Quem Escreveu os 5 Primeiros Livros da Bíblia? – Professor Responde 123 🎓

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Prof. Jonathan Matthies
Desde a antiguidade, as tradições judaica e cristã consideraram Moisés como o autor legítimo do Pent...
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[Música] sejam muito bem-vindos a mais um vídeo na série Professor responde aqui do canal em que hoje responderei a dúvida de Luís Antônio Soares que escreveu perguntando quem escreveu a Torá que também é conhecida como o pentateuco Então os cinco primeiros livros que formam a Bíblia Gênesis Êxodo Levítico números e Deuteronômio e a resposta para essa pergunta é que desde a antiguidade as tradições Judaica e Cristã consideravam que Moisés seria o autor do pentateuco conforme nos encontramos com vários escritores antigos como por exemplo filon de Alexandria em sobra de Vita Moses ou a vida de
Moisés com Flávio Josefa em Sua obra antiguidades judaicas também no Novo Testamento no evangelho de Marcos Capítulo 12 verso 26 que menciona o livro de Moisés assim como posteriormente no talmud babilônico no tr babab batra 14b além de vários outros escritos Além de a própria tradição Judaica também atribuir a Moisés as origens da Torá oral que seria uma tradição transmitida apenas de forma verbal então desde os dias de Moisés e que conteriam ali instruções a respeito de como interpretar corretamente a Torá escrita que seria o pentateuco No entanto quando nós observamos os cinco livros que
fazem parte da Torá escrita então o pentateuco nós podemos notar que que não existe nenhum verso que afirme que Moisés seria o autor de todos esses cinco livros em conjunto nós apenas encontramos informações de que Moisés seria o responsável por escrever algumas seções do livro de Êxodo conforme nós encontramos em Êxodo capítulo 17 verso 14 eh também 24 verso 4 34 27 a 28 uma sessão de números Capítulo 33 verso 2 e uma parte que é bastante considerável dos discursos históricos e também legislativos que fazem parte do livro do Deuteronômio conforme nós encontramos em Deuteronômio
Capítulo 1eo verso 1 e 5 também no capítulo 4 verso 45 e no 31 verso 9 além de alguns outros textos que nós também observamos ali Então na verdade essa tradição que atribui a Moisés a autoria de todos os cinco livros do pentateuco é uma tradição que é externa ao próprio pentateuco porque ela não se encontra sendo Expressa em nenhum lugar desses cinco livros e além disso quando nós observamos outros versos do pentateuco Nós também encontramos vários problemas em relação a essa tradição antiga Então vamos conferir ali no quadro alguns desses problemas enquanto eu irei
tecendo ali alguns comentários vamos ver o que nós temos ali um primeiro grande problema que desde a antiguidade sempre Foi notado é que se Moisés seria o responsável por escrever todos os cinco livros do pentateuco Então como é que Moisés teria escrito sobre a sua própria morte ali no Capítulo 34 de Deuteronômio esse capítulo então ele necessariamente teria que ser escrito por uma outra pessoa um outro problema é que em êxodo Capítulo 6 verso 3 esse texto afirma claramente que o nome de Deus yavé o tetragrama ele não era conhecido antes do tempo de Moisés
mas essa informação ela contradiz totalmente o que nós encontramos em todo o livro de Gênesis em que yavé é mencionado praticamente o tempo todo sendo que até mesmo Logo no início da história do Patriarca Abrão já em Gênesis Capítulo 13 verso 4 o texto afirma claramente que Abrão invocou o nome de né então se Moisés fosse o autor tanto do livro do Êxodo como também do livro do Gênesis Por que Moisés teria deixado essa contradição assim tão grande Em ambos livros e não teria mencionado yavé Somente depois de Êxodo capítulo 6 verso 3 Além disso
sabendo que Moisés teria vivido cerca de 300 a 400 anos antes da existência de qualquer rei de Israel então por que em Gênesis Capítulo 36 verso 31 esse texto afirma que eis os reis que reinaram na terra de edon antes que nasce um rei dos filhos de Israel essa ideia ela é simplesmente totalmente anacrônica ao tempo de Moisés porque o primeiro rei dos filhos de Israel que governou sobre Edom foi o rei Davi conforme nós encontramos no segundo livro de Samuel Capítulo 8 versos 13 e 14 então por exemplo comparando aqui com a história do
Brasil seria uma informação tão anacrônica quando se Pero Vas de caminha ainda em 1500 escrevesse para o Rei Dom Manuel I de Portugal que os indígenas ainda não eram governados por nenhum presidente do Brasil que também só existiram cerca de 400 anos depois de perovaz de Caminha sendo que o primeiro presidente foi Deodoro da Fonseca que governou a partir do ano de 1891 Então o que nós podemos concluir a partir desse verso aqui de Gênesis Capítulo 36 verso 31 é que esse autor que escreveu esse texto aqui de Gênesis ele claramente estava vivendo no mínimo
