[Música] a reflexão é uma arma muito potente para reconstruir as nossas subjetividades tentar interpretar os fenômenos históricos sociais estão diante dos nossos olhos rhodes que a função da filosofia e desejo humano argumento da cana para fraude indivíduos sentindo forte do inter não existam que você não pode fazer segundos a abramppe é uma teórica política hannah área de busca para falar da pluralidade dos reis palma decidiu ingressar no mundo livre o que grandes pensadores deste de outros tempos podem nos ajudar a interpretar os impasses que vivemos no século 21 [Música] o acatante interessante e vamos passar
pro terroir a socialite ao produto tudo só entre outros silva o sociólogo e filósofo zygmunt bauman nasceu em 1925 na polônia e faleceu em 2017 na inglaterra aos 92 anos ele atravessou as tragédias históricas do século 20 como o holocausto eo totalitarismo soviético não acompanhou as transformações sociais e afetivas que vieram com o triunfo da sociedade de consumo com o surgimento da internet todas as possibilidades de um mundo que ela nos trouxe se freud descreve o nosso mal estar com a vida e civilização baumann diagnosticou as angústias específicas da pós-modernidade ele batizou de tempos líquidos
para a alma é da liquidez do nosso tempo inconstante vê-los mutação que emergem individualismo a insegurança ea efemeridade das relações mantém uma trajetória interessante porque ele começa com um militante da resistência contra o fascismo luta no exército polonês de resistência bárbara nazista e por muito tempo considera que a presença soviética uma presença libertador começou socialista apesar de ele ter dito até o fim da vida que era socialista mas começou socialista e pró soviético foi se afastando da união soviética medida que fatos como a rebelião polonês e um grande 56 à medida que 68 um expurgo
universitário na polônia à medida que 68 véu primavera de praga e acima de tudo uma experiência muito dolorosa para ele o pai dele se aproximou da embaixada de israel no mar só fico e foi preso e ele também logo é um homem que foi revendo a idéia do socialismo histórico e foi se tornando cada vez mais crítico e amparado em um sucesso cada vez maior há um traço interessante porque ele é um sociólogo formal é um sociólogo de linguagem informal de linguagem científica mas desde um livro 64 ele lançou um texto chamado sociologia cotidiano esse
texto fala para os poloneses como eles devem ver as coisas da sociedade ao andar na rua uma espécie de experiência socrática uma sociologia real uma espécie de contato com as pessoas para que elas pudessem pensar a partir do real pensar a partir dessa experiência sem nunca ter perdido a característica do rigor conceitual que é próprio de um sociólogo baumann queria desde o início ser entendido por mais gente em 1997 baumann chegou à idade de 72 anos esse é o momento que baumann deu uma guinada importante se pega um livro de 1930 de freud mal estar
na civilização também traduzido às vezes para ser mais fiel alemão mal está na cultura ele pega esse texto em que floyd analisa cultura a civilização e junta um texto em 1927 futuro de uma ilusão dois textos freudianos e começa a pensar o que eu poderia escrever passados tantos anos entre a escrita de fraude ea minha escrita atual 1927 30 em 1997 porque essa proximidade floyd baumann são de origem judaica froid baumann tiveram que abandonar seu lar por causa do nazismo froid balmant interesse por atos froid baumann tinha pesquisa na área de filosofia talvez tudo isso
tenha aproximado mas acima de tudo ele se interessou por esse conflito freudiano entre civilização que do mês tcan que rebaixa que ordena que pede a você que não seja impulsivo que não seja emotivo demais e acima de tudo que não seja publicamente sexuado com a vontade do indivíduo livre cheio de impulso inclusive vontades que floyd vai chamar de pulsão de morte montadas e eliminação das pessoas a civilização para o austríaco era reprimir os sentidos quanto mais repressor o estado mais se produz filosofia língua e assim por diante porque para floyd eu só estudo quando eu
não estou exercitando a sexualidade essa é uma teoria foi diana a renúncia o instinto causa uma tensão incontornável entre o indivíduo o estado ea sociedade e assim fica uma questão mais ou menos pendente eu vou fazer como baumann dar um exemplo concreto o que impede que as pessoas mais próximas tendo uma escada que não se atirem no palco e venham fazer uma self exatamente porque se vocês fizerem isso o grupo vai condená los os amigos vão se envergonhar haverá repressão e eu como pessoa educada ou reprimir esse instinto esse choque entre o que eu desejo
