Tudo bem pessoal hoos comentários sobre ainda estou aqui que é o novo filme dirigido pelo Walter Salles que é adaptado do livro homônimo do Marcelo Rubens Paiva o longo estão no festival de Veneza 2024 e eu tive a oportunidade de acompanhar na primeira sessão do festival de Toronto muito feliz por trazer esse filme já como primeiro dessa cobertura de Toronto 2024 num contexto muito especial pro Canal também chegando perto das 1000 Críticas publicadas só aqui no YouTube uma marca especial então quero agradecer desde já quem acompanha manda mensagem e curte o trabalho aqui realmente tô
bem contente mesmo e mais feliz ainda por trazer a crítica desse grande filme que eu confesso que eu me emocionei muito eu já conheci o livro do Marcelo Rubens Paiva conheci a história do Rubens Paiva mas eu me envolvi do começo ao fim eh realmente especialmente pela sutileza do Walter Salles a fazer pequenas modificações na estrutura narrativa para contar essa história que é uma história muito forte porque existe quase que uma uma tendência e direcionamento ao explorar dor muitas vezes de maneira genérica no contexto de violações de direitos humanos crimes da ditadura e pensando em
memória coletiva e cinema o cinema com esse grande intermediário esse filme é aquele que abre muitas discussões mas assim discussões relevantes discussões quanto a questão de trauma coletivo e também sobre história nesse caso história política do Brasil e ainda estou aqui não só então tem essa história forte muito bem contada mas tem um nome que é fundamental pro êxito desse longa que é a atriz Fernanda Torres que grande atuação se torna uma verdadeira Fortaleza em meio às mais variadas questões que a personagem dela passa sofrimento luta a necessidade de você transformar o sentimento de dor
também em resistência ainda estou aqui é um dos melhores filmes de 2024 que eu assisti até agora e realmente um filme que ele vai causar impacto na temporada de festivais já tem várias rodagens marcadas que eu acho que pode ter também um grande reconhecimento internacional Além disso eu quero fazer vários elogios à parte técnica quando você busca especialmente retratar o Rio de Janeiro dos anos 70 e não só investe na questão da praia mas também no que vai além da praia quanto à rotina quanto a um ambiente acolhedor familiar um registro fotográfico uma coisa de
um momento muito feliz que acaba sendo eternizado o filme sabe muito bem transitar por essas memórias com trabalhos especiais de design de produção também de figurino também penso que um grande êxito do Walter ses nesse filme foi de lidar com a questão do impacto e desconstrução de uma rotina familiar não mostrando violência na tela mas o que vai além disso a dor a perda o impacto psicológico em um determinado momento você pode se perguntar mas será que tudo isso é Olha o sofrimento que essa família passou também a perda de uma pessoa que estava na
rotina simplesmente sumiu e não existem mais notícias pelo menos o que diz respeito a notícias oficiais uma história forte é uma história que ela abre reflexões Como eu disse quanto a questões nacionais que não podem virar Tabu e o cinema não pode ficar com isso né com esse medo quem sabe de lidar com H questões mais espinhosas o cinema El ele é essa grande porta de entrada para discussões ele pode se tornar um intermediador maravilhoso a obra do Marcelo Rubens Paiva é extraordinária forte que vira consequentemente um grande filme porque a adaptação é excelente o
Walter Sales mostra o poder opressivo que toma conta da rotina de uma família o poder opressivo que tá onipresente o poder opressivo que tá nas ruas e que gera esse sentimento também de que você tá sempre sendo vigiado tá sempre sendo intimidado em 1971 a unici Paiva interpretada por Fernanda Torres lida com o desaparecimento do seu marido o ex-deputado rubben pive interpretado por celton Melo que foi sequestrado pelos militares enquanto busca pela verdade e justiça ela também precisa cuidar de seus cinco filhos e proteger a família em meio a um contexto de repressão política filme
começa com o momento da família se divertindo na praia aquele momento espontâneo feliz que as pessoas no caso aquela família jamais poderia imaginar que seria um último momento de felicidade compartilhada mas existe um registro fotográfico e esse registro fotográfico remete esse momento doce esse momento que seria cultuado e lembrado o ex-deputado Rubens spiva foi sequestrado pelos militares em janeiro de 71 Hoje existe material especialmente depois da Comissão da Verdade até para reconstituir os O que aconteceu com rubben spiva depoimentos ã foi alvo de várias e várias obras de historiadores também porque foi um caso muito
importante que rendeu visibilidade no exterior na época e o filme aproveita isso também como existia uma repercussão dentro do Brasil e como ocorria fora do Brasil eu diria que um outro caminho talvez adotado por outros realizadores quem sabe puxando por uma vertente política de lidar com tortura e sequestro seria de mostrar violência na tela o que o Walter Sales faz é de colocar um contexto de repressão violência política o contexto da ditadura civil militar no Brasil e usa de tudo isso para mostrar o drama da Eunice Paiva com essa atuação maravilhosa da Fernanda Torres porque
aí você tá falando de um grande estrago que não dura um dia não dura 10 dias ele passa por um ano passa por uma década e existe a pergunta o que aconteceu o filme registra especialmente essa busca da eonice pela verdade essa busca pela justiça saber o que aconteceu com o seu marido e tentar de algum modo entender o por que isso tinha acontecido A dualidade do filme é do desespero e é um desespero compartilhado com aquela pontinha de de esperança aquela pontinha de esperança que o Rubens fosse voltar para casa normalmente e que ele
