ANORA e a destruição da ilusão (de novo) | Crítica do filme

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PH Santos
"Anora" é dirigido por Sean Baker. A trama acompanha uma dançarina erótica que se envolve com o filh...
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a nora venceu a Palma de ouro do festival de Cia de 2024 o filme dirigido roteirizado e montado por shan bake reforça a marca autoral de um cineasta que eu acompanho E admiro há um bom tempo um autor que merece demais o nosso olhar muito atento a Trama Segue uma dança Arina heróica que se envolve com o filho de um magnata Russo o relacionamento de uma noite evolui para uma semana e depois para um romance impossível mas também insustentável devida as realidades bem diferentes entre os dois a sinopse pode até remeter a uma comédia romântica
ou a um romance mais tradicional é que chamb Baker usa essa premissa para refletir sobre a sociedade das aparências a sociedade da falsa noção de sucesso e onde as fachadas escondem muitas Verdades e verdades muito chatas de serem ditas ou [Música] percebidas a estrutura da narrativa de anora é um tanto inusitada ela esconde o seu drama em um romance e depois em uma comédia é como se fizesse um sanduíche vai não seduziste pelo recheio mas no final das contas ainda é sobre o pão Pens na estrutura narrativa do filme Como sendo dois círculos que se
sobrepõem eles criam a partir disso uma interseção nos Espaços externos desses círculos encontramos dois dramas de um lado a rotina da protagonista como dançarina erótica tentando sobreviver em uma Nova York amarga uma cidade que vive de prazeres cada vez mais momentâneos e superflus Nova York de noites que passam rápido e precisam ser esquecidas ao amanhecer porque a vida segue para os dois extremos daquela sociedade Alguns vão querer repetir aquela noite como Ivan outros vão ter nas noites mais uma chance de sair daquela realidade por aí vai e do outro lado no outro grande círculo narrativo
há uma jovem em busca de um amor de um romance de conseguir quem sabe finalmente alcançar os seus sonhos perdidos pela vida que leva que a faz durar um pouco mais naquela realidade novaiorquina no centro desses dois círculos na interseção desses dois dramas está a comédia um humor extremamente vibrante e escrachado e também muito áspero coisa que só poderá ser percebida mais à frente inclusive quando a gente se reconecta ao drama ali da Anne né a nossa protagonista aparece e toma de conta da narrativa a gente ri da Aventura dessa Aventura casual que se transforma
em um verdadeiro martírio para Anne né fruto da aposta dela em alguém incapaz de compreender a própria vida Quanto mais a de outra pessoa de diferente realidade porém se distanciando um pouco será que era pra gente realmente est rindo daquilo tudo as situações engraçadas elas estão ali para divertir É verdade mas perceba elas também estão servindo como um mecanismo de proteção da nossa protagonista e também de um codi vante importantíssimo o Igor né que daqui a pouco eu vou falar sobre ele tudo isso enquanto eles confrontam as suas próprias fragilidades depois de terem baixado a
guarda boa parte do humor é engatilhado por esses dois personagens nos levando a pensá-los como os palhaços dessa história história usando desse artifício para não os enxergarmos a partir do drama que eles carregam e que por um tempo eles preferiram não falar sobre ou seja o filme cria uma efetiva porém falsa capa de comédia para entreter enquanto esconde um drama profundo sobre diferenças de classes e não só sobre ilusões de vidas não mal vividas mas não vividas do jeito que era para ser vividas né vidas baseadas na ilusão do Sucesso e na ilusão do que
esperar também de um romance [Música] em um dado momento do filme A nossa protagonista Anne comenta sobre o seu desejo de infância de visitar a Disney e por isso gostaria de compensar fazendo essa viagem ser a sua lua de mel a viagem nunca acontece a l Mel se transforma em um caos e é desse caos que o filme extrai a nossa diversão criando ironicamente uma Disney no sentido de entretenimento né nesse caso para nós essa frase da personagem esse desejo aparentemente simples pode ser vista so duas perspectivas bem interessantes A primeira é uma vitrine pro
íntimo da protagonista através da alegoria da tal vida de Cinderella perceba ela tá seguindo o caminho de Uma Cinderela moderna né que teve um pedaço seu resgatado depois da noite por um suposto príncipe que viu nela algo que nem ela via quando Anne se depara com uma casa que lembra um castelo e com um herdeiro que lembra um príncipe um príncipe encantado nesse caso ela vê ali uma chance de realizar sua as fantasias de viver uma vida que lhe foi vendida mas que nunca lhe foi entregue ela que promovia fantasias agora chegava no momento de
