Curso de Fotografia Certificado | Aula 9

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Cezar Augusto Fotografia
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Video Transcript:
e meu povo querido pessoal estamos na nossa penúltima aula nem acredito que tá acabando aqui o nosso curso já tô ficando saudoso de estar toda semanas aí com vocês mas quero já lembrar que na semana que vem a gente faz a aula final de certificação aqui do nosso curso Então deixa anotadinho aí que a nossa próxima aula vai ser ao vivo e vai ser necessário para vocês certificarem o curso e na nossa aula de hoje pessoal vou trazer um presentão enorme para vocês que é o seguinte eu estou montando para o photoflix um curso de
como começar a trabalhar com uma câmera de entrada indo em absolutamente todos os menus todas as configurações da câmera porque a gente já tinha isso no photoflix mas chegou a hora de atualizar e eu utilizei uma câmera de entrada da Canon mas fazendo sempre os Paralelos aí com outras marcas inclusive dentro fotoflix a gente vai fazer este mesmo curso também com outras câmeras pessoal e eu vou deixar de presente aí para vocês já a primeira aula desse curso que é aulão né você aí quase 30 minutos de aula para vocês dominarem mais a câmera de
vocês para você se sentirem mais seguros aqui dentro do curso a gente viu bastante da técnica Mas eu senti falta de mostrar para vocês essa dinâmica aqui com a própria câmera Então esse é o presente que eu trago aí para vocês que estão fazendo o curso e para o pessoal do fotoflix a gente inaugura hoje mesmo se vocês entrarem na plataforma o curso já está completíssimo lá dentro e a gente vai passando por todos os menus da câmera explicando cada uma das funções e vocês vão entender que não se trata como eu explico na aula
de hoje da gente entender que funções de câmera tem gente entender aplicativo mas se entender o que que é foco o que que é um arquivo Hall O que que é um arquivo jpg O que são os diferentes modos de disparo da câmera e tudo isso vocês podem aplicar na Canon de vocês ou em qualquer câmera que seja então se você já quiserem depois dar continuidade esse curso é só interessar no photoflix que o curso já está lá Oferta vitalícia Já está terminando também pessoal Bom vamos lá para aula a gente se vê na semana
que vem beijo para vocês tchau tchau E aí pessoal tudo bem com vocês vamos finalmente pessoal fazer uma espécie de vídeo manual aqui de uma Canon de entrada quero agradecer muito a loja locadora dos mares que nos emprestou a sl3 para fazer essa jornada com vocês aqui que estão começando dentro do photoflix tem uma Canon de entrada no caso que essa é uma sl3 mas vou dizer que tudo que a gente trouxer aqui vale para toda linha T da Canon então se você tem uma T3i você vai se sentir ambientado aqui com o menus e
funções então T3 T4 T5 t6t7i T8 t8i toda essa linha sl2 sl3 TC da Canon se vocês entrarem também em Rangers maiores aí a gente vai pensar numa 70D numa 80d numa 90 d e até mesmo porque não é aqui eu tenho do lado também peguei com a loja dos mares uma R10 a linha R da Canon vocês vão ver que é os menus da Canon todos eles são muito parecidos isso acho que é uma coisa muito legal aqui dentro desse ecossistema da Canon e é muito elogiado por todo mundo que são Justamente a facilidade
que a gente tem de operar e de Navegar pelos menos daquela então eu apresento aqui para vocês sl3 que inclusive é uma das nossas indicações de câmera de entrada tanto para fotografia quanto para vídeo rodando vou mostrando ela aqui para vocês em geral ela tem uma pegada muito interessante como é toda linha Rebel da Canon se a gente compara por exemplo pessoal com a nova R10 elas ficaram até bem parecidas né a gente coloca uma do ladinho da outra aqui deixa eu só me ajustar aqui no vídeo mas olha vou colocar elas aqui embaixo fica
mais fácil da gente da gente se organizar vocês vão ver aqui que ambas são bem parecidas aqui tanto em termos de tamanho quanto em termos de peso há uma profundidade um pouquinho maior aqui na R10 mas a sl3 aqui da Canon cumpre muito bem esse papel de ergonomia que é tão elogiado aí nas câmeras aqui não até mesmo nas suas linhas de entrada então é exceção modelos que são ótimos para todos vocês que estão começando Aí começar com uma linha Rebel da Canon eu acho que é uma ótima porta de entrada como se vocês também
quiserem começar com uma linha de entrada da Nikon uma linha de 3000 da Nikon de 5.000 seria mais ou menos equivalente aqui em termos de equipamento em relação a essa linha aqui da Canon tá hoje a gente vai fazer então esse Tour aqui por essa por essa câmera da Canon para vocês irem se ambientando tanto com os botões quanto com os menus e a gente já vai discutindo muitas coisas aqui da nossa técnica fotográfica Essa é a beleza que a gente tem aqui né a gente não vai falar basicamente do equipamento mas a gente vai
