A Religiosidade sem Vida de Verdade (O Bom Samaritano) - Lucas 10.25-37 | Luiz Sayão | IBNU

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Hoje vamos usar o texto de Lucas 10 para falar sobre a religiosidade sem vida de verdade, um texto q...
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[Música] a religiosidade sem vida de verdade e falando sobre esse texto tão famoso e talvez o mais conhecido todas as parábolas de jesus a gente começa lendo o texto de lucas capítulo 10 do verso 25 mediante e na bíblia nós temos que certa ocasião um perito na lei levantou-se para por jesus da prova ele perguntou messi o que preciso fazer para herdar a vida eterna o que está escrito na lei respondeu jesus como você lê ele respondeu amo o senhor teu deus de todo o teu coração de toda a sua alma de todas as suas
forças e todo seu entendimento ea minha o seu próximo como a si mesmo disse jesus você respondeu corretamente faça isso e viverá mas ele querendo justificar se perguntou jesus e quem é o meu próximo a gente entender é a ci&t texto que é tão conhecido é importante a perceber que ele ocorre dentro do evangelho de lucas e lucas que é o evangelho mais extenso do novo testamento com 24 capítulos têm uma organização muito peculiar por exemplo quando você vê os outros evangelhos a maneira como eles são organizados e bem diferentes você vai ver por exemplo
joão jesus vai ter um lugar para o outro a questão geográfica é vamos dizer tratada de uma maneira aqui e está presente em várias partes do evangelho de lucas a coisa diferente na verdade surpreendentemente lucas começam uma narrativa a que tem início lá em 9 51 quando o texto diz que jesus propõe se a ir para jerusalém e essa ida para jerusalém já é ainda que envolve a questão da sua morte paixão aquilo que vai acontecer e o texto concentra os ensinos de jesus exatamente nesse é texto longo que vai do final do 9 até
o 19 estão o evangelho começa nos quatro primeiro capítulos apresentando assim o filho do homem depois você tem o que ele faz os seus milagres concentrado sair até quase o final do capítulo 9 um foco geográfico se destaca a partir do final do 9 ea gente vai ver uma coisa interessante e mostrando aí é que jesus está indo pará a cumprir a sua missão principal e é isso é significativo que é só do bom samaritano tá nesse nessa parte de lucas ea gente vai ver que a organização literária é bastante interessante porque vocês viram que
a pergunta do doutor da lei é sobre a vida eterna e só duas vezes vão aparecer a pergunta que envolve a vida eterna a outra vez aparece no capítulo 18 que é a famosa história do jovem rico então você vai ver ainda analisam também o 3 é paralelo do três do lado de lá mostrando a organização literária muito bem-feita criativa de lucas mostrando os paralelos né jerusalém segue e da vida eterna oração sinais do reino dinheiro reino chamado a natureza de deus focando nisso e portanto esses dois paralelos aparece nessa estrutura voltando para o texto
em si vamos entender o que está acontecendo aqui porque sem isso a gente não compreende bem o ensino aqui está presente o evangelho um perito na lei é um doutor não só no sentido jurídico do tempo é uma mistura de jurídico com teológico ele é alguém que conhece a lei de deus é uma espécie de professor nem nos seus aspectos que têm a ver com a maneira da sociedade se conduzir que conhece aquilo que é a vontade de deus para as pessoas e aí o que que acontece jesus está a ensinar como era comum ele
é visto como um rabino in tinere itinerante que está ensinando né e as pessoas se reúnem em volta e o costume inclusive para mostrar um certo respeito quando alguém tinha uma pergunta importante a pessoa se colocava de pé e fazia a pergunta para o mestre que ensinava mas como sempre acontece a pergunta nem sempre tinha boas intenções nem sempre tem aquele aluno complicado que sempre aparece para causar como diz o aramaico antigo penal ele então se levanta e veja o texto é pra por jesus na prova você imagina a cena já está lá tem várias
pessoas ouvem no seu ensino e um sujeito levanta se e faz a pergunta ea pergunta chama atenção mestre o que preciso fazer para evitar a vida eterna a pergunta mais importante da vida a pergunta que muito anteriormente não sei fazer a tanto mas já nessa época um pouco antes no contexto judaico de modo geral a já se fazia ele levanta a pergunta quer uma pergunta considerada dentro do ambiente rabínico complicada difícil para pessoas de uma opinião diferente tal porque a coisa poderia gerar o que ele pretendia causar um tumulto e jesus vai fazer uma coisa
