seja muito bem vindo do g2 tecnologia o yahoo martins está no meu escritório e hoje a gente vai falar sobre o 30 o américa mas que vai certamente ajudar a entender sobre manuscrito elogia bíblica sobre crítica textual sobre como é que a gente tem certeza que o técnico que a gente tem na nossa mão e que a gente chama de bíblia sagrada é realmente o texto original que nos foi passado tão cristo pelos seus apóstolos por aqueles que escreveram e redigirão nas palavras de jesus e as palavras dos mensageiros de cristo a pergunta que a
gente vai tentar responder hoje é muito simples mas muito talentosa é verdade que os manuscritos bíblicos um todo cheio de erros de um manuscrito não concorda com o manuscrito que você nunca sabe qual realmente é o texto original de uma passagem quando você lê a sua bíblia na sua igreja a gente sabe que as regiões bíblicas que a gente tem a nossa hoje em dia são resultados de cópias de cópias de cópias como dizem por aí com exércitos feitas ao longo do século será que a gente pode confiar que o registro dos textos bíblicos que
as cópias foram feitas nos manuscritos originais e tudo o mais são realmente apresentações fiéis a coisa ora existem erros os manuscritos e existem os quais eu sou exigente pode conhecê los vamos lá a marcha é um dos famosos críticos do cristianismo que critica o cristianismo muito pela via na crítica textual de dizer que os textos nós temos mais estrutura hoje não representam os originais do novo testamento diz que nós não somente não temos os originais do novo testamento que não temos sequer as cópias das cópias dos originais ou cópias das cópias das cópias e lhe
disse isso numa escola em divisas que foi traduzido em português como o que jesus disse o que jesus não disse isso é verdade bem em parte é em parte isso é verdade nós não temos os originais do novo testamento texto que o próprio paulo pegou o papiro e escreveu o amanuense e escreveu diretamente nós não temos mais o que nós chamamos de autógrafo ao todo nacional que se pede pro cara que gosta no livro la quem escreveu não é o que vai fazer no seu braço autógrafo seria o texto autoral o primeiro texto foi escrito
primeiro documento primeiro pedaço e papiro que o autor inspirado usou nós não temos mais os autógrafos e é verdade nós só temos cópias desses autógrafos cópias destas que possuem alguma diferenças entre elas o que representam que algumas dessas cópias não estão de acordo com o que eram os originais autógrafo mas você pode ficar preocupada aí vale água mas se nós não temos os originais como é que a gente pode então remontar uma bíblia sagrada essa gente não tem aquele documento lá que foi o primeiro que foi o original o que o autor inspirado realmente escreveu
bem seria imaginar que os textos do novo testamento não foram escritos em papel como a gente tem hoje de celulose é através da imprensa de gutenberg eles foram inscritos em papiro e o papiro o material que sofre deterioração muito rápido agora esses documentos foram copiados várias vezes em outros papiro e esse fabiano também copiados e copiados e recapeadas constantemente nós só podemos hoje remontar o que seria os autógrafos do novo testamento porque esses papéis foram copiados à exaustão de forma que mesmo o material físico sendo facilmente deteriora viveu o conteúdo daquele material foram transmitidos através
de outros papirus que foram preservados até hoje a gente ainda tem alguns documentos bem antigos vai falar deles daqui a pouco a gente não sabe se eles são cópia da cópia ou são cópia ou cópia da cópia da cópia mas a gente também vai lidar com essa questão de adaptação entre o original e as cópias mas aí o ponto que realmente é a grande polêmica grande questão essas cópias possuem também diferenças entre si os manuscritos mais parecidos possui de 6 a 8 diferenças por capítulo e é por isso que existe uma ciência chamada de crítica
textual que o esforço por criticar as diferenças entre os manuscritos ea tentativa de remontar qual texto original formou essas duas variantes as duas variações de cópias a questão então que sua estima disso é qual é a relevância dessas diferenças para a questão da fé será que a gente pode realmente ter uma base de fé se nós só temos manuscrito diferentes outra pergunta é será que a gente consegue remontar os originais com confiança então para lidar com esse grande emaranhado de problemas e pode estar ficando rasgando suas vestes tacando fogo na barba nisso tudo é são
