O que é isso? Um bicho? Uma coisa?
Um monstro ? Não, é um vírus. Mas o que é um vírus hein?
Do que eles se alimentam? Como classificá-los? Para responder estas e outras perguntas, assista este vídeo.
[Música] O vírus é um parasita intracelular obrigatório. Ele não possui uma célula então não tem metabolismo próprio. Por isso para exercer atividades precisa de uma célula hospedeira.
Alguns cientistas defendem a ideia de que o vírus é considerado um ser vivo. Isso porque possui material genético como todos os seres vivos. Por não possuírem célula eles não possuem organelas nem membrana celular mas possuem estruturas moleculares.
São formados por material genético: DNA e RNA. E envolvidos em uma cápsula de proteínas denominada capsídeo, que podem ser envelopados ou não. Esses envelopes são restos de membranas plasmáticas de células hospedeiras que foram anteriormente parasitadas, formados por lipídios e proteínas.
Existem vários tipos de vírus e a sua classificação é feita de acordo com as suas características. Por exemplo de acordo com o tipo de ácido nucleico temos o adenovírus formado por DNA e o retrovírus formado por RNA. De acordo com o tipo de Vetor como o arbovírus que é transmitido por insetos.
E de acordo com os tipos de hospedeiros que escolhem, que é o caso dos bacteriófagos - os vírus que infectam bactérias, e os micrófagos - que são os vírus que infectam fungos. Como podemos identificar estes vírus então? Estes seres microscópicos possuem as seguintes características, anota aí.
São acelulares ou seja não possuem células. Suas dimensões variam de 17 nanômetros até 300 nanômetros. São seres diversificados e, portanto, não possuem um padrão.
São capazes de sofrer mutações. Quando estão fora de um organismo hospedeiro cristalizam-se como os minerais e não possuem metabolismo próprio, por isso a reprodução ocorre em uma célula viva. Falando nisso o ciclo de reprodução do vírus acontece em quatro etapas: Primeiro eles entram na célula Hospedeira, depois ocorre o eclipse ou inatividade do vírus.
Daí eles replicam-se, ou seja, multiplicam-se em diversas cópias da matriz, e então partem para infectar novas células. Há também os vírus que não precisam entrar em uma célula para se reproduzirem, eles apenam injetam seu gênoma na célula hospedeira. Podemos dividir os ciclos virais em Lítico e Lisogênico.
No ciclo lítico o vírus entra na célula hospedeira associa seu material genético ao material genético das célula e, ao fazer isso, captura a maquinaria celular para si, induzindo a célula a produzir proteínas virais e material genético para criar centenas de novos vírus. Quando o interior da célula estiver repleto deles os vírus rompem as célula para invadir em outras. Já no ciclo lisogênico o vírus penetra na célula hospedeira, associa seu material genético ao dela , mas não inicia suas atividades e a célula continua vivendo normalmente.
A célula Hospedeira faz divisão celular criando células geneticamente iguais ou seja, todas infectadas com o material genético do vírus ainda adormecido, mas a qualquer momento o vírus poderá se apropriar da maquinaria celular e entrar no ciclo lítico. Diz aí quando a gente fala sobre vírus qual a primeira coisa que vem à cabeça? Sim, as doenças.
As doenças causadas pelos vírus são chamadas de viroses e eu tenho certeza que você já ouviu falar muito sobre elas. Existem várias desde as mais comuns como a gripe, pneumonia viral, o sarampo. .
. As viroses que já foram combatidas através de vacinas por terem causado grande contágio como a gripe espanhola, varíola, rubéola, meningite viral poliomielite. E as viroses que recentemente impactaram a humanidade como a AIDS e a covid-19.
Graças as descobertas científicas feitas descobrimos como funciona este parasita. Podemos destacar o cientista Martinus Willem Beijerinck, que conceituou o vírus. E também Louis Pasteur, que desenvolveu a vacina anti-rábica e ajudou a curar muitas pessoas infectadas pelo vírus da raiva.
Devido à alta capacidade de reprodução e mutação do vírus as doenças virais continuam sendo um grande desafio para as nossas vidas, reforçando a necessidade de hábitos de higiene, prevenção diária, a necessidade de vacinação para conter o contágio e a prevenção que vai desde pequenas atitudes até a preservação do meio ambiente. Neste vídeo aprendemos sobre o vírus ou parasita intracelular obrigatório. Que é reconhecido por alguns cientistas como ser vivo por serem formados por material genético.
Vimos que o vírus possui um círculo de reprodução onde ele pode invadir uma célula e depois se espalhar. Existem vários tipos de vírus que variam de acordo com o seu material genético ou de acordo com o tipo de Vetor e hospedeiro. Também vimos que graças as descoberta científicas não apenas aprendemos sobre o vírus, como conseguimos lidar com diversas viroses que são aquelas doenças causadas por este parasita.
E seguimos nos prevenindo para vencer doenças recém descobertas como a covid-19. Aprenda mais sobre vírus no nosso site disponível aqui na descrição e baixe agora o mapa mental deste conteúdo para você praticar tudo que aprendemos juntos. Se você gostou do vídeo, deixe o seu like e compartilhe com os seus amigos!
Para ter acesso a mais vídeos como este se inscreva no canal Toda Matéria e ative o sininho para ficar por dentro das novidades. Ficamos por aqui.