também muito comum na tradição dos mestres daquele contexto da época é responder uma pergunta com uma outra pergunta ou seja o sujeito joga armadilha você sai fora do laço e dá um jeito de mandar o laço na outra direção e respondendo a outra pergunta também significava olha a coisa precisa ser melhor entendida e aí ele faz a seguinte a proposta e diz pra ele por aí vamos conversar se você não é doutor na lei você não é um sujeito que conhece bastante o assunto todo mundo não sabe quem imagina o auditório tenso acompanhando a conversa
então ele diz afinal de contas me diga o que está escrito na lei o que você conhece da bíblia que diz pra gente sobre o que a gente tem que fazer pra ir pra vida eterna como é que você interpreta como é que você ale e ele responde ea resposta dele é surpreendente ele responde a melhor resposta possível ea gente pergunta como é que pode ser isso ele responde ano o senhor do seu deus de todo o teu coração de toda a sua alma de todas as suas forças de todo seu entendimento e ame o
seu próximo como a si mesmo a pergunta é de onde vem essa resposta que ele tem ao contrário do que a gente imagina vem da própria lei vem do velho testamento contra o que muita gente imagina o velho testamento diz uma coisa o novo diz o outro não é nada disso deuteronômio 65 é o texto que diz que ama o senhor seu deus de todo o coração em toda a alma em todas as suas forças e o texto de levítico 18 esse é o texto 19 capítulos e 95 18 que fala sobre amar o próximo
como a si mesmo então essa foi a resposta agora a pergunta é como e por que ele responde desse jeito alguns estudiosos imaginam que jesus já respondeu isso anteriormente você vai ver jesus enfatizaram especialmente mateus 22 que toda a lei está resumida ou todos os mandamentos estão pendurados nesses dois princípios que amadeus o próximo e porque esses mandamentos são os mandamentos chamados mais importantes porque qualquer mandamento da lei que você quebra na verdade você está o pecando de maneira a não amar a deus ou não amar o próximo todos os mandamentos na verdade tem essa
referência alguém é uma deusa uma o próximo essa pessoa não estará em campo então ele disse isso talvez o homem até tem ouvido falar talvez ele tenha até escutado jesus dizer sobre isso pode ser que não que ele acompanhou as discussões de diversos rabino respondeu isso e disse essa resposta e é interessante o que jesus responde a gente lê e provavelmente não entende por que não dá é para a gente ler no texto ver a cara que jesus está fazendo quando ele está respondendo isso ele jesus diz pra ele o que você acertou em cima
você respondeu corretamente faça isso e viverá o que quer dizer essa resposta jesus está sendo colocado de uma situação difícil e o objetivo do mestre da lei do perito da lei é trazê jesus uma situação de constrangimento público ele pergunta sobre a vida eterna jesus disse escuta você não entende do assunto como é que é um negócio então o que a lei diz ele vai dizer é que não olha é importante a martelos ramal próximo então jesus diz tem razão você acertou em cima mas a pergunta que se levanta é quem jamais tem condições de
amadeus de maneira perfeita e completa e o próximo como a si mesmo você ama o próximo até pegar o metrô junto com ele ele pisar no seu dedinho de carro é aí o seu amor ao próximo já não é exatamente o mesmo então numa espécie de atitude irônica jesus disso é isso mesmo tranquilo é só a má a deus sobretudo o próximo como a si mesmo que você vai no caminho certo faça isso se viverá viverá tem a ver com a vida eterna ou seja faça isso e você vai ter a vida eterna para esse
contexto de um indivíduo ligado a esse pensamento legalista colocar isso significava mudar totalmente o cenário da situação porque o indivíduo falava eu fiz isso eu guardei um sábado eu eu eu trouxe o sacrifício do tempo eu fiz tais coisas quando você muda o contexto amadeus é o próximo pois é forte demais então jesus diz bom simples né civil só como tranqüilo é só amar a deus é o próximo de maneira perfeita tudo certo beleza você ganha a vida eterna que tal que se acha o homem viu sufoco que ele ficou como é que ele vai