apenas tivesse sido detido tivesse quem sabe Prado depoimento mas que ele voltaria e passam Dias semanas meses anos e aí que entra né esse papel complexo que a Fernanda Torre está tão bem porque o que oice passou foi aquela coisa assim de que ela queria ela precisava na verdade ela precisava firmar pequenos pactos dependendo da circunstância e dependendo da pessoa Às vezes para poupar as crianças às vezes para tentar tirar alguma informação preciosa às vezes até mesmo tentando saber de amigos do Rubens o que que ele poderia ter escondido dela é um papel que exigiu
muito e na minha opinião a atuação da Fernanda Torres nesse filme é a minha atuação favorita de 2024 claro que ainda estamos nessa jornada de festivais mas até o momento que eu tô gravando esse vídeo em setembro é a atuação que mais me marcou nesse ano esse ambiente repressivo também toma conta das ruas e o filme mostra essa questão da insegurança de você se sentir vigiado de um passeio de carro se tornar um problema né da família que tava sempre ali sendo rodeada pelos agentes da ditadura e a eonice foi muito corajosa porque ela tornou
essa dor que ela sentia em um ato de resistência e o filme mostra esse grande ato de resistência por isso que eu acho que o cinema é espetacular a obra do Mar Rubens Paiva já teve um impacto gigantesco na literatura o cinema ele abre essa porta para quem não conhecia esse caso rendendo assim debates de cunho histórico Mas também essa ligação que existe Claro sentimental emotiva com o caso da família o bloco dos anos 70 de ainda estou aqui É extraordinário Eu repito Eu me emocionei me envolvi bastante tem um outro bloco nos anos 90
aí no contexto da lei dos desaparecidos que foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso um bloco que aí ele já não mantém a energia do bloco dos anos 70 porque o tempo passa e aí você tem muito mais aquela formulação do pensamento da Eunice já depois que ela tinha se formado como advogada e se torna uma referência na sua área também então o filme mostra um pouquinho isso também dando mais atenção à figura do Marcelo Ruben spiva diria que não é um bloco tão bom quanto o dos anos 70 e o que viria depois que
aí já é no contexto pós Comissão da Verdade em que já existiu uma problematização desse caso A Busca Pela verdade a busca pelas respostas mais depoimentos Mas tem uma outra presença que aí a da lenda Fernanda Montenegro eu quando eu vi a Fernanda Montenegro ela parece muito rápido no filme tá que interpreta eice num outro momento da vida eu fiquei pensando assim tem só um nome no Brasil que poderia com um olhar perdido render Uma emoção tão grande como rende nesse filme e esse nome é o da Fernanda Montenegro uma atuação rápida Mas sabe aquelas
atuações rápidas que te deixam um impacto permanente exatamente o que aconteceu aqui eu penso que é um dos finais mais sensíveis e bonitos da carreira do Walter Salles como ele fixa essa questão da memória com a trilha sonora também com o registro da fotografia nos 35 mm para evocar essas memórias essa questão do passado a família vê os filmes do passado e é o mesmo tempo essa sensibilidade de um caso complexo de um caso pesado de um caso que gera né E que cria Sem dúvida alguma marcas paraas crianças e que aí cada uma vai
precisar lidar né com as suas próprias considerações do que tinha acontecido com o Rubens existe um certo didatismo para lidar com eventos e contextos em um determinado momento eu até pensei Nossa mas isso soua demasiadamente exagerado ainda que eu entenda que é importante e o Walter ses ele usa aqui os noticiários né Para dar conta do que estava acontecendo por exemplo se você fala de sequestro do embaixador Qual o embaixador o americano o Alemão no caso aqui o contexto é o sequestro do embaixador suíço que ocorreu no rio em dezembro de 70 realmente uma grande
experiência eu fiquei repito envolvido emocionado é um excelente filme para ainda estou aqui nota nove antes de publicar essa crítica no canal eu postei uma prévia no Insta se você não me segue eu tô também publicando conteúdo do festival de Toronto lá o link tá na descrição e muitas pessoas perguntaram D chance para Oscar Será que finalmente o Brasil vai ser reconhecido o que que eu posso falar no contexto atual que na minha opinião o Brasil tem a sua melhor chance para filme internacional desde o final da década de 1990 né que aí depois é
um longo período sem indicações apenas com uma menção na pré-lista então não tenho dúvidas de que ainda estou aqui será o candidato do Brasil e que consequentemente por já ter distribuição nos Estados Unidos Sai na frente tem uma temporada de festivais maravilhosa tem outras projeções Nova York Londres Toronto também tem uma projeção muito grande agora com outras sessões nos próximos dias no festival que devem ser sessões lotadas antes do filme Eu tava conversando com o pessoal da Sonic classics que demonstra grande confiança por essa questão do o político junto dessa vertente sentimentalista do filme que
é tão importante porque é um caso que não é ficção é um caso que ocorreu é um caso que tá na história do Brasil é um caso de grande importância então claro que depende de campanha eu já manifestei um vídeo recente do canal que o Brasil tem um problema muito sério quanto a seleção dos filmes e aí eu falo de metodologia Mas a partir do momento que esse filme for com confirmado no dia 23 de setembro como candidato do Brasil sabendo que ele tem Rodagem em festivais sabendo que ele já tem uma distribuidora nos Estados
Unidos Claro que dá para considerar no mínimo pré-lista no mínimo no Mundo Ideal eu vejo espaço para uma indicação para roteiro adaptado né seria um sonho ver a Fernanda Torres como melhor atriz só que aí eu tenho que falar uma coisa é a torcida outra coisa É de fato saber a complexidade das campanhas e um filme em língua não inglesa ele tem que correr a maratona em dobro então é muito difícil mas a Sony tem uma confiança bem grande e podem ter certeza que eu vou acompanhar tudo também aqui com vocês no canal essa jornada
de ainda estou aqui que deve conseguir uma excelente repito excelente projeção internacional certo pessoal Muito obrigado pela atenção até mais e tchau