[Música] Caros Amigos Boa noite para todos boa noite todos nós que nos aventuramos a falar sobre o evangelho sobre a doutrina espírita sempre nos propomos Um Desafio muito grande dizer o indizível expressar o intraduzível e nós temos que confessar a arte faz isso de uma maneira magistral então eu quero começar agradecendo a Natasha a nossa companheira que cantou antes porque através da arte das duas elas conseguiram levar todo público a uma sensibilidade que é Pear a sensibilidade do cristianismo Nascente o evangelho verdadeiro o evangelho rede Vivo Ele é construo com essas emoções com esses sentimentos
e ele no fundo é uma proposta de resgate daquilo que nós temos de mais [Música] humano daquilo que é mais belo no ser humano eu não poderia deixar de agradecer a toda a diretoria do crge por esse convite e poressa oportunidade de pela primeir vez fazer roteiro no estado do Rio de Janeiro e de ser acolhido tanto carin com tanta receptividade Muito obrigado Federativa desse estado especialmente ao setor da comunicação social espírita pela sua dedicação e pelos esforços eu quero agradecer a todos os trabalhadores da Federativa na pessoa do Marcelo da Regina que de modo
muito abnegado prepararam a meses e meses essa oportunidade o tema de hoje é Paulo Apóstolo dos gentios e eu fiquei pensando como dizer alguma coisa sobre esse livro que já completou décadas e que trata de uma história que já tem milênios mas como dizer isso para que tudo isso faça sentido a você e a mim que vivem hoje então qual o sentido disso tudo pra minha vida e pra sua vida e eu então tentei escolher alguns caminhos que sejam inusitados alguns ângulos alguns olhares sob trechos conhecidíssimos da obra e essa é a nossa busca essa
noite afinar a sensibilidade para perceber nessa obra alguns aspectos que talvez numa leitura e numa reflexão apressada não sejam possíveis Então essa história fala de quem fala de um religioso alguém que desde a infância foi preparado equipado e provido com todos os recursos para ser um líder religioso um homem que teve uma formação rabínica de Doutor da lei junto de um dos maiores Mestres da história do Judaísmo gamaliel mas não só estudou com os mais eminentes professores da Grécia falava grego fluentemente dominava toda a filosofia e literatura grega e como se não bastasse era cidadão
romano todos os aspectos que dizem respeito à administração ao estado à lei e aos códigos imperiais então nós estamos falando de um homem que é um misto de político e religioso mas que é também um homem institucional Saulo de taro é um homem cuja religiosidade está baseada em instituições a sua vivência da espiritualidade a sua vivência religiosa é uma vivência que passa por cargos normas Convenções [Música] títulos posturas e quando nós temos a coragem de enxergar esse retrato real de Saulo nós conseguimos fazer a primeira ponte do mundo de Saulo e da vida de Saulo
com o nosso mundo e com a nossa vida hoje Porque infelizmente boa parte da religiosidade do mundo moderno contando Inclusive a religiosidade dos espíritas é uma religiosidade institucional fundada em cargos fundado em estruturas em Normas em protocolos e aqui é preciso fazer uma consideração nós devemos respeito a tudo isso não viemos aqui com uma fala desrespeitosa nós vivemos num mundo material e no mundo material não podemos prescindir de instituições não podemos prescindir de normas de Protocolos de cargos de funções sob pena de regredir a barbárie a mediocridade ao desrespeito não é essa a proposta mas
é compreender que tudo isso serve tudo isso é criado e tudo isso é colocado à nossa disposição para nos servir e não o contrário na feliz expressão inigualável expressão de Jesus o sábado foi feito para o homem não o homem pro sábado as instituições foram feitas para as pessoas não as pessoas para as instituições os protocolos são criados e concebidos para facilitar a vida dos seres humanos e tudo isso deve estar apontado deve convergir para o aumento da nossa espiritualidade espiritualidade é por isso que Emanuel diz no prefácio do livro Nosso lá Lembrando aqui do
Renato do filme Nosso Lar ele diz assim em verdade Precisamos do espiritismo e do espiritualismo mas muito mais de espiritualidade porque o espiritismo e espiritualismo representam movimentos e conteúdos da Revelação que se não forem incorporados na nossa vida prática representam joias que adornam a nossa personalidade mas que não se transformam em valores interiores do Espírito podem iluminar os nossos raciocínios podem enriquecer o nosso verbo mas não te fazem um ser humano mais feliz não aumentam a qualidade espiritual da tua vida então nós precisamos de espiritualidade que é uma forma de se viver é como você
