Semana de Arte Moderna

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TV Cultura
Para comemorar os 80 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a TV Cultura produziu em 2002 este prog...
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[Música] a semana moderna nasceu no momento que o mundo assistia o fim de uma grande Guerra e tudo se renovava nas estruturas quer mentais quer quer políticas do próprio mundo e grandes pensadores lançam novas ideias nós estamos no fim da monocultura do café e de certa forma na modificação da estrutura quase feudal que havia até aquele tempo com as fazendas que eram de fato uma feudas feudos onde os coronéis apenas eram os comandantes e que faziam a política e que faziam O o clima mental com suas viagens interior com mandando suas filhas para para colégios
para colégios também estrangeiros de modo que nesse tempo não teríamos uma mentalidade basileira autêntica no Brasil nessa ocasião havia uma uma dicotomia uma parte voltada do litoral toda cheia de cultura esplendor e e e e a parte do do do do do do interior escuro dentro da ignorância dentro da do atraso dentro da falta de de personalidade ter Lobato trouxe o libelo vivo do jek Tatu mostrando a que decadência tinha caído o homem no interior o jek tatu é um inventário fúnebre Onde está cadastrado mais que um caipira tomado pela ancilostomose pelo impaludismo pela abulia
produto de uma sociedade já Exausta em seus valores e em sua missão por trás da figura emblemática posta-se inerme a trincheira da monocultura cafeeira e exportadora o patriarcalismo Rural o bacharelismo verboso e vazio fui um pouco Pioneiro nisto porque escrevi o Juca mulato que teve uma grande uma grande repercussão no casão que era uma antítese do jacatatu portanto era uma inserção já no espírito da brasilidade da até do nosso homem da da da da da terra quer dizer que esse momento modificava todo todo um pano ama e eu acho que foi a partir desse 1917
que já começou a levedar em nós todos intelectuais a necessidade de uma transformação do pensamento e de uma integração do Brasil em si mesmo inversamente o jucam mulato é o missen com o pé da cala mais apoline forte e hígido o Juca na verdade é a máscara que esconde todos os transgressores dos códigos de ascensão social ele prenuncia não só os del pia mas os matará os Jafé os lunard Simons que vão expulsar da ribalta aristocracia cafeeira dos amarais dos penteados e dos Prados em 1918 4 anos antes da semana de arte osval de Andrade
aluga um apartamento no terceiro andar do número 67 da Rua Líbero Badaró trata--se de uma garçon local destinado aos encontros amorosos de osvald que então apenas aspirava ser escritor e sua namorada Daisy a garsonier de osvald será frequentada por um grupo de seletos amigos Monteiro Lobato menot del piquia Guilherme de Almeida entre outros cada qual com seu pseudônimo o de osvald é Miramar o de Daisy Cicone so o pseudônimo de João de Barros Pedro Rodriguez de Almeida um dos frequentadores escreve o texto de abertura de um caderno que deveria se tornar o registro dos pensamentos
e reflexões dos frequentadores da garçon e que hoje figura como uma das mais curiosas expressões do espírito da época que antecede os acontecimentos da semana perfeito dinir das Almas deste mundo na fórmula breve exótica deste título está a promessa que praza Deus não seja menosa do Liv mais útil mais prático e mais moderno deste século século de grandes torturados exerci estilístico etivo dáo está também o Goo pelo fino senso de humor e pelos trocadilhos além de uma inovação nas formas de comunicação gráfica prenunciando inclusive as inovações os aldeanas de 20 inovações que se contrapunham ao
beletrismo de autores como Coelho Neto e ao parnasianismo de Olavo Bilac Mestres é verdade mas a considerá-los também defuntos poetas de Missão cumprida que nada mais tinham a oferecer de interesse à gerações novas o escritor Mário da Silva Brito acrescenta que o perfeito cozinheiro é o testemunho de um tempo a bipoc Paulistana diário pessoal e coletivo de uma atmosfera de um espírito em que se formava uma nova geração não se entende o modernismo fora das grandes cidades o modernismo é um fenômeno que ocorre com o início da eletrificação das cidades a eletrificação das ruas os