falar para que servem Essas funções desse equipamento porque uma coisa que vocês vão aprender aqui no photoflix é que vale muito mais a gente aprender a aplicação do que o aplicativo Então vai ser muito fácil para vocês que por exemplo tem uma câmera da Nikon vocês entenderem olha Ah o tipo de medição funciona mais ou menos assim ah eu preciso ajustar o meu formato de arquivo por isso ou por aquilo e vocês procurarem aí da Nikon de vocês como vocês fazem a como vocês fazem tudo isso muito bem Então pessoal vamos começar dando uma olhadinha
aqui na nossa câmera e é muito interessante como a sl3 ela já traz aqui nos botões de menus funções muito mais reduzidas do que um modelo convencional aí da linha Rebel da Canon que vai ter muito mais funções aqui nessa rodinha aqui de seleção de modos de câmera ela se aproxima muito mais de câmeras mais de linhas maiores né nem vou chamar de linhas profissionais porque absolutamente toda a câmera que vocês usarem para fazer o dinheiro com ela é uma câmera profissional mas o que acontece é o seguinte a medida em que as linhas câmeras
vocês vão pegando câmeras intermediárias câmeras mais topo de linha vocês vão ver que tem menos funções aqui porque basicamente pessoal o que nós que estamos estudando fotografia vamos utilizar são chamados 4 modos criativos da câmera são justamente o modo p o modo TV ou s se você for usuário Nikon Canon fujo filme o modo a ver que a prioridade de abertura modo a se você for usuário Nicom Sony ou outras marcas e o modo M que vai ser modo M em todas as câmeras muito bem eu vou começar falando um pouquinho a respeito desses quatro
modos aqui porque vocês que estão fazendo aqui o curso vocês vão entender que a gente não vai cravar a nossa câmera em modo M mas que a gente vai utilizar esses quatro modos criativos porque são os modos utilizados por todos profissionais não existe só modo M na nossa câmera porque o que que acontece a gente tem um modo a ou modo a ver em que a gente define a nossa abertura da lente Ou seja quando que mais importa eu dizer para câmera se eu quero foco ou desfoque é muito interessante que eu coloque no modo
a ver ou não modo a porque a câmera vai fazer todas as minhas definições por exemplo de velocidade Se eu quiser eu posso inclusive colocar o meu ISO Em automático e eu só me preocupo se eu quero foco ou desfoque se o que importa para vocês é a questão da velocidade da obturação vocês podem trabalhar com o modo TV ou com o modo S porque vocês podem definir e dizer ali para a câmera Olha a câmera eu só preciso de movimentos congelados ou de movimentos borrados vocês vão ver aqui dentro do curso como vocês fazem
todos esses efeitos e sim uma determinada situação pessoal especialmente se vocês têm muita luz vocês não quiserem pensar muito na câmera você simplesmente quiser pensar em quem vocês estão fotografando o modo P ele é uma grande opção porque vocês não vão se preocupar com a parte de Exposição Mas vocês vão ter acesso a tudo que a gente vai ver aqui agora que são todas as outras configurações da câmera Isso vai ser diferente por exemplo do modo a que é o modo verdinho aqui em que vocês não vão conseguir configurar nada nem fazer configuração de foco
na câmera de vocês o modo P ele nos permite não se envolver com a questão da exposição Mas ele nos dá todas as possibilidades do que a gente vai ver aqui e daí a gente tem aqui é nesse modelo da Canon duas funções que eu vou abrir aqui o menu para que vocês deem uma olhadinha tá antes no entanto eu vou mostrar para vocês como a gente tem aqui na nossa câmera esse menu aqui que é o nosso menu padrão aqui da Canon porque as Rebel elas vêm com o menu guiado que é justamente para
facilitar quem está começando mas eu recomendo muito que vocês que vocês não usem esse modo guiado porque para usuários mais avançados como você se tornarão aqui vai ser mais fácil a gente ter aquele outro menu porque os acessos eles vão estar mais fáceis então guia de modo a gente vai deixar ativado porque ele vai nos dar algumas explicações aqui que vão ser importantes nesse primeiro momento mas a exibição do menu eu quero que vocês passem para o menu padrão não para um menu com guia tá então vocês vão vir aqui na sl3 a gente tem