vive é como você fala é como você se movimenta é como você se relaciona com o semelhante e com Deus Nessa proposta fica fácil entender a genialidade literária de Emanuel ele apresenta Saulo como um homem forte musculoso como os jovens de academia do Rio conduzindo uma biga Romana trajado a grega falando fluentemente o grego que era o inglês da época uma biga puxada por dois soberbos cavalos brancos brancos visitando um amigo de infância sadoque então se você quisesse traduzir isso para uma linguagem moderna nós diríamos que Saulo entrou nesse salão agora vestindo um armane com
um Porsche Branco conversando com um ilustre amigo do movimento religioso a que ele pertencia e e tudo isso é apresentado com Cores Vivas fortes porque essa era a vida de Saulo era dessa vida que ele extraía religiosidade no entanto a partir do seu encontro decisivo decisivo que nem ele soube explicar no momento em que ele vivia experiência porque a questão da experiência não é o que você entende dela é o que você vive dela é por isso que a experiência representa muito mais do que o noss o que nós somos capazes de explicar se você
de fato viveu uma experiência só é verdadeiramente uma grande experiência se você for incapaz de dizê-la Porque a verdadeira experiência é maior que as palavras e a experiência de Saulo foi se encontrar com o espírito de Jesus não o homem Jesus não o carpinteiro que vivia em Nazaré agora o espírito o governador Espiritual do orb e com base nessa experiência ele volta e tenta um diálogo com o amigo sadoque mas fica claro nos primeiros segundos desse diálogo que toda aquela amizade não passava de uma convenção social toda aquela relação que parecia íntima que parecia significativa
estava embasada em interesses humanos que uma vez cessados fazem o relacionamento desmoronar sad não era um amigo sado era um parceiro de interesses um companheiro que partilhava interesses interesses de destaque pessoal interesses de poder político de projeção religiosa interesses econômicos e É nesse ponto que nós começamos a nossa reflexão da noite m de Saulo para Paulo o que mudou é que ele teve que abandonar tudo que é superficialidade tudo que é convenção social tudo que é interesse do homem encarnado portanto um interesse com data de validade é simples assim não estamos desmerecendo os interesses humanos
Não não é seria mais simples seria muito mais fácil ser fundamentalista e radicalizar o discurso Mas isso seria também muito tolo e muito pueril porque os interesses humanos precisam ser ados mas precisam ser colocados numa lista de prioridade Isso significa que o cargo que você ocupa é muito importante para a personalidade que você é até o seu desencarne Isso significa que a propriedade imobiliária que você tem é muito importante mas ela só é importante até você entrar no [Música] caixão são interesses que possuem data de validade importantes por um determinado tempo acontece que Renato me
autorizou a dar essa disse ninguém aqui vai morrer a questão é quais interesses você cultiva hoje para depois do seu velório Quais planos você faz para depois que partir Essa é a experiência que modula a vida de Saulo levando-a de um tom para outro Tom faz ele mudar de enfoque é bom pensar nisso porque senão nós nós corremos o risco de colocar Paulo como alguém inatingível ou colocar a sua vida e as suas experiências como algo que não tem nada a ver com a minha afinal de contas ele é um missionário escolhido Eu sou um
ser humano comum não não há nada disso e é o que nós nos propomos recolher na obra A partir dessa perspectiva é a nossa viagem Por que Apóstolo dos gentios porque Paulo vai falar para quem não é religioso para quem não tem a carteirinha de fiel então ele vai falar de uma espiritualidade do cotidiano ele vai falar de uma experiência com deus que você tem quando toma café de manhã ele vai falar de uma experiência espiritual que você tem quando abraça um amigo porque esse é o apostolado para os gentios e onde ele auriu isso