uns 400 anos depois de Moisés quando já existiam um Reis em Israel que govern sobre Edo e esse autor sabia disso e também em Gênesis Capítulo 14 verso 14 nós encontramos uma referência à cidade de Dan no entanto essa cidade ela só recebeu esse nome muito tempo depois de Moisés somente no período dos juízes conforme nós encontramos no livro de juízes Capítulo 18 verso 29 o que também indica que esse autor é muito posterior a Moisés também em Gênesis Capítulo 10 verso 14 21 32 34 261 além de vários outros texos nós encontramos a menção
dos filisteus ainda no período dos patriarcas mas o grande problema com essa informação é que conforme as descobertas arqueológicas recentes hoje nós sabemos que os filisteus eles só migraram pra terra de Canaã durante o período do colapso da idade do Bronze ali por volta do século XI antes der era comum não fazendo então nenhum sentido Moisés que teria vivido uns 200 anos antes disso e muito menos os patriarcas que teriam vivido cerca de 600 Anos Antes terem qualquer conheci ento de grandes assentamentos filisteus na terra de Canaã também nós encontramos em Gênesis diversas menções dos
patriarcas possuindo camelos mas segundo as evidências arqueológicas os camelos foram introduzidos nessa região também somente por volta do século XI O que torna todas essas informações completamente anacrônicas aos tempos de Moisés Além de vários outros anacronismos históricos que nós também encontramos ainda em vários outros versos Mas além desses anacronismos se Moisés fosse o autor do pentat Então por ele teria repetido diversas vezes várias histórias que são tanto parecidas como por exemplo os dois relatos da criação a esposa e irmã dos patriarcas a expulsão de Agar o Maná as codornizes o decálogo E por que Moisés
teria registrado uma história do dilúvio que é composta por duas narrativas que são claramente diferentes que possuem informações que são tanto contraditórias como por exemplo em Gênesis Capítulo 7 verso 2 o texto informa que Noé deveria separar sete pares de animais mas logo depois disso já em Gênesis Capítulo 7 verso 16 o texto informa que a ordem era apenas um único par de cada animal no verso seguinte em Gênesis Capítulo 7 verso 17 esse texto informa que o dilúvio durou 40 dias mas já um pouco depois já no verso 24 foram 150 dias então se
Moisés fosse o autor desse texto não seria correto nós esperarmos que não existisse nenhuma diferença nesses versos e além disso por que o pentateuco ele possui vários estilos liter ários que são completamente diferentes em que até mesmo em determinados momentos o texto chama Deus de yahvé em outros como elor rim não seria correto nós esperarmos que todo pentateuco tivesse apenas um único estilo literário se ele fosse produzido por apenas uma única pessoa então como é que nós podemos resolver todos esses problemas então especialmente a partir do século XVII muitos acadêmicos começaram a abandonar completamente essa
tradição antiga que atribuí a Moisés a autoria de todo pentateuco e começar a examinar esses cinco livros através da crítica textual Na tentativa de elaborar hipóteses para responder esse grande problema relacionado às reais origens do pentateuco e uma das hipóteses que ficaram mais conhecidas paraa formação do pentateuco e que era até mesmo aceita até algumas Décadas atrás foi aquela elaborada no século XIX por Julius wellhausen que eu até mesmo já mencionei em alguns vídeos mais antigos aqui do canal que é a famosa hipótese documentária das quatro Fontes em que wellhausen considerava que o pentateuco teria
sido composto por quatro Fontes principais sendo a primeira o ja vista ali Por volta do século X antes der era comum depois a fonte eloísta em torno do século 9 antes da era comum sendo seguida pela deuteronomista teria sido elaborada um pouco antes da reforma do Rei Josias Então por volta do século vi antes da era comum e a Fonte sacerdotal que teria sido redigida após o exílio babilônico na época de Esdras em torno do século V antes da era comum sendo logo depois disso então que todas essas Fontes foram Reunidas e editadas por redatores
finais que teriam canonizado o pentateuco no período persa ali em torno do século V5 antes da era comum no entanto conforme for avançando as décadas de pesquisa em crítica textual relacionada ao pentateuco essa hipótese de Julius wellhausen ela foi cada vez perdendo mais credibilidade Especialmente porque ela é uma hipótese que é muito simplista porque a história de redação de todo pentateuco ela é tão complexa que não é possível nós conseguimos separar de forma adequada todas essas quatro Fontes que poderiam existir antes meso mesmo na redação final do pentateuco E além disso tentar datar os documentos