dizer publicamente bucha nunca ninguém amor mais a deus eu posso que o que beleza valeu jesus chega aí não vai ter como dizer isso fica numa situação pública difícil e aí ele vai fazer o que todo mundo faz de uma hora dessa por quê porque ele como o doutor da lei alguém que quis fazer uma pergunta em público para tentar tirar a legitimidade de jesus perante as pessoas ficam em uma situação complicada e agora ele vai ter que lidar com a situação que ele tenta fazer proteger sua imagem então ele tenta se justificar que é
o que a gente faz o tempo todo que que a justificação é a tentativa lembra do do homem fariseu que ora porque ele não é igual aos outros né ele saiu justificado perante os seus próprios olhos é aquela ideia de se sentir melhor em relação aos outros por qualquer preço indicativo que a gente tem as pessoas conversando alguém diz não mas eu consegui isso há ou não mas eu consigo melhor que no seu tempo que eu fiz isso a pessoa sempre tenta dizer olha no meu caso eu sou mais legal no meu caso eu sou
mais gente boa ea gente vê inclusive quando está no ambiente religioso muito engraçado isso é porque quando você a pessoa se sente acusada de alguma maneira de não ser o melhor cristão possível por uma outra razão ele rapidamente conhecida mas não foi culpa minha mas eu estava lá por acaso mas eu fiz com outra intenção de processo de tentar vender melhor imagem possível então o homem fica num sufoco e a ele que ele vai fazer negar que ele não a mãos outros mas que raio do professor e mestre da lei que faz uma coisa dessa
dizer que jesus é tá errado não acabou de concordar com ele fica sem saída o único jeito é criar uma dificuldade em torno do tema mas como é que a gente vai fazer isso então ele pra porque ele não é sério ele não está interessado em vida eterna era uma pessoa cujo foco a partir da sua religiosidade levou num caminho completamente equivocado então ele tenta dar uma dica importante mas peraí quem é o meu próximo só falta perguntar mas quem é o meu deus né como não tem essa questão o jeito era problematiza a segunda
parte mas como é que eu vou fazer isso para tentar devolver a bola para jesus e jesus ficar com a questão de dizer quem é esse próximo ea pergunta vai nessa direção e é a pergunta de quem não tem há de fato o foco na direção de deus mas quer ficar na sua zona de conforto proteger a sua imagem e faz parte de uma religiosidade sem vida de verdade que vai acontecer jesus então em resposta a ele começa agora responder ele conta uma história que essa história muito conhecida talvez a mais famosa o jes e
houve bom samaritano pra tudo nesse mundo no hospital samaritano a não há dia do samaritano e que isso ele conta a história disse que um homem interessante que não sabe quem é esse homem está indefinido descia de jerusalém para jericó quando caiu nas mãos de assaltantes faz toda a diferença saber que ele está descendo e não subindo nós vamos explicar esses de tiraram as roupas e espancaram e se foram deixando quase morto aconteceu e está acontecendo pela mesma estrada um sacerdote quando viu o homem passou pelo outro lado e assim também o evita quando chegou
ao lugar e ouviu passou pelo outro lá mas um samaritano estando de viagem chegou onde se encontrava o homem quando viu teve piedade dele vamos entender o que está acontecendo aqui vejo tudo isso acontece num cenário geográfico muito limitado você pode acompanhar nesse pequeno pedacinho né jerusalém tac gere corta aqui dá pra gente vê são na estrada antiga 27 pontos só que são 27 quilômetros de uma maneira bem complicada uma descida terrível de mais de mil metros e chega a 1.100 metros jerusalém chegue até em alguns lugares um pouco mais de 800 e reencontra lá
em baixo dependendo do lugar da cidade fica perto de 300 metros abaixo do nível do mar é muito assim uma diferença grande e o que a gente vai descobrir aqui aqui você tem uma reconstrução de como era jerusalém nos dias de jesus uma cidade limitada que provavelmente tinha mais ou menos uns 60 mil habitantes quando ela não tava em dias de peregrinação e aqui você pode ver a área do templo ficava aqui ea cidade nos de jesus melhor um pouco menor não tinha essa parte mas é basicamente isso que ficava numa montanha os sacerdotes muitos