essa penúltima opção aqui verdinha em que vocês vão botar tela de captura também sem guia tela de captura padrão e exibição do menu padrão e a partir disso pessoal toda vez que a gente entrar aqui na nossa tela de captura as informações que a gente vai ter Enquanto estivermos fotografando vocês vão ter acesso a um menu como esse aqui em que aqui em cima a gente tem as informações da captura coisas que a gente tem que se preocupar em cada uma das cenas que a gente vai fotografar e aqui embaixo são essas configurações que eu
chamo as configurações prévias normalmente todas as câmeras são organizadas assim Elas têm um menu que mostram as funções durante a captura e as funções que a gente faz previamente Essas funções aqui de baixo pessoal a gente pode encontrar em dois lugares também ó no nosso primeiro menu da câmera que é a câmerazinha então vocês têm aqui por exemplo 6 Abas de menu de captura e a gente vai encontrar também pessoal esses menus aqui em atalhos nos botões da câmera então vejam só que interessante a gente já começar a pensar nessa lógica aqui tá no menu
principal a gente tem aqui por exemplo na sl3 6 - decaptura e aqui a gente vai ter as principais funções da câmera que a gente mais vai utilizar não é à toa que é o primeiro menu da câmera e por ser isso tão importante a gente tem isso também aqui aqui como atalhos por exemplo nessa câmera aqui que ela é touch se eu aperto aqui no quezinho eu consigo já acessar todos esses atalhos aqui se não é uma câmera touch por exemplo as linhas Rebel T3i por exemplo vocês vão ter que Navegar aqui pelo menu
você não tem que apertar no botãozinho que como a gente aperta aqui e fazer essa navegação aqui Manual a gente tem a opção touch facilita um pouquinho a nossa vida e também por sistema de focalização isso aqui é interessante mas a gente tem então atalhos aqui nessa tela que podem ser acessados facilmente como a gente também nos comentários aqui nos nossos botões então por exemplo se eu quero acessar o ISO aqui na MS L3 Eu tenho um botão dedicado ao ISO que eu aperto aqui em cima e eu consigo fazer esse ajuste aqui de sensibilidade
de isso ou seja o que for mais importante ali ao longo da captura que a gente vai precisar manejar isso mais vezes ou vai estar no nosso primeiro menu ou vai estar nesses primeiros atalhos ou em algum botão aqui específico da nossa câmera uma das Diferenças pessoal por exemplo que a gente tem em modelos mais caros coloco aqui do lado a minha R10 e a gente entra aqui nos menus Vejam Só uma diferença que a gente tem aqui a gente tem por exemplo seis menus principais aqui nessa L3 a gente vai ter 10 páginas de
menu aqui na R10 isso é muito interessante por exemplo para quem já está mais avançado dentro da fotografia pessoal porque a gente vai ver que uma quantidade enorme de funções na câmera Especialmente para quem está começando muitas vezes mais atrapalha do que ajuda porque são funções mais específicas que vocês vão ter em funções que vão depender do nicho da fotografia que vocês vão escolher que talvez vocês nem precisem nesse primeiro momento para essa razão sempre que alguém me pergunta César que câmera eu começo eu digo para você o seguinte começa com a câmera que cabe
no teu bolso começa com um modelo com modelo de entrada que vai ser mais fácil de utilizar e você vai descobrir quais são as funções que estão te faltando até para saber qual vai ser a sua próxima câmera porque esse L3 por exemplo pessoal ela tem uma quantidade de menus muito interessante que nos fazem a gente rapidamente estar confortável com a câmera ao contrário por exemplo no sistema R uma R10 que vai ter por exemplo vários modos de focalização vários tipos de focalização e que talvez no início da jornada de vocês trabalhar muito bem com
um ponto Central pontual ali no sistema de focalização vai resolver todos os problemas todos os problemas que vocês têm por essas são isso que pareceria uma desvantagem da gente ter menos opções de menu aqui nessa L3 pode acabar se tornando algo bem interessante para vocês estão começando muito bem então vamos começar pessoal dando uma olhadinha nos menus de pré-captura a partir dos atalhos que temos aqui embaixo tá porque depois quando a gente acessar o menu você já vão saber ah já vi esse atalho lá nessa tela principal não precisa acessar o menu então o primeiro
desses atalhos aqui pessoal vai ser o estilo da foto chamados pictures Ou seja é a forma como a nossa câmera vai processar os nossos arqu JPEG a gente pode ter arquivos JPEG que tenham mais cor mais nitidez mais saturação E tantas outras coisas que já podem vir diretamente gravadas no arquivo é como se a gente pegasse o nosso arquivo ró levasse lá para o nosso Light ou para outro software de edição e fizessemos um primeiro tratamento justamente assim que eu começo lá no nosso curte liter sugerindo que vocês comecem a tratar as fotos de vocês
