Surpreendendo o total de zero pessoas, a taxa Selicon percentual para 14, 25% ao ano. Nesse vídeo aqui, eu vou passar brevemente sobre a taxa Selicu, só que eu quero focar mais no que você deve fazer com o seu dinheiro, tá? E a frase que vai resumir é a seguinte: quando o CDI tá alto, ou seja, quando a CELIC tá alta, você deve correr do CDI e da SELIC.
Quando a SELIC e o CDI estão baixos, você deve correr para a SELIC e o CDI. Você tá falando impossível, Gui? Isso é mentira.
Eu montei uma série de gráficos, tabelas, estudos que te provam que essa simples frase te ajudaria a ter resultados muito melhores com seus investimentos nas últimas décadas. Bom, antes eu quero explicar porque a taxa CELIC subiu, tá certo? A gente precisa lembrar, pessoal, que a principal função do Banco Central é controlar o poder de compra da nossa moeda.
Então, é não deixar que a inflação fuja do controle. E que controle é esse, Gui? Uma meta.
Uma meta estipulada pelo que a gente chama de Conselho Monetário Nacional, CMN, formado pelo ministro da Fazenda, que é o Fernando Hadad, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, que é o Gabriel Galipulo, tá certo? Então esse CMN, que é o Conselho Monetário Nacional, falou o seguinte, ó, a meta do Banco Central de Inflação para 24, 25, 26, 27, 28, né? Ou seja, pros próximos anos é de 3%.
E ela pode oscilar um pouco para cima, um pouco para baixo. 1 ponto e para cima, 1. 5 para baixo.
Então, dá pra gente dizer que a meta do Banco Central ela vai entre 1,5% até 4,5%. O quê? inflação.
Então, o principal indicador de inflação do país, que é o IPCA, ele tem que ficar dentro dessa banda de 1,5 a 4,5%. Em 2024, a inflação, o IPCA ficou acima do teto da banda do Banco Central, né? Ficou acima dos 4,5%.
E você tá falando: "Pô, então o Banco Central ele não cumpriu muito bem o seu papel, certo? " Certo. E é por isso que o Banco Central continua subindo a taxa Selic.
Por quê? Porque as expectativas de inflação continuam piorando. O que é piorando e que são expectativas de inflação piorando?
São as projeções dos maiores e melhores economistas do país, subindo pra inflação de 2025. Então, pelo boletim Focus, que é um documento lá do Banco Central que reúne, né, as projeções dos melhores, dos principais economistas do Brasil, a inflação de 2025 vai fechar o ano perto de 5,60, muito acima do teto da meta do Banco Central e acima da inflação oficial do ano de 2024. Ou seja, a gente já teve um ano ruim na inflação em 2024 e teremos um ano ainda pior em 2025.
Então é por isso que o Banco Central ele continua subindo a taxa de juros para conter esse ímpeto inflacionário. Beleza? Resumindo, é isso, pessoal, certo?
Aí você vai ver explicações um pouco mais detalhadas, né, de como a taxa CNIC, ela vai no final das contas impactar a inflação lá na ponta, mas o que o Banco Central quer, resumidamente é trazer essa inflação para dentro da meta, ponto final. E a principal ferramenta que ele tem para fazer isso é o juro. Agora, a grande resposta que você procura é: "O que fazer com o meu dinheiro nesse cenário da SELIC, do CDI indo pra máxima das últimas décadas?
" Inclusive, né? A SELIC deve superar nas próximas reuniões. Se o Banco Central efetivamente subir por mais uma vez a taxa SELIC, deve ir além da máxima do governo Dilma Roussef, que foi um governo marcado por uma taxa selique muito elevada.
A máxima foi lá 14, 25% ao ano. É justamente onde a gente está hoje. Beleza?
Agora lembra da minha frase, que que eu falei? Falei: "Quando a CELIC e o CDI estão subindo, estão altos, o que que você deve fazer? Fugir deles.