as seguintes vão tentar responder a cinco questões a seguir primeiro é possível conhecer as variantes textuais e como fazer isso segundo quantas variantes sexuais existem terceiro que tipos de variantes textuais existem quarto com as crianças têm lógicas dependem inteiramente das passagens suspeitas e 5º se a fé cristã têm sido corrompida por essas variações dentre as cópias vamos responder tudo isso hoje aqui dois dedos de teologia e você sabe que o nosso canal é sustentado por você que financia a quilos de histologia no link da inscrição se pode no nosso site têm blog interativo com muita
coisa lá em lojinhas e pode financiar o nosso site escrevendo para enviar cinco dez vinte reais por mês e ajudará a manter tudo que a gente faz aqui no 2012 fazer parte do nosso grupo dos patrões esse grupo que a gente tem essa amizade em torno da palavra de deus e vai ajudando o caminho do evangelho você também pode se inscrever para review nosso clube de assinatura literário e receber na sua casa todo mês livros com nosso curadoria aqui dois deles entrou lá você sempre recebe em casa um valor livro superior aquilo que pagou a
mensalidade sempre lançamento do mês que vão à sua casa hoje dia 1º de abril que pode escrever pra casa de maio e receber lançamento de maio na sua casa vai lá brincar inscrição primeiro é possível a gente conhecer as variantes textuais ou os teólogos os pastores as pessoas que interpretam a escritura o fazem de forma arbitrária não conhece as variantes nem sabem que existe e vão acabar pegando a estrutura em textos são falsos coisas assim a fé não tem mais base vão todo mundo ver o teu calma calma amor de deus existem algumas formas para
você conhecer as várias questões vamos lá uma delas é através da sua própria bíblia qualquer que seja a sua bíblia que eu tenho minha vizinha é uma almeida o século 21 será que é mesmo de guerra toda riscadinha toda só o bagaço e blusinha de de empregadores é sua bíblia se for uma boa tradição ela certamente vai já lhe mostrar algumas variantes principais isso acontece principalmente de duas formas através de colchetes e através de rodapés dependendo a sua bíblia alguns trechos aparecem entre colchetes esses trechos entre colchetes representam passagens muito disputadas textos que não estão
todos os manuscritos e que não necessariamente representam a original quando você está lendo sua bíblia e um trecho está entre colchetes os produtores estão indicando que você está diante de uma passagem disputada então você pode conhecer quais são essas passagens lendo sob uma boa tradição nisso você pode ter cautela e saber que naquele trecho sempre sejam pesquisa mais pra entender o que está acontecendo e ter um certo fundamento maior para lidar ele testou com a segunda forma a olhar para os rodapés da sua bíblia muitas vidas apresenta o novo aps possibilidades diferentes de tradução e
crítica textual muitas vezes vai dizer olha alguns manuscritos não traz isso alguns manuscritos adicionam aquilo e você fica sabendo quais são as variantes principais través da sua própria vida uma segunda forma de um pouco mais acadêmica mais um pouquinho - acadêmica não poderia ser usando este material aqui certo se chama variantes textuais novo tratamento análise e avaliação do aparato crítico no novo parlamento grego o roger ao menos um é o material da sociedade bíblica do brasil e é feito justamente pra você que quer comentário sobre as várias questões e traz vários comentários a respeito então
é tudo dividido entre cartas bíblicos aqui falou o ips certo e tem que as variantes e ele vai dando comentários sobre as variantes usando regras de crise atual para tentar explicar qual é o significado variantes de ficar de outra variante e conectado às suas variantes afeta o significado do texto é a variante mais provável e tem vários materiais de aprofundamento você quer aprender mais sobre essas variantes você quer usar a sua bíblia diz kobra variantes e quer pegar você não entende muito de gregos e não sabe nos manuscritos tal você tem esse material que faz
todo o trabalho por você é da sbb a sbb não estava pagando nem um real para fazer estou fazendo sua divulgação aqui de graça porque o material é muito bom muito material pra você que não sabe usar o aparato crítico que é a terceira forma pela qual você pode encontrar as variantes é que você vai ser mais minucioso mas um trabalho muito bom você vai usar esse material aqui esse é um novo casamento grego nestlé alan a minha versão a versão 27 mas existe a 28ª edição do encontro de graça na internet eu uso o
