[Música] Olá muito boa noite seja bem-vindo ao nosso curso aqui da ibnu a respeito de como pregar e como a compartilhar Como anunciar a mensagem o nosso tema hoje vai ser na área de hermeneutica então você que tá sintonizado com a gente aí a arte de pregar e comunicar a mensagem Nós estamos aqui já adiantados nas nossas aulas aí terminando hoje a última aula do mês de outubro e portanto você aí fique em sintonia conosco E não se esqueça aí ó inscreva-se no canal Aperte o Sininho divulgue convid os amigos Então seja bem-vindo e vamos
lá porque o assunto tem a ver com hermenêutica e pregação como é que funciona a questão da Interpretação da Bíblia e e o que isso tem a ver com a entrega da mensagem a pregação o anúncio da palavra Vamos então na sequência abrindo os nossos slides né falando a respeito da necessidade da Proclamação ação aí da mensagem então que que acontece a pregação aquilo que é transmitido numa mensagem numa Ah num sermão como muita gente prefere chamar ela eh passa por vários aspectos como nós vimos falamos no inicialmente da importância de perceber eh a a
arte propriamente da oratória né da apresentação e daquilo que vai ser trazido falamos da importância de entender a dinâmica da transmissão da mensagem mas antes de chegar lá nós precisamos ter o texto devidamente estudado e devidamente trabalhado por isso é tão importante né Nós vimos na semana anterior a nossa aula sobre a questão da importância do contexto histórico né aí que é fundamental Ah e aí a gente agora trabalha com a questão da hermenêutica todo mundo deve se lembrar na hermenêutica é exatamente a disciplina que diz respeito à arte da interpretação dos textos e nós
temos o que a gente chama de uma hermenêutica das escrituras né ou da Bíblia e então a pergunta é Qual é o nosso ponto de partida na interpretação do texto bíblico Então vamos dar uma olhada aqui eh em al Algumas propostas de hermenêutica que nós vamos encontrar dentro da tradição evangélica evangélica protestante histórica né Nós temos o que a gente chama da prática da interpretação histórico-gramatical Por que que isso é importante Quando você ouvir um pregador ouvir alguém trazendo uma mensagem você talvez um pouquinho mais de atenção você vai perceber Qual que é a base
de interpretação do texto né muita gente às vezes fala seguinte não olha na verdade a Bíblia né Eh tem várias interpretações né Eh cada um tem o seu enfoque cada um enxerga de um jeito não é bem assim né Se fosse desse jeito cada um podia dizer qualquer coisa né o sujeito lê um texto lá lê a história de Jesus entrando em Jericó e acha que isso tem a ver com o final da copa do mundo né mas não pode fazer isso né a gente eh precisa eh de fato entender né como o texto deve
ser interpretado para depois a mensagem ser anunciada Ah e sentido a gente vai descobrir eh a a necessidade e de entender a o ponto de referência da pessoa quando ele ele interpreta o texto Tem gente por exemplo que tem uma postura ura a gente fala que é de uma hermenêutica crítica em relação ao texto né ele tem uma um outro óculos e que acaba tendo uma interpretação sociológica filosófica assim por diante sobre o texto Então nosso ponto de partida chama-se interpretação histórico-gramatical que que precisa ser observado aqui é que a Bíblia não pode ser vista
como um conjunto de conceitos abstratos e atemporais que possa ser usado plenamente de modo simples e direto pois trata-se de uma mensagem inserida no contexto histórico e cultural dos seus autores Então vamos lá vamos com calma e presta atenção Nós temos muitas vezes a mania né Eh que comum né no nosso ambiente religioso de qualquer coisa que a pessoa vai dizer ele vai lá deixa eu te mostrar aqui um versículo né eu vou dar um texto prova para você às vezes esse texto tem razão né ele realmente encerra uma ideia completa mas essa questão de
você abrir em qualquer texto em qualquer Versículo e sair dali e pegar aquilo para uma prática direta isso não subsiste a uma análise mais básica possível né então não dá na Bíblia você não é um não é um tratado não é um código de leis né não é uma espécie de diretrizes eh sistemáticas estabelecidas não são conceitos e abstratos né que a pessoa vai lá e pega aquilo e usa de modo simples e direto porque a mensagem que tá no texto ela tá inserida no contexto histórico e cultural dos seus autores portanto por que que
a interpretação chama interpretação histórico gramatical porque eu vou ter de fazer o esforço de avaliar todo o pano de fundo histórico ligado ao texto e vou ter que fazer uma análise mais objetiva possível da gramática desse texto das questões linguísticas que estão ali né então muitas vezes uma pessoa quer vamos dizer assim provar um determinado ponto e aí ele começa a dizer não mas essa palavra no original não significa bem isso né mas quem disse que não significa Qual que é o lexico que você tá usando Qual que é a fonte gramatical qual que é
e essa é uma questão de um estudo técnico ninguém tem o direito de dizer né que acha que a palavra deve significar isso ou aquilo você tem que ter uma referência Clara e que seja academicamente defensável né então vamos um pouquinho adiante agora para entender isso com mais clareza aí olhando a continuação então o que que a gente entende daí a interpretação bíblica portanto deve ser vista como um processo de construção entre os leitores contemporâneos E os autores bíblicos Você tem uma mensagem lá no livro de Amós você vai ler um texto no meio do
Livro de Jó você tem um Salmo tem um um versículo nas cartas de Paulo você tem um texto do Apocalipse como é que eu vou lidar com isso eu preciso fazer essa ponte eu tenho que cavar fundo lá no texto original para tentar entender e compreendendo a razão de ser dessa mensagem eu vou fazer uma ponte com o leitor que hoje tem o texto à sua disposição portanto a proposta histórico gramatical tenta reconstruir a situação de vida dos autores e a partir daí extrair os princípios universais que o texto bíblico comunica o texto foi escrito
com a intenção de trazer aí um ensinamento um princípio uma doutrina uma diretriz né mas ele tá envolto numa realidade ah do contexto de vida dos autores que eu preciso entender direito né do que que se trata né Por exemplo uma coisa muito simples né Tem um texto lá que diz ordeno no Senhor que a mulher não se separe do marido que vai aparecer lá primeira Coríntios Capítulo 11 né Eh e a pergunta é o que é que esse texto tá falando o que que esse texto Tá ensinando Qual que é o objetivo desse texto
né e a resposta é muito simples né o objetivo ah do texto era lidar com a questão de uma mulher no caso casada com um marido descrente e que tava querendo se separar dele porque ele não era convertido Nesse contexto o apóstolo Paulo diz ordeno no Senhor que a mulher não se separe do marido não era um conceito que tava falando de uma mulher ameaçada de morte pelo marido né ou de um marido que vive numa relação promíscua e que coloca em risco a vida e a segurança da mulher então percebe se a gente não
entender tudo que tá por trás no cenário do texto a gente não compreende bem a razão de ser daquele texto Então nesse sentido é muito importante trabalhar nessa direção entendendo esse ponto de partida vamos agora ver algumas outras alternativas que no mundo ah do estudo da hermenêutica T sido apresentadas vamos lá quando você vai estudar qualquer texto porque você vai pregar no texto e você vai usar um comentário você vai usar qualquer tipo de material disponível para tratar daquele texto Ah quem é que tá escrevendo Qual é o ponto de partida dessa pessoa quem é
o autor do comentário eh da onde vem aquela reflexão e aí nós vamos ver que nós temos três pontos de partida fundamentais na hora de interpretar um texto ou a pessoa entende que o texto que você vai eh interpretar que o ponto de partida fundamental não está no texto mas está no leitor quer dizer o leitor é a chave do entendimento daquele texto ou a pessoa acha que a chave eh está eh no texto propriamente dito né do jeito que ele aparece lá ou D no autor né então a essa discussão ela toma forma aí
no começo do século XIX com um estudioso na área teológica muito conhecido chamado friederich schirmacher schirmacher inclusive foi também filósofo né um teólogo que eh viveu aí né na metade do século XVII para uma boa parte do século XIX Conforme você vê nas datas aí e e ele que criou a hermenêutica como disciplina a tradição aí dos estudos do assunto recentemente ele foi um precursor do Romantismo alemão né e o que que ele considerou aí que a gente começa a perceber né a a ideia no ambiente reformado né da do derivado da reforma era que
a gente precisava fazer o ISO que a gente chama de interpretação histórico gramatical aí o schim diz não não olha na verdade a gente precisa levar em conta o leitor do texto ele então criticou o que ele na época chamou de excessos da ciência dizendo que uma análise objetiva e gramatical histórica não dava a suficiente do entendimento do texto O que que ele afirmou E aí a gente precisa entender isso e a gente muita gente segue sch mar sem conhecer o homem né a partir de uma relação de vida o leitor poderia compreender o autor
até melhor do que o próprio aor Como assim o que J queria dizer era o seguinte se uma pessoa tinha uma determinada experiência com deus essa pessoa tinha condições de eh a partir da sua experiência entender melhor o texto do que e quem tentava estudar o texto por por categorias Racionais ou até mesmo como o próprio autor Então vamos supor a Bíblia fala de uma experiência do enchimento do Espírito Santo aí o sch merer vai dizer quem Experimenta né essa experiência com o Espírito Santo agora quando vai dar o texto vai entender o texto melhor
