[Música] [Aplausos] [Música] Olá a todas e todos tudo bem Hoje falaremos sobre sociologia no ENEM vamos falar um pouquinho sobre o mundo do trabalho e sociedade né falar um pouquinho de sociologia do trabalho autores temas que envolve essa discussão antes de começar minha aula pra gente tratar do sociologia do trabalho quero no certificado de que você já está inscrito no nosso canal e que claro né deixou o Sininho ativado para ganhar as nossas notificações lembro também que durante a aula tive Teve alguma dúvida algum comentário pode mandar aqui embaixo pra gente mas lembre-se seja empático
bom pessoal sociologia do trabalho primeiro né para falar do tema Mundo do Trabalho tudo que envolve trabalho é preciso relembrar que essa é uma temática muito Ampla assim né Por exemplo se a gente entrar no no no na discussão sobre sociologia do trabalho pelo menos três coisas a gente tem que falar né a gente teria que falar antes de mais nada sobre o sujeito que seria quem os trabalhadores né então ão tudo que envolve as explicações das relações sociais entre os trabalhadores podemos falar da estrutura né que envolve esses trabalhadores então por exemplo desemprego né
ou seja uma taxa mais alta de empregos ou não tão variavelmente em toda a sociedade e claro falar também desse universo que envolve esses trabalhadores Então seria as organizações o campo da fábrica né o espaço né o lugar né a estrutura do trabalho então a sociologia do trabalho sem sombra de dúvidas para você que prepara-se pro Enem é um dos temas mais importantes com maior índice de questões porque é muito amplo né a gente pode estar falando por exemplo taxa de desemprego numa sociedade informalidade né crises econômicas autor que trata do que é trabalho como
que a noção de trabalho modifica ao longo do tempo quer dizer é um campo muito amplo que eu vou tentar aqui fazer uma síntese geral para começar nessa síntese geral nós vamos fazer uma leitura na soci olia clássica Vamos tentar envolver aqui Marx Durkheim weber para entender como que esses três autores entendem o que é trabalho e como que a Sociologia pode ser uma categoria uma ferramenta né para de uma análise muito profunda sobre esse tema Só lembrando aqui sociologia parte da concepção de que todas as sociedades humanas produzem um tipo de trabalho né então
Eh dentro da sociologia de modo amplo sociologia de trabalho é um ramo né ou seja uma área específica que estuda esses fenômenos portanto toda a sociedade produz tem envolvimento com realidade do trabalho consequências características então nós precisamos entender isso é variavelmente todos os autores não existe ninguém que se fala que o ser humano não trabalha o ser humano produz e tudo que ele necessita se dá através dessas relações que nós assim chamamos de realidade do trabalho beleza vamos lá o primeiro autor que a gente pode pensar a respeito da questão do trabalho é o Marx
Car Marx no século XIX nasceu em 1818 morreu em 83 na Alemanha né Foi um UMS teóricos importantes na formação aqui do da sociologia ele tem uma tese importante e até dicotômica que entendeu o que é trabalho ontológico trabalho alienado né vamos entender a categoria de trabalho no materialismo histórico que é o método né de Marx o trabalho ocupa uma categoria muito Central porque o trabalho são as formas como os seres humanos entram em contato com a Vejam Só vamos usar uma metáfora aqui para entender eu João Gabriel natureza o trabalho é a ponte que
liga eu João Gabriel com as minhas características físicas motoras intelectuais com essa natureza de acordo com Marx o trabalho ele ele provoca uma alteração na natureza e ao mesmo tempo em mim nesse sentido nessa alteração da natureza né modificando a natureza e modificando a mim mesmo eu me humano humano como porque eu desenvolvo a inteligência né as características né intelectuais no qual eu tenho porque é através delas que o ser humano se desenvolve ou seja essa categoria analítica o trabalho ele é ontológico ela é fundamental ao nosso ser ela pertence à nossa essência o homem
é um ser do trabalho e é um trabalho teleológico o que que isso significa é um trabalho que tem uma finalidade nós trabalhamos para exercer uma finalidade que são as nossas necessidades mas veja Será que sempre que eu trabalho reproduzo as minhas necessidades E aí que vem a questão do trabalho alienado de acordo com Marx com o aparecimento das classes sociais né o desenvolvimento dos modos de produção ao longo da história da humanidade o trabalho Deixa de ser humanizador ele se torna alienado a palavra alienação é um termo que tem uma origem grega Latina incl
grega e Latina que traduz-se literalmente para retirar separar que traduz literalmente para na questão do trabalho retirar do trabalhador que ele produziu ora tudo aquilo que eu produzo ou que o trabalhador produz é dele algo que ele produziu é retirado de si Ou seja é alienado de acordo com Marx as sociedades de classes constituem um trabalho alienado e esse trabalho alienado dá a base de toda a exploração do trabalho então ao longo dos modos de produção que existem classe soci o trabalhador ou a classe trabalhadora isso é variável né então a gente pode pensar escravos