computador não quis comprar físico porque no japão usando mais aplicativos programas gesto acabou sendo mais um computador do que fisicamente mas aqui é um novo casamento grego esse novo testamento grego possui o que a gente chama de aparato crítico que você tá vendo aí na sua tela o aparato crítico possui a tecnologia para mostrar as principais ou quase todas as variações relevantes entre os manuscritos quando você vai usando o novo parlamento grego neste aland ele já eles já fazem um trabalho é ditatorial e comparar os principais manuscritos nessa montagem entre o novo testamento e só
de trabalho de montar na qual seria o novo além do grêmio o original e apresenta praticamente todas as variantes dentre os manuscritos novo testamento isso cobra um pouco mais de trabalho porque você precisa dominar a metodologia neverland conhecer a linguagem técnica mas você tem um trabalho aprofundado disso pra conhecer todas as variantes fora isso a quarta forma que aí já é outro nível de conversa que é o trabalho do daniel wallace que é um grande erro dito do grêmio novo fechamento é um talvez o maior - que o lojista vivo no mundo hoje que é
o presidente do centro forster yoff o testamento - phelps é o centro para o estudo dos manuscritos do novo testamento a inúmeros inglês momento onde o daniel assim várias pessoas da sua equipe estão digitalizando todos os manuscritos possíveis no novo testamento gripe lá você pode ver as fotos dos próprios manuscritos e analisá-los um por um agora duas ferramentas gratuitas que você pode usar para fazer esse tipo de pesquisa são o primeiro lá para o lula que por mais que não seja exaustivo faz um registro muito competente de muitas variantes histórias e têm a vantagem de
trazer variantes dos pais da igreja e ao invés de colocar apenas a referência e traz a citação dos pais da igreja e o modo como certo o texto bíblico foi usado por eles outro site interessante é o site do imtt efe o instituto alemão que organiza neste alan por mais que o estudo seja alemão ele tem um site em inglês que atualiza em tempo real os manuscritos que temos as variantes do mais você tiver alguma paciência para aprender a usar os dois sites são materiais gratuitos que podem trazer muito retorno se estiver disposto a se
esforçar porque também a grande questão as variantes no orçamento não são o coisa oculta não há coisa que tem que confiar nos grandes teólogos e coisas assim essas variantes são conhecidas e são pesquisáveis você pode procurar essas variantes e conhecê las e fazer trabalhos em cima disso então não trabalho culpi que as pessoas estão construindo teologia sem saber o que estão fazendo todo o bom trabalho de pregação jesi passa pela crítica textual você precisa saber quais são as variantes os manuscritos até a pregar domingo à noite na igreja ou prescrever qualquer trabalho para formar a
tecnologia é um trabalho extremamente difícil confesso mas é um trabalho extremamente gratificante então a acusação de que a gente não sabe quais são as variantes reais e tal é bobagem a gente com essas variantes pode estudar lá a gente pode criar conclusão em cima disso vamos para a segunda pergunta a pergunta sobre quantas variantes textuais do novo shopping realmente existem de acordo com o próprio daniel aulas uma variante textual é qualquer lugar entre manuscritos onde há uma variação de palavreado incluindo ordem omissão ou adição ou até mesmo formas de escrita de uma palavra por exemplo
em joão 41 é a música inscritos e tem escrito jesus em outros manuscritos tem escrito senhor suponha que existem mil cópias com palavras senhor isso não significa que nós temos mil variantes mas temos uma variante e mil inscritos a variante na o número de manuscritos com a escrita diferente a variante é o número de possibilidades de escritas espalhadas pelos manuscritos e isso nos leva justamente a pergunta quantas variantes nós temos pra gente responder isso é bom que a gente saiba que existem 140 mil palavras gregas no novo testamento e que existem mais variantes que palavras
no novo testamento existem cerca de 500 mil variantes textuais no novo testamento gritando dizendo que existem 500 mil manuscritos a ovarense espalhados pelos novos créditos não estou dizendo exatamente existem 500 mil variantes em um documento que tem 140 mil palavras parece um absurdo você vê isso parece impossível montar original com esse monte de variante mas não a gente tem esse susto porque não somente não está treinada com a ciência da crítica textual só existe essa quantidade imensa de variantes porque existe uma quantidade imensa de manuscritos e eu vou explicar como é que o coxa está