quem do que quem mesmo escreveu parece um negócio meio maluco mas é na prática o que muita gente acaba fazendo né eu sei que a gente tem às vezes limites e dificuldades em ter todas as informações para entender um texto mas é esse caminho é um caminho preocupante no sentido em que eh a gente perde a objetividade do entendimento do texto e a coisa fica muito subjetiva né e o que que é interessante muitas pessoas de perfil assim mais Místico né e e e até mesmo de perfil que muitas pessoas chamariam mais liberal entende as
coisas dessa maneira e alguns livros Eu tenho algumas pessoas que falam Ah eu peguei um livro tal para ler não tô entendendo nada porque ele não percebe Qual que é a base que tá sustentando aquele eh pensamento que ele tá tendo acesso né então vamos adiante e vamos ver o que aparece na sequência aí depois do scher Mael nós temos um outro estudioso de expressão que era o seu famoso Martin heidegger heidegger que que ele faz ele amplia isso ele amplia no sentido eh ele foi um estudioso eh existencialista né Eh que teve muito Impacto
aí no século 20 né ele ficou famoso por o seu livro seu livro Zin unit ser e tempo né e e e aí o que que esses estudiosos mais recentes começam a dizer é que assim é impossível entender a bíblia Ah no sentido de compreender o texto através de uma análise linguística e de uma análise eh histórico gramatical então eles vão dizer que a interpretação do texto ela deve ser totalmente subjetiva e ou seja ele amplia aquilo que sch começou e ele vai dizer que o intérprete é fonte do significado na na prática do ponto
de vista Popular Tem muita gente que fala isso né Não o que importante é o que o texto tá dizendo para mim o importante é o que eu sinto quando eu leio isso aqui né então é uma uma atitude de assim colocar em segundo plano um entendimento do texto digamos assim mais fiel a ao sentido original ele influenciou um teólogo muito importante que é o Rudolf buman que também vai criar uma teologia no mesmo caminho e ele vai dizer o seguinte olha que coisa interessante como você segundo R não consegue realmente chegar ao entendimento do
texto quando você lê esse texto esse texto subjetivamente mexe com você nesse sentido o que você consegue quando ler o texto não é entender o texto mas entender a si mesmo então é quase que uma psicologização eh da teologia por isso que a gente vai ver muitas vezes em muitos lugares quando pessoas vão tentar pregar a O que seria uma pregação bíblica ou eclesiástica a pessoa entra por um caminho de mera psicologização né um caminho de simplesmente autoajuda e usa aquele texto só como uma espécie de ponto de partida né isso então é uma chamada
interpretação existencialista da realidade né E aí você de fato acaba não dando na minha maneira de compreender isso né a a atenção devida ao texto vamos um pouquinho mais para frente pra gente entender como é que essas coisas funcionam um outro estudioso Hans georg gadamer o gadamer ele foi discípulo do Martin heidegger né e ele escreveu um livro importante chamado verdade e método né E gadamer valorizou muito a arte ele tinha né assim alguns elementos inclusive ele faleceu não faz tanto tempo em 2002 né E aí o que é que o gadamer pensava enquanto a
visão histórico gramatical dizia o seguinte nós precisamos descobrir o que é que o autor quis dizer qual foi a intenção de João quando escreveu o evangelho Qual foi a intenção aqui de Paulo porque que Davi escreveu a esse Salmo Ah ele vai dizer né que não uma vez que o texto foi escrito esse texto virou uma peça literária e esse texto digamos assim ele tem o que ele chamaria de vida própria e é esse texto tem significado nele mesmo independentemente do que o autor né a o texto vai além da intenção do autor o texto
na verdade é mediador de significados e ele então defendia uma independência do texto Então você entendeu bem ó algumas pessoas eh vão sugerir que o texto é uma realidade independente que o autor foi perdido para sempre outros vão dizer não o texto tá tão longe de nós e o contexto original que na verdade nós temos o significado a partir de nós mesmos então o entendimento se dá a partir do leitor ou a gente precisa estudar o texto para entender a o que o texto tá dizendo querendo chegar o máximo ao sentido que o autor quis
transmitir né daí você vai ver que muitos pregadores ou professores quando fala do texto bíblico às vezes não se preocupam muito de falar sobre aspectos históricos ou linguísticos Ou contextuais eles vão eh mais por uma análise como se aquele texto pudesse ser visto com uma Independência em relação ao texto original vamos ver mais um detalhe importante nesse processo vamos aqui observar por exemplo uma tendência teológica que teve muita história no contexto especialmente da amca Latina tanto no Brasil como nos países de fala hispânica né E esse enfoque libertário a gente vai entender que tipo de
hermenêutica uma teologia como a teologia da libertação praticou né que é uma teologia eh que é diferente do enfoque histórico gramatical então a teologia da libertação entendeu que o jeito mais adequado de compreender as relações sociais é a interpretação que Carl Marx fez dessas relações né olhando as questões das classes sociais as questões da economia né uma influência de Hegel uma influência de Adam Smith ah fez com que Marx chegasse né É claro que depois o Marxismo vai ter uma série de de desdobramentos mas a o paradigma sociológico Com certeza é marxista e como a
América Latina tem uma história de colonização tem um problema sério de ah grande diferença social tem um problema histórico também de questões raciais tem uma série de elementos aí pertinentes tem um pano de fundo da tradição católica ibérica né ah esse enfoque ganhou muita força e aí nós tivemos né ã muitos estudiosos que tiveram uma eh fizeram dentro D ambiente que foi o Leonardo bof que é Brasileiro né Juan Lu I uruguaio né Gustavo Gutierres que era peruano né e Severino croato argentino né são alguns nomes aí né e o que que a teologia da
libertação faz é interessante ela parte de um pressuposto né E ela tenta construir uma hermenêutica com no Êxodo por quê Porque o Êxodo é uma experiência de libertação do povo a partir da condição de oprimido e e explorado pelos egípcios né Então a partir de uma hermenêutica que tenta se fundamentar no Êxodo ela vai defender a ideia de que Deus prioriza o pobre né Então veja que o enfoque social aí tem uma uma pertinência muito significativa e e se você olhar né for ver o o método histórico gramatical não faz parte da do do centro
da análise né existem comentários bíblicos Existem muitos trabalhos feitos por gente da libertação mas que não prioriza o método histórico gramatical e como é que funciona veja lá ela enfatiza o leitor como foco da hermenêutica então assim o o Severino croato tem uma frase muito interessante que você na verdade não tem o objetivo de fazer o texto que ele chama de uma exegese tem que fazer uma exegese para entrar no texto e enriquecer o texto com novas fontes de significado Então veja que é uma maneira que não é eh semelhante ao que a gente faz
na tradição evangélica com o método histórico gramatical ã aí enfatiza né a ação do sujeito da história e tá mais preocupada com o que a gente chama de ortopraxia ah do que com ortodoxia quer dizer a ideia não é você tá né com eh exatamente a ideia de uma análise correta eh que tá seguindo o que o texto eh exatamente tá dizendo né Eh a ideia eh é diferente né Eh e portanto o que importa é a Praxis né e é você fazer eh aquilo que deve ser feito na condição de sujeito agente da história
pra gente entender esse elemento Então vamos aí adiante pra gente poder entender um pouquinho mais né Desse aspecto pensando nisso ah o que que a gente diz se a gente quer fazer uma pregação no texto bíblico se a gente eh parte do pressuposto que a bíblia é palavra de Deus e que ela é referência e e que a gente tem a responsabilidade de pregar a palavra aí nós temos eh que concordar que o o ponto de vista mais adequado é praticar o método histórico gramatical ainda que nem sempre seja fácil né a gente ter todas
as informações os desejos atendidos das nossas curiosidades sobre o texto né No entanto eh isso Eh vai eh deixar claro que um trabalho bem feito assim vai trazer algumas dúvidas vão surgir duas possibilidades legítimas de interpretação envolve um trabalho assim vamos dizer um pouco até mais exigente quando a gente joga coisa assim que pro texto em si né aena ou pro leitor nós entendemos que a pessoa na verdade corre o risco de fazer uma análise muito subjetiva do texto e perder o texto e poder dizer qualquer coisa sobre ele então isso realmente não parece ser
o melhor caminho e diante disso para nós aqui que estamos fazendo esse curso na área de pregação a gente vai dar algumas diretrizes que nós chamamos de máximas hermenêuticas práticas para todo aquele que vai fazer uma pregação eh trabalhar um texto para poder explicar dar aula ou pregar sobre ele primeiro um texto não pode significar aquilo que nunca significou para autor original então assim tem muita coisa que a gente chama de viagem na maionese né que a pessoa vai lá não mas Jesus falou isso mas não tá escrito em nenhum lugar mas ele não falou