vivê-las a partir disso ela embarca numa jornada de rompantes a favor do sonho a favor da ilusão do seu sucesso a segunda perspectiva é uma conexão com o olhar crítico e provocador que o shan fez lá em o projeto Flórida outro filme maravilhoso dele eu amo esse filme de paixão de paixão lindo demais e como sugere o título né projeto Flórida lá ele desmistifica o entretenimento barato dos parques temáticos da Disney ao falar sobre o que está por trás daquele grande tapume que é aquela cidade construída toda para um grande entretenimento anora o filme Nesse
caso tem esse mesmo estilo crítico discute situações parecidas e traz outra cidade para conversar sobre isso a nora é uma espécie de conto de fadas inverso a princesa uma Plebeia na verdade e o seu prometido romance está muito longe de seguir As convenções dos filmes de gênero ou das histórias fantasiosas e mágicas da Disney é uma desconstrução das narrativas românticas e novamente shanak expõe e explode a realidade por trás das fachadas Encantadas dessa vez de um ponto de vista bem mais íntimo do que projeto Flórida e de quebra ele ainda questiona se realmente existe esse
tal romance prometido essa tal vida de princesa essa tal vida que segue um fluxo Mágico das coisas a resposta dele é bem clara né não existe ele já tinha respondido isso em projeto Flórida e responde mais ainda agora aqui em anora a partir disso ele também reforça suas assinaturas que é essa capacidade de capturar uma perspectiva específica dentro de um contexto que parece não estar preparado para ela e depois de subverter as expectativas para provocar o tempo inteiro tanto que a gente ri da destruição de um sonho do desejo dela de ser uma princesa de
estar dentro de uma comédia romântica ou de viver um romance Encantado Micky Madson a anora protagonista aqui do filme é outro espetáculo de atuação sobre a direção do shan Baker se ab Bria vite lá no projeto Flórida chamou atenção pelo Carisma brincalhão que ela tinha aqui a Mickey Madson impressiona por uma Entrega Total to tal seu desempenho físico é Avassalador especialmente nas cenas em que ela se encontra no olho do furacão gritando se debatendo sofrendo lutando contra o mundo e também contra si mesma essas cenas intensas encontram espaço para um humor ácido e provocativo que
mostra muito bem a complexidade da sua personagem uma mulher que transita pelas margens da sociedade que busca dignidade e esperança em meio a todo esse caos Urbano e que ao final infelizmente só lhe resta chorar é um personagem extremamente marcante complexa passivo de várias interpretações e ao mesmo tempo muito simples também ela só quer viver o sonho gente tá claro isso tudo em anora acaba caindo em uma visão sórdida da realidade o príncipe se revela fajuto e vazio como eu já antecipei isso resulta num casamento tão falso quanto a cidade onde a cerimônia acontece no
caso Las Vegas Las Vegas é outra cidade americana construída para sustentar ilusões a partir do entretenimento mas rapidamente o filme volta para Nova York uma megalópole que também vende as suas próprias ilusões nesse caso da ideia de sucesso Nova York representa a frieza e o caos gerados pela desigualdade social tanto que a cidade está literalmente fria aqui nesse filme inclusive quando a Anne tem a sua história entrando ali num desfecho quanto mais conhecemos Anne mais a cidade fica cinza mas fica pálida jogando fora aquela paleta do romance né No início do romance dela ou quando
ela entra no mundo ali daquele príncipe dela príncipe entre aspas tá que era uma paleta lotada de vermelhos vibrantes né lotada de luz de alegria mas como eu disse era tudo falso no momento da jornada por exemplo n passa pelo parques de cony island uma região ali de Nova York que fica ao norte de Manata e o que antes era algo acordado vibrante cheio de vida é só ao final um cenário vazio e gelado agora que a verdade vai se revelando para ela a relação deene com Nova York e da cidade com ela também é
relação perfeita pra gente entender as falsas promessas dessa suposta vida de sucesso Nova York é assim como a Disney assim como Las Vegas uma ilusão compartilhada por muitos de que trabalha já duro numa grande cidade vai fazer as coisas darem certo vai fazer o jogo virar Só de estar lá naquela vida supostamente pulsante a vida de Anne desmente essa ideia e um confronto de classes vai deixar isso muito bem posto em tela muito bem posto vai esga assar na cara dela a verdade enquanto en luta noite após noite para sobreviver e mal consegue na manhã
