A ESPOSA ESQUECIDA DE JOSÉ DO EGITO QUE DEU ORIGEM A DUAS TRIBOS DE ISRAEL

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Saiba quem foi Asenate na Bíblia e conheça a história da esposa de José do Egito. Descubra como uma ...
Video Transcript:
José Governador do Egito é um dos personagens mais conhecidos da Bíblia ao mesmo tempo sua mulher é uma das pessoas mais desconhecidas do texto bíblico A Bíblia relata que José estava em uma posição de grande destaque no Egito quando conheceu Azenate que se tornaria sua esposa embora seu nome seja mencionado apenas algumas vezes nas escrituras a figura dessa mulher misteriosa desperta a curiosidade de gerações ao longo dos séculos inclusive diversas tradições e interpretações procuraram preencher as lacunas deixadas pelo relato bíblico seja por meio de leituras midras seja por lendas judaicas presentes em escritos Apócrifos para
se ter uma ideia algumas versões sugerem até que José teria se casado com sua própria sobrinha mas será que isso faz sentido Quem foi Afinal essa mulher tão relevante na vida de José e no desenrolar de acontecimentos cruciais para a história de Israel é exatamente sobre isto que falaremos a partir de agora neste [Música] vídeo de acordo com o texto bíblico no livro de Gênesis José foi levado como escravo para o Egito ainda muito jovem após ser vendido por seus próprios irmãos o texto registra que José estava na casa de potifar oficial do faraó quando
começou a se destacar pela sua capacidade administrativa e sobretudo por sua fidelidade e retidão moral mais tarde por causa de uma injusta acusação promovida pela mulher de potifar José foi parar na prisão entretanto mesmo na adversidade José demonstrou sabedoria ao interpretar corretamente os sonhos de seus companheiros de Sela então depois quando o faraó teve sonhos perturbadores e nenhum dos sábios do Egito foi capaz de interpretá-los José foi chamado para cumprir essa missão conforme o relato bíblico ao desvendar o significado dos sonhos 7 anos de fartura seguidos de 7 anos de e fome José garantiu não
apenas sua libertação mas também um lugar de honra Na Corte do Egito o texto indica que o faraó impressionado pelas habilidades proféticas e administrativas de José concedeu-lhe um novo nome zafenate Paneia e entregou-lhe uma esposa Azenate as poucas referências a Azenate encontradas na Bíblia concentram-se basicamente em Gênesis 41 onde se menciona que ela era filha de potífera um sacerdote da cidade de H Essa cidade também conhecida como Heliópolis pelos gregos ficava localizada na região do Delta do Rio Nilo próxima ao que hoje é a moderna Cairo on era um centro de culto solar no Egito
tendo R como uma de suas mais importantes divindades o nome do pai de Azenate potífera significa dádiva de Rá assim é evidente que a zenat foi criada no contexto do politeísmo egípcio e das tradições religiosas associadas ao culto do Sol a Bíblia não fornece informações detalhadas sobre seu cotidiano mas como filha de um sacerdote presume-se que ela pertencia a uma das classes mais privilegiadas da sociedade egípcia da época os estudiosos acreditam que o nome Azenate por sua vez seja a transliteração de um nome egípcio cujo significado sugere algo como pertencente a deusa neite ou dedicada
a deusa neate uma divindade egípcia geralmente associada à guerra e à caça no texto bíblico o momento em que José se casa com Azenate está diretamente ligado à sua ascensão ao posto de governador do Egito ou seja o texto em nenhuma parte detalha qualquer período de aproximação entre José e Azenate antes do casamento o texto simplesmente registra que o próprio Faraó decidiu dá-la como esposa a seu novo administrador Pode ser que Faraó julgasse importante fortalecer laços entre a família sacerdotal e sua a nova autoridade real José tinha cerca de 30 anos nessa ocasião e não
há menção na Bíblia de qualquer outro casamento por parte dele o que indica que Azenate talvez tenha sido sua única esposa a Bíblia também informa que Azenate teve dois filhos com José durante o período de abundância que precedeu os anos de fome previstos nos sonhos do faraó o primeiro filho recebeu o nome de Manassés que significa aquele que faz esquecer de acordo com o texto José atribuiu a escolha desse nome ao fato de que Deus o ajudou a esquecer todos os Sofrimentos que havia passado até então incluindo a saudade da casa de Seu pai o