ele pensou né não pode caminhar numa direção dessa né Você tem um texto e você deve respeitar esse texto e a pessoa não tem o direito de colocar na boca do profeta né na boca de Moisés na boca de Isaías o que ele nunca disse então A análise respeitosa é isso mesma coisa se eu vou fazer um trabalho sobre Ah o Barroco português se eu vou ah estudar né g na literatura alemã se eu vou fazer um trabalho sobre essa de Queiros ou Machado de Assis né eu não posso simplesmente dizer ah eu sinto eu
acho que o texto tá querendo dizer isso né Essas leituras elas são se existirem tiverem razão de ser elas são secundárias então quando eu for estudar um texto eu preciso de fato me preocupar sobre o que Isaías quis dizer quando escreveu isso quando foi o que que estava acontecendo porque Por que que essa mensagem teve Impacto que que houve Quais são os elementos que estão presentes aqui né o texto não pode significar aquilo que o autor não quis dizer se o autor escreve qualquer texto ele escreve com uma razão de ser e como é que
a pessoa depois que o Suit escreveu vai lá tentar dizer aquilo que ele nunca disse então essa questão precisa ser considerado a segunda questão importante para quem quer vamos dizer praticar aí uma exposição bíblica legítima com fidelidade e com ã autenticidade né É entender que a bíblia interpreta a própria Bíblia falando isso assim essa frase ela parece não significar muita coisa mas vamos lá quando você vai interpretar a Bíblia a pessoa corre o risco de por exemplo ser eh defensor de uma determinada linha teológica particular ah a pessoa pode ser defensor ou amigo né ou
amar a linha de um determinado filósofo né que ensina tal e tal ideia a pessoa gosta de uma linha psicológica ou sociológica né E aí quando ele vai ler o texto Ele lê o texto a partir desse ponto de vista porque ele Ele tá fazendo a leitura né não não interessa tanto o que o texto tá dizendo aqui né então por exemplo quando uma pessoa faz uma leitura achando que todas as coisas na história humana acontece por razões econômicas tudo que ele for ler ele vai achar que tem única e exclusivamente Ah uma motivação Econômica
Então olha por que é que a a Bíblia quando menciona o reinado do Rei fulano de tal e ela não dá muita atenção é porque isso foi escrito pelo Rei eh ou pelos escribas do outro rei que tinham uma relação de oposição a ele e e queriam vamos dizer prejudicar a imagem dele porque ele tinha sido um rei eh forte e economicamente importante não vai enxergar outro enfoque né Então essas leituras elas não podem né esses enfoques não podem controlar o texto bíblico Esse é o problema de você ter uma Bíblia né que seja Pentecostal
que seja Presbiteriana Metodista Batista eh que seja calvinista arminiana né porque quando você fecha aquela linha aí você vai fazer com que todos os textos sejam vistos apenas a partir daquela linha uma leitura psic lógica né Eh do texto Ou pelo menos psicologizante né que tudo que a pessoa vê ali ela faz um desdobramento nessa área então quando a gente diz que a bíblia interpreta a própria Bíblia quer dizer que eu preciso trabalhar com os textos que são pertinentes fazer uma relação entre eles porque eles fazem parte do mesmo Corpus literário eles têm uma relação
adequada entre si eu não posso pegar um elemento estranho e fazer né com com que ele venha controlar a interpretação quando eu vou estudar um texto né e tentar entender esse texto eu preciso a sempre que possível entender as palavras do texto no seu sentido normal e comum a gente vai ver já já falamos sobre isso que a Bíblia tem uma diversidade literária é claro você tem narrativa você tem poesia você tem literatura Profética você tem parar ulas você tem literatura Apocalíptica você tem literatura que se encaixa em trechos jurídicos né ah legais né E
como é que eu interpreto esses textos né de modo geral no sentido normal e comum por quê Porque nós temos uma tradição histórica antiga de que os textos TM um significado Místico né o texto significa Olha só né Jesus eh chegou então ao tanque de betesa O que quer dizer tanque né Por que nós temos um tanque tanque significa uma coisa profunda Jesus então estava preparando para trazer um uma uma a palavra profunda da parte de Deus porque Betesda e a a pessoa começa a achar né pontos e e e tentar fazer assim uma uma
verdadeira eh viagem mística sub ia alegórica do texto Então quando você lê o texto preciso entender que nós estamos falando de uma realidade que aconteceu num determinado momento o texto tá fazendo referências geográficas ele tá citando o sener tá citando César tá citando nabuc donosor tá citando am né então de modo geral nós devemos entender o texto no seu sentido normal e comum a não ser que eu tenho uma realidade literária que me diga que aqui não deve ser uma leitura comum por exemplo Apocalipse eu vi uma Besta que Subiu da Terra é claro que
não é um bicho ninguém não é que alguém abriu a porta do zoológico né nesse caso a gente vai fazer a leitura literariamente adequada mas assim ninguém tem o direito de pegar um texto e alegoriza sem a permissão do texto as palavras devem ser entendida no sentido normal e comum quando nós lemos a Bíblia nós temos uma um transcurso histórico da Revelação ah bíblica que vai aí n do Antigo Testamento até o novo do Gênesis até a o Apocalipse compreendendo Essa realidade Ah nós vamos ver que a Bíblia nos apresenta um desenvolvimento dessa Revelação Divina
Inclusive tem toda uma uma uma lógica né histórico teológica no texto e quando você chega no Novo Testamento o novo testamento não surge do nada ele surge exatamente com uma ideia Clara de um cumprimento daquilo que é esperado desde o antigo testamento e como esse é o foco que nós temos não tem dúvida que como eh seguidor de Jesus como discípulo de Cristo nós estamos falando de pessoas que se definem como cristãos evangélicos né que tem a Bíblia como referência como autoridade como dire como a gente diz né Como regra de fé e prática e
quando ele vai tomar uma decisão é claro que ele não pode pegar um texto lá solto lá atrás em Levítico ou alguma coisa que ele vai eh encontrar no livro dos Reis e definir isso como prática ou como diretriz da vida com Deus sem olhar o que o Novo Testamento tem a dizer sobre isso Então nesse sentido O Novo Testamento tem precedência sobre o antigo testamento quando trata eh de um determinado assunto por isso é uma coisa interessante que a gente vê eh muitas pessoas na sua caminhada às vezes eh pegando textos assim do Antigo
Testamento que na verdade nem são eh considerados como referência de prática nem na tradição Judaica hoje e as pessoas querendo fazer né então o sujeito vai mandar fazer uma arca para colocar eh na sua comunidade porque a arca é Sagrada Ele vai tentar construir um santo dos santos vai botar uma roupa de Sumo Sacerdote mas esa aí será que essa pessoa entendeu bem isso entendeu o Novo Testamento né então quando eu vou estudar e aí quando você vai fazer uma pregação né porque a gente falou na aula passada da importância da pregação expositiva Então se
o sujeito pega um texto do Antigo Testamento ele vai expor muito bom tem muita sabedoria muita Teologia ali tem mas você precisa trabalhar o o enfoque teológico final desse texto à luz do novo testamento senão você tá vivendo como se Ah o Messias não tivesse chegado como se isso não tivesse sido cumprido em Cristo né e acho que algumas pessoas têm perdido um pouco o caminho nessa tentativa de entender a bíblia às vezes até com sinceridade mas com falta da atenção adequada vamos um pouquinho adiante para entender mais dessas máximas hermenêuticas vamos lá quando a
gente lê alguns textos bíblicos alguns textos assim lidos né de imediato eles deixam a gente meio assustado né porque tem imagina feliz aquele que pegar os seus filhos e despedaçar contra as pedras Salmo 1379 né então n tem texto se a sua mão pecar corte é melhor você entrar ah né no céu sem a mão do que ter o corpo e lançado no inferno né o corpo todo né Ah então a gente lê alguns textos né A Mulher será salva dando a luz a filhos mas como assim a salvação não é através de Cristo pela
fé como é que agora dá luz a fos vai trazer salvação então a gente precisa entender que textos lidos assim de imediato Você lê e fala Puxa vida eu acabei de ler que nós somos salvos pela fé independentemente das obras da Lei lá em romanos e agora eu tô lendo Tiago 224 tá dizendo que eu sou salvo pelas obras também como é que é isso então o que que a gente tem como diretriz de de interpretação como máxima hermenêutica é que quando você tem um texto difícil que que é um texto difícil não é um
texto que eu não concordo com ele não é um texto que eu Nossa não gostei eu queria uma coisa diferente disso não é um critério subjetivo é um texto que parece dizer coisas diferentes do que os outros textos disseram então por exemplo tá claro que nenhuma mulher vai ganhar a salvação porque ela deu a luz na maternidade então quando né Nós temos lá eh Primeira Timóteo 2:15 falando que ela será salva dando a luz a filhos isso tem um significado diferente do que a salvação tem uma outra explicação é uma outra coisa então sempre que
eu tiver um texto desse eu preciso compará-lo e avaliá-lo à luz dos textos mais claros e indiscutíveis que nós temos na Bíblia quando surgem muitos grup grupos estranhos grupos que se tornam sectários e depois se definem como heréticos eles Geralmente se baseiam num texto particular num texto mal entendido num texto isolado e acabam entendendo a coisa de maneira equivocada Eu soube de um grupo por exemplo que leu um texto lá em Ezequiel quando o profeta diz eu sou contra todos os pastores de Israel e aí esse grupo religioso entendeu que não pode existir nenhum pastor