e o que a sociedade deseja é a tensão elementar e atenção básica xxi ao que move toda cultura e toda a sociedade a cultura é um ato repressivo a ideia pessimista de fraude é uma reflexão importante e precisamos retomar então o texto de 27 quando floyd traça uma fascinante correspondência que vale sempre a pena ler o seu amigo francês rolan simon especialista em literatura poesia e misty ele froid ateu com rolão quase místico e o interesse deles por conhecimento faz com que surja um conceito que floyd atribuir o amigo apesar de não dizer o nome
já que floyd desculpe esse conceito de um amigo mas o conceito de rolan roberts chama sentimento oceânico sentimento oceânico é fundamental e floyd que significa o meu eu diluído no todo o grande sonho de todas as pessoas encontrarem uma religião encontrar em um time de futebol encontrarem uma torcida encontrarem o seu eu diluído no todo pra que eu resolva de vez essa tensão entre o indivíduo eo grupo entre o meu desejo o desejo dos outros esse é o grande sonho que floyd analisa como o processo no qual eu necessariamente quero perder a minha individualidade para
evitar o atrito entre minha individualidade e o todo o sentimento oceânico para floyd a separação entre mim eo mundo é o nosso grande tema quando o bebê pela primeira vez percebe que o seio da mãe não é parte dele e isso é o primeiro trauma de um ser humano segundo floyd está nascendo aqui a individuação que o afastamento entre mimi e o outro ora todos nós somos indivíduos todos nós sentimos mas ninguém sente o que eu sinto e floyd ilustrado por um amigo muito culto como o próprio freud fred começa a pensar como se recupere
esse sentimento oceânico como é que eu volto a ser um como eu supero a divisão no início o eu abarca tudo depois separa de si um de externo nosso atual sentimento do eu é portanto apenas o vestígio atrofiado de um sentimento muito mais abrangente o sentimento oceânico um sentimento peculiar sensação de eternidade de algo limitado sem barreiras com base apenas nesse sentimento oceânico alguém poderia considerar-se religioso ainda que rejeitasse toda a fé e toda a ilusão um sentimento de vinculação indissolúvel de comunhão todo o mundo exterior a bárbara nazista que atingiu os 2 fez com
que ambos baumannii floyd pensassem muito muito na violência humana na morte na divisão entre as pessoas o polonês não estava algo distinto do austríaco a inflexão do mundo para floyd era o desejo se ânico a repressão sexual ou a sexualidade que se espraiava por toda a consciência do indivíduo da alma introduz uma coisa estranha o mundo de fraude no seu livro de 97 o mal-estar da pós-modernidade obviamente uma referência o texto em 1930 confessada logo no primeiro parágrafo o polonês diz uma coisa completamente diferente não é a sexualidade que nos frustra ou não exatamente ou
apenas a sexualidade o que nos frustra é uma característica da nossa sociedade chamada consumo o axioma mais importante da virada bom unyahna é o definidor de que eu só sou seu consumir e que a nossa sociedade produz párias produz pessoas afastadas do todo que são as que não consomem e não sendo consumidores são afastados da condição da existência para baumann o conceito de pós modernidade que ele passa a usar é obviamente uma citação de lotar e bateria e um crítico muito importante hoje esquecido no brasil mário pedrosa em 66 fez um texto sobre hélio oiticica
e comentou que a arte de hélio oiticica era um arte pós tudo inclusive pós moderno a partir de pensadores brasileiros e franceses surgiam significado que bahuan vai desenvolver o que é pós modernidade significa a falência das metas narrativas tampas significa isso as metas narrativas são aquelas narrativas vastas gerais que dão sentido à todas as coisas que eu posso entender exemplo clássico a bíblia explica tudo de onde veio tudo como está e tudo para onde vamos a bíblia não explica a história do povo judeu ou a história dos primeiros cristãos a bíblia diz no princípio deus
criou o céu ea terra e no final no apocalipse último livro do novo testamento da bíblia encerra isso e essas metas narrativas bíblicas tiveram concorrentes a partir do século 17 18 iluminismo a partir do século 19 o marxismo ea partir do século 19 e 20 o idealismo todas essas metas narrativas são universais e nós passamos a viver o fim das narrativas de tipo meta o ativo não há mais explicações gerais as narrativas passam a ser curtas tópicas só tem valor para mim surgiu um indivíduo que rejeita bíblia e lido de seia se o indivíduo que
rejeita shakespeare e diz nada disso vale eu penso diferente a característica da pós-modernidade a minha opinião é constituída de sentido o colapso da modernidade é o colapso da razão e ascensão dessa manipulação dos signos dessa capacidade de deslocar sentidos para o indivíduo passados 65 anos que o mal estar na civilização foi escrito e publicado a liberdade individual reina soberana é o valor pelo qual todos os outros valores vieram a ser avaliados ea referência pela qual a sabedoria acerca de todas as normas e resoluções surpreende virtuais devem ser medidas os mal estares da modernidade provinham de