talvez com algum tipo de perfil e a gente vá ajustando esse perfil você já podem utilizar os perfis da câmera que são chamados estilos de foto então por exemplo aqui você já podem definir se por exemplo vocês são fotografando paisagem pessoal é interessante que você já coloquem aqui na paisagem porque vocês vão ter mais saturação mais vivacidade de cores mais contraste Agora se vocês tiverem fotografando um re interessante que esse tom de pele não seja tão saturado então aqui você já podem ter esse atalho aqui da mesma forma por exemplo eu adoro é o monocromático
da Canon Inclusive eu personalizo esse monocromático a gente tem uma opção de personalizar aqui olha é fazendo alguns ajustes de contraste eu coloco o formato monocromático que é o preto e branco e eu coloco dois pontinhos extras aqui de contraste nesse preto e branco e esse é o meu preto e branco é de como eu gosto de ter aqui na minha tela eu faço clique e eu já vou ver este preto e branco na minha tela inclusive se vocês fotografarem no modo Live viu que é apertando este botão aqui em que vocês irão fotografar a
partir da telinha o pinterestal que você escolherem vai aparecer aqui ou seja se você escolher um preto e branco você já vão fotografar em Preto branco que é uma opção bem interessante para quem gosta desse estilo muito importante destacar aqui pessoal que essas opções que vocês escolherem aqui elas vão ser registradas somente no arquivo jpg da câmera de vocês o arquivo ó ele é um arquivo cru ele é um arquivo que quando vocês abrirem num software de edição ele vai ser processado de uma maneira diferente mas uma dica que vocês vão encontrar no curso de
lite como é que vocês podem pegar a partir do software vocês podem escolher é qual é a pré-definição da câmera existem lá os perfis de cor vocês podem dizer olha eu quero lightron que você processe esse arquivo ó como é o modo paisagem da minha Canon e lá dentro do software quando vocês apertarem o botão vai ser como se vocês tivessem fotografado no modo paisagem ainda que vocês não estejam e essa é uma das grandes vantagens a gente fotografar em ró já respondendo Talvez uma dúvida aí de vocês estão começando César uma das grandes diferenças
que vocês vão ter é o seguinte vocês começam a fotografando em JPEG vocês escolhem um picture Style Você só tem esse picture Você só tem essa foto vocês fotografando em ró no software de edição vocês podem escolher qual desses perfis vocês querem qualquer um vocês podem colocar o monocromático paisagem um retrato o neutro fiel o que quer que seja vocês podem fazer a escolha no processo de edição que é a forma que eu recomendo que vocês façam e daí pessoal vamos pular estes outros menus e vamos aqui para este último menu aqui que se chama
qualidade de imagem Porque eles estão intimamente ligados por exemplo para vocês terem um arquivo ó olha só aqui na nossa sl3 ele disse que a gente vai mudar este primeiro menu aqui de cima na rodinha tá Então olha só aqui eu tô mexendo aqui em cima e aqui no meu navegador eu mexo embaixo então eu recomendo que vocês comecem fotografando com o arquivo ró Até mesmo porque vocês estão fazendo um curso profissional e que vocês vão ir para a parte de edição e com o arquivo rova vocês vão ter muito mais informações e muito mais
possibilidades mas se você já quiserem ter um jpg pronto com picture Style que você escolheram vocês podem por exemplo se esse jpg é só para redes sociais vocês podem colocar aqui na qualidade de imagem um jpg S1 que ele vai ter um formato menor ou seja em termos de tamanho de resolução Mas vai ser suficiente para as redes sociais já com a máxima qualidade eu gosto muito de fotografar dessa forma ró mais arquivo JPEG pequeno porque por exemplo Tô fazendo um ensaio Tô fazendo um casamento um evento se eu preciso pessoal por exemplo passar através
do wi-fi da minha câmera uma foto para o cliente eu já posso ter esse JPEG que ele é pequeno mas ele tem máximo qualidade então isso aqui é super interessante César quando eu não vou utilizar o arquivo ó por exemplo eu vou configurar aqui na minha câmera que eu quero só um jpg César então é primeira recomendação que eu dou para vocês é o seguinte se vocês não quiserem um ó vocês coloquem o jpg Lage ou seja o jpg maior que além da máxima qualidade ele vai ser o tamanho de arquivo maior para quem isso