bares os cafés iluminados à noite propiciando um convívio que antes era inexistente e impossível as pessoas tendo digamos assim possibilidade de trabalhar fora das horas em que o sol se põe que São Paulo não era a capital da República a gente tem que lembrar isso São Paulo não era Capital Federal ora São Paulo estava muito mais ao par do que o Rio de Janeiro e socialmente falando modernismo Só podia ser importado por São Paulo e arrebentar na Província havia uma diferença grande já agora menos sensível o rio era muito mais internacional Porto do mar capital
do país São Paulo era muito mais moderna caipira de serra a CMA estava ao mesmo tempo pela sua atualidade comercial e sua industrialização em contato espiritual e mais técnico com a atualidade do mundo uma coisa dessas seria impossível no rio onde não existe aristocracia tradicional mas apenas a alta burguesia riquíssima e esta não poderia encampar um movimento que lhe destruía o espírito conservador e conformista a arte moderna chegou ao Brasil muito atrasada eu já estava nela quando apareceu em [Música] 1922 porque O dadaísmo já se manifestara na Suíça 10 Anos Antes osval de Andrade quando
chegou em 1912 Ele trouxe apenas notícias de Paul Fort que era um homem avançado mas não era ainda propriamente a arte moderna enquanto eu fazia um um jornalzinho tumultuário Segal realizava cronologicamente a primeira exposição de arte moderna no [Música] Brasil a exposição a que se refere osvald ocorreu em 1913 quando o Lazar Segal veio da Alemanha onde for influenciado pelo ambiente artístico de Dres berço do expressionismo germânico Mário de Andrade 20 anos depois da exposição escreve muito antes da Semana de Arte Moderna já o pintor Lazar Segal atirava no ar as primeiras Sementes da arte
rebelada como precursor teve papel inestimável mas o Brasil não viu cegal em 1913 a presença do moço expressionista era por demais prematura para que a arte brasileira então em plena unanimidade acadêmica se fecunde com ela as artes plásticas no Brasil a época do início do movimento modernista era marcada pelas fórmulas acadêmicas importadas das grandes escolas de Belas Artes da Europa desde a introdução dos valores neoclássicos onde normas e regras no ensino de pintura hierarquia de gêneros e temas imposição de um modelo europeu dificultavam a aproximação das Artes com a realidade brasileira não que que esses
pintores não realizassem obras de excelente valor artístico como no caso de Vittor Meirelles e Pedro Américo e posteriormente de seu aluno José Ferraz de Almeida Júnior se na temática dos quadros de Almeida Júnior já se prenuncia uma aproximação com matemática Regional na forma sua pintura se mantém alinhada aos valores acadêmicos europeus mas foi a polêmica gerada por outra exposição que abriu definitivamente cmin na de Arte Moderna de 22 trata-se do trabalho inovador de anf assim como Sérgio e Rubens Borba de mora que chegavam sabidos Europa como afirma de Andrade Anita retornava dos Estados Unidos em
agosto de 1916 onde fora estudar sua exposição torna-se um acontecimento de grande interesse de público e crítica entretanto em 20 de dezembro Monteiro Lobato publica o artigo paranoia ou mistificação no qual TCE violenta crítica ao seu trabalho revelando-se verdadeiro porta-voz do pensamento acadêmico em voga há duas espécies de artistas uma composta dos que vem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura guardando os eternos ritmos da vida e adotados para a concretização das emoções estéticas os processos clássicos dos grandes Mestres a outra espécie é formada pelos que vem anormalmente à natureza interpretam-na à