seguinte dormir em paz porque um trem ele interrompe o sono constantemente Ivan o jovem Russo Ele viveu aí sim o verdadeiro conto de fadas é um rapaz rico longe dos pais jogando videogame o dia todo que pode atravessar o país a qualquer momento em busca de diversão que não tem obrigação nenhuma e que usa as pessoas apenas para se satisfazer a sua vida já é confortável tanto que quando ele se toca que nem precisa dos Estados Unidos para vencer ele simplesmente vai embora en comprou a ideia desse sonho americano do emergente que precisava de cidades
como Nova York E no fim das contas acaba se alimentando do que sobra ao ficar tão à margem da vida de Ivan né na qual ela é proibida de entrar na qual ela é proibida de fazer parte plenamente que ela vira apenas um objeto um objeto que é barrado por aqueles que vivem Aí sim o seu sonho a fotografia do filme demonstra Sutilmente esse desacordo da cidade com sucesso ao fazê-la se apresentar de um jeito paraa enne e de outro jeito pro Ivan Ela traz uma paleta visual que opõe os ambientes sombrios da buate aos
espaços quase artificialmente iluminados da alta sociedade é representada pela noite enquanto Essa sociedade na qual ela habita é representada pelo dia não à toa ela vai na luz do dia adentrar naquela proposta naquela repito a palavra naquela ilusão o roteiro debate que o verdadeiro sucesso de n por sua vez Talvez esteja noutras realidades uma mais parecida que a sua portanto uma mais sombria que demora a se revelar engraçado como não se vive numa sociedade eh Onde existe claramente um sistema de castas mas o o próprio sistema em si impede Que Alguém vindo de baixo ande
tranquilamente por esses limites enquanto os de cima descem buscam de lá o que precisam dos de baixo e depois sobem como se nada tivesse acontecido e en Coitada não tinha percebido isso né a ausência de conclusão do filme reforça O Tom amargo e realista de uma história de uma jovem que demorou a notar a sua realidade porque estava envolvida e cega pelas luzes de um suposto glamur de uma cidade onde o único sucesso é a capacidade de ser caótica e barulhenta o tempo inteiro tanto que apesar de muitas cenas provocarem gargalhadas diante das situações absurdas
em que en se envolve o desfecho não deixa espaço para essa mesma leveza que venha construindo antes e daí retoma uma profunda seriedade e daí constrói um desfecho muito mas muito amargo e tem um personagem que fica todo o tempo ali um personagem fundamental PR a gente entender ainda mais esse amargou intenso do final do filme o personagem igle entra em cena iGO pertence à camada narrativa mais Sutil e que mais tenta se esconder do filme Como eu disse ele assim como en faz parte das sombras tanto que ele quando o n vai para a
claridade é ele Quem opera nas sombras ele é também uma alegoria para o fato de n e ele serem de camadas inferiores né embora ela apareça mais nessa narrativa porque está literalmente frequentando outro espaço social Perceba como Igor só aparece quando aa o puxa pra Trama ele é dependente dela ele é consequência da vida todo tempo lembrando Nossa protagonista de onde ela veio Igor é dentre outras coisas a síntese da destruição do mito que an nora trata como tema an nora nesse caso o filme an nora desmascara mitos como o pote de ouro no fim
do arco-íris ou o príncipe perfeito atrás do Castelo começa leve torna-se um pastelão envolvente e se desmancha em um drama que termina totalmente em silêncio confrontando o público com a dura verdade anora questiona os sonhos fabricados por uma sociedade que promete aventuras perfeitas mas que não a sustenta depois o choro de an é o momento mais autêntico do filme Quando As Ilusões acabam e resta apenas a verdade dolorosa que por isso como eu disse encerra o filme em silêncio a nora é sobre uma mulher que comprou uma ilusão mesmo sendo especialista em fabricá-las a ilusão
do pobre é ser o rico que o Prime aquele que deixa uma gorjeta para dançar mais uma música ou para limpar a casa bagunçada do Caos do dia anterior sem que fale nada sobre aquilo por isso a nora é mais um filme de shan Baker tão real infelizmente n paga um preço altíssimo por essa realidade pagou com todos os seus sonhos a nora sobre uma jovem que sonhava em ser uma princesa mas que a vida lhe provou que esse sonho simplesmente não existe talvez outros sonhos mas esse esse daqui não é isso muito obrigado por
chegar até o final desse vídeo Não esqueça de deixar o like aqui se inscrever no canal para continuar recebendo os meus conteúdos eu espero te encontrar portanto numa próxima oportunidade Um forte abraço em vocês e tchau [Música]
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