Aula "Introdução à Antropologia, Epistemologia e Ética de Tomás de Aquino" - Prof. Victor Pinheiro

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Victor Sales Pinheiro
www.dialetico.com.br Curso Presencial e Online de Filosofia - Suma Teológica de Tomás de Aquino Módu...
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[Música] noite bem vindos à nossa primeira aula do módulo de antropologia do curso da suma teológica essa primeira aula deste módulo acolhendo novos alunos se propõe a contextualizar como vocês podem ver no item 1 do nosso plano de aula onde nós estamos na suma teológica de onde nós estamos vindo e para onde nós vamos porque quando a gente estuda um tópico específico na filosofia como nesse caso o homem que é o nosso objeto de estudo quem é um homem com a natureza do homem o que ele faz o que lhe deixa de fazer como ele
pensa como ele age sobretudo a gente precisa entender qual é o contexto geral que o filósofo no caso thomaz de aquino está enfocando o homem o enfoque tomar já que não tá dando obviamente é do homem como criatura de deus o objeto primário do estudo da filosofia é teológico da obra suma teológica é escrita por um frade dominicano que muito cedo aos seis anos fez a pergunta quem é deus o que é de deus e passou a sua breve por intensa vida de 49 anos apenas se esforçando para responder essa pergunta se nós esclarecemos essa
resposta de quem é deus nós temos a chave para interpretar todo o resto da realidade que dele depende porque dele foi criada então a questão teológica da existência e da essência de deus é a questão central de tomás de aquino e essa questão nós temos visto desde o começo a suma teológica então como vocês podem ver aqui no item 1.1 tem três partes a primeira parte dedicada a deus a segunda parte dedicada ao homem ea segunda para a terceira parte dedicada ao deus homem ou homem deus que é nosso senhor jesus cristo pelo por quem
o homem volta a deus então como vocês podem ver aqui no item 1.2 a estrutura da suma teológica é uma estrutura de saída e retorno é uma alma é uma estrutura de êxodo e páscoa nós nos deus criou desse o cosmos criou a partir desse toda a realidade e essa realidade tem fundamentalmente duas dimensões uma dimensão material e uma dimensão espiritual um homem por acaso tem essas duas dimensões o homem tem corpo e alma o homem tem vontade intelecto por isso o homem é tão complexo o homem é um anjo e um animal ao mesmo
tempo um homem tem faculdades espirituais dos anjos e tem faculdades animais dos seres mais baixos número intermediário tá esse é o argumento central o homem é criado por deus e volta a deus em tese 1 e poderia ter contato com o seu criador direto pela natureza não fosse o pecado original que o afastou radicalmente da natureza então onde está desde natural do homem está corrompido pra usar a palavra da moda homem é corrupto por não por natureza pessoal e fosse corrupto por natureza quer dizer que quem o criou é igualmente corrupto quer dizer que deus
criou o homem corrupto não o homem é corrupto por queda queda pecado original que nos corrompeu são paulo diz não faço bem que quero mas o mal que não quero é quando a gente não obedece a nós mesmos a nossa vontade está viciada por bens baixos nós nos animale zamo se nós gosto inferior exames nós antecipamos por exemplo o corpo a alma é um erro são tomás fala de uma relação da spot fica entre corpo e alma porque o corpo não tem vontade próprio corpo não tem instância própria distinção aristotélica entre o governo do spot
ou tirando o governo monárquico e republicano e constitucional é porque o governo republicano moto o constitucional é o governo em que nós governamos homens livres que tem vontade própria direitos próprios ao passo que o corpo não tem essa autonomia está porque se não seria como se um anjo tratasse de um animal peitando os direitos do animal ao contrário a única forma de levar redimir o corpo é espírito alisando mas isso não quer dizer negar a nossa corporeidade a antropologia tudo isto é uma antropologia da encarnação da carne é uma antropologia que reconhece radicalmente a importância
da carne isso no campo da tecnologia sacramental repercute diretamente na importância do sacramento do matrimônio um sacramento que é consumado no altar e na cama no altar matrimonial que é a consumação nupcial dos cônjuges o ato como vocês sabem no direito canônico que não se consuma no altar com a promessa perante criticou a recepção dos sacramentos eles se consuma no kuito que o sacramento do matrimônio é a união de copiar e não comunhão só de aula pela assumo eu quero dividir não eu tenho que compartilhar efetivamente o ato conjugal do 28 a adin n que
é uma das minhas orientadas como mário estuda por exemplo no campo do direito e da ética o matrimônio comunhão conjugal do ponto de vista filosófico e jurídico e isso repercute diretamente na idéia de um ato compartilhado entre homem e mulher então por causa da queda a única forma de um homem recuperar a sua intimidade com o criador é por cristo tá e do ponto de vista moral o contato com cristo se dá pelas virtudes teologais da fé esperança e caridade que são paulo delineia no capítulo 13 da primeira epístola aos coríntios no famoso em uma
caridade em que ele afirma que a caridade é a maior delas por ora subsistem as três feras pelas qualidades mas a qualidade é a maior delas olha só tomada explica por que a caridade é a maior delas precariedade é único e não acaba no final dos tempos no fim do mundo mas continuamos amando mas não precisará mais de fé e esperança agora veja uma palavra importante aqui é virtude porque virtudes são traços permanentes do caráter que nos conduzem a bens os bens que as virtudes teologais nos conduzem são bens espirituais sobre tudo bem que eu
chamei de cristo é fé em cristo é a esperança em cristo e amor de cristo que nos abre ao mistério da santíssima trindade então além dessas virtudes teologais sobrenaturais que dependem da graça e que nós não vamos estudar porque o curso é de filosofia e não de teologia as virtudes naturais virtudes humanas da temperança fortaleza prudência e justiça que nós vamos estudar no final do nosso módulo na parte de ética ética das virtudes tá então aqui no item 1.2 nós vemos é o plano de aula por favor por samuel deixa o plano de aula de
perto da porta todos os planos por favor essa estrutura da soma 11 uma saída de deus em um retorno a deus tá agora quando nós saímos de cima viemos para baixo numa espécie de círculo e voltamos pra deus por intermédio de cristo nós precisamos nos entender esse centro da criação que é o homem que é esse nosso módulo de onde saem onde está o homem nesse contexto a companhia por favor quem ele tem um ponto 30 uma derrota em três partes nós vamos estudar um homem ainda na primeira parte no contexto da criação do mundo
criação do mundo extintiva entre criaturas espirituais só espirituais como os anjos e criaturas corpos só corporais como os animais vegetais de alguma vegetativo de alma sensitiva e criaturas como um homem de alma racional e sensitiva e vegetativa tá então a gente vai estudar aqui o homem no contexto da criação tá certo depois tentamos acompanhar aqui fazendo um retrospecto do que nós já vimos nosso curso primeiro uma questão sobre o que é a ciência teológica o que fazemos nós quando diante da revelação nos colocamos a refletir sobre a partir de categorias clássicas ou pagãs de pensamento
filosófico acerca da realidade revelada primeiros judeus depois definitivamente os cristãos é isso que um teólogo está fazendo o que são tomás de aquino está fazendo é abrindo a sagrada escritura abrindo o magistério da igreja de são tomás de aquino foi convocado para um concílio odilon e morreu no caminho uma das coisas que os frades dominicanos não fazer uma modificação andar de cavalos andavam a pé então ele por exemplo está enterrado em títulos imagino que andará a gente tem aqui em belém o grande a grande procissão do círio profissão uma atitude tipicamente da antiguidade judaica depois
da antiguidade cristã que se multiplicou na idade média né não havia nenhuma grande cidade em que não houvesse uma peregrinação daqui para ali né só que é nossa de poucos quilômetros é fichinha né a gente pega uma peregrinação aí de 500 quilômetros quem vem de castanhal quem vende assim isso a peregrinação ao ano você vai fazendo um caminho místico de introspecção e reflexão radical sobre sua vida parando em pontos de funcionais fundamentais o que mais próximos nós temos disse hoje em dia no mundo um pouco triste usado como infelizmente é o caminho de santiago de
compostela que é mais um dos caminhos medir mas também os caminhos perigo nacionais de lourdes também para serem extraordinário do ponto de vista espiritual então a bíblia ou consuma espera da igreja os padres da igreja que são os grandes intelectuais cristãos dos primeiros séculos até são gregório magno no ocidente latino e até são joão crisóstomo no oriente grego da igreja grega certo bizantina até são joão crisóstomo século 6º e são gregório magno latino aqui né monge gregoriano grande são gregório que é o patrono da europa são gregório argentina quando se tornou papa landu agostinho de
cantuária para fundar a inglaterra e mandou aquele outro longe com o nome dele pra afundar alemanha e com isso dirigiu à europa sobre os mosteiros beneditinos e isso é a fundação na refundação da europa esses mosteiros eram oásis de civilização no mundo absolutamente barbarizado é um dos vikings um dos visigodos dos gols do astro mundos e esses lugares lugares em que havia toda a civilização conservada pelos monges geração a geração eles saíram as bíblias da cópia manuscrita desses monstros que narram uma linha então quando a gente pega cópias do século 1º originais que na verdade
não tenho nenhum original você sabe num no novo testamento que a gente tem de mais antigo é uma carta de paulo sabino aos gálatas que a ajuda da década de 50 não é original é claro que a cópia da cópia da cópia da cópia e quando a gente vê essa carta que foi copiada copiada recuperada copiada copiadas em nenhum erro mil anos depois você faz bem essa que eles estavam brincando então assim fazendo uma coisa qualquer estávamos sabendo que disso depende a salvação de toda a humanidade que virá depois e quem virá depois depende de
mim o meu filho depende de minha filha depende de mim depende que eu seja o que eu consegui aprender da minha mãe do meu da minha volta me salvou meu nome é tradição contra e maiúsculo tradição com o tema música o que nós recebemos da geração anterior o que nós ligamos a geração sucessiva tá então sobretudo o padre da igreja agostinho santo agostinho de hipona da igreja latina tá só isso não são tão más também tinha a obra dele histórias na mesa e está como ele abrisse era isso que queria fazer exatamente isso que eu
estou fazendo aqui vários livros sobre a mesa e começasse a tentar reunir fé e razão se filosofia e teologia razão natural e revelação a razão natural que o próprio deus me deu ea fé que o papa mudar espiritual que o próprio deus me deu para acolher um conjunto de conhecimentos acerca da sua vida e da nossa vida da nossa vida em relação à dele porque no fundo o que explica um homem santíssima trindade é só isso explica um homem mas até a gente chegar no mistério fundamental da relação de amor intra trinitária entre pai filho
e espírito santo nós precisamos subir uma série de degraus esses degraus são por um lado espirituais há céticos e místicos que dependem da nossa vida espiritual de fé esperança e caridade que não conseguem diretamente o nosso curso que se não vencer um curso de formação espiritual um curso de teologia e um curso talvez de catequese no melhor sentido da palavra é como viver a verdade da revelação não é essa nossa proposta a nossa proposta é entender como nós podemos entender o nosso pra contexto o nosso papel nosso lugar no cosmos a partir do criador com
a razão natural muitas vezes a razão natural coincide com a fé isso explica muito bem pra entender se com essa relação em teologia e filosofia a gente entende três dimensões primeiro dados da razão natural que são auto evidentes e que não dependem da fé entanto grande parte quando nós precisávamos de um salto de fé eu digo porque não não interessa diretamente à religião de vocês ea fé de vocês pra entender um conteúdo filosófico racional que eu estou ministrando eu estou ensinando uma catequese não depende de você confessar os dois artigos do credo pra entender a
apologia do magic e você até pode não querer nos 12 artigos do crédito bem existem umas uma segunda dimensão de elementos da razão que são convergentes e compatíveis com os dados da fé e aí você pode estudar esse intermédio só pela razão pela razão e pela fé ou só pela fé então tudo isso que eu vou ensinar hoje vocês podem abrir o catecismo da igreja católica não precisa dizer que o doutor angélico é o grande princípio dos teólogos ortodoxo da ortodoxia católica e vocês vão ver um autor mais citado do catar seja por acaso é