Onde ele olheu elementos para essa missão é a pergunta que nós pretendemos intermediar para que a obra responda não eu a obra o primeiro ponto é que diante daquele sol de espiritualidade que é o Cristo o Jesus Espírito ainda não conhecido nesse mundo porque nós conhecemos o Jesus religioso aquele que tá na cruz mas o Jesus Espírito não conhecemos porque naquele momento Jesus representava um novo tipo de religiosidade representava uma nova maneira de se relacionar com Deus ele dizia olha para mim a minha luz é um bálsamo e a minha voz é doce Porque a
verdadeira espiritualidade e a verdadeira religiosidade somente pode produzir doçura e bálsamo eu sou Jesus viu-se o orgulhoso e inflexível Doutor da lei curvar-se para o solo em pranto convulsivo imagina qual fala recriminador é capaz de fazer alguém dobrar os joelhos em pranto convulsivo nenhuma nenhuma isso só o amor faz e o gigante se curva quis falar foi quando notou que Jesus se aproximava e [Música] contemplando mais carinhosamente Ainda aqui Já começa a ficar surreal porque o Tom anterior era de concebível doçura agora Jesus acrescenta mais carinho ainda intensifica tocou-lhe nos ombros Com ternura dizendo com
inflexão paternal paternal não recau citres contra os aguilhões Na [Música] verdade essa é a tradução poética poética no original Jesus utiliza uma expressão idiomática porque o aguilhão é aquela espora que você coloca no pé e cutuca pro cavalo andar e Então na verdade Jesus diz assim para ele por que que você está dando coice nos aguilhões Essa é essa é a expressão idiomática compara Saulo a um cavalo bravo Indomável que não quer ser conduzido por quem por quem e nós nos esquecemos disso por ele pelo Cristo mas como se era a primeira vez que ele
aparecia e talvez você se pergunte eu nunca tive Estrada de Damasco nunca vi Jesus também não tem missão nenhuma não sei o que que eu tô fazendo aqui [Música] a questão é se nós fizermos agora Uma reflexão na nossa vida responda com sinceridade você esteve sempre no controle das circunstâncias da sua vida então dizer que como recém-nascido você já controlava tudo inclusive o leite da [Música] mãe Se nós formos sinceros se nós somos sinceros as circunstâncias mais importantes da nossa vida fugiram do nosso controle graças a Deus que você era [Aplausos] conduzido eu sou conduzido
nós somos conduzidos pelas circunstâncias e pelas pessoas que cruzam o nosso destino hoje pode entrar alguém na sua vida que vire ela de cabeça para baixo e eu não preciso dizer que basta uma circunstância para mudar o curso do seu destino então parece que Deus não tem boca nem dente nem língua Deus não tem aparelho fonador quando ele fala diz Emanuel ele fala através da circunstâncias e das pessoas que cruzam o nosso destino é assim que ele se expressa e foi assim que ele se expressou sempre na vida de Saul e era isso que Jesus
chamava ele para reconhecer eu venho agora pessoalmente mas sempre te conduzia a verdade é que de uns dias para cá você tá dando muito cois colocou uma mulher extremamente feminina extremamente doce para ser a sua noiva colocou como cunhado dele Estevão quem não queria ter um cunhado Como Estevão eu falo isso com meu ele fica chateado colocou Simão Pedro colocou gamaliel de todos os 72 juízes do Cedro gamaliel era o mais flexível o mais compassivo colocado ao lado de quem logo dele que era o mais inflexível o mais impassível o mais apaixonado parece que quanto
mais Paulo colocava pimenta mais Jesus colocava chocolate e ele não percebeu a sua vida estava cercada de elementos emotivos mesmo quando ele se decide a fazer o trabalho missionário de pregação do evangelho quem Jesus coloca ao seu lado Barnabé queera uma mãe Barnabé não sabia dizer não era coração puro sempre sempre sempre esse oposto tentando trazê-lo ao equilíbrio e agora nós a pensar mas será que fez isso só na vida de Saulo Então você é totalmente desorganizado tá cheio de gente organizada na sua família ao seu lado ou você é muito organizado e tá cheio
de gente desorganizada ao seu lado sempre os apóstolos tentando trazer você para um ponto de equilíbrio se você é muito calmo sempre pessoas desorientadas ao seu lado se você é um desorientado sempre pessoas muito calmas ao seu lado essas lições sutis do cotidiano que tem a ver com religiosidade mas uma religiosidade e uma espiritualidade que até os espíritas perderam Eis a questão que até nós espíritas perdemos e ele vai pergunta senhor que queres que eu faça e nós imaginamos Fala sério se Jesus aparecesse para você agora você ficaria emocionado Ok os primeiros 30 segundos Mas