uma espécie de segurança que tolerava uma liberdade pequena demais na busca da felicidade individual os mal estares da pós-modernidade provém de uma espécie de liberdade de procura do prazer que tolera uma segurança individual e pequena demais no próximo bloco substituirmos campos de concentração o shopping centers a mesma lógica segundo bom [Música] que criança linda disse a amiga a mãe da garota isso é porque você não viu a fotografia dela cores respondeu ah mãe cínica a piada contém a essência da pós-modernidade preferimos a imagem ao objeto a cópia original o simulacro ao real ora no momento
que eu estabeleço que a foto dele em cores o simulacro aquilo que está no lugar de o signo manipulado é superior ao bebê real nesse momento estou entrando na pós-modernidade o abandono do concreto do objetivo científico e geral e o surgimento do simulacro nós cuidamos mais da foto do que o prazer da viagem perdemos horas para que a foto que perfeita e menos horas para aproveitar a viagem porque está nascendo aqui o pós-moderno na condição pós-moderna a vida não é mais um problema ser resolvido mas experiências em série todas destinadas ao devir ao se fazer
algo inacabável os consumidores eram os clássicos seres da pós-modernidade por isso a pós modernidade é chamado em vários textos principalmente lotar como a lógica cultural do capitalismo tardio a pós modernidade foi criticada como uma lógica cultural de um capitalismo que está esgotando as possibilidades estruturais e tradicionais e passando para outro campo baumann a usar esse conceito ele amplia a versão e vai introduzir aquilo que floyd não falou que o projeto tradicional o projeto anterior após modernidade é o projeto de controle do estado é o projeto da eugénie a os grandes estados do século 20 praticaram
o gene a a união soviética pastando chamado reacionários burgueses o lec 77 alemanha nazista mandando matar judeus ciganos testemunhas de jeová homossexuais negros comunistas o projeto tradicional do grande estado era eugénie a eu de bom e nós nascimento origem de afastar os indesejáveis o projeto da pós modernidade não é mais de o gene a o projeto da pós modernidade é afastar quem não pode consumir e não se insere na lógica do consumo substituímos campos de concentração o shopping centers com a mesma lógica segundo bom dizer quem pode e quem não pode quem tem acesso ontem
acesso quem é feliz ou quem é infeliz quem está fora da cadeia de consumo perde a própria humanidade no caso a redenção é dada pela aquisição de bens e aí se nota diferença entre baumannii floyd droid nunca fui socialista baumann vem de uma tradição socialista floyd nunca introduziu uma crítica às classes sociais a bauma introduziu duramente desde o início uma percepção de uma sociedade montadas subclasses excludentes e rivais ora o não consumidor é ou não ser mais do que apenas consumo citando baumann essa cultura a nós têm pavor a solidão chamada liberdade o desejo e
manchado de medo posteriormente ele afirmaria que redes sociais celulares e tablets era necessidade premente imperativa de vencer a solidão sem pagar o ônus do contato físico retomando a ligação com floyd de que nós temos horror o contato e temos que reprime lo porque agora eu posso entrar na internet xingar alguém entrar na parte de qualquer pessoa que se dedica 30 40 50 anos ao tema e dizer aos meus 18 anos está completamente errado e mais eu posso lhe chamar de babaca sem medo de reação física porque eu não estou lá como leandro eu estou como
tigrão 72 ea partir desse momento eu ganho o empoderamento que afasta toda e qualquer risco de contato físico ou de risco qualquer está resolvido segundo barbano dilema foi diana não preciso mais me isolar para ser livre porque a internet proporcionou a mais complexa dialética e complicada forma de isolamento já inventado por ser humano eu tenho 50 mil amigos porque eu não tenho nenhum eu tenho 10 mil seguidores porque ninguém me segue eu mostro fotos pra muita gente mas ninguém vai guardá lo só vão da light em busca do seu light achamos a forma perfeita no
face no instagram de mascarar a solidão buscar aprovação social sem os riscos de qualquer problema se tudo está desconstruindo o mundo caiu comenta bauma no livro de 1997 que chegaria vez dos párias porque a vez dos excluídos porque os excluídos odeiam as estruturas dominantes os excluídos querem derrubar as estruturas dominantes mas agora graças à internet os excluídos tem essa chance surpreso o pai é contemporâneo pode se tornar até uma revista alguém que chega ao sistema de consumo mas nunca será perdoado pela sua origem ou por ser revista a internet não eliminou as distâncias na internet