servos ah trabalhadores assalariados né ou seja ao longo da história a classe trabalhadora é expropriada retirada do produto do seu trabalho isso causa uma consequência enorme a consequência de um estranhamento na própria Ótica do Marx entre o trabalho o trabalhador então o trabalhador ele passa a não reconhecer-se mais no produto que ele el produziu ou seja o trabalho que ele trabalhou não é mais seu e esse estranhamento causa esse ódio que o trabalhador tem ou essa aversão ao trabalho essa dificuldade de se reconhecer porque aí ao invés de humanizar o trabalho desumaniza chega até consequências
mais ainda Profundas como o fetiche da mercadoria né na sociedade burguesa no capitalismo industrial diz o Marx que o trabalhador vem se tornando uma mercadoria ele passa ser Tornado como uma coisa né uma coisa inanimada enquanto as mercadorias ganham um cenário de vida então as mercadorias se humanizam os trabalhadores se mercantilizam quer dizer torna-se invertida a realidade né claro que essa realidade de trabalhar alienado não gera uma sociedade harmônica perfeita né uma sociedade que Como diria o Augusto e conte um dos Pais da sociologia ruma um progresso Irreversível não é uma sociedade do conflito da
luta de classes do atrito entre classes sociais Opostas os que TM os meios de produção os que TM apenas a força de trabalho e vendem ela pro donos do meio de produção outro fundamental teórico para analisar a realidade do trabalho é Emílio Kim teórico francês nasceu em 1858 morreu em 1917 é considerado o pai da sociologia científica né e na das análises do durk principalmente numa obra dele chamado da divisão do trabalho social da divisão do trabalho social um livro publicado em 1893 durk trabalhou a seguinte questão o trabalho ele serve paraa coesão social o
trabalho ele é pensado como parte das estruturas que servem para essa dinâmica de uma sociedade Coesa organizada o durk parti de uma visão organicista que entendia a sociedade como organismo tem partes cada parte Tem uma função então o trabalho cumpre uma função educação uma função a segurança outra função né a saúde pública Então a gente tem toda uma sociedade pensada nessa forma orgânica uma divisão interessante que o Durkheim fez foi a divisão da do trabalho nas sociedades de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica né Essa divisão compõe-se de uma realidade que é a seguinte a solidariedade
mecânica são de sociedades que tem um grau de Integração Social antes do capitalismo são sociedades simples sociedades que tem uma baixa divisão do trabalho porque você não tem funções do trabalho tão especializadas Pensa aí na Idade Média por exemplo né o feudalismo você tem ali três grandes grupos sociais uma ramificação muito mais simples do que o capitalismo que jkim chama de solidariedade orgânica nesse modelo o trabalho ele é visto como uma forma muito especializada e cada vez mais especialidade gera uma alta dependência do outro indivíduo Por exemplo quando eu vou ao trabalho se por exemplo
vamos imaginar que a tecnologia de semáforos da cidade não está funcionando ela tende atrapalhar o bom funcionamento de todo o organismo social o indivíduo atrasa aí tem um engarrafamento pode gerar um acidente quer dizer existe uma dependência direta dos trabalhos alios enquanto eu estou aqui dando aula para vocês tem alguém agora trabalhando que vai ser responsável pela comida que vai chegar lá no meu prato quer dizer existe então toda uma estrutura social muito dinâmica E extremamente especializada veja que o Marx e o durkin tem visões bem bem Opostas sobre o trabalho O trabalho é fundamental
PR os dois autores mas no Marx o trabalho alienado ele constitui o conflito no Durkheim quanto mais especializada é uma sociedade como no capitalismo mais complexa ela é e mais estratificada ela se torna um terceiro autor e muito importante também é Weber Max Weber é um sociólogo alemão da Sociologia Compreensiva né do método compreensivo que foi trabalhar a ideia né sobre as sociedades eh no capitalismo com uma visão bem oposta do Durkheim também oposta ao Marx a visão Liberal do Weber fica muito claro quando ele vai analisar o trabalho nas sociedades modernas de acordo com
Weber desde o final do século XIX desde o final do século XIX a Alemanha sociedade onde ele vivia havia passado para um grande processo de racionalização e esse processo de racionalização Não começa nesse século é uma racionalização que vem desde o início da modernidade com a construção do estado moderno da vida moderna para Weber essa racionalização do trabalho está associado a uma ética do trabalho que teria surgido Ou pelo menos ressignificada a partir da reforma protestante de acordo com Weber a reforma protestante não teve alterações meramente na religião cristã mas ela também teve alterações profundas
na maneira pela qual os indivíduos interpretam o trabalho dentro da reforma protestante a tradição calvinista tipicamente puritana na Inglaterra principalmente essa né Essa vertente específica teria reintroduzido uma ideia do trabalho que não havia antes essa introdução essa introdução dessa ideia de trabalho está associada a uma ética da salvação Por quê na visão de João Calvino teórico principal e fundador do Calvinismo o ser humano é predestinado ao céu e ao inferno antes do seu nascimento ou seja antes de vir pra terra o ser humano já tem destinado mas ele não sabe se vai ao céu ou