luz de teorias efêmeras sob a sugestão estrábica de escolas Rebeldes surgidas C lá como furúnculos da cultura excessiva são produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência são frutos de fins de estação pichados ao nascedouro estrelas cadentes brilham um instante as mais das vezes com a luz do escândalo e somem-se logo nas trevas do esquecimento embora eles se D como novos precursores de uma arte a vir nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica nasceu com a paranoia e com a [Música] mistificação porque depois desse artigo do Monteiro
Lobato como acho que usou a palavra o grande pesquisador do modernismo Mário da Silva Brito do modernismo antes da semana de 22 Mário da Silva Brito a a pintura dela foi se debilitando foi se debilitando e perde Eh toda aquela virilidade que ela tinha demonstrado naquela primeira exposição da rua libre Badaró porque o o Lobato não gostava daquela daquele tipo de pintura em todo caso a função dele estava dentro da dessa ebulição que nós fizemos modificando o pensamento e e até mesmo os fundamentos políticos do Brasil parece absurdo mas aqueles quadros foram a revelação ilhados
na enchente de escândalo que tomara a cidade nós três ou quatro delirar deas diante de quadros que se chamavam O Homem Amarelo estudante russa e mulher de cabelos verdes e a esse mesmo Homem Amarelo de formas tão inéditas eu dedicava um soneto de forma parnasi éramos assim [Música] a semana moderna não criou uma escola com regras não impôs uma técnica não formulou um código mas formou uma consciência um movimento Libertador a integrar nosso pensamento e Nossa Arte na nossa paisagem no espírito da nossa autêntica brasilidade vor brecher para nós era no mínimo um gênio a
ser em breve o gatilho que faria a Pauliceia desvairada estourar foi quando brecher me concedeu passar em bronze um gesso dele que eu gostava uma cabeça de Cristo e aparentada que morava pegado para ver e para brigar onde já se viu Cristo de trancinha ai era feio medonho vivemos todos ao lado de Mário sempre achando que ele tinha razão enquanto os outros achavam que ele era louco na própria família muita gente achava que ele era louco mas menos nós em casa quando uma de minhas tias que não morava conosco não morava perto um dia foi
lá em casa e viu a a cabeça do brecher Cabeça de Cristo que que Mário tinha trazido ele disse o que isto Vocês não tem não tem escrúpulo de botar essa cabeça de Cristo na sua casa Maria louco mesmo você mamãe ficou indignada e brigou com ela brer instalado no Palácio das Indústrias fora descoberto em sua genialidade de Escultor por osvald menotte e Mário para osvald esculpiu em mármore a memorável miss Ciclone Daisy para Guilherme de Almeida fez uma escultura baseada em seu livro Soror dolorosa fiquei alucinado palavra de honra Minha vontade era bater subi
para o quarto era noitinha na intenção de me arranjar sair esparecer um bocado botar uma bomba no centro do mundo não sei o que me deu fui até a escrivaninha abri o caderno escrevi o título em que jamais pensara Pauliceia desvairada o estouro chegara a final em pouco mais de uma semana estava jogado no papel um canto Bárbaro por essa época ocorre o Manifesto do Trianon O Manifesto do trian não foi foi uma proclamação Nossa do nosso movimento na ocasião em que Osvaldo de Andrade me oferecia uma cabeça esculpida por Brecheret porque estavam fazendo naquela
ocasião um banquete para mim referente à saída do meu mais lírico dos poemas que é um as máscaras São Paulo é já a cidade que pede romancistas e poetas que impõe pasmos problemas humanos e agita no seu tumulto discreto egoísta e inteligente as Profundas revoluções criadoras de imortalidade a respeito do discurso de osvald Mário da Silva Brito pergunta não estará o orador aludindo a Paul liceia desvairada de Mário de Andrade ao seu próprio romance Os Condenados já escrito em fase de retoque Não há dúvida os versos de Mário são conhecidos do clã e pouco depois