segundo filho foi chamado de Efraim cujo significado traz a ideia de ser frutífero ou ser Próspero José explicou esse nome ao declarar Deus me fez próspero na terra da minha aflição esses nomes portanto revelam a esperança e a gratidão que José nutria mesmo Vivendo em estrangeira e distante de seus irmãos e de seu pai Jacó mais tarde no capítulo 48 de Gênesis o texto bíblico revela que o patriarca Jacó ao reencontrar José em certo sentido adotou seus dois filhos conferindo-lhes uma benção especial isso fez com que Manassés Efraim se tornassem pais de tribos dentro de
Israel ao lado dos demais filhos de Jacó quando Jacó impôs as mãos sobre eles entretanto algo inusitado aconteceu Efraim o mais novo recebeu a benção principal em vez de Manassés José até tentou corrigir seu pai posicionando as mãos dele adequadamente mas Jacó insistiu em que sua escolha estava sendo guiada por revelação Divina assim Efraim tornou-se a tribo mais numerosa e influente no reino de Israel ao norte gerando figuras notáveis como Josué e o profeta Samuel por mais que Azenate possua um papel fundamental na consolidação da família de José a Bíblia não oferece detalhes sobre sua
vida além do que já foi mencionado sua participação na história bíblica termina tão logo se menciona o nascimento de Manassés e Efraim não há um registro de quando e como ela morreu tampouco de como lidou com a vida na corte egípcia ao lado de José também não se sabe exatamente como foi sua relação com seu sogro Jacó e mesmo com os irmãos de José que passaram a morar no Egito depois da grande fome que atingiu a terra Esse silêncio é um fenômeno comum em alguns textos do Antigo Testamento Especialmente quando se trata de mulheres que
entraram na linhagem ou na história do povo de Israel mas não tiveram um papel Profético ou de liderança explicitamente reconhecido Além disso o fato de Azenate ser egípcia desperta ainda mais curiosidade Pois ela foi a mãe de dois patriarcas de tribos de Israel e isso levanta questões sobre sua postura Religiosa e seu envolvimento com a fé monoteísta diante das lacunas na história de Azenate não é de se surpreender que a tradição Judaica tenha buscado explicações para responder a seguinte questão como poderia José um descendente direto de Jacó casar-se com uma egípcia filha de um sacerdote
Pagão e ainda assim ter filhos incluídos na aliança de forma plena então surgiram várias lendas interpretações e até textos Apócrifos para tratar esse ponto por exemplo o mid gênero de literatura rabínica que muitas vezes elabora e expande histórias bíblicas para fins teológicos ou pedagógicos propõe duas interpretações principais sobre a zenat numa dessas interpretações Azenate é identificada como filha de Diná a única filha de Jacó segundo essa narrativa após o episódio conturbado envolvendo a violação de Diná por siquem Diná teria engravidado e a menina nascida teria sido enviada ao Egito onde foi acolhida por potifar ou
potífera e criada por ele como filha adotiva Nessa versão o pai adotivo de Azenate seria o mesmo potifar a quem José serviu no Egito antes de ser aprisionado por uma falsa acusação feita por sua esposa em algumas variações dessa interpretação potifar teria planejado matar José mas azena o alertou de que ele era inocente por isso em vez de executá-lo potifar optou por enviá-lo à prisão Além disso como prova dessa origem israelita de Azenate o midrash alega que Jacó Teria colocado um amuleto no pescoço da menina antes de ela ser enviada ao Egito contendo uma inscrição
que a dedicava ao Deus de Israel Então muitos anos mais tarde José supostamente teria reconhecido esse amuleto percebendo que Azenate era na verdade parte da casa de Jacó ao invés de egípcia e assim o casamento não implicaria violar sua pureza étnica e religiosa em outra interpretação Azenate seria de fato uma mulher egípcia criada no contexto politeísta mas que ao conhecer José converteu-se ao monoteísmo de fato o texto bíblico registra que José estava completamente Submisso ao Deus de Israel e essa fidelidade poderia ter influenciado sua esposa assim ela se tornaria uma prosélito e rejeitando os deuses
do Egito essa abordagem interpretativa obviamente parece ter surgido com de destacar a ideia de que em vários momentos mulheres estrangeiras foram acolhidas na tradição de Israel ao abraçarem sinceramente a fé e a conduta judaicas como raab E Rute então Azenate nesse sentido seria mais um caso de conversão genuína tornando-se digna de ver seus filhos integrados plenamente ao povo da Aliança essa curiosidade sobre o relacionamento de José e Azenate foi tão significativa Em algum momento que deu origem até mes a uma obra apócrifa conhecida como José e Azenate que traz uma das narrativas mais extensas e