santo agostinho segundo lugar que é santo tomás de aquino é isso eu fui fazer isso o diálogo foi falar aquela no curso de são tomás de aquino quando eu dava o santo agostinho que não é por assim dizer eu fui o teólogo favorito da vida aquele que realmente mudou minha vida intelectual mente espiritualmente também mas depois são josé maria escrivá mas bem é s se você estudar tudo e só pela fé você não precisa filosofa rápido é relativamente raro você aceita é isso que declara a madre igreja é isso que tá revelado tudo bem a
onu tem copiado legal pelo goleiro perguntar será que tem mesmo corpo e alma a uma parte do corpo o corpo na parte da alma eu não vou questionar isso você está em unir o catecismo se vocês forem ver a terceira parte do catecismo casal formado por quatro partes o credo a parte do tribunal os sete sacramentos à parte de tudo indica os dez mandamentos a parte moral e o pai nossa parte espiritual 18 súplicas do pai nosso bem a terceira parte a parte dos dez mandamentos a parte moral tem uma primeira sessão toda dedicada a
antropologia ea ética é isso que nós vamos estudar e serve a 3ª para a 2ª igreja católica serve já recomendo como dever de casa com uma leitura geral introdutória muito bem feita não foi encomendado pelo joão paulo 2º a um seu braço direito e outra é fácil né à época a um catecismo extraordinária é um livro precioso isso de teologia filosofia também tá e uma terceira dimensão que de verdade só acessíveis pela fé então só razão razão e fé ou foi razão de sua fé só vai dar um exemplo pra vocês os dez mandamentos aquino
é uma verdade de fé revelada moisés como vocês sabem mas segundo são tomás de aquino é uma verdade de razão você consegue intuir ou melhor raciocinar se você partir das premissas corretas essa razão não chegaram destruída ou por pecar pecados mortais no caso da pauta teológica ou por vícios morais no caso da pauta ética você consegue perceber a verdade moral dos dez mandamentos por dez mandamentos estariam aqui no meio entre fé e razão casam e fé tá toda a ética e nós vamos ver tem uma parte toda só racional e claro que existe uma parte
toda diz é só de fé é um salto que se precisa dar pra compreender totalmente tomada aqui você precisa da fé e eu não vou trair lo de maneira nenhuma eu não vou privar dessa dimensão também de ferro que é impossível de se fazer estudos tomar teológico mas eu vou registrar com o professor honesto de filosofia o que é só razão foi a razão de sua fé ok então nas questões 11 12 e 13 nós vimos o que é a ciência teológica que eu acabei de definir como a tentativa racional e intelectual de um homem
compreender se como criatura a partir do criador que é deus deuses que se revelou os profetas depois se encarnou na segunda pessoa da santíssima trindade jesus cristo ea partir daí uma igreja revestidos de autoridade preservou essa revelação ea explicitou longo do tempo a explícita ou ea cristalizou tá vejam que interessante isso aqui dessas quatro partes do catecismo a que eu me referi o credo não é bíblico diretamente o bíblico não está inscrito na sagrada escritura os sacramentos tem fonte escritor estica direta os dez mandamentos em front fonte turística direta o pai nosso em fontes que
turística direta e explícita relação assinada pelo próprio cristo mas não por isso vou querer - no credo porque ele não foi directamente revelado pela escritura porque a escritura é produto da tradição da igreja e não contrário a igreja não surge da escritura mas a escritura sul da igreja tá certo então além da escritura da revelação bíblica nós temos a tradição da igreja o magistério da igreja a primeira questão então filosófico teológica para tomás de aquino e da tecnologia para tomás de aquino é uma ciência é um conjunto sistemático de disciplinas articuladas e ordenadas que nos
desse filão realidade a gente só não vou estudar direito tem nada em várias disciplinas jurídicas e vou estudar engenharia tem várias disciplinas então o cientista que é o engenheiro o engenheiro que é cientista tem um conhecimento sólido acerca de uma realidade um publicitário alguém que estuda uma ciência contábil a teologia assim só que ela é a rainha das ciências porque é abóboda de todas as ciências ela estuda o objeto que unifica todas as ciências o objeto que articula todas as ciências e esse objeto não é um só o objeto ele também é um sujeito que
esse objeto a deus ou seja esse objeto é uma pessoa com quem o inter ágil espiritualmente que se eu me ou abrir os ouvidos fala comigo né então todo o campo da vida espiritual é um campo objetivo pra tomar de aquino dos santos conhecem mais das verdades bem nem todos os santos são santos como santo agostinho que a meu ver o maior de todos os tempos ou são tomás de aquino que também é um dos modos que todos de todos os tempos no campo da linguagem analítico e conceitual mas muitos vivem ou santa tereza d'ávila
ou são joão da cruz ou santa catarina um grande tenista como gárgula grande escreve o seu tratado famosíssimo das três conversões das três vias havia programático havia iluminativa reúne tiva articulando santa teresa são joão da cruz os grandes místicos da vila do século de ouro espanhol cão são tomás de aquino e muito estava em santa catarina de sena né olha a gente acabou de comemorar o 1º de outubro santa terezinha que a doutora da igreja cuja obra se você abre como um soberbo savassi uma menininha bobinha piegas cheia de de florzinhas pra cá e de
pele se para lá que tem uma doutrina espiritual profundíssima tratou doutorados e doutorado sobre a relação de tomás de aquino padre dos teólogos grande teólogo e santa terezinha por exemplo né uma tese de doutorado carol filha sobre a via mística em são joão da cruz retomada aqui no dia é realmente é um teólogo de extração tomista e fenomenológica e um místico mariano o que torna a papa joão paulo 2o uma das personalidades intelectuais mais interessantes da história do cristianismo né esse é um autor que merece ser estudado a fundo não só porque é o mais
importante século 20 o homem decisivo do século 21 é o século vez não seria o que foi o que os cabos se tornando sem a experiência de um polonês que viveu invadindo o primeiro pelo nazismo depois pelo comunismo depois veio a carga de cracóvia depois o papa bispo de cracóvia depois papa né então vejam lá as biografias tem muitas biografias do papa joão paulo 2o recomenda que a considerada mais completa que é do galo velho né pequenas e são 1600 páginas é incrível ele ficou amigo do papa também muito próximo paulo ele sabe como intelectual
e sabem enfatizar a dimensão intelectual e filosófico e teológico era um jovem poeta gostar de teatro realmente é uma figura extraordinária bem a ciência estuda o que existe então a primeira pergunta é se eu tô propondo aqui uma ciência teológica um conhecimento sistemático rigoroso sobre deus eu suponho que ele exista em que ele existe mesmo desafio ateísta nós podemos conhecê lo desafios e petista no 7º fórum foi até existe mas a gente não conhece ou agnóstico pode assistir mas eu não sei se existe o site colegas aí tomara que levou essa questão a sério qualquer
filósofo fazer pergunta ea questão 2 que a gente passou aqui há aulas e aulas estudando a questão 2 é a questão sobre a existência de deus no artigo 3 thomaz aquino considera possível demonstrar racionalmente a existência de deus não que só pela razão você comprova que deus exista não é isso mas deus não é incompatível com razão humana portanto é possível que exista e você tem razões naturais para inferir que isso existe e sinceramente pessoal ao longo da sua teológica você começa a ter certeza absoluta de que deus existe porque não dá para um homem
como tomás de aquino inventar criar tudo isso porque senão ele seria deus se tivesse inventado isso aqui ele seria deus porque faz tanto sentido você não consegue inventar uma coisa que faz sentido geométrico matemático vocês acham que um triângulo é uma criação humana ou é um dado real da natureza a beleza profunda e verdadeira embora este seja uma dimensão mais platônico agostiniana do clero católico tomista que tomás de aquino embora reconheça a beleza como transcendental do ser como harmonia como perfeição como equilíbrio como simetria sobretudo pensada beleza do criador plasmado na criatura manuel beleza estética
é quando a gente vê algo muito belo com uma criança recém nascida a gente não consegue deixar de de afirmar a transcendência das coisas eu tô com uma molécula de 2 semanas praticamente todo mundo que me cumprimenta pelo nascimento da minha filha fala de deus é como se uma prova da existência de deus você não consegue explicar esse o termo biológico nasce um cachorrinho falar legal é natureza mas nasce uma criança você fala bem janeiro você só deus está aqui não foi só que o pai dormia com a mãe nove meses antes e nasceu em
alguma coisa ali que você percebe que é transcendente que remete a uma beleza superior não é bem isso estaria ligada à prova da do arquiteto cósmico por exemplo né bem isso se estudando a questão 2 da questão 3 da questão 26 se estudou deu sono porque deu sono porque a gente sabe que deus também é treino e são tomás de aquino sempre bem organizado como um bom professor santa maria que era um professor de teologia o que fazia o professor de teologia medieval ou na idade média comentava textos canônicos qual é o texto mais crônico
de todos a bíblia então o que fazia o teólogo vejo que o protestantismo começou com isso né do estudo excluiu que desfazer de mais mas sempre foi feito com as teologias produto era professor de teologia onde agostinho professor de teologia que conhecia muito bem o novo testamento e decidiu traduzido do grêmio para o alemão junto com em relação com o seu amigo que nunca deixou de ser católico erasmo de roterdão as cartas de lutero era a junção das coisas mais extraordinárias interessante pra entender não só a relação de 14 importante basta entender o a conversão
moral pessoal radical de lutero que está muito o mandato aumentado com a impossibilidade de fazer com que a coisa boa né eu como ele acabou sul dando uma heresia mundial universal e infelizmente e irrevogável e recuperável é deus queira que se recupere no futuro mas historicamente demonstrou maresias mais permanente não é dizer mais há mais grave do cristianismo a demanda que tinham como vocês sabem é o islamismo é uma alma e também porque é uma heresia que está ariana que negava a divindade de cristo e afirmava a divindade de deus pai um soldado da unidade
da unicidade de deus né é uma exemplo etária o islamismo não reconhece o espírito santo a ação do espírito santo reconhece jesus como um profeta não como deus eram usar e anjo deserto arábico onde surgiu média pois claro fundou a sua religião por assim dizer bem deus um se estudou em várias partes a sua essência a sua ciência ea sua vontade marquei aqui por favor 2.2 e 2.3 porque como a gente estudou o conhecimento que deus tem das coisas ea vontade que deus tem que ter uma pessoa como nós na verdade nós somos pessoas com
deus porque a constituição e porque a gente fala de pessoa humana porque a pessoa humana venda pessoa divina por isso a construção da época fala de dignidade da pessoa humana o primeiro artigo 3º inciso então isso quer dizer que tem uma expressão ideológica na constituição da república numa zona muito bom explicar essas coisas é melhor explica até o mar o de pollo para substituí-lo em poucos anos ela o acordo é o nosso grande jurista tomista aplaudindo de fora dessa de posição ou essa transmissão tradicional não só do basalto mais elevada também dos pima é inveja
de mário lemos espanholas italianas espanholas não leu mário o homem também tem ciência o estudo do conhecimento humano chama-se e tecnologia o homem também tem vontade o que o homem faz com sua vontade esse estudo da ética mas o homem tem o conhecimento e vontade porque ele tem a alma a alma humana se estudar psicologia e um estudo da natureza humana do ponto de vista da sua alma psicológico do ponto de vista do seu conhecimento epistemológico do político da sua ação ético é antropologia bem vindos ao módulo de antropologia do nosso curso tá depois estudamos
o poder de deus poder de deus de criar o mundo por exemplo de governá lo para o bem ea bem aventurança divina depois há toda uma sessão ainda na primeira parte sobre a trindade que nós pulamos porque isso é especificamente teológico nós pulamos senão eu disse que o curso da suma teológica completo duraria cinco anos nesse ritmo que nós estamos o curso filosófico completo que eu proponho durará dois anos veja então que três anos seria só de teologia e dois anos só de filosofia eu disse a vocês também que se quiser a gente continua mais
três anos com a parte tecnológica eu não tenho problema nenhum porque eu não vejo incompatibilidade de filosofia e teologia muito ao contrário agora isso exige como se diz pano pra manga e exigir quilometragem se exige fôlego né não é assim vou estudar trindade a sua teológica rapidinho você vai ter que sentar com calma e arregaçar as mangas e fazer o dever de casa que não estamos fazendo a parte filosófica tá depois nós vamos para a criação e aí nós estudamos a criação de um cosmos que a cosmologia é o estudo do cosmos e o que
