Sistema Nervoso 3/6: Medula Espinal | Anatomia e etc.

578.98k views1123 WordsCopy TextShare
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
★ Inscreva-se: https://www.youtube.com/channel/UCK3sW3_2AqB0NQ9E_vwAeEQ ★ facebook ------ https://...
Video Transcript:
Olá pessoal tudo bem com você! ? Hoje a gente vai falar sobre a medula espinal.
A medula espinal faz parte do sistema nervoso central, e ela é um tubo cilíndrico formado por tecido nervoso, cuja função é transmitir informações do encéfalo pra periferia do corpo e vice-versa, só que as funções da medula espinal não se limitam apenas a transmitir informações. A medula também é responsável por coordenar atividades musculares e reflexos. Como a gente viu na última aula medula espinal ela vai começar a partir do bulbo que é a parte final aí do tronco encefálico e a partir do bulbo ela desce por dentro dos ossos da nossa coluna, por dentro da coluna vertebral.
As nossas vértebras possuem um orifício, um buraquinho, que nós chamamos de forame vertebral. E como a nossa coluna é formada por várias vértebras empilhadas, vários forames vertebrais um em cima do outro acabam formando um túnel por onde passa a medula espinal, e esse túnel é chamado de canal vertebral. Então a medula espinal ela passa por dentro do canal vertebral.
que serve de proteção pra ela. Assim como o encéfalo que nós vimos na última aula. E se você não assistiu a última aula que falava de anatomia do encéfalo clica no link aqui embaixo e assisti porque nessa aula eu falei das meninges que protegem o encéfalo e elas protegem também a medula espinal.
Então além do canal vertebral protegendo a medula nós temos também líquor circulando aí ao redor da medula e as mesmas três meninges que a gente viu na última aula. Pra relembrar essas meninge são: A dura-máter que é a meninge mais externa e mais fibrosa. A aracnoide que é a meninge intermediária E a pia-máter que é a meninge mais fininha, mais delgada e mais interna.
E olha só que interessante. Aqui na medula entre a dura-máter e o canal vertebral existe um espaço que nós chamamos de cavidade ou espaço epidural ou peridural. E nesse espaço peridural existe um coxim de tecido adiposo e tecido conjuntivo que também serve de proteção pra medula.
E é nesse espaço onde é aplicada a anestesia peridural, no espaço peridural Agora, eu falei pra vocês que a nossa medula passa por dentro do canal vertebral, do canal vertebral, aí no meio das nossas vértebras. Apesar disso o comprimento da medula ele não se entende por todo o comprimento da nossa coluna vertebral a medula vai começar, ela se inicia, na altura do forame magno do nosso crânio e ela vai até aproximadamente a segunda vértebra lombar que nós chamamos de L2 e quando a medula passa por algumas regiões da coluna vertebral, como na região cervical e na região torácica ela anatomicamente tem um formato mais gordinho, um formato mais alargado e essas partes mais "gordinhas" da nossa medula são chamadas de intumescências. Então nós temos a intumescência cervical e a intumescência lombar ou lombo-sacra.
Que tá localizada na região aí das vértebras torácicas a intumescência cervical é o local onde saem os neurônios os nervos que vão enervar os membros superiores, os braços formando plexo braquial. E a intumescência lombar ou lombo-sacra é o local onde vão sair os nervos responsáveis por enervar os membros inferiores e formar o plexo lombossacro por isso é chamada de intumescência lombo-sacra apesar de se localizar na região das vértebras torácicas e os nervos que saem da parte final da medula espinal eles se projetam pra baixo por dentro do canal vertebral formando uma estrutura semelhante a cauda de um cavalo por isso essa região é chamada de cauda equina, fora isso, o finzinho da medula espinal forma uma estrutura cônica, triangular chamada de cone medular. Agora a gente vai dar uma olhada na anatomia da medula espinal num corte transversal Em primeiro lugar, no corte transversal a medula espinal é dividida em duas metades Metade direita e metade esquerda e essa divisão se dá anteriormente pela fissura mediana anterior e posteriormente pelo sulco mediano posterior a superfície da medula possui outras "depressões" também como sulcos intermédios posteriores os sulcos laterais posteriores e os sulcos laterais anteriores.
Ainda no corte transversal da medula a gente pode observar uma região central mais escura, que tem o formato parecido com o formato da letra h e por isso essa região é chamada de H medular. O H medular é formado por substância cinzenta assim como o córtex do cérebro, a diferença é que no cérebro a substância cinzenta tá localizada na periferia do órgão e aqui na medula a substância cinzenta ela tá localizada na região mais central a parte posterior do H medular é formada por duas pontas mais afuniladas que nós chamamos de cornos posteriores Os cornos posteriores recebem os neurônios sensitivos vindos dos nervos periféricos e a parte anterior do H medular é formado por projeções aí mais arredondadas chamadas de cornos anteriores. Dos cornos anteriores partem os neurônios motores que vão pros nervos periféricos, portanto, os cornos posteriores da medula são sensitivos e os cornos anteriores da medula são motores Algumas regiões da medula como a região torácica possui também cornos laterais e esses cornos laterais vão tá relacionados com o sistema nervoso autônomo No centro da substância cinzenta existe um canal chamado de canal central.