" Quando a Selic e consequentemente os CDI estão baixos, o que que você deve fazer? Correr para eles. Você vai falar: "Isso é impossível, é contrainttuitivo.
" E de fato é contrainttuitivo, mas eu vou te mostrar como isso acontece e eu vou te falar o por isso acontece. Beleza, eu preparei um gráfico aqui para você entender direitinho visualmente o que acontece no mercado brasileiro. Então, bora lá.
O que que eu tô mostrando nesse gráfico aqui, ó? Tô mostrando duas coisas basicamente. Primeiro, o histórico da taxa Selic, que é essa linha vermelha aqui, ó, ao longo dos anos.
Desde quando, Gui? Desde 2000. E tem um outro, uma outra informação nesse gráfico muito importante, que é essa área azul aqui, ó.
Que que essa área azul me mostra, Gui? Essa área azul me mostra qual que é o retorno do Ibovespa 3 anos à frente. Então, como assim, Gui?
Ó, vamos pegar esse ponto aqui, ó, que é onde essa área azul tá lá em cima. Você tá vendo aqui, ó, que é a data do dia 17 de dezembro de 2002. Beleza?
Que que ela tá mostrando? Ela tá mostrando que a CELIC tava ali, ó, perto de 25%, e a linha azul, né, ela chega aqui, ó, que ela tá mais pro eixo ela tá pro eixo da direita, entre 300 e 250%. Então, o que que ela me mostra?
Esse dado aqui, ele me mostra que quando a SELIC estava em 25%, se nesse nesse dia você tivesse investido no Imbovespa e carregado ele por 3 anos, ou seja, 17 de fevereiro de 2006, o seu resultado, o seu retorno desse investimento teria sido de aproximadamente 300%. Gui, não entendi. Vamos lá de novo.
Então aqui, ó, vamos pegar esse pico aqui, ó, dessa área azul, né? Que que é esse pico que me mostra, ó? Se eu tivesse pegado meu dinheiro, investido aqui, ó, no Ibovespa, no dia 15 de dezembro de 2005, e tivesse carregado esse investimento por 3 anos, ou seja, tivesse vendido no dia 15 de fevereiro de 2008, eu teria um retorno de aproximadamente 60%, que eu puxei essa linha azul aqui, ó, pro eixo de retorno do Ibovespa.
Então, o que que eu quero entender com esse gráfico? Eu quero entender se quando a CELIC tá alta ou baixa, se é uma boa eu comprar ações Ibovespa e segurar por 3 anos. pra frente.
Então, quero ver se tem alguma correlação. Se eu compro o Ibovespa, quando a CELIC tá alto ou baixo e carrego por 3 anos, que que seria um histórico de retorno razoável? Então eu vou pegar, ó, esse gráfico aqui nas últimas vezes em que a Selic, né, ela chegou num patamar baixo historicamente para aquela década aqui, ó.
Então, a gente vai pegar aqui em 2007, mais ou menos, quando a CELIC, lá em 2008, 2007, 2008, quando a CELIC tava em 11,25%, a gente tava perto de ver novamente a SELIC subindo, tá certo? Se a gente tivesse comprado o Ibovespa nessa época e carregado por 3 anos à frente, ou seja, um pouco antes da SELIC subir, né? Quanto que a gente teria de retorno 3 anos à frente?
Ó, a gente pega essa área azulzinha aqui, joga nesse eixo da direita e vai ver que o retorno seria muito perto de 0%. Se a gente tivesse feito isso, então a gente teria um retorno muito perto de zero. Bom, vamos ver se a gente tivesse aplicado dinheiro no Vespag quando a CELIC ela terminou de cair.
Que ponto que a gente tá falando aqui? A gente tá falando do ano de 2009, final de 2009, ó, 14 de dezembro de 2009, quando a CELIC chegou a 8,75, o Banco Central terminou de cortar a taxa de juros, tá certo? Se a gente tivesse comprado Ibovespa, ou seja, investido no Ibovespa, quanto que a gente teria de retorno 3 anos à frente?
teria um retorno negativo. A gente joga pro eixo da direita aqui, vê que o retorno acumulado depois de 3 anos seria negativo. Beleza?