deles moravam em jericó tinha casa vá da vez negócios de trabalhar em são paulo morar na praia a coisa antiga jelico era uma cidade muito especial os sacerdotes quem estava envolvido com o templo estava lá de serviço é aliás você pode ver que aqui nós temos na área externa essa área aqui e passamos aqui nesse espaço aqui só podiam há de fato entrar a um homem judeus a 0 antes entravam lá sendo que só o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo e esse homem vai passando ea gente entende veja a reconstrução da idéia de como
seria o caminho na estrada que descia e veja como jericó jericó está no deserto e estando no deserto tem fontes de água você vai ver lá a aem a 1º vez capítulo 2 a história da cultura das águas que é feita por eles é a desculpa segundo reis capítulo 2 ea cidade é produz muitas frutas é um lugar bastante agradável em vários sentidos então era comum e isso e porque é importante ver que ele tá descendo quer dizer que ele terminou o seu serviço no tempo a ser bote acabou né eles ficavam geralmente uma período
mais ou menos umas duas semanas depois eles desciam e seguramente sacerdote uma pessoa de classe elitizada tem vida muito boa inclusive o grande problema nessa época exatamente a corrupção da classe religiosa e como é que isso tem todo um desdobramento no pano de fundo do novo testamento então esse homem está montado e tá descendo porque ele terminou 3 subindo muda tudo que estava indo para o trabalho ele tinha uma série de coisas lá não ele está voltando pra casa não tem muita coisa marcada lá embaixo e determinou que ele fez ea mesma coisa que vai
acontecer com o evita então ele está lá descendo e o que acontece quando ele vai passar aí nós temos um problema com o homem que foi assaltado por quê porque esse homem aparece não tem a descrição mas muito seguramente se ele está vindo de jerusalém para jericó se pressupõe que ele é um judeu comum mas como assaltado e quando ele assaltar levaram as suas roupas até porque o sujeito mandava não tinha como andar com um monte de recurso e ele até é ser um homem comum então o principal bem que ele tem suas próprias roupas
e é possível se identificassem de vida judeu samaritanos e gregos e romanos através das roupas mas nesse caso não o cara tá praticamente despido levar as roupas de ir embora e ele tá jogado semimorto e qual é o problema o chá ser dote um levita trabalham no ambiente cultivo eles estão preocupados eles estão fazendo o que se espera da parte deles e não se contaminar com alguém que talvez o homem esteja morto aliás esse homem foram gentil eu vou me contaminar apegando nele e se ele for ou samaritano ou coisa parecida então é o seguinte
pra não ter problema pra mim pra não criar dificuldades pra minha religiosidade sabe de uma coisa embora e ele passa e assim acontece também com levita e vai aparecer na sequência a pessoa inesperada você pode ver aí né aqui os sacerdotes com bons conversando com um sacerdote eles estavam totalmente dedicados né a essa função de auxiliar os ofertantes para trazer seus sacrifícios e ofertas para serem apresentados no tempo que era uma coisa do cotidiano na época de jesus e os levitas não são simplesmente da tribo de levi e não são levitas como a gente lê
no ambiente há por exemplo a da lei e dos primeiros livros históricos levitas nessa época é a gente que faz parte do coro levítico que estão no ambiente da adoração que estão ali na parte mais interna do tempo junto pertinho do altar dos o local sus e que estão nessa função de adoração ou seja as pessoas mais importantes da religiosidade que a gente poderia esperar envolver o sacerdote eficiência o papel de intermediação levita que fazia parte dessa adoração pois é eles em função da prioridade da sua religiosidade passam de largo deixam pra lá ea coisa
prossegue quando surge o samaritano agora a ouvir samaritano não faz ideia que a gente está falando que o samaritano é a coisa mais absurda que a gente pode imaginar nesse ambiente porque porque o chamado tanto são descendentes a de uma mistura que surgiu no 8º século quando os ácidos conquistou o reino do norte fizeram uma mistura religiosa a mistura de israelitas com outros e eles criaram uma religião paralela por exemplo eles dizem o seguinte não a bíblia toda não nos interessa esse negócio de que deus fez uma aliança com davi e que ele elegeu jerusalém