mas Novo Testamento tem outras informações sobre isso e não é o caso né de entender a coisa do jeito que eles entenderam realmente é um erro hermenêutico a outra coisa importante é entender que a Bíblia toda ela tem uma coerência ela tem uma lógica né E quando as pessoas começam a estudar os textos ali elas às vezes não percebem que eles fazem parte eh de uma figura maior e não tem dúvida que quando você lê a revelação bíblica como um todo se você pudesse ass tipo começar hoje no Gênese fazesse uma mega leitura dinâmica e
fosse até o fim vai ficar claro para você que Cristo é o centro da Bíblia né é uma interpretação bíblica ela necessariamente é uma interpretação cristológica é diferente de achar Cristo em cada Versículo que a pessoa lê né mas assim você tem alguns conceitos assim muito fundamentais como conceito de aliança conceito de Reino de Deus que estão ligados né no eixo da Revelação bíblica Mas você vai ver que o desdobramento foco tá na pessoa de Cristo por que é importante porque senão a pessoa lê um texto né assim que eh é mais complexo por exemplo
Como Jó ou como Eclesiastes né e ele vai acabar tendo às vezes uma nota disso no seu entendimento né Eh das escritura sem entender aí esse foco de que ela é na sua essência marcada pela ideia da Redenção que se dá através da pessoa de Cristo Jesus senhor nosso né a base disso porque uma pessoa quando tira Cristo do centro Ele vai construir digamos uma teologia ou um centro de interpretação a partir de uma outra referência que não é capaz de se sustentar como a gente mencionou né No princípio anterior que a gente falou que
o antigo testamento e o novo comparado você tem né O que a gente chama de uma precedência do novo testamento é importante compreender que a relação bíblica a revelação bíblica é progressiva que quer dizer quer dizer o seguinte que nem todas as ideias teológicas que a gente percebe e conhece e que a gente vai ver plenamente reveladas no Novo Testamento nos ensinos de Jesus nos Evangelhos e nas eh cartas do novo testamento eh essas realidades não estão presentes nos textos do antigo o testamento por quê Porque essa revelação não chegou lá ainda então tem gente
por exemplo que quer achar eh uma Trindade explícita eh no próprio antigo testamento e você não encontra isso do jeito que as pessoas querem encontrar Ah tem gente que quando vai eh tratar por exemplo do que acontece com a nossa com a conosco né depois da morte e tenta achar textos do Antigo Testamento que tratam disso né E até com traduções bíblicas que são incorretas mas o antigo testamento não fala disso não fala de céu não fala de inferno não fala de detalhes porque isso é uma realidade que só vai ser revelada plenamente lá adiante
e isso é importante por quê Porque a pessoa quando vai estudar ou vai pregar nele vai pegando qualquer Versículo tirando pão pega um de Levítico depois ele pega um em provérbios aí pega lá em agero depois em atos e vai misturando como se esses textos não fossem parte de uma determinada época da história da Revelação eu me lembro de uma discussão interessante quando o pessoal fala daquele texto eh que Davi eh teve o caso do filho de batiba né que faleceu que não veio a nascer e aí no auge da sua dor quando Davi tava
jejuando e orando ele depois que ele sabe que o menino morreu né ele vai e levanta-se né termina o seu jejum o seu pranto E aí todo mundo quer saber os seus subalternos vão perguntar para ele e lhe diz o seguinte olha Ah e e eu irei até o menino ele não virá a mim quer dizer dizendo que o menino não podia ressuscitar e vir encontrar com ele né quando Davi Diz que eu irei até ele o pessoal diz a David tá ele tá dizendo que o menino foi salvo que Davi quando morre vai pro
céu e o menino também vai mas o texto bíblico não tá tendo intenção de falar sobre isso tá simplesmente dizendo o seguinte ó eu vou pro mesmo ambiente do mundo dos mortos assim como ele foi ele não tá descrevendo não tá entrando nesse assunto então quando a gente entende isso a gente não vai dar bola fora né de colocar as palavras de Lucas né de Paulo e de Pedro eh na boca do Balaão né ou na boca do Arão né porque não é o caso Então essa Compreensão é fundamental porque senão você entende o texto
bí bíblico da maneira inadequada muita gente Especialmente quando vai ler o antigo testamento Ele pega a cabeça da sua teologia sistemática e vai forçando certos textos a dizer o que o texto não está querendo informar outra coisa muito importante e valiosa é que a revelação bíblica usa linguagem fenomenológica o que é que quer dizer isso né linguagem fenomenológica fenômeno é aquilo que está diante de nós ou seja a gente descreve a coisa como ela se apresenta diante de nós isso quer dizer que a Bíblia não tem o que a gente pode chamar de um discurso
essencialista ela não tá querendo descrever aqui as coisas do ponto de vista técnico ou do ponto de vista do análise e de um determinado perfil filosófico ou de um ponto de vista científico é muito comum por exemplo pessoas que vêm da área eh de ciências naturais lerem o texto bíblico achando que o texto bíblico tá falando na linguagem que Eles estudaram no século XX ou XX que vê um exemplo interessante né ah a Bíblia vai dizer por exemplo na famosa história lá de Josué Capítulo 9 que Josué orou e o Sol e a Lua né
Eh pararam né o sol parou aí alguém diz não Mas isso não é correto o sol não pode parar a Bíblia tem um erro científico Mas isso não faz o mínimo sentido né Essa discussão por quê Porque a única coisa que tá claro é que perante os olhos daqueles que observavam o sol se deteve parou ele não transcreveu aí ah não não não fez né a a a o transcurso melhor dizendo ah do seu eh da sua da sua trajetória né diante dos nossos olhos então assim como a gente fala olha o sol nasceu né
mas o sol não veio né Eh como uma criança dentro de um berço né Eh então essa linguagem é a linguagem do senso comum é a linguagem do dia a dia né então a Bíblia fala que Deus criou cada animal segundo a sua espécie mas o que que é espécie espécie é uma categoria genérica né o os antigos Hebreus eles falavam que por exemplo todos os peixes os bichos alados eram de uma só categoria podia ser inseto podia ser eh beijaflor podia ser morcego é tudo bicho que voa a descrição é o bicho que vive
na terra debaixo da terra e que eh voa né a descrição ela é simples então às vezes as pessoas começam a tentar achar um debate onde não existe né sem entender que a linguagem bíblica é a linguagem do senso comum e uma linguagem como a gente chama fenomenológica outra questão muito importante significativa é que o texto bíblico parte do pressuposto muito nítido de que aquilo que nós temos na Bíblia envolve a intervenção Milagrosa de Deus o texto trabalha com o enfoque de uma ação Sobrenatural por isso a Bíblia fala de milagres de Maravilhas de feitos
incomuns né que que acontece pessoas de pano de fundo mais assim in secular e que entende tudo do ponto de vista puramente naturalista Tem dificuldades com isso mas assim Você pode até pensar o que você quiser o que você não pode dizer é que o texto tá dizendo isso o texto tá dizendo por exemplo que Jesus multiplicou os pães e os peixes não quer dizer que tinha mais uma quantidade de pão e peixe guardado debaixo lá e o pessoal pegou não quer dizer que isso é uma parábola que é uma coisa contada para mera ilustração
né n quando a Bíblia fala que Jesus ressuscitou alguém como estou a Lázaro isso não é uma uma poesia uma fábula tá dizendo que foi um feito extraordinário que foi uma coisa fora do que as pessoas compreendiam dentro dos limites né então a perspectiva dos autores é o que acontece com Moisés com Elias com Eliseu com vários autores das escrituras deve ser visto como algo sobrenatural porque essa é a proposta do texto agora se a pessoa não não acredita se a pessoa não aceita se a pessoa tem dificuldade com isso aí é um outro departamento
mas não dá para dizer que o texto tá dizendo outra coisa você não tem o direito de fazer uma sobreposição sobre o texto e tentando dizer que Davi Moisés e Isaías precisam concordar com você e é muito interessante e observar que o texto bíblico tem uma riqueza muito grande né você tem aí por exemplo a Bíblia falando eh que Deus ele é soberano e que o ser humano eh age com responsabilidade e liberdade você vai ver a Bíblia nos apresentando que Deus é alguém a ser conhecido mas ao mesmo tempo ele é misterioso né você
vai ver uma série de tensões né O Reino de Deus já chegou mas ele ainda vai vir Jesus é totalmente Divino mas ele é totalmente mente humana Então a gente tem vários que a gente chama paradoxos e tensões no texto bíblico que fazem parte da Revelação mas atenção Isso tem limite né não dá pra pessoa viajar na maionese tipo ah não tanto faz Deus existe e não existe ao mesmo tempo né a gente tem fé e não tem ao mesmo tempo né não é assim né que às vezes essa essa ideia do paradoxo da atenção
ela chega ao ponto de trabalhar com o que a gente chama de uma contradição explícita né e chega num caminho onde a pessoa de fato vai dizer olha a Bíblia não diz nada porque ela tem um monte de coisas que são oposições Tem gente por exemplo que é cético e vai dizer Exatamente isso olha a Bíblia num texto fala uma coisa Ah Jesus disse que veio trazer paz e que ele a minha paz eu dou a vocês mas ele disse eu vim trazer espada né e pensa que eu vim trazer paz à Terra Então tá