inferno e ao longo da vida vestígios dessa salvação ou condenação aparecerão e quais são os vestidos da Salvação O amor ao trabalho a disciplina a parcimônia o ascetismo que é quando o indivíduo abre mão né de uma determinada vida prazerosa em prol de um significado em prol de um objetivo que depende do esforço né que onde a preguiça não tem vez onde o projeto deve ser conquistado esse tipo de realidade diz o Weber ao analisar o Calvino construiu uma nova ética do trabalho essa ética da salvação está vinculado à ideia de que o trabalho dignifica
de que o trabalho é uma condição dada por Deus ao homem então deixa de ser aquela ideia de que o trabalho é uma tipicamente como na sociedade grega o trabalho é visto como a ideia da ética dessa salvação e e o lado oposto da salvação a condenação a preguiça a desorganização a procrastinação seriam sinônimos né desta ética do não trabalho onde o Weber chegou à conclusão de que o capitalismo moderno aliou o discurso burguês né o discurso da acumulação da riqueza da poupança a essa essa ética de valorização do trabalho a essa disciplinarização na sociedade
moderna por isso que o livro que eu indico a vocês a leitura mais importante do Weber é A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo a obra no qual Weber deixa muito clara essa posição liberal de análise do trabalho um outro autor agora recente saindo aí dos velhos clássicos da Sociologia é um geógrafo que eu vou chamar aqui pro nosso debate chamado David Harvey né David Harvey tem é inúmeras obras importantes uma obra dele particularmente gosto bastante a condição pós-moderna D Harvey da escola de regulação vai tratar tratar o capitalismo ou a ideia do Trabalho
através dos chamados regimes de acumulação o que que é isso vamos lá atenção por favor o capitalismo desde o século xv1 ele tem uma história né então ele tem aquela fase pré-capitalista ali do metalismo e tal a fase da industrialização primeira e segunda fase o neocolonialismo imperialismo o século XX né das primeira segunda guerra mundial a consolidação do Estado de bem-estar social o capitalismo neoliberal a crise agora do Século XXI etc quer dizer ao longo da história o capitalismo ele tem divisões ele tem regime de acumulação específico nessa teoria dele de acordo com David Harvey
dá pra gente fazer uma história do capitalismo onde o século XXX marca o século de expansão consolidação E domínio do capitalismo Global então o capitalismo torna-se o modo de produção global no século XX Isso fica muito claro com os regimes produtivos o taylorismo do fordismo do toyotismo agora um ponto importante que Harvey trabalha na sua obra é entender o por que a partir do século XX para o século XX principalmente ali na década de 1980 70 80 nós temos uma nova dinâmica do trabalho O trabalho a nível Global tem tem uma tendência de deixar aquele
modelo fordista por exemplo fábricas com centenas de milhares de trabalhadores todos ali reunidos né fazendo uma função específica cada um para se tornar trabalhadores mais difusos onde você tem uma fragmentação do ambiente trabalho ocorre a esse processo uma nova estrutura o que a gente chamou de reestruturação produtiva de acordo com Harvey esse século XX constituiu a afirmação D reestruturação produtiva o trabalho começa a ser pensado de uma maneira muito mais Ampla e dinâmica principalmente por conta da desconstrução dos das das leis trabalhistas da dificuldade por exemplo de garantir estabilidade de emprego a um nível estratosférico
de desemprego no mundo a uma precarização do trabalho e também do que a gente chama de flexibilização das relações de trabalho estamos no século XX onde o trabalho é muito visto E aí o Enem cobra isso bastante numa época de que o trabalhador seja flexível parece uma palavra bonita mas ela tem consequências in imaginárias né trabalhadores que cumprem várias funções ao mesmo tempo e recebem por uma leis trabalhistas que começam a se desaparecer né começa a se perder não significa que a nossa CLT tem que ser mantida do jeito que ela tá mas atualizada as
novas dinâmicas do trabalho trabalho informatizado que ainda nós não temos muita regulação sobre ele direitos né ou até o conceito que eu vou utilizar com vocês aqui chamado de uberização um conceito do TS le né que eu indico para vocês aqui tá aparecendo a capa do livro que ele aqui na na tela para vocês que ele vai tratar sobre esse novo trabalhador do Século XXI que vem passando por um processo de desmonte da sua realidade do trabalho Fica aí essas reflexões para você a prova do Enem adora trabalhar essas questões beleza OK então só para
deixar claro visão de Marx de dur Kim de Weber beleza divisão Tríade desses autores e o David Harvey com essa reestruturação produtiva e o trabalho no século XXI bom galera foi essa a nossa aula sobre trabalho né sociologia no Enem sobre trabalho mundo do trabalho se curtiu a aula ó um like para mim por favor comentário aqui embaixo não se esqueça de entrar nos vários links que estão na descrição desse vídeo acompanha o Brasil escola também nas plataformas n redes sociais Facebook Twitter Instagram também temos muita interatividade para vocês Valeu muito obrigado Mais uma vez
pela sua audiência e até a próxima [Música] videoaula