a partir daí você perguntaria para ele E então e aqueles projetos senhor acha que vai dar certo as coisas vão caminhar nesse nessa direção que eu tô pensando eh eu eu tenho aqui uns pedidos aqui da minha filha do meu filho t e nós logo já encaminharemos a conversa para um tom bem pessoal quase que meio uma profe do que que vai acontecer afinal de contas não é a todo momento que você tem oportunidade de estar com o governador Espiritual do aquele que dá a canetada final senhor que queres que eu faça e ele responde
Esse é o mais impressionante Jesus não responde nada nada como se dissesse para ele Hã você acha que eu vou mudar a pedagogia agora Eu sempre falei através das circunstâncias agora eu vou falar através de palavras não não entra na cidade e lá eu te direi o que deves fazer entra na cidade Saulo e abre os seus olhos eu preciso que você fique de olhos bem abertos para isso para que você enxergue bastante eu vou deixar você cego porque às vezes o problema do encarnado é Enxergar com os olhos físicos e não ver nada com
os olhos da Alma então ele fica cego para quê que Jesus queria dar um castigo agora vou mostrar para vou deixar ele cego para ele aprender não Jesus veio com dura com bálsamo com doçura Então por que deixou-o cego para que ele experimentasse de uma maneira forte e definitiva na sua nova vida a experiência de depender de não estar no [Música] controle de ter que se entregar de perder a ilusão de autossuficiência [Música] cego e agora tem que ser conduzido vai fazer o quê cego no deserto nas portas de Damasco vai fazer o quê se
entregar o que mais você vai fazer mas a verdade é que em vários momentos da nossa encarna nós temos que fazer isso em vários você tem que simplesmente se entregar porque não há nada mais a fazer a não ser confiar e isso é religiosidade isso é genuína relação com Deus isso é genuína espiritualidade saber entregar-se e confiar e ele entra espera espera na pousada três dias meu Deus três dias cegos cego num lugar que ele não conhece numa uma pousada que ele nunca ficou sem nenhum recurso completamente sozinho em prece pedindo a Deus que viesse
em seu socorro Aqui começa a moldar-se o caráter do Apóstolo dos gentios porque você não fala de evangelho para ninguém se você não for capaz de se entregar a Deus a sua pregação é uma buzina de ônibus que só faz barulho se você não desenvolveu essa capacidade de se entregar de confiar então entra o inusitado eu digo que às vezes me surpreendo com Jesus se ele fosse diretor de peça de teatro até o Renato ia ficar assustado entra alguém no aposento Saulo sente os passos Quem era Ananias mas é curioso isso porque esse era o
homem que motivou a viagem de Jerusalém para Damasco era esse homem que ele queria prender e foi esse perseguido que Jesus mandou para é uma lição é uma lição mas ela acontece na minha vida e na sua sabe quando você ouve a melhor crítica da sua Encarnação nas boca na boca da sua sogra a crítica mais sincera a mais profunda quando vem da pessoa que você menos gosta e você constrangido é obrigado a concordar é é isso Ananias entra e fala com naturalidade porque nós nós espíritas que a fé Será fortalecida se um espírito aparecer
aqui agora só que a prova da imortalidade vem através de sutilezas na nossa vida sutileza que se você for muito grosseiro você não percebe nenhuma delas Ananias Diz para ele Saulo o senhor que te apareceu no deserto mandou-me restituir-se a visão precisa dizer algo mais o perseguido curando o perseguidor e dizendo eu estou confirmando a experiência que você viveu sozinho no deserto é verdadeiro é verdadeiro impõe as mãos e ele volta a enxergar isso é uma experiência isso você não transmite para ninguém Isso você vive então nós perguntamos se fosse hoje como nós falaríamos de
evangelho e de doutrina espírita para o mundo como curando as pessoas porque está todo mundo alucinado Porque existe uma ditadura mental e espiritual nesse mundo que faz as pessoas acreditarem que elas morrem então nós só construímos relacionamentos superficiais sabe por quê Porque eu não acredito que os meus relacionamentos vão durar para sempre se eu tenho a certeza que os meus relacionamentos vão durar para sempre eu preciso mudar a minha maneira de relacionar afinal de contas eu sempre vou encontrar essa pessoa é para sempre então Aqui começa a Magna experiência do apóstolo dos gentios e a