vendo como é uma contradição Total num Versículo ele diz paz no outro ele diz que ele veio trazer espada então a Bíblia tem coisas absurdas porque tudo isso é uma é uma contradição mas não é o caso né n quando Jesus fala da Paz envolve aquilo que tem a ver com a paz com Deus por meio da sua Redenção da Reconciliação que nós temos diante de Deus por meio da da obra de Cristo por meio da sua palavra e da sua obra e quando ele diz que ele veio trazer a espada veio dizer que pessoas
iriam né Eh quebrar o seu vínculo eh que existia em função do seu compromisso com cristo no caso né Eu vim colocar o pai contra o filho por quê Porque se o pai o filho né crê em Cristo e passa a ser seguidor ele poderia ser perseguido pela própria família Então não é isso né então você estuda presta atenção você vai entender que a coisa tem um significado muito mais claro do que parece à primeira vista tá vamos então adiante entender aí mais algumas coisas importantes então diante disso entendendo que o melhor caminho é praticar
uma hermenêutica histórico-gramatical segundo você precisa observar que as hermenêuticas muito alegóricas e subjetivas elas não são recomendáveis porque a pessoa faz com texto que bem entender isso não é legítimo ah terceiro entendemos que existe essas máximas essas diretrizes hermenêuticas pra gente sempre se lembrar quando for trabalhar com texto e aí vem a prática hermenêutica né que que a gente faz quando eu escolho um texto eu vou estudar um texto eu vou dar aula sobre ele eu vou pregar sobre ele que que eu faço eu preciso aí fazer o meu trabalho de observação com base nesses
Princípios de Interpretação então eu vou lá ler esse texto eu vou ler várias vezes deixa eu reparar aqui quem são os personagens Quais são as ações principais Quando aconteceu eh como por eh qual é o motivo desse texto ten que fazer esse trabalho né de observação de ler e levando em consideração essas eh diretrizes hermenêuticas que a gente eh ressaltou aqui quando você fez isso aí você vai agora fazer a pesquisa exegética né que que eu tenho a partir das informações que me levam ao entendimento desse texto Originalmente Então quais são as observações históricas ou
linguísticas ou literárias aí eu tenho um material técnico né um comentário ã um uma bíblia de estudo de de bom nível que vai dizer olha aqui no caso essa cidade o que que é emaú né O que que é corazin onde ficava porque que Jesus foi lá ã qual era a a razão de ser de Jericó né mas quem era esse César Augusto mas de que Herodes que o texto tá falando por que mencionou cesareia todas essas coisas geográficas históricas técnicas eu preciso entender senão vou entender o texto errado quando eu fiz esse trabalho exergética
eu fiz né esse trabalho de interpretação com base nessa exegese aí eu preciso ver qual é a ligação disso né com a teologia geral Peraí você tá pregando sobre quem Elias a Bíblia fala alguma coisa mais sobre ele em algum outro lugar Ah o tema é é rab em Jericó tem algum outro lugar que fala sobre isso bom Aqui tá falando que Deus libertou o povo do Egito e e esse tema da Redenção é é aparece em outro lugar aqui tá falando do profeta Amós né falando da da situação eh daqueles que oprimem os mais
necessitados isso aparece em outro lugar quer dizer quando eu entendi o ensino desse Salmo desse Capítulo de Isaías a mensagem de Naum eu preciso dar uma olhada né nos aspectos que envolvem a teologia geral para ver se eu tenho que fazer alguma correlação algum apontamento alguma conexão com o que faz parte desse consenso teológico que envolve uma leitura da Bíblia como se eu olhasse uma cidade e depois eu subisse um drone né para olhar essa cidade dentro do mapa geral uma vez que eu entendi isso aí eu preciso ver qual é é a conexão que
isso tem com a vida das pessoas que vão ouvir essa mensagem vou pregar o que sobre a vida de Zaqueu o que que eu descobri depois de estudar direitinho Qual é a grande mensagem que Lucas nos traz lá em Mateus desculpa sobre Zaqueu Ah E aí quando eu falo para as pessoas de hoje que tipo de conexão que ligação contextual tem entre as pessoas daquele tempo e as pessoas de hoje como é que aquela lição se aplica Então eu preciso ver bem né como Paulo fazia ele tá falando com os gregos então ele vai citar
e vai falar de um jeito se ele vai falar com judeus na sinagoga o jeito e a conexão é diferente então eu preciso descobrir qual é de fato a mensagem daquele texto e porque ela vai ser importante e vai ter relação com a vida de quem tá ouvindo aquela palavra essa conexão contextual uma vez que eu tenho isso aí eu vou colocar vamos assim dizer a comida no forno né para ficar pronta aí eu tenho preparo dessa mensagem que pode ser um sermão pode ser uma aula né eu vou eh tudo que eu descobri que
é importante para aprender a respeito de Deus e da sua obra da sua maneira de agir na nossa vida do Seu ensino da sua diretriz do seu consolo eu vou descobrir E aí pode ser que eu Organize isso de uma forma de uma aula para ser dado numa escola bíblica ou num curso ou pode ser que eu vou fazer isso como uma mensagem e aí eu preciso preparar nesse formato e aí vem né a maneira de apresentar isso que tem a ver com a pregação e a oratória Ou seja a exposição desse texto e a
maneira como ele vai produzir o objetivo final que é a edificação de quem ouve né então eu preciso não só aprender a pregar com o encadeamento correto das ideias mas aprender a pregar também na maneira como eu falo né E aí então a gente tem aí esse caminho tá vendo que vai que começa lá atrás né na hermenêutica pra gente poder fazer uma pregação bem fundamentada diante disso vamos lá acho que não temos mais nenhum slide a gente então encerra né esse conteúdo da nossa exposição da importância de saber lidar com o texto com responsabilidade
e integridade né para trazer a mensagem e estamos aí de volta com o nosso amigo dilean né temos também aí no no no apoio aí a clar e a Suzi mas de lean vamos lá a turma parece que tá por aí acho que tivemos perguntas como é que estamos aí o pessoal vai querer aprender hermenêutica para fregar ou não ah eu acho que sim o pessoal tá aí bombando de pergunta então a gente tem bastante assunto para conversar e eu creio que qualquer pessoa que não necessariamente para pregar ou ou vai dar um estudo mas
hermenêutica é extremamente fundamental pra gente não cair nesses erros né Saião de ler o texto e achar que eu sou o intérprete dele ou ler o texto porque afinal se a pessoa é uma Cristã provavelmente ela faz ali o seu devocional ela tem o seu tempo com o texto bíblico então aprender a ler o texto bíblico de uma forma correta e entender aquilo que o texto está dizendo é essencial Agora com certeza se você vai expor o texto aí não tem dúvida você tem que realmente dedicar a sua vida e dedicar aí o seu tempo
a estudar o texto e a compreendê-lo da melhor forma possível para poder também explicá-lo corretamente e a gente tem perguntas saão o Washington aqui por exemplo ele começa falando sobre algumas outras realidades que a gente tem porque você falou bastante sobre algumas Vertentes hermenêuticas mas a gente tem outras coisas como por exemplo hermenêutica Judaica ou hermenêutica católica a gente tem também outros tipos né de pensamentos ou de correlações do com o texto de metodologias de entender o texto e ele fala sobre a hermenêutica Judaica e ele pergunta sobre o pardes ele até pergunta se podemos
como Cristão aderir a este método olha ah dilean a gente tem que entender aí eh que nós temos eh eh elementos assim históricos que fazem parte da do entendimento da da hermenêutica como os judeus utilizavam hermenêutica desde a história antiga Então você tem os chamados midres né que são tentativas de fazer eh algumas observações no texto que não são assim eh muito objetivas em muitos casos né ah e e a maneira eh como depois a tradição Judaica desenvolve as coisas Ela não é uma maneira que a gente possa eh entender como referência acadêmica em termos
de hermenêutica né Eh inclusive eh é importante também dizer que nós temos diversos caminhos de judaísmo distinto né esse pardes que é um acróstico que tem a ver com peat remz drach sod tem a ver com o que é chamado de uma hermenêutica que tem a ver com o sentido literal com aquilo que é uma espécie de eh indicação né de uma eh de uma eh e de um uma espécie de diretriz Geral do entendimento do texto aquilo que envolve propriamente uma uma espécie de mensagem mais objetiva e aquilo que é mensagem secreta que tem
a ver com o cabalismo né E esse méo teve muito desenvolvimento na Idade Média né e ele é meio análogo ao tipo de alegoria que existia no mundo católico medieval também né aquele negócio dos quatro sentidos do texto né então você tem a Jerusalém física você tem a Jerusalém eh que representa a ética o certo você tem a Jerusalém eh que é a a Jerusalém celestial né você tem a Jerusalém que envolve o caminho correto da vida então essas hermenêuticas elas são um pouco complicadas porque elas se distanciam desse elemento de você tentar entender o
que o autor tá realmente querendo dizer né Elas são maneiras posteriores de lidar AC texo então eu não recomendo fazer isso na verdade nem é eh o que a gente tem que entender que não é um consenso nem entre os judeus né e outro detalhe assim importante é que a tradição Judaica em termos de hermenêutica ela eh considera eh a a chamada Torá oral né a lei oral com uma mesma autoridade e valor do que a lei escrita né a a Torá ou tanar né E a gente tem muita coisa interessante tem eu diria que