osval de Andrade irá revelá-los ao público que os receberá escandalizado O Osvaldo ao me oferecer a máscara pronunciou um discurso muito bonito de certa forma me convidando para para para ser um dos dos promotores da da semana da arte moderna e E então na resposta que eu dei a Osvaldo a ao discurso dele foi através do correio Paulistano num artigo chamado na Maré das reformas apesar de ser um libelo Cadente a favor de uma arte Renovada foi lido numa comemoração a menot del Pier quando do lançamento de seu poema máscaras obra não liberta de um
lirismo parnasiano discutível em que muitas vezes incorram outros jovens modernistas pudesse eu repartir e encontrar minha calma dando a lequim meu corpo e ap perrou a minha alma quando tenho arlequim quero o perro tristonho pois um dá-me o prazer o outro dá-me o [Música] sonho nessa duplicidade todo o amor se encerra um me fala do céu o outro fala da terra eu amo porque amar é variar e em verdade toda a razão do amor está tá na variedade propunha eu o seguinte o rompimento com o passado ou seja a repula concepções românticas parnasianas e realistas
segundo Independência mental brasileira através do abandono das sugestões europeias notadamente francesas lusitanas etc uma nova técnica para representação da vida de outra expressão verbal para literária e não mais a a a a mera transcrição realista mas uma recreação artística a transcendência do nosso pensamento nessa ocasião todos os estilos ancoram no cais mole do asfalto Fidalgo dentro daquele parque fuma Goiano um Califa enriquecido com uma fábrica de Alpargatas da Rua 25 de Março o senhor Conde está bebendo que an servido por um criado de libré até as colunas de mármores são de cimento armado e domingo
em rols ry ou em Ford passaremos em revista na parada do Corso todos os candidatos à Consagração da Avenida nesse momento Nós já tínhamos organizado a a nossa estrutura e tínhamos alargado mesmo os nossos propósitos não ficávamos só na literatura no pensamento ficamos também nas artes clássicas então fomos colher todos aqueles espíritos que manifestavam o modernismo um dos maiores dos maiores é incontestavelmente era o o o o o nosso o nosso de Cavalcante que era também muito polêmico era muito muito capaz a a Nita Malfatti fazendo também a pintura a pintura dela mas o Brecheret
é que foi incontestavelmente um dos maiores escultores do tempo que já vinha consagrado da França onde tinha feito um uma uma escultura notável para o Peti Trianon ele ficou chefe espiritualmente essa parte das artes plásticas enquanto Osvaldo eu Mário e o Guilherme e os outros tratavam da parte literária na poeira olímpica do circo Sob o Sol violento eles lançavam o disco que ia alto alto e vibrava longe como um sol de bronze os seus gestos eram certos e os seus pés tinham a força sobre a areia móvel e o pequeno sol rápido de cobre fugia
dos seus braços tesos e lustrosos de olhos como a flecha do arco forte todos os olhos seguiam na trajetória efêmera e aérea e ficavam acesos do fogo metálico do pequeno sol e nem viam o outro sol o verdadeiro porque ele era inatingível e parecia menor 1922 é o ano da celebração do Centenário da Independência com a exposição Internacional do Rio de Janeiro mas é também um ano de intranquilidade política marcado pela sucessão de epit pessoa de um lado Arturo Bernardes recebe o apoio de quase todos os estados de outro Ilo Pessanha Funda a reação republicana
e congrega A grande maioria das Forças Armadas descontentes com a situação o clube militar é fechado e seu presidente hermis da Fonseca preso apesar de tudo Bernardes Vence as eleições em primeiro de março de 22 atenção explodiria em 5 de Julho com a rebelião do Forte de Copacabana nesse mesmo ano o Partido Comunista Brasileiro é fundado so a liderança de Astrogildo Pereira em outra trincheira no plano cultural os oito batutas grupo popular de choro encabeçado por pinguinha embarca para a Europa o sucesso foi imediato mas a ida do grupo causou polmica mu hrado pela representação