é o cosmos é importante para a antropologia e porque o homem não é a vida humana não é como dizem é o não é a lady macbeth é o próprio é um é o méxico é um homem o mundo não é uma uma teia total bayane o fulô sauna ofurô sala porque depois é um livro do do falcão tem filme né ou seja não é uma uma fábula contada por um idiota cheio de som em vazio cheio de som e fúria é a vida humana uma vida aleatória não é uma vida sem sentido não é
não tem uma campanha um acaso cósmico que criou o corpo humano que criou cada um milímetro do corpo da minha filha isabel foi um arquiteto que tem um plano estruturado para as partes que compõem organicamente um todo belo bom e verdadeiro esse é o cosmos o cosmos é o produto de um arquiteto inteligente refinado e por assim dizer de bom gosto estético porque como a concepção clássica de beleza concepção da harmonia na simetria da proporção qual é a diferença de barulho e de música a música é a composição cosmológica dos sons para que eu possa
falar por 2 horas e vocês consigam suportar a minha fala por duas horas eu preciso de um cadenciamento retórico é um esforço por t porque faz parte da minha profissão para que nós possamos escutar uma música que faça sentindo musical que faça sentido cosmológico é necessário que os sonhos se articula e harmonicamente o nome de sua harmonia harmonia da música plasma harmonia do cosmos como é que pitágoras o primeiro grande lance viu essa chave e harmônica matemática a matemática é a linguagem da natureza que permite organizar o tamanho das coisas porque a gente se pesa
porque a gente se mede por que a gente pesa a comida 200 ml duas horas e 15 minutos porque a gente tem um o número vai a matemática número está por isso que eu tenho um ponto 1.1.1 porque não me perco eu só me perco nessa aula porque há um plano harmônico de aula com as suas partes sobre patins sub sub partes tá então a cosmologia implicam uma teoria dicéia o que até hoje séria é a justificativa divina para o mundo segundo o dever de casa ler três livros do antigo testamento sapienciais um por dia
esses livros eu queria que vocês lessem de uma vez só porque eu estou convencido que esses livros em seguida de um de um tapa porque eles são tão ricos tão maravilhosos e você tem que se envolver reserva em umas seis horas para o livro de jó umas quatro horas para o livro do eclesiastes e umas duas horinhas para o livro cântico dos cânticos esses são todos os livros de teor dicéia são livros que tentou explicar se existe deus ou porque existe deus o eclesiastes é um livro ateu na bíblia é um livro que nega a
existência de deus é o livro que afirma o absurdo a vaidade das vaidades a vanidade o vazio você me diz tive um filho o ministro admite ano fala e daí passei numa prova vou casar o noivo há grandes coisas para não falar grandes é mesmo isso não interessa isso não é bom isso não é importante ana lila miguel a e daí isso vou repercutir não tem gravidade isso é como trabalhar você ganhou dinheiro você vai gastar o dinheiro vai perder o dinheiro você nasceu sua filha nasceu ela vai morrer do ponto de vista da eternidade
é um pouco os micos não tomarei a que não tem significado metafísico que não tem repercussão antológica isso é um empresário fica completamente recuperada e segundo livro que me atropelou quando comecei a sério a sagrada escritura porque se está na sagrada escritura seu livro ante bíblico o que acho que a grande explicação desse livro se vocês quiserem do mal feliz da vida se você dirige está a gente lê todos tivessem o pequeno jogam hoje é muito mais difícil muito mais complexo maior nos dois discursos do livro da jsd mas já é muito maior o discurso
do diabo foi uma maravilha também a explicação uma das explicações que se dá porque é um mistério tá na bíblia deus que o espírito santo é o autor última instância mas a uma introdução de uma como se fosse uma fase da vida do rei salomão que ele superou pela afirmação da casa de deus é o que seria da vida se não houvesse deus seria o que me pé diz o que é a vida tereza que seria o que me diz o que a vida seria o que aqueles a personagens do inferno de dante se dizem
ser a vida que maquiavel disso é a vida uma ciranda o que você quer estar na frente que você quer dar rasteira que você quer se dar bem que você quer ter prazer que é o que é nosso mundo diz que a vida sexo drogas e rock'n'roll a vida do mick jagger da qual aquele gato novo série 7 ou para usar uma pauta mais vulgar contemporânea cada vez eu quero mais daquela música se estivesse gravando ela cantaria a lógica é a mesma o risco logo de coco pra mim tanto faz cada vez eu quero mais
e cada um quero mais quero mar quanto mais eu tiver mais carente ao sul quanto mais rico mais pobre bem aventurados os pobres de espírito é mais fácil podem entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus então se utilizaria para dizer não vamos enriquecer não tem reino do céu juntem agulha não tem camelô isso aqui é assim você é um animal tem prazer que tem poder que tem ambição faça por merecer o máximo possível e o que é política o niilismo ativo de quem tem fibra de vida e
manente unionista um passivo é o de plasma de quem renuncia é de que envelheceu e vive o drama de uma é sede de vida de um ancião sem vigor físico que não pode ter nenhum prazer que não pode ter nenhuma nenhum apetite então até o diz é a explicação divina do mundo a partir da bondade do mundo e do problema do mal é mais ao mal no mundo esse é o livro de jó o livro de jó é o grande problema de que um mundo não faz sentido porque um dono fundo é marcado por uma
dor e por um sofrimento inexorável inesgotável inexaurível por toda parte mesmo para os justos o que é pior porque o jogo era um homem justo e satã dúvida da justiça diz o dizendo que ela isso é justo que ele tem de tudo é rico ele é muito honrado afamado reconhecido querido tem uma família belíssima né com muitos filhos o que é sinal de bênção e perde tudo e que moram perto assim perto num drama da própria trabalha quase uma tragédia grega o livro do jovem muitas comparações do livro do jogo através de que eram mais
ou menos contemporâneos ali pelo século 5o 4 antes de cristo tá mas há um livro cântico dos cânticos que explica e justifica o mundo pelo amor o amor que tudo pode tudo espera tudo suporta caridade o peter clift que é o nosso comendador principal desse curso que é um grande fomentador de filosofia e uma projeto cristal que comentou a suma teológica que tem um custo suma teológica que eu no qual me baseio escrever um livro 3 filosofia de vida a vida como o sofrimento jó a vida como na ordem a vida como vaidade eclesiastes a
vida como o sofrimento jovem a vida com amor cântico dos cânticos foi editado pela editora quadrante são paulo nem como dever de casa primeiro os livros vão ler o livro do pt antes de ter lido os livros com energia com atenção a bíblia de jerusalém ou bíblia amarildo peregrino uma boa edição bíblia né nesse caso do peregrino pode ser recomendada porque o erudito que fez do peregrino que o espanhol é sobretudo um vétero é estudioso do do antigo testamento muitas notas embora como venda à espanhola perca um pouco do peregrino ou de navarra completa de
navarra a bíblia bem hoje mas isso e me permito remeter a uma aula que está disponível online como essa estará ao lado do dated série do problema do mal se ao mau como pode haver um deus bom onde potente une benevolente como deus permite que existam mal no mundo deus é responsável pelo mal no mundo quanto os abortos no mundo diariamente contas no a morte de um inocente que na bíblia lista simbolizadas na figura de herodes que é a grande representação do aborto que essa é matar os recém nascidos é só isso porque porque se
então lá eu tenho uma aula sobre a existência do mal o problema da existência do mal que nós vamos relembrar e tratar novamente no curso de antropologia é claro porque pelo expliquei lá existe um natural e nós estamos vendo mal natural nesses terremotos desses furacões mas há um mal moral como nós vimos nesses assassinos de que pega uma arma todo mundo aborda a vida de todo mundo não acabar com a sua vida porque é preciso nenhuma explicação depois animado e daí não acontece nada pior do que nós vimos nós vemos isso é absolutamente estúpida texto
proficiente e se isto perfaz o homem não consigo entender o negócio 10 o único ato por assim dizer prudente você abre o jornal e vi um negócio desse é fechar o jornal e fazer a oração é uma coisa que cabe a fazer não tenho onde anda mais nada isso é de uma é de uma maldade que parece uma maldade radical a maldade radical é aquela maldade que do ponto de vista filosófico é atribuída a um autor que quero mal pelo mau como o diabo acontece que o diabo não quero o mal pelo mal o diabo
quer o mal como um bem poder por exemplo é na aula me referir e eu por ter uma aula sobre isso que eu quero desenvolver depois num conjunto de palestras do cinema é o maltratado na cinematografia contemporânea pelo nas fronteiras que é autor de dog viu que o autor do do milan colhia que o autor do anticristo é o melhor desde ao todo ano agora eu aconteço embora seja um grande cineasta contemporâneo está replanejando esteticamente uma teoria muito importante na atividade do sismo e hostis smo é uma heresia do a lista que nós vamos enfrentar
no curso da unidade psicossomática do homem são tomás é um pensador católico é um pensador ortodoxo é um pensador da unidade corpo e alma intelecto e vontade sentido de inteligência que são os três nomes que nós vamos ver o nosso curso e já introduziu hoje opinou o antropólogo corpo e alma nós temos os dois indissoluvelmente sentido de inteligência na epistemologia e tem três e vontade intelecto na ética e tem quatro tá ora se o mundo é marcado por essas duas cidades vejam dualidade se distanciam esse dicotomia isão se tornam do animismo se você diz o
homem é só espiritual erro espiritismo do espiritismo o homem só espírito de copa eu saio para análise como é passar se comprometeu como o corpo no respeito mostra você vai reencarnar em assumir outros corpos escorpião é importante ontologicamente espiritismo espiritualismo não foi um kardec no século 19 que tem essa idéia ele mesmo sabia disso ele refere-se a pitágoras platô o time pelo tratamento mas não só pitágoras o patrão tinha essa idéia errada uma série de outras religiões orientais e médio orientais da qual provém a filosofia e nós no ocidente conhecemos a partir dos gregos principalmente
o só fico é o fiz mas a religião reencarnacionista da atividade button é um off pitagóricos mas os órgãos primeiro veio a doutrina assim um pouco é como no touch mutandi resguardadas as devidas proporções aconteceu com uma seita centros de não ter religião oficial cristã que surgiu no império e de repente os grandes intelectuais por exemplo justino de roma intelectual platônico faz essa seita e meio maluco até aí eu quero que eles se reúnem comem se beijam se abrace dizem que o irmão do outro para aí que negócio é esse negócio faz sentido olha e
tem mais eles acham que a segunda pessoa que encarnou se é o novo novos eu quero razão busca eu vou estudar um pouco esse comércio se comete com argumentos e disse que o cristianismo é a consumação do planeta ea mesmo o cristianismo é a consumação do planeta até chegar um santo agostinho já é o grande intelectual da sua época que se converte o catolicismo explica df definitivamente na época hora veio os pitagóricos que são esses aceita até chegar um perdão veio só físicos como os cristãos até chegar o pitágora quer um grande filósofo parece negócio
faz sentido nesse negócio faz sentido intelectualmente deixa eu te explicar e um desses pitagóricos deram certo platão aí ah eu sou gaúcho da religião ó fica agora platão é um religioso ó fico é isso que o moderno não quer ver mas não quer ver porque é uma venda nos olhos lei qualquer jogo de plantão você não encontra a deus deuses almir mortalidade se você encontrar nos jogos platônicos né aos padrões não inclusive ele só tem uma coisa muito grave na sua teoria as histórias não reconheceu a imortalidade da alma o erro gravíssimo foi um dos
maiores filósofos todos os tempos não foi o maior filósofo do tanque e reconhecer que a alma em material mas ele não conseguiu inferir a sua imortalidade é um fato filosófico a gente vai começar a ver hoje é claro que a alma imortal isso é absolutamente cognoscível pela razão antônio creia que a alma imortal porque eles revelou assim os judeus os cristãos entenda porque a alma imortal tá então um cosmos que ele é composto por partes a principal diferença cósmicas a gente pode dizer assim a principal diferença ontológica é entre substâncias extensão espirituais e substâncias materiais
e por uma substância uma substância que é psicossomática que é anímico corpórea quiser falar tinta você com sua marcha grega anímico corpórea lá tinha uma substância humana uma forma humana composta o corpo e alma somos nós quando fala o meia falando humano do méxico com ele lá no inglês não no sexo masculino tá então vejam que eu pulei na no módulo passado na aula passada inclusive a questão 65 que é a questão que trata no contexto da criação do mundo da criatura corporal essa questão com a qual a gente vai começar na próxima terça a