a pessoa precisa conhecer bem a tradição Judaica para entender Quais elementos aí são pertinentes e são utilizados porque tem muita coisa interessante que chama atenção e que tem um elemento objetivo né mas tem coisa que sinceramente é viagem na maionese né Eu mencionei pro pessoal aqui que um dia alguém n tava viajando comigo no lá no contexto do do do Egito para Israel e aí de repente Alguém falou eu me ajuda aí porque a gente tava numa aqui e aí o o o guia falou que quando os israelitas atravessaram o mar vermelho teve 12 túneis
de água e em cada túnel passou uma da cada tribo né tribo E aí eu nunca li isso na Bíblia já procurei no Êxodo sei tá em que parte no Deuteronômio Me explica aí porque eu tô me sentindo mal porque eu nunca ouvi falar dessa história e eu tô aprendendo da Bíblia desde pequeno né O que foi que aconteceu eu falei Fica tranquilo porque não aconteceu isso aí é uma tradição Então nesse sentido não é um parâmetro de hermeneus existem bons comentaristas estudiosos judaicos né judeus aí entre eles os autores por exemplo da do comentário
da JPS jewish publish society né como Jacob milgrom como naun sarna como moché weinfeld né Eh mas esses são estudiosos mesmo técnicos e tem outras coisas que não cabem né nessa interpretação adequada do texto bíblico joia bom a gente ah na verdade você expôs bastante a nossa vamos assim a nossa preferência ainda chegou a falar que às vezes ela também tem dificuldades mas que é o método histórico gramatical método aí que vem desde a reforma e que tem trazido aí boa direção para bons estudiosos mas a gente sabe que tem outros métodos como o Jackson
menciona aqui que é o método histórico crítico né e ele Então pergunta que se pode se você pode fazer uma análise aí das dificuldades do método histórico crítico e a dialética neé Ortodoxa na interpretação do texto e também ele pergunta aproveitando sobre o existencialismo né esse e como o existencialismo influenciou a hermenêutica e a teologia vamos lá aí já dá mais duas lives aí a pergunta mais ou menos isso só para começo né Então veja o o método histórico crítico em si eh em tese ele não é nenhum problema né porque você vai analisar o
texto e qualquer análise envolve um ambiente uma perspectiva Onde existe crítica né E na verdade aí o assunto pode ampliar nós temos crítica da forma crítica da redação tem uma série de de pontos aqui não dá pra gente entrar nesses detalhes todos né A questão do método histórico crítico e onde é que que ela entra ah numa numa situação de crise na minha maneira de entender é quando você tá num ambiente de Cultura europeia de perfil racionalista e Iluminista e você quer fazer uma leitura do texto A partir dessa referência da cultura europeia do século
XIX ah 18 199 E aí você não faz juz ao texto né você entra com um elemento estranho sobre o texto e faz uma sobreposição inadequada muitas vezes uma análise vamos dizer crítica do histórico crítico é interessante porque ele de fato observa algumas coisas que gente de perfil muito conservador não quer ver né porque de alguma maneira atrapalha a maneira como a pessoa passou a enxergar o texto então por exemplo pessoas de perfil muito conservador eh quando vão estudar o texto do Antigo Testamento eles têm uma dificuldade muito grande de aceitar que existe um desenvolvimento
literário no antigo testamento que certos livros têm o seu formato final posteriormente eles tentam forçar barra para que tudo se encaixe na maneira como eles entendem porque eles acham que isso coloca a fé so perigo né por outro lado os críticos por exemplo pega o próprio pessoal da época do julus Vel hausen né os alemães aí do final do século XIX né eles trabalhavam com uma ideia que era uma ideia comum na época de desenvolvimento de progresso da religião né como se a religião tivesse dentro desse eixo da Visão filosófica do século X então eles
diziam o seguinte ó tem tem tem diferenças literárias no texto bíblico tem mas como é que a gente entende essas diferenças bom os textos mais simples são mais antigos os mais complexos mais desenvolvidos mais refinados TM que ser posteriores Mas será que assim estudiosos israelenses que concordam com a divisão literária não aceitam isso porque eles partem do pressuposto até com o eurocentrismo com aquela ideia de que os eurus eles são a última bolacha do pacote eles entendiam assim que o mundo primitivo antigo é o mundo semita ele melhorou com o mundo greco-romano e agora a
última realidade da história Era no mundo germânico e eles transferiram isso pros seus estudos então eles analisavam os textos a partir desse né enfoque no chamado na história da religião de Israel esse enfoque não subsiste ele tá presente muitos estudos críticos Então nesse caso a gente vê essa dificuldade no caso da ne ortodoxia aí é um é um outro departamento que a neodia percebeu que o excesso do do método crítico com o liberalismo teológico levou a um beco sem saída então o Car barts que foi a principal figura da ne ortodoxia ele ele é chamada
a ne ortodoxia exatamente por isso né que ele traz de volta a ortodoxia ainda que num ambiente diferente ele vai valorizar conceitos que o o mundo liberal e crítico e enterrou e vai dizer não esse negócio não é bem assim né Ah e a neodo xia ela tem muito a nos oferecer e contribuir só que assim é muito diferente né você tem por exemplo alguns autores ne ortodoxos Como o próprio Carl Bart que tem muito a oferecer no âmbito teológico E tem alguns autores que são muito diferentes né Você tem um Bart e um bruner
por exemplo as perspectivas são diferentes e e uma coisa que fica meio assim a gente entende porque que Bart falou isso que enfatizar muito O Encontro do indivíduo com as escrituras né E essa questão da palavra se tornar e e impactante né na vida do indivíduo né É É um conceito que no fundo é uma derivação das ideias de Kirk gard né só que a gente fica assim e se a pessoa tem um outro encontro com uma outra referência como é que fica ela tem validade ou não tem né então tem o seu valor e
na verdade esse enfoque ne ortodoxo né ele tem como raiz o existencialismo o existencialismo que é uma base né que começa com Kirk gard que tem bastante a gente naqu Nabu tem um curso de Filosofia que ajuda a entender essas coisas então tem pertinência E aí eu vou dizer o seguinte para lidar com esse caminho você tem que saber onde pisar é igual entrar num lago onde tem várias pedras e algumas lisas e tem buraco se você for andar por ele e não souber onde pisar e saber o que que faz sentido você pode se
atrapalhar e eu acho que algumas pessoas por falta de bagagem histórica teológica exergética e filosófica às vezes estudam alguns desses autores e depois eles não sabem mais para onde ir joia Vamos mais pergunta forte do Jackson aí essa aí agora tava até pesquisando aqui depois eu vou ver se eu acho o link da da série Toda do do F filosofia para poder colocar aqui na achei aqui peguei a Playlist vou colocar o link aqui no chat porque daí o pessoal pode depois assistir aí Ah e conhecer um pouco mais bom mas o for his heest
aqui ele Pergunta assim considerando todas essas linhas de pensamento e métodos de interpretação e suas possíveis divergências demos entender como sendo aos mistérios da fé e aí ele coloca aqui o texto de Efésios 3 e Primeira Timóteo 3 não não não tem a ver uma coisa com outra né até por exemplo quando eh Efésios 3 tá falando de mistério ele ele explica que mistério é esse né o mistério que tá envolvido ali é o fato de que na igreja você tem essa comunidade de gentios e judeus o que Efésios tá querendo dizer né É exatamente
que do jeito que nós estamos vendo a Igreja de Cristo agora com a comunidade de judeus e gentios seguidores de Jesus você olha no texto do Antigo Testamento e não encontra nenhum lugar o detalhamento dessa comunidade nesse sentido a igreja é o mistério que agora nos foi revelado então Eh aí nós estamos vendo mais uma vez o que que é o o estudo do histórico gramatical na análise de Efésios que aliás também temos uma playlist completa de Efésios aí então não é assim veja ninguém pode estudar qualquer texto assim na base da Boa Vontade né
se você vai estudar Shakespeare ou vai estudar dostoyevski você tem que entender pera aí de que época ele era qual é o contexto social e político que tipo de escrito ele eh construiu e com quem ele tava falando né então a mesma coisa a Bíblia é é é um Corpus literário específico existe no mundo que a gente chama que é uma coisa independente de confissão religiosa chamado estudos bíblicos né você tem universidades no mundo de pano de fundo até não religioso né você tem eh gente de perfil católico protestante ortodoxo judaico que faz estudos bíblicos
né E nesse estudos bíblicos você vai fazer uma análise objetiva das coisas você tem que estudar como você estuda qualquer literatura Então nesse caso a Bíblia vai falar de mistérios mas tem que entender isso contextualmente do que é que ele tá falando né E nesse caso não tá dizendo que o texto bíblico é misterioso e portanto cada pessoa H apresenta uma posição diferente tem posições que não são eh defensáveis não são justificáveis são erros grosseiros e equívocos e tem posições eh que são defensáveis e com maior ou menor probabilidade de estarem corretas né Há textos
mais claros e nítidos e há textos que são mais complexos e abrem um leque de interpretações plausíveis que fazem sentido que são defensáveis do ponto de vista eh objetivo e agora saão para provar para você que o pessoal tá a fim de estudar que o pessoal quer realmente aprender hermenêutica o luí Renato Faz uma pergunta aqui dizendo Saião recomenda pra gente aí livros de introdução a hermenêutica bíblica pra gente poder comprar e estudar Isso aí então dilean nós temos alguns livros e aí eu vou até eh observar aqui porque tem alguns eu sei que que