do Brasil lá fora outras pessoas preconceituosas se sentiram envergonhadas taxam a viagem de desmoralizador do Brasil e pediram até providências por parte do ministro do exterior em fevereiro acontece nas noites de 13 15 e 17 no Teatro Municipal de São [Música] Paulo me procurou eu estava aqui em São Paulo tinha vindo do interior e me encontrou e me disse olha que Ele amava na ocasião uma uma criatura extraordinária que morreu logo depois tinha gostado muito do Juca Mulato e se eu podia fazer uma visita a ela nessa ocasião eu me lembrei de dizer para Osvaldo
Osvaldo Você não acha que a nossa situação cultural tudo isso está muito muito fluida muito pouco por que não fazer uma uma uma uma revisão disso tudo uma revolução O Osvaldo que tinha um espírito tão lucilante e que h tá uma capacidade enorme de de fazer de fazer relações e tudo isso combinou comigo e aí ele foi procurar Mário de Andrade e fizemos então um um uma Trindade Inicial quem teve a ideia da Semana de Arte Moderna por mim não sei quem foi nunca sube só posso garantir que não fui eu o movimento se alastrando
aos poucos Já se tornaram uma espécie de escândalo público permanente e alguém lançou a ideia de se fazer uma semana da arte moderna com exposições de artes plásticas concertos leituras de livros e conferências explicativas foi o próprio Graça Aranha foi de Cavalcante porém o que importava era realizar essa ideia além de audaciosa dispendios Sima e o ftor da Semana de Arte Moderna foi Paulo Prado conheci mar de Andrade desde que eu nasci nós entros muito bem e Depois ficamos amigos nos reunimos todas as terça-feiras em casa dele era um grupo naquele tempo relativamente pequeno era
Anita malfati o menor que aparecia de vez em quando e o Osvaldo que não faltava Guilherme e outros e quando resolvemos fazer a Semana de Arte Moderna Mário que não era absolutamente sem mostrador Como ele como ele dizia ele era um homem que detestava publicidade fazer coisas e tal ele nós o impusemos po dizer a a que ele fizesse a conferência que ele não queria fazer para não se exibir do mar toda a gente sabe foi por mais que que contado que escrito né foi uma vaia medonha V havaia jogaram batatas aquela barulhada toda e
o Mário corajosamente foi até o fim o que desejávamos era modernizar o Brasil era essa a nossa luta éramos estudiosos sem medo de falarmos dos males do nosso país não precedeu o regionalismo de Lobato Valdomiro Silveira simplesmente precedeu o modernismo e nada mais esse movimento já fracassado quando apareceu o modernismo não teve a menor influência na Semana de Arte Moderna não é sem razão que Lobato sempre toda a sua vida foi contra os Escritores da semana [Música] a semana de moderna resolveu depois aumentar o o âmbito da sua da sua atividade e e e reunimos
a os os modernistas da da do Rio de Janeiro que vieram capitaneados por Graça Aranha Graça Aranha o grande o grande autor da da do Canaã era Embaixador ele era um homem um homem membro da Academia Brasileira de Letras um prestígio formidável ele vinha acompanhado de Ronald de Carvalho o o poeta um grande poeta e vinha vinha com Renato de Almeida um crítico de arte a primeira Coitada cobe a a Graça Aranha que fez uma exposição maravilhosa que hoje está nos tratados de literatura sobre mas a a a a plateia que tinha acorrido a ao
ao teatro esperava qualquer coisa de Espetacular de diferente e ele com a sua cultura com a sua elegância sentado na na plateia fez uma exposição brilhant Sima mas aí empatou não não houve nenhuma manifestação da plateia nem nem na nossa parte na segunda Fui Eu incumbido de de de de de liderar a semana então coloquei atrás de mim em uma sequência de Valores em primeiro lugar Osvaldo de Andrade ou mais audacioso segundo Mário de Andrade terceiro Guilherme de Almeida eu dizia e a mulher fora a mulher feitiche a mulher cocaína a mulher Monomania leternel Madame