experiência mais profunda mais espiritual mais religiosa de Paulo o apóstolo dos gentios é a experiência da imortalidade da Alma que faz você rever toda a sua vida todos os seus propósitos muda a maneira como você se movimenta no mundo muda a maneira como você olha para as pessoas como você saboreia as pessoas Essa é a experiência fundamental sem ela diria ele mais tarde na carta aos Coríntios a nossa fala é como um sino não toca não sensibiliza ninguém não faz sentido após ser curado Saulo agora Paulo tem um diálogo com Ananias porque Ananias o cura
mas vocês acreditam que Ananias tem todas as respostas não Deus nunca coloca toda as respostas em uma só pessoa Deus sempre espalha as respostas da nossa vida um pedacinho em cada pessoa então você tem que sair encontrando as pessoas para montar o quebra-cabeça da sua vida um tem uma pecinha O outro tem outra aqu ele tem outra e você é obrigado a se relacionar e a extrair a pecinha Ananias não tinha todas para falar verdade Ananias nem sabia o que seria dali para frente ele estava mais surpreso do que o próprio Paulo mas ele tinha
uma religiosidade uma espiritualidade que Paulo ainda não não tinha e quando Paulo compartilha com ele como alguém olha eu tô pensando agora que você me curou voltar lá na sinagoga e eu vou dar uma coça em todo mundo vou falar a verdade eu já conheço a hipocrisia dele já conheço o erro vou chegar lá e transformar a verdade num bastão para agredir então Ananias Diz para ele o senhor conferiu a tarefa do semeador tens muito boa vontade mas que faz um homem recebendo encargos dessa natureza você sua tarefa é Semear que faz um homem quando
recebe esses encargos antes de tudo procura juntar as ses no seu meiro para que o esforo seja prof porque nós nos preocupamos com o terreno que vai receber a s com o clima com o adubo com a resposta mas não preocupamos com a s que é o que nos compete Porque a partir do momento que eu lanço a semente saiu da minha esfera de responsabilidade o que mais chama atenção aqui e que Paulo vai experimentar e que é difícil de viver um diálogo verdadeiramente fraterno em que ele tem com Ananias e Ananias reconhece Qual é
a tarefa dele e mais Ananias sabe que a tarefa dele Ananias não é a de Saulo agora Paulo São tarefas diferentes e no entanto Ananias pelo espírito da Fraternidade do amor apoia a tarefa de Paulo eu pergunto nós temos encontrado isso nos nossos relacionamentos espíritas essas sinceridade essa compreensão da missão do outro da tarefa do outro que é diferente da minha valorizar a minha tarefa mas valorizar a tarefa do outro dar ao outro recursos para que ele cumpra o que lhe incumbe nessa Encarnação mesmo conhecedores da imortalidade da alma e da reencarnação nós temos essa
generosidade não não temos porque a nossa espiritualidade e religiosidade ainda não é aquela dos cristãos primitivos ainda não é então se você perguntar o que que há de mágico em Ananias sabe o que que há de mágico em Ananias ele é capaz de ser humano ele é capaz de entender meu amigo você tem tarefa do semeador vamos ver aqui eu aconselho que você cuide da semente você precisa de semente aí Paulo diz Para Ele mas o que desejais dizer com isso quero dizer que um homem de vida pura e reta sem os erros da própria
Boa intenção Está sempre pronto a plantar o bem e a justiça no roteiro que perl Mas quem que é um ser humano de vida pura e reta na face da terra a não ser o Cristo que tá sempre pronto a plantar o bem e a justiça então nós estamos num outro grupo que eu vou dizer agora qual é mas aquele que já se [Música] enganou ou que guarda alguma culpa presente somos nós tem necessidade de testemunhar no sofrimento próprio antes de ensinar testemunhar no sofrimento próprio antes de ensinar os que não forem integralmente puros ou
Nada sofreram no caminho jamais são bem compreendidos por quem lhes ouve simplesmente a palavra contra os seus ensinos estão as suas próprias vidas Além do mais tudo que é de Deus reclama grande paz e profunda compreensão Paulo você tá querendo ir lá brigar dizer verdades isso não é de Deus tudo que é de Deus pede paz e profunda compreensão imagina se Deus se deslocasse da sua posição de criador para nos agredir para nos violentar com a verdade constrangendo a ser bons imagine Deus não faz isso ele permite que você ten as suas experiências que você