mudaram assim até de nome né mas tem um livro por exemplo Ah que foi publicado pela vida nova o autor é é o Roy zuk eu não sei como é que ele tá chamado hoje se é você pode dar interpretação bíblica né a interpretação bica interpretação bíblica porque eu sei que alguns textos mudaram de nome e ele vale a pena né é um livro bom um outro livro bom que a vida nova também publicou é o Entendes o que lz né que é um material voltado pra questão da hermenêutica e tem essa análise adequada né
um outro livro que também é recomendável é o livro do Moisés silva Se não me engano é da Casa de Cultura Cristã eh que também chama introdução hermenêutica bíblica e do o o Walter Kaiser é aquele que é do Moisés silva junto com o Kaiser porque tem os dois tem um livro que saiu pela Mundo Cristão né introdução ele mesmo ele mesmo É é ele mesmo tá são são autores bons né que vale a pena a gente considerar né e e temos esse do do Walter Kaiser eh que eu eu acho que ele tem um
livro com e outro sem Deixa eu só checar por causa da das edições novas que o pessoal faz e depois até desse período todo de de pandemia aí né e Ah e temos um livro para quem que é o negócio mais profundo aí que é do Kevin van huser eh que chama-se há um significado nesse texto e que é um um material muito assim aprofundado né E que merece aí uma atenção especial que é acho que é Editora Vida que publicou o Kevin van huser né ah e tem Finalmente um último livro que merece a
atenção é do GR Osborne a espiral hermenêutica que também foi publicado pela vida nova Então são as principais referências né que a gente tem aí desde alguns livros de um perfil assim mais podemos dizer conservador e e outros que são de perfil um pouco mais amplo como esses dois últimos que Eu mencionei mas são livros técnicos assim respeitáveis e eh devidamente eh considerados aí no estudo dessa área tem alguns outros que são muito básicos muito simplesinhas o que lez é do Stuart e Fi né que são os dois autores é um material muito bom também
muito adequado para para para o entendimento bíblico é depois eu vou colocar aqui também a Playlist então da interpretação bíblica são nove aulas aí que também vale a pena depois quem quiser conhecer vamos pegar mais algumas perguntas aqui a o o Washington ele faz uma outra pergunta ele diz assim pastor Saião já vi inúmeros pregadores falando que quando Jesus estava sendo crucificado ele falou meu Deus meu Deus por me desamparaste a que Deus ah que Deus virou acho que aqui é que Deus virou as costas para ele e cita Salmo 22 Ele pergunta se isso
tá certo is isso faz sentido creio que essa deve ser a pergunta dele então Eh tem coisa na em qualquer área do conhecimento que a gente tem assim algo como absolutamente definido tá claro né tá dito lá né Jesus diz eu sou o caminho a verdade e a vida ponto né ah então tem coisa que tem uma grande probabilidade de ser Tem coisa que é possível e Tem coisa que é uma opinião discutível então assim a ideia ali é que de fato Jesus eh quando morre né e a Bíblia vai deixar claro ali levando os
nossos pecados uma morte vicária de expiação em nosso favor como a teologia Novo Testamento vai enfatizar eh nesse sentido né Jesus é é deixado ele né existe a discussão por que me desamparaste para que me desamparaste o lamassa bakani agora não tem nada explícito né Eh direto que nos permita dizer que Deus virou o rosto para Jesus né Isso é vamos dizer uma construção é eu diria que é uma possibilidade é uma opinião então o que que a gente faz a gente nunca eh coloca o que é certo e seguro como duvidoso como possível e
nunca coloca o possível e o provável como uma coisa indiscutível eu acho que um grande erro as pessoas quando vão tentar tratar do assunto é que eles às vezes colocam num segundo plano O que é essencial indiscutível e Fundamental e coloca como dogmático uma coisa que tá em aberto né Então nesse caso é uma possibilidade mas não há né como a gente dizer que de fato Deus fez isso com base no próprio texto bíblico sa os zaías aqui ele pergunta também uma pergunta que eu achei interessante ele faz qual a exigência subjetiva na hermenêutica e
que requisitos se exige do expositor da palavra de Deus ou quais requisitos a gente tem que ter como Central aí então ah quando a gente vai estudar um texto né E aí é importante eh a gente vai fazer a melhor pesquisa possível vai avaliar mas claro ninguém tem acesso né eh no no sentido completo absoluto de todas as coisas né ah aí nesse sentido eh a gente então precisa eh compreender eh que eh ah precisa entender o que que ele quer dizer Mais especificamente com essa questão do Papel subjetivo chega um ponto em que você
vai ter que tomar uma posição há algumas coisas no texto por exemplo que não não fecham que não são definitivas que permite Então você vai dizer olha pode ser isso pode ser aqui quer ver um exemplo bem interessante lá em provérbios 226 né tem o famoso texto ensina o menino no seu caminho né E até quando ele for velho e não vai se desviar dele eh ensina no seu caminho eh bedar cor que tá né Eh do Darc no hebraico eh pode ser o que a gente tem ali Tecnicamente né Eh um um genitivo esse
seu caminho ou seja o caminho dele pode significar o caminho que você tem para ele pode ser o caminho dele no sentido em que de acordo com os dons e a capacidade que ele tem né Ahã e até eh pode eh significar no caminho que ele deve seguir todas as três possibilidades elas são interpretações legítimas do eh do chamado genitivo que tá presente o indivíduo vai escolher e essa escolha muitas vezes ela tem um que de subjetivo o subjetivo ele tem né esse lugar menor né no sentido que depois de todas as avalia objetivas possíveis
eu entendo a partir da minha experiência do meu entendimento da minha que o caminho melhora por aqui tá E também eu tenho elemento subjetivo na aplicação né na construção da ponte porque aí eu vou ter a ponte com aquele que vai ouvir né Essa essa realidade então precisa eh ser bem definida uma outra sugestão que chegou aqui Dean é como ler a Bíblia livro por livro tá que também é um guia do do Gordon fe do Douglas Stuart né que são também uma boa referência aí né Eu até eu até ia mencionar eles tanto esse
do do como ler a Bíblia livro por livro Como o o estudo a Bíblia a Isabel mandou aqui então estudo a Bíblia da Shed eu eu vi aqui o Alan Stevens mas eu sinceramente não tive oportunidade de analisá-lo então aí o outro eu conheço mais sim Esse realmente ele faz um Panorama muito legal de todos os livros da Bíblia e dando algumas direções né de como você então Ah deve mergulhar pro texto né então é bem é bem legal esse do Olha a pergunta do Alex Martins aí ó eu vi é é é o que
tá pipocando aqui vamos lá vamos lidar com ela então aqui olha só para o estudo hermenêutico é necessário ter comparações entre traduções Ou posso ficar com a nbi sem Reservas já aproveito Esso aqui faço um link com uma outra pergunta que teve um pouco mais para cima mas como a gente estava com várias eu acabei passando se que é qual é vamos dizer assim essa relação que a pessoa tem com as bíblias de estudo se vale a pena ler Qual é quais são os cuidados que ela precisa ter a ler essas bíblias de estudo que
a gente tem que hoje tem realmente de tudo quanto é tipo e posição hermenêutica e teológica diferente Então olha ah leia a NVI com reservas Claro você só não tem reserva com o texto original né grego hebraico e aramaico né eh porque todas as traduções por melhores que elas sejam elas são uma tentativa de refletir mais adequadamente possível texto original a NVI é uma tradução muito boa deve ser eh utilizada mas eh se você puder sempre Leia uma tradução mais tradicional ou dizendo mais conservadora em termos de de formato como por exemplo uma atualizada ou
melhores textos né Eh ou uma alida 21 né Eh tem uma versão tipo NVI nvt que são intermediárias ou a Nova Almeida aí né e uma versão como tradução na linguagem de hoje ou a mensagem a mensagem para você poder comparar e entender isso isso é importante isso é útil né e o ideal mesmo é que você se aprofunde no conhecimento dos Originais mas eh isso eh precisa ser considerado aí né todas as as versões merecem aí ser avaliadas né para ver eh como é que elas lidaram com com certas dificuldades problemas e traduções mais
difíceis né as bíblias de estudo eh elas são úteis mas a gente tem que entender o que é que nós temos na mão né algumas bíblias não são boas elas são bíblias de estudo assim no sentido genérico do termo mas elas não são bíblias fundamentais Então tem muito isso hoje né Bíblia do jovem Bíblia do homem Bíblia da mulher Bíblia da criança são essas são bíblias que a gente pode chamar com anotações mas elas não são bíblias de estudo e as bíblias de estudo eh que nós temos elas são eh bíblias de categorias Diferentes né
você tem bíblias que são mais de perfil digamos assim eh sistemático dogmático né ou confessional e bíblias de estudo vamos dizer técnicas e e de perspectiva de estudo bíblico né então por exemplo quando você pega uma bíblia de estudo da reforma tá claro ela é uma Bíblia né Bíblia de Genebra é uma Bíblia de perfil reformado calvinista am milenista que tem um enfoque muito nítido e nessa direção você pega uma Bíblia de estudar notada que é o o o autor o editor O Charles ryy é uma Bíblia de segunda onda dispensacionalista tem um enfoque muito