queremos uma Eva ativa Bela prática útil no lar na rua dançando tango e datilografando uma conta corrente aplaudindo uma noitada futurista e vaiando os tremelico poeta de frases insas de termos raros como o porco espinho de cerdas morra a mulher tuberculosa lírica no acampamento da nossa civilização pragmatista a mulher é colaboradora inteligente e solerte da Batalha de urna e voa no aeroplano que reafirma a vitória brasileira de Santos do mon E cria o mecânico de amanhã que descobrirá o aparelho destinado à Conquista dos astros depois que saiu Osvaldo Osvaldo intrépido que estava lá veio o
Mário o Mário teve uma exitação eu peguei pro braço digo Mário você tem paciência aí o Mário ficou Valente então começou com com aquela maravilhosa dicção dele a recitar os versos da Pauliceia desvairada imagina uma Pauliceia desvairada um uma plateia romântica passadista como Aquela foi então veio ao máximo a to das á e eu ali IMP flexível eu querendo aclamar São Paulo comoção da minha vida os meus amores são flores feitas de original arlequinal traj de losango cinza e ouro luz e Bruma forno e inverno morno elegância suti sem escândalos sem ciúmes perfumes de Paris
ariz bofetadas líricas no Trianon Algodoal São Paulo comoção da minha vida galicismo a berrar nos desertos da América quando chegou no no no Ronald de Carvalho que tinha vindo com com garinha Ronald bonito simpatizado pela plateia um alguém latiu como cachorro lá de cima da da da plateia lá de cima ele impávido disse meus senhores e minhas senhoras há um cachorro aqui dentro ele não está do nosso lado está do lado de lá isso arrefeceu tou pitoresca a semana e houve uma tolerância geral daí por diante enfunando os papos saem da penumbra aos pulos os
sapos a luz os deslumbra en ronco que a terra berra o sapo boi meu pai foi a Guerra Não foi foi não foi o sapo tanoeiro parnasiano aguado diz meu Cancioneiro é bem martelado depois da na terceira na terceira reunião nós tínhamos organizado uma exposição plástica na na na na plateia o Mário de Andrade fez uma grande dissertação cults sobre a arte moderna e eu fui lá mostrar para eles além das apresentações musicais e das polêmicas conferências no sagão do teatro estavam expostas obras de autores como o de [Música] Cavalcante John grass Zina Aita Vicente
do reggo Monteiro entre outros efetivamente eu sou um o último da semana de 22 todos os amigos já se foramos Val do Andrade vacant Maro andr todos se foramos e eu sou efetivamente o último e Osvaldo me convidou para mandar oito telas no sagon do teatro foi uma semana maravilhosa esse movimento foi muito V porque depois form grupos de artistas que não se considerava Brasil Absolut Grand burgues Paris comprar quadros medalhados o resto o artista não tinha valor nenhum aqui I de F eu i voltar para Europa eu não encontrava força eu fiquei o que
caracteriza esta realidade que movimento modernista impôs é a fusão de três princípios fundamentais o direito permanente à pesquisa estética a atualização da Inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora Nacional nada disto representa exatamente uma inovação e de tudo encontramos na história artística do país a novidade fundamental imposta pelo movimento foi a conjunção dessas três normas num todo orgânico de consciência coletiva e e afinal o Vila Lobos que estava lá dentro por sinal Ele tava com defeito pé e estava de casaco e com chinelo e todo mundo dizia que se aquilo eraa vestido
futurista não era era apenas explicou depois a razão e ele seu gênio arrebatou ele não foi vaiado e e guilmar novaz por solidariedade conosco veio também dar um concerto lá Apesar de todas as dissonâncias Não há dúvida que a Semana de Arte Moderna fertilizou o ambiente ainda que em clima de festa admitido por seus próprios [Música] participantes todo este tempo destruidor do movimento modernista foi para nós tempo de festa na sequência dos acontecimentos porém foi lançada com aspectos gráficos de origem futurista devidos a Guilherme de Almeida a revista mensal claxon sob a liderança de Mário
