Esta é a incrível África Selvagem, permita-se agora adentrar nessa jornada fascinante pela Savana Africana, ali habitam diversos animais, dentre eles As presas e os predadores. Com paisagens deslumbrantes e uma rica diversidade de vida selvagem é um ambiente único, leões, elefantes, girafas, leopardos, rinocerontes dentre outros animais dominam o Território Selvagem, nos rios africanos lado a lado dois gigantes em um respeito absoluto, as grandes migrações completam esse palco Espetacular da vida selvagem africana, ali a luta pela sobrevivência é diária. Episódio de hoje: África Selvagem, animais da savana africana.
Na Savana a principal figura é o leão africano, com o seu rugido potente é o maior felino do território, os leões habitam as vastas planícies, vivem em grupos sociais chamados de coalizões, os machos são reconhecidos facilmente pela sua Juba, as fêmeas são mais ágeis e claro as principais caçadoras do grupo, búfalos, zebras e gnus são as presas mais capturadas por esses felinos implacáveis. Uma das ameaças para os leões são os Gigantes elefantes adultos, esses grandões são os maiores mamíferos terrestres do planeta, pesando entre 6 e 7 toneladas os elefantes africanos também vivem em grupos a matriarca a fêmea mais velha é quem lidera os demais, suas orelhas grandes e ajudam a dissipar o calor e os insetos a tromba é essencial na vida desses mamíferos, serve para pegar alimentos e levá-los até a boca, outra característica da tromba é levar a água até a boca do animal. Na companhia dos elefantes as maiores aves do mundo os avestruzes, com seus 2,80 m de altura e 150 Kg de peso Eles parecem minúsculos perante os elefantes, os avestruzes não voam e para fugir dos predadores somente na corrida, essa ave é dona do maior ovo do mundo atualmente e as ninhadas são grandes é mais uma maravilha do Criador.
Eis aí os gnus, donos da maior migração animal do planeta, essa migração ocorre dentro do próprio continente, em busca de novas pastagens fazem as famosas travessias dos rios africanos, mas, essas travessias Podem trazer a morte para alguns, pois os predadores aquáticos os crocodilos estão ali só esperando momento para saciar a fome, são predadores brutais, outros gnus também morrem afogados e quem aproveita são as aves de rapinas dentre os rapinantes africanos está o Grifo-de-rüppelll a ave que voa mais alto, pode chegar a incríveis 11. 300 m de altura, esses grifos são verdadeiros limpadores da natureza, outros animais que fazem essa tarefa são as hienas, elas também caçam, porém adoram uma carcaça. A Savana Africana também é o lar das zebras, esses mamíferos de coloração branca e preta embelezam as paisagens verdes das planícies.
O javali africano é faminto, brotos, raízes e demais plantas são fontes essenciais de alimentação, eles não recusam nada. Pastando na margem de um rio o hipopótamo, ele mostra toda a sua imponência, hipopótamos adoram água onde passam a maior parte do tempo, as manadas São enormes. As gramas verdes da Savana Africana também servem de mantimento para os búfalos africanos, também chamados de búfalos do cabo são fortes, robustos e chegam a pesar até 900 kg.
O Búfalo africano possui dois chifres curvados, esses lhe permitem se defender dos seus principais algozes, os leões, mas nem sempre isso é garantia de Vitória. O Magnífico rinoceronte branco é a maior das Cinco espécies que existem no mundo, possui uma pele espessa e conta com dois chifres proeminentes na parte frontal da face. Na África Selvagem elas enxergam lado do Alto, com seus 5,80 metros de altura as girafas são os animais mais altos do mundo atualmente, pernas Compridas e um pescoço longo Lhe permitem alcançar as folhas frescas e novas do Alto das Árvores, são animais incríveis.
Conheça o órix-do-cabo, seus chifres finos e compridos que chegam aproximadamente 1 m de comprimento são a sua característica principal, o orix do cabo é um animal herbívoro e consegue se adaptar até mesmo em ambientes áridos e semiáridos. Pequenas e delicadas as gazelas herbívoras sempre estão alertas ali, Elas aproveitam os banquetes das gramíneas, junto delas os impalas, são animais que também vivem em grupos e claro estão sempre com os olhos atentos aos predadores pois eles estão sempre na mira deles, esse leopardo conseguiu predar um desses antílopes, no alto da árvore em segurança ele aproveita sua refeição. E falando em árvores ele adora escalas.
Pequeninos e Caçadores Esses são os mangustos, carnívoros ao extremo, vasculham tudo pelo chão. Já os suricatos também de hábitos de diurnos e carnívoros predam até mesmo os escorpiões, socialmente ativos, são vigilantes ferrenhos. A postura ereta é característica peculiar dos Sentinelas.
Ali perto numa área alagada esse Chacal caminha observando as aves ao seu redor, ao menor descuido de uma o ataque é Fatal. A garça preta africana caça suas pesas utilizando a técnica guarda-chuva, diferente mas eficaz. Com cabeça calva, pernas e bico negros a grande cegonha Marabu intimida com sua aparência, se encontrarem restos de animais mortos elas não o rejeitam.
Outra espécie fascinante da savana é o mabeco, chamados de cães selvagens possuem um corpo esguio e pernas longas. Esses animais vivem em grupos altamente organizados conhecidos como matilhas, já o texugo do Mel ou Ratel é um animal mais solitário, tem como característica uma pelagem espessa e é agressivo e Valente. O Ratel é um animal carnívoro e além de pequenos animais Ele também gosta de comer mel e larvas que encontra nas colméias.
Esse possui uma das defesas mais impressionantes do reino animal, com seus pelos ásperos e compridos o porco espinho africano é uma presa temida por seus predadores, esse mamífero é inofensivo e adora comer vegetais. Canto marcante na Savana Africana é o da abetarda de barriga preta. Com toda a sua beleza e imponência o secretário desfila nas planícies em busca de insetos e outros pequenos animais, chute mortal é o fim para a presa, uma tática de caça impressionante.
Os maiores primatas do mundo estão na África, os gorilas. legumes, frutas, ervas e demais Plantas fazem parte da dieta desses primatas. Outros primatas porém de menor tamanho são os babuínos, podem ser encontrados em grupos grandes que são liderados por um macho dominante.
A vastidão da Savana Africana compreende uma vida selvagem exuberante, cada território tem uma fauna única como é o caso da nossa Amazônia. Depois que você se inscrever no canal Clique na tela e conheça as belezas desse Paraíso selvagem brasileiro, até a próxima.