faça as suas escolhas que você teste o que funciona o que não funciona quem você é quem você não é o que que funciona para você o que que não funciona qual que é o seu caminho qual não é ele deixa que você descubra ele deixa até que você se equivoque E aí então repete para ele quando haja sofrido mais continuava o benfeitor e amigo sincero terás apurado a compreensão dos homens e das coisas só a dor nos ensina a ser humanos E aí Paulo vai visitar a igreja de Ananias era uma casinha de uma
mulher solteira mãe solteira que tinha um filho paralítico e que alugava a sala para poder sustentar o filho essa era a igreja e Nós reclamamos de falta de recurso nas nossas instituições né É engraçadoo mas essa igreja frequentava Ananias e por incrível que pareça Jesus falava diretamente com ele é até engraçado né porque quando Jesus aparece para ele Ananias ele eis-me aqui Senhor quero que você vai lá curar Saulo ele fala senhor o senhor não tá confundindo o nome é por acaso aquele que tá vindo me perseguir me matar eu não eu tô aqui para
cumprir o que Senor determinar n mas às vezes só tá confundindo o nome né passaram o nome errado Sua assessoria não Ananias É esse mesmo é o que vem te perseguir Eu quero que você vá lá curá-lo Bom Senhor Senor Tem certeza mesmo né E vai esse é o Ananias que espiritualidade é essa que religiosidade é essa de um encarnado que tem contato direto com Jesus mas a igreja dele era uma sala alugada de uma mãe solteira que tinha um filho paralítico então tem algum problema com a gente eu eu digo quanto a mim porque
eu não sei se alguém aí tá conversando pessoalmente com Jesus por favor Se tiver e eu não estou falando para você então pessoa simples ele entra na casa quem que é esse a esse é o Saulo Ah aquele que vinha te perseguir é ele mesmo ô Saulo seja bem-vindo quer uma água um pão pergunta el tá preocupado se você errou as bobagens que você fez o quanto que você é inferior quanto você é complicado ninguém lá tava preocupado com isso com nível de espiritualidade se você era puro se não era não chegou Foi acolhido servir
um pão água uma pessoa até colocou uma criança nos braços ele todo desajeitado nunca pegou uma criança no braço e diz em naquele momento ele chora e começa a brotar uma nova experiência religiosa naquele homem qual A Experiência Religiosa e a espiritualidade que flui dos relacionamentos Eis o ponto a religiosidade que exala das relações entre as criaturas é isso que tocá-lo e ele então vai procurar o mestre gamaliel então o que que acontece gamaliel tem respostas mágicas não o seu mestre estava velho doente à beira da desencarnação Mas sem o Saber guiado por forças que
os dois desconheciam entrega-lhe um pergaminho e diz para ele mas você é forte qual o problema Qual o problema você tá tendo tá S um problema financeiro aqui não sei como é que eu faço agora né basicamente é o seguinte perdi tudo né você é um tecelão você pode trabalhar arrumar uma colocação você trabalha vai estudar os texos a experiência agora é outra sem mágica sem mágica sem intervenções n Jesus não apareceu de novo falando assim e Paulo tá com algum problema de cargo aí eu vou vou arrumar um cargo aqui para você você quer
trabalhar onde né você quer ser servidor público do executivo do Judiciário do Legislativo não quer ser empresário Qual ramo não não tem intervenção mágica tem intervenção humana e ele consegue inusitadamente trabalhar fazendo tapete num Oasis no deserto que é um ponto por onde passam camelos o próprio irmão de gamaliel fala mas um rapaz jovem vai fazer lá o quê olha todos solteiro que vão para lá fic louco começa a fazer tapete lá porque daqui a pouco eles estão de volta fal Ah não dá não sozinho naquele deserto os únicos que conseguem ficar lá são casais
e olha lá ele fala não mas o gamaliel ele precisa ele tá precisando meditar um pouquinho tá precisando pensar um pouco na vida e ele vai encontra quem Áquila e sempre sempre na vida de Paulo relacionamentos relacionamentos não tem mágica se você abriu o livro imaginou que ia ter magia número de materialização esqueça a mágica são as pessoas ali ele conheceria o casal que só estava ali porque ele perseguiu a família e aquele se tornaria o grande casal de amigos de Paulo o casal que nos momentos mais importantes da vida dele representava para Paulo uma