de Andrade que pretendia dar unidade às ideias dispersas e desencontradas da semana claxon mostra que o grupo não era nacionalista como hoje se entende essa palavra e nem patriote como o que escrevia Afonso Celso na primeira página do primeiro número aparece esta frase claxon sabe que a humanidade existe por isso é internacionalista em 1924 é a vez de osval de Andrade pregar a recorrência aos estímulos autóctones na linguagem telegráfica própria do autor no seu Manifesto da poesia para o Brasil contra o gabine ismo a prática culta da vida engenheiros em vez de jurisconsultos Perdidos como
chineses na genealogia das ideias a língua sem arcaismos sem erudição natural e neológica a contribuição Milionária de todos os erros como falamos como somos em 1928 o mesmo osval surge com o Manifesto antropófago só a antropofagia nos une socialmente economicamente filosoficamente dos ideais antropófagos surgem dois literários brasileiros o poema Cobra Norato de rop eu sou a Cobra Norato vou me amasar com a filha da rainha luz e macunaima de Mário de Andrade Ai que prega além dos trabalhos nas artes plásticas de Tarcila do Amaral e Flávio de Carvalho eu não fiz parte da semana mas
eu trouxe elementos por exemplo novos de pintura no no ano seguinte então todos quiseram que eu fizesse um quadro também estou trabalhando também no outro quadro que vou também oferecer [Música] quem me quem me mandou notícia em Paris da semana foi Anita malf e eu tinha uma carta dela contando tudo que se tinha passado mas depois perdi essa carta não sei onde é que está agora o movimento da Bandeira conduzido na ocasião por Celo Ricardo Mota filho por mim e e por al fedeles resumiu a parte política da da própria Bandeira a qual encontrou a
sua a sua a sua confirmação na na mensagem que o Presidente da República Getúlio Vargas mandou à Câmara dos Deputados ao ao celebrar-se o 30º aniversário da semana nessa ocasião eu da Tribuna pude ler as as palavras da mensagem que são as seguintes as forças coletivas que provocaram o movimento revolucionário do modernismo na literatura brasileira que se iniciou com a Semana de Arte Moderna de 1922 que precipitaram no campo social político a revolução Vitoriosa de 30 na verdade o movimento modernista nas letras e nas artes foi foi o impulso revolucionário que cresceu extravasou Como foi
o movimento político causador da Revolução de 1930 mas na realidade a Semana de Arte Moderna influiu notavelmente sobre todos os moços fossem eles da semana ou não fossem da semana porque nós não podíamos evidentemente ficar parados e a razão é muito simples nós éramos moços e os moços não podem ficar parados de modo que a influência da Arte Moderna sobre nós todos foi extraordinária até sobre o ponto de vista político porque na realidade o partido democrático nasceu no momento como consequência da arte moderna e eu pertenci a partido democrático desde a sua Fundação ao lado
de Sérgio mher ao lado de Mário de Andrade e ao lado até certo ponto de Osvaldo de Andrade também de modo que a arte moderna realmente ela teve sobre nós uma profunda influência naturalmente Ela deve ter raízes mais profundas do que ser apenas um movimento literário ainda pouco o meu amigo I and Almeida prago aqu quero muito bem escreveu um um livro contra a semana de arte moderna em realidade foi divertimentos de clubman que se aborreciam e de de artistas vários sérios não há dúvidas mas atrás dele havia outros que queriam aparecer e que se
aproveitaram da oportunidade e deram-lhe um aspecto de o que hoje chamam chanchada e começou eh logo com desandou para para para barulho escândalo tudo mais a tal ponto que a Guiomar lvis quis se retirar e deu a ainda muito trabalho para que ela continuasse ainda na noite seguinte a tocar piano se procura-se destruí-la depois de 55 anos quer dizer que ela está viva ainda então é interessante procurar as razões dessa vivência e o que ela refletiu para para não só para a parte literária como também para o a parte política do Brasil no baile da
corte foi o condid Quem disse para a dona bem-vinda Que farinha Suruí pinga de Parati e fumo de B pendi é comer beber pitar e cair [Música]
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