definido né e e assim tem a Bíblia de estudo pentecostal preciso nem explicar né você já entendeu o que que ela tá dizendo agora você tem algumas bíblias que são técnicas por exemplo a Bíblia de estudo Almeida Ah ela é uma Bíblia só com informações técnicas ela não tem o objetivo de levar a pessoa para uma posição a outra a Bíblia de estuda arqueológica ela tá discutindo os achados arqueológicos a pertinência o seu valor a sua importância sua conexão histórica arqueológica a Bíblia de Estudo NVI é muito boa porque ela não tem uma cor assim
também ela mais trabalha com aspectos históricos literários explicações e dentro de um consenso evangélico né a Bíblia Brasileira de estudo que a gente desenvolveu que tem um enfoque também mais de ligação da Bíblia com a realidade brasileira e não tem um um perfil particular a Bíblia Shed também é muito boa né de trabalhar um pouquinho mais com teologia bíblica né E então nós temos essa diversidade então se você tiver eh duas ou três bíblias de estudo de mais expressão ela certamente vai ser útil Eu geralmente uso né mais frequência quatro delas né a arqueológica a
NV estudo a Shed e a a brasileira que eu fui criador do projeto né são tem mais um tempinho para mais uma pergunta ou estamos aí vamos lá vamos lá então o Jackson faz mais uma pergunta aqui ele ele Pergunta assim Como lidar com os mistérios e paradoxos eu sei que já falou por exemplo na própria explanação sobre a questão de a Bíblia explica a própria Bíblia você entender um texto mais difícil a luz do mais claro mas e esses paradoxos que realmente parecem no texto principalmente diante dessas posições teológicas que são tão fechadas e
parece que elas tentam dar uma explicação que às vezes foge até pela tangente né como é que a gente lida com essas questões então ah a importância do paradoxo da atenção é que e e e ele nos apresenta uma realidade da Revelação Divina que é não é redutível à experiência limitada da razão então por exemplo é claro né que alguém chega e diz mas eu não entendo esse negócio Como é que Jesus pode ser humano e Divino também não entendo quem disz que isso é fácil de entender mas é claro na revelação bíblica que Jesus
é apresentado como humano Divino como é que a gente coloca isso em termos Racionais não coloca é algo que transcende os limites da razão é algo que é revelado Então você tem a convicção histórica da toda a tradição da cristandade dessa união hipostática das duas naturezas de Cristo Você tem uma um elemento paradoxal né um algo que como é que o Deus criador do universo se faz presente na figura de um bebê na manjedoura em Belém né como é que Deus pode ser um Deus só e triuna ao mesmo tempo isso também ultrapassa a razão
então nesse sentido eh é algo importante que na Bíblia você tem a própria Revelação dizendo que vários aspectos da Fé estão na categoria de mistério né você tem aí o que a gente chama né na discussão teológica da teologia apofática e cataf tática né a teologia que se define do ponto de vista daquilo que a gente pode expressar eh pela doutrina pela razão a teologia que cabe nessa caixa e a que ultrapassa toda vez que a teologia se torna muito refém do elemento racional ela perde o mistério e ela não se deixa envolver pelo texto
e ela tenta dominá-lo né é uma teologia um pouco assim eh num certo sentido perigosa mas por outro lado a medida em que a teologia se torna única e exclusivamente misteriosa e ela entra na dimensão do místico ela perde a possibilidade de ter da parte de Deus a diretriz adequada de como viver a vida então é necessário ter um equilíbrio manter essa tensão né E como é que a gente lida com isso aí olhando caso a caso né e a gente é é entrar no mar na praia né vai andando devagarinho né que às vezes
você Pida no buraco né Às vezes você vê que acabou a água né o mar vol Opa parece que o Saião tá tendo aí alguns problemas técnicos voltou Saião voltei deu uma bagunçada foi um mistério aqui que invadiu aqui e acabou realmente sendo paradoxal a comunicação sem a conexão a coisa foi forte aí foi forte vamos lá mais um mais temos mais duas aqui matamos essas duas vamos essas últimas então o Abel Pergunta ele diz assim aproveitando a Novo Mundo ela não traz algum os textos que a NVI apresenta Então como que a gente lida
com isso aí porque ele diz ainda que no original vemos que os realmente vemos que os texto realmente não contém então dá para ter essa Bíblia como padrão essa Bíblia no novo mundo então a tradução novo mundo é uma tradução peculiar né que ela não é aceita nem recomendada nos círculos da acadêmicos né ela faz parte de um determinado grupo específico e tem certos textos traduzidos de uma maneira única que você não encontra nenhuma versão né a impressão é que dá é que os textos estão debaixo né de uma diretriz teológica pré-definida por isso que
eles acabam ficando Diferentes né agora essa questão dos textos envolve a discussão da crítica textual né e qual que é a questão que tá envolvida aí é fato que a gente tem uma ição histórica baseada no texto recebido né Eh fundamentado nos manuscritos deos bizantinos que tem uma base de tradução aí do Novo Testamento em toda a história da das versões bíblicas eh modernas né e depois de um trabalho mais assim detalhado né que tá refletido na na versão aí do Chamado do Novo Testamento do Kurt alland né e do eberhard Nestle eles TM algumas
recomendações de que certos textos Possivelmente não faziam parte dosos originais né Só que essa questão toda é ela é muit tanto quanto controversa né não há uma decisão assim definitiva por exemplo segundo alguns desses estudiosos o texto de Marcos 16 de 9 a 20 tinha que tirado o texto né ah João 753 até 811 também não deveriam estar lá né alguns textos como Primeiro João 5:7 São textos muito assim nítidos de que eles realmente eh São texto que dificilmente estavam ali mas assim a as decisões não são tão simples e tão fáceis e não é
porque não encontra em alguns manuscritos eh mais antigos que se chega a uma conclusão que esse não devia est lá de jeito nenhum você pode dizer por exemplo parece que o final de Marcos é um pouco diferente do Evangelho o que pode ser uma sugestão de que ele não fez parte desse desfecho da redação mas dizer que ele não devia estar na bíblia é um outro departamento então como isso é muito mais complexo do que se imagina as boas versões fazem o que elas colocam texto e dão a informação técnica para que a pessoa Faça
a sua decisão de entendimento sobre a pertinência do texto ou não né o simples fato de você fechar eh completamente com o chamado texto crítico sem qualquer questionamento eh também é algo que a gente tem que pensar com uma certa atenção né não é uma coisa assim indiscutível a última pergunta que a gente tem então saão é do Paulo e ele tá perguntando um pouco sobre essa questão que envolve o academicismo e a fé né porque a ele ainda pergunta entre o simples e o complexo Como não se perder né na verdade a gente vê
que realmente alguns grandes teólogos e grandes personagens aí da interpretação do texto eram ateus no começo e na verdade ao ler o texto eles realmente Encontraram o a o Deus das escrituras e se converteram né que ele coloca ou seja numa luta para entender o complexo nós podemos perder a salvação basicamente acho que é isso perder-se na busca dessa salvação até que que ponto Realmente nós devemos ir eu responderia essa pergun segin maneira como é que a gente faz para ter boa saúde para uma pessoa ter Boa Saúde ele não tem que ser phd em
medicina ele não tem que ser o especialista que conhece toda a farmacologia e todos os tratamentos ele tem que ter bom senso e seguir as orientações adequadas então a vida Cristã na sua relação com Deus de certa forma é algo muito simples né você deve crer em Cristo seguir as diretrizes de Cristo e servir a Deus no âmbito da igreja local e fazendo expandir o reino de Deus agora se você quer se especializar no entendimento de algumas questões detalhadas assim como uma pessoa que deseja estudar medicina eh essa pessoa então tem que conhecer e se
aprofundar no assunto nem todo mundo precisa ficar discutindo né Que tipo de aist aparece em Romanos 8 né e quais são as interpretações algumas dessas coisas são úteis Mas você que que você faz quando você descobre que ali tem um bom médico né quando você descobre que ali tem Ah um indivíduo que tomou um remédio ou fez um tratamento que deu certo aí você fala puxa acho que vale a pena ouvir essa pessoa então Jesus ensinou uma coisa muito simples que pelos fros Você conhece a árvore né então por exemplo você viê uma pessoa que
apresenta um tipo de visão interpretação dá uma olhada como é que é a vida dessa pessoa como é que é a maneira como é que ele trata Deus a fé as pessoas a família o próximo e que que conclusões aquele tipo de de proposta leva a pessoa né E aí a gente assim como um bom médico diz ó se você tá comendo de maneira equilibrada F nenhum excesso faz as suas caminhadas aí e controla a pressão o colesterol tal você vai ter uma boa saúde então mais menos parecido com isso a gente precisa olhar né
a nossa saúde espiritual em termos de prática no reino de Deus em termos de alimentação espiritual em termos da nossa nosso compromisso de seguir a Jesus então aí eu acho que a gente vai chegar num bom caminho e deve entender a partir dessa vamos dizer comparação simples encerramos por hoje então encerramos muito obrigado a todos que tiveram com a gente aí não se esqueça se inscreva no canal aí né Aperte o Sininho divulgue a Live né Tem tanta gente confusa aí se atrapalhando e às vezes uma boa direção se você gostou achou que vale pena
Obrigado de lean Obrigado também CL E a Su aí no no nos Bastidores e obrigado a você que participou da nossa Live da nossa aula Deus abençoe a todos Deus abençoe [Música]