Struct - Linguagem C

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Eduardo Casavella
Veja como utilizar struct , declarando e recebendo dados em um programa feito em linguagem C.Veja ma...
Video Transcript:
olá surrado casella intelectual e tecnologia e se você quer aprender imagens e esse vídeo é pra você [Música] antes de mais nada os temas em nosso canal clique no ninho para receber as novas modificações assim você fica sabendo das novidades clique em gostei porque isso nos ajuda bastante e não esqueça de compartilhar com seus amigos este vídeo agora sim lançar mãos à porta olá pessoal nesse vídeo vou apresentar para vocês o conceito de estruch em linguagens e eu vou revisar aqui é algumas coisas para que nós possamos compreender melhor como é que funciona street nós
já vimos declaração de variáveis diversos tipos então eu posso ter uma variável do tipo int por exemplo chamada número que vai aguardar um número inteiro posso ter uma variável do tipo flot chamada a nota que vai aguardar a nota do aluno pode ter aqui uma string e guardando um nome pode ser o nome de um aluno então tenho diversos tipos de variáveis pra serem utilizadas de acordo com a circunstância também vimos o uso de vetores e de matrizes então por exemplo eu posso ter um vetor de forte chamado notas com 20 posições então esta daqui
é uma variável capaz de armazenar 20 notas onde as notas são variáveis do tipo forte então isso aqui é um vetor um array um ar meio de uma dimensão possa ter também uma matriz por exemplo chamar ac/dm notas naquela matriz de notas onde eu tenho por exemplo dez linhas com duas colunas então cada linha pode representar as notas do aluno sendo que eu tenho duas colunas então posso armazenar duas notas para cada aluno duas notas por aluno vezes dez alunos eu consigo armazenar aqui vinte notas agora tanto o vetor agora tanto o vetor que esse
caso aqui ou a matriz eles guardam valores de um único tipo então se eu digo que a matriz eddin flot e vai armazenar sempre foste não posso misturar flot com 21 xará aqui dentro não é tudo floyd certo vetor também o setor de flores e apenas vai armazenar variáveis desse tipo agora vamos ver um novo conceito que é o conceito de estruch astro kit ela tem algumas características próprias quando é que eu uso uma estrut você pode utilizar uma estrut quando você precisa armazenar diversos dados relativos a uma única coisa por exemplo eu tinha que
armazenar vários dados do aluno nome nota endereço telefone então eu posso criar uma variável chamada por exemplo ficha aluno e dentro da ficha limpa é colocar todos esses dados vou colocar aqui um esquema de como funciona uma estrut destruct ela tem a palavra chave estruch aqui dentro entre essas tags na verdade eu tenho identificador que é o nome da estrutura então que está entre tags é o que eu vou substituir com o nome daquilo que eu quero então por exemplo aqui eu posso chamar isso de ficha aluno então obviamente o kit ficha aluno e aqui
dentro eu vou colocar a listagem dos tipos de dados que eu quero e dos membros da estrutiocultura e dado como o próprio nome diz é o tipo da variável em ti flu achar certo e membros são os nomes das variáveis ou seja os campos da street aqui dentro eu vou pegar por exemplo estes dados aqui vou colocar aqui também o nome então digamos que eu tenho aqui o que eu chamei aqui de struck ficha aluno onde ficha aluno é composta pelo nome do aluno pelo número e pela nota todo este conjunto eu chamei de struck
ficha aluno então quando eu me refiro a ficha aluno ela é algo que possui um nome do aluno o número ea nota então aqui eu criei a minha struck muito bem agora eu já posso usar essa ficha aluno não está aqui e eu definir a estrutura tem até um ponto e vírgula aqui que é onde termina a definição da estrutura o que é a definição da estrutura eu tenho um nome pra street e disse aqui dentro das chaves quais são os componentes da estrutura e quais são os campos mas isso aqui já é uma variável
não isso aqui é um tipo de dados ficha aluno é um tipo de dado que o programador criei para que eu utilizasse no meu programa um tipo de dados sob medida eu posso compor esse truque da melhor maneira que eu quiser com os dados que eu necessito para resolver o meu problema nesse caso é preciso de nome número em nota e eu digo que quando eu tenho esses dados aqui isso aqui representa uma ficha aluno tem isso aqui é a definição do astro cmas isso por si só cria uma variável não isso não cria uma