relacionada com a outra se você tem uma quantidade imensa de manuscritos você tem possibilidades maiores de novas variações surgir em um texto que é copiado quatro ou cinco vezes é um texto que tem algumas possibilidades variação um texto copiado um milhão de vezes certamente um texto que tem uma possibilidade muito maior de encontrar variações entre essas cópias o número de variantes é tão grande porque existe um número imenso de manuscritos do novo testamento a gente vai tocar nisso daqui a pouco a primeira compilação entre manuscrito feito por um cabra chamado jamil em 1707 examinou 99
manuscritos novo fechamento olhou também os inscritos os pais a igreja e algumas tradições antigas e com isso ele listou cerca de 30 mil variantes textuais em todo novo fechamento hoje a gente tem um esforço muito mais avançado do que o esforço do mil na minha última contagem que foi conferir alguns amigos mais alinhados com a tecnologia nós temos 5 864 manuscritos gregos no fechamento já catalogados e mais 11 em processo de catalogação somados dão mais de 3 milhões de páginas de novo casamento grego fora isso nós temos mais de 10 mil manuscritos em latim nós
juntarmos com os manuscritos em ciríaco incógnita em gótico em árabe e em outras línguas antigas número varia entre 5 a 10 mil cópias a mais agora se todos esses manuscritos fossem instantaneamente carbonizados nós ainda poderemos montar todo um novo testamento grego apenas a partir das citações que os pais da igreja faziam do novo testamento existe mais de um milhão de citações do novo testamento os inscritos os pais da igreja e água não sei calcular se isso é muito simples e pouco tudo bem desde ltda que alguns valores de referência o segundo autor grego com o
maior número de manuscrito dos seus textos é o mero com a irlanda que possui 1758 anos inscritos ele é o segundo lugar é um número muito expressivo mas representa uma fração do que nós temos do novo parlamento grego os escritos de suetônio possui mais de 200 manuscrito heródoto possui 175 mil inscritos no livro possui 27 tucídides possui 20 manuscritos tácito só possui três manuscritos esse é o padrão quando você vai olhar para textos antigos de literatura grega aquilo que a gente tem no novo testamento a gente não tem nem perto e nenhum outro documento antigo
número de manuscritos que temos é infindável comparado com o número de manuscritos que é comum encontrar no trabalho de remontar originais escritos gregos antigos certo nós temos muitas variações temos também muitos manuscritos mas qual é a distância entre o original e esses manuscritos que nós possuímos o batman vai ver que a gente tem é a cópia da cópia da cópia da cópia da copa então a gente tem textos muito distantes entre o texto original e o texto que nós temos um escrito vamos lá vamos lá para assinatura grega no padrão normal da nanotecnologia o primeiro
manuscrito que a gente tem deputado acusa surge 800 anos depois do original flávio josefo mais importante historiador que escreveu sobre a história do judeu chega até nós através de um manuscrito também foi copiado 800 anos depois do texto original no caso de heródoto a cópia que nós temos hoje mais antiga é uma cópia de mil e quinhentos anos depois original e é muito comum que na mão e cronologia grega os manuscritos mais antigos que nós temos sejam cópias de 700 a 1.500 anos depois do texto original e qual é o novo tratamento em comparação já
no segundo século depois de cristo nós já tínhamos 12 manuscritos do novo testamento do terceiro século temos 61 documentos do quarto século nós temos 121 e esse número foi crescendo ou seja se a idade dos manuscritos mais antigos que possuímos um novo tratamento em comparação aos autógrafos é motivo para sermos éticos quanto a veracidade do texto que possuímos nós não podemos confiar em praticamente nenhum documento histórico e nenhum texto grego antigo porque de todos os textos do novo testamento é o que tem mais não inscritos e manuscritos mais próximos dos autógrafos do que qualquer outro
documento que a gente possui da literatura grega ea verdade é que à medida que o tempo passa mais confiança a gente pode ter nos manuscritos que a gente tem um irmão 150 anos depois do término do novo casamento grego nós podemos montar 40 por cento desde através daquilo que nós temos nos manuscritos existem pequenos pedaços manuscritos às vezes alguns do tamanho de um cartão de crédito que quando coletados equivale a 40% no orçamento grego em 300 anos depois da escrita os documentos todo novo tratamento pode ser remontado nos trechos de manuscrito que nós temos é