é isso é tudo bobagem só vale os cinco primeiro livro da bíblia só o pentateuco e tem mais quando a deus trouxe o povo que conquistou a terra prometida eles atravessaram jordão chegar em julgar e subiram aliás montanhas aquela região é a região que mais tarde vai ser de samaria e tem um valor um monte de bauru tem um valor um monte gerizim e eles então criaram uma religião rival paralela o pessoal não podia nem ouvir falar a todos a mauritânia é um tipo de xingamento os discípulos de jesus contava com edimar e ouvir jesus
fez um milagre os religiosos quiseram ofender juntos falaram que ele tem demônio ou quem sabe é um samaritano tem nada pior é como se eu falasse o cara é 11 satélites esta criminoso assassino é isso que suava então quando o homem está de pé já está contando a história e ele falou do sacerdote falou levita todo mundo 1 um aí quando ele fala então tava vendo um samaritano pessoal como assim é isso é coisa é coisa que nem abre a boca pra falar perto dos outros o chamado então tá me irritando teve piedade ter misericórdia
do homem aproximou-se enfaixou as feridas deixadas modernas o que vinho e óleo que kiev óleo óleo e azeite mas provavelmente não aceite comum mas de misturar eles usavam como se fosse uma espécie de medicamento para ser colocado uma espécie de remédio às vezes colocava algumas especiarias uma alguma espécie de essência e vinho que claro você vê como antisséptico pra limpar as feridas isso custa caro e aliás robinho lembra aquilo que é oferecido no tempo que tem o tempo em tudo quanto é lugar pra hoje é exatamente o óleo de oliva eo vinho temos a elevação
do vinho que também é oferecida lá depois colocou sobre o seu próprio alemão para assuntos a mauritânia de boas condições levou para uma hospedaria e cuidou dele o que é um negócio muito complicado porque porque não têm em geral não têm posto pra gente parar a 100 do lado da estrada a coisa pequena que hospedaria que lugar é esse e provavelmente se hospedaria está num vilarejo esse vilarejo um vilarejo do contexto judaico agora imagina e é pra gente entender o que está acontecendo é mais ou menos como um sujeito assim não muito boa aparência com
roupas assim muito simples e relevantes que chega num hospital com o executivo tipo assim que roda na página paulista com vales na mão com cara todo arrebentado levando esse cara no hospital que você acha que o pensão e pensar a respeito dele ele ao fazer isso vai inclusive correu um risco altíssimo porque o pessoal ao vivo assim para esse cara acho que ele tentou assaltar e matar aí vai ver que alguém viu e ele não soube como lidar com a situação a ele tem todo senão eu tô aqui ajudando o ladrão fugiu por ali ou
seja o risco dele é total porque ninguém vai fazer uma coisa dessas a gente viu isso levita faz nem com gente e ele talvez imagine que seja do povo dele ele vai leva para a hospedaria cuida dele dá dois detalhes vamos perder o que é uma quantia suficiente para cuidar do meu por pelo menos mais uma semana disse cuide dele quando eu voltar e pagarei todas as despesas que você tiver esse negócio muito complicados em um primeiro momento a gente olhando para a situação se aumenta mal e parece que ele tá que foi estava quase
morto e se ele não agüenta ficar só poucos dias precisar ficar mais tempo e a conta for subindo como é que resolve um negócio sabe qual é a solução do antigo não paga a sua conta você vira escravo ou os homem entra nessa situação ou o indivíduo que se responsabilizou por ele caso a coisa se complicasse ele podia ter um osso quebrado demorar para os negócios resolver e ele fica mais tempo lá quer dizer que aquele samaritano vai se colocar numa situação se ele não tiver recursos de arriscar se inclusive a condição de escravidão ou
seja a coisa é absolutamente impressionante agora fique máquina numa situação dessa o pessoal ouvindo isso é um monte de torcedor brasileiro ouvir o nome do maradona o pessoal fica apavorado como assim que história é essa aí jesus vai então é o querido doutor da lei diante disso queria perguntar pra você qual desses três você acha que foi o próximo do homem que caiu na mão do salto é claro o homem não vai destruir a sua vida pronunciando a palavra samaritano ele jamais vai macular a sua saliva dizer uma coisa tão absurda assim eu vou até
tomar um copo d'água porque realmente esse negócio ficou complicado aqui né aí o que ele vai dizer ele vai omitir leve não falar o que não é pronunciar disse aquele que teve misericórdia dele aquele que fez isso respondeu o período na lei jesus termina e vai no final das contas responder à questão que está envolvida nos mandamentos e que tem a ver com essa questão da vida eterna e diz vá e faça o mesmo é importante a gente entender o que está sendo ensinado aqui no contexto geral como a parábola a história está incluído na