é interessante pessoal se por exemplo assim você já definiram a partir de um picturestaia você já tem uma consciência maior ali do que vocês gostam e o que vocês não gostam e por exemplo vocês precisarem de velocidade da câmera quem fotografa esportes por exemplo é muito interessante que vocês deixem a câmera somente em JPEG porque vocês vão conseguir fazer muito mais disparos por segundo Então essa é uma situação específica que eu digo que você poderia trabalhar somente com o JPEG porém tomem cuidado porque as limitações do jpg caso você errem a exposição vão ser muito
menores então a minha recomendação é que vocês comecem fotografando em modo ró e se precisar coloquem mais um jpg pequeno aqui na câmera o segundo menu aqui que a gente vai acessar pessoal é o White balance e eu vou recomendar que vocês comecem fotografando com balanço de branco automático tal balanço de branco ele é mais ou menos como a exposição pessoal se a gente está em um ambiente controlado com apenas uma tonalidade de luz a gente pode simplesmente ver aqui e ajustar esse balanço de branco para a tonalidade de luz que a gente precisa O
que acontece no entanto é se você fotografa ensaios e externa se você fotografe eventos você vai lidar com várias tonalidades de luz ao longo do processo fotográfico mais interessante especialmente no começo que a gente deixe que a nossa câmera faça essa definição do White balance e se vocês fotografarem também no software de edição fazer depois essa alteração então deixem em awb para vocês começarem a gente tem aqui uma outra opção pessoal que é um bracket de White balance o que que isso significa significa que a gente pode pedir para a nossa câmera por exemplo fazer
três fotos cada uma com uma tonalidade diferente isso é interessante para quem fotografa em jpg mas eu diria que este é um recurso avançado que é normalmente vai fazer isso vai levar para edição Nem vale a pena a gente se aprofundar nessa questão aqui é deixem isso desativado que simplesmente vai estar esse pontinho ali no meio e está tudo certo a gente tem aqui uma outra opção pessoal que é o otimizador de iluminação automático isso aqui pessoal por exemplo ele inclusive é desativado quando a gente está na exposição manual porque o que ele faz é
mais ou menos o que o nosso iPhone faz ele faz uma espécie de HDR processando dentro da câmera em que ele vai recuperar sombras mais escuras ou altas luzes que estouram e bastante interessante se a gente não quiser pensar em nada mas eu vou dizer uma coisa para vocês vocês que estão começando aqui um curso de fotografia a sério vocês vão entender o poder da alta luz e o poder da sombra é muito interessante que a gente trate isso depois o nosso arquivo ró na edição por isso eu recomendaria também que vocês deixassem essa função
aqui desativar o modo de medição pessoal o mais interessante para a maioria das cenas eu diria 90% das nossas cenas é que a gente trabalha com a medição matricial o que que vai fazer a medição matricial ela vai a a quantidade de altas luzes que tem na nossa cena de tons médios que tem na nossa cena e de sombras ao longo de Todo o espaço do nosso sensor e vai fazer uma média dessas sombras e altas luzes para indicar para câmera Qual é a exposição que a câmera deve fazer na sua medição ali de fotômetro
tudo isso é muito complicado para quem está começando por essa razão eu nem vou entrar no tema aqui dos modos de medição agora e simplesmente vou dizer para você que trabalhem com este modo que vai nos resolver em 90% das nossas situações ali de luz e vocês vão aprender aqui dentro do curso por exemplo a visualizar o histograma e ver se vocês precisam um pouco mais disposição ou menos Além disso aqui dentro do curso vocês vão entender também mais de fotometria como é fotometral branco como é fotometral preto como é fotografar um cinza médio e
vocês vão saber interpretar as cenas de vocês para vocês não dependerem tanto dos modos de medição muito bem meu povo e agora a gente vai entrar em algo que para quem está começando é realmente uma das coisas mais importantes que entender a focalização e onde a gente faz esses ajustes aqui na câmera mas como para esse tema eu vou precisar de um pouquinho mais de espaço eu vou finalizar essa nossa aula por aqui e a gente vê na nossa segunda aula aqui navegando por uma câmera de entrada e conhecendo os recursos da cama povo querido
espero que vocês tenham curtido essa aula aqui com a câmera pessoal se vocês quiserem continuar essa jornada entendendo a câmera de vocês o nosso photoflix já está com esse curso completinho lá dentro novo curso do photoflix aí para vocês aproveitem a oferta vitalícia e lembre que terça-feira que vem a gente tem a nossa aula ao vivo para encerrar com chave de ouro tudo isso aqui que vimos tá bom beijo enorme para vocês tchau tchau
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