A gente vai fazer isso aqui, ó, pro pico da SELIC anterior. A gente tá falando da SELIC lá no governo Dilma, né, início do governo Temer, quando a SELIC estava em 14, 25%. Que que eu falei para você?
Quando a SELIC tá elevada, você tem que fazer o quê? Correr da SELIC. Correr do CDI e procurar ativo de risco.
Você foi lá e comprou o Ibovespa. Olha aqui a linha azul, retorno do Ibovespa. 3 anos à frente.
Então, a gente tá falando aqui, ó, que ali entre 2014 e 2016, se você tivesse colocado dinheiro em Bovespa e carregado por 3 anos à frente, qual que seria a sua taxa de retorno? Entre 100 e 150%. Ah, Gui, mas e quando a CELIC tava aqui embaixo, ó?
quando a Selica estava em 2% ao ano, se eu tivesse investido no Mbovespe carregado pelos próximos 3 anos, a gente vai ver aqui, ó, que o retorno seria bem baixo, bem perto de 0% 3 anos à frente. Então, historicamente, se a gente observar esse gráfico aqui com mais atenção ao longo dos últimos ciclos, se você tivesse comprado o Ibovespa, quando essa LIC terminou de cair e carregou isso por 3 anos, você teria ou um resultado negativo ou um resultado pífio, um resultado ruim. Do contrário, se você esperou a CELIC subir para investir no Ibovespa e esperou 3 anos à frente, você teria um resultado historicamente muito bom.
Esse é um ponto. Agora eu quero fazer uma outra coisa, comparar o retorno que você teria entre o Ibovespa e o CDI, olhando também os topos e baixas da taxa Selic. Então vamos dar uma olhadinha aqui, ó.
Agora incluí o retorno do CDI acumulado 3 anos à frente, que é essa linha amarela. Eu vou utilizar esse ciclo verde aqui, ó, para mostrar o que que eu tô querendo dizer, tá? Então, vamos lá.
Nesse topo da Selic, certo? Se eu tivesse investido no Ibovespa e no CDI, quanto que eu teria de retorno do Ibovespa? Veja aqui, ó.
Esse picozinho aqui do gráfico teria chegado perto de entre 70, 80 e 90% o retorno, 3 anos à frente. E o CDI, que essa linha amarela, ficaria ali perto entre 30 e 40%, tô olhando aqui mais visualmente, tá bom, Gui? Então vamos passar mais pra frente ali no final do governo Dilma.
Se você tivesse investido aqui, ó, a gente viu, né, no gráfico anterior, mas agora a gente vai analisar, fazer essa comparação com o CDI. Olha só, se você esperou a taxa CELIC subir, investiu no CDI, na CELIC, vamos olhar a linha amarela, quanto você teve de retorno 3 anos à frente aqui, ó, mais ou menos aqui, que é 30, 40% mais ou menos de retorno, 3 anos à frente, quando a CELIC bateu 1425, você foi correndo pra Selic. Só que o quanto você conseguiria de retorno investindo no Ibovespa?
É o que a gente viu no gráfico anterior. Tem aqui essa informação também. Carregou por 3 anos à frente, conseguiria um retorno aqui, ó, que tá aparecendo nessa bolinha verde entre 100 e 150%.
Percebe que a área azul, que é o retorno de Bovispa, 3 anos à frente, tá bem superior ao retorno do CDI que está exposto por essa linha amarela. Isso aqui é o retorno acumulado 3 anos à frente, tá bom, pessoal? Então você vai perceber que historicamente comprar ativos de risco, quando a CELIC e o CDI estão altos, é atrativo para você que tá pensando em carregar esse investimento por pelo menos 3, 4, 5 anos.
Beleza? O inverso é verdadeiro. Vamos dar uma olhada aqui, ó.
