queridos irmãos e irmãs estamos no quarto domingo da quaresma já muito próximos da Páscoa e nesse ano nós estamos lendo os textos clássicos que a igreja durante séculos comentou nos domingos da quaresma sempre em atenção aqueles que vão ser batizados na vigília Pascal e também aqueles que já tem sido batizados renovarão as promessas batismais na noite da vigília Pascal o nosso caso e o texto principal é o Capítulo 9 do Evangelho de São João inteiro que relata a Cura do Cego de nascença o texto Diz ao passar Jesus viu um homem cego de nascença este
homem cego de nascença somos todos nós por quê porque nós vivemos nesse mundo e aqui o sentido dos enganam então nós vamos ter uma experiência muito chocante quando os nossos olhos se abrirem na hora da morte porque porque tudo adquirirá a sua verdadeira aparência por exemplo hoje nós já somos um pouco vividos nós tentamos lembrar de uma grande alegria do passado ela nos parece tão evanescente quase inexistente ilusória a gente nem consegue evocar aquilo direito é uma lembrança confusa esta nossa vida aqui será [Música] para nós uma lembrança um fio apenas um instante uma total
Miragem que se passou tudo aquilo que a gente considera importante a gente não vai levar dinheiro não vai levar pessoas também não Prazeres todos nos pareceram uma coisa irreal esses Prazeres físicos que a gente tem as honras também porque diante de Deus que é imenso infinito Santíssimo tudo aquilo que a gente possa ser ou ter não é nada Então nós vamos perceber o quanto as coisas não tem importância nenhuma nada tem importância alguma tudo é desimportante isso pelo que a gente vive aqui morrendo angustiada aflito ansioso neurótico isso não tem importância nenhuma diante da verdadeira
realidade que é eternidade não tem importância nenhuma Qual é o problema é que nós somos cegos nós somos como topeiras as toupeiras elas vivem enfiadas nos buracos e são cegas debaixo da terra e se vem para superfície fica mais cegas ainda nós somos como topeiras nós estamos aqui nesse mundo o tempo todo cegos e é por isso que nós sofremos tanto porque sofremos inutilmente por exemplo alguém que sofre porque o outro fez uma escolha errada mas quem é que pode impedir uma pessoa adulta e livre de fazer o que ela quer para quê que eu
vou sofrer por isso entregar para Deus um dia ele vai perceber o que ele fez mas eu não consigo impedi-lo e no final das contas ele é mais um cego e o que acontece é que perguntam a Jesus os discípulos Quem pecou e Jesus diz que não foram os pais do cego nem o próprio cego que pecou mas ele nasceu assim para que se manifestasse nele as obras de Deus ou seja a cegueira é congênita e ela é universal Quem pecou foi Adão e pelo pecado original nós todos nos tornamos herdeiros dessa cegueira e ela
existe para que se manifeste nela através dela as obras de Deus ou seja para que Deus nos recri para que ele Estabeleça em nós um sentido para além do sentido um sentido que é a percepção ou a consideração da sua presença então o que que Jesus faz ele cospe no chão faz lama com a saliva e coloca sobre os olhos do céu é um gesto de tipo sacramental é muito interessante que Jesus Curia assim a outros ele curava pela palavra simplesmente dizer a tua fé te curou é ou dava uma ordem ou simplesmente fazia uma
invocação e a pessoa ficava apurada outros tocavam tocavam até suas vestes e eram sarados nesse caso em um outro também há um outro paralelo a esse caso no evangelho de um surdo mudo Jesus começa como quem vai trancando uma porta ele com aquela lama misturada pela sua saliva ele vai passando nos olhos do cego é um gesto sacramental um gesto muito cheio de ternura Claro para nossa cultura extremamente asséptica em que a gente usa álcool em gel até para dar a mão para a mãe da gente Isso parece uma nojeira mas não é segundo aquela
mentalidade do tempo de Jesus então ele passa é assunção de lama nos olhos do cego que unção de lama é essa é função de lama fala da nossa precariedade nós somos feitos por Deus do Barro então Barro é a nossa fraqueza o barro é a nossa indigência é o fato de que nós não somos nada ele passa isso nos nossos olhos ele suja os nossos olhos com a lama como alguém que acaba com as nossas ilusões como alguém que diz olha eu vou passar essa lama para você perceber que você ama e no fundo para
você entender que tudo é lama tudo todas as coisas externas são apenas lama porque elas passam tudo que passa tudo que é perecível e Jesus diz vai lavar-te na piscina de siloé que significa o enviado vai lavar na piscina Aqui nós temos uma imagem Clara do batismo vai mergulhar nessa piscina vai mergulhar em Cristo Ele é o enviado mergulha na fé faz com que a fé seja a sua nova realidade ou seja o que Jesus está dizendo é similar como se ele dissesse você tem que ir para água como um peixe vai para dentro dela