aula que vem vai ser a partir da questão 65 é o ponto de partida para entender essa dupla dimensão e também tudo que existe tudo que existe ou é só corporal ou é corporal é annie animado ou psíquico tá muito explicar o que eu quero chamar de anímico ou psíquico tá anímico e tem alma psi que têm disse que tem alguma coisa a e o que só tem algo por assim dizer a inteligência pura a inteligência separada é o anjo anteontem e ontem foi o dia dos santos anjos da guarda ontem o dia litúrgico dessa
figura fundamental na espiritualidade nós estudamos os anos não isso é problemático um pouco problemático porque agentes alta mas 10 questões os grandes estudiosos e usar a grandes estudiosos desse curso vamos lei essas questões e mandando perguntas no meio da semana se não faltou estava 50 a próxima 74 né eu tô aqui há 62 sejam esse é o aluno esse aqui vai me superar esse que vai longe ele calcula b tendo 14 questões aí pra ver se eu parar de ser ignorante ou lesões e vejo que isso não é impossível está o meu objetivo modesto no
curso é ensinar vocês a ler em suma teológica por vocês mesmos coisa que uma hora faz muito tempo o procedimento aqui criamos amigo lucas andré felipe conseguem ler a sua teológica tanto quanto ou melhor do que eu basta ter os comentadores engenheiros instrumentos filosóficos a então leiam ao tratar dos anjos são tomás é tão extraordinária mente bem sucedido na sua geologia que é chamado de doutor angélico doutor da angiologia como essa coisa que ele mais bem entendeu e a chave para explicar a mariologia que a minha disciplina favorita você pode ter na teologia é que
é o mais gostoso com a liturgia gosto muito também tá bem ele entende o papel de maria pela saudação já entendi fecha tá e aí a gente chega no homem antropologia corpo e alma das questões 7578 epistemologia e psicologia das questões 7993 o governo devia nós não vamos estudar e isso encerra a primeira parte da suma teológica quando nós acabávamos da psicologia nós vamos parar a ética está já na segunda parte a segunda parte da suma teológica tem duas partes isso confunde um pouquinho tá tenha primas e conda e às segundas e konder a primeira
parte da segunda parte ea segunda parte da segunda parte está a primeira parte da segunda parte é toda dedicada à a ética o que nós vamos ver a felicidade vontade bem mal amor virtude e o que será um sumo módulo espero bastante profundo direito ou lei dentro de todas estudar porque eu e muitos outros aqui também se afeiçoam pelo direito ou trabalha com direito a um corte do direito eo famosíssimo tratar são tomás de aquino sobre a lei lei positiva a lei natural lei divina ea eterna a quádrupla dimensão das leis e depois já na
segunda secom de é muito famosa estão as sete virtudes fundamentais terceiro dever de casa pra quem quiser leiam o livro de yusuf pé as virtudes fundamentais quem não souber alemão lá espanhol help tá editora real não um treinador de seleção dos livros que têm o sonho de trânsito editá-los encontrariam as virtudes outras entendem sonhos obra estudos humanas ou só de virtudes teologais né para você ter uma idéia eu conhecesse livro estudando uma obra do papa bento 16 em um retiro que ele pregou sobre as virtudes imagina um teólogo do calibre desses bem 16 usando o
livro de um filósofo uso fica pra falar das virtudes teologais da fé esperança e caridade e articular as virtudes humanas da temperança fortaleza prudência justiça qualquer palestra cantor eu falar das virtudes humanas porque do palestra para homens né e se a palestra foi de ética você não tem como fugir disso eu posso não saber da palestra mas que pra qualquer coisa califado as virtudes humanas não tenha dúvida disso né esse mundo joseph p é o melhor tratado das virtudes que existe pouca plantonista depois da segunda a segunda então aí se você quisesse pedir uma recomendação
de um único livro de um único volume por assim dizer ah eu diria segunda a segunda da política filosofia moral está já porque a filosofia moral e teologia moral filosofia moral das virtudes humanas e teologia moral das virtudes teologais da fé esperança e caridade ok excelente era o que eu queria uma hora introdução e o contexto geral da suma teológica depois da segunda secom de ver a terceira parte até ser a parte dedicada a cristo que é quem você acessa ou com quem você se unir ou quem você abraça em quem você crê aqui a
quem você espera e quem você ama nas virtudes teologais e cristo não só se fez carne e habitou entre nós mas está vivo nos sacramentos da igreja sobretudo na eucaristia o que era o grande sacramento de que é o grande sacramento que é o sacramento do sacramento o sacramento da caridade é a fonte fundamental de todos os sacramentos é o próprio corpo de cristo corpo alma e divindade na substância divindade ora são tomás de aquino é o grande teólogo que consegue explicar filosoficamente a eucaristia pelo conselho de trânsito substanciação e santa maria aquino é o
autor do grande ímã eucarístico o adoro te de volta e é autor da grande liturgia da missa de corpus christi que é um dos 44 isso representa sempre às quintas então cristologia e teologia sacramental e isso vejam ele morreu e não concluiu essa obra e quando bem é como são francisco são as duas grandes os dois grandes como se diz na época diante disso na no paraíso o quartel os dois sóis são tomás de aquino dominicana san francisco em nossas caras né quando esses homens morreram lixo bunda né não sabe fazer você tem alguma dúvida
que era o homem que estava na última morada quero já estava tanto os estigmas e quando são tomás de aquino morreu gera muitos abrir muito famoso eles eram bem agora vamos esperar que a dos milagres se você quer outro milagre além da suma teológica sempre tem que ser lá e depois da morte mas isso aqui de algum modo do ponto de vista intelectual e tecnológico é miraculoso tá ótimo e temos então ea obra de tomar jacquin você pode se tivesse que introduziu ainda mais vejo é uma introdução muito uma introdução muito é direta é composta
por questões disputadas também como as questões deputados sobre a verdade a questão deputada sobre a alma que são muito mais analíticas e profundas o queijo mini questões disputadas a suma teológica cada questão deputada é um diálogo socrático que é um diálogo socrático eu vou e confronto alguém e pergunto alguém sobre alguma coisa que a pessoa reputa saber o que comprova que ela não sabe eu vou e futuro você sabe desejando começar e contínuo da imagem são tomás de aquino vez começar com uma pessoa que estava de religião ele ia simplesmente só que era muito doce
e não era irônico como sorte porque só a 0 no olímpico ele apela para a inteligência das pessoas e de algum modo debochava dos sabichões são tomás de aquino e seria um pecado contra temos agora um pecado de soberba quanto à humildade intelectual quer se colocar aprender agora que são tomás de aquino queria aprender com qualquer outra pessoa era uma pessoa que só aprende quando estoques com a bíblia agostinho e não tinha praticamente ninguém no seu nível santo alberto magno né que era o seu grande mestre um grande incêndio na época logo percebeu que são
tomazina maior do que exatamente aqui é realmente o topo da inteligência humana não só teológica mais filosófico é eu estou absolutamente convencido que vão da manhã aqui não é o maior filósofo de todos os tempos e só tá nem eu estou reforçando isso cada vez mais porque mais do que santo agostinho em muitos aspectos é um filósofo e tem respostas para as nossas questões atuais bioéticas políticas quer dizer que é uma bíblia dogmática que a gente havia respondido não a gente faz como john finney faz com o mec e cantar eu faço como o jornal
dá ênfase a gente vai pensar o chef tom a partir de então já são tomadas aqui questões atuais por isso essa filosofia considerada a filosofia perene se você é permanente a filosofia definitiva porque ela recaptura no sentido filosófico que é recupera toda a história da filosofia antes dele numa síntese não é o resumo uma ordem compacta e que integra os opostos do ice corpo e alma conhecimento empírico conhecimento racional né vontade intelecto ele não é nem voluntarismo nem intelectual lista e nem espiritualista nem materialista ele vai sempre organizar eu escrevi um artigo para o jornal
essa semana o filósofo do equilíbrio no uso da palavra síntese o filósofo da síntese que a palavra certa para não confundir com síntese no sítio de resumo e nem confundir com certeza um estilo campeã no brasil porque o nosso equilíbrio equilíbrio os opostos ele para o meio da gangorra está brincando com a banda ganhou uma vez e depois me arrependi porque tentou fazer com que essa médica eu falei filho a brincadeira go perdeu a graça agora a idéia é se equilibrar no meio eu nunca pensei que ela fosse querer fazer de imediato logo depois ela
foi quase ela cai não se equilibrou ainda tá mas é sempre essa galera em cabeça gorda é ficar no meio eu não posso qual é a coisa o herético faz no sentido teológico ele corta enm lo no meio pega um lado é fácil o difícil é equilibrar o amor e às vezes além do equilíbrio assim em um pouco mais um lado um pouco mais por outro o que não se pode fazer pelo meu irmão fazia que ela me deixou de castigo lá em cima porque sempre foi macho pesado e mais forte os modernos então rompem
com a síntese tomista num gesto intrinsecamente reducionista o que é o reducionismo é reduzir a complexidade de uma com uma proposição do al para uma de suas partes olha é muito difícil pensar o homem com o corpo e alma vamos pensar mas só com o corpo vamos pensar um homem só como a alma muito mais fácil diz press o corpo despreza alma é muito difícil pensar o direito como lei natural e positiva vamos fazer o seguinte vamos pensar direito só uma lei natural erro só temos aqui um disco já é intrinsecamente lei positiva e intrinsecamente
tomada aqui o primeiro positivista nesse sentido dizer a lei positiva em em seca ao direito à autoridade política do estado estado sem lei não está só tenha dito agora lei é a participação da razão com o seu vínculo ao tocar um pouquinho de direito pra cuidar da sua vida essa famosa definição de lei na questão 90 tá então eu tenho nojo naturalismo moderno só direito natural eo positivismo moderno direita só lei positiva e assim por diante será tomada quinta sempre um ponto intermediário que diz é verdade que ela disse é verdade que ele disse e
veja que a maior parte dos conflitos sociais dos conflitos morais e das questões os dois lados têm razão dois irmãos que brigam os dois têm razão marido e mulher brigou com os dois têm um pouco de razão nunca tem 100% razão e outra em 0% existe porque a realidade é composta por pólos opostos que busca composição essa composição harmonia tensa tensa porque muitas vezes não é fácil o herege se lo teológico curta raiva existe corte em grego o herege corta uma parte fala sola fibra em solo a escritura sola graça ele faz só a graça
do que não consegue comprar só a fé ea razão só escrituras em a tradição só a graça sem a ação moral entendendo o católico fala fé e razão o réu era já fala só fé o católico fala graça é ação o herói fora só graça o católico fala escritura e tradição com ela fala só escritura é esse só que resolve um problema mas resolve cortando um braço cortando uma perna ea gente acredita em duas pernas tá então nessa ideia essa mãe é uma chave mestra do pensamento tomás de aquino segundo o nosso comendador peter clift
é o filósofo da síntese do equilíbrio é o filó a igreja falar ou ou ou corpo ou alma que é o do a 'lista reducionista tipo da modernidade então de kart o seu racionalismo que afirma haver uma substância extensa e uma substância cortante a aula na substância pensante e ocorre uma substância material cursos tem 22 anos o racionalismo o materialismo aí vem um perito pista locke no final é só em perigo o conhecimento é cara e conhecimento em perigo mas não é só em perigo é claro conhecimento racional e intelectual mas não é só racional
e intelectual são tomás de aquino então ao invés de usar a propôs a preposição de alternativa exclusiva alternativa exclusiva é ou você joga futebol às terças à noite das 20 horas ou você estuda filosofia não dá pra fazer os dois ao mesmo tempo você vê depois as aulas não se pega a atmosfera ela a atmosfera da oralidade da personalidade que vige nessa sabe nesse ambiente moderno fala uta mais fala corpo é a alma daqueles que o tomás de aquino é o autor da proposição aditiva intelecto é vontade nessa matéria e espírito então vamos ver sinteticamente
um panorama do nosso módulo aqui o nosso plano de aula a antropologia então vai estudar o corpo ea alma o plano de rota de entrada perto de bater não tem mais deveria ter uma mesa aqui o tipo de licença então é claro que esse plano estará no site a cada minuto quando foi publicado também eu posso mandar lhes por whatsapp meio de imediato qual é o ponto de partida é a alma isso que é importante o ponto de partida do estudo é a alma e o que a alma ao meu primeiro princípio da vida a