E quando a CELIC tava em 2%, agora eu vou comparar com retorno acumulado frente ao CDI. Fui lá 2% a taxa CELIC. Falei: "Nossa, agora é hora de investir no Ibovespa".
Fui e comprei Ibovespa. Tá certo? Quanto que ele me trouxe de retorno a 10% em 3 anos?
E o CDI? O CDI me trouxe um retorno de 33%, entre 30 e 40% 3 anos à frente. Ou seja, mesmo que naquela época a SELIC, o CDI estava perto de 2% ao ano, eu ter entrado no CDI, na Selicável 3 anos à frente do que se eu tivesse colocado o dinheiro no Ibovespo.
Beleza? Olha só que interessante. E por que isso acontece, Gui?
Vamos lá. Toda vez que Selic, uma coisa acontece, o preço dos ativos de renda variável, ele tende a cair. Por que isso acontece, Gui?
Por que que o preço das ações dos fundos imobiliários tende a cair? Sabe como é que é calculado o valor de uma ação? Valor de uma ação nada mais é do que todo resultado futuro projetado naquela empresa trazido a valor presente.
Então, quando eu te digo o seguinte, por que que ação da Petrobras vale R$ 30? Eu tô dizendo que todo o lucro projetado pela Petrobras nas próximas décadas trazidos ao valor presente e dividido pelo número de ações valem R$ 30. Caraca, que doideira, Gui.
Esse valor de R$ 30, ele pode mudar por dois fatores. Um é se essa projeção de lucro do futuro ela cai, se o lucro projetado da Petrobras pros próximos anos ele cai. Todos esses fluxos projetados hoje também tendem a cair, só que o valor da empresa, o valor da ação pode cair mesmo que a expectativa de lucro no futuro fique estagnada.
De que maneira? Quantos juros sobem? Então, para você entender o que que eu tô falando, né, eu montei uma planilhinha simples, tá?
Que mostra como é que a gente chega no valor justo de uma ação. Então, vamos supor que uma empresa, né, ela tem um lucro anual de R$ 1. 000.
Perfeito. Então, ó, no ano um, ela tem um lucro anual, né? A previsão, a projeção, ela tem um lucro anual de R$ 1.
000, no ano 2, R$ 1. 000. Ano R$ 3,000, ano 4, R$ 1.
000, ano R 5, R$ 1. 000, não vai crescer nada, vai permanecer estável, tá? E os juros da economia brasileira esteja em mais ou menos 10%, e a projeção é que ele continua em 10% pelos próximos 5 anos.
Qual que é o valor dessa empresa hoje? Pra gente chegar no valor justo dessa empresa hoje, a gente tem que fazer o quê? pegar esses R$ 1.
000 e trazer a valor presente, ou seja, descontar 10% ao ano, é só 10% uma vez, e trazer a valor presente. Esse lucro daqui a 1 ano vale hoje R$ 90. A gente pega os R$ 1.
000 do ano 2 e traz o valor presente. Desconta 10% do ano pro ano 1, 10% pro ano 2. Qual que é o valor então desse lucro do ano dois aos olhos de hoje?
R$ 826. O lucro de R$ 1. 000 no ano 3, mesma coisa, R$ 751.
do ano 4, 683, do ano 5, R$ 620. Bom, agora eu sei quanto que o lucro dessa empresa dos próximos 5 anos vale hoje. Então, eu somo tudo isso, não é?
Simplesmente aqui nessa célula, eu somei todo esse lucro dos próximos 5 anos e trouxe a valor presente. Descontei por essa taxa de juros aqui, ó, de 10%. Descontei por essa taxa de 10%, cheguei nesse valor da empresa de R$ 3.
790. Se eu tenho 100 ações emitidas, como é que eu sei o valor justo da ação? Eu vou pegar o valor aqui da empresa, dividir pela quantidade de ações e eu tenho aqui, ó, o valor justo da minha ação, que é a de R$ 37,91.