reforçou algo que suponhamos morto à internet recriou reinventou o tribalismo o fechamento em torno de um grupo o mundo está muito polarizado também a mudança permanente agora dá margem a imersão de coisas que suponhamos eliminadas no século 19 nacionalismo xenofobia tribalismo porque exatamente a desconstrução foi uma desconstrução técnica mas não social mas aí o que adverte baumann há duas maneiras de wim pedir que vocês tenham acesso à verdade a primeira maneira censurar como fazem todas as ditaduras de direita ou de esquerda eu censure você não tem acesso à verdade a segunda maneira é atual afogá-lo
os blindados jogar tanta coisa na internet tantas fake news tanta variedade você não tem mais a mínima ideia do que é certo e errado é uma forma sofisticada democrática aberta capilarizada atomizado que fazer com que ninguém mais pensa a falta tradição de ditadura o excesso tradição de estado de direito todos nós que confiamos nossos pensamentos a computadores em vez de a folhas manuscritas ou datilografadas interagimos com a tela incessantemente reescrevendo e reordenando que escrevemos sabemos muitíssimo bem que cada versão seguinte torna as versões anteriores não existentes apagando todos os traços do caminho que nos conduziu
até onde então estamos a escrita em computador extinguiu a outrora sagrada ideia da versão original baumann continua sendo extraordinário socióloga às vezes chamado filósofo pelo seu grande conhecimento filosofia mas algo mudou começaram a tratar o sociólogo de origem polonesa como o papa da pós-modernidade ele descobriu uma coisa que desagradou muito da qual ele reclamou dezenas de vezes ele não escreveu sobre a pós modernidade por ser adepto dela ele escreveu sobre a pós modernidade que é crítico da pós modernidade e ele começou a se incomodar de tal forma de tal jeito que ele abandonou pra sempre
o conceito de pós moderno ea partir de 2000 ele achou o termo e substituir a pós modernidade e utilizou um conceito novo este sim de inteira lavra dele passou a utilizar o conceito de líquido metáfora clara da falta de forma a falta de fronteira da transparência sem molduras que a metáfora da baumann decidiu ingressar no mundo líquido aí a liquidez e não dou tudo em 2013 lançam seus maiores best-sellers amor líquido uma reflexão sobre relações pessoais e lançou em 2005 e 2006 a vida líquida medo líquido e no mesmo ano tempos líquidos ele passou a
vender muito e aí lançou também apesar de não usar no título não sou uma das minhas obras preferidas que eu dou quase todos os alunos que é a arte da vida de 2008 ele não usa líquido no título mas nenhum do texto de liquidez froid inventou a angústia associada à sexualidade utilização baumann acrescentou a questão de classe de consumo e à liquidez se soma todo esse repertório juntando suas crônicas o corriere della serra e lançou um livro simples de pequenos textos 44 cartas do mundo líquido dizendo coisas muito claras muito diretas mas muito lineares a
minha preferida do texto é quando ele diz farmácias não são mais farmácias lojas agora são farmácias porque as lojas vendem remédios para depressão se você está mal com uma bolsa se você está deprimido renove o guarda roupa se você não tem mais sentido na sua vida gaste que o sentido virá automaticamente porque o consumidor na ilusão de ser sujeito ao comprar dizer no texto se torna objeto de consumo que ele transforma seu próprio corpo em outdoor de marcas no próximo bloco o medo nos tornou profundamente covardes a confiança no estado aumentou porque nós queremos ser
felizes a qualquer curso [Música] a maior parte da história da humanidade tínhamos basicamente duas formas de organização o tempo cíclico se repete dia após dia ano após ano vivido pelas sociedades agrárias como tibete e o tempo linear de marcha move em direção ao futuro dominante nas sociedades industriais e que expressa essa idéia de modernidade e progresso o que estamos percebendo é uma terceira e relativamente nova organização do tema que ganha terreno no que eu chamo de modernidade líquida uma forma de vivenciar a passagem do tempo um tempo sem certa sem direção dissipado uma infinidade de
momentos cada um deles episódico fechado e curto apenas frouxamente conectado com o momento anterior ou seguinte numa sucessão caótica as oportunidades são imprevisíveis e incontroláveis então a vigilância sem trégua à s imprescindível esse tempo da modernidade líquida gera ansiedade ea sensação de ter perdido algo não importa o quanto tentamos nunca estaremos em dia o que aparentemente nos é oferecido vivemos um tempo em que estamos constantemente correndo atrás o que ninguém sabe é correndo atrás de mim todas as pessoas entendem essa frase no qual ele mostra o esvaziamento de sentido de vetor de pele elogia é