romanceadas sobre o encontro do filho de Jacó e sua esposa no Egito essa obra escrita em grego jamais fez parte do cânone bíblico mas pode ter circulado desde o período helenístico a obra foi produzida Possivelmente em Alexandria entre o segundo século antes de Cristo e o primeiro século depois de Cristo no período Romano seu autor permanece conhecido embora se presuma que fosse judeu Ou pelo menos alguém ligado à cultura Judaica na diáspora nesse texto dividido em duas partes a história ganha contornos típicos de um romance grego o autor fornece descrições detalhadas do primeiro encontro de
José e Azenate marcado inicialmente por rejeição mútua na obra a personagem de Azenate surge como uma jovem rica extremamente bela mas orgulhosa De sua origem José por sua vez demonstra certo distanciamento recusando-se a tomar uma esposa que cultue Deuses estranhos aos poucos no entanto Azenate se vê tocada pelo caráter e pela fé de José e inicia um processo de arrependimento sincero ilustrado por jejuns e orações ao Deus de Israel no desenvolvimento do texto José e Azenate finalmente superam as diferenças e ela se converte renunciando aos Ídolos a primeira parte termina com o casamento dos dois
já na segunda parte da obra surge um conflito envolvendo o filho do faraó que se apaixona por Azenate e conspira para eliminar José o desfecho da obra é marcado por cenas de perseguição e reviravoltas que culminam na morte do príncipe e na coroação Inesperada de José como Faraó obviamente essa narrativa extrapola tudo o que o texto bíblico apresenta José e Azenate exibe traços de ficção e de romance épico provavelmente com a intenção de abordar no contexto helenizado questões como a validade dos casamentos mistos a importância do arrependimento e o papel do povo de Israel em
meio a culturas estrangeiras portanto não se deve atribuir a essa obra nenhuma autoridade histórica sobre o verdadeiro relacionamento de José e Azenate ainda que como documento antigo ela tenha a sua utilidade como testemunho do desenvolvimento do pensamento e da literatura Judaica durante a dias agora Voltando às interpretações midras sobre a história de Azenate embora essas versões também não façam parte do cânone bíblico elas demonstram a preocupação do pensamento rabínico em explicar como Manassés e Efraim descendentes de Azenate puderam receber bênçãos tão importantes a ponto de se tornarem líderes de tribos de Israel em ambas as
interpretações tanto naquela em que a Zena possui origem Israelita quanto naquela em que ela é uma pros da Fé de Israel ficam Claros os esforços rabínicos para mostrar que a providência divina conduziu a história de modo a garantir que a linhagem de Jacó permanecesse intacta e livre de implicações negativas que poderiam Advir de casamentos mistos satisfazendo assim as expectativas teológicas e identitárias do povo Judeu entre as duas versões a ideia de que Azenate se converteu ao Deus de Israel parece obviamente a interpretação mais natural e a a que faz mais sentido Afinal nada impede Que
Azenate tenha sido sensibilizada pelos relatos de José Acerca das promessas divinas assumindo assim a fé no Deus de Israel e abandonando seus antigos Deuses por outro lado a versão que tenta estabelecer uma suposta linhagem Israelita para Azenate parece muito mais fantasiosa e dependente de arranjos interpretativos seja como for o importante é reconhecer que a vida de José era marcada pela providência divina e que seu exílio no Egito não foi um acaso mas parte de um plano maior não apenas para salvar muitos povos da fome mas também para preservar a família da Aliança dentro da história
da Redenção Nesse contexto A Misteriosa Azenate foi mais uma prova de Como Deus pode conduzir sua promessa mesmo em circunstâncias improváveis escolhendo e transformando a filha de um sacerdote egípcio em uma matriarca da linhagem de Israel agora escreva nos comentários se você Você já conhecia a história da esposa de José no Egito e se você deseja aprofundar ainda mais seu conhecimento da palavra de Deus estudando a Bíblia de forma detalhada mas com uma linguagem simples e objetiva eu te convido a estudar Teologia conosco de qualquer lugar a qualquer horário totalmente online com vídeoaulas apostilas e
certificado de conclusão as informações estão na descrição do vídeo e no comentário fixado
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