Pô, legal, Gui. Agora, como é que a gente vê que essa ação, valor dessa ação, pode subir ou cair? Dá uma olhada que que eu falei para você, que pode ser impactado o valor da ação, se o lucro sobe ou cai, certo?
Então vamos supor que o lucro, né, pros próximos anos, lucro projetado, subiu de 1000 e foi para 10000. Opa! O valor da ação saiu de 37 e foi para R$ 41.
Por quê? Porque, poxa, projetou esse lucro, trouxe a valor presente, esse lucro maior, ele significa um valor da empresa maior. Dividido pelo mesmo número de ações, você chega num valor por ação de R$ 41,70.
Bom, mas esse resultado, esse valor da empresa, esse valor justo por ação, ele pode mudar também não por uma alteração no lucro esperado, mas o que eu trouxe para você aqui é com uma alteração na taxa de juro da economia brasileira, que é o que eu trouxe aqui, ponto de vista do CDI da SELIC. Então, vamos supor que a SELIC, nesse caso, saia de 10%, a projeção de SELIC pros próximos 5 anos saia de 10% e vá para 15%. Olha o que acontece com o valor da empresa.
Saiu de 41 e foi para R$ 36. Detalhe, sem alterar em nada a projeção de lucro pros próximos 5 anos. O que que acontece então quando a CELIC e o CDI estão lá em cima?
acontece justamente isso. Você pode não ter uma alteração na sua expectativa de lucro dos próximos anos, mas simplesmente como o juros está subindo, o valor de todo esse lucro projetado aos olhos de hoje, ele cai, o valor da empresa cai, o valor da ação, então é impactado negativamente. Quando a CELIC sobe, existem várias empresas que continuam entregando resultado muito bom, estáveis e até crescentes, que vem o preço da sua ação cair simplesmente por conta de uma elevação do quê?
Dos juros que tá aqui na nossa planilha. Só que depois que o juros está lá no alto, Gui, qual que é o único caminho que lhe resta? Que é?
Então você compra uma ação que tá lá sendo negociada por R$ 36, quando o juro está em 15% ou em 14,25. Esses juros cai para 5%, Gui, o que que acontece? Você dá uma olhada.
Sem alterar em nada a expectativa de lucro, hein, dos próximos anos. O valor sai de R$ 36 e foi para R$ 47. Então, o que que acontece quando a gente tá falando de alta CDI e da CELIC, que é o que a gente tá vendo hoje, o valor das ações, o valor dos fundos imobiliários, o valor de bons ativos de risco dentro da renda fixa, título público, pré-fixado, indexado durante inflação de longo prazo, eles são impactados negativamente.
Por quê? Porque as ações entregam menos resultados, porque os fundos imobiliários estão entregando menos resultados, porque os títulos de renda fixa vão entregar menos resultados ou os préfixados vão entregar menos resultados. Não, simplesmente porque o juro subiu.
Se você entender isso, você vai perceber o quê? Que é justamente nesses momentos que as ações estão mais baratas, que os fundos imobiliários estão mais baratos, que os ativos de renda fixa de risco estão mais atrativos para você comprar. É por isso quem já investe há mais de 10, 15 anos sabe se a CELIC e o CDI estão subindo, o que é que você faz?
Corre da CELIC. Corre do CDI. Por quê?
Porque é justamente nesse momento que as melhores oportunidades aparecem e o inverso é verdadeiro. Quando o juros cai muito, como caiu lá para 2%, o que que acontece? O valor da sua ação sobe muito.
E para ele continuar subindo, o juro ter cair ainda mais. O juro tem que ir para abaixo de 2% ao ano. Vai para onde?
1 e meio 1 zero. É muito difícil juro cair depois de alcançar um determinado patamar, tá certo? Então, por isso, grave isso na sua mente.
Quando CELIC, CDI sobe, corre deles, certo? Ou seja, encontre as verdadeiras oportunidades que estão aparecendo no mercado financeiro. E as melhores oportunidades estão longe de ser o CDI, o Selic nesse momento, normalmente elas estão onde?