alma é um princípio vivificante está a alma é o que dá vida aos seres vivos sem alma o ser que tenha vida está morto como a definição de vida vida é movimento da alma o que está vivo móveis porque tem um princípio motor este princípio o motor é a alma é o que dá algum tipo de movimento qualquer que seja o movimento e veja por causa disso o biólogo o botânico o zoológico aristóteles reconhecia que as plantas têm alma vegetativa e que os animais têm alma sensitiva mas que os homens também têm uma terceira calma
não dizer um tipo de alma é só uma vez ter brasil já terminou o gestor técnica que não são três almas são três faculdades de uma única alma faculdade sensitiva faculdade repetitiva ou o vegetativa e faculdade intelectiva o homem tem uma alma racional que é o que nós estamos utilizando agora vocês não poderiam estar sentados calados escutando uma série de palavras encadeadas em orações encadeadas em proposições encadeadas em conceitos filosóficos distribuídos um plano de aula se você não tivesse aumentado actual se aqui estivesse o meu gato um cachorro cachorro está assim olhando pra gente sem
ter a mínima idéia está cheirando ele está escutando mas ele não ia poder decodificar as palavras e dizer agora é antropologia começou nessa vamos lá saiu da teologia vamos propor hoje mas só está tendo toda a alma dele a alma dele e alma já tem um bebeto o famosíssimo já tá alma vegetativa sensitiva e intelectivo e vejam que há uma hierarquia aqui era fim que o segundo tento do que o primeiro tem mais um pouco e que o terceiro tento do que o segundo tem mais um pouco um vegetal telma sensitiva tá mas ele não
interage embora haja sem nenhum falso misticismo uma espécie de interação possível com as plantas porque elas têm alma vegetativa a sala planta por exemplo assente o vento ela se vira para o sol girassol por exemplo tem uma elas exalam cheiro recebe um animal agora é diferente de um cachorrinho que abana o rabo eu sempre contestaram que ela é realmente uma história engraçada um desses filosofamos que o ponto poderia mudar para o rio passava o dia inteiro estudando ea minha mãe chegou lá pra arrumar a casa acontece com as mães bondosa que vão arrumar a casa
dos filhos não só estudando no exterior paulo também morou em são paulo passou por isso imagina ela falou que tem uma planta que era gaza foi maioria condição essencial desta casa livro é só isso que eu preciso prosseguir passei dois anos 20 ela controlava a planta quase morre e vem um vizinho nem saiba que essa planta morrendo porque quando não fala com ela ele foi ter uma conversa com ela rodou tarro motivo a terra tocou terra no quadro bo e arranjou local dela e ela realmente ressuscitou não é verdade e ets tô pegando um amigo
pode comprometer com sua depressão é sinônimo de amizade ela foi com a amiga dele do vizinho que passar bateria porta pra falar com a planta na segunda vez não tem de mágico em que ela estava foi encontrada perto pode falar com ela pela janela mas enfim há uma sensitiva é diferente uma pedra a planta o que importa aqui é porque a pedra não tem alma com a pedra você não pode falar nesse sentido interagir vejo que isso é uma antropologia fixação é uma prova europeia quando eu digo que há a planta fala para de fato
a planta inter age o cartel de uma moça muito um museu do café muito bonita as rosas não falam pra queixumes rosas mas que bobagem de rodas não fala as rosas exalam perfume em roma onde tira isso daqui é maravilhoso tem que tocar essa queda na próxima da otan não isso é normal da poesia metaforiza serys não personagens sejam personalizados como os animais mas ainda anima a contaminados já pode falar até mais diretamente porque a interação com os animais é muito maior vejam que estou dizendo é vai ser muito importante porque um homem olha para
baixo para o animal o homem olha para baixo para o vegetal e mais ainda pra baixo pra pedra mas ele também foi olhar pra cima ele olha horizontalmente para outro homem mas ele pode ir pra cima que é para os anjos e principalmente pra deus à virgem acima dos anjos acima dos anjos então isso é importante para onde você vai olhar e isso vai determinar a importância relativa da vontade do intelecto comparados uns com os outros são tomás de aquino resolve a grande questão do intelectualista do voluntarismo intelectualista grego e voluntarismo hebraico na síntese perfeita
que diz que depende o outro objeto que você olha haverá uma precedência do intelecto sobre a vontade da vontade sobre o intelecto como nós vamos ver a parte 4 da aula lembrando que a nossa tem duas horas e que nós vamos portanto cumprir o arco mesmo teremos começado um pouco depois do horário se nós começamos às 8 30 e vamos tentar afastar as 10 30 e por isso eu conto com a generosa compreensão de vocês está porque é é a todos é muito boa mas ele trouxe de uma característica a gente pode sair trouxe ela
pode ser um redemoinho como já estou no modo experiente nesse discurso viveu há interesse é só hoje ou seja na próxima ao japão já em trânsito não fique dez aulas de introdução não quero isso tá bom vamos lá é vegetativa sensitiva e intelectivo nós vamos ver o que faz cada parte da alma isso é muito importante para a dimensão moral principalmente porque a dimensão moral ea dimensão científica ou tecnológica é uma articulação da dimensão sem incentivar intelectiva tá você tá bem alimentado tá é claro que pra comer você tem o fato para dar né claro
mas depois que você come é com você com uma planta está digerindo a digestão é uma gestão no animal a sua gestão a sugestão de gestão vegetal por assim dizer por que por que você não usa os seus órgãos dos sentidos trad gerir você usa pra comer e isso é muito importante vejo que comer a cama ea mesa são os atos fundamentais do homem são os atos biológicos o homem que derivam os primeiros pecados capitais fundamentais da gula e da luxúria que é exatamente a concupiscência da carne do olhar que dirá são joão na primeira
carta além da soberba da vida são os inimigos que é o príncipe deste mundo é são a com o a concupiscência da calha concupiscência dos olhos ea soberba da vida está ligada à nossa dimensão biológica básica nós possamos comer pelos perpetuar vivos e nós precisamos usar a cama para perpetuar a espécie e por isso que é tão fácil e raiva é usar errado a caminha mesa é por isso que é muito fácil a luxúria ea confiar a bula e vejam que no nível primário gula e luxúria estão ligados à nossa forma é animal de vida
porque porque nós usamos a os órgãos dos sentidos para usar pra no caso da da mesa principalmente o paladar no caso da cana principalmente o tato genital obviamente tá pra vida pra vida animal mas essa via também é vegetativa a vida vegetativa uma vida completamente involuntária completamente espontânea natural e orgânica a vida se tima e portanto só se dá numa dimensão é material numa dimensão do corpo com o próprio corpo tá a vegetativa só se relaciona com o próprio corpo ela não é surpresa em si a vida vegetativa a vida sensitiva tem uma distinção vai
estar subindo ela se distingue com onde ela se relaciona com outros corpos eu posso pegar o copo o copo ambiente diferente de mim roberto é um é uma pessoa diferente de mim mas eu posso considerar o beto como um corpo ou bege com uma pessoa corpore única o que que é por exemplo a prostituição a prostituição é a objetivo ficar são de um corpo humano o que alegam os defensores do aborto de que o embrião é até um corpo humano mas não é uma pessoa humana por exemplo um dos abortos mais famosos pechinha investigando mas
defende o aborto infanticídio não é que vocês usam alegando que é um corpo humano tarde um corpo humano do ponto de vista biológico mas não é uma pessoa humana digna de direitos como o da vida porque porque ele é uma pessoa humana racional porque não tem vontade intelecto sookie atualizados por isso que o ps é o mais coerente do sabor desenvolver play defende não só o aborto mas o infanticídio qual é a diferença qual é a diferença entre o embrião e um bebezinho nenhuma não tem a mínima dimensão intelectual desenvolvida e moral desenvolvida atenção moral
claro expressa por pouco uma derivação lógica do amor porque senão tecnologia abortiva como é que eu faço eu espero mas é claro mas é uma coisa que você até dois anos e de repente a 500 16 em cancún sim alguns deles fazendo isso e muito além alguns nem 34 porque em tese haveria um começo da vida racional que é a vida humana como se a vida é sensitiva ea vida vegetativa vida associativa não fosse vidas humanas já a gente vê isso com muita calma vai fazer uma grande incursão com a ajuda do heber do marido
lucas do android estudiosos de bioética que os quais é muito orgulho e com o esquadrão tanto aprenda a gente a fazer incursões específicas nas consequências do a 'lista na arte contemporânea 4 dever de casa é mais difícil bari self do alentejo em contato é feito em paletes robert enke jorge eo le le o jorge é um aluno filmes dos mais eminentes da contemporaneidade do pessoal e por isso que escreveu este livro que é uma pérola o teor desse livro eu fiquei encantado e tudo adiantamento financeiro bares heldon a lesão.o do ar dias um corpo e
alma na ética na política contemporânea e daqui você como é que tantos erros jurídicos tantos erros morais você acha lindo a prostituição por causa disso porque o corpo não é intrínseco à sua personalidade você pode usar o seu corpo a ter prazer de trazer a sua alma você pode mudar o seu corpo porque você é mesmo a sua alma por isso que não existe sexo biológico este gênero psicológico o corpo não é constitutivo nome não ser sexuado um homem é alguém que tem um gênero psicossocial como ele é um gênio psicossocial depois mudar de sexo
e transgénero né então o gênero psicológico é mais importante é é o verdadeiro self em relação ao corpo sexuado então todos essas distinções entre corpo e alma geraram grandes aqui no sentido filosófico que são heresias gnóstica e o próprio jorge não nesse livro vai a avançar vai além e diz claramente isso até porque os pingos nos is isso é neo binoti sismo e aí o feminino é muito importante embora o filme não fosse tomista mas embora registre nas suas reflexões autobiográficas que essas conversões intelectuais dependerão as suas várias conversas pessoais de poder entre outros a
letra dos autonomistas os sete anjos o gilson entre outros e se dizer cristãos em igreja tinha essa é luterana de informação por isso que ele fez à brasília foi um problema a meu ver do do filho pois não berto um exame mais detalhado sobre algo sem dúvida as próximas aulas o fez a partir da próxima parece que o tomatec ele vai partir diretamente todo mundo dentro é exatamente isso aí gostaria de saber o momento mas ele queria saber se o tomás de aquino ele acaba facilitando nesse hospital onde estudam o mercado só se limitando quero
todos falou detalhe um pouco o lyoto de baleia e agora estou construindo um álbum uma marca excelente pergunta abertos eu disse há pouco que o método de trabalho do professor de teologia tomás de aquino era comentar textos clássicos o mais importante dos quais a bíblia ao lado dela a tradição da igreja patrística sobretudo santo agostinho e os dois filósofos o mais importante dos quais aristóteles essa fusão ou bertos pode ser considerado uma síntese maior que aproveita praticamente tudo der históricos e o helleva parar porque a revelação bíblica não deu então em alguns aspectos ele vai
à lei mas em muitos aspectos o beque quando eu fui a razão sem razão só fé essa razão ter o pato tem razão a razão e fé de pedro está vindo ou só fé o que estás acertou ele engloba totalmente então muitas vezes a melhor maneira de estudar stories é estudando seu maior comentador tomás de aquino eu disse que tomará que escreveu suma teológica escreveu questões disputadas escrever pequenos tratados teológicos compêndio de teologia por exemplo marmaris positivo como a explicação do credo a explicação da maria o comentário dos evangelhos comentários bíblicos comentários dos salmos comentário
das bem aventuranças e assim por diante mas comentários também de aristóteles o comentário completo linha por linha da ética nem como linha por linha da política linha punido de onde você é completo tá precisando confirmar mas do dna da metafísica e isso era um estudo preparatório estava de cor a gente que vem com a abnt querendo dizer onde estava como diz o filósofo vai lá até lá é você ver da biografia ele tinha obra não tinha obra estava de cabeça né não é uma paráfrase ela estava de cabeça às vezes a paráfrase também não tem
problema pode ter uma diferença fundamental o freiburg esse é um dos melhores economistas que têm embora reconhecesse que a alma era imaterial e não reconhece como o tomate ea alma sendo intelectual não depende de um morro corpore para escrever a sua intelectualidade é exatamente tomás de aquino vai demonstrar isso é um pouco complexo de favelas e logicamente não chegou a 1 em virtude dessa intelectualidade fácil porque há uma materialidade e tomate vai falar da imortalidade é você açúcar sendo que até um determinado momento ele vai fazer a partir daqui só relação inclusive chegou a dizer
