A história da Inteligência Artificial - TecMundo

590.87k views2396 WordsCopy TextShare
TecMundo
A série de história da tecnologia vai misturar passado, presente e futuro nesse novo capítulo. Com o...
Video Transcript:
a série de história da tecnologia vai misturar passado presente e futuro neste novo capítulo com o oferecimento da honda city a gente vai contar a história da inteligência artificial ou ea desde as primeiras pesquisas passando pelas revoluções e chegando nas possibilidades para o futuro antes não se esqueça de se inscrever aqui no canal do tecmundo se você não é inscrito da um joga porque está bem legal e também tocar no cilindro para receber notificações a cada novo vídeo que é enviado por aqui fez tudo isso então vamos lá a história da inteligência artificial [Música] esse
tema é tão inspirador que hollywood nunca deixou de falar dele desde metrópoles filme mudo de 1927 temos produções com robôs computadores e programas que agem para o nosso bem ou em busca da nossa destruição rapid dá pra citar também blade runner aí inteligência artificial ela aquele sobre um assistente pessoal com a voz da scarlett johansson as franquias matrix e 'exterminador do futuro' eu robô que é baseado na obra essencial de isaac asimov e também 2001 uma odisséia no espaço com o ameaçador raul 9 mil as idéias que são relacionados com a inteligência artificial são de
muito antes do surgimento da tecnologia que tornou tudo isso possível o ser humano sempre quis que uma máquina fizesse o trabalho de agir e também pensar que nem ele estudos de várias áreas começaram a ir por esse caminho especificamente durante a segunda guerra mundial em 1943 o imac o autor bits apresenta um artigo que fala pela primeira vez de redes neurais estruturas de raciocínio artificiais em forma de modelo matemático que imitam o nosso sistema nervoso outro artigo importante dessa época é o trabalho de cloud xênon em 1950 sobre como programar uma máquina para jogar xadrez
utilizando cálculos de posição simples mais eficientes nesse mesmo ano o lendário alan também desenvolveu uma forma de avaliar máquina consegue se passar por um ano em uma conversa por escrito que é lida por um avaliador esse é o teste de turing originalmente conhecido como jogo da imitação esse é o título do filme que retratou a vida do pesquisador com benê de câmbio beth no papel principal em 1951 nasceu o snip uma calculadora de operações matemáticas simulando sinapses que são as ligações entre os neurônios o responsável foi marvin minsk que era aluno da dupla daquele primeiro
artigo sobre redes neurais em 1952 artur semeou cria um jogo de damas bbm 701 que consegue melhorar por conta própria e vira um desafio à altura de jogadores amadores tudo isso que a gente falou até agora é bem relevante mas veio antes do período considerado o pontapé inicial o marco zero foi em 1956 na chamada conferência the dark mal esse encontro reuniu o leitor o chefe do dm o xenon do artigo xadrez o margen do snack idioma kart e muito mais gente lá o campo de pesquisa foi batizado de inteligência artificial pelo maccarthy e até
a máxima do setor foi definido cada aspecto de aprendizado outra forma de inteligência pode ser descrita de forma tão precisa que uma máquina pode ser criada para simular es a partir daí quem participou do congresso ou só curtia as idéias mesmo se juntou para fazer aí a sair do papel as possibilidades eram tão animadoras que órgãos privados e governamentais investindo pesado na área incluindo aí a harpa a agência de pesquisa de projetos avançados dos estados unidos mesmo lugar onde nasceu internet e olha só a sequência de avanços desse período em 57 frank rosenblatt apresenta o
perceptor on esse algoritmo com o nome de personagens de transformers é uma rede neural de uma camada que classifica resultados e começou como uma máquina chamada marca um ano já em 58 surge a linguagem de programação lisp que na época virou padrão em sistemas de inteligência artificial e hoje inspira uma família inteira de linguagem em 59 vemos pela primeira vez o termo mash lane descrevendo um sistema que dá aos computadores a habilidade de aprender alguma função sem serem programados diretamente pra isso basicamente significa alimentar um algoritmo com dados para que a máquina aprenda executar uma
tarefa automaticamente em 64 teve o primeiro chat bote do mundo a eliza que conversava de forma automática e imitando uma psicanalista usando respostas baseadas em palavras-chave estrutura sintática em 69 demonstrado o sheik primeiro robô que une a mobilidade fala e certa autonomia de ação ele era um lento e cheio de falhas mas funcionava o campo do processamento natural de linguagem era um dos mais promissores da época ele é o setor dahia sobre compreensão da fala humana e tem várias aplicações como tradutores geração de linguagem texto reconhecimento de fala processamento de voz e muito mais só