Nas boas ações, nos bons fundos imobiliários, nos bons ativos de renda fixa. E quando sei li, que o CDI cai, onde você tem que correr? Para onde você tem que correr?
Paraa Selic, pro CDI. Se a gente for pegar aqui o nosso gráfico novamente, você vai ver que quando a Selicíveis historicamente muito baixos, ó, dá uma olhada aqui o que que aconteceu também em 2013, quando a Selic bateu 725. O que que as pessoas fizeram?
Correram pro Ibovespa. Quem investiu no Ibovespa 3 anos depois teve um resultado negativo de 20% 3 anos acumulados depois. E quem investiu no CDI?
Vamos ver a linha amarela. Teve 35% de resultado acumulado. Se você for ver, ah não, Gui, vamos ver no último fundo da CELIC, então lá em 2009, um antes.
Mesma coisa. Selic caiu lá para baixo, níveis históricos muito baixos naquela época que eram para baixo de 10%. Galera foi e correu pro Ibovespa.
Quem comprou Ibovespa, carregou por 3 anos, teve resultado negativo e quem comprou o CDI teve um resultado acumulado 3 anos depois de 33%. Então, se você analisar esse gráfico com calma, você vai chegar à mesma conclusão que eu. Quando o CDI e a SELIC cai, você corre pro SELIC do CDI.
Quando a CELIC, o CDI sobe, você corre para buscar outras oportunidades nos ativos de risco, ações, fundos imobiliários e bons ativos de renda fixa, pré-indexados à inflação. É aí que a oportunidade aparece, beleza? Aí você vai falar o seguinte: "Ah, isso aí acontece no Ibovespa, nos ativos de renda variável, mas e na renda fixa?
" Peguei um gráfico, a mesma ideia. A área que você tá vendo em azul é o resultado acumulado nos indexados em inflação de longo prazo, 3 anos à frente. E a linha vermelha representa a taxa Selico.
E a linha amarela, o retorno acumulado do CDI 3 anos à frente. Então vamos pegar aqui, ó, o momento em que a SELIC e o CDI caíram para níveis históricos muito baixos. Você foi lá e falou: "Você tá doido?
SELIC, CDI nesse nível aqui, baixo desse jeito, 7, 25% ao ano? " Não, eu não vou investir no CDI, eu vou comprar indexado e inflação de longo prazo. Quando você teve resultado acumulado 3 anos depois, é a linha azul aqui, ó, perto de 0%, e no CDI, que é a linha amarela, perto de 40%.
Você fez isso. Mesma coisa aqui, ó, nesse momento, que foi quando CELIC CDI bateu 2% ao ano. Você foi lá e falou: "Não, parandex inflação de longo prazo, tá louco?
2% ao ano, qualquer coisinha eu ganho dinheiro. Eu vou bater o CDI, meu amigo. Você foi lá e comprou.
Indexado em inflação de longo prazo. Qual que foi o resultado? 3 anos depois, 20%.
E CELIC, o CDI entregou quanto? 33, 34, perto de 40% 3 anos depois. Então, mais um gráfico, mais uma classe de ativo que mostra que a nossa tese de correo e corre do CDI quando ele tá alto tem se mostrado uma estratégia vencedora nas últimas décadas no Brasil.
Tá bom. Então é só sair correndo hoje, tirar tudo que eu tenho da minha carteira e comprar, pô, Ibovespa, comprar fundo imobiliário, compro lá o ETF do fundo imobiliário, não, né? Por quê?
Porque se você fizer uma boa seleção de ativos, tanto em ações quanto em fundos imobiliários e até na renda fixa, você consegue ter resultados bem melhores do que esse que eu mostrei aqui, tanto do Ibovespa, comprando nos melhores momentos, quanto do IMAB5+, né, que é o índice dos indexados inflações de longo prazo, quanto do Efix, que é o principal índice dos fundos imobiliários. Ah, Gu, onde que eu consigo isso, cara? te mostrar a carteira da Finclass aqui, ó.