muito pouco provável que se encontrarmos um novo manuscrito hoje alguma nova variante textual seja encontrada para você ter uma idéia em 1611 as traduções bíblicas eram baseadas em 7 manuscrito sendo o mais antigo datado do século 6º mas hoje temos quase seis mil manuscritos gregos o mais antigo chegar ao século segundo ou seja à medida que o tempo passa mais a gente se aproxima do autógrafo e do original certo tive que explicar tudo isso para poder fazer sentido para você esse o debate agora a gente vai ter sobre a qualidade dos manuscritos mas e as
variantes textuais e essas diferenças entre os manuscritos bíblicos tudo bem tem um monte de cópia tudo bem que as cópias são bem antigas ora se eu tenho uma carta que é copiada e a original é queimada eu tenho que confiar no trabalho de uma única pessoa em fazer uma cópia decente agora essa carta foi copiada por um ou dezenas de pessoas por 20 pessoas por 100 pessoas ea original e queimada mesmo que a diferença entre essas cartas eu posso remontando original vendo que é feita então a diferença que não parece ser sentido aqui tem um
erro de português que tem uma troca de ordem de falar há que assumir uma palavra e olhando para essas melhorias de manuscritos eu possa remontar original com confiança muito mais do que eu tivesse uma cópia só o fato das cópias serem antigas e serem abundantes nos ajuda a montar original com muito mais segurança e facilidade agora ainda sobra essa pedra no sapato e que existem muitas variantes e agora vamos continuar com o tio e água quente vai fazer-se entender direitinho as várias questões geralmente são caracterizados em dois chips as viáveis e as significativas no variantes
significativa é a variante que altera o significado do texto de alguma forma e dizemos com variante é viável se ela é uma possibilidade de escrita original não significa que ela é original mas enfim aquela poderia ser original combinando então essas possibilidades de variantes serem significativas ou viáveis a gente tem quatro tipos de variantes e rituais do novo testamento o primeiro tipo é a variante que não é nem viável nem significativa geralmente são leituras que não fazem o menor sentido um exemplo é a primeira peça licença e 27 uma tradição diz nos tornamos crianças entre vocês
outra tradição diz nos tornamos gente sempre vocês isso acontece porque a palavra para crianças é a palavra para agentes diferem apenas uma letra no grego essas variantes são viáveis e significativas muda o sentido da frase e são possibilidades de escritos originais agora existe uma terceira variante que diz nos tornamos cavalos entre vocês é o exemplo de uma variante que nem significativa e nem viável não faz sentido dentro da frase e com pouco significado absurdo bastante para não ser uma escolha possível de palavras dentro daquilo que estava sendo dito no fechamento ao nível de não representar
uma escolha de palavras no tio para o que está sendo transmitido ali no contexto o tipo de variante completamente irrelevante no contexto de crise pessoal você tem que ter um trabalho sério para descartá la mas ela é facilmente descartada não é contada como variante realmente importante nos debates sobre o novo fechamento o segundo tipo de variante à variante viável mas não significativas o variante por exemplo que falam sobre a ordem de palavras um novo casamento grego por exemplo sintaticamente no grego a ordem das palavras não afeta o sentido da frase diferente do português no grego
declina tudo você tem a todas as palavras sendo mudadas no seu final como a gente faz com os versos em português pra dizer onde ela na frase você declina subjetivos e em artigos e declina tudo não só vemos como é o nosso caso onde a gente declina basicamente os verbos pracon julgá los com a gente diz né então eu andar tem andei andarei andava ou se faz a mesma coisa com o substantivo para dizer se ele é objeto direto seria objeto indireto se ele é o sujeito da frase ou não então se você pegar uma
frase do grego cortar todas as palavras jogavam sá que tirar você não sabe qual era a original mas você sabe exatamente qual o sentido da frase assim a gente tem algumas variáveis em que as palavras aparecem com ordens diferentes mas as palavras que a mesma morfologia então você consegue rematar o sentido com tranquilidade isso você tem uma variável que é viável ela realmente pode ser em ordem outra no original mas não é significativa porque não muda em absolutamente nada o sentido que o texto que é trazer um terceiro tipo de variante à variante significativa mas