narrativa e ela não tem paralelo nos outros eventos nessa mais ativa que envolve a ida de jesus para jerusalém para o seu sacrifício vai ficar empreste claro que é referência do bom samaritano em última instância é a própria pessoa jesus porque porque é exatamente a partir de agora que começa o que é chamado da existência e rejeição crescente de jesus e o que está acontecendo é quando você vê na história é que quem entrega a sua vida se arrisca de maneira completa paga tudo por nós e que vai nos livrar e que inclusive se nos
livra da nossa própria escravidão que faz tudo em nosso favor de maneira completamente movido pela sua compaixão pela sua graça e jesus essa ideia ainda não está clara ela vai ser ensinada para os primeiros cristãos primeiros que conhece o evangelho e então em última instância com ela faz parte desse contexto todo é mostrado para nós que jesus é esse bom samaritano que a conexão tem a ver com a mensagem do evangelho e jesus então entra em conflito com aquele tipo de pensamento que existia nesse contexto a e vamos ver o que a gente entende daí
veja a região do santa maria os samaritanos existem até hoje é impressionante e vejam a atenção especial que dão aos livros da lei é que é uma realidade aqui faz parte dessa comunidade limitada que persiste até os dias de hoje nós vamos focar então no ensino de jesus aqui qual é o problema primeiro batendo de frente com a idéia e o tipo de vida religiosa do seu tempo jesus combate essa religiosidade mortal que se fundamenta em que se fundamenta numa atitude vinda da pessoa que caminha na sua vida de modo legalista e irritou a lista
veja bem quando você está longe de deus de verdade em termos da relação com a sua fé com seu coração com a sua vida você se torna uma pessoa mais religiosa você vai direcionar isso para algum lugar mas é uma atitude perante a vida e um jeito de caminhar assim é exatamente pela postura do legalismo que é que entender que a relação com deus está baseado num monte de coisa que a gente pode e não pode faz ou não faz imed limitadamente e considera tudo isso como uma espécie de pontuação de glória própria é assim
que funciona o caminho da religião as pessoas estão o tempo todo tentando se fazer fazer a si mesmo sentir se bem por aquilo que elas supostamente fazem ou deixam de fazer inclusive essa razão porque elas sumiram os outros criticam os outros porque olha essa pessoa não faz feito é esse jeito complicado ea mesma coisa acontece com ritualismo nessa essa tendência de querer desenvolver coisas que substitui a real vida diante de deus a religiosidade aqui é desse tipo o homem está preocupado se ele vai ficar a impuro cerimonialmente ele está preocupado com a situação do outro
a não existe lugar para a misericórdia não existe nenhuma relação real que atinge a vida o coração esse tipo de religiosidade que é o caminho normal do coração humano é uma religiosidade mortal jesus confronta isso o tempo todo agora interessante a gente acha que o sacerdote ou evita o fariseu são pessoas do mal ele estão fazendo exatamente aquilo que o manual dizem que eles devem fazer eles estão seguindo que se esperava deles de não se contaminar não fazer qualquer coisa que pudesse prejudicar a sua imagem e aquilo que eles entendiam que tinha prioridade a prioridade
era um legalista e irritou a lista fiquei impressionado como em certas épocas do ano particularmente natal passo com algum sim pessoas que não têm qualquer relação à qual a fé com deus com cristo se reveste de um ritualismo tal é que não sabe onde o pessoal tira isso já que isso não faz parte das suas convicções a outra coisa que é a marca dessa espiritualidade sem vida é a justiça própria né o homem querendo se justificar pergunta quem é o meu próximo ou seja quando a gente vai por esse caminho de milhagem espiritual quando a
gente vai por esse caminho de contabilidade religiosa a nossa atitude vai na direção do justificar se a gente que tem né esses nomes desses títulos assim de pastor qualquer coisa assim é tão interessante que você fala com uma pessoa ea pessoa se sente de alguma maneira impura ritualmente ou qualquer coisa e imediatamente começaram pastoral porque eu fui lá na verdade eu estava acompanhando um amigo não mas eu estava vendo aquele filme mas eu não vi aquela cena na hora até sair eu dei eu estou com meu celular na hora nem prestei atenção é muito interessante