uma das características da pós-modernidade eu tenho que aparecer ocupado sempre teclando sempre digitando sempre mandando coisas mas eu não tenho nada absolutamente nada dessa importância ao analisar os famosos martins de 2011 e toda a imprensa estava tratando em londres como uma nova revolta como um novo movimento que a artista como um novo domingo sangrento como uma ressuscitação ressuscitar da luta de classes baumann se opôs a todas as análises e disse que os motivos de londres não queria redefinir classes sociais mas queria incluir consumidores excluídos no processo de consumo a questão era política não era liberdade
igualdade fraternidade não eram as barricadas de 1830 em paris o de 1848 ele nota que o principal alvo dos motivos era quebrar vitrines e pegar iphones ao invés de pensar como luta de classes como sua formação inclinaria ele fala de acordo com o seu conceito como uma nova forma de inclusão no consumo se o antigo conceito pós modernidade da cultura próprio do capitalismo tardio a base nova era à época o novo mundo tem uma maçã mordida o desejo das pessoas é esse nesse meu objeto são crimes de status não mais crimes famélicos eram motivo capitalista
dentro do capitalismo não eram mais os brioches mas os smartphones essa é a novidade de bauman bomba num lenço não lança um movimento de condenação a isso ele não fala de ter uma geração melhor ou mais profunda frase típica de quem está envelhecendo no meu tempo ele ouviu em paris um uma conferência de sato em que o filósofo existencialista dizer que vocês têm que desenvolver um projeto de vida que siga toda a sua vida a partir de valores que vocês tenham decidido como corretos e ele diz não há mais projeto de vida ninguém planeja vida
além de um semestre nenhum jovem fica no emprego mais por 40 anos e um aluno que anuncia baumann que obtivera 500 amigos em um só dia baumann comenta eu tenho 90 anos eu consegui cinco amigos mas bala não julga o aluno apenas comenta que ele e aquele jovem tinham duas moções distintas do que era amizade a vii copa facebook quando vai de mim a campanha vale bastante franco volta para cá a 2 falei com minha internet por desmate a ai vai tudo para o time disse o homem se conectem disconnect grande essa traz facilitem o
disconnect a idéia é ajudar você a entender ao jô network aí resta pauta uma bola de futebol com bilhetes a topmed coffee break e deixem o homem entrou max ivan skills nem [Música] raiva eu acho que é só a esse dedicado a tablets ou exige os três dele leia também por ali e evitar de futebol o governador vai valendo a dar mais a bola a introdução do seu livro medo líquido da alma traz três citações o medo em muitos olhos enxerga coisas no subterrâneo não é preciso uma razão para ter medo fiquei me perguntado mas
é bom ter medo sabendo porque permitem afirmar minha crença inabalável de que a única coisa que devemos temer é o próprio medo ora o medo não é exclusivo dos humanos porque os animais também têm medo logo medo não é exclusivamente cultural medo também é instintivo ele é biológico não é uma invenção apenas da sociedade a novidade da pós modernidade é que ao invés do medo direto do século 16 da peste do fim do mundo ao invés do medo direto de 1939 do flagelo da guerra agora nós temos os medos que enxergam nos subterrâneos - plasma
medos em forma medo sem limite à internet colabora para isso passou a criar uma possibilidade divulgar como um vírus o medo impreciso o medo que atinge a todos nós não temos medo de perder a liberdade nós temos medo de perder a segurança vou acrescentar a bauma não testará ordinário drauzio varella volume 3 da sua trilogia prisional chamado prisioneiros especialista em sistema prisional drauzio varella nos dias os presos e as presas que eu conheci jamais pensaram no conceito liberdade presos e presas pensam apenas uma coisa sobreviver a uma facção criminosa ao dominar os presídios oferece a
segurança que o estado antes não oferecia oferece a ordem e os presos estão felizes grosso modo inseridos nessa ordem autoritária mas uma ordem que preserva a vida das pessoas logo não é liberdade o grande drama humano mas é sobrevivência então voltando a idéia de que o grande medo atual talvez não seja o certamente não é que eu seja menos livre mas eu ficar de fora eu ficar sem acesso e ficando de fora sem acesso não conseguir existir por mais que a gente escreva sobre liberdade o grande sonho humana segurança liberdade é um desejo importante muito