Se você for na carteira da Finclass, presta atenção, R$ 50. 000, você coloca o valor que você tem para investir, a gente vai te dizer exatamente onde investir, tá? Você tem aqui uma lista completa de todos os ativos que você tem que ter na sua carteira pro momento atual, se você está investindo R$ 50.
000. Então, pô, Gui, investir R$ 50. 000, quais são as ações que eu tenho que comprar?
Tá aqui, ó. Tá aqui, ó, gente, te dizendo exatamente quais são as ações que você tem que comprar. Fundos imobiliários, Gui, quais são os fundos imobiliários que eu tenho que comprar?
Tá aqui, ó. Exatamente. Quais são os fundos imobiliários que você precisa comprar nesse momento.
Ah, Gu, mas será que isso não tá defasado? Não tá defasado. Aqui na FL a gente tem mais de 15 analistas de investimento trabalhando todos os dias, segunda, sexta e muitas vezes finais de semana.
Para quê? Para selecionar os melhores ativos para você, você não gastar tempo, vendo se é bom você comprar aquela ação, se é bom você comprar aquela ação hoje, amanhã, semana que vem. A gente faz isso para você.
Você precisa se preocupar com uma coisa. vai trabalhar, vai ganhar dinheiro, poupa e investe onde? Nos ativos que a gente recomenda.
Tem ação, tem fundo imobiliário, tem fundo multimercado, tem criptoativos, tem renda fixa. Então, uma equipe completa, uma carteira completa para você chegar no máximo de patrimônio possível nos próximos anos. Eu queria ter tudo em um lugar, ó.
F class tem tudo em um lugar, hein? Se liga, você tem uma comunidade, tem live todos os dias, segunda a sexta-feira, para tirar todas suas dúvidas, carteira recomendada com atualização. Você vai saber quando é o melhor momento de comprar, qual que é o melhor momento de vender, qual o ativo que você tem que colocar no lugar.
Além das lives, você pode tirar todas suas dúvidas na nossa comunidade. Ah, Gu, mas eu gosto de analisar os ativos por conta própria. E, cara, a gente vai lançar uma nova funcionalidade.
Você vai conseguir avaliar todo e qualquer ativo da bolsa brasileira dentro da plataforma da FC Plus. Ah, eu quero saber o indicador preço lucro. Eu quero ver se o EBI tá crescendo.
Eu quero ver se o endividamento líquido dessa empresa tá muito alto. Onde eu vou fazer isso, G? Pelo amor de Deus.
Dentro do aplicativo da Finclass, cara. Então, além de você ter uma carteira recomendada, além de você ter 70 cursos de finanças e investimentos, além de você ter uma comunidade para tirar todas suas dúvidas, além de você ter live de segunda a sexta-feira com analistas profissionais, você ainda vai ter uma ferramenta para você avaliar os seus próprios investimentos. E quanto custa tudo isso, Gui?
Época normal, R$9,90, aniversário da Flass que vai acontecer no dia 24 de abril. 50% de desconto, bicho. Não é nem 40 por mês, não é nem uma pizza da pizzaria da sua casa e da esquina da tua casa, tá certo?
para você ter acesso a uma ferramenta que pode mudar a sua vida e a da sua família, não pelos próximos um, dois anos, para sempre, bicho. Daqui a 10, 20, 30 anos você pode estar falando, cara, graças a Deus, assinei a F class, mudei a trajetória financeira, não só a minha, como a da minha família e hoje tô numa condição, ó, tranquila, tá certo? Então, a melhor oportunidade do ano para você se juntar aos mais de 130.
000 assinantes da F classar a investir como verdadeiro profissional para se inscrever no nosso aniversário, clica no link que está aqui embaixo, porque eu vou estar te esperando, melhor oportunidade do ano. Espero que você tenha gostado do vídeo. Um abraço, até a próxima.