pessoa é o tempo todo tentando vender uma imagem positiva de si mesmo pra tentar dizer olha como eu sou gente boa olha como eu sou um levita olha como eu sou um sacerdote a postura de justificar-se está ligado à justiça própria de alguém que tem uma religião que via de regra hipócrita está longe de deus porque porque o foco do que envolve o ensinamento dessa parábola é o que é o evangelho o que que é a mensagem de jesus o evangelho é amor incondicional é graça sem fim quando você tem essa consciência não tendo que
se defender e calado já está errado você é pior do que você imagina você sabe que a sua esperança é somente a graça de deus que não tem ninguém melhor do que ninguém todos igualmente pkk estão na mesma situação diante de deus então é graça sem fim e aí é interessante quando a gente vê pessoas que não entendem o evangelho ela desenvolve uma espiritualidade baseada em cincy e não pode não pode dizer não pisei ritual certo ritual errado mas elas não bastam sinal de que a graça de deus atingiu seu coração por isso a sua
vida não é marcada por misericórdia esses homens têm outras prioridades essa espiritualidade é marcada por misericórdia então perceber quando você tenta ajudar alguém vai ajudar o flã mas o cara não é assim mas ele não fez é errado mas não é do grupo x mas ele não é do grupo tauá mas será que eles merecem esse tipo de apoio ou seja quando deus nos trata como meninos tratou isso de fato foi recebido entendido aquele cabelo chama de novo nascimento de conversão a cristo de receber essa graça se perderam completamente livre sem nada sem cobrar de
nós aí não se pergunta quem está precisando nem seus merck é essa pessoa que está precisando o conceito é que muda porque do mundo legalista pecado é uma coisa específica que alguém passou da linha pra lá e pra cá a lei é essa referência específica que quando a gente lida com o evangelho a coisa vai numa outra direção o conceito de pecado muito mais profundo envolve a nossa essência envolve a nossa rebelião primeiro a gente não num não se torna pecador que cometeu o pecado a gente comete pecado porque a gente é pecadora coisa num
nível muito mais acentuado profundo portanto a idéia é outra e aí a maneira de evitar com a lei se resume naquilo que a bíblia vai chamar de amor olha que coisa interessante os antigos moravian anos que fizeram uma vigília de 100 anos de oração e ininterrupta pessoas que de cada 15 1 se entregou para a obra missionária e seasons queriam evangelizar lugares proibidos e que não tinha como entrar só que eles fizeram se venderam como escravos pra como escravo entrar lá e ter condição de compartilhar o evangelho pergunto qual é a lei que convencer alguém
a fazer isso qual é a ordem que alguém diz olha deus ou não sei quem é a autoridade espiritual mandou você faz a pessoa tá bom já que uma hora eu vou lá cumprir isso é impossível é tão a postura é completamente diferente o conceito é outro a graça de deus é o evangelho e à parábola está mostrando isso com clareza por isso surge a coisa tão interessante que é o fim do ano não sei porquê porque pra gente se sente bem e reforçar quem nós somos nós precisamos fazer o quê limites e diferenciar gente
dos outros então você tem preconceito de posição social você tem preconceito a de nível cultural sem preconceito racial que tem preconceito de diversos tipos e as pessoas estão tempo todos e nacional ainda bem que eu não sou isso aqui mas também falando não é é a pessoa é de fato tenta de alguma maneira dizer que situação privilegiada é minha em relação a quem é de outro jeito é interessante que o homem que sofre é um homem não só consegue nem saber quem ele é o samaritano se aproxima dele não tem condição de saber se a
judeus e samaritano será gregos e romanos que ele é ele não conseguem definir e é interessante que a parábola fortíssima nada se esperava de um samaritano é impressionante o caminho errado que o povo de israel tomou deus faz a sua escolha de israel para ser bênção para as nações muitos religiosos chegaram num ponto a gente é mais especial do que os outros os evangélicos a mesma coisa a gente é diferente porque nós somos não sei mais o que há não porque o crente é diferente é mesmo é alguns tem orelha maior outro tem né é