já vista e eloísta ainda nos inícios do período monárquico e o próprio deuteronomista antes mesmo do exílio babilônico simplesmente não é uma hipótese que é corroborada pelas evidências arqueológicas Porque como nós observamos por exemplo nos papilos da Comunidade Judaica egípcia de elefantina nós encontramos esses judeus ali do Egito possuindo um templo ao Deus yavé onde eles ofereciam sacrifícios de forma muito parecida com o Templo de de Jerusalém em que eles estavam pedindo ajuda ao sacerdote de Jerusalém para reconstruir esse templo ali Por volta do final do século V antes da era comum então ali em
torno do ano 400 antes da era comum e não há nenhuma evidência de que os sacerdotes de Jerusalém teriam sido contrários a essa ideia o que indica que o livro do Deuteronômio que justamente proíbe sacrifícios fora de um Tabernáculo Central que seria no caso o Templo de Jerusalém ainda não era conhecido por essa comunidade e possível vilmente nem mesmo pelos sacerdotes de Jerusalém podendo indicar então que o Deuteronômio talvez ainda nem existisse dessa época ou que ele era tão recente que ainda não era reconhecido como um texto canônico por muitos judeus tanto da diáspora quanto
de Jerusalém o que nos permite concluir que boa parte desses textos que compõem a Torá são quase todos eles bastante tardios então especialmente há cerca de 50 40 anos atrás ali na década de 80 do século passado essa hipótese documentária de wellhausen ela foi praticamente abandonada sendo que hoje não existe entre os acadêmicos uma teoria que nós poderíamos chamar de hegemônica para explicar a real origem do pentateuco alguns que ainda defendem a hipótese documentária mas com diversas modificações enquanto que outros defendem hipótese dos fragmentos então que Originalmente existiria um número indeterminado de fragmentos todos espalhados
que foram reunidos e editados por redatores finais ali no período persa ou talvez até mesmo já no período grego enquanto que outros defendem uma hipótese dos complementos em que haveria um documento original único que ao longo do séculos foi recebendo acréscimos até então formar a Torá com os seus cinco livros então apenas o que nós podemos concluir com certeza é que a Torá ela não foi de forma nenhuma escrita por Moisés e mesmo aqueles textos que mencionam que Moisés teria escrito ali algumas perícopes na verdade eles são apenas ficções literárias tardias assim como todas as
demais his histórias que nós encontramos no pentateuco E também o que nós sabemos Com certeza é que a Torá é uma obra que possui múltiplas Fontes que em sua maior parte foram desenvolvidas no período pós-exílio e que tomou então a sua forma final ali por volta do Século IV antes der era comum mas como aconteceu esse complexo processo de redação edição e montagem de todos esses diferentes textos que fazem parte do pentateuco aí nós realmente não sabemos com precisão ainda não existe nenhuma hipótese que permita Responder todos esses detalhes e que seja aceito pela maior
parte dos acadêmicos então em resumo quem escreveu a Torá foram diferentes pessoas em diferentes épocas mas principalmente no período pós-exílio que eram provenientes das classes mais altas e alfabetizadas da sociedade Judaica antiga então especialmente a classe sacerdotal e que posteriormente reuniram todos esses documentos e editaram até ele atingir essa forma final que provavelmente ocorreu ali no final do período persa então mais ou menos em algum momento em torno dos séculos V qu antes da era comum então ali entre os anos 450 350 mais ou menos enquanto que a tradição da autoria mosaica deve ter sido
inventada um pouco depois Muito provavelmente com objetivo de conferir maior autoridade ao pentateuco mas que é uma tradução que é completamente fictícia que não possui nenhuma credibilidade histórica com isso eu espero ter respondido na medida do possível essa interessante questão de luí Antônio Soares e para aqueles que possuem dúvidas ou sugestões de novas temáticas como sabem vocês podem escrever logo aqui abaixo nos comentários do vídeo aqui do YouTube convido a deixarem o like aqui no vídeo para ajudar o canal a crescer e alcançar ainda muitas outras pessoas e também para aqueles que apreciam os meus
trabalhos aqui no YouTube eu convido a pensarem na possibilidade de tornarem se apoiadores aqui do canal através da plataforma do apoia-se com isso eu vou ficando por aqui e nos vemos muito em breve nos próximos vídeos aqui do canal m C [Música]
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