Dentro desse canal existe líquor já a parte mais externa da medula é composta por substância branca que contém predominantemente axônios de neurônios mielinizados enquanto h medular que a substância cinzenta contém corpos de neurônios e a substância branca também é organizada em colunas ou funículos O funículo anterior, o funículo posterior e os funículos laterais. Revisando então, a medula espinal faz parte do sistema nervoso central, ela é responsável por transmitir informações do encéfalo pra periferia do corpo e vice-versa passando por dentro do canal vertebral a gente pode observar que a medula espinal apresenta duas regiões mais alargadas, mais gordinhas que nós chamamos de intumescências Da intumescência cervical saem os neurônios que vão formar o plexo braquial e da intumescência lombo-sacra ou lombar saem os neurônios que vão formar o plexo lombossacro. os nervos que saem da parte final da medula espinal formam uma estrutura chamada cauda equina Em um corte transversal a medula é dividida em duas metades, pela fissura mediana anterior e pelo sulco mediano posterior.
A parte mais central da medula espinal forma uma estrutura parecida com h chamado H medular, ele é composto por substância cinzenta O H medular medular é formado por cornos posteriores-sensitivos- e cornos anteriores-motores. a parte mais externa da medula espinal é composta por substância branca que é organizada em funículos. Funículo anterior, o funículo posterior e os funículos laterais, que contém predominantemente axônios mielinizados de neurônios.
Espero que vocês tenham entendido e até a próxima aula!
Related Videos
Sistema Nervoso Periférico 4/6 | Anatomia e etc
8:22
Sistema Nervoso Periférico 4/6 | Anatomia ...
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
481,002 views
Sistema Nervoso 1/6: Introdução | Anatomia e etc.
9:44
Sistema Nervoso 1/6: Introdução | Anatomia...
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
1,368,436 views
Sistema Nervoso 5/6: Potencial de ação
9:40
Sistema Nervoso 5/6: Potencial de ação
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
741,029 views
Aula prática de Medula Espinal
11:04
Aula prática de Medula Espinal
Anatomia e Arte
43,029 views
OS 15 SINTOMAS MAIS COMUNS DO TDAH ADULTO | ANA BEATRIZ
13:30
OS 15 SINTOMAS MAIS COMUNS DO TDAH ADULTO ...
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
3,302,546 views
Resumão: NEURÔNIOS e CÉLULAS DA GLIA
11:20
Resumão: NEURÔNIOS e CÉLULAS DA GLIA
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
118,523 views
Summer Music Mix 2023 🎶 Best Of Vocals Deep House 🎶 David Guetta, Rema, Alan Walker, Miley Cyrus
Summer Music Mix 2023 🎶 Best Of Vocals De...
Magic Club
Mapa mental MUITO FÁCIL do Sistema Nervoso - Anatomia Humana
17:00
Mapa mental MUITO FÁCIL do Sistema Nervoso...
Anatomia Fácil com Rogério Gozzi
32,286 views
SISTEMA SENSORIAL SOMÁTICO (SOMATOSSENSORIAL): TATO E TEMPERATURA | MK Fisiologia
20:22
SISTEMA SENSORIAL SOMÁTICO (SOMATOSSENSORI...
MK Fisiologia
48,694 views
Obalamy mit o aktywności fizycznej
11:28
Obalamy mit o aktywności fizycznej
Nauka. To Lubię
519,942 views
COLUNA VERTEBRAL - Anatomia
12:13
COLUNA VERTEBRAL - Anatomia
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
211,395 views
Sistema Nervoso 6/6: Sinapses Químicas e Elétricas | Anatomia e etc
7:19
Sistema Nervoso 6/6: Sinapses Químicas e E...
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
717,699 views
Anatomia da Medula Espinal: Substância branca e cinzenta - Sistema Nervoso - VideoAula 091
14:35
Anatomia da Medula Espinal: Substância bra...
Anatomia Fácil com Rogério Gozzi
606,860 views
RESUMÃO de SISTEMA NERVOSO!
10:51
RESUMÃO de SISTEMA NERVOSO!
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
545,939 views
ANATOMIA geral do ENCÉFALO!
9:38
ANATOMIA geral do ENCÉFALO!
Anatomia e etc. com Natalia Reinecke
113,531 views
Cerebelo
15:16
Cerebelo
Anatomia e Arte
16,143 views
Histologia da medula espinal e gânglio espinal
13:59
Histologia da medula espinal e gânglio esp...
LabMeM UFSLag
54,587 views
Sistema nervoso: NERVOS ESPINHAIS | José Góes
33:11
Sistema nervoso: NERVOS ESPINHAIS | José Góes
José Góes
2,532 views
Tronco encefálico - MESENCÉFALO | PONTE | BULBO
23:10
Tronco encefálico - MESENCÉFALO | PONTE | ...
Anatomia papel e caneta
11,544 views
Sistema Nervoso (uma visão ampla) - Fisiologia Humana
30:56
Sistema Nervoso (uma visão ampla) - Fisiol...
Fisiologia Humana
30,494 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com