mais teórico do que prático o que explica a ascensão de parte desse novo conservadorismo perguntem às pessoas se elas querem habeas corpus liberdade de imprensa eo pluripartidarismo ou querem cesta básica então quem garante certa liberdade individual que é o projeto conservador original que não haja um estado controlador é uma pessoa que promete a 1 liberdade a um segurança e ao todos que vai exercer seu papel policial reprimenda e isso torna carrasco e verdugo em meu nome eu não preciso mais sujar as mãos não precisa mais ser o carrasco verdugo que o estado assumir essa posição
o repressor então essa sedução é muito fácil de entender e ela não é brasileira ela é hoje mundial absolutamente mundial é um risco toda posição extrema em política é um risco risco para a liberdade e para a democracia a casca da civilização diz baumann é frágil ea internet explorer esses limites debaixo do meu verniz de educação existe o cão selvagem esbam o grande medo vem da fonte de ser excluído e como ele estava escrevendo esse livro no apogeu de um reality show na inglaterra ele disse que o reality show é a catarse em que eu
posso invés de ser excluído o nosso grande medo eu posso excluir telefonando eu quero que ele seja eliminado isso me dá um poder de transferir meu medo da exclusão para televisão o que leva tanta gente a dizer que não vai votar na inglaterra o chá que é optativo voto lá o que leva tanta gente dizer não exercer e meu dia meu direito cívico mas eu votarei no big brother como nós chegamos a esse ponto para ele faz parte de um processo o mistério ele não usa a expressão eu usaria dessa nova psicose dessa nova neurose
melhor dizendo que se chama fomo que é o f de medo de ficar de fora missing out o medo de ficar de fora já é uma doença classificada nos estados unidos a fome vem ao lado da no mofo biya a nomofobia o medo de ficar sem o seu telefone conectado à internet a liquidez atual reforçou o caráter temporário da vida os limites do mundo foram quebrados completamente porque surgiram novos players e sempre estiveram lá mas agora reivindicam a reinvenção social surgem movimentos de orgulho gay seus movimentos feministas surgem movimentos de lésbicas de orgulho negro surgem
movimentos que querem um espaço onde antes não tinha e eu estou cada vez mais cercada em londres por colegas islâmicos nos estados unidos por latinos em roraima por venezuelanos os mundos dos bárbaros estão chegando e aumenta o meu medo enormemente o aumento do medo no mundo líquido que baumann descreve é o aumento exatamente da fragilidade e da minha incapacidade de pensar grandes projetos que garantam alguma segurança é curioso que toda a racionalidade que os iluministas anunciar chega no século 21 projeto assassino e racional chamado auschwitz ou seja racionalidades barra essa pulsão de morte e facilita
os assassinos essa pulsão de morte quem nos protege no mundo de hoje que proteção cada um e cada uma de vocês têm a proteção dos senhores das armas atômicas somos protegidos por trato e pelo presidente da coreia do note terrível o terror global aumentou muito esses medos se a tecnologia produziu aviões cada vez mais seguros cada vez menos com risco de acidente o medo líquido produziu a necessidade de examinar se o meu vizinho tem estereótipo de algum terrorista o medo é mais assustador quando difuso disperso indistinto desvinculado desencorajado flutuantes endereço nem motivo claro quando nos
assombra sem que haja uma explicação visível quando ameaça que devemos temer pode ser vislumbrado em toda parte mas em lugar algum se pode vê lá medo é o nome que damos a nossa incerteza nossa ignorância da ameaça e do que deve ser feito o que pode e do que não pode e aí vem uma grande questão para obama que é extraordinário qual é o problema do medo se ele é histórico se lhe é inerente à espécie humana se os homens das cavernas tinham medo se os homens medievais tinham medo o problema do medo atual é
que sendo eles subterrâneo generalizado como lembra cervantes na epígrafe faz com que eu abra mão da minha liberdade pra fugir do medo eu aceito que examine muito antes de entrar num avião porque afinal há terrorismo eu aceito viver em condomínios fechados eu aceito viver atrás de grades eu aceito que o estado coloque câmeras como em londres em todos os lugares e essas câmeras filmam todos eliminando a intimidade mas porque eu aceitar essa barbaridade porque é isso ou o terror é isso o ataque o medo nos tornou profundamente covardes a confiança no estado aumentou porque nós
queremos ser felizes a qualquer custo queremos ser felizes e seguros a qualquer custo fomos levados a crer que a felicidade está acessível a todas as pessoas diferentes do século 12 por exemplo queremos ser felizes inclusive invenção burguês do 19 queremos ser felizes no casamento é extraordinária no próximo bloco queremos a volta útero é o isolamento em tablets e celulares a auto satisfação que a regra atual [Música] estamos à mercê de uma civilização que abriga os extremos do progresso e da barbárie para palma isso nos faz idealizar o passado nós ainda acreditamos em progresso mas agora