não viável é variante que tem realmente um sentido útil diferente são diferenças geralmente aparecem apenas em alguns manuscritos tardios as vezes de um único manuscrito por exemplo em primeiro a ter sua licença 29 onde variante diz pregamos pra vocês evangelho de deus outra variante diz pregamos pra vocês o evangelho de cristo outro exemplo é lucas 6 22 em que existe um único manuscrito no mundo que traz a edição por causa do filho do homem que provavelmente uma tentativa do escriba de explicar um pouco texto mas não parece viável porque está em um único manuscrito é
um peso muito pequeno comparado com a outra gama de testemunhas que existem existem muitos métodos para tentar descobrir quais variantes são úteis ou não a partir por exemplo de entender a mente daquele que estava copiando se estava tentando explicar alguma coisa se estava tentando corrigir uma falsa ideia do seu tempo e coisas assim agora os agentes com esses três tipos de variantes que são realmente variantes mas não são variantes que realmente geram problema leitura do novo testamento nós temos as variantes que são significativas e viáveis e aí vocês variação que é 80% das variantes é
metade das variantes no fechamento não essas variantes representam 0,2 por cento das variantes do novo testamento um exemplo de variantes textual que é viável e significativo é marcos 9 29 em que alguns textos adicionam e jejum quando falam de oração muitos manuscritos tardios trazem e jejum outros três mais antigos não trazem existe ali uma discussão sobre qual é o original nós devemos orar com jejum ou chorar dentro daquela passagem específica o texto é viável texto é significativo existe uma variante de fato vale água mas época variante é que realmente é importante é são pouquíssimos variantes
que realmente são relevantes no debate a respeito do novo fechamento de conhecê-las tem que entender que existem pequenas variantes sobre um homem que tem aqui ele também é que tem ele é que tem um jesus que o pronome que é o substantivo existem variantes dentro do novo testamento que devem ser conhecidos pelo teólogo mas que na vida prática da igreja nos ambientes comuns de fé para você entender o cristianismo e viver o cristianismo não tem importância quanto da fé cristã é realmente abalado por essas variantes entre os manuscritos do próprio apêndice do que jesus disse
que jesus não disse martin ríman dizia que nenhuma doutrina cristã essencial era abalada pelas variantes textuais interessante que em versões posteriores do livro essa frase foi retirada do apêndice a maioria das variantes no fechamento são realmente relevantes para definir de fato doutrinas se e um verso você tem uma polêmica sobre o jejum outras passagens bíblicas resolvem aquilo com facilidade se em uma variante jesus é tratado como deus em outra não você tem outros textos bíblicos que resolve o problema já com tranquilidade nenhuma doutrina central da escritura é afetada por qualquer variante do novo testamento a
iago mas mesmo assim a gente não tem como saber se aquela passagem se a original não é certo mas existem metodologias para a gente ter algum nível e confiança nisso o principal método do criticismo textual é encontrar a leitura que explique o surgimento das variantes a leitura que explica porque é que outras variações dela surgiram ea gente faz isso olhando pra evidências internos e externos mas as evidências internas a gente olha para três coisas primeiro a gente entende que a leitura mais difícil geralmente a leitura preferível os inscritos às vezes tentavam suavizar algumas passagens por
exemplo os quatro evangelhos apresentam leituras diferentes de certos acontecimentos porque eles estão tentando dar perspectiva diferente sobre as coisas a gente percebe que em alguns manuscritos mais tardios alguns escribas tentarão conciliar algumas coisas e mudar algumas coisas para tentar deixar a leitura do evangelho mais próximo da leitura de outro projeto a leitura mais difícil a leitura não harmonizado e ela geralmente é preferível dentro da crítica pessoal é mais fácil alguém tentar facilitar a leitura difícil do que eu tentar dificultar uma leitura fácil em segundo lugar a leitura menor geralmente é preferível em séculos mais tarde
os escreva sua mania de tadicional material assim os manuscritos mais antigos possuem menos palavras que os manuscritos mais tardio 100 mil e quatrocentos anos de cópias esses acréscimos chegaram a aumentar em 2% novo testamento misto escritas menores costumam ser preferíveis a escritas maiores em terceiro lugar se analisa o autor ou a sintaxe o contexto o jeito que ele escreve padrões literários e coisas assim cada autor bíblico tem a sua tendência no uso da gramática no uso das palavras o seu estilo isso é bem variável e é bem provável que cresce nos dê estou em daquilo