referência no momento mais difícil da sua vida lá na frente quando ele volta de Atenas que ele chega em Corinto que ele vê aqu le prisca ele chora sabe quando você tá cansado de tanto girar de tanto rodar e você chega e vê um rosto familiar um coração [Música] Amado aí você pode abraçar e falar nossa Cheguei cheguei então em Corinto ele abraça Aquele prisca é ali que ele conhece esse casal Ananias agora aqu le prisca e prossegue depois ele encontra Simão Pedro quando volta do deserto conversa com Simão Pedro recebe O pergaminho de estev
mais relações vai Antioquia E aí recebe um convite de quem quem vem chamar Paulo para trabalhar na igreja Barnabé aquele que se tornaria o seu grande companheiro aquele homem que era coração puro coração maior do que o peito e que teria um profundo impacto na personalidade de Paulo depois ele encontra Lucas o médico em Antioquia relacionamentos viaja e encontra lloy Eunice e Timóteo dá para imaginar que o Missionário que Jesus escolheu para divulgar o Evangelho no mundo encontraria apoio num adolescente de anos de idade você consegue conceber isso pois esse jovem de 13 anos de
idade foi o maior Esteio no trabalho de divulgação de Paulo Paulo adotou como um filho ele chamava timó de filho meu filho Timóteo Silas João Evangelista Lídia Lídia chega em filipos e encontra uma mercadora de tecido uma empresária se fosse hoje seria mais ou menos assim uma empresária em Milão de e é essa mulher que vai ser a base do trabalho feito em filipos uma mercadora de tecidos ela que vai acolher vai receber num lugar onde Ele viveu as provações talvez maisor da sua Encarnação dá para entender isso por que que esse homem falava com
tanta intensidade de Jesus sabe por quê Porque ele passou a conhecer Jesus nas pessoas não na teoria então ideia é o seguinte nós não conseguiremos divulgar espiritismo para lugar nenhum nem para nós mesmos nem para ninguém se nós não formos capazes de ter relacionamentos verdadeiros verdadeiramente cristãos onde eu possa apoiar e ser apoiado onde eu possa confiar e ser confiável onde eu possa servir e ser servido Então hoje 2014 a proposta de Paulo para o mundo permanece a mesma a proposta do cristianismo rede Vivo é a mesma sem mágicas sem Milagres é simplesmente viver de
verdade se é hora de ir pro trabalho eu vou diferente se o momento é jantar com os amigos aquela será uma experiência religiosa e é por isso que agora traduzindo as cartas de Paulo eu descubro que toda vez que Paulo se refere ao velho testamento à suas tradições que é de onde ele veio ele faz referência à figura de Abraão Abraão é a personagem mais citada por Paulo é onde ele repousa todo o edifício da sua construção intelectual agora vamos reparar Abraão tinha templo na época de Abraão não não tem templo tinha algum ritual religioso
nenhum tinha alguma lei alguma Torá nada algum sacerdote nenhum então o que que tinha Abraão Experiência Religiosa que tem nesse homem é onde ele vai buscar sabe quais as experiências sentar com a família numa mesa de refeição encontrar com alguém de país porque foram nessas experiências do cotidiano que Abraão construiu a sua espiritualidade e a sua religiosidade e esse é o desafio dos novos cristãos dos novos espíritas cristãos lançar um novo olhar para o comum da vida a fim de descobrir que a vida toda ela é incomum não tem nada de comum na vida tudo
na vida é incomum porque se nós não enxergarmos isso agora infelizmente não no meu caso que tô lá em Belo Horizonte né que é a a colônia espiritual é outra mas aqui no Rio que a colônia é nosso lar nós vamos chegar à conclusão que depois de ter vivido talvez 50 e 70 anos no movimento Espírita nós vamos chegar no umbral para descobrir que a dona de casa mãe de família que criou um filho médico que foi atraída pelo marido está numa colônia espiritual superior a nosso lar e nós que fomos Os Religiosos estamos no
umbral porque investimos numa espiritualidade numa religiosidade [Música] exterior esquecendo que ninguém nasce nesse mundo sem um convite quando a gente nasce tem um convite dentro do útero esse convite é torne cada momento da sua vida sagrado cada momento Faça o seu cotidiano as coisas mais simples da sua vida transformarem-se num foco de luz e de espiritualidade para as pessoas porque ninguém chorava e se emocionava quando o Chico estava pregando ele estava às vezes tomando um café e você se aproximava 15 m de distância dele começava a tremer bastava ele entrar porque ele era capaz de
transformar o cotidiano Muito obrigado pela sua atenção pelo seu carinho C [Música] C [Música] [Aplausos] [Música]