínuo da cidade de Jerusalém de qualquer forma apesar de terem desaparecido como um grupo étnico distinto é fácil entender que os jebuseus desempenharam um papel importante
na construção da infraestrutura inicial da cidade e na configuração de sua posição estratégica também é curioso perceber que mesmo depois de tanto tempo a cidade que um dia foi habitada pelos distantes jebuseus e transformada pelos israelitas numa das cidades mais emblemáticas da antiguidade ainda hoje é alvo de disputas intensas agora escreva nos comentários se você já conhecia a história dos jebuseus na Bíblia e se você tem vontade de estudar a palavra de Deus de forma detalhada mas ao mesmo tempo com uma linguagem simples e objetiva você pode estudar Teologia conosco totalmente online através de vídeoaulas
apostilas e com certificado de conclusão as informações estão na descrição do vídeo e no primeiro comentário fixado
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