que a alma precisa de um corpo para que ela esteja na sua integridade ecológica exatamente aí vai falar da ressurreição escola e deixa claro que isso é um homem não é um anjo num corpo do animal é isso que tem que entender obrigado você falou que embora todos reconheçam que a imaterialidade isso sim a 100 por cento mas ainda vincula muito não é tomás de aquino vai vincular um pouco de seu estado natural está natural de corpo e alma sexo se complementa com a alma precisa do corpo tomás de aquino vai ter ao ensino corpo
para imprimir a estudante povo tem despertado as menores todos na história da escola um bem de você isso vai dizer isso só tomada aqui vai além disso olha animalidade sensibilidade ok preciso de algo forró racionalidade mente ou intelectualidade é é um agente vez com calma isso não é dentro não é não é um não radical porque senão é recalcada feita que ao tudo vem do corpo isso impressiona a eles o técnico é só tomar já que ele é considerado empirista moderada porque afirma que todo o conhecimento parte do corpo mas isso só pra tentar organizar
o cara falou tá certa a gente vê com muita calma porque a dimensão intelectual da alma é uma dimensão espiritual como é a forma do corpo a alma também subsistente ao corpo por isso que pode haver a morte e por isso que pode haver ressurreição da carne a idéia é isso eles tocam com cigano já feita que é um certame do corpo ela fará os jogos claro mas sim se ela não precisa intelecto mesma potência não há intelectuais fala não precisa de um órgão ou por isso ela sobre quando o homem morto por isso ela
é imortal substantivo em material dessas três características na página 2 do item 2.2 aristóteles percebeu com clareza que a alma e material agora e não conheço e não conseguiu perceber que ela é subsistente imortal tá isso aqui é difícil isso aqui vai exigir um pensa que a gente já viu isso acabei o plano já sei tudo ambiental a gente vai ver com calma pois não botelho há exatamente muito bobo ter perfeitamente o roteirista muito precisamente e arguta mente pontuando o principal erro do a lista tem dois erros do analistas o anji sindicalismo e o animalista
um que diz que o homem é um anjo num corpo do animal e outro que diz que o animal tem uma parte angélica os dois são erros o erro de platão é dizer que um homem é a sua alma e que o corpo ea prisão da alma como dizer um só físicos e que portanto a missão religiosa que ele converteu e transpôs para a filosofia é libertar-se do corpo por isso os gnósticos defende o suicídio hoje nós fala bem olha só a minha alma imortal ter certeza disso o meu corpo essas bobagens negócio como tenho
fome que eu durmo tenho sono que eu vou cansar do que isso aqui não serve pra nada deixa me matar logo que eu vou sair pra parte boa porque é essa aqui uma prisão cavernosa a cara é uma etapa da caverna todo mundo sabe isso a metade da carreira na metáfora agnóstico pitagórica a cabeça no lugar de iniciação à saída da caverna na sua acepção religiosa é a morte a saída do corpo é a espiritualização plotino se envergonhava de ter um corpo e proteína não gostava de nenhuma atividade que envolvesse o corpo com o comer
como dormir como andar é como se ele fosse um longe errado achar que o monge é assim é ético acha que o bom jesus mas como se o nome for sua alma só espírito como se a purificação a 7a cristã e vejam a uma tendência ética de espiritualismo monástico de espiritualismo de purificação que nega por exemplo o valor do matrimônio pela consagração do da virgindade consagrados e leigos celibatários você pega um grande historiador da antiguidade como o grande jogador do santo agostinho pe johnson do pedral peter brown é um conselho do maior ganho chegou se
a pergunta é muito boa o ptb não tem um ter chamado é o corpo na antiguidade cristã sua história maravilhoso com base em agostinho principais do filme em português de todas a de passos isso é importantíssimo pra entender é o maior e consegue os maiores de 12 anos no jardim antigo até a queda do império e o começo do primeiro século da era cristã você vê um historiador de pintura de veneza de de destreza radical no material histórico mais dinheiro teológico é esse é o problema então você não souber mas ela vai falar por temporal
deixa conversar contigo tu és um grande historiador mas ninguém duvida disso mas olha só por sabe que uma coisa é a tendência santo agostinho afirma com todas as letras dignidade especial do celibato que cristo era ser de batalha e todos os que querem e não viver a vida cristã radicalmente o próximo ao senhor renunciam sexo isso sempre foi e sempre será a igreja reconhece especial dignidade do sacerdócio e do celibato apostólico escatológico porque no céu não teremos corpo sexual não teremos esposa não teremos filhos no céu tá cá o sacerdote à virgem consagrados que não
seja batalhas em geral para antecipar os calórica mente a nossa situação no céu tá essa é a doutrina ao mesmo tempo que diz que o sacramento do matrimônio um sacramento ora diz deixar muito claro são paulo diz que são paulo faça esse é o meu caminho mas é melhor casado quebras arce mas o caminho de são paulo é o caminho dos prefeitos a não a perfeição matrimonial claro que a perfeição matrimonial possível para quem tem vocação matrimonial agora vejam só a purificação do corpo não é um abandono do corpo é espiritualizar o corpo e dá
o corpo a dimensão que é a dengue ea dimensão para macs área onde mesmo que ele perdeu com a queda porque quando o que plantam tem razão e que o cristianismo é o platônico percebeu é que o corpo escraviza a alma é que o nosso pensamento é corpórea que a gente é materialista a gente anda são os amores que bater um ponto que eu mais gosto quero voar como um anjo mas anda sobre as quatro patas você quer ser um anjo não quero ser subscrito alisados e ano em 4 patas um quadrúpede é difícil você
vai ter que andar com duas pernas com um homem para depois levar seus céus como lançar algum gênero no mundo como os anjos porque não tô né e realizando aqui trazendo aqui olha o que alguns consideram o corpo - mas não desprezam corpo mortifica ou carne modificam o corpo tá que ali a prática do jejum tem um homem que não jejua não dá o corpo que ele merece que é a submissão se você não jogo não começou a vida espiritual você já tenha vida biológica você consegue imaginar um cachorro jejuando não mas o nome em
jejum é por isso que as três horas de nosso senhor ali no sermão da montanha é um plano de vida do cristão lá é jejum oração esmola em segredo a cabo é isso aqui e isso é isso aqui é a voz em escutas 8 bem aventuranças nós bem aventurados os pobres de espírito bem aventurados os que choram bem aventurados os que têm sede e fome de justiça bem aventurados os misericordiosos bem aventurado os mansos os puros os pacificadores e os caluniados injuriados e deformados e meu nome aqui é muito bem aventuranças tá legal que isso
aqui ninguém que é isso né porque se você que viver de outro bem aventuranças você acaba sendo caluniado injuriado informada por todo mundo nesse momento caramba eu não acho que quando você vive a vida espiritual você analisa quanto mais 15 uma coisa radicalmente importante é inevitável que o escândalo velha mas ai daquele porque em um escândalo vem isso é que é importante buscando virar assunto não falar mal de você vai me chamar de carola de piegas de dizem que de primeira de padre padreco de bigardi não sei que isso vai acontecer um redondo ridicularizavam sei
por que vocês seguiu acredito que você deve cultivar mesmo assim a vida bem aventurada e aí quando você tem vontade de trabalho como eu vivo a bem aventurança essa vida de pobreza de espírito essa vida de choro essa vida de que aconteçam esta vida de justiça de sede de justiça essa vida de misericórdia jorge misericórdia essa vida de mansidão de pureza de pacificação e b canonização dos outros ela chama de sempre o jejum olha aí oração esmola no segredo dessa ferramenta mais importante deixa contudo brasileiros amb que entra pela esquerda ana jorge não faz assim
como os fariseus que se deixam desfigurar os rostos e põe de cinzas na testa pra região anda que não lava o rosto tira cinza porque assim a expressão pública da nossa ajuda para o mouse 22 o azarão isso dos judeus então botei o que acontece no chão e hoje se você quiser dar uma aula sobre isso também mostrando pensamento que eu conheço que até o fim do mês santo agostinho foi alô provar aluno do aluno de bottinelli é o prato único isso havia os que desprezavam os corpos o grêmio nunca desprezou o corpo porque senão
seria uma contradição cristo encarnou o mistério que a torcida gostar da encarnação de deus que se fez carne por isso as energias arianas às vezes jesus não tinha corpo essa é uma energia muito forte na atividade ele não morreu na cruz é um fantasma era só uma alma ele não sofreu como eu jogo sofreu como como como é que é jesus pediu jesus chorou só o sangue que quer alguém que simone exames já podia naquele momento ele também é importante então se jesus não tivesse morrido ensino porque a cruz acusa o suplício máximo do corpo
já tenho sede das palavras lado da cruz né então purificar o corpo não é desprezada lo esse foi um dos grandes erros não platônicos da atividade o que é mais interessante é que a modernidade volta com as heresias gnósticos diz o homem socorro ea alguma parte do corpo ea alma vem de libido olha o pam erotismo floyd ano tudo na questão sexual a uma sublimação do corpo dessas funções eróticas de vida de bebê que é amar que a união sensitiva e daí como não pode é castrado pelo pai que dorme com a mãe ea criança
então instaura uma a interdição super egóica do pai que a norma que é o limite que a proibição mas algo no fundo ela é livre de nós até no imd se ela puder ela dorme no pai no caso da eléctrica ou do médico só um menino então a gente vai ter mais um carro mas eu pergunto é maravilhosa manter porque esse é o erro mais grave por isso que de cá é plantonista quando é caro fala alessi cogitamos alma resistência a cor como duas substâncias e instaura do alívio moderno ele está repleta organizando embora tenha
estado com os jesuítas quer ortodoxo paulista nesse caso que o resultado quando os usam grandes intelectuais eles tinham claro são tomados como grande é critério então a gente vai ver isso a relação entre corpo e alma nos abre a dois campos antropológicos tá essa relação é psicológica porque o ponto de partida é a alma quais são os dois campos um campo cognitivo apps tecnológico que a pergunta como um homem conhece como homem pensa como um homem pensa a partir dos sentimentos e como o homem conhece pelos sentidos há conhecimento como percepção como é que você
ler o mundo como é que você decifrar o mundo pelos sentidos e pelo intelecto e ao mesmo tempo a relação corpo e alma nos à época o campo da ação moral da ética tá quais são os problemas fundamentais quais são os delineamentos fundamentais da epistemologia mais uma vez vejo corpo e alma o corpo nos dar sentidos nós temos sentidos corpóreos sensações físicas sincovam os sentidos tá mas nós sabemos tato paladar olfato audição e visão na qual o mais importante é que quero estar nos dizia seu principal órgão de sentido a gente tem uma visão claro
é a visão é a visão que ele usará o que noto invisível o esquema tão falha dos olhos da alma a visão é o órgão do sentido mais importante o que mais capta é de nós e perdeu todos os outros órgãos no sentido mas tem a visão você tem muito mais do mundo exterior do que estiver só hoje são outros e só ontem o fado nunca tive o fato né eu descobri que minha esposa comprou um perfume eu percebi que elas não fui light sheer e gostei foi quando acabou de tomar banho não está tão
cheirosa mas foi uma relação com benítez viva de causa e efeito e não o fat viva bem agitadas percebe que a visão ela é o que é o dos nossos canais de percepção da metafísica disso o que mais me sala do mundo é claro que nós é pedir o tato não tem um toco nada pois eu continuo vendo no mundo num sentindo nada né quem não tem o paladar eu fazer eu não tenho a minha capacidade de degustar vinhos é prejudicar disse não por causa disso mas eu tenho uma percepção sensorial tecnológica terminar muito brasil
e que a comitiva também esse é um dos argumentos da filosofia do rio doce pronto por exemplo você conhece alguma coisa com o vinho a mais do que você combina conheceria sem o vinho já então as experiências sensíveis elas humanas elas estão sempre intelectuais naturalmente intelectuais que a gente vai ver está que a inteligência é da alma ou espiritual tá eu queria começar a fazer um pequeno comentário sobre a modernidade à modernidade ela afirma a o primado da epistemologia sobre a metafísica é a questão crítica da modernidade a questão crítica à questão do conhecimento é
a dúvida 7a cartesiana sobre se eu posso conhecer alguma coisa e antes de estudar as coisas do mundo fora de mim de mim eu preciso estudar o meu instrumento cognitivo para acessar as coisas obteve uma coisa extremamente interessante duas metáforas que costuma usar é como se os modernos imaginem um marceneiro que tem o material da marcenaria que ele vai trabalhar os instrumentos e ele faz por onde eu começo o meu trabalho ele diz que o comércio analisando meus instrumentos além de analisar aquilo sobre o que os instrumentos vão atuar isso para tomás de aquino é
