e agora em todo lugar eu tô falando dessa prova da existência de Deus porque é uma coisa que foi quase perdida as pessoas não sabiam e e no mundo clássico e todo mundo sabia Na verdade até 1700 sei lá era uma coisa comum as pessoas falavam não não eh teve iluministas que queriam destruir a igreja ah Voltaire mesmo foi confrontado uma vez sobre isso e falou olha Eh eu odeio a igreja quero destruir as coisas mas a prova do desente Deus não tem como refutar então Os caras falavam eles paravam na na numa barreira muito
clara mas o que é curioso eh de aristótele é que ele fala de uma maneira muito bonita por ele vai fazendo o raciocínio do primeiro motor imóvel né então você muito breve aqui porque tem já falei isso em vários lugares tem corte meu na na internet já tá no do do flow do Sérgio sacani todos os lugares a galera sempre pergunta a mesma coisa e tal eu acho que o que mais tá que é o argumento primeiro motor imóvel né o argumento motor primeiro motor imóvel Eu acho que o que tá mais em evidência foi
o do do Sérgio sacani porque o Sérgio sacani Claro eh não era Cristão e tal e e eraa uma um ângulo que ninguém tava esperando assim chega um ângulo assim eh diferente né SAC vem aqui na semana que vem inclusive Ah é muito legal ele ele é uma pessoa extremamente agradável ele é que em linhas muito grosseiras para Aristóteles isso é bom porque também para ser diferente do que eu falei em outos podcasts dá pra gente falar também um pouco dos conceitos essenciais da filosofia aristotélica já emendando vários Então vamos lá primeiro a gente falou
de movimento para Aristóteles tudo tá em movimento as coisas estão em movimento essa é a primeira a linha tudo Tá passando da potência ao ato uma coisa podia ser e passa a ser em ato é o que é de fato em potência o que pode ser muito do que Aristóteles fala são as causas do movimento que que são as quatro causas aristotélica tem a causa eficiente que é a origem de uma coisa então por exemplo eh eu coloquei a xícara aqui eu sou a origem desse movimento eu iniciei o movimento tem a causa formal a
causa formal é o que que faz a coisa ser o que ela é então por exemplo a água ela tem um um determinado tipo de estrutura né um tipo de de ela tem características que fazem ela ser do jeito que ela é que outros elementos não tem E se eu encontrar água em outro lugar eu nunca reconheci aquele aquilo ali eu olho e falo é água uma pesso uma pessoa pode se enganar em relação à aparência da água mas ela não tem como se enganar em relação à estrutura da água se você chegar numa certa
fórmula você vai perceber que que a água sempre se porta do mesmo modo assim como os homens são animais Racionais você vai perceber a mesmo padrão eh universalmente Então isso é a causa formal é a estrutura da coisa você tem também a causa material que é a matéria que compõe as coisas porque sem a matéria repare que a forma não é material é uma coisa que nos choca Às vezes a gente não para para pensar nisso que pensa a natureza humana não é uma coisa material a estrutura humana o fato de ser racional o fato
de ter um desenho igual maneira muito grosseira se eu faço o desenho de uma casa o desenho da casa não é material eu tenho o desenho desenhado mas a estrutura ela existe de maneira intangível a casa concretizada eu vou colocar na matéria aquela estrutura e é um pouco mais complexo do que isso mas para um primeiro entendimento serve então a matéria é o substrato da coisa só que a matéria arist eles fala que é pura potência porque se eu for quebrando a matéria eu vou sempre achar uma matéria menor que é a crítica de Aristóteles
é o Demócrito porque Demócrito fala tudo éfeito De átomos aó ele fala perfeito ISO aqui o átomo é divisível também Uhum Então o que você tá chamando de átomo não é que eu nego que possa existir essas partículas que você tá chamando de átomo eu só digo que é divisível o que aliás de novo Aristóteles está eh o Edward fazer né até deu pro Bruno um livro do presente do Edward fazzer chamado refutando o neate que fala da prova da existência de Deus mas tem um outro livro do Edward fazer que chama a vingança de
Aristóteles que é como toda a ciência que se afastar de Aristóteles foi obrigada a voltar para conceitos então a divisão do átomo é um exemplo que era uma birra entre Aristóteles Demócrito que um falava não é tudo o átomo fala cara esse negócio dá para dividir e mais ainda quando você achar a partícula menor ainda ela vai dividir mais ainda por que que o Heisenberg falava da física quântica de Aristóteles porque Aristóteles fala quanto mais você descer na matéria mais potencial vai ser Então pensa por exemplo a célula tronco é muito mais potencial do que
a do que e sei lá o corpo humano inteiro e como o átomo é muito mais potencial do que do que a célula e no nível quântico a matéria Age de maneira ela às vezes age como luz às vezes como partícula ela Age de maneiras incontroláveis assim você não sabe dizer uma hora você olha de uma hora você olha de novo tá diferente essa eh potencialidade ela vai crescendo quanto mais você desce só você fala isso é Indefinido você você descendo vai só achar potência Então isso é a causa material é a presença material das
coisas tudo que é material tem causa material Tem coisas que não precisam causa material que não são materiais tipo o triângulo não precisa de causa material beleza e aí tem a causa final final que é uma que o mundo moderno esqueceu muito que que é a causa final a finalidade das coisas o propósito para que que eu tenho uma xícara para beber um líquido Fala pô mas isso é meio tautológico a é maravilhoso porque tudo é meio tautológico tudo é meio assim é são definições Por que um cara vai caminhar para ficar mais saudável Por