que é o padrão normal da escrita do autor no fechamento além disso a gente tem as evidências externas que a gente usa cinco coisas geralmente para analisar as variantes em primeiro lugar o manuscrito mais antigo geralmente é preferível como a uma distância menor de tempo entre ele eo original existe menos tempo de deturpação agora isso não significa que o manuscrito mais tarde eu não posso ser confiável por exemplo códice 1.739 do século 10 foi copiado diretamente de um outro manuscrito do século 4º ou século 5º ou seja que haja 15 séculos de diferença pelo menos
30 e outro esse manuscrito foi copiado diretamente de outro manuscrito sem muitos manuscritos intermediários o que torna ele o manuscrito com pedigree maior por exemplo o códice vaticano se que no século 5º ou por exemplo pode ser vaticano que no século 4º mas é muito próximo de manuscritos do século segundo o que faz ele muito próximo do famoso p 55 também do século segundo aí se ouviu falar sobre pede grande manuscrito e esse é o segundo ponto um manuscrito com o pedigree comprovado geralmente é preferível alguns manuscritos são melhores do que outros alguns possuem muitas
variantes muitos erros enquanto outros manuscritos um número muito menor de variantes manuscrito mais confiáveis são preferíveis entre manuscritos mais cheios de erros e dificuldades e coisas complicadas em terceiro lugar os manuscritos são pesados e não contábil ou seja considera se a qualidade do som inscritos mais que a quantidade dos manuscritos você pode ter uma quantidade imensa de manuscritos todos cópias de um único manuscrito problemático você pode ter pouco nos créditos da família mas não inscritos com muita confirmação da qualidade da escrita em quarto lugar a versões mais primitivas também são preferíveis às vezes alguns manuscritos
mais tardios suas versões baseadas em cópias de textos em outras línguas passando por consecutivas traduções versões mais antigas baseada diretamente no grêmio são mais preferidas em quinto lugar os comentários dos pais da igreja ajudou muito nesse processo muitas vezes os pais da igreja comentar um verso a verso cada texto novo tratamento e muitos deles fizeram isso de forma que a gente pode considerar o texto que eles usavam nesse período muito primitivo ea gente pode usar isso para pesar na escolha por uma variante em contraste com o outro resumindo essa enxurrada de conteúdo que recebeu nesta
segunda-feira de jesus cristo existem poucas diferenças realmente relevantes no novo fechamento o mais que existam diferenças a maioria dos eruditos possui um alto grau de incerteza acerca do texto original do novo testamento por mais que existam muitas diferenças que entretém teólogos e críticos textuais para a vida comum de igreja pouca coisa realmente relevante e o que é relevante muda em nada o conteúdo real do cristianismo por mais que ateus internet e gente bobalhona e na academia acredite que essas diferenças são o fim do cristianismo você pode confiar na sua bíblia guerra aí que ela realmente
representa aquilo que deus quer que você aprenda por isso que existem duas posturas que a gente precisa evitar primeiro o site decisão radical acredita que é impossível mas remontarmos original do novo testamento como dizem muitos apelos bate irmã e essa galera por aí mas também devemos abandonar uma ideia de certeza absoluta que ter cuidado a gente não tem um texto autógrafos na mão então a gente tem que às vezes usar os recursos que a gente tem os rodapés a sua bíblia um textinho sobre vários rituais olhar os aparatos críticos ainda estará longe ou mesmo conferir
os próprios gritos porque não gostou do negócio que aprender mais e aprofundar nesse assunto muito que eu disse aqui é um resumo do que apresentou daniel horas na sua série de palestras na escola teológica charles cuja aqui em fortaleza o próprio daniel alves que eu citei aqui no vídeo você pode ir lá assisti a algumas horas de aula onde ele diz triste e muito mais esses assuntos podem aprender mais sobre crítica textual indo lá o link vai estar na descrição e vai ajudar a aprender mais sobre crítica textual e ajudar alguns também a parar de
falar besteira que tem muita gente fala besteira na internet é bom parar a certos colegas foram dadas em 2015 em fortaleza certamente vai abençoar a sua vida o que é que acha disso tudo você sabe fazer compartilha manda os seus amigos jogos grupo de até o trator uso de internet em grupo ea poética da igreja ajuda é aquele seu amigo adolescente ou jovem o que está sendo bombardeado com certas mentiras sobre o novo tratamento para a gente conseguir firmar a nossa série obrigados a comprar até aqui foi negada se inscrevem no canal e até a
próxima