simplesmente uma confusão infantil a epistemologia segue a odontologia e isso aqui que estudou um pouco de plantando estoques atleta nunca mais nunca mais é se você leu três jogos de platão vá lá 45 dos 30 jogos plantamos já sabe isso pra sempre não dá mais para voltar é um erro que você não dá para retroceder a este erro agora se você começou a 1 de kart você não tem dúvida favorece a 15 anos quero ajudar filosofia começa com um começo com platão e aí você já se poupou de tantos erros filosóficos que você poderia vir
a cometer e não agora você começa a ajudar convite a ela sua vida inteira vendo é a tentativa de recorrer e os erros que o nítido ensinou e que não eu chamo travessão renunciado ficam na sua inteligência são vícios intelectuais vejam na origem dos grandes erros filosóficos moderno amaro ferreira dos santos é o nome que precisa porque está mais preocupada nominalista é um grande erro mesmo o nome na 'lista é um erro do de um trato desmaios avessas que hoje é o universalismo então sempre essas duas economias por isso a modernidade é toda marcada por
idealismo por exemplo o racionalismo de carga é um idealismo o imperialismo de lockerbie um radical o hard rock é um idealismo o criticismo de campo é um idealismo e isso a gente vai ver porque mostrando o equilíbrio de tomate aqui não vou mostrar os erros dos modernos os erros dos modernos que vieram depois dele são erros de quem herda uma coisa um uma coisa é uma obra dupla do ao macho fêmea alto e baixo e foi a senhora é muito difícil manter os dois em operação esse é o erro que o argumento que eu levantei
nesse último artigo do jornal o filósofo do equilíbrio tá porque aqui tudo é marcada pela sensatez e pela pichação chama de senso comum que é o censo pré filosófico do homem são do homem criança que tem uma vida boa reta normal e que sabe o gesto falar essa pessoa sábia começa um taxista ele cheio de senso comum correto sábio né em corpo são posições prudentes e não vai conversar com o intelectual na universidade sacar amba a pensar o negócio desse é muito difícil tem que ser muito filósofo apesar de alguma coisa tão sem pé nem
cabeça como essa tem que ser um grande psicólogo formado na última pesar uma coisa como essa que é completamente contra intuitivo e contra o senso comum mais elementar da humanidade são equilíbrio e prudência que falou olha nem otimismo nem pessimismo nem tanto ao mar nem do terra esse é o senso comum do que o texto chama de uma menção que é todo um homem não assoberbado ou melhor não avassalado por ideologias agora estendeu gestão minhocas e foi melhor na cabeça as melhores e se reproduzem aí você vai começar com adolescente decidissem consegue falar uma asneira
atrás da outra se em seguida não só meu deus conseguiram enganar em tudo que conseguiu enganar sobre o que é o sexo que é a família o que é a felicidade o que é a arte o que é a cultura o que é o museu que é o estado que conseguiu tirar você realmente conseguiu porque a pessoa é inteligente mas se ela tiver inteligência errada ela vai ser nesse sentido tá por joão botelho perfeitamente botelho como sempre preciso eu respondi a essa pergunta com uma incursão a meu ver pertinente para esta aula a história da
filosofia pode ser subdividida em três partes as três partes que o grande sofista gosta de ler um tinha um dos principais arquitetos migo de platão escreveu um diário chamado borges disse o seguinte não ao ser não há a matéria prima fundamental na qual repousa as coisas portanto essa é uma afirmação do niilismo e uma afirmação ontológica negando o cerco a essência das coisas e depois de se houvesse o ser nós não poderemos conhecê lo ou seja uma negação cética cepticismo o anúncio sobre a possibilidade de conhecer o ser e por fim ele diz se houvesse
o ser e se nós pudéssemos conhecê lo nós não poderemos dizer lo ou comunicá-lo problema da linguagem que na época chamava-se retórica de que nós vamos estudar aqui no cruzeiro estoques católica filosófica eu sei que no passado esperando né mas se você pensa que os concurseiros planejados e filosófico só porque ele é retórica poética e lógica ele é pura filosofia retórica filosófica poética filosófico e lógica filosófica né é porque é possível dar um curso de vitórias é filosófico só que eu não dou nada que não seja é filosófico então a história da filosofia com botelho
muito bem assinalou pode ser compreendida como a concentração do primeiro problema o problema do ser o problema do ser é o problema crucial da filosofia clássica com a qual eu trabalho que a filosofia de platão aristóteles santo agostinho santos à margem do mundo clássico do mundo clássico pagam e do mundo clássico cristão nesse sentido o último filósofo clássico é tomás de aquino que a partir dele começa a modalidade a modalidade começa com o opositor de tomás de aquino chamado guilherme juca que funda a via moderna e oposição havia antiqua quem havia antigo até a virada
estratégica havia do principal filósofo das escolas da escolástica que é tomar jack havia moderna é a via que contraria essa via é o nome na 'lista de guilherme o gum está com guilherme de honra com a navalha de occam começa o problema e tecnológico para ser mais preciso com da carta agora leio lá o livro do padre vaz as regras da modalidade a unidade começa no século 14 e não sai com 17 isso todo mundo que sabe de teologia reconhece isso aí o cara que só estuda filosofia e não sabe que a filosofia uma filha
bastarda teologia andrade médio acho que começamos a com 17 agora lê você vai pra uma vez gerando por lei um discurso do método da catho 1.643 set eu acho ele foi comenta que está com o que ele chama de filosofia das escolas ele era jesuíta informação jesus que ele quis romper com isso a modernidade ea ruptura o moderno é o novo nome que é diferente na hora uns o casamento moderno casamento moderno casamento novo e diferente do casamento antigo da modernidade ruptura e ela instaure então questão crítica questão crítica o que como é de kashan
epistemológico o problema do método e como é que cães são problemas tecnológico o problema da crítica do conhecimento pois escreve três críticas à pista da razão pura a força da razão prática ética do juízo ou da faculdade de julgar estudando então como é que eu conheço eu estou perguntando o que eu conheço ele inclusive está feia a coisa em si tá e aí o roteiro já adiantou que esse problema eles tecnológico fala bem do conhecimento se houvesse conhecimento como diz goste como é que eu falo como é que eu comunico conhecimento da linguagem língua pensamento
e linguagem logo a questão da linguagem a filosofia contemporânea então filosofia clássica ontológica filosofia moderna e tecnológica filosofia contemporânea da linguagem na sua vertente analítica peninsular de videogames time e na sua vertente é neurótica continental de rainha esses autores não estão preocupados nem conhecer ou nem conhecer directamente mas como dizer ou comunicar com a linguagem tudo a comunicação tudo é pragmática tudo é prática social tudo é convenção e só que tem um número que está no plantão isso aqui o mecânico luiz linguagem é poder dirá focou a linguagem é poder epistêmico é poder de usar
linguagem vamos mudar a linguagem política é mudar a linguagem é mudar o conceito falar gênero não sexo é falar todos e não todos é isso que é isso que a política linguagem mundo é a linguagem é exatamente isso é exatamente esse é o setor da a filosofia da linguagem contemporânea deixou só perguntar aqui uma coisa nós cada um adaptador de um dos carregadores não o adaptador que eu preciso carregar o computador que está gravando para o site está não mas não era novo não é do novo provérbio que eu precisaria não tem eu acho que
não veio dessa vez onde está a tomar aqui nesse contexto por favor bertos tira o telefone com esse aqui pra gente lança está na maior realização do espírito realista ontológico clássico por isso ele começa com o serviço de assistente de deus com a base é antológico de tudo o que deus que se não foi isso não tem nada não tem conhecimento não tem comunicação a a base de tudo é o ser subsistência é o em realismo é aquilo que dá realidade as coisas é a pergunta pelo ser ea pergunta pelo cerh é a pergunta ontológica
fundamental tá o realismo de tomás de aquino como vocês podem ver o item 3.2 pode ser considerado o imperialismo moderna moderado porque ele afirma com aristóteles que todo o conhecimento parte dos sentidos e passa das sensações mas não acaba nele parte dos sentidos que de flagra uma provocam meu pensamento eu recebo eu falo do se eu percebo que a diferença do doce do salgado e eu vou querer dizer doces salgados e o meu intelecto percebe que dos a oposto de salvada e aí vem safo de lesbos do nível a palavra lésbicas áfrica e disse eros
agredidos se você não tem uma experiência de saudade de dor e de nostalgia e de carência você não o amor que eu era é doce se um mas também tem o bira o acre então o meu intelecto começa a jogar com as sensações que eu particularmente adoro cuidar dos o meu intelecto consegue conceito há alguma coisa que o meu parada não conseguiria consigo sentir que é doce e salgado mas meu intelecto vai organizar isso o meu intelecto abstrai as formas presentes nas matérias corpóreas e pensa as coisas corpóreas o intelecto pensa aquilo que o sentido
de dar mas não tá presa os sentidos a criança logo começa a abstrair imaginar que a gente já vê relação entre imaginação que é um fantasma sensível está uma imagem sensível que está ligada à memória isso é importantíssimo para a moral porque nós nos constituímos no tempo com uma identidade pessoal parte da memória de quem nós somos e fomos de que nós podemos ser e com inteligência que jogam a memória se você não tem memória você nunca está apto a fazer tem conhecimento que grande parte do conhecimento é menor e por isso é um erro
ser contra a memorização eu tenho demonizar tudo o que eu leio tudo e memorizar é um gênio memoriza entende não passa a gente faz 8 bem aventuranças ter que memorizar os dez mandamentos tem que memorizar as oitos públicas do pai nosso você tem que memorizar agora o decoreba quando você não inteiro diferente né agora é é a gente vai ver uma campanha da imaginação da memória mas precisamos da imaginação então a relação da epistemologia de tomás de aquino é evidente com a ontologia a partir da idéia de uma hierarquia cósmica em que os animais só
tem sensação os homens têm sensações inteligente e inteligência sensível esse jogo de palavras sensação inteligência eu pego e pus um com gesso objeto substantivo e outro como objetivo falou sensação inteligente aí o principal é a sensação que é o substantivo e inteligente é o objetivo é o troco eu falo com inteligência como substantivo e põe a sensação como adjetivo inteligência sensível é esse joguete de palavras que nos ajuda muito a entender essa dualidade não do a lista de tomar aqui os anos por sua vez não tem corpo era o que o marcelo explicando aqui promessa
a gente vai estudar isso os anjos tem um conhecimento intuitivo direto de essências de formas hoje você tocar a estocagem é um caderno com ela santa caderno livro eu vou há para aí caderno eu escrevo um livro mas eu escrevi o livro também não tenho cadela muito tempo o pensamento analítico porque ele compõe decompõe sem dúvida mas ele compõe de compõem o que aí o data é beira essa tradição que o pt costuma usar o conteúdo a informação que vem os sentidos eu tenho sensações que tenham emoções e eu falar o que você sentiu aí
você vai tentar falar o que você sentiu que estava dizendo eu não posso falar o que eu senti o que aconteceu durante o meu casamento eu não conseguir formular em palavras e gostaria porque têm como ofício ser inscrito ou escreva todo dia muitas horas por dia e quero aprender a escrever mas é esse é um dos mistérios que não conseguiram descrever mas tentando não consigo escrever porque não teve talvez a recursos poéticos ou musicais mas não tenho conceitos mas ele tem um conteúdo que eu experimentei pelos sentidos pois eu fiquei completamente ensopado 100% com seu
jogador o santo alexandre não tá fazendo uma funcionária também por isso também por isso ela física teve sua floresta só isso tem maior mistério é mais dentro de vinte mais alguma coisa que ainda não seria aplicada uma transferência da um líbero evitando os última bem eu vou começar a andar de codificar pelo intelecto que compõem decompõe conceitos proposições e argumentos isso é a lógica estuda termos proposições e argumentos silogismos que vão tentar explicar o decifrar a minha experiência cível mas não é possível é racional que eu sabia que estava acontecendo ali e também espiritual eo
espiritual ele está no campo da alma e material desta desta alma racional por isso que é muito interessante do da tecnologia tomista atômica é uma tecnologia racional porque a nossa alma imortal espiritual ela está ligada a esse intelecto você é deus tem contato conosco pelo corpo também claro sacramental mas pela inteligência que é não só intelectual mas também espiritual exatamente sobriedade que aprendeu foi esse professor deles toca rock então nós temos o intelecto passivo eu peço a vocês a paciência de mais 15 minutos suplementares nós concluímos aqui a primeira aula por favor lembrando quem não