ou seja mergulha na água muda de atmosfera muda de circunstâncias exteriores você que vive numa atmosfera que é exterior que é humana que é carnal que é mundana que é naturalista sai disso percebe que isso tudo é lama e mergulha na piscina mergulha na vida espiritual mergulha na oração ou seja enquanto Nós não entendemos que Deus é mais real do que o mundo enquanto nós não percebemos que a eternidade é mais real do que o tempo que o tempo vai passando a eternidade é imutável [Música] enquanto nós não percebemos que o Espírito está para além
da matéria nós vamos continuar cegos E analisando todas as coisas a partir da nossa cegueira medindo tudo a partir da nossa cegueira então nós nos daremos muito importância nós acharemos que nós somos pessoas muito significativas nós olharemos para nós mesmos com aquela vaidade de sempre nos acharmos estais E aí nós vamos querer sempre bensisteriores isso aquilo e nunca estaremos satisfeitos Porque sempre quando nós tivermos algo mais nós queremos ter aí nós vamos querer contentamentos e Prazeres e satisfações e distrações e Coisas que possam encher de gozo de felicidade ou seja o nosso coração viverá eternamente
para fora como é triste o homem que não conhece a Deus verdadeiramente ele pode até ter informações corretas sobre ele mas Deus para ele é apenas uma informação com a qual ele conversa a distância mas ele não mergulha ele não entra no Senhor e por que ele não entra no Senhor porque ele está preso do lado de fora ora O que é que nos prende do lado de fora o que nos prende do lado de fora são os nossos sentidos são estas portas da nossa alma que nos dão acesso ao mundo exterior então a gente
vê a gente escuta a gente toca a gente saboreia a gente cheira E assim a gente conhece e estima as coisas porque por essas Portas dos sentidos se dá a nossa comunicação com o mundo exterior e é justamente nessas portas do nossos sentidos que o inimigo nos quer aprender E ele nos prende através de sete ferramentas que são como Sete Portas pelas quais ele entra e nos controla que são sete pecados capitais os sete pecados capitais são havia de acesso a nossa alma E qual é o problema as pessoas por exemplo fazem muitas orações de
libertação mas elas não se arrependem e sobretudo elas não mudam certas reações diabólicas de dentro delas por exemplo a ira uma pessoa bem nervosinha muito irritadinha que não desculpa nada que tá o tempo todo com uma lista de agravos de São Paulo que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento não desde lugar ao diabo Olha aí é uma porta e é assim mesmo quantas vezes quando entra Ira dentro de casa entra o diabo junto E aí ele começa a destruir começa a criar e vão acontecendo coisas esquisitas e coisas estranhas aí as pessoas
dizem Olha o senhor precisa ir lá para rezar eu até às vezes vou rezo beleza abençoa a casa coloca o sacramentais mas não adianta porque a porta da Ira está aberta escancarada com cartas em escrito bem vindo Satanás não adianta a ira tem muitas manifestações a pessoa se fecha fica trancada com uma raiva ela tem o próprio demônio a trancou por dentro dela mesmo e para você entrar e tirar a pessoa dali É um trabalho terrível porque ela aprendeu a introjetar a ira como modo de sentir as coisas e assim vai ao longo dessa semana
nós iremos passar pelos sete pecados capitais e através dessas Sete Portas nós iremos buscar um arrependimento mais profundo através do qual nós possamos desinstalar os mecanismos de controle sobre a nossa alma a fim de que nós possamos receber aquela benção que Deus deu a Abraão tudominarás as portas dos teus inimigos os nossos inimigos são os nossos pecados capitais enquanto nós não dominamos essas portas nós sempre seremos vulneráveis aos seus ataques portanto uma porta de pecado se cura com arrependimento nós precisamos mergulhar no arrependimento nos lavaram no arrependimento e desse modo nós poderemos permitir que o
Senhor nos tire desse enraizamento do mal que nos torna semelhantes ao inimigo de Deus Nossa arrependimento são muito fracos superficiais muito genéricos nós nos arrependemos de Atos mas não nos arrependemos das nossas disposições anteriores e é por isso que nós não mudamos porque eu me arrependo assim eu briguei com a minha mãe eu briguei com meu marido tá bem tá certo é pecado mesmo só que o que que te levou a brigar é porque você é ruim e quando você não entrar na sua própria Malícia para se arrepender lá no fundo toda a libertação toda
cura qualquer coisa que você possa receber será superficial e não vai descer a essência do seu ser Vamos à essência vamos acionar A misericórdia de Deus a sua graça essa água da piscina de siloé para que nós possamos mergulhando nela obter de Deus aquilo que nós precisamos que a graça de uma conversão que vá até a raiz da nossa personalidade