que ao mesmo tempo em que a gente tinha essa expectativa lá no alto e muitos estudos acadêmicos na prática não era tudo tão concreto ou tão rápido quanto o esperado os robôs não andavam por aí com softwares superpoderosos e por isso no meio dos anos 70 até o começo dos anos 80 vivemos um período sombrio conhecido como inverno da inteligência artificial uma era de poucas novidades cortes nos investimentos e baixa atenção ao setor a área precisava se reinventar em um dos campos que tornou isso possível é o de sistemas especialistas proposto pela primeira vez por
édouard fire ball no começo dos anos 80 como o próprio nome já sugere eles são softwares que realizam atividades que são complexas e específicas de um campo fazendo o papel de humanos mais com um raciocínio bem mais veloz e também uma base de conhecimento muito mais fácil esses sistemas aproxima haia do mercado corporativo e vários setores percebem a utilidade de programas de computador que são inteligentes e são focados pega o exemplo das aplicações financeiras um sistema especialista ajuda na análise de risco de crédito bancário no gerenciamento de riscos e até utiliza algoritmos para melhorar o
seu desempenho na negociação de ações de gestão de ativos no mercado financeiro se você curte esse tema ao das ti tem parceria com a empresa de gestão o outro quanto um nano de green ea aplicada em trairi que envolve até a construção de modelos financeiros mas vamos voltar pra linha do tempo porque o japão vai entrar na história com a chamada quinta geração de computadores que foi uma tentativa desse país de investir na área de tecnologia e modernizar toda a indústria de 1982 até a década de 90 incluindo aí a inteligência artificial por um lado
isso colocou o japão no mapa dos novos avanços de vez e também acelerar alguns setores como o de microprocessadores e de supercomputadores só que o investimento foi controlado sem contar a adoção de uma linguagem de programação que não tinha muita adesão chamada prologue idéias maiores que o poder das cpus na época um segundo pequeno inverno dahia aconteceu na metade dos anos 90 mas logo foi superado a segunda metade dos anos 90 foi marcada pela explosão da internet comercial na história que a gente já contou aqui no tek mundo as redes se aproveitaram da ía para
desenvolver sistemas de navegação e também de indexação programas que vasculhavam a rede automaticamente e classificavam resultados até o protótipo do google nasceram nesse período e uma resposta prática do quanto essa área avançou veio em 1997 quando a máquina derrotou o homem em um jogo de xadrez o campeão soviético guerra e kasparov foi derrotado em uma das rodadas pelo computador de duda ibm em partidas que repercutiram ao redor do mundo o the blue adotava um método de cálculo via força bruta que analisava as possibilidades previa as respostas e sugeria o melhor movimento foi uma prova de
que a gente estava no caminho certo e essas máquinas também foram desenvolvidas para nos ajudar como provou em 2002 a arroba sou o primeiro rouba e se assistente de limpeza autônomo que fica na sua casa na de dez a zero os robôs de décadas atrás por combinar eficiência em uma especialização pré configurações e também sensores de posicionamento tudo isso trabalhando junto outro bom exemplo em 2005 com a boston dynamics que já existia bem antes ela apresentou uma revolução na iaa com aplicações em várias indústrias como robic toque capaz de se movimentar por terrenos de difícil
acesso para humanos forma de cachorro e até humanóides estão cada vez melhores e mobilidade e também inteligência desde cerca de 2005 a inteligência artificial também estudada para aplicação em carros autônomos o caso deles é bem complexo já que essa plataforma precisa estar conectada com vários sensores do próprio veículo e também com o tráfego em si de semáforos aos outros automóveis essa é uma área que deve levar alguns anos para se desenvolver plenamente mas a gente já acompanha no presente alguns resultados a darpa mantém desde 2004 uma competição anual chamada grand challenge que premia e também
impulsiona projetos de carros autônomos e de lá já saíram várias idéias e evoluções um dos destaques foi sebastian da universidade de stanford que venceu o desafio de 2005 com um veículo chamado stanley que era especializado em cruzar regiões desérticas em alta velocidade guarda esse nome porque esse pesquisador mais importante daqui a pouco vem ainda o caso da oea mou uma subsidiária da alfabeto que por sua vez é dona da google já realiza vários testes com carros autônomos e quer tornar esse segmento popular até 2020 a partir de 2008 o processamento de linguagem natural voltou com