variável cria um tipo para criar a variável eu tenho que escrever aqui estruch ficha aluno certo isso aqui é o tipo de dado ea minha variável pode ser variável aluno por exemplo aqui estou simplificando fazendo uma ficha de aluno com apenas três variáveis nós porque fosse um cadastro de cliente se fosse fazer mais estudos para um cadastro de cliente eu teria ao código do cliente nome do cliente cpf endereço telefone e aí teria que declarar uma variável interna em um campo interno para cada uma dessas coisas aqui prefeito de simplificação vamos colocar apenas esses três
campos para que nós possamos ver como utilizar isso na prática sem que fique um exemplo muito grande e aqui eu vou receber o cadastro de alunos então eu vou pedir para que o usuário digite o nome do aluno não posso colocar um print e f e peço pra informar o nome do aluno para receber o nome do aluno aqui eu vou usar um f ghetz efe guedes aluno ponto nome quarenta caracteres std em o pac que é esse aluno ponto nome aqui esse aluno ponto nome aqui é a novidade é que é aluno ponto nome
é que a variável aluno é do tipo struck ficha aluno nome da variável neste caso é aluno porém aluno refere a algo que é do tipo struck ficha aluno e aqui dentro de ficha aluno eu tenho três variáveis então quando eu quero armazenar dados nesses campos aqui nessas variáveis internas na estrutura eu tenho que colocar o nome delas então o primeiro é o nome da variável que é aluno ponto a variável interna ou seja o campo onde eu quero armazenar e armazenarem nome então eu quero armazenarem aluno ponto nome quarenta caracteres que virão do teclado
std em seguida vou pedir para digitar o número do aluno nesse caso ou receber um valor inteiro que é um número tão porcentagem de vírgula aqui e comercial aluno ponto número não estou armazenando dentro da variável aluno onde aluno é algo do tipo e struck ficha aluno no campo número um valor inteiro então estou guardando aqui o número do aluno e agora vou pedir para entrar com a nota do aluno informe a nota do aluno neste caso como é que recebeu a nota a nota do aluno é uma variável que está aqui dentro da estrutura
e é uma variável do tipo floating para receber a nota do aluno vamos usar um porcentagem efe vírgula é comercial aluno ponto nome do campo interno a nota então dessa forma aqui eu estou recebendo dados para a variável aluno que é do tipo strup de ficha aluno e tem essas variáveis internas aqui disponíveis para que eu possa utilizar tem esses campos na street e agora como é que eu exibo para exibir os dados também eu vou usar um print efe normal e vou me referir ao tipo da variável interna só que antes eu tenho que
te o nome da variável do tipo de truque fixá lo no que é aluno então é sempre aluno ponto nota aluno ponto número aluno ponto nome certo o primeiro é o nome da variável que eu estou utilizando como strokes depois o ponto depois o nome da variável interna nome do campo daquelas truck ok então agora para ler os dados da street vamos colocar a saída de dados aqui nem dos dados das trouxinhas então vou mostrar aluno ponto nome que é uma estranha então aqui porcentagem s então se o campo interno uma string a porcentagem é
se o campo interno é um int porcentagem de se o campo interno é um flute porcentagem efe certo aqui o trabalho com os campos internos como se fossem variáveis normais são a mesma coisa aqui para exibir o número do aluno coloca aqui então um porcentagem de lembrando que aqui a variável é aluno ponto número ea nota caso a nota aqui vou colocar com duas casas decimais ponto 2f a nota renda variável aluno ponto porta para o número ip anota aí eu preciso quebrar a linha vamos testar cada aluno colocar o nome o número do aluno
ea nota certa feito isso eu estou fazendo a entrada de dados agora além dos das trupes mostrando aqui a saída na saída que apareceu eduardo número 18 nota 9.50 19.5 aqui porém com duas casas decimais que foi o que o define aqui a usar este flot aqui 1.2 efe então estou mostrando aqui com duas casas decimais saiu 9.50 mas veja que os dados aqui da saída são os mesmos dados utilizados aqui na entrada então nessa parte do cadastro capturamos os dados em baixo lemos os dados da stroke e mostramos na tela certo então a variável
que é aluno e aluno é algo do tipo estruch ficha aluno e o que é uma estrut ficha aluno é o que define aqui strong ficha aluno é algo o que tem nome número em nota um conjunto aqui de variáveis como ficha aluno fosse uma tabela onde eu possa armazenar nome número em nota e aí eu crio uma variável chamada aluno que é desse tipo aqui portanto o aluno possuem nome número em nota esse é o conceito destruct chegamos ao final de mais um vídeo então se você não se inscreveu inscreva se já em nosso
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