que que você criou um negócio só que o mundo moderno exclui muito causalidade finalidade E aí qual o problema tudo parece meio arbitrário tudo parece meio aleatório desconstruído e tal Aristóteles fala da importância da teleologia que é o estudo da finalidade porque as coisas são Por que que você tá montando um podcast Por que que você abre uma empresa Por que que você tá criando uma estrutura política se perguntar paraos nossos líderes políticos por que que eles estão na política a maioria deles não sabem nem responder qual é a finalidade da política que Dirá eu
acho que eles sabem só não vão falar o que que tá aí ores falaria muito bem eles vão falar uma finalidade que não é a finalidade da política que é a finalidade deles que tá sendo usada no lugar da política e aí por isso que a análise da da da causalidade da causa final altera noss percep das coisas e vai levar até um juízo moral falar ah cada um tem o seu interesse sim mas tem um outro interesse que é o interesse da do corpo político né que é o bem comum no caso enfim Essas
são as quatro causas repara que tudo nessa causalidade você pode analisar tudo que existe no planeta a partir disso você pode discutir a A Essência Porque causa formal e essênci são a mesma coisa eu posso discutir com você a essência do que é uma empresa que que é a essência de uma empresa as coisas que fazem uma empresa ser uma empresa sim e aí você vai parar numa ideia aristotélica de separar o que é essencial e o que é acidental exemplo é essencial para uma empresa que ela seja uma empresa de mídia não para ser
uma empresa é acidental que ela seja de mídia ela pode ser de outra natureza agora que uma empresa tem que dar resultado é acidental para uma empresa não é essencial se uma empresa não gera faturamento não gera nenhum tipo de resultado eh que eu não tô nem falando lucro tô falando qualquer tipo de resultado Ela não é uma empresa Então ela é uma outra coisa tem aí você usa outro n então existem características que são isso é porque o povo não sabe disso mesmo eles se perdem nesse B as pessas se perdem na na descrição
das coisas então a isso separa o que é essência e o que é acidente e aí tudo se pode analisar assim pronto quando eu falei que aó tem uma tem um sistema filosófico que é o realismo isso que a gente tá falando tudo encaixa no que é o realismo existe uma realidade e existem princípios para você compreender Essa realidade independente doss vários acasos arist Recon tem acaso que tem acidentes eh e assim vai acidente aqui diferente a casa a casa é o que você não não espera né Tava andando tropecei e tal acidente é o
que não é essencial para uma coisa tamanho cor se essa xícara fosse Azul continuava sendo xícara tudo isso eh Se integra no movimento por isso a física parte do movimento PR entender a natureza e o movimento beleza só que tudo tem uma causa aí qual o problema tudo está em movimento e tudo tem uma causa tudo tá numa constante passagem da potência ao ato toda hora você pensa você tem vontade de sair você sai vai t suas ações a a matéria tá se transformando meu corpo vai vai se alterar inteiro vai continuar se transformando e
tal essa sequência a passagem da potencial ato de uma coisa sempre começa com uma coisa em ato uma coisa real não tem como a mera possibilidade de fazer a xícara ser Bebida Eu preciso ir lá e beber a xícara tem que ter alguma coisa real para mover as coisas é por que choveu tem uma causa anterior da chuva ah tudo vai ter alguma coisa que causou aquilo não há pura potência ah Guilherme não poderia ser potência para ato espontânea aí eu teria que pror que as coisas acontecem sem nenhuma causa que não tem motivo algum
é que é o que o David H me fala para falar que Deus não existe ele fala não não existe causalidade aí beleza mas aí o problema é que você colocou em cheque também tudo que existe no planeta a própria ciência os temas da Minha tese de Mestrado foi essa que a ciência na verdade demanda um certo grau de Realismo você não consegue fazer ciência em última instância sem Realismo porque você fala causalidade não existe Ah isso aqui é só um modelo tá bom Mas quais são as leis por trás do modelo quais são a
esse modelo tá atuando em qu E aí você vai tendo que voltar pra realidade Então tem que ter uma coisa em ato anterior então você tem uma sequência de apa ato potência ato ato potência at a sequência Não começa em P do contrário eu estaria excluindo a causalidade se a sequência começa em a eu preciso ter um ato uma coisa que é sem ser causada ou seja sem ter uma potência anterior sem se transformar porque movimento é transformação e que tá fazendo tá fazendo toda essa sequência operar é esse eh motor esse primeiro ser inato
ele é anterior à matéria porque ele causou a matéria Portanto ele é material ele é anterior ao tempo porque ele causou o tempo então ele é atemporal ele é puro ser e ele não tem perfeição porque ele não está em movimento porque eh imperfeição é consequência de movimento as coisas definham decaem envelhecem Ah ele é totalmente completo e ele é inteligente na medida em que ele gerou a inteligência porque tem inteligência no mundo então o argumento porque é inteligente é simples é que no mundo existem leis existem uma inteligência o mundo não é o puro
e absoluto caos não faz sentido isso ele tem caos mas ele não é puro absoluto caos Então na verdade aist eles pensaria assim quanto mais você se afasta desse motor móv mais caótico e potencial vai ficando com a matéria é entropia as coisas vão se vão perdendo ordem quanto mais se aproxima dele mais ordenado e esse é Deus porque imaterial atemporal e que coloca o mundo em ordem a eles não acreditam que o mundo foi criado um dia ele acredita que sempre foi assim que não tem um momento de e diferente do cristianismo ele não
fala que teve uma criação do nada ele fala que o mundo sempre esteve lá mas que sempre teve Deus [Música] n