tudo a google lançou seu recurso de reconhecimento de voz no iphone para fazer pesquisas e isso mostrou toda a integração daí a com todo o ecossistema da empresa em 2011 a própria apple lançou um assistente virtual acilve que responde perguntas pesquisa por voz e até conta piadas ela é seguida pela alexa da amazon que explodiu em popularidade a quarta a microsoft eo google assistente também em 2011 a ibm voltou a ganhar as manchetes com othon um supercomputador e plataforma de inteligência artificial para mostrar todo o seu potencial ele venceu os melhores jogadores no game show
televisivo de adivinhação japeri a partir daí ele começou a ser aplicado em vários campos como saúde direito reconhecimento de imagem muito mais conhecida como a universidade do vale do silício ao da haste surge nesse ecossistema inovador dos estados unidos em 2011 após o experimento do professor da universidade stanford sebastian ao lado de peter 9 e que eles ofereceram um curso online e gratuito sobre introdução à inteligência artificial mais de 160 mil alunos de 190 países que fizeram a inscrição e mais de 400 superaram os alunos da própria estampa após esse episódio só percebeu que havia
necessidade de uma universidade voltada para a tecnologia que fosse prática barata acessível e altamente eficaz para o mundo daí surgiu o gasto em 2012 a google deu mais um passo em seus sistemas dia consolidando tecnologias de desenvolvimento desde 2006 em de planing ela conseguiu treinar um algoritmo para reconhecer gatinhos em vídeos do youtube com esse aprendizado profundo os a redes neurais com uma maior quantidade de camadas do que os pioneiros que discutimos processando muito mais informações e deixando a máquina mais livre para fazer as simulações que classificar elementos é assim que ela faz as tarefas
mais complexas como reconhecer e catalogar fotos e também vídeos de plano pode ser integrado com outro processo a visão computacional que é permitir que um sistema leed com obtenção compreensão e também análise de imagens afectiva por exemplo empregou isso em reconhecimento de rostos para reconhecer emoções do rosto humano falando em presente nos últimos anos foram várias as conquistas de inteligências artificiais no ambiente humano em 2014 o chute boxe chamado eu digo se mas conseguiu vencer o teste de tango e convencer os jurados durante uma conversa por escrito de que ele era um programa na verdade
era um humano já em 2016 ao falhou desenvolvida pela de imagem virou mestre no jogo de tabuleiro gol e venceu o campeão mundial da categoria em uma série de vitórias foram muito mais impressionantes que aquelas no xadrez de anos atrás porque o algoritmo aprendeu todas as regras e estratégias do jogo observando outras partidas e depois jogando contra si próprio para melhorar aliás a gente normalmente só ver o mai a como uma interface simples e interativa mas tem muita coisa por trás a construção de uma inteligência artificial envolve uma série de algoritmos que são instruções em
código que devem ser seguidas principalmente em python além de bibliotecas abertas com instruções em ferramentas que vão ditar todo o comportamento do código e também um framework que é uma estrutura um pouco mais complexa e que combina ferramentas e oferece um direcionamento mais prático para o projeto e hoje em dia temos aí a em praticamente todos os processos que realizamos em eletrônicos ela está na organização de playlists ou sugestões do que assistir o seu serviço de streaming está nas estratégias do computador nos games está também nos processadores mobile como que em 1980 da huawei e
também nas respostas automáticas sugeridas quando você escreve um email e olhar tem muita mas muita coisa que ainda está começando e tem potencial para decolar no futuro o google duplex que é uma inteligência artificial que conversa via voz mesmo por telefone e agendar consultas ou reserva mesas em restaurante pode virar algo bem mais completo em conversação e tem ainda as gamas que são redes geradoras adversários que são capazes de gerar conteúdos e produzir imagens vídeos e sons empresas como adobe vão se beneficiar muito disso em edição nos softwares como photoshop já evoluímos muita coisa mas
tem muito trabalho pela frente e essa é a trajetória de evolução da exigência artificial até agora essa tecnologia é impressionante essencial para o nosso dia a dia mas tem muito que pode evoluir e você pode fazer parte dessa história audacity a primeira escola de inteligência artificial do brasil e tem cursos especializados na área para você virar craque no assunto expandir seus conhecimentos e construir um currículo de respeito no mercado acesse o das ti ponto com.br barra inteligência tracinho artificial conhecer melhor cada curso faça a sua matrícula e aproveite até a próxima
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com