pequeno a coisa é não caminha e os batista mais complicado ainda porque a gente é mais bíblia com a gente né as coisas de deus não somos como os demais que faz um monte de coisa né nada se esperava de um samaritano e aí que aparece aqui e tudo se esperava de um religioso que não dá em nada a grande verdade é que todo mundo pode ser canal da graça de deus acho tão impressionante como eu vejo gente presos em um rabo preso em rótulas sem ter rótulos sem nenhuma consciência de quem deus é da
sua graça e vejo gente como eu me surpreendi uma vez eu estava fazendo uma reunião numa casa onde as pessoas eram descrentes e não conheceu nada e lá apareceu um homem e lhe disse olha o bolso e fazer uma pergunta o senhor falei pois não pode perguntar é que eu peguei esse livro é como é que chama mesmo novo testamento é esse mesmo é do evangelho não é filé e sabe que eu estou lendo isso aí apareci negócio é forte eu falei mesmo e eu perguntei o que você ele falou não sei só sei que
estou lendo esse livre aí eu comecei a lê esse negócio foi mexendo comigo de tal maneira só que minha vida mudou por causa dessa leitura foi mesmo que coisa né por exemplo era o cara mais mentiroso caso da vida ninguém tinha tanto que mentia pra mim mesmo tão complicado que é você sabe que depois que eu comecei esse negócio começou a me incomodar eu resolvi parar um dia mesmo que ela me ligou falou eu ia falar fala que eu não tô aqui foi onde eu vou fazer um negócio desses e ver q coisa eu falei
cara do cara nem sabe que a igreja tem que dormir no chão nada ea palavra de deus tá mexendo com a cabeça dele é igual o que encontrei numa borracharia eo rapaz nem dormi de noite o negócio já minha cabeça girando de noite porque foi rapaz sabe eu não sei mas eu não sabe mesmo não vai ver que a palavra de deus e eu acho que é também que coisa né impressionante todos podem ser anuais da graça todos podem ser atingidos por ela é o fim dos preconceitos que a gente descobre quando a graça de
deus mostra que a gente é ninguém é absolutamente nada ea coisa mais surpreendente é que servir que é decorrente desse encontro com essa graça com essa coisa é sempre arriscar se a lei manda você faz só vou fazer o que eu posso fazer o serviço que vem da graça por isso é tão impressionante quando a gente fala sobre o envolvimento do povo de deus dos projetos de deus a depois o vez um ano que vem vou estar mais tranquilo a agora não é o momento eu não tenho tempo pra isso mas você olha a vida
das pessoas tudo aquilo que envolve o nosso conforto seja que não falta a pessoa mantém na sua lista de prioridades aqui o que o samaritano fez foi loucura completa ele não só foi ajudar um desconhecido gastar em favor dele ainda correu o risco de ter a maior acusação que destruiria a sua vida o samaritano correr o risco mas ninguém e acreditar na sua vontade quanta gente faz um negócio inclusive na igreja as pessoas não reconhecem o cara fica revoltado o que mais ele olha na cara nem do vizinho né olha só o que eu fiz
o pessoal ainda reagiu desse jeito a atitude foi um alto risco para si mesmo é interessante projecto de deus no reino é um projeto simples e prático jesus botões cheque que quem vive na religiosidade nunca serve de verdade é uma religião auto-centrada que está interessado em si mesmo o projeto jesus nunca exigiu nunca falou você só pode me serviu se vocês forem pessoas assim não ele pediu somente a renúncia ea confiança na graça por isso a resposta tão sempre vá e faça o mesmo entenda a sintonia da graça se nós estamos no reino e na
graça o envolvimento prática plenamente imprescindível a gente vai apresentar vários projetos na semana que vem e você tem tantas opções no rio a minha pergunta o que você vai fazer se se a graça de deus se você entende a prioridade eu peço que deus abençoe a sua vida e você caminha na direção certa jesus muda completamente o que o perito na meia apresentou em vez de entrar na proposta dele quem é o meu próximo jesus inverso a questão ele disse que a pergunta é outro é de quem eu estou sendo próximo qual é a direção
da graça de deus me levando nessa vida pra fazer diferença no reino de deus abençoe a nossa vida e que a gente não entra na religiosidade que não tem vida de verdade e a gente vinha servindo rede amém [Música]
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