puder ficar poderá assisti-la no site depois nós temos um intelecto passivo porque intelecto passeio porque nós não temos idéias e natas a ideia tábula rasa mas que é ativo por que abstrai as formas 200 para pensar los trazendo somente como idéias tá aqui favor muito obrigado sim isso é razoável mas não ter ética razão teórica é isso mesmo é quando eu abstrai as formas docentes e quando veja só eu tenho uma cadeira eu posso pegar o sentar lá estou sentindo a cadeira eo conforto de uma poltrona de uma cadeira de uma mesa o meu a
minha mente capta uma forma porque não posso colocar materialmente a mesa na minha cabeça e usa uma palavra mesa para esta mesa para aquela mesa distinguir uma mesa de jantar em uma mesa de centro o conceito me ajuda a distinguir duas - por objetivos que acha qualificam a essência forma da mesma mesa é um objeto sobre o qual se apóia alguma coisa pode ser pratos para comer pode ser objetos para o talleres pode ser copos tá então o que eu trago pra minha mente da mesa que eu catei pelos sentidos é a sua forma e
eu dou um nome para essa forma mesa por exemplo então a forma da mesa é imaterial mas está nela como substância ea substância é material e formal elevou fista então mas o que o meu a minha alma capta deste ente aqui não é a sua matéria a uma interativa a minha mãe receptiva capta matéria mas a minha mão não sabe o que é um quadrado e eu posso afirmar intelectualmente que esta mesa quadrangular e aquela linha retangular existe mesa acho muito bonita também circula o meu entender que o meu olho vê o círculo mas ele
não sabe que o circo é uma forma geométrica composta por por um raio que tem igual distância do centro funciona então meu intelecto abstraía forma abstrair separar separar forma inteligível doente material a qual era substancialmente pertence essa separação de aires é é ação intelectiva ativa mas primeiro ele foi deflagrado por um erro foi ativado por uma experiência sensorial né então isso a gente vai estudar esse é o sistema é simples de futebolista cap dessa síntese vêm muitas coisas a gente vai estudar então olha como eu coloquei aqui a teoria da verdade como identidade a mesma
forma a gente vai te dar o que é forma a gente falou muito da forma no campo da metafísica no primeiro módulo vai continuar falando dela estrutura tanto a matéria quanto o pensamento os gregos eram econômicos nas palavras deste uma palavra só para os três logos e quando vão falar em marcar enólogos no princípio era o verbo era a forma eo verbo se fez carne e habitou entre nós a forma estruturante com l maiúsculo logo se um animal rústico e o ver o velho comuns se fez carne e habitou entre nós o logos é o
que os filósofos gregos buscar algumas coisas em logo de todas as cores do logo do mundo sentindo mundo a estrutura do mundo isso é cristo gestão tá então as idéias não são as coisas que são compreendidas o que nós compreendemos são as coisas que tem matéria informa é isso que nós compreendemos mas nós compreendemos a partir das suas formas inteligíveis a um casamento a um coito intelectual dizia platão entre o meu intelecto ea forma da coisa que eu conheço quando kolberg um copo tem que ter três coisas eu tenho que ter mão sensível o copo
sensível eo toque pronto agora pra que eu entenda intelectualmente o que é esse copa porque o plástico o meu irmão não sabe o que é um plástico a minha mão não sabe o que é um vidro não consegue perceber que é um pouco mais pesado que é mais agradável mas é ter um pires só o professor tem isso aqui essa distinção honorífica numa sala de aula só eu tenho essa cadeira branca é certo quando lota e eu peço para meus amigos lá dentro todo mundo fica feliz quando voltar à casa branca então esse é o
intelecto que diz cadeira branca de plástico ela tem apoio e é mais confortável de rodinha e era da cozinha ea cadeira refinada a decó a novo é da sala ea de madeira mas é menos confortável então quem faz a distinção dos sentidos eu preciso sentar nesta cadeira para saber que ela é menos confortável e dizer que ela não é poltrona que é uma carteira e começa a distingue intelectualmente das formas de de divã e é diferente é divã de freud sofá mas em todos esses então aqui tem várias tanto ainda quem faz isso é o
meu intelecto que foi distinguindo qual o melhor para assentar a queda de uma outra ponto nenhuma outra categoria é única e exclusiva também aqui nessa sala e assim por diante isso é categorização intelectual classificação intelectual quando a biologia na escola isso classificação dos seres vivos terrestres aquáticos e aéreos é isso acabou das três uma ou é né e vamos classificar os mamíferos vamos pacificar um cheque no cd classificando porque eu vi um monitor rico que é um mamífero que botar o hans eu precisei beber e falar essa experiência que é estranho que ele mama mas
ele nasceu de novo e agora vou ter que não começaria o intelecto é um desafio meu intelecto eu voltei classificar à final é o que une torrico é o meu intelecto científico eu sou biólogo do zoológico eu vou classificar o nitrogênio é esse que faz ao intelecto tá eu não vou dar a palavra que possa concluir aqui então até os sentidos refere-se às singulares materiais minha mão só pega uma coisa de cada vez por assim dizer poxa eu pego várias a minha mão não pode pegar todos os livros agora eu posso pensar o conceito universal
de livros como toda a brochura composta por páginas com uma capa indicativa do título do autor que contém 11 o texto escrito classe definir livro é o correligionário faz a minha mão não consegue trazendo alemão não consegue saber o que é um livro meu olho não consegue ver ele pode confundir agora quando eu digo caderno é um com a brochura incapaz da na qual se inscrevem páginas pautadas eu classifiquei definir caderno quem falou isso quem fez isso foi o intelecto dando a entender então a ontologia das idéias segundo tomás de aquino beijo que eu vou
pular o pai da imaginação também para entrar brevemente concluir na parte ética bem a parte é como nós temos visto é composta por duas dimensões quais são as duas faculdades éticas fundamentais do homem o intelecto ea vontade o intelecto ea vontade e olha como são tomás chega na psicologia moral ea psicologia moral é ou estudar alguma parte das faculdades de ação tabuada ligada à ação nós achamos que nós temos duas faculdades a faculdade da vontade que é atraída por um bem ea faculdade da inteligência que disserem os band maiores ou menores reais ou aparentes então
nós temos potências cognitivas que eu acabei de explicar a epistemologia do intelecto e da sensibilidade as potências objetivas sensitivas pi intelectivas como potência objetiva o intelecto visa a verdade por outro lado nós temos apetites que são potências repetitivas corrigir um plano de aula que tapetes apetite vos são potências apetite vivas ou faculdades repetitivas nós temos uma faculdade repetitiva sensorial que é um instinto animal e nós temos uma faculdade repetitiva racional que a vontade humana existe uma diferença entre um ato humano em um ato do homem o ato de gestão por exemplo não é um ato
humano você está digerindo agora que você já cantou ou que você não votou o poeta gerir o seu almoço tá você não tem vontade de fazer isso você não pode não querer digerir eu quero parar de ingerir agora não não está na sua alçada moral para ele está na sua alçada o que você comeu e o que você vai comer ou deixou de comer então estes atos humanos são atos marcados por uma vontade intelectual e por um intelecto a gente olha nas uma vez vontade intelectual intelecto a gente uma vez vai à vontade ao substantivo
intelecto objetivo outra vez o intelecto substantiva vontade ou ação ao intelecto voluntarioso o voluntarismo de vontade ou agência qualquer tá ea vontade é o apetite racional bem essa é uma das histórias mais importante para sublinhar lá para entender essa tony está à vontade é o apetite racional ao bem eu quero eu ajo com vistas a um bem por isso o primeiro princípio da razão prática nós vamos ajudar muito afirma que se faz o bem e vitor mal fazendo bem evitando o mal a questão é o que é o bem aí vem a ética um dizem
que dinheiro outros dizem que é prazer outros dizem que fama outro dia que é o conhecimento outro dizem que a virtude diz me que bebês buscas e de direito que ash não havia plantado na busca pelo dinheiro a minha busca pautada pela pela buena vida pautada pela busca de likes no facebook honra a minha vida é pautada sobre o que dizem de mim forma a minha vida é pautada pela busca do conhecimento ou passou um filósofo isso aqui aí a tradição de maceió já é mais sábio ou minha vida é pautada pelo amor à verdade
aí eu saio consumado o amor à verdade que é o princípio da filosofia será amor a deus tá então isso todos buscam o bem supremo que a felicidade que é aquilo pelo que você faz todas as coisas pra ser feliz eu da harmonia beatitude à vontade escolhe diferentes concepções de bens fins morais e meios para atingi-los conforme sua razão gerar kisa intelectualmente como verdadeiros ou falsos reais ou aparentes permanente ou transitório você renuncia bem os menores por bens maiores em casa renuncia a possibilidade do nome com todas as outras pessoas do mundo para domingo uma
única pessoa do mundo com que ela tem uma intimidade uma intensidade de amor que ela jamais teria dispensasse o seu amor por todos os outros pessoas o que se perde em qualidade e quantidade se ganha em qualidade e revistas diversas seja não eu acho melhor ter uma relação cheia no domingo com uma mulher diferente por noite na sua fase áurea então os dados do desvio a mochila do meia uma noite desacompanhados então você quer ter um cara que ganhou a cocheira macho pra começar eu não vejo um cara que ganha onde pegou china mas se
você quiser tratar de safadeza gostei de israel era o cara porque ele é tão superlativo por isso quando virou santo revelou a moça também então esse é pra ser de vasco então você manda vasco tem um problema sério de fácil dão por assim dizer se é isso que é o bem então será conquistar as mulheres é muito bom um certo conquistar as mulheres dormir com eles é uma felicidade é buscar a felicidade intensa quando buscava a deus onde não pôde encontrá lo pois não tinha então essa questão moral o que é o bem que conforme
você diga o bem é dormir com tal então vou buscar esse bem o bebê televisão governo a revisão o benfica na rede social então representa o céu o que você faz depende do que você reputa como um bem e quando você escolhe um bem você renuncia a outro o bem do casamento é incompatível com em do prostíbulo mas tem pessoas que vivem freqüentando positivo porque é lá que está o seu bem sexual bem mas parece bem e sem lesões aparentes e transitórios o bem da prostituta é uma caricatura do matrimônio apenas a prostituta entrega o
corpo que não pode entregar a vida ea personalidade a quem a compra então isso é uma caricatura uma distinção eu começo a hierarquizar sexualidade a forma sexuais eu começo a hierarquizar formas intelectuais olha uma coisa ajuda a suma teológica outra coisa acho da auto ajuda do paulo coelho então você vai distinguindo livros você vai distinguindo ações e bem tá essa distinção é também o intelectual por isso o problema moral é conhecer o fim último o bem supremo pela sabedoria e alcançava pela virtude então as duas palavras que estão juntas eles torcem entendido jaez virtudes técnicas
genéticas em virtude de saber de conhecimento e sabedoria e virtudes morais que quando você age como um sábio número não é uma senadora teórica aqui é uma sabedoria sempre prática a essência da razão prática existe um estudo da vontade das virtudes humanas e das virtudes teologais como eu já falei bem pra concluir a liberdade da vontade que atravessa também chama de livre arbítrio é toda pautada no reconhecimento da educação moral na ideia de que nós aconselhamos nos exortamos nos comandamos proibimos recompensamos e punimos ou seja nós estamos num jogo de aprendizagem moral mas somos estimulados
a comer bebê saía comprar a fazer acontecer nós vamos no jogo de pessoas à educação moral o homem racional e vive fase calma lá isso eu compro isso não compra disse eu preciso disso eu não preciso dessa pessoa o livro quando está com ela e não eu não posso falar com todo mundo ao mesmo tempo para essa aqui eu vou dar atenção essa que merece eu vou iraque visando os meus contatos sociais as minhas relações os lugares que frequenta regular freqüentes aqui eu não vou tá então essa é a lógica da moralidade e eu vou
à minha atitude é médica mediada por outros é um exemplo para os títulos eo mp outras pessoas tá e aqui surge a necessidade racional do direito o direito vai pautar a liberdade moral dos cidadãos com vista ao bem comum como a gente vai ver bem essa é a introdução da primeira aula eu agradeço a atenção de vocês espero rever na terça muito obrigado e boa noite
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