o vemos tanto como bênção como como uma maldição o que o pensamento do futuro tende a trazer à mente hoje portanto é a crescente ameaça de ser descoberto e rotulado como inapto para a tarefa o seu valor e dignidade negados marginalizados e excluídos e banidos uma crescente maioria de pessoas já aprendeu a essa altura ela própria experiência e pela dos que lhe são próximos e caros diz acreditar de um futuro desigual instável imprevisível e notoriamente decepcionante como lugar para investir esperanças como nos lembra baumann a face do anjo da história está voltada para o passado
quando obama lembrou o famoso inverno do descontentamento 7879 citação do recado terceiro quando os ingleses fizeram muitas greves e isso possibilitou a ascensão de uma conservadora margaret thatcher e lembrou que os ingleses estavam insatisfeitos com os salários e o resultado levaram ao poder uma mulher que desmontou sindicatos que defendia os salários ou seja voluntariamente eu faço isso voluntariamente ou pensa exatamente nessa questão no mundo líquido para baumann o silêncio em nome da morte de jean charles de menezes e aí é muito interessante porque ele cita no seu livro que a nossa capacidade de entregar a
nossa liberdade atingir um caso muito específico que todos aqui lembram do brasileiro e foi assassinado no metrô de londres pela polícia londrina não sendo um elemento perigoso não estando armado e como se sabe sequer tendo ocorrido naquele momento a polícia executou em nome do medo do terror já que londres acabara de viver um terrível o atentado e os londrinos lamentaram nos jornais londrinos escreveram que era preciso mais treinamento para a polícia mas ninguém protestou apenas alguns brasileiros estrangeiros porque os londrinos desvio foi uma tragédia mas antes isso do que outra bomba no metrô é o
sinal criminoso que nós perdemos toda a humanidade em função do medo toda solidariedade em função do medo deixamos de ser seres autônomos porque o medo nos domingos e pensamos antes segurança depois direitos humanos quando eu passo a selecionar quem tem direito a direitos humanos já cometi um erro brutal os direitos humanos são para nós para quem incorre no crime para quem trafica para quem comete um assassinato porque não é a defesa do crime mas é a defesa da individualidade a defesa de um direito fundamental para baumann outra coisa que está provocando tudo isso é que
os intelectuais pararam de se engajar politicamente na busca de uma sociedade mais livre mais respeitadora dos direitos humanos e passaram a apresentar apenas propostas políticas ou de engajamento político e não mais de reflexão citando rio a famosa frase que também aparece no final do blade runner a versão original quando replicante salva vida de harrison ford ele disse citando o rio o diário o senhor e escravo e ver com medo é ser escravo de arto lindsay robô 'satisfaction' word b o campeão que é o limite do plano de saúde bons trabalhos agora ninguém mais vai fazer
com que hoje no anhembi e de godah o game clube para bauma nós nos tornamos voluntariamente escravos do nosso favor aceitando sermos prisioneiros nas nossas casas fecharam os vidros subir muros e contratar guardas aceitando voltar à idade média porque as invasões bárbaras estão ali e aceitando que isso de um lucro extraordinário para muita gente porque há muita gente vivendo da indústria do medo junto à indústria de drogas a indústria de armas é uma das mais prósperas do mundo eu para ser salvo a metáfora de bananinha para ser salvo eu aceito qualquer salvo conduto para sair
do buraco da insegurança eu pego que me jogar em inclusive a ponta do chicote aceitando o controle em nome da segurança quero ainda havia dito que o progresso ea realização de utopias mas baumann disse que o nosso tempo é um tempo de fim de utopias nós não usamos mais como desde o século 16 tomás moro instituído o progresso de uma sociedade instituída como um modelo que deve corrigir o modelo que deve corrigir o presente ao invés da reforma social diz baumann e coletiva instituímos espólios de competição individual apropriados a retrô topiaria título do seu livro
póstumo nasce provoca quatro questões que apenas indicarei o que não é o nosso objetivo primeiro voltamos a hobbies ea crença no caráter destrutivo do projeto social a guerra permanente não há mais um leviatã mas centenas de pequenos leviatãs autoritários não há mais um grande leviatã uma grande ditadura mundial arriscando o mundo como nazismo mas a empresa a escola o condomínio e todos os lugares onde as regras do leviatã são aceitas pelas pessoas tudo isso é complementado por uma expressão dele muito interessante que além do estado do leviatã queremos a volta útero que é o isolamento
em tablets e celulares a auto satisfação que a regra atual a liberdade é apenas individual o útero criar zonas de conforto câmara de ecos viés de confirmação e sala de espelhos zona de conforto onde eu só escuto pessoas que concordam comigo e é de confirmação que todo mundo diz no meu grupo que determinado político é a salvação do brasil câmara de eco que eu digo viva fulano as pessoas dizem viva então entendo que é coletivo e acima de tudo o viés do espelho onde eu só olha me narcisicamente que a volta útero redes sociais são
por excelência volta útero como eu tenho mais idade baumann mais do que eu tenho ao falecer nós consideramos por formação que o contato real é superior o contato virtual eu não tenho certeza se isso é verdade a grande questão é saber se o contato real é diferente do contato virtual talvez foi uma pessoa seja talvez pra outra não mas o que de fato eu quero esse o contato virtual não é simplesmente reflexão bom humana uma maneira de eu me proteger dos riscos da relação em uma relação ao vivo no controle não é total eu sou
obrigado a negociar mais então há que saber se a minha presença virtual não é uma presença que nasce exclusivamente da minha incapacidade negociar meu narciso a minha incapacidade negociar a diversidade também capacidade de sair da minha câmera de segurança da minha câmera de eco o meu viés confirmativo o contato virtual não é fruto de uma nova geração de uma nova percepção mas é fruto de um tipo específico de covardia hoje que a covardia de não enfrentar a adversidade e o drama de fazer negociação com as pessoas existirem negociar e ver em família negociar ter amigos
esposa marido namorado é negociar em inglês a diariamente e tentar chegar a um ponto em que a conversa pode ocorrer eu diria que o contato ao vivo desafia mais e fazer crescer mais o medo de perder a única coisa que parece a valer no mundo líquido individualidade nossa liberdade e nossa promessa de felicidade que se realiza na reconstrução nostálgica de um mundo que jamais existiu infelizmente a construção desse passado retrô tópico para baumann não é a fantasia de blindagem ante o real mas é o processo e impedir um avanço uma solução mais ampla a retrô
pia é uma nostalgia deletéria danosos à que impede que eu sonho com o futuro e idealiza o passado que não voltava ou a única coisa que pode destruir qual é o único processo que pode se afastar da sua liberdade eu tenho medo só o teu medo é teu inimigo é o teu é a barreira diante da felicidade da liberdade da entrega ao outro só podemos ser impedidos por nós mesmos só podemos vencer a nossa sociedade frases de bauman objetivos baumannii anos desigual violenta assista misógina homofóbica excludente pela superação do medo só sairemos da caverna platônica
atualizando uma metáfora de platão só sairemos do fundo da caverna onde vemos projeções no fundo onde vemos imagens fantasiosa não temos nenhuma clareza de olhar se nós pudermos novamente sair à luz do dia novamente reconhecer em cada um uma parte indispensável da humanidade com iguais direitos a mim saímos das câmaras de eco saímos dos vieses de confirmação saímos das bolhas sistêmicas que reforçam tudo aquilo que eu penso saímos dessa caverna retrô tópica que incapaz de pensar o futuro reconstrói o passado e incapaz de estabelecer laços sociais sólidos se refugia nas redes sociais só sairemos dessa
caverna retrô tópica platônico que tivermos a coragem que platão incita em todos que querem pensar saia luz perceba o mundo quando eu conseguir sair da caverna retrô tópico quando eu conseguir restituir o padrão humano de todos quando eu conseguir restabelecer solidariedade encerra baumann já morto quando o livro foi publicado em fim nós teremos de novo top a chance de corrigir e finalmente testaremos de olhar para trás e começaremos a olhar para frente a maior lição de bola não são apenas os livros a maior lição de bayma está na vida que ele levou em meio a
experiências trágicas do holocausto perseguição de um governo totalitário poloneses soviético perseguindo sempre o que ele acreditava voltado aos seus valores humanísticos e éticos a vida dele foi fascinante a obra dele é extraordinária mas o exemplo de vida foi aquilo que gandhi disse na índia a maior lição que eu deixo a minha biografia o resto é secundário mais reflexões no site facebook do instituto cpfl e no canal do café filosófico no youtube somos quase uma ditadura perfeita sofisticado no qual o grande irmão já existe e as pessoas são controladas não mais por teletelas como na hora
do órgão mas por telas de celular pelas quais as pessoas morrem ao dirigir e morre um andar na paulista são assaltadas ou atropeladas que é mais importante olhar a